Cinco perguntas a serem respondidas antes de um reboot

Novas imagens da versão PC de Resident Evil 6

A comunidade adormeceu em polvorosa nas últimas semanas com a (boa) notícia de que o terror poderia voltar a Resident Evil bem em breve. O problema é que, junto com declarações que concordavam com aquilo que os fãs vinham comentando já há algum tempo, veio também a notícia de que existe a possibilidade de um reboot na franquia.

Passando longe da discussão sobre os efeitos benéficos ou danosos disso – até porque, por enquanto, se trata apenas de uma possibilidade e ainda é muito cedo para discuti-la –, a notícia faz pensar no que temos atualmente em termos de trama, uma verdadeira salada de nomes, termos e personagens.

Mesmo com o fim do arco Raccoon City – Albert Wesker, uma série de perguntas continua sem resposta. E, claro, acredito que falo por todos quando afirmo que seria uma boa vê-las elucidadas antes de um possível reinício da franquia. Aqui estão reunidas as cinco maiores questões de Resident Evil.

A concepção de Jake Muller

Resident Evil 6 ganha imagens oficiais

Uma das grandes expectativas sobre Resident Evil 6 foram as informações sobre as origens de Jake Muller. Afinal, apenas saber que ele é filho de Albert Wesker não basta. Queremos mais, muito mais. E, acima de qualquer outra pergunta sobre o novo personagem está: qual o verdadeiro objetivo do vilão com o herdeiro?

Todos sabemos que Wesker não costumava agir pela emoção nem realizar ações que não fossem acarretar em algum benefício próprio. Sendo assim, soa estranha a ideia de uma mãe amorosa, que cuidou de Jake até sua morte e sempre falou bem do pai dele. Não se parece com o vilão que, um dia, tentou infectar todo o planeta com uma arma biológica.

A própria Capcom já falou que o passado de Jake foi cortado de Resident Evil 6 e seria contado mais tarde. Com o reboot, porém, esse lado da história pode acabar ficando de lado. E nenhum de nós quer isso.

A Terceira Organização

Cinco perguntas a serem respondidas antes de um reboot

Erros de tradução e informações desencontraram permeiam esse que, para muitos, é a maior pergunta sem resposta de Resident Evil. Afinal de contas, que diabos é a Organização para qual Ada e Wesker trabalharam durante os incidentes de RE4, e pela qual a espiã traiu o vilão, entregando a ele uma amostra subalterna do parasita Las Plagas?

Ela já foi chamada de empresa rival da Umbrella, e sabemos que ela possui tanta força e influência quanto a grande empresa, com times paramilitares e envolvimento em pesquisas de armamentos biológicos.

Que fim levou a instituição? Onde ela esteve durante os incidentes de Edonia e Lanshiang? E, acima de tudo, porque ela jamais ocupou o posto central após o vácuo deixado pela Umbrella?

O destino de Claire

Por que Claire pode não protagonizar um novo game?

Claire não é a única personagem desaparecida da franquia, mas com certeza é a que mais levanta mais perguntas. Provavelmente devido a seu status de protagonista, ou por ser a personagem central de um dos jogos mais populares da saga, a irmã de Chris é sempre assunto de discussões, pedidos e exigências sobre seu paradeiro.

Sabemos que, após o fim da Umbrella, Claire se dedicou à luta contra as armas biológicas pelo lado da filantropia, se unindo à ONG TerraSave e auxiliando vítimas de atentados. Mas é apenas isso? Ela jamais se envolveu com os verdadeiros guerreiros dessa luta ou trabalhou ao lado deles?

Um destino para Claire, ou pelo menos um direcionamento, pode não ser necessariamente uma pergunta, mas sim uma necessidade. E ela encabeça a lista de personagens sumidos, afinal de contas, ninguém jamais se esqueceu de Barry, Rebecca, Carlos e HUNK, apenas para citar alguns. E não, Billy não deveria fazer parte da lista por ser o único personagem com uma história que tem começo, meio e fim.

A verdade sobre Ada Wong

Perfil: Ada Wong

Aqui também não temos necessariamente um ponto de interrogação, e sim, mais uma história que merece conclusão. Ada Wong participou ativamente da grande maioria dos episódios importantes de Resident Evil, mas a verdade é que sabemos muito pouco sobre a verdadeira motivação e identidade da moça. Nem mesmo seu nome verdadeiro é conhecido.

Será que ela possui um objetivo maior por trás de todas suas ações ou seu comportamento é caótico devido à lealdade àquele que oferecer mais dinheiro? Como se desenrolou a traição dela e da Terceira Organização a Albert Wesker? E, para agradar aos fãs apaixonados e de coração mole, o que vai ser da paixonite entre ela e Leon?

Por onde anda Alex Wesker?

Wesker confronta Spencer em Resident Evil 5

Para muitos, a criação de Alex Wesker é vista como um ato de covardia por parte da Capcom. Uma subtrama surgida no DLC Lost in Nightmares – ou seja, após o desenvolvimento de Resident Evil 5 e a morte de Albert Wesker – mostrava o fundador da Umbrella, Ozwell Spencer, traído por um de seus Wesker Children e questionando o paradeiro dele.

Estávamos diante de um potencial novo vilão para a série, alguém que poderia ocupar o vazio deixado por Albert. O problema é que a existência de Alex Wesker jamais foi abordada, mesmo em Resident Evil 6, que teve boa parte de sua trama focada na lembrança do velho vilão. E aqui, mais uma vez, um enigma sem resposta que pode ser deixado de lado em um reboot.

Este artigo contou com a ajuda dos leitores Leonardo de Freitas, Kelvin Santos Severino, Fabio Zotesso, Lucas Tavares e Patricia Abreu.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

104 Comentários em "Cinco perguntas a serem respondidas antes de um reboot"

  1. Yuri 16/02/2013 at 23:44 -

    Quero muuito saber onde andam os “desaparecidos” e quem a Ada “realmente” é… Resident Evil ainda tem muitos mistérios bobos que já eram pra ter sido resolvidos!

  2. Sokholov 16/02/2013 at 23:55 -

    A verdade é que a Capcom se enrolou demais, mas também deve acreditar que certos mistérios são pontos chave para atiçar a curiosidade dos fãs que sempre irão comprar os próximos lançamentos de jogos procurando respostas, mas podem nunca encontrá-los…

  3. Tiago 16/02/2013 at 23:01 -

    Pra que fazer reboot? não precisa disso para voltarem as origens. eles poderiam fazer um RE focado em um personagem inédito durante os acontecimentos de Raccoon,um cidadão comum em busca de seu filho que não estava com ele no momento da infecção,a esposa do protagonista poderia ter sido morta por um Hunter no passado mas a R.P.D ter justificado a morte dizendo que a causa seria animais selvagens.ele quem sabe poderia ser parente de algum protagonista…poderia ser um personagem caipira que morasse nas montanhas Arklay,poderia trazer um monte de animais selvagens Zumbificados tambem, com uma ambientação na mata,e com o desenrolar da estoria a gente acabar indo para cidade e revisitar a Clocktower,delegacia e hospital.
    A jogabilidade poderia ser que nem do RE4/5 só que um pouco mais solta,seria um jogo que voltaria as raizes.um jogo assim agradaria a vocês?
    desculpe o comentario ser tão grande mas eu precisava dizer minhas ideias.

    • Lucas Sousa 17/02/2013 at 17:55 -

      Nossa cara, idéia perfeita!

      O personagem podia não saber lidar com armas de fogo, tendo que usar armas brancas, e as vezes ter que fugir ao invés de encarar os zumbis…o personagem ficaria bem mais humano assim. Fiquei até imaginando ele achando que a mulher dele foi morta por algum animal selvagem, e só depois descobre que ela morreu decepada por um Hunter, e a reação dele, muito foda hahaha.

    • eduardo 18/02/2013 at 11:08 -

      se quer jogos assim tem silent hill pessoas que nunca viram armas…

    • Nandoskennedy 05/11/2013 at 19:34 -

      Eu concordo que existam muitas dúvidas para serem respondidas antes de um Reboot, mas o q mais me intriga não é uma dúvida, e sim um desejo:
      Leon tem que casar com Claire!

  4. Fabio Zotesso 16/02/2013 at 23:03 -

    Acho um reboot totalmente viável vindo da Capcom. Esqueceram que e mesma ergueu todo um mistério com o Nero e aquela Devil Bringer ser provavelmente de Vergil. E anos depois anunciaram um reboot?

    Eles não respeitaram uma das maiores séries, será que vão respeitar RE?

    • @effeliciano 16/02/2013 at 23:27 -

      sobre DMC, ela explicou que não foi por causa da história ou outro fator relacionado a mesma, foi porque ela queria uma renovação na série, para atrair novos jogadores e dar um gás a mais, pros veteranos q curtiam a mesma.

      e na minha opinião, e da crítica em geral, DMC surpreendeu de fato, uma jogabilidade otima, graficos muito bons e uma história bem bacana. cada um tem seu preferido, gosto mto do 3, mas esse ficou mto bom.

      No caso de RE a coisa é mais complexa, pq ainda tem muitos buracos para serem fechados, antes de começar um reboot, e tem uma legião de fãs bem maior do que DMC.

  5. felipe 16/02/2013 at 23:15 -

    Por favor mesmo! ME explica pq o Billy tem um história com começo meio e fim. Até onde eu sei ele foi pra maldita floresta lotada de cães q iniciaram o começo de RE 1.
    Alguem me explica !

    • Felipe Demartini 16/02/2013 at 23:43 -

      Billy fugiu para escapar da pena de morte, ele foi dado como morto pela Rebecca em um relatório para a polícia de Raccoon e está vivendo sua vida em algum canto.
      Não faz o menor sentido ele voltar e encarar de volta as acusações sobre ele. Ele não tem nenhuma relação com nenhum personagem central da saga nem motivos para se meter em uma guerra contra as armas biológicas.
      E a floresta não estava lotada de cães.

  6. Rafael Medeiros 16/02/2013 at 23:15 -

    Shady, dúvida: O Nicolai morreu em RE3?

    Se não, ele, além do Alex e da Jéssica, também é um vilão em potencial para futuros jogos.

    • Felipe Demartini 16/02/2013 at 23:42 -

      Nicholai está vivo depois de RE3.

  7. @effeliciano 16/02/2013 at 23:18 -

    Sobre o Jake, gostaria de saber mesmo sobre as origens dele.. ele foi introduzido de uma forma q não curti no RE6.. bom personagem, boa jogabilidade, participação no jogo bem bacana, mas não contou mesmo as origens dele… e quem seria a mãe? será que ele nasceu de inseminação artificial??? quanto mistério…

    Pra mim poderia ter sido alguma coisa entre Wesker e Excella em RE5 que não foi contada sei lá..

    mas ficar imaginando é dose tb..

    Boas perguntas, merecem boas respostas.
    Mandou bem sac!

    • José Mac 17/02/2013 at 23:21 -

      Corrigindo: Alguma coisa entre Excella e Wesker em RE5?? Jake estaria com 4 anos em RE6 então, né…

  8. Bruno D cesar 16/02/2013 at 23:30 -

    Jake foi introduzido em RE6 de uma maneira um pouco forçada, mas se a Capcom souber trabalhar com o personagem, Jake poderia cair no gosto de muitos fans.E quem sabe um jogo protagonizado por Claire e Jake.Seria uma boa!

  9. Leonardo 16/02/2013 at 23:35 -

    Obrigado por usar meu comentário como referência 😀

  10. Fabricio_level3f 16/02/2013 at 23:36 -

    Talvez wesker tenha clones.e um deles foi o bonzinho pai do jake. assim como alice do filme ele foi um projeto. mas, pra min ele ñ morreu. seria sem noção ele morrer daquele jeito.

  11. Marcus 16/02/2013 at 23:46 -

    Seria bom mesmo a capcom tentar mostrar tudo da série quem sabe num próximo jogo pra depois tentar fazer um reboot.

  12. felipe 17/02/2013 at 00:01 -

    Ta Shady seu argumento tem sentido. Mas como ficou no RE 6… os conflitos com armas biológicas estão em todos os lugares do mundo. Logo não é de ser estranhar que um personagem como o Billy q ja conhece e ja lidou com armas biológicas volte a aparecer. Afinal como exemplo cito a cutscene em q Jake ta em uma tripo aparentemente do oriente medio lidando com BOWs.

    • Felipe Demartini 17/02/2013 at 00:10 -

      E uma vez que qualquer incidente do tipo fosse resolvido, Billy seria levado preso pelos bonzinhos super-heróis Chris ou Leon para morrer como herói numa cadeira elétrica ou com injeções letais pela suposta morte de seus companheiros de exercito. Tem tanto personagem militar bom que pode ser explorado – e tanta gente nova que pode ser criada – que o retorno de um personagem que teve sua história concluída só pra fazer fanservice é incrivelmente desnecessário.
      O Billy sempre teve um caráter de anti-herói, sempre esteve mais preocupado com a própria sobrevivência do que com a Umbrella e a guerra contra as BOWs. A não ser que eles usem esse recurso fraco de “ops um incidente biológico bem aqui onde o Billy tá, que coincidência não”, não tem pq trazerem ele de volta. A não ser para os fãs pararem de falar nisso.

  13. victor 17/02/2013 at 00:09 -

    eu quero saber oque aconteceu com aquela cidade chinesa do re 6 ,sera que jogaram outra bomba?

  14. felipe 17/02/2013 at 00:18 -

    Na boa, vc ta conseguindo enxergar uma lógica feita pela empresa do jogo q eu não to conseguindo. Alias, não to aceitando. Eu sinceramente sou a favor da ajuda de roteiristas para jogos grandes…como fizeram com Gears. Res se perdeu… o enredo tenta ser um novo mas é mais do mesmo. Tinha tudo pra ser m enredo FODA ! (minha opinião)

    • Conrado 17/02/2013 at 00:35 -

      E tem uns que só reclamam dos filmes… :/

  15. Conrado 17/02/2013 at 00:32 -

    É claro que eu queria MUITO saber a real história por traz da Ada, mas tenho medo que a Capcom estrague todo o encanto contando algo que não queríamos ouvir ou que nos surpreendam de forma negativa.

    Mas, é só esperar pra ver, mesmo. Mas, o que eu quero é ver Claire de volta à ação nos games.
    Acho que com essa volta do terror, a Claire deva se encaixar no “contexto” e deve voltar à franquia. 😀

  16. Jill V. 17/02/2013 at 01:25 -

    Shady, ñ entendi, como assim reboot? Tipo fazer a série tudo de novo só q “meio diferente”?
    E vc acha q a Jéssica pode voltar em algum RE sendo a antagonista?

  17. Jill V. 17/02/2013 at 01:33 -

    Tá mas será um reboot de qual jogo? O primeiro?

    • Felipe Demartini 17/02/2013 at 01:38 -

      Da série como um todo. Mas não é nada confirmado ainda.

  18. Jill V. 17/02/2013 at 01:43 -

    Shady, fazer um reboot de um jogo e fazer um remake é quase a mesma coisa ou ñ?

    • Felipe Demartini 17/02/2013 at 01:44 -

      Não, dá uma olhada no link que eu te passei que tá bem explicadinho.

  19. Jill V. 17/02/2013 at 01:53 -

    Ok, to dando uma olhada, obrigada. 😉
    E Shady, qual vc acha q vai ser o próximo trabalho da Capcom sobre o RE?

    • Felipe Demartini 17/02/2013 at 02:02 -

      Algum spin-off, provavelmente. RE7 não deve vir tão cedo.

  20. gabriel 17/02/2013 at 02:17 -

    demartini se um reboot fosse feito
    eu sinceramente tenho medo porque se abandonarem personagens como a claire jake hunk sharry seria triste!!!!!
    vc acha que um reboot se faz necessario ou que por exemplo um resident 7 volte as origens como survivor horros e não um shooter de ação?
    resident evil 6 tem coisas que sempre fizeram falta no resident como poder lutar contra os zumbies que obviamente era para ter pois acaba as balas e vai só fugir poder lutar foi um bom acréscimo ao jogo!!!!!
    vc acha que se esse reboot sair o resident pode virar um jogo estilo mundo aberto podendo pegar os carros na cidade pra se mover entre outras coisas?
    e a principal pergunta vc acha que eles trarão de volta o nemeses e o tyrant?
    um rebbot e varias preocupações

    • Felipe Demartini 17/02/2013 at 16:55 -

      A maioria das suas perguntas eu respondo com um “não sei”. É mto cedo para ter qquer opinião, especulação e rumor sobre um reboot, o Kawata apenas disse que é uma possibilidade, não que está certo para acontecer. Acho precoce pra pensar em personagem, qualidade, jogabilidade, etc e tal.

  21. Osmar Neto 17/02/2013 at 03:01 -

    A Capcom não necessariamente deveria fazer um reboot e sim pegar um intervalo de tempo não explorado da saga como por exemplo a época entre RECV e RE4 antes do crash da Umbrella na bolsa de valores. Nunca vimos uma base da Umbrella na
    Europa de forma jogável, não dá para contar com a apresentação de RECV com Claire fugindo e sendo capturada. Os cientistas da Umbrella das divisões dos EUA, Europa, Ásia e Alexia na Antártida sempre estiveram em competição para mostrar os maiores
    avanços nas pesquisas com vírus e B.O.W.. Depois que Claire é salva por Chris na Antártida ela deve ter informado a localização da base onde foi capturada. O jogo poderia mostrar os remanescentes dos STARS, Chris, Jill, Barry e Rebecca (seria um encerramento para a história destes dois últimos) recebendo o aval de um país ou região para investigar a
    Umbrella (um embrião do que mais tarde seria a BSAA) para recolhimento de mais evidências. Do outro lado da história poderia ser controlado também algum agente infiltrado ou o próprio Alex Wesker roubando dados de alguma B.O.W. não conhecida
    na franquia. Se eu divagar mais um pouco junto na história a origem do Jake, o paradeiro da Claire, a identidade da Ada, a Organização. Ousando um pouco mais na narrativa dos fatos poderia dar certo!

    • José Mac 17/02/2013 at 23:32 -

      Nunca vimos uma base da Umbrella de forma jogável? Vc nunca ouviu falar num certo jogo que tinha um cenário que se passava numa base da Umbrella no Cáucaso (Rússia)?

      • Osmar Neto 18/02/2013 at 17:58 -

        O Cáucaso na realidade separa a Europa da Ásia, fica nos limites da Europa Oriental (ou Leste Europeu). O que me referia era com relação à base na França que não tenho como afirmar que é a filial onde foi elaborado o Nemesis. E como o Nemesis é considerado o inimigo mais foda de RE, bem que a Capcom podia ter explorado mais um pouco o personagem através de um variante evoluído ou explorando o local de sua origem assim como vemos do Tyrant no RE0 e RE. E completando minha idéia para o jogo: parte dele seria no intervalo de tempo que mencionei com os quatro heróis e parte depois de RE6 com Chris, Jill e mais algum novo resolvendo a missão que eventualmente falharam na primeira parte.

  22. jfag 17/02/2013 at 03:08 -

    Cara de boa a mais de 15 anos que acompanho resident e nao engulo essa do
    billy ter inicio meio e fim nao..
    se fosse assim entao o chris junto com a jill e wesker sairiam do mapa na hora..se bem que esse (ultimo por enquanto) ta mortinho
    da silva..é questao de gosto de fan mesmo.simples assim: podem colocar a rebecca de novo na historia e dar um meio dela pedir (ajuda) por ai ne ao billy
    se fosse seguir direto a historia um exemplo é quantas vezes geese de fatal fury morreu e voltou na serie..por isso digo sem justificativa essa historia de historia de personagem inicio meio fim..meu humilde ponto de vista..:)

  23. Bill Coen 17/02/2013 at 03:11 -

    O que mais quero é o retorno da Claire.

  24. DOUGLAS 17/02/2013 at 03:55 -

    Acho que deveriam fazer um jogo apos code veronica mostrando o que q conteceu com claire. albert w, tendo umas recordações com a suposta mãe de jake sh.muller,contando a aparição de jake na franquia muitas pessoas iriam ficar felizes!!!!!!!! mas quem somos nós para decidir o q vai acontecer na franquia o negocio e esperar tristes, por que umas das melhores franquias de todos os tempos que fez e faz parte da nossa geração pode estar indo por água abaixo de uma vez por todas, eu não aprovaria um reboot, mas vai saber o que passa na cabeça da capcom e ltada…

    • nome 17/02/2013 at 17:38 -

      concordo com vc. Seria bem legal se eles fizessem um reboot depois de code veronica.
      Foi a partir de RE4 que a história começou a furar com a cena inicial falando que a umbrella simplesmente estava acabada.

  25. MathRE 17/02/2013 at 07:48 -

    Adorei a matéria os jogos de Resident evil tem tantos furos quanto os filmes e essa matéria esclarece isso.

  26. granaud 17/02/2013 at 08:02 -

    reboots nao prestam, ainda mais de resident evil, nunca iremos ter um novo resident com aquela camera classica, eh bem provavel q o setimo seja em primeira pessoa(noooooooooo)… q venha logo o setimo para consertar o sexto, q foi uma m**** sem duvida!

  27. Extroy 17/02/2013 at 09:10 -

    Shady vc acha que esse reboot começaria uma historia do zero, excluindo totalmente o passado da série, ou apenas novos personagens e um novo arco?

  28. Weslley Kelson 17/02/2013 at 09:50 -

    O problema do reboot seria perder toda a estória e, provavelmente, alguns personagens. Mas poderiam concertar alguns furos se não mudassem muito o enredo original. Porém, por enquanto acho desnecessário um reboot, ainda há tempo de colocar a série nos eixos.

  29. Jeison Kennedy 17/02/2013 at 10:07 -

    Alex Wesker… Ótima ideia não aproveitada.

    • Marcus 17/02/2013 at 13:21 -

      Verdade tenho bastante curiosidade com esse personagem.

  30. esdrasbc 17/02/2013 at 10:21 -

    eu acho q o reboot deve vir depois do 7. o re7 pode ter muita coisa p mostrar explorando a consequencia desses buracos da história. (até porq re3 se passou cfonologicamente antes de re2 então nada impede explorar o passado)
    uma duvida q tenho é sobre a morte de steev do code veronica.
    p re7 sugiro ou os quatro jill, chris, claire e leon (com o chris e leon não jogáveis)
    ou jill, claire (com mecanica lado A,B e C) e poderia ter até o jake e sherry de novo.
    se for só um prefiro a Claire pois ela engloba muitas relações p aprofundar a trama.
    p o reboot prefiro repetir tudo acrecentando mais cenas da história, episódios não contados, explorar essas brechas

  31. lucas 17/02/2013 at 10:48 -

    eu acho o rboot um grande desperdício, pois a história da série ainda tem muito que render

  32. lucas 17/02/2013 at 10:53 -

    Felipe vc acha q se a capcom fazer um reboot e não funciona eles podem voltar atrás e depois considerar esse reboot como um spin – off

    • Felipe Demartini 17/02/2013 at 16:59 -

      Acho que tudo pode acontecer.

  33. Uriel 17/02/2013 at 11:43 -

    Eu não gostaria de reboot da série, eles tem que fechar essas perguntas, mas continuar com a série com um estilo mais survival horror, mas gostaria de ainda tivesse um pouco de ação.

  34. Lara Redfield 17/02/2013 at 12:51 -

    Eu não acho um reboot necessário para RE, jogar fora ou passar a desconsiderar os clássicos que os fans tanto amam poderia gerar um grande descontentamento.Mas eu sou a favor de um recomeço,onde Resident Evil continue depois de re6 mais “voltando as origens” com terror,zumbis,puzzles,trilha sonora,enredo….um recomeço não é necessariamente um reboot.
    Eu acho que é mais provável eles fazerem esse recomeço,do que um reboot

  35. Wil 17/02/2013 at 13:10 -

    São boas perguntas mesmo.
    Só não tenho interesse no Jake, sinceramente pra mim é um personagem que poderia ser esquecido, é a representação da Alice nos games, matando BOWs na porrada, ridiculo…

    • MathRE 17/02/2013 at 13:48 -

      Wesker mandou lembranças..

      • Wil 17/02/2013 at 15:50 -

        Exato, quiseram manter o legado do Wesker no jogo, ficaram com medo de como seria o jogo sem ele e pelo menos pra mim erraram feio, seria mais interessante manter o proprio Wesker vivo.
        Mas enfim, acredito que faço parte da minoria que não curtiu o Jake, o próprio Wesker era muito legal no Re1 e Remake, mas depois deixaram o cara mt overpower e highlander demais.

        • nome 17/02/2013 at 17:33 -

          pra mim, o Wesker ficou muito foda. Resident Evil NUNCA vai ter vilão igual. RE5 é um jogo maravilhoso, mas ao mesmo tempo decepcionante.

        • MathRE 17/02/2013 at 19:48 -

          Tbm não gostei do Jake xD

  36. Gabriel S. Kenedy 17/02/2013 at 15:50 -

    olha os personagens chris, leon, ada e Jill eles tem q ser figura carimbada nos proximos jogos pelo fato q ja tao começando a ficar velhinhos e eles tem q ser aproveitados o maximo possivel até pq são os principais da série axo q a claire e e o jake seria uma boa parceria e tem q ser mais explorados e acho q um reboot n é uma boa pode até ser mais um reboot hj seria interessante num console da nintendo ja q eles querem tanto fazer um jogo la mas como principal tem q dar sequencia a história pq acredito q como eu todos querem uma obra prima agora e n acredito q um reboot tenha essa condiçao

  37. Gabriel S. Kenedy 17/02/2013 at 16:05 -

    quanto a claire acho ela um personagem importante acho q poderia reaparecer mas observando os ultimos jogos o papel de aliada do leon foi pego pela ada é só vc observar 2 a ada ajuda o leon no 4 ajuda o leon e tem sua própria campanha e no 6 ao meu modo de ver ela foi ”O PERSONAGEM DO JOGO” embora pareça q foi o leon mais é pq os dois sao um só o leon é o q da a cara a tapa e ela supervisiona por fora e só pra constar ela teve q sobrevive a campanha dela, ajudo o jake e a shery por serem inexperientes, ajudo o leon e a helena nem digo pq, só n ajudo o chris pq esse é cobra ja conhece os caminhos então acho q ela ja passo do status de antagonista pra protagonista e gostaria de ver uma campanha dela e do leon juntos o jogo inteiro o problema é q tem branquinho ai q ia pira pq ia te melaçao o jogo td kkkk

  38. Gabrielvnb 17/02/2013 at 17:00 -

    eu gostaria de saber o motivo de jill não ter aparecido no re6, sendo que ela saiu viva de re5 e nunca mais apareceu depois(em ordem cronológica, sendo que ela aparece no revelations mas ele acontece antes de re5).

  39. nemesis 17/02/2013 at 17:22 -

    nosso esse news ta lotado de comentario

  40. nome 17/02/2013 at 17:30 -

    Realmente tudo mecionado na matéria é bem interessante. Mas como disse outra pessoa acima, eu teria medo se ela tentasse explicar alguma coisa. Talvez a empresa apenas confundiria ou estragaria as histórias.
    Para mim, o mais curioso é sobre Ada. Ela trabalha simplesmente por dinheiro e por seus “próprios objetivos” como ela menciona no RE4.

  41. Lucas84 17/02/2013 at 17:38 -

    Demartini, o que vc acha de um reboot? :s eu acho muito mau! RE tem uma boa história, ainda assim RE5 preencheu alguns vazios deixados por outros jogos anteriores. A série não pode ser jogada no lixo, ainda tem muito que se contar! e RE6 abriu portas pra o futuro da franquia, e tal como vc referiu na notícia iremos saber muito mais sobre a história de Jake, que até a própria Capcom afirmou que não seria toda contada em RE6. Falo por mim, caso aconteça um reboot, dou um fora em Resident Evil.

    • Felipe Demartini 17/02/2013 at 17:42 -

      Eu não vejo problema se isso significar bons jogos e boas histórias. Não dá pra negar que tá tudo uma bagunça e que a série tá realmente sem rumo. O que eu quero, sinceramente, são bons Resident Evil.
      Claro que eu gostaria de ver as histórias concluídas, como esse artigo atesta. Mas não acharia ruim um reboot se isso significasse um jogo de qualidade.

      • Lucas84 17/02/2013 at 18:20 -

        Mas descartar tudo iria ser muito fora. As coisas não estão uma bagunça em meu ver. Pelo menos até ao RE5 a linha do tempo estava toda muito bem constituída, só temos uns pequenos furinhos a serem preenchidos, e não é necessário um reboot pra isso. Espero que tenhamos muitos mais RE.

  42. Nicolas Augusto 17/02/2013 at 17:40 -

    Felipe Demartini. eu tenho uma ideia de história para Resident Evil 7 e eu gostaria de saber sua opinião se é uma boa história e se adequa ao contexto da série. Inclusive ele tem teorias para as quatro primeiras perguntas desse artigo. Posso enviar-lhe pelo email do Resident Evil Sac?

    • Felipe Demartini 17/02/2013 at 17:42 -

      Pode.

  43. Leonardo 17/02/2013 at 17:52 -

    Quando uma franquia de videogame avança mt, furos no roteiro e incongruência são inevitaveis. Isso aconteceu com os filmes do Xmen por exemplo kkkkkkk. Eu penso o seguinte, quando não houver nada para ser explorado na história, quando a criatividade tiver acabado, quando o enredo for finalizado, a idéia de um reboot poderia ser interessante. Por exemplo, um reboot poderia trazer a Umbrella de volta, Wesker, Steve, esses personagens que os fãs querem de volta. Mudar personagens, criar novos… Chris está chegando aos 50, mais em um reboot, ele ficaria jovem de novo, sendo assim, reutilizavel. Sendo um jogo de qualidade e renovando a franquia, pq não?

    • nome 17/02/2013 at 18:01 -

      uau! Com seu comentário, eu mudei de opinião. 🙂

    • MathRE 17/02/2013 at 19:53 -

      Nem me fale a franquia x-men dos cinemas apesar de serem bem legais é uma das franquias que tem mais furos da história do cinema tomara que eles consertem alguma coisa nesse novo x-men que está por vir..

    • Sergio 18/02/2013 at 12:33 -

      Que eu me lembre Chris tem 39 anos , Jill 38 E Leon 35 !!!

      • esdrasbc 19/02/2013 at 00:21 -

        tao passando da hora de casar e trem um filho p ai tr um reboot

  44. Lucas Sousa 17/02/2013 at 17:59 -

    Acho a idéia de um Reboot muito cedo. O ideal é consertar tudo e colocar a franquia nos eixos novamente.

  45. Ada wong Charmosa 17/02/2013 at 20:31 -

    Estas questões já deveriam ter sido resolvidas ha muito tempo atrás,a Capcom se enrolou demais e até hoje guarda misterizinhos escondidos debaixo do tapete esta mais que na hora de revelar estas coisas!Até acho em certo ponto que isto faz com que chame mais atenção e faça nos grudar na série e descobrir tudo no final porém sempre há uma revelação antes desses momentos e não milhares como Resident Evil esta Quem é Ada? E Claire?Alex Wesker?Tecreira Organização?Jessica Shewarat? Os diretores se perderem de mais criando histórias onde não mais se concentra história e continuidade que deveriam ter!Contudo não sei se Reboot é uma boa Ideia mas acredito que Um Verdadeiro “Resident Evil” com as Raizes de Survival Horror e uma explicação de todos estes fatos dariam o melhor resident evil e fecharia estes furos da trama sem necessitação de Reboot! Mas se for para o bem da série que seja.

  46. igorkennedyre6 17/02/2013 at 20:36 -

    A vida útil da série ainda é muito grande. Muitas coisas podem ser exploradas e os furos podem ser corrigidos. Basta a Capcom encontrar um rumo definido (e as vendas de Revelations vão influenciar nisso) para que não haja um Reboot tão cedo.

  47. Ada wong Charmosa 17/02/2013 at 20:49 -

    Um Simples Palpite para a Série voltar aos trilhos 1ºprimeiramente eles deveriam definir qual estilo seguir (Survival,Action,Dramatic) Re 6 é a prova disso “Fail” 2ºQue Cenário utilizar “Mansões,Cidades,locais fechados,Fazendas,Desertos,Navios”
    3ºPersonagens Centrais Re falha em criar um bolo de personagens e desgatar-los muito o que ocorre é com o excesso de personas uns terão sempre mais destaques uns servirão de figurantes e outros apenas são descartados então Capcom Tenha Personagens “Principais para a Trama” ex:Leon,Chris e Jill”
    4ºA História que é o principal e o que dá mais enfoque e deve ter atenção e esta atualmente em baixa com a saída de Re6 o que nunca acontecera antes então basicamente a série precisa de uma repaginada se é que depois do Re6 esta dificil!Sempre pensei na possibilidade de Um Cenário Isolado por exemplo Fazendas,Montanhas Interior (Como nas Antigas) e os personagens Jill,Leon,Chris,Claire e Ada investigando acontecimentos ou alguma trama de terror sabe.É acho que estes deviam ser os pontos levados em consideração para a Série melhorar e voltar a ter sucesso.

  48. JV 17/02/2013 at 23:14 -

    e a jessica quero saber o destino dela

  49. José Mac 17/02/2013 at 23:14 -

    Quanto a Claire, sempre achei que era uma questão de tempo. Agora, com relação a Alex Wesker, pra mim, nunca vão fazer nada que conte nada sobre ele. Essa história das Wesker Children foi uma coisa muito mal contada, isso sim…

  50. DavisAbreu 18/02/2013 at 02:50 -

    O pessoal tem a mania de perguntar ao Felipe, coisas que não dá pra responder, tipo: “Felipe será que tal personagem vai estar no próximo RE?”; ”O que vai acontecer nos próximos titulos?; “Felipe será que num dá pra chamar o Billy pra fazer um bico no próximo Resident Evil?” Eu fico besta vendo esses tipos de pergunta.

  51. @effeliciano 18/02/2013 at 04:51 -

    joguei no ar apenas, não fiz uma afirmação. rs

  52. @effeliciano 18/02/2013 at 04:55 -

    Teria que ser um reboot, que pelo menos abrangesse 2 ou 3 games da franquia de uma vez só. Com ligação direta dos fatos e tapando esses buracos citados aí.

    o que eu já ficaria feliz e seria uma coisa fácil pra capcom é apenas tornar HD e compatível RE1,RE2,RE3 com essa geração, não to falando do formato digital PSN, mas os 3 games com uma nova resolução.. pode até ter um tratamento gráfico a lá DMC collection que ficou maneiro!

    Um reboot acredito que venha na proxima geração, aposto minhas fichas nisso.

  53. RogueaVampira 18/02/2013 at 08:30 -

    Eu gostaria de um reboot sim, mas antes que finalmente morresse um personagem principal da trama. Outra coisa que me incomoda é esse envelhecimento de personagens (O Chris vai estar com cabelos e barba brancos em RE 7 se aparecer hahaha) e com o reboot os personagens clássicos da série (Jill, Chris, Leon e Claire) tomariam um novo folego e não teriam mais o peso da idade contra eles. Quanto ao Jake, se ele aparecer em RE 7 eu paro de comprar games RE ¬¬

  54. esdrasbc 18/02/2013 at 12:47 -

    – num reboot o resident 2 e 3 poderiam se unir nesse caso seriam 3 campanhas e o jogo póderia ser maior.
    – o 1 se unir com o zero e acrecentar mais cenas p explicar alguns furos.
    – o 4 não sei se unir com o code veronica embora não tenha muita ligação mas aí poderiam ligar os eventos e caminhos dos personagens leon e claire de novo.
    – o 5 se unir com o revelaions onde vc jogaria a primeira parte com a jill e a segunda com o chris.

  55. Nemesis BOW 18/02/2013 at 13:30 -

    Bem que alguns estavam com razão , pois o Resident Evil estava ficando sem rumo, ataques que não paravam. Shady, será que a uma possibilidade de se perder algum personagem nessa nova história??Se for uma nova história.

    • Felipe Demartini 18/02/2013 at 14:51 -

      Como eu já disse aí pra cima, tudo pode acontecer. Não tem nada confirmado ainda nem nenhuma base pra suposição.

  56. Cesar Garrido Aguiar 18/02/2013 at 14:26 -

    Bom tomara que não tenhamos mais um final como o de LOST, várias temporadas enchendo de perguntas e depois nunca conseguiram fechar novamente!!!!!!!!!!!!

  57. Gabriel S. Kenedy 18/02/2013 at 14:35 -

    olha eu posso ta falando uma grande besteira pode ser até ridículo e me corrijam se eu estiver errado mais do nd me veio a cabeça n teria alguma possibilidade de a terceira organização ser a tricell? até pq seria um bom motivo pro wesker se aproximar da excella, n tem mt fundamento mais me ocorreu isso

    • Felipe Demartini 18/02/2013 at 14:52 -

      Não, a cronologia já separou a Tricell da Terceira Organização

  58. Gabriel S. Kenedy 18/02/2013 at 14:37 -

    só pra lembrar q a tricell tbm é uma empresa farmacêutica

  59. ester 19/02/2013 at 00:41 -

    meu eu quero tanto que a clarie volta

  60. Gabriel S. Kenedy 19/02/2013 at 14:22 -

    é realmente é mt cedo pra dizer se vai ser reboot ou sequencia da história mais acho q pelas declarações da capcom e até acho q pra mts mais importante se forem essas declarações realmente honestas acho q as ”invenções” n estarão mais nem os ”testes” muito menos a ação acredito q a volta ao terror aconteça n por vontade da capcom pq já fico mt claro q a capcom queria transforma o jogo no gênero ação pra abranger um mercado maior mais com o fracasso acho q eles n tem escolha a n ser voltar pro terror

  61. Sonny 19/02/2013 at 20:41 -

    Patricia Abreu? A Pam? *.*
    Ela realmente é famosa em no REUniverse, todo lugar ela está. 🙂 Parabéns Paty.

  62. James 25/02/2013 at 21:42 -

    Tem também uma história, é mais pessoal mesmo, do Leon. Tá um tempinho já que tem aquele “Um homem não pode mudar nada” pra ele, espero que deem uma conclusão nisso. -Se quiserem ver um momento desses, olhem lá pro final de Damnation.-

    (Quem sabe ele até tendo um cargo politico, e quebrando as barreiras entre os EUA e a BSAA? =) Já tenho umas teorias sobre isso mas nem vou entrar em detalhes, hehe.)

    To escrevendo demais mas vamos lá. kk Shady você poderia até fazer uma matéria sobre isso… Acho que muitos fãs não perceberam esse dilema que o Leon tá tendo, só pro pessoal se ligar mesmo. E queeem sabeee a Capcom se apressa. Yeah, right. hahaha

    • Felipe Demartini 25/02/2013 at 22:55 -

      Eu falei disso no perfil dele e tal, mas não vejo onde isso é um enigma ou um assunto que precise de resolução. É mais uma posição do personagem.

  63. Rock 26/02/2013 at 15:15 -

    A terceira organização pode ser o Simons

  64. Paulo Noriega 01/03/2013 at 05:07 -

    Essas perguntas são cruciais e fora a principal que o RE:revelations deixou… pra quem Jéssica e Raymond trabalham??? E o futuro do T-abyss virus???

  65. James 01/03/2013 at 14:57 -

    Ah, bem que lembro de ter algo parecido aqui, mas não tinha certeza. E AAAAH, fui ler denovo e entendi melhor isso agora, você tem razão haha. Obrigado pela atenção. =)

  66. weena 02/03/2013 at 00:00 -

    eu acho que a partir do RE 6 ele vai melhorar mais como era antes.
    e pesquisando na net vi que vai ter o RE 7

  67. Leon S. Becker 11/03/2013 at 18:08 -

    Quanto ao Jake ,acho que o Wesker devia estar planejando algo do tipo Vader e Luke,porque ele nunca foi do tipo família .
    gostaria de saber se a CAPCOM vai se explicar ou só o criou para o Wesker ainda marcar presença..

  68. DXT 08/04/2013 at 06:25 -

    Não creio que a Capcom seja negligente quanto a tais revelações. Ela sabe muito bem que a franquia RE vai além do jogo do tiro e da adrenalina survivor horror. A história como um todo é parte cativante e revelar tudo de uma vez soa como “ok, já sei tudo, obrigado e vamos seguir em frente.” É obvio que ela sempre deixará mistérios, pois faz parte da trama e aguça a imaginação do jogador e dos fãs da franquia. Sempre foi assim, parte da história de um jogo acaba se revelando num jogo futuro. Ex: Em RE4 vimos Ada como antagonista e aparecendo esporadicamente no jogo e no RE6 já vemos algumas respostas sobre ela e sobre os sentimentos ao Leon. Sabemos que ela é uma agente dupla e sem dúvida será muito mais explorado no futuro. Jogos sem um final ou com varias lacunas dão um mundo de possibilidades aos criadores. Creio que a Capcom faz muito bem em manter certos mistérios.

  69. João Neto 15/06/2013 at 19:16 -

    vocês que fizeram esse argumento enviaram para o Kawata analisar? quem sabe ele faz algo? tudo é possível.

  70. Lucas 26/07/2013 at 21:04 -

    Uma outra pergunta q a Capcom nao respondeu fugiu alguma arma biológica de raccoon city porque varias chances se milhares de pessoas morreram aqueles soldados que ficavam nas saídas n iam dar conta também e muito menos aquelas barricadas não seguravam nada e outra pergunta a parte onde ficava as montanha de Arklay explodiu junto com Raccoon city porque lá havia zumbis e outras criaturas

  71. wildenberg 02/08/2013 at 15:12 -

    eles poderiam fazer o resident evil 7 e fazer aparecer todos os personagens! mais cada personagem que aparecer conte sua historia em CG por onde ele esteve, o jogo de resident evil poderia volta sim ao terro claro e matando personagens de verdade como aconteceu o caso de brand que morreu por nemesis e resident evil 3. atos de eroimos no jogo! e poderia ate ser um jogo de 3 a 4 DVDs por ter todas a historias de personagens! ai depois de conta todas as historias reveladoras nos emprecionando daria um cg no final mostrando que não foi um fim que continuaria! ai faria um resident 8 ultimate matando os verdadeiros chefes de resident evil depois no final poderia mostra eles as cidade começando do zero! e encerrava! depois fazia um rebout para matar saudade! e agradecimentos entende!