Capcom divulga cronologia do incidente em Raccoon City

Capcom divulga cronologia do incidente em Raccoon City

A Capcom publicou, em seu blog oficial, uma pequena cronologia dos incidentes em Raccoon City, que são mostrados durante Resident Evil 2 e 3. A linha do tempo resumida exibe a data de diversos dos eventos que aconteceram entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro. Confira a tradução:

  • 22 de setembro: O time Alpha das Forças de Segurança da Umbrella (incluindo HUNK) rouba o G-Vírus de William Birkin; a batalha termina com o T-Vírus sendo espalhado nos esgotos de Raccoon City, infectando ratos e poluindo a água.
  • 24 de setembro: Apenas dois dias depois, a cidade está tomada por zumbis.
  • 25 de setembro: O exército americano chega para evacuar os sobreviventes, conter a infecção zumbi e isolar a área. Nada disso vai bem, pois diversas pessoas ainda estão presas na cidade.
  • 26 de setembro: A delegacia de polícia de Raccoon City é invadida. A Umbrella envia os mercenários da U.B.C.S. para recuperar amostras virais e obter dados de combate das armas biológicas que ocupam a cidade.
  • 27 de setembro: Os sobreviventes da R.P.D. são mortos pela horda zumbi. Poucos restam, mais precisamente, apenas o Chefe Brian Irons. Enquanto isso, a missão da U.B.C.S. não está de acordo com o plano, já que Raccoon City está totalmente infestada. Jill Valentine deixa seu apartamento em uma tentativa de escapar dos zumbis.
  • 28 de setembro: A maioria dos agentes da U.B.C.S. está morta, e todos os esforços para conter o incidente estão falhando. Os poucos restantes acabam auxiliando Jill Valentine a fugir.
  • 29 de setembro: A situação continua piorando e o exército americano cria uma barricada ao redor da cidade. O oficial da R.P.D. Leon Kennedy (se apresentando em seu primeiro e único dia de trabalho) e Claire Redfield entram na cidade por meio de bloqueios destruídos.
  • 30 de setembro: Zumbis e armas biológicas estão prestes a escapar; o exército americano decide bombardear Raccoon City para conter a situação. HUNK finalmente escapa dos esgotos com o G-Vírus, garantindo mais jogos de Resident Evil. Leon e Claire escapam da cidade de trem.
  • 1º de outubro: Raccoon City é destruída ao amanhecer por um bombardeio; as vezes é uma única bomba nuclear, outras vezes são diversos mísseis. Os relatos são um pouco confusos naquele dia, pois o céu estava em chamas.

Ao final, a empresa reafirma ainda que Resident Evil: Operation Raccoon City é um cenário “E Se…”, e não alterará a cronologia passada.

O texto publicado pela Capcom, apesar de extremamente resumido e carente de informações, pode servir como uma espinha para aqueles que se perguntam sobre a real sequência dos fatos em Raccoon City. Após modificar sua cronologia diversas vezes, a empresa publica uma versão oficial do canon, que oficializa alguns absurdos como a fuga de HUNK, que levou oito dias para acontecer, e perde a chance de resolver outras questões, como a natureza e total de bombas que devastaram a cidade.

Sendo assim, a mini linha do tempo publicada pela Capcom serve apenas para provar uma coisa: a história de Resident Evil continua tão confusa como sempre, e a empresa não parece disposta a corrigir isso.


Tags: , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

21 Comentários em "Capcom divulga cronologia do incidente em Raccoon City"

  1. Davi Redfield 29/09/2011 at 21:15 -

    Well, absurdo ou não, é bom ter uma data atribuída para o roubo do G-vírus. =P

    Há quem diga também que a cidade foi destruída no dia 2 de Outubro (se não me engano, a timeline do Project Umbrella é um exemplo disso), e nessa versão resumida é apontado o dia 1º.

  2. 11thdimension 30/09/2011 at 01:02 -

    Então Hunk(mr Death) ficou oito dias nos esgostos, comendo e bebendo oque?agua e ratos infectados?lol
    ou ele foi na possivel cantina da R.P.D pegar alguma comida?

    ou Talves ele não precise de agua e nem de alimentos,
    porque talves eles esteja realmente morto,(lol biologicamente isso não seria possivel,porem talves o T-virus tenha modificado seu corpo,e ele passou a precisar menos de comida e agua),aqui na terra, temos um animal,o Crocodilo branco que pode ficar mais de 1 ano sem comida,
    ou ele tinha alguns sanduiches e cantils de agua na roupa.
    ou talves ele seja um cyborg.
    ou talves a Umbrella transplantou o cerebro dele para um cyborg antes de mandalo
    a Raccoon City.

    • evander 30/09/2011 at 23:13 -

      kkkkkkkk adorei seu comentário

  3. 11thdimension 30/09/2011 at 01:19 -

    Resident Evil 3,Começamos a jogar na noite do dia 28,e durante o jogo se passam 3 dias,
    lol,Porque não ha luz do dia?
    quando a Jill desmaia apos a luta com o tyrant Nemesis, se passam 3 dias?lol

  4. 11thdimension 30/09/2011 at 01:33 -

    Leon e Claire chegam pela rodovia principal com a barricada destruida?aonde deveria estar cheia de soldados?
    Ai pode se dizer que um Tyrant 103 passou por la e matou todos os soldados e destruiu a barricada,porem a estrada deveria estar cheia de corpos e destroços,mas não tinha nenhum corpo nem destroços la,lol
    pode se dizer que Helicopteros da Umbrella mandaram misseis la, que destruiu barricada e matou os soldados mas teria que haver algum destroço ou corpo na entrada da cidade,e tambem com misseis aquela ponte teria caido e não teria como passar por ali.lol

  5. Davi Redfield 30/09/2011 at 10:45 -

    Não se sabe como exatamente HUNK sobreviveu por tanto tempo nos esgotos. A menos que isso seja mostrado, simplesmente saber a data do roubo do G-vírus já é mais do que o suficiente.
    RE3 começa na noite do dia 27, não 28.
    Jill sai do armazém na manhã do dia 28.
    Ela chega à Torre do Relógio no final da noite do dia 28, e é infectada por Nemesis.
    RE2 acontece no dia 29. Logo, Carlos busca a vacina para Jill na noite do dia 30. Ela acorda na madrugada do dia 1º e escapa antes do amanhecer, quando o míssil é lançado em Raccoon City.
    Não havia apenas uma rodovia principal em Raccoon. Obviamente, se a barricada estava destruída, Leon e Claire não poderiam encontrar soldados.
    Sinceramente, os pontos que levantou sobre as barricadas são irrelevantes.

    • 11thdimension 30/09/2011 at 11:03 -

      Eu disse dia 28,quando nos começamos a jogar,
      então a Jill ficou com o virus no corpo durante 2 dias?lol,
      a ponte que eles entram é a ponte principal da cidade,mesmo que tivesse sido destruida,teria que ter algum destroço ou corpo,puta merda,essa foi a pior barricada que um execito podia fazer,teria que ter pelo menos uma placa falando,não entre.

      • Davi Redfield 30/09/2011 at 11:28 -

        Pois então, nós começamos a jogar na noite do dia 27, sabe quando acontece a explosão e Jill se vê cercada por zumbis? Então.
        Qual o problema de Jill ter ficado com o vírus no corpo por 2 dias? O vírus age mais rápido ou mais lentamente, dependendo do indivíduo. Basta lembrar de Peter Sish, o zelador da Mansão Spencer, cujo processo de transformação em zumbi levou muito mais do que 2 dias.
        Quanto às particularidades da barricada, seriously, isso não é relevante.

        • 11thdimension 30/09/2011 at 14:51 -

          é ,mas o Peter Sish virou zumbi no final,
          e a Jill ficou 3 dias com o virus no corpo, e a vacina fez efeito?Sei que é tosco falar sobre a barricada,mas aquela ponte é muito grande e não é possivel que não houvesse ninguem ali para impedir a entrada e saida dos moradores e visitantes.

          • evander 30/09/2011 at 23:18 -

            tipo antes vc disse que eram 2 dias agora 3

        • 11thdimension 30/09/2011 at 23:57 -

          Evander,
          lol são 2 dias,

  6. Bruno Massao 30/09/2011 at 12:43 -

    Bem, eu acho que toda essa timeline deveria ser cogitada a partir de horários.

    Por exemplo, a ação da equipe da USS para roubar o G-Virus: levando em consideração a quantidade pessoas dentro do laboratório (só William e Annette), eu cogitaria algo em torno das 22 horas do dia 22. Ou seja, a ação teria acontecido em quanto tempo? 2 horas? Talvez menos? Enfim, o ponto aqui é que se ação ocorreu à noite, HUNK não ficou desacordado por 8 dias – o ataque de do Birkin teria acontecido pouco antes da meia noite do dia 23.

    O começo do Resident Evil 3 é justamente com a Jill saindo do seu apartamento, correto? Pois bem, levando em consideração o mesmo ponto proposto acima, suponhamos que ela tenha deixado seu apartamento às 21 horas do dia 27. Aquele pequeno trecho é no dia 27, e logo após entra o famoso trecho “September 28th. Daylight…”, o que indica que ali já era “manhã” do dia 28. Ela provavelmente encontrou o armazém e descansou ali.

    Agora nós temos duas alternativas: a primeira, que eu considero pouco provável, seria ser madrugada do dia 28 quando ela deixa o armazém; a segunda, que eu acho mais plausível, é a de que já era final de tarde do dia 28. Por que? Explico: Se ela encontrou o armazém e ajudou o Dario, eles provavelmente esperaram a filha dele chegar ao armazém também. Como ela não chegou, Jill fala pra eles irem embora (e ele se recusa).

    Cogitando a possibilidade dessa parte de RE3 ser realmente à noite no dia 28, já teríamos um gap de, no mínimo, 12 horas desde que ela tentou escapar da cidade. E aí, quando ela chega na Clock Tower, provavelmente já estava quase no dia 29. Ela enfrenta o Nemesis e, bem, cai, enfraquecida pelo vírus – lembrando que o Carlos já estava desacordado.

    Agora… Quanto tempo vocês acham que eles ficaram desacordados? Pode ter acontecido do Carlos ter ficado desacordado por 2 horas, acordou, viu a Jill desacordada e a levou para dentro. O que acontece depois? Eu acho que ele esperou ela recobrar a consciência – tanto que, quando você vai sair para ir ao hospital, ela não está desacordada, e sim fraca. Acontece que a Jill só recobra a consciência no final de tarde do dia 29. Ou seja, a passagem em que o jogador está utilizando Carlos pode ocorrer exatamente ao mesmo tempo em que RE2 está acontecendo.

    Pois bem, Carlos volta até Jill (nisso já poderia ser dia 30), com a “cura”. Eles ministram a cura e… Quanto tempo demorou para o anti vírus agir? Poderia ser que tenha demorado algumas horas, o suficiente para ser final de tarde… do dia 30. Então aquela passagem toda de parque -> estação de tratamento de lixo -> destruição de Raccoon tenha acontecido da noite do dia 30 de setembro até o amanhecer do dia 1º de outubro.

    Voltando ao HUNK. Levando em consideração que ele caiu desacordado no dia 22, quase no dia 23, pode ter acontecido dele ter recobrado a consciência durante a noite do dia 29. Se for exatamente isso, ele ficou pouco mais de 6 dias desacordado.

    Continuando – o caminho que ele faz para escapar tomaria a seguinte forma: ele acorda na noite do dia 29 e faz o caminho para escapar; conseguindo chegar no helicóptero no início do dia 30, durante a madrugada – não se esqueçam que ele sai de Raccoon beeem antes da aniquilação da cidade, e possivelmente antes de Claire e Leon saírem da cidade também.

    Claro que tudo isso que eu escrevi são hipóteses.

    • 11thdimension 30/09/2011 at 14:59 -

      Vou jogar o jogo de novo para rever as datas,porem ha uma hipotese,talves o tempo funcione dessa forma em Resident Evil 3,por exemplo quando chegamos na rpd e la dentro pegamos a pedra e o Lock pick e saimos,talves dentro da rpd o tempo passe mais rapido assim como na torre do relogio e no hospital e no laboratorio da Umbrella, se voce prossegue no jogo,o tempo deve passar deve da um salto,tipo no hospital,pode ter ficado de dia e vindo a noite do 30 para 1 la dentro.

  7. Davi Redfield 30/09/2011 at 13:32 -

    Cara, Jill diz acordar no dia 1º.
    Also, não acho que seja possível uma pessoa – mesmo HUNK – ficar desacordado durante 7 dias. Espero que ORC jogue uma luz sobre o por quê de HUNK ter demorado tanto para sair dos esgotos.
    De resto, concordo com basicamente tudo.

    • youkofoxy 05/10/2011 at 10:22 -

      vou te explicar de um forma bem simples:
      coma.
      no estado de coma a pessoa entra em um especie de hibernação, esse e o única saída plausível para essa fuga demorar tanto.

      PS: sabemos que o estado de coma geralmente acorre após fortes pancadas, e para que mas forte do que um surra do Birkin primeira forma?

  8. leonidasPF2 30/09/2011 at 16:57 -

    Ai shady so pra avisar tem um erro nos dias 26 e 20 de setembro,tirando isso boa tradução muito boa mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Doug 04/10/2011 at 18:33 -

    Na minha opinião, a cronologia, que a Capcom mudara diversas vezes, ainda continua meio confusa, porém, serviu para esclarecer alguns relátos, que por si eram duvidosos … mas espero que decidam corrigir, de acordo com o roteiro official.

  10. Mr.X 17/05/2012 at 22:12 -

    Shady tem um erro no texto … ” 28 de setembro: A maioria dos agentes da U.B.C.S. está morta ” … não seria ”estão mortos” ???

    • -Evil Shady- 18/05/2012 at 01:10 -

      Não, o está concorda com “a maioria”. Tanto faz na verdade, a sua correção também não está errada.

  11. jhonata 27/12/2012 at 19:54 -

    O que eu sei é que resident evil 3 começa 24 horas antes de resident evil 2, e termina 24 horas depois do residente evil 2.