Capcom considera desenvolvimento ocidental de RE: Operation Raccoon City um sucesso

Resident Evil: Operation Raccoon City – Novas imagens do multiplayer

Comentando a marca de dois milhões de unidades de Resident Evil: Operation Raccoon City em todo o mundo, a Capcom diz ver com bons olhos a tentativa de desenvolver um game fora de seus próprios escritórios. Para a empresa, a aliança com a produtora ocidental Slant Six foi um sucesso.

A companhia também se mostrou satisfeita com a redução no tempo de desenvolvimento de seus jogos, utilizando recursos internos e externos da forma mais eficiente possível. A Capcom usa Lost Planet 3 como exemplo, indicando que a chegada do título apenas dois anos e meio após o episódio interior é um resultado do bom trabalho realizado entre a empresa e a desenvolvedora americana Spark Unlimited.

As declarações foram feitas em uma sessão de perguntas e respostas sobre os resultados financeiros do último ano fiscal.

A notícia indica que poderemos, bem em breve, ver mais um Resident Evil sendo desenvolvido por um estúdio ocidental ou até mesmo pela própria Slant Six. Não é possível negar o sucesso de RE: Operation Raccoon City, mesmo com as críticas medianas e negativas recebidas pelo título.

Para a Capcom – ou qualquer empresa de games – o que importa de verdade é a aceitação do público e, como dá para perceber, os fãs aprovaram o título. Assim, sempre dá para esperar uma sequência ou novos games com a mesma abordagem.


Tags: , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

25 Comentários em "Capcom considera desenvolvimento ocidental de RE: Operation Raccoon City um sucesso"

  1. Djeme 16/05/2012 at 18:37 -

    Eu gostei do ORC mais tava jogando aqui e deu um bug que a arma do cara ficava virada pra tras :S mais mesmo assim é um bom jogo 😀

  2. Mr.X 16/05/2012 at 19:07 -

    Operation Raccoon City não é Resident Evil ! Desde quando em Resident Evil você tem que matar humanos ??? Em RE CV e Survivor tinha isso mas eram em poucos momentos, agora nesse ai tem mais humanos do que zumbis 🙁

  3. Mr.X 16/05/2012 at 19:12 -

    Shady cadê a matéria do Sweet Home ?

    • -Evil Shady- 16/05/2012 at 19:24 -

      Vai sair qdo estiver pronta (e eu nem vou começar a fazer tão cedo)

  4. José Mac 16/05/2012 at 19:37 -

    Pra mim, o sucesso desse jogo foi mais devido a polêmica classificação dele nas mídias com notas baixas do que pelo mérito de ser um bom jogo em si.

    • rescclp 17/05/2012 at 02:17 -

      Também concordo José Mac =) Mas o post é sobre o desenvolvimento e não vendas. E nisso, o jogo realmente foi um sucesso!
       
      A terceirização do desenvolvimento, deve ter barateado e muito os custos dessa produção, (apesar de eu não saber o valor que ficaria para se desenvolver esse game internamente no japão). Esse sucesso também conta o fato de a Slant Six já possuir uma engine pronta, onde ela só adaptou o universo RE, o que óbviamente levaria mais tempo e geraria mais custo se a Capcom tivesse que fazer isso.
      Essa redução de tempo e preço é realmente de se comemorar! E ainda por cima, o game teve 2 Milhões de cópias vendidas. Como o Evil Shady opinou, eu também tenho certeza de que dentro de menos de dois anos, a Capcom lance mais games dessa forma, podendo ser REs ou outros jogos da empresa.

      • José Mac 17/05/2012 at 08:44 -

        É verdade, realmente a Capcom teve vantagens na redução de custos, pois tds sabem que a mão de obra no Japão é uma das mais caras no mundo.

  5. Mr.X 16/05/2012 at 19:39 -

    Pessoal, será que o gameplay com o Jake no Resident Evil 6 vai ser igual com o Wesker no The Mercenaries ? Com poderes iguais aos dele ?

    • José Mac 16/05/2012 at 19:50 -

      Eu acho que o Jake vai poder fazer mais coisas ainda!! Pelo que foi mostrado nos traillers até agora, o cara vai usar td que é parte do corpo pra esmurrar, quebrar, amassar, fraturar…
      To com pena das bows que vão enfrentar ele, pois o cara parece ate uma mistura de cobra com leopardo e urso ao mesmo tempo, dando pulos enormes e lutando mais que o Ryu…

  6. Dalmácio Júnior 16/05/2012 at 20:17 -

    Eu gostei do Resident Evil Operation Raccoon City, o que é ruim nele sao os cenarios muitos escuros e os bugs. 😀

    • Dalmácio Júnior 16/05/2012 at 20:23 -

      E tambem os dois fimais que sao pessimos. 🙂

    • José Mac 16/05/2012 at 20:40 -

      Já tentou clarear nas opções de imagem no jogo?? Tenho visto mts reclamando na escuridão, mas qd mexi nas opções de imagem, pra mim ficou uma “escuridão aceitável”.

      • Dalmácio Júnior 16/05/2012 at 23:17 -

        Logo quando vi seu comentario, fui logo mexer nas opcões de imagem do game, e da uma melhorada boa na imagem do game, valeu cara tu e 10, menos uma reclamação para mim agora, rsrsrs. 😀 Dai fica a dica galera é so fazer o teste. 😀

  7. Elen de paula 16/05/2012 at 20:48 -

    Shady na wikipedia que eu estava vendo do Resident Evil 6 falou que todos os países estarão infectados. Mais eu não sei se concordaria com isso,por em, uma imagem no primeiro trailer mostra a Ingrid Hunnigan falando com Leon e Helena e mostra um mapa americano com uns cinas de que as áreas marcadas foram “infectadas”,não sei se essas áreas mostram mesmo se estão infectados ou não. Será que e o fim para a população,e deve ser por isso que Sherry percorreu a busca de Jack para salvar a população? :S:S:S

    • -Evil Shady- 16/05/2012 at 20:57 -

      Até onde a gente sabe essa informação de infecção generalizada não procede.

  8. Mr.X 16/05/2012 at 20:48 -

    http://residentevil.wikia.com/Evil_Shade
    .
    Shady, seu nome vem dai ????

    • -Evil Shady- 16/05/2012 at 20:57 -

      Não. Sou Evil Shady desde mto antes do Outbreak rs

  9. Bruno Coelho 16/05/2012 at 23:13 -

    Bem, contra fatos, não há argumentos. Diante disso, aceito o termo “sucesso” dado ao Resident Evil Operation Raccoon City. Todavia, questiono se os fãs de fato gostaram do título. Porque passando por sites brasileiros da franquia, vejo mais comentários negativos do que positivos do game.

    Afinal, precisamos ressaltar que Operation Raccoon City teve grande parte de suas vendas devido ao peso da marca “Resident Evil”, que por si só, é bastante forte. Somado a isso, o game feito pela Slant Six teve uma campanha de marketing jamais vista a um título da série, nem mesmo em jogos canônicos. Foram vários vídeos no Youtube e outras mídias sociais, principalmente levando ao fã o ar de nostalgia revendo os velhos personagens e Raccoon City. Sobretudo, ítens como coleção de roupas, action figures e etc.

    Então cabe questionar a situação. Por um lado, aSlant Six atingiu as expectativas da Capcom em vendas. Mas em qualidade do jogo, a Capcom esteve satisfeita? Afinal, o game é pouco focado no enredo, cheio de bugs, jogabilidade confusa até para o estilo shooter. Nesse ponto, tenho minhas dúvidas. E a Capcom jamais admitiria publicamente uma insatisfação com Operation Raccoon City, pois isso atrapalharia as vendas e geraria uma imagem negativa ao jogo.

    • rescclp 17/05/2012 at 02:33 -

      Cara, eu acredito que a Capcom estaria satisfeita se a Slant Six tivesse entregado um produto “completo” (seja lá como a Capcom iria entender isso), divertido e totalmente funcional.
      Bem, na minha opinião, o produto não aparenta estar completo, e não é tão divertido pelo fato de não ser totalmente funcional, pelos bugs apresentados e como você disse e também concordo, jogabilidade confusa.
      Se comparamos os jogos desenvolvidos internamente pela Capcom, seriam padrão AAA, e esse seria B!
      A única forma que vejo pela Capcom aceitar esse “produto”, é porque se houvessem problemas, grande parte deles cairiam sobre a Slant Six que foi a desenvolvedora, ou pelo baixíssimo custo do desenvolvimento para a Capcom. Concorda? =)

      • Bruno Coelho 17/05/2012 at 08:49 -

        Estou de acordo.

        Acho estranho a Capcom estar satisfeita, se Resident Evil Operation Raccoon City tem qualidade muito inferior ao padrão de seus jogos.

        Também creio que o game foi entregue atrasado, muito embora isso não seja oficial, já que a Capcom anunciou o título para o inverno (hemisfério norte). Mas havia a impressão, ao menos para mim, que o game seria lançado no final de 2011, ao invés do final de março do ano seguinte.

        Em contrapartida, Resident Evil 6 deu a cara ao público já com data de lançamento. O projeto estava tão adiantado, que a desenvolvedora passou a mesma de novembro para outubro.

        Por sua vez, a Slant Six entregou um jogo no limite do prazo, ainda com diversos bugs somente aceitáveis em versões beta. Sobretudo, as missões da Spec Ops tiveram suas DLC’s disponibilizadas em doses homeopáticas, como pães que acabam de sair da forma em uma padaria.

        Então, nem tudo que ocorre oficialmente é o que de fato ocorre. Por essa razão, Capcom nunca admitiria publicamente sua decepção com Operation Raccoon City, pois isso atrapalharia as vendas, puxadas pelo peso da marca “Resident Evil” e forte marketing em torno desse título. Afinal, de crítica negativa, já há em sobra da imprensa especializada e até dos próprios fãs da série. Para que fazer coro?

        Portanto, tenho minhas dúvidas se a Capcom está satisfeita e se a mesma cogita trabalhar com a Slant Six. Acho simples dizer que o fato do game ter vendido 2 milhões deixa a empresa tranquila quanto às metas do projeto, por mais a mesma vise lucro. Isso porque qualidade (enredo, gráfico, jogabilidade) é essencial e caso não seja mantida, a saga começa a cair em declínio. Temos exemplos no mundo dos games e não é possível que a Capcom não saiba.

  10. Robert 17/05/2012 at 03:56 -

    Esqueceram de mencionar que o bots na versão off eram totalmente burros e sempre iam ao inimigo na faca e nem sempre ajudavam, muito pelo contrario o jogo foi desenvolvido totalmente para jogatina online e isso em games hoje em dia é padrão, mas infelizmente pra mim é trágico, pois nem todos que possuem o console tem acesso com a rede, só por este motivo merece um game de baixa qualidade ?
    estou cansado de ver games de alta qualidade mas infelizmente focados no modo online e por isso os gamers que não possuem acesso a web ficam com apenas algumas horas de jogo o que pra um jogo tão bom é completamente insastisfatorio, na minha opinião isso na verdade não é usada para atrair jogadores au modo online e sim por causa da ejigencia dos gamers por gráficos estupendos e causa uma falta de espaço em mídia para fazer o game mais longo

  11. Diego 17/05/2012 at 08:11 -

    Meta o nome “Resident Evil” em qualquer coisa e ela vai vender igual a água no deserto. Era de se esperar que mesmo um jogo horrível como REORC vendesse bastante.

  12. yuri 17/05/2012 at 11:26 -

    não existe um jogo que, por ser voltado ao online, a campanha será um completo fiasco. esses dias o bot foi em direção ao fogo até morrer, depois de ressucitado, continuou a ir ao fogo. isso é uma piada com a cara dos fãs, soldados que tomam tiro e não saem do lugar, coisa de geração passada.

    todo game bom, mesmo que tenha campanha, tem single player atrativo.
    de um jeito ou de outro, a capcom é contraditoria, o trem é online, mas pc usa a games for windows, que é avacalhação pura, ngm gosta.

    para o usuário do Xbox, além de ter que ter conexão decente, ainda paga para usar os serviços on line, e ainda pode encontrar lag e players com misconduct.

  13. Diego 18/05/2012 at 09:14 -

    Jogo muito ruim!!!
    Respeito o gosto de cada um mas não da pra não ser contra um game dessa qualidade, muito ruim em diversos aspectos. Nem na versão PC os caras conseguiram acertar, o jogo é cheio de lag, texturas sumindo e carregando de novo, personagens ultra burros e por ae vai. Esse com certeza vai para o Hall dos games lixo da Capcom para PC. Lado a lado com Resident Evil 4 PC, Devil May Cry 3 e Onimusha.

    * Não vale a pena nem piratear de tão ruim.

  14. Lucas 18/05/2012 at 18:31 -

    A Capcom viu que o jogo é bem ruim, mas quando viu que vendeu bem, nao quis nem saber. Logo lançam outro igual esse aí.