Resident Evil: Degeneration para iPhone

Review Resident Evil: Degeneration para iPhone
4 Nota
Visual e áudio: 7/10
Jogabilidade: 5/10
Trama: 3/10

Bons gráficos | Diversos inimigos

Péssimos controles | Progressão tediosa | Pouca variedade de objetivos

Conheça nossos critérios de análise

 

A versão para iPhone de Resident Evil: Degeneração é o primeiro e único game baseado em filme da série lançado pela Capcom até agora. Para se aproveitar de um público mais diversifiicado — já que o apelo de um longa é bem maior que o de um jogo — e de um mercado emergente, a desenvolvedora decidiu lançar o título não para um console de mesa ou portátil, mas sim para o iPhone. A plataforma, em maio de 2009, já havia demonstrado seu grande potencial para jogos.

A ideia aqui é oferecer uma versão simplificada, porém consistente, da experiência que foi encontrada pelos jogadores de consoles. Abrir novos horizontes para a franquia Resident Evil, agradar àqueles que gostariam de levar a série para qualquer lugar e atrair novos fãs, que podem ver seus celulares como uma porta de entrada para os games principais.

Pior do que um “tanque”

Os comandos de Resident Evil: Degeneration são basicamente os mesmos de sempre. O personagem é controlado por uma alavanca analógica e um botão faz com que ele saque a arma para atirar. Ao mirar, um segundo faz com que o protagonista dispare enquanto outro faz uso da faca. Tudo aquilo com o que estamos acostumados está presente no game para iOS, mas com uma diferença muito importante: os dispositivos da Apple não contam com botões.

A tela de toque do iPhone, apesar de ser uma das mais precisas e responsivas do mercado, simplesmente não consegue se aproximar da experiência de se ter um controle nas mãos. Controlar o personagem com o analógico exibido na tela não é tarefa das mais fáceis e a falta de uma resposta tátil faz muita falta. Aqui, a utilização de um acessório como o Fling, por exemplo, melhora a experiência consideravelmente, apesar de esconder parte da tela.

Review Resident Evil: Degeneration para iPhoneOs problemas também aparecem na hora de enfrentar inimigos. Aqui, há um dilema sério. Tentar atirar nos clássicos zumbis de longe causará um absurdo desperdício de balas devido à pouca precisão do analógico digital. Por outro lado, a aproximação traz consigo uma possibilidade maior de ser atingido e, apesar do game contar com um sistema semiautomático que corrige o posicionamento da mira, os problemas na movimentação não propiciam uma fuga rápida. No combate contra inimigos mais rápidos ou chefes de fase, é impossível não sofrer dano e ser efetivo nos ataques.

Visual competente

Apesar de não se aproximarem do potencial máximo do iPhone, os gráficos de Resident Evil: Degeneration são bastante adequados à proposta. A Capcom, apesar de não ter investido em detalhes ou texturas variadas para os cenários, conseguiu criar com muito pouco uma ambientação interessante, que deixa o game sombrio e ameaçador.

Leon aparece com texturas detalhadas e de boa qualidade que, em alguns momentos, chegam a lembrar um pouco os primórdios do PlayStation. Para os inimigos, porém, tais características são válidas apenas aos chefes de fase, já que zumbis e sobreviventes aparecem com modelos menos apurados e bem mais simples. Ainda assim, a diferença técnica não causa grande estranheza aos olhos do jogador.

Review Resident Evil: Degeneration para iPhone

Tedioso e pouco variado

Resident Evil: Degeneration segue a mesma fórmula do longa que o originou. Leon Kennedy é enviado para o aeroporto da cidade de Harvardville, cenário de um incidente viral após a queda de um avião de passageiros. Comunicando-se por rádio com Ingrid Hunnigan, o agente deve garantir a segurança dos sobreviventes e dar um fim à ameaça que tomou conta do local.

Dizer isso, na verdade, é superestimar a “trama” do título. Ela praticamente inexiste e as comunicações com Hunnigan se resumem a informações rasas e desinteressantes sobre o próximo objetivo. Não existem reviravoltas nem momentos surpreendentes ou empolgantes. E se você jogar com Claire durante a aventura, pode tirar o cavalinho da chuva.

Review Resident Evil: Degeneration para iPhoneO mesmo vale para a jogabilidade, que também se desenrola de maneiras extremamente monótonas e pouco inventivas. Apesar dos inimigos variarem um pouco — o título conta com tipos diferentes de zumbis além de Cerberus e Tyrants —, os objetivos normalmente se resumem a seguir do ponto A ao ponto B para obter uma chave e abrir a porta C, onde está um grupo de sobreviventes. Depois, o usuário deve fazer a mesma coisa em outra área do aeroporto. E de novo. E sucessivamente.

Assim como em Resident Evil 4, Degeneration também conta com um sistema de compra, venda e upgrade de armas. Mercenários espalhados pelo aeroporto decidiram lucrar com a tragédia de Harvardville e comercializam todo o arsenal que será utilizado por Leon. O sistema continua tão intuitivo como sempre e incentiva a exploração e combate.

Chega de insistir no erro

A saga de Resident Evil nos dispositivos iOS começou com Resident Evil 4, foi aprimorada em RE: Degeneration e, em 2011, recebeu uma nova edição com Resident Evil Mercenaries Vs. Todos os jogos, porém, insistem em um mesmo erro: tentar transportar completamente a experiência dos consoles para os dispositivos da Apple.

Review Resident Evil: Degeneration para iPhone

Na tentativa de se criar controles e dinâmicas semelhantes às já aplicadas nos joysticks, a Capcom perde a oportunidade de aproveitar recursos bem interessantes do aparelho, como a tela sensível ao toque e o acelerômetro. Títulos como a série Chronicles, por exemplo, cairiam como uma luva nestes aparelhos e, com seu ritmo acelerado e conciso, ofereceriam uma experiência muito mais digna de Resident Evil do que o jogo baseado em Degeneration.

Apesar de todas as críticas negativas desta análise, o baixo preço do game ainda pode ser um atrativo, aliado à perspectiva de se ter um Resident Evil “quase de verdade” no bolso. Tal ideia é verdadeira mas o único efeito causado por RE: Degeneration é a esperança de que, um dia, a Capcom consiga criar um jogo que faça jus ao nome que carrega.

Resident Evil: Degeneration para iPhone pode ser comprado por meio da Apple App Store. O game também está disponível para celulares da Samsung que rodem o sistema operacional Bada.

Esta análise foi escrita em memória de Steve Jobs, um dos maiores gênios que a tecnologia e o mundo contemporâneo já conheceram. Sem ele, o game analisado aqui, e tantos outros, não existiria e a própria indústria seria bem diferente do que ela é hoje.

Tags: , , , , , ,

Author: Felipe Demartini View all posts by
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

20 Comentários em "Resident Evil: Degeneration para iPhone"

  1. JOSÉ SILVEIRA NETO 06/10/2011 at 01:15 -

    SENHOR EVIL SHADY, FAÇA MATERIAS E REVIEWS DE JOGOS QUE JA JOGOU.. JA PEGOU NAS MAOS E JA TESTOU..

    FAZER ANALISES BASEADAS EM OUTRAS ANALISES, E POR VIDEOS, É BEM CRU E DE NADA SERVE NO FINAL DAS CONTAS.

    PARA AVALIAR, TEM Q TESTAR, AO VIVO.

    FALOW.

    • -Evil Shady- 06/10/2011 at 01:31 -

      Eu te mandaria uma foto minha segurando um iPod Touch com o game rodando mas me lembrei que não preciso provar nada pra ninguém.

      • Dalmacio JR . 22/02/2012 at 16:34 -

        Falou pouco mas falou bonito hehe

  2. Davi Redfield 06/10/2011 at 01:22 -

    Quem disse que ele não jogou? o_O

  3. StevenLAndrade 06/10/2011 at 02:05 -

    Tem cada sem noção… não faria sentido nenhum fazer uma analise sem experiementar por si própio… Gostei da sua resposta no primeiro comentário -Evil Shady- ;D

  4. Kinrpg 06/10/2011 at 09:05 -

    HAUAHAUAHUAAHUA

    Povo doido… Interessante o que falou Shady sobre o controle do Iphone. Joguei ele no Nokia (onde o game foi originalmente lançado no tal do n-game) e dava pra jogar sussa. Mas tinha o mesmo problema de atrirar a distancia.

    • -Evil Shady- 06/10/2011 at 10:43 -

      Mas o jogo do N-Gage não é só aquele em primeira pessoa?

      • Kinrpg 07/10/2011 at 09:53 -

        Então Shady saiu 3 versões do Degeneration. Para celulares Nokias mais simples (5200 e similares) fizeram ele em primeira pessoa em que vc vai pegando missões etc. Para celulares Nokia um pouco mais potentes (Nokia Xpress Music e superiores por exemplo) sai uma versão do Degeneration com o mesmo esquema de missão do em primeira pessoa, mas com visão em 3º. O Leon em 3D andando por algumas salas ou corredores simples (lembra muito aquele RE3 para celular). Ja os Smartphones (N95 etc…) ganhou o parrudão que é esse ai que uns anos depois foram levados para o Iphone. Infelizmente com o desligamento da plataforma Symbiam da Nokia o site do N-Gage for transformado em uma loja de “joguinho de celular”.

        Nota acho que deu pra perceber que sou fã da nokia HAUHSUAHSU

  5. Kinrpg 06/10/2011 at 09:07 -

    AHUAHAUAHAu ja te disse que num precisa ficar estressadinho com os comentarios?

    Ja passamos dessa fase :p

    O povo é doido xD

  6. Gabriel U. 06/10/2011 at 17:25 -

    Sera que seria uma boa lançar RE: Degeneration pros consoles de mesa?
    Acho que podia melhorar.
    Sera mesmo?

    • -Evil Shady- 06/10/2011 at 19:40 -

      Se for exatamente esse jogo dos celulares, com certeza não.

      • rescclp 06/10/2011 at 23:57 -

        Bem, esse jogo poderia ser interresante no zeebo, mas o console já morreu, né? Eu quae comprei o zeebo pelo RE4… =/

        • Kinrpg 07/10/2011 at 09:55 -

          Pois é cara eu também quase comprei um Zeebo. Pena que um mal plano de negocios e o surgimento do Android mataram o aparelho =/

          se bem que o RE4 que a capcom portou para o parelho tava estranho kkk

          • -Evil Shady- 07/10/2011 at 10:44 -

            O RE4 que a Capcom levou pro Zeebo é o mesmo do celular… é tipo uma versão piorada do iPhone

          • Kinrpg 07/10/2011 at 14:00 -

            Ele é um port do primeiro RE4 que saiu pra celular muito antes do iphone ser lançado e rodavam em celulares que utilizava o sistema operacional BREW (da Qualcom) que alias é o mesmo sistema do Zeebo. E neles tambem todos os ganados eram azuis (smurfs HAUSHAUSHU). E a capcom não foi a unica que fez ports meia boca pro aparelho, namco foi a mesma coisa =/

      • Gabriel U. 07/10/2011 at 18:38 -

        Beleza.

  7. Lincoln 07/10/2011 at 16:44 -

    D: , tinham que fazer um desse para Android

  8. Mr.X 06/06/2012 at 16:08 -

    A jogabilidade não é um ponto ruim, por que quase todo os jogos de IPhone tem a jogabilidade ruim 😀

  9. Pablo 18/07/2013 at 07:47 -

    Oi, Evil Shady queria saber qual as chances desse game chegar ao android, e, se tem daqui quanto tempo?
    Abraços

    • Felipe Demartini 18/07/2013 at 11:15 -

      Acho dificil. Já faz tanto tempo que lançou…