Capcom diz que manuais são coisas do passado

Resident Evil 6 pode estar sendo vendido antes do lançamento

Desde Resident Evil 6, os lançamentos da Capcom nos Estados Unidos não estão mais vindo acompanhados de um manual físico. A ausência do livreto têm frustrado os colecionadores, mas a Capcom não parece disposta a voltar atrás da decisão. Em declaração por meio de seu fórum oficial, um representante da empresa afirmou que tal artigo é “coisa do passado”.

Segundo TwiGGy, um dos moderadores do espaço, são diversas as razões para o fim dos manuais de papel, entre elas, a redução nos custos de produção e a preocupação com o meio ambiente. Além disso, ele cita estudos internos onde foi descoberto que menos de 10% dos consumidores de jogos retira os livretos da embalagem.

O representante cita a enorme quantidade de informações disponíveis na web e os PDFs oficiais disponibilizados pela empresa como substitutos para os manuais de papel. E você? Sente falta dos velhos livretos ou acha que estamos melhores sem eles?

Pensando como colecionador, o fim dos manuais realmente deu uma empobrecida no produto final, já que agora os jogos vem acompanhados apenas por folhetos com informações de segurança. Só que, se observarmos friamente, vamos que os tradicionais livrinhos de instruções são normalmente bem toscos, com pouca informação útil e imagens de baixa qualidade.

Quem de vocês realmente já utilizou um manual de instruções ou o manuseou mais do que algumas vezes após a aquisição dos games? Nas gerações anteriores, eles eram bonitos e traziam informações extras; hoje, não passam de um apanhado raso de informações que todos já sabemos ou que também serão explicadas pelo próprio game. Daí, também, resultam as conclusões da pesquisa da Capcom. Nem todos são colecionadores, infelizmente.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

21 Comentários em "Capcom diz que manuais são coisas do passado"

  1. Arthur Espelocin 04/07/2013 at 10:58 -

    Quer um exemplo de um manual de respeito? Metal Gear Solid do PS1. Tinha um resumo dos games anteriores, detalhes da missão, perfis do personagens…
    É frustrante abrir a caixa do jogo e só ter um “papelzinho”…

    • Sniper3D 04/07/2013 at 15:19 -

      é verdade, nada se compara aos manuais de Metal Gear, eu como colecionador sinto falta de manuais de qualidade na serie.

      • Nandoskennedy 04/07/2013 at 17:31 -

        Os manuais de Final Fantasy também são muito bons. (na verdade, são a única coisa que mantiveram a qualidade intacta no andamento da série).

    • Marcus 06/07/2013 at 20:38 -

      Realmente até hoje em dia os manuais de MGS são bons, eu gosto bastante dos manuais mas caso diminuam o valor não vejo tanto problema.

  2. Vinivendra 04/07/2013 at 11:31 -

    Tb sinto falta mas como o Demartini disse se olharmos friamente eles tem razão, são puocas as pessoas que se importam com o manual e fora o desperdício de papel, querendo ou não isso diminui muito os impactos ambientais

  3. rescclp 04/07/2013 at 11:54 -

    Redução de custos? Preocupação com o meio ambiente? Menos de 10% reitram os manuais da caixa? Beleza! Concordo! Mas nas edições de colecionador, mesmo com essas alegações de irelevância, seria um item necessário! Afinal, estou pagando a mais pra ter uma edição “completa” e, com a mesma qualidade dos manuais asiáticos, não ligaria de pagar 5USD a mais! =/
     
    Ai serviria a pergunta: Quem usa essses manuais? Quem realmente da importância a eles? Então direcione-os a esse publico! Simples! =)

  4. Edu Alves 04/07/2013 at 13:11 -

    Gostei o manual de Resident Evil 5 para PC. Porém como a empresa disponibiliza os mesmos na internet, acho desnecessário, visto que a maioria das pessoas tem acesso a internet hoje em dia, e a gente tem que pensar na questão ambiental, já que com a ausência de manuais físicos mais árvores são poupadas de serem cortadas para serem transformadas em papel.

  5. Enésio 04/07/2013 at 13:47 -

    Não Concordo Com A Falta do Manual, Porque A Cada RE Lançado Muda os Comandos e esse Manual Basico seria uma Pequena Referencia. Hoje Tira O Manual E Futuramente Retira A Midia Fisica !

    • ROCKBruno6 (ps3) 04/07/2013 at 14:26 -

      Com certeza, na hora do aperto de esquecer qual botão faz o que vc só iria lá e pegaria manual para ver enquanto pausa o jogo (fiz mto isso com mirror’s edge, condemned, até msm dead space 1 esses dias não me lembrava de nada dos comandos).. Mas com RE6 por ex, se vc pausar o jogo vc continua levando dano, e o jogo tem tantos comandos que é dificil pegar tudo no primeiro MÊS que vc está com o jogo, então vc acaba passando muitas frustrações.
      ——————
      Tirando que um manual bem feito continha também informações de inimigos e de armas, (igual do dead space 1-2 , condemned 2, turok, até mesmo o do dead island é bem feito)

  6. ROCKBruno6 (ps3) 04/07/2013 at 14:23 -

    Eu compro os jogos com um olhar de “colecionador” então quanto mais coisas vierem melhor.. por ex, os manuais de RE5 gold e de metal gear 4 são muito dahoras,
    Eu curto os manuais (os bem feitos) pq sao divertidos de se ler, esclarecem algumas duvidas e geralmente jogo que vinha com manual nao tinha aqueles tutoriais CHATOS (para nao dizer outra coisa) que duravam quase meia hora

  7. Marcus Vinícius Roston 04/07/2013 at 14:26 -

    Os manuais simplesmente são a minha motivação para comprar um game em mídia física, para fazer coleção. No começo dessa geração, quando comprei meu Ps3, jurei pra mim mesmo que jamais iria aderir à mídia digital, mas o tempo foi passando e as coisas foram mudando, hoje em dia até mesmo as empresas estão tentando incentivar a prática da compra de conteúdos digitais. Se os manuais continuarem seguindo pelo caminho que estão, logo logo eu abandono de vez meus discos e parto direto pra PSN pra comprar meus jogos. Não é o que eu gostaria que fosse, mas é o que é =.

  8. Danilo 04/07/2013 at 16:16 -

    Resident Evil bom é coisa do passado, agora jogam merda na nossa cara, olha esse jogo tosco RE 6

  9. Nandoskennedy 04/07/2013 at 17:38 -

    Nesse ponto a Nintendo ganha um ponto a mais, já que seus jogos possuem manuais de alta qualidade e muito detalhados.
    Para tornar os manuais mais viáveis e justificar os custos de produção (esse papo de maio ambiante é pura besteira), eles poderiam incluir informações extras que não tivessem no jogo em si ou simplesmente acrescentar ilustrações exclusivas de alta qualidade.
    Na época do Playstation 1, comprei um RPG (não lembro o nome, acho q foi Breath Of Fire IV), que continha uma história curta em mangá (cerca de 3 páginas) dentro do manual, além de ilustrações super legais que eu sempre mostrava com orgulho pros meus amigos.
    Se fizessem algo semelhante nos manuais de hoje, tenho certeza que valeria apena pagar alguns centavos a mais pelo jogo.
    No caso dos jogos de esporte, os manuais são realmente dispensáveis, afinal quem liga pro manual do FIFA por exemplo?

  10. Davis Abreu 04/07/2013 at 18:12 -

    No meu caso como não tinha experiência com Shooters, eu tive de consultar o manual de Resident Evil Operation Raccoom City diversas vezes e ainda não aprendia, pra poder passar da primeira fase, a última coisa que eu aprendi foi correr naquele jogo!

  11. nome 04/07/2013 at 19:14 -

    Não sinto muita falta dos manuais. No jogo te muito bem as opções de controles, porque afinal eu sou a favor da redução de papéis.
    Se teve um manual que eu olhava bastante e ainda olho é o manual do RE5 Gold Edition. Eu acho a capa e o manual extremamente bonito.

  12. G-Wesker 04/07/2013 at 22:28 -

    Nessa geração, foi raro ver manuais realmente de qualidade; Metal Gear Solid 4 e GTA IV são grandes exemplos disso.

  13. Dante_Kennedy 04/07/2013 at 23:47 -

    Eu fiquei bem desapontado com essa resposta especialmente pelo fato dessa pratica estar acontecendo especialmente nos EUA, logo de onde os jogos do Brasil vem… Tbm não gostei do fato da moderadora não ter dado um ”direito de resposta” meu e de qualquer outra pessoa do fórum que desejasse opinar sobre o assunto, pq eu sinceramente acho dificil de acreditar que o manual seja tão desvalorizado por lá, inclusive porque todo unboxing que vi de RE6, Revelations e DmC as pessoas mostraram decepção ao abrir a caixa dos jogos. Acho mais facil terem tirado pra cortar gastos do que por qualquer outra coisa =/

  14. Leon S Becker 05/07/2013 at 00:41 -

    Por mais que tenham poucas informações ainda acho que falta alguma coisa nas versões físicas..
    o “mini”manual era bem bacana e diferenciava bastante pois um CD com capa pode ser comprado em versões pirata sem nenhum valor colecionável :/

  15. Vitor 05/07/2013 at 15:32 -

    Engracado que o manual de RE:Revelations no 3DS e bem bacana e repleto de informacoes, ja a versao dos console e apenas um misero papelzinho! Esse e um dos motivos pelo qual ainda naum comprei a versao de console, pra vceis verem como o manual faz falta para alguns.

  16. Edinan 07/07/2013 at 17:53 -

    The Last of Us, por exemplo, vem um panfleto dentro da capa. Ainda bem que o jogo é fantástico, então eu perdoo a Naught Dog.

  17. PJ 08/07/2013 at 12:36 -

    Eu acho que os manuais tem que acabar mesmo. Mas tem que se ter um cuidado com os tutoriais nos games, que às vezes são muito intrusivos.

    E mais, os manuais podem ser embutidos nos games, através de um modo tutorial.