Por que Revelations é meu Resident Evil preferido

Esboços e conceitos de Resident Evil: Revelations

Hoje, um dos melhores games da série Resident Evil vai receber o tratamento que sempre mereceu. Resident Evil: Revelations está sendo relançado para PlayStation 3, Xbox 360, PC e Wii U, estando acessível a um número bem maior de jogadores. Uma pérola que, finalmente, ganha uma concha muito mais aberta.

Não que o jogo seja inadequado ao Nintendo 3DS, sua única casa há mais de um ano. Muito pelo contrário, o título brilha como poucos jogos do console e permanece absoluto quando o assunto é ação e terror no portátil. A questão aqui é que Resident Evil: Revelations brilha também muito mais do que os outros títulos recentes da franquia.

Os gráficos, enredo e ambientação do game já foram exaustivamente discutidos e analisados por todos os grandes sites de games. Repetir isso aqui seria redundante – a análise está aí para isso. A qualidade do “novo” capítulo da série vai além de seus aspectos práticos. E foram justamente esses conceitos “além do game” que o tornaram o favorito aos meus olhos. Uma constatação que é digna de surpresa para muita gente.

Aceitação e concordância

Trailer exibe as novas armas de Resident Evil: Revelations Unveiled Edition

Trabalho com sites de Resident Evil há mais de dez anos e, desde 2010, cuido do Resident Evil SAC, meu primeiro projeto criado a partir do zero e que me possibilitou uma enorme aproximação ao público. E desde sempre, percebo um movimento que julgo bastante estranho por parte da comunidade: a busca de aceitação e concordância com relação às opiniões sobre a série.

A situação sempre segue da mesma maneira. Alguém inicia uma discussão sobre os novos rumos da franquia, afirmando que Resident Evil se perdeu após RE 4, transformando-se em uma franquia de ação descerebrada, algo apenas perpetuado por RE5 e RE6. A seguir, vem a pergunta: “não é verdade Demartini? Qual seu favorito?”

A resposta esperada de alguém que trabalha há tanto tempo com a franquia e é visto como “especialista” – apesar de estar bem longe disso – não vem. Pelo menos não de mim. Até a chegada de Revelations, Resident Evil 5 era o meu jogo favorito e, sem dúvida nenhuma, o que mais me diverti jogando até hoje.

A essa afirmação, normalmente se segue muita estranheza ou, no caso dos trollzinhos, acusações que normalmente envolvem a palavra poser e a ideia de que eu não mereço as visitas que me são concedidas todos os dias no site. Afinal de contas, como pode ser possível alguém que acompanha a série há tanto tempo ser fã da nova geração da saga?

Brevemente, a mesma explicação que já falei inúmeras vezes. Resident Evil 5, para mim, trouxe a nova jogabilidade da série – que me agrada bastante – com uma história densa e que envolve alguns de meus personagens favoritos na franquia. Além disso, foi o primeiro game que acompanhei o desenvolvimento com mais atenção, de forma “profissional”, trabalhando em um site. O espaço especial no coração apareceu sem muita dificuldade, até que Revelations veio trazendo tudo isso e muito mais.

Nichos e fanatismo

Novas imagens da versão PC de Resident Evil 6

Até certo ponto, Resident Evil 6 teve o mesmo efeito na comunidade que os filmes da série. Agora, os fãs estão divididos entre os que curtem o game e os que o odeiam. Uma guerra constante que acontece no Twitter e nas áreas de comentários dos sites, com argumentos igualmente estúpidos sendo disparados de ambos os lados.

Vieram então, quase que ao mesmo tempo, o anúncio do relançamento de Resident Evil: Revelations e a decepção da Capcom com as vendas e qualidade de RE6. Um “mal visto exclusivo” de qualidade melhor prestes a invadir o território de Jake, Chris, Leon e sua ação tresloucada e mostrar a todo mundo como se faz um Resident Evil da velha guarda. O resultado da mistura: o que gosto de chamar de “efeito recalque”.

Na tentativa de minimizar a importância de Revelations e manter a integridade de RE6, vêm argumentos como a falta da mira laser, a ausência de modo cooperativo ou o fato do game não permitir a seleção direta de capítulos. Fatores que fazem parte da essência dos tão amados jogos antigos da saga e que, pelo jeito, só são um problema quando se trata desse novo título.

Está instaurado então, o combate. Mas, nesse caso, os únicos que saem perdedores são os próprios fãs, que por motivos escusos e, para não dizer, idiotas, não se permitirão gostar de um dos melhores games da série enquanto tentam defender e proteger aquilo que acaba escapando pelos dedos.

E porque ele também deveria ser seu favorito

Mais imagens de Chris e Jill em Resident Evil: Revelations

Se você acompanha a série há algum tempo e observou a evolução dela ao longo dos tempos, pode ser mais um dos descontentes com os novos rumos de ação. Mais um motivo pelo qual você deve jogar Resident Evil: Revelations assim que puder colocar as mãos nele. A história a bordo do cruzeiro Queen Zenobia tem ecos do passado, só que no presente.

Os corredores escuros e apertados do navio trazem de volta as mesmas sensações da mansão de Spencer ou da delegacia de Raccoon City. E a munição é contada a dedo. O fato de você finalmente conseguir andar e atirar ao mesmo tempo dá uma grande vantagem ao jogador. Mas ao mesmo tempo, os inimigos são muito mais implacáveis, resistentes e estão com as garras mais afiadas do que nunca.

A trama também é um ponto em particular. Escrita por Dai Sato, experiente com animes, e com clima de seriado de TV, a história dá o equilíbrio perfeito entre os momentos de filme B dos títulos antigos e o desespero para salvar o mundo das novas aventuras. É intimista e global ao mesmo tempo. Puro amor em forma de game.

E se você é desses que se apaixona por mulheres feitas de pixels, Resident Evil: Revelations conta ainda com Jessica Sherawat. Atenção nela, já que além dos atributos muito bem expostos pela roupa tática que na verdade é um maiô, ela tem influência e atitude que poderiam deixar Ada Wong com inveja.

No 3DS, Resident Evil: Revelations já é a “boa” evolução da série, aproveitando o melhor do antigo e unindo-o às novidades de ouro. É a bala que vai tirar o gosto ruim de RE6 da sua boca. Agora que está disponível a todos – menos para quem tem PlayStation Vita – você não tem mais desculpa. A não ser, é claro, que você faça parte da turma do recalque. Nesse caso, eu te faço um pedido: saia dessa vida.

Artigo publicado originalmente no Level+.


Tags: , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

56 Comentários em "Por que Revelations é meu Resident Evil preferido"

  1. Nathan 21/05/2013 at 11:35 -

    O que encanta na franquia RE é que ela tem tantos jogos bons e personagens carismáticos que não existe uma unanimidade,no final gostamos todos de universo RE,embora tenha achado RE5 e RE6 muito abaixo dos outros jogos(principalmente o 6),ainda sim tem suas qualidades,meu preferido é o RE4 depois o RE2.RE Revelations tem o que eu esperava que RE5 e RE6 tivesse,seguido o estilo de jogo de RE4,só não manteve a posição da câmera sobre o ombro que ainda acho a de RE4 a melhor de toda saga,mas agora podemos atirar e andar,jogabilidade muito parecida,ação mas sem deixar de lado o terror,por isso é tão bom,até hoje não entendo porque a Capcom não seguiu esse rumo,os jogos continuariam agradando os fãs antigos e conquistando novos,bem diferente do que é hoje.

  2. Nathan 21/05/2013 at 11:39 -

    Demartini,na verdade não me surpreendi por você dizer que RE Revelations é seu favorito,me surpreendi mesmo quando você disse que RE5 era seu favorito.Imaginei que fosse ou o 2 ou o 1.

  3. Sniper3D 21/05/2013 at 11:44 -

    Meu preferido ainda continua sendo RE1, pois foi o que eu mais joguei, depois o RE Code Veronica, mas gostei bastante de RE 4 e principalmente o RE 5, acho que a movimentação do RE 5 ficou muito boa, poderiam ter utilizado a mesma no RE 6 com a liberdade de andar e atirar, ao meu ver o que RE 6 peca é na quantidade de “Quick Time Event” e as cenas hollywoodianas a lá “Duro de Matar”.

  4. Bruno D cesar 21/05/2013 at 12:01 -

    Até semana passada o RE4 era o meu favorito, mas confesso que o RE Revelations me pegou de surpresa, nunca pensei que ele fosse tão bom.Agora ele é também o favorito pra min.
    Essa escolha de favorito vai muito mais além do jogo em si, o Revelations vem como uma “rosa em meio aos espinhos”.

  5. Alan 21/05/2013 at 12:05 -

    Realmente o RE6 me deixou desanimado com a série, tanto que eu nem esperava muito de Revelations pra não ter outra decepção. Mas jogando a demo foi como ter as antigas sensações de RE renascendo, a parte mais escura da demo me lembrou muito do subsolo da delegacia do RE2 e no infernal que aquilo fica tomado de inimigo é muito tenso, finalmente agora tem inimigos que vc tem receio de se aproximar e toma cuidado pra não levar dano já que não brota erva quando vc precisa, jogabilidade pra mim tá ótima, mesmo em corredores apertados da pra esquivar e mirar sem a câmera te atrapalhar. Agora é aguardar o game completo pq esse RE promete. Todo RE que Jill é protagonista sempre é top.

  6. esdrasb 21/05/2013 at 12:16 -

    gostei muito do contato q tive com revelations tm a opção de deixar a jogabilidade estilo re4 ou estilo re5.
    infelizmente não existe jogabilidade perfeita, existe sim jogabilidade adequada.
    os melhores residents nunca foram os q tiveram a melhor jogabilidade (penso eu) mas sim a mais adequada e limitada aliada a bela trama e ótimos personagens principais e secundarios.

    eu ainda desejo um resident com camera totalmente 3ª. ´pessoa (tipo tomb raider), com uma movimentação mais natural (não muito rápida, com barra p correr, pois ninguem aguenta só correr, isso iria dar uma emoção a mais.)

  7. RafaelRedfield 21/05/2013 at 12:21 -

    Resident Evil mesmo tem uns tipos de fãs meio Malucos , uma vez tava conversando com um Colega e também Afirmei que o RE5 era o meu Favorito e em Seguida o RE3 , ele olhou com uma Cara de Espanto , só pelo Fato do game ser mais Focado na Ação. fora isso sem duvidas RE5 a melhor História e Jogabilidade do game para mim junto com o RE3 e o RE Remake que joguei Bastante também. mas só no RE5 me lembro que tinha mais de 200Horas. Desde de 2009 ainda tenho ele aqui para Jogar.. Acho muito Dificil Revelations tomar esse Posto , mas Vamos Ver.

    • nome 21/05/2013 at 19:40 -

      acho que já joguei o RE5 bilhões de vezes… kkkkkkkkk 😀
      Eu amo aquele jogo, mas acho que Revelations vai roubar o posto dele.

  8. Dione 21/05/2013 at 12:37 -

    Gosto muito dos residents antigos, pra falar a verdade ,eu tenho console somente para jogar RE ,nao curto esses jogos da nova geracao ,jogo muito snes e psone onde estao os melhores games da minha geracao , também o NGC foi otimo em RE .Eu nao curtia jogar RE4 e RE 5 achava muito ruim mas jugava eles sem ao menos ter jogado ,esse ano comecei a jogar RE 5 e vi que ele se emquadra no quesito de um jogo de acao frenetica ,e eu acabei gostando dessse RE mas nao considero como RE .Agora esse RE Revelation ta prometendo ,gostei muito do clima q o jogo te paassa ,penso q esse vai ser um dos meus preferidos .

  9. Jean 21/05/2013 at 13:38 -

    Muito Bom Felipe, eu estou contando as horas para viver esse game que como dito no artigo tem tudo para virar o game favorito meu e de muitos fãns da Franquia que agora tem um modelo prático de como continuar o sucesso que se perdeu em meio ao tiroteio na China. aguardando Resident Evil Revelations!

  10. Nemesis BOW 21/05/2013 at 13:43 -

    Tá de parabéns como sempre Shady, um belo artigo.
    Shady eu to com uma dúvida aqui, as Ervas de cura do Resident Evil é uma cura do virus ou somente um remédio?

    • Felipe Demartini 21/05/2013 at 13:58 -

      Somente uma erva medicinal extremamente poderosa.

  11. Thiago 21/05/2013 at 13:52 -

    Felipe Demartini, eu gostaria de ouvir um comentário rápido, você odiou o 6? Porque por incrível que pareça foi o que mais gostei, e eu venho de antigamente, acompanho o game desde o 1. 2 dos motivos que eu gostei foi os personagens, todos eu gostei, não teve um que não me cativou e o outro a movimentação rapida. Mas biohazard revelations pra mim vai ser um jogão também, comprei ele 2 vezes, um pra mim e um pro meu irmão pra computador, já que a versão que tenho do console não vai ter spliscreen, o mesmo eu fiz com resident evil 6, tenho 3 jogos e posso dizer foi dinheiro muito bem gasto, porque a capcom merece, esta sempre tentando nos agradar.

    Ps se possível passa seu skype ou pega o meu thiago araujo ou pelo email thiagosquall@hotmail.com

  12. wellinton_lucas 21/05/2013 at 13:53 -

    na boa esse jogo tambem se tornou meu favorito !! antes era o 5 =)

  13. Adelson Wesker 21/05/2013 at 14:02 -

    Meu favorito sempre sera RE3 mas eu gosto muito dos jogos novos de RE, inclusive o “detestável RE6″ q todo mundo odeia q para mim foi um jogo muito legal q me divertiu pacas,sabe pq as pessoas se decepcionam com o jogo e pq esperam d+ dele por isso acho o jogo” detestável” por isso RE revelations vai ser bom pra mim independente do q os fã digam com certeza e um jogo q comprarei para o ps3 assim q eu comprar outro pois o meu deu yeloyd =/

  14. Giovani 21/05/2013 at 14:08 -

    Joguei a Demo de RE Revelations e vi um pouco do Gameplay no canal do Baixaki no Youtube. Eu adorei a ambientação do jogo, a história, os inimigos, tá tudo muito impecável *-*…Resident Evil é uma série magnifica, eu particularmente adoro, tanto os jogos antigos, como os novos. Tenho a mente completamente aberta p/ todos os REs que já saíram. Jogo com muito prazer cada título da série! Revelations só veio pra me impressionar e afirmar o que eu já tinha certeza: Resident Evil é um jogo FODÁSTICO…=D

  15. Thiago 21/05/2013 at 14:27 -

    Gostaria mais de ouvir comentários como o do Giovani, eu odeio ver gente criticando o 6, eu também jogo todo jogo de resident evil, inclusive os spin offs, só queria ver os fãns tendo uma aceitação melhor pelas modificações da serie.

    Ps: vou ler o seu review do 6 Felipe

  16. José Mac 21/05/2013 at 14:28 -

    A principal diferença entre fã sadio e um mero fanboy é que o sadio sabe o seu preferido e o seu odiado. Já o fanboy tb é assim, porém sente uma enorme necessidade de empurrar sua opinião garganta a baixo dos outros.

  17. Lara 21/05/2013 at 14:45 -

    Morrendo de vontade de jogar o Revelations,acho que o futuro de RE depende desse jogo

  18. stLmpp 21/05/2013 at 14:48 -

    Vou ser sincero, sou fã do enredo da serie Resident Evil. Mas achei o Revelations muito parado, sem graça. Gosto mais de ação, gosto de todos os RE. Mas meus favoritos são o 4, 5, 6 e o The Mercenaries 3D

    • esdrasb 22/05/2013 at 08:50 -

      tá explicado. vc não entrou no clima do jogo. esqça fps, shotters, re4, 5, 6 aí sim jogue resident 1,2,3,code veronica e revelations.

  19. G-Wesker 21/05/2013 at 14:50 -

    Felipe, sem querer ser chato, mas já sendo, por que na sua avaliação de Resident Evil Unveiled Edition no BaixakiJogos você deu a nota 93, enquanto no seu VideoSAC você manteve a nota da versão original (95)?
    É uma diferença irrisória, mas fiquei curioso com isso.

    • Felipe Demartini 21/05/2013 at 14:51 -

      São análises diferentes, para públicos diferentes. Uma coisa é aqui no site, outra é o BJ.
      (E a nota do BJ tb foi a mesma da versão original, 92)

  20. Thiago 21/05/2013 at 15:25 -

    Eu li o review do 6, não concordei com alguns pontos e concordei com outros, como por exemplo o fato de alguns locais do jogo, ser só um motivo pra deixar o jogo maior. Mas mesmo assim não tira a graça do jogo pra mim.

    Aproposito suas analises são bem profíssionais, adorei quando você tava falando do raccoon city bug, jogando com a garota lá. Acho que depois vou comprar o raccoon city pra jogar, dizem que os bugs estão concertados hoje em dia.

    • Felipe Demartini 21/05/2013 at 15:34 -

      Aquele gameplay foi feito com a última versão do game, deu pra ver bem como os bugs foram consertados 😉

  21. leandro 21/05/2013 at 15:35 -

    Felipe tudo bom, umas pessoal fãs de Re e do seu trabalho estão querendo saber qual o personagem de Re que você mais gosta? Valeu e obrigado por sempre esta mandando bem nesse site.

    • Felipe Demartini 21/05/2013 at 17:00 -

      Billy Coen 😉

  22. r7 21/05/2013 at 16:08 -

    cara eu ainda ñ jogei mai estou acompanhado o game muito… bom eu concordo com vc sobre re 5 por q e muito bom antes dele meu game favorito era re 3 por q sou fã da jill então eu meio q ja concidero revelations o meu favorito antes de jogalo..aa sor pra concorda com o leandro qual é mesmo oseu personagem preferido??????

  23. Weslley Kelson 21/05/2013 at 16:14 -

    O problema, pra mim ,dos REs atuais, não é a ação ou estória, e sim a linearidade e falta de fatores consagrados na franquia, tipo vc encontra uma chave que abre uma porta a 1m de vc, sinto falta de pegar um item e ter que voltar, praticamente, pro começo do jogo pra usar, falta da liberdade de explorar, do gerenciamento de itens,dos puzzels, etc Ah e dos vários extras destaraváveis no jogo haha. Gosto dos jogos novos mas sinto faltas desses elementos,o RE5 tem uma ótima estória, meus personagens favoritos, só que é muito linear e “puzzels” sanacas, o RE4 tem a melhor jogabilidade(obs: ainda não joguei o RE:Rev), tem equilibrio entre a ação e a tensão, mas,na minha opinião, a pior estória e o RE6 é um bom jogo com enredo mal contado. Se tivessem trocado os nomes do RE: revelations por RE6 e (óbvio) RE6 por RE:REV, RE estaria em alta e RE6 não teria sido tão criticado.

  24. Rafael Medeiros 21/05/2013 at 16:29 -

    o jogo é bom, e tem uma ótima história, mas jogar com a siri valentine andando de lado é tenso.

  25. RogueaVampira 21/05/2013 at 16:42 -

    Transformar os games Resident evil em games voltados para a ação decerebrada foi o mesmo que por os Mercenãrios (de Stallone e cia) no filme Alien de Ridley Scoot. Foi uma discrepancia que conquistou o amor de uns e o ódio de outros. Os ‘Residents action evil’s’ tiveram seus bons momentos: Quem não adorou jogar com a Ada em RE 4? Ou quem não adorou jogar na fase em que o Chris encontra a Jill em RE 5? Ou ver o encontro épico de Chris e Leon em RE 6? Sim, foram momentos épicos, mas que tiveram o seu preço: A perca do clima de horror que consagrou a série. ‘Só isso’. Já assistiram Alien? Já imaginaram a Ripley batendo nos Aliens com socos e pontapés? Já imaginaram a Alice dos filmes nos games (que fique claro, eu gosto dos filmes mas tenho plena consciencia que aquilo nunca será um genuino Resident evil)? Pois é, isso basicamente já acontece para alegria dos fãs da ação e tristeza dos fãs do horror. Resident evil perdeu a identidade, todo fã consciente já sabe. Quem a achar por favor devolva….Não, péra! Acabamos de achar Revelations! LOL

    • marcosRE 21/05/2013 at 20:12 -

      Faço de suas, minhas palavras.

  26. @effeliciano 21/05/2013 at 16:51 -

    Únicos contras que achei nessa versão HD.

    Você não pode apertar o botão pra abrir uma caixa, ou pra pegar uma munição ou item , enquanto seu parceiro não calar a boca.. fica o simbolo de ‘proibido’ em cima do botão, até o dialogo acabar..

    Outra coisa, ainda restaram texturas porcas da versão 3DS, bem chapadas nas roupas de alguns personagens.

    Fora isso, o game tá show de bola.

  27. Gabriel Redfield 21/05/2013 at 17:10 -

    acho q o Revelations tem td pra ser um grande jogo to mt ansioso pra jogar acho uma enorme satisfação voltar a jogar com a Jill apenas discordo das críticas ao RE6 e entendo q elas vem pela frustração da saga ter virado ação do q pelo jogo em si de qualquer forma acho q o caminho n é comparar, o RE6 passou deu sua contribuição e agora vamos para o próximo passo q é o Revelations acho q o RE6 é um baita jogo cada um na sua qualidade ele é ação e o revelations terror acho q ter os dois numa instante completa as coisas, e sim eu acredito q o seu jogo preferido até então era o RE5 por alguns comentários dados no site e tbm pq o RE5 é um baita jogo quem diz q n tem problema e eu espero q a Jessica me surpreenda tem td pra isso mas discordo da crítica a Ada q pra mim tem importância fundamental na saga td mais é isso estou ansioso logo já o terei em mãos

  28. Aroldo 21/05/2013 at 17:49 -

    Belo artigo Shady

  29. nome 21/05/2013 at 19:36 -

    Eu também sempre gostei muito do RE5, mas pretendo dar espaço ao Revelations. A demo deixou com muita expectativa.
    PS: UMA PERGUNTA que eu não sei se já foi feita, mas o Raid Mode já vai estar aberto ou terá que completar o jogo inteiro? Alguém me responda, por favor!!! Eu quero muito jogar o Raid Mode. Os vídeos que assisti também me deixaram louco…. 🙂

    • Felipe Demartini 21/05/2013 at 19:38 -

      O Raid Mode está aberto desde o início, mas vc habilita armas, cenários e coisas jogando a campanha.

  30. Marcus Vinícius Roston 21/05/2013 at 20:19 -

    Bom, eu continuo firme e forte na minha opinião de que RE5 ainda é o melhor game da série, e provavelmente o melhor game que joguei nessa geração.
    Revelations foi um ótimo jogo que provou que a Capcom consegue se portar muito bem com um game de Survival Horror de muita qualidade sem a necessidade de um Mikami para dirigir a produção. Mas pra mim, não é só de Survival Horror que se faz um Resident Evil.
    Comecemos pelo enredo: Revelations foi um dos primeiros Residents que trouxe uma trama que ensaia para atingir níveis globais (que acabou por se estabilizar em RE6) além disso, os diversos reviravoltas que começam numa simples busca pelo Chris e termina em cospirações governamentais tornam a sua história uma das melhores da franquia. Mas, como se não bastasse, ainda achei o enredo de RE5 mais sólido: além de ter trazido inúmeras informações sobre o passado de Resident, também conseguiu apresentar uma história do “presente” muito bem feita, que consegue ser equilibrada por igual do início ao fim. A impressão é que Revelations perde o ritmo em alguns momentos, além de me fazer perceber que as pontas soltas criadas pelo game no início deixam de ser tão surpreendentes como pareciam antes no momento em que você chega ao final.
    A jogabilidade de RE5 funciona muito bem na sua proposta, embora muita gente tenha reclamado na época da impossibilidade de atirar e andar. Então Revelations chegou com essa possibilidade, que acabou por sacrificar a câmera do game, que não é tão precisa quanto a de RE5. Além disso, o uso do analógico para correr dificultou um pouco pra mim na hora da exploração do cenário, coisa que eu sempre preferi fazer andando, ação que é reproduzida com mais facilidade no RE5 por conta da existência de um botão separado que faz o personagem correr.
    Fora isso, ainda tem a questão do gameplay e da trilha sonora, que nesse caso, gostei de ambos por igual, embora na parte do gameplay seja difícil comparar, já que a ambientação e os inimigos dos dois games são bem diferentes, enquanto a trilha sonora de ambos possúi o padrão de qualidade Resident Evil.
    Ainda acho difícil que algum Resident tão próximo fará eu mudar a minha opinião, mas talvez isso seja possível num futuro um pouco mais distante, afinal, RE5 não é um game perfeito (embora eu sempre tenha o achado o jogo que chegou ao mais próximo disso), e trazendo um game com as mesmas qualidades dele e ainda corrigindo seus erros, tá aí mais um RE inesquecível pra mim jogar.
    Antes de acabar, não posso deixar de dizer que adorei o artigo 😉 provavelmente o melhor que já li a respeito de Revelations.

    • ROCKBruno6 (ps3) 22/05/2013 at 13:54 -

      Não vou mentir (tirando aspectos ÓBVIOS como gráficos e etc) eu gosto de RE5 por causa da história e de certas ambientações (tipo as que se passam na cidade.. porém aquela das catacumbas.. PQP que coisa chata rs) acho que para que esse jogo ficasse ainda mais dahora só bastariam os mortos-vivos.
      MAS algo que eu senti muita falta em RE5 foi o clima “underground” de RE1,2. Por ex.
      -Em RE1 vc é traído pelo seu captão, o homem ao qual vc confiava sua vida. Ele tinha planos inclusive contra a própria corporação que ele trabalhava.
      -Praticamente o msmo com Brian Irons e a policia da cidade.. ele passava por cima de tudo para “ter o dele” (que era entregue pela umbrella por meio de propina pelo Birkin)..
      E até mesmo o modo como os próprios funcionários da corporação armavam contra ela… como Wesker, como Birkin e como Nicholai.. Em minha opnião, não vi mais esse tipo de revira-volta nas tramas dos jogos.

  31. Tiago 21/05/2013 at 20:43 -

    Opa!! essa semana ainda pego meu,desse jogo felizmente não tem do que reclamar.

  32. Italo Oliveira 21/05/2013 at 23:33 -

    Será mesmo que Resident Evil Revelations é tudo isso? Eu não finalizei a versão do 3DS, pra ser sincero eu só joguei a demo e achei bem chatinha na verdade. Iniciei o jogo agora, estou no capitulo 2-2, ainda é muito precoce eu sei, mas o fato é, até o momento, não me empolguei em momento algum do jogo. Espero, honestamente, que eu esteja me equivocando e jogo seja isso tudo que falam. A principio a parte técnica deixa muito a desejar, com alteração na velocidade das cenas, isso me perturba muito. Na parte conceitual da coisa, eu não sei o que significa terror, ou particularmente não consigo associar um corredor mal iluminado com uma BOW e chamar isso de terror. Até mesmo, a parte do Chris, no meio da neve, é muito mais bacana que a parte da Jill no navio. Para os comandos dos controles eu tenho só elogios. Acho que a carência dos fãs de Resident Evil por cenários noturnos e macabros fez muita gente se apegar a esse game e transcender o limite da empolgação ou talvez eu tenha ido com muita sede ao pote e estou me engasgando com a água. Passado esse 1º contato, vou mergulhar de novo nesse navio, só que dessa vez sem muitas expectativas e esperar ser surpreendido. Quando eu finalizar, digo, o que fato, achei do game.

    • Italo Oliveira 25/05/2013 at 22:04 -

      RE Revelations já garantiu o seu espaço em minha preferência. O jogo começa morno, porém, ele vem em uma crescente e a cada capítulo que passa o jogo vai mostrando o porque de ser um dos melhores títulos de Resident Evil.

  33. Full Moon 22/05/2013 at 00:18 -

    Eu realmente não entendo o que se passa na cabeça dos fãs de Resident Evil, uma hora é só elogios e depois é só críticas negativas ao jogos da série. Com RE4, RE5, Revelations e o RE6 tem sido assim.
    Eu vou ser sincero não joguei o Revelations só “zerei” pelo youtube e nem me lembro de muita coisa do jogo, mas o fato é que pra mim o jogo não foi nada “revelador” como prometia, e sim um jogo com uma trama previsível demais.
    Gostei muito do Revelations por trazer Jill e resgatar o clima antigo da série, mas só isso.
    Entre estes últimos jogos lançados, eu prefiro o RE6 pela variedade de situações presentes na aventura. Não estou dizendo que o jogo é perfeito, eu mesmo achei que faltou algo neste jogo, algo que não sei explicar, mas RE6 conseguiu me trazer alguns momentos empolgantes e isso me deixou feliz. A trama do RE6 poderia ter sido melhor sim, e trazer Leon para o título foi desnecessário porque o personagem nada acrescente ao jogo, mas ainda assim gostei de RE6 e não acho ele um jogo “lixo” como uma infinidade de fãs tem mencionado.
    Estou ansioso pra jogar Revelations, mas não espero revelação nenhuma dele, e o que fica é o desejo de ver um título de Resident Evil que consiga me agradar por completo.
    A Capcom não acertou a mão com Revelations e nem com RE6, ainda falta alguma coisa…
    Resta saber se a Capcom conseguirá acertar a mão com RE7.

  34. Biscoito18 22/05/2013 at 11:08 -

    Sempre gostei de você defender RE5 como seu preferido. A única coisa que me irrita nessa infinita discussão sobre o rumo da série é a crítica á RE5. Amo tudo nesse jogo e apesar de considera-lo “apenas” o 5º no meu top de REs, também tenho um carinho especial por ele ter sido meu primeiro jogo de ps3 e marcar a volta triunfal do meu protagonista preferido. Além da jogabilidade perfeita. Enfim, falar bem desse jogo, infelizmente, só gera críticas, mas é bom saber que muitos “old fans” (odeio essa classificação, mas é o jeito usar) também compartilham da minha opinião.
    Em questão de preferência, RE3 sempre será meu preferido. Apesar de considerar Remake, Code Veronica e RE2, um pouco superiores.

    Meu Top 5:

    Remake
    Code Veronica
    RE2
    RE3
    RE5

  35. Bruno Coelho 22/05/2013 at 14:16 -

    Meu Resident Evil favorito segue Resident Evil 2. Foi o primeiro game da série que joguei,game que deu um grande salto de qualidade à franquia e, de certa forma, foi o título que mais a projetou também (saiu para PSOne, N64, Dreamcast, PC, GameCube e etc).

    Resident Evil 2 tem uma das mais brilhantes tramas, que envolve jogadores do começo ao fim, personagens carismáticos (embora haja aqueles que odeiem porque odeiam Leon S. Kennedy).

    Em seguida, o meu game favorito é Resident Evil 4. Mesmo que alguns falem que ele é desconectado com os títulos anteriores (de fato é), serve de base para Resident Evil 5 (pelas amostras de Las Plagas utilizadas por Albert Wesker) e foi um game que revolucionou a franquia e deu um saldo de qualidade nos games de ação em geral, bem mais que Resident Evil 5. Além disso, a trama, mesmo um tanto isolada com os fatos anteriores da saga, é muito boa.

    Resident Evil Revelations é o meu terceiro game favorito da série.Sem dúvida, a mais agradável surpresa em mais de uma década de franquia, porque poucos davam atenção ao título na época de lançamento no Nintendo 3DS.
    A trama de Revelations é envolvente, a trilha sonora idem, o clima claustrofóbico colabora bastante, os gráficos na época do Nintendo 3DS deixavam de boca aberta e nos consoles ainda conseguem ser superiores a muitos games lançados recentemente.

    Enfim, vou deixar aqui o meu Top 11 Resident Evil.

    1- Resident Evil 2
    2- Resident Evil 4
    3- Resident Evil Revelations
    4- Resident Evil Code Veronica
    5- Resident Evil (Remake)
    6- Resident Evil 3
    7- Resident Evil 5
    8- Resident Evil 6
    9- Resident Evil The Darkside Chronicles
    10- Resident Evil Zero
    11- Resident Evil The Umbrella Chronicles

  36. esdrasb 22/05/2013 at 18:18 -

    meu top resident:
    dos clássicos:
    -re2
    dos “actions”:
    – re5 e revelations (se bem gente q revelations é praticamente um re5 com clima clássico)

    listando:
    1- re2
    2- re revelations/ re5
    3- re code veronica
    4- re3
    5- re1
    6-re6
    7- re4
    (não joguei o remake, nem o 0)

    • RafaelRedfield 22/05/2013 at 20:13 -

      Você nao sabe oque está Perdendo , RE Remake é um dos melhores jogos da Franquia Junto com o 5 e o 3 , ja o 0 Achei bem mais ou menos.

  37. Winchester_TRB 22/05/2013 at 21:53 -

    Nossa, Revelations se tornou meu favorito desde o 3ds, ainda não joguei o 6, não posso avaliar, mas gostei muito do 5 e do 4 tbm pelas evoluções, e o Revelations trás essa evolução com uma historia envolvente com varias reviravoltas, todo aquele clima do navio, aquele “previously” antes de cada Capitulo nossa, um pequeno detalhe mas que adorei,

  38. Lucas84 26/05/2013 at 14:43 -

    Resident Evil 5 continua sendo o melhor pra mim kk

  39. levasco 27/05/2013 at 17:36 -

    REmake (na 42″ é lindo, a obra prima fica espetacular) e RE5 ainda são meus preferidos.
    Em REvelations estou ainda no capitulo 1, mas já pude ver a brutal diferença pro 3DS. Já está no meu top 6.

  40. Joaquim 28/05/2013 at 00:27 -

    Dos últimos Resident Evil, o Revelations, tirando os três classicos, o mais dificil, o primeiro que me fez jogar no modo normal inicialmente, pois jogo sempre no hard, veterano, sempre o mais dificil, mas quando comecei o RE Revelations no modo infernal, pqp dificil para zorra logo na primeira parte, muito monstros para mata e to só de pistola……Tirando esse detalhe gostei do jogo tmb pelo suspense, pelo vai e vem nos mesmo lugares para completar alguma coisa que faltava, para buscar armas, etc. O clima classico de um pouco de terror, retornou mesmo que muitos achem, é pouco, mas ficou legal de mais, só de ter um pouco, já que os anteriores que nada tinham ( RE4, RE5 e RE6). Meu top é
    1. RE
    2. RE 2
    3. RE Revelations
    4. RE 4
    5. RE 5
    6. RE 6
    (não joguei o zero e nem o remake)

    • Alan 28/05/2013 at 16:08 -

      Eu acho que cabia uma dificuldade Hard antes do infernal nesse game. A diferença do normal pro infernal é muito grande.

  41. Gabriel S. Kenedy 29/05/2013 at 15:59 -

    sei la essa de apontar residents favoritos acho complicado é mt acirrado e acho tbm q dizer q o remake e melhor q o original é mt ousadia n vejo assim até pq a série é a prova viva q gráfico n é td e o q as pessoas tem q entender é q os 3 do ps1 são a geração de ouro n vai ter mais nenhum q vai chega naquele patamar oq pode ter e eu vejo q houve nas sequencias é jogos d mt qualidade q se aproximam o RE4 foi um grande jogo, o RE5 tem gráficos melhores q o RE6 e revelations realmente foram os melhores gráficos já feitos e a história é mt consistente o problema do 5 é o jogo mt curto 70% do tamanha do 4 e o wesker no final me decepcionou por isso jogo n é perfeito, eu estou com o Revelations em mãos ainda n o terminei mais é um grande jogo mas se ve q o pensamento inicial era apenas pro 3ds a história meio acelerada e outras coisas mas mesmo assim é mt bom se derem a sequencia nesses moldes com o investimento do RE6 vai agradar a todos realmente, oq eu realmente n entendo é o pq n gostam do RE6 eu sei q preferem o terror mais n achar o jogo bom n sei eu n entendo na verdade eu sei querem o terror de volta e a capcom precisava desse susto pra volta pro terror mais o jogo é mt bom eu particularmente gosto mt da jogabilidade eu era mestre na jogabilidade do RE5 mais depois q joguei o 6 apanho mt no revelations apanho um pouco tbm me adaptei mt a os movimentos do 6 gosto de movimentos mais rápidos com esquivas e tal de qualqer forma o Revelations ta aprovado é um novo rumo a série mais eu n tenho duvida q o ciclo de ação da saga terminou em grande estilo com Re6 q vai fica sempre pra mim como um grande jogo e alguns dos seus elementos vão prosseguir tbm e eu sempre o defenderei com orgulho como um dos meus preferidos

    o Remake é mt bom mais o original é melhor e o RE5 era mt criticado e eu o defendia mt e hj vejo ele se mt elogiado o q é uma grande satisfação pra mim espero q no futuro vejam o RE6 de uma forma diferente tbm como eu disse as pessoas criticam os jogos pq os comparam a época de ouro do ps1 mais depois vem as qualidades do jogo demora um pouco pra cair na realidade

  42. john 07/07/2013 at 14:00 -

    Nossa esse resident evil é um lixo tipo fiquei super interessado quando você alou que azia lembrar o resident evil 1 mas me arrependi, tipo jogabilidade lixo, historia muito cansativa, graicos rasoaveis, sem alar que o personagem mal sai do lugar tipo eu to enrentando o monstro ai ele anda morrendo, sem falar que os parceiro não ajudam em porra nenhuma, ultima vez que leio suas opiniões sobre resident evil, aliás você falou que o re6 e o pior que tem, primeiramento o pior que tem é o operation raccon city, e vc ainda se acha um gamer, aposto que só deu avaliação porque e paneleiro e gosta de puxar o saco dos outros e não tem nenhuma opinião propria…enfim quando virar um game de verdade eu leio suas avaliações.

    RE6 nota média 4.2/5.0 de acordo com 2000 avaliações:

    http://estoujogando.com.br/meus-jogos/search?q=resident+evil+6

  43. Andrei 17/10/2013 at 12:32 -

    Parei de ler na metade, nunca li tanta besteira na minha vida, são pessoas assim que fizeram os jogos serem tão banais, ridiculos e faceis como os de hoje. O detonado do resident evil 4, 5, e 6 podem ser resumidos em uma linha, ” vá reto toda a vida até chegar no chefão” pronto. A saga resident evil virou um ridiculo jogo de ação, e para aqueles que não gostam de terror, poucas balas, puzzles e mtos sustos estão procurando o jogo errado, vcs precisam comprar é call of dutty.