Perfil: Nicholai Ginovaef

Resident Evil: Operation Raccoon City – Novas imagens do multiplayer

AFILIAÇÃO: U.B.C.S.

STATUS: Vivo

TÍTULOS EM QUE APARECE: Resident Evil 3, Resident Evil: Outbreak, Resident Evil: Operation Raccoon City, Resident Evil 2: Apocalipse

DUBLADORES: Roger Honeywell, Rick D. Wasserman

INTERPRETADO NO CINEMA POR: Zack Ward

Perfil: Nicholai Ginovaef
A “Raposa de Prata” Nicholai Ginovaef (muitas vezes chamado de Zinoviev, devido à pronúncia literal de seu sobrenome russo) é, para muitos, o único personagem capaz de assumir o posto de Albert Wesker como o grande vilão da franquia. O integrante do time de personagens que desapareceram no limbo da cronologia participou de apenas três títulos, o suficiente para deixar sua marca.

Seja pela trama de traições e assassinatos que já é uma tradição entre agentes da Umbrella ou por sua participação em um dos títulos mais “favoritados” entre os fãs das antigas, Nicholai é um dos poucos protagonistas que apresentam crescimento ao longo de um título. Você mal presta atenção nele no início e, aos poucos, ele vai ganhando importância a ponto de se tornar uma ameaça talvez não tão perigosa quanto o próprio Nemesis, mas com certeza, muito mais ardilosa.

As origens de Nicholai são cercadas de mistério. Suspeita-se que ele tenha nascido em Moscou e, desde a juventude, se envolvido em atividades militares como membro do exército da União Soviética. Rapidamente, ele subiu de posto até chegar ao Spetsnaz, o esquadrão de operações especiais da Federação Russa.

É justamente aí que a história dele se transforma em uma nebulosa. Devido a seu envolvimento em missões de assassinato político e insurreições programadas, todas altamente secretas, muito pouco se conhece sobre esse período na história de Nicholai. Mas foi durante essa época que ele aprimorou suas habilidades e táticas de forma a se tornar o soldado que todos conhecemos.

Sabe-se, porém, que durante os anos em que esteve no Spetsnaz, ele trabalhou sob as ordens do Coronal Sergei Vladimir. A amizade e, acima de tudo, a confiança entre os dois se tornou providencial a partir de 1991 quando, com o fim da União Soviética, boa parte dos soldados em posição de comando teve de se retirar do serviço.

Coadjuvante da história

Perfil: Nicholai Ginovaef

Ao mesmo tempo, a Umbrella Corporation estava começando a montar seu exército particular. Tudo o que ela precisava era de soldados desgarrados e, nesse sentido, a dissolução da Rússia comunista foi como um presente de Natal. Assim como Nicholai e Sergei, diversos outros combatentes se uniram às tropas da empresa, com muitos deles, inclusive, mantendo suas patentes originais.

Sergei Vladimir foi um dos criadores da U.B.C.S. (Serviço de Medidas Contra Incidentes Biológicos da Umbrella, na tradução da sigla em inglês), time que servia, como o nome já diz, como a primeira linha de contenção da companhia em caso de acidentes com as armas que estavam sendo desenvolvidas. Nicholai se tornou o líder do Esquadrão B, parte da Tropa Delta da organização.

Sergei confiava tanto em seu velho amigo que compartilhou com ele um dos principais planos da Umbrella. O DNA do criador da U.B.C.S. era compatível para a produção de armas biológicas do Projeto Tyrant e o próprio Nicholai convenceu seu superior a se deixar clonar para que a pesquisa pudesse progredir.

Em troca, Vladimir deu a seu antigo camarada um dos postos principais em seu programa de Supervisores, uma equipe de espionagem que investigaria e localizaria traidores no coração da companhia. Ao mesmo tempo, ele continuava seu trabalho na U.B.C.S., com missões que envolviam a caça a funcionários da Umbrella foragidos e operações de queima de arquivo. Sua lealdade à empresa era inabalável e só não era maior que a vontade de restaurar a glória da antiga Rússia, um desejo compartilhado com Sergei.

Com o tempo, Nicholai se tornou um dos agentes mais prestigiados da empresa farmacêutica, dividindo as atenções até mesmo com HUNK. Sua relação de proximidade com Sergei e sua posição acima de qualquer outro líder da U.B.C.S., porém, começou a fazer com que ele fosse duramente criticado e perdesse a confiança de seus subordinados.

Agenda própria

A infecção generalizada em Raccoon City, para Nicholai, era mais do que uma atividade cotidiana. Enviados para a cidade junto às tropas com a falsa missão de resgatar civis e funcionários-chave da Umbrella, os Supervisores tinham missões muito mais escusas e sombrias.

A data era 26 de setembro de 1998. Para a equipe especial, o verdadeiro objetivo da incursão era destruir instalações da Umbrella, ocultar operações da companhia, assassinar funcionários-chave e, acima de tudo, coletar dados de combate e pesquisa de armas biológicas e infecções secundárias que pudessem ter ocorrido.

Os soldados não foram páreo para a horda de zumbis. Os companheiros de esquadrão de Nicholai foram caindo até que só sobrasse ele, que buscou refúgio em um bondinho quebrado ao lado de Mikhail Victor e Carlos Oliveira, integrantes de outros esquadrões da U.B.C.S.

Nicholai tinha um objetivo pessoal em Raccoon City. Ele desejava não apenas completar com sucesso a missão dada a ele pela Umbrella, mas também ser o único Supervisor a sobreviver ao caos na cidade, aumentando assim o valor das informações que apenas ele possuiria. O encontro com Jill Valentine – que ele sabia ser o objeto da busca incessante da criatura Nemesis – se tornou a oportunidade perfeita colocar seus planos em prática.

O russo finge a própria morte perante os olhos da policial dos S.T.A.R.S. e segue seu próprio caminho. Ao longo dos dias durante os quais aa tragédia de Raccoon City se desenrolou, Nicholai localizou e assassinou cada um de seus colegas supervisores, roubando os dados acumulados por ele e valorizando seu próprio passe.

Missões secundárias

No Hospital de Raccoon City, já na madrugada do dia 1º de outubro, Nicholai mata Tyrell Patrick, o último dos Supervisores. O assassinato, porém, é flagrado por Carlos Oliveira, a quem Nicholai não dá muita importância. Afinal de contas, a instituição de saúde era um dos locais marcados pela Umbrella para serem destruídos e a detonação, com certeza, daria conta do soldado.

No parque da cidade, o russo se encontra com Jill Valentine que, após ouvir uma transmissão endereçada a ele, fica sabendo de toda a verdade. O encontro, cheio de revelações e verdades, é interrompido pelo ataque do Grave Digger. O combate entre a moça e a gigantesca criatura é observado de longe por Nicholai, antes dele seguir para seus últimos objetivos.

Na Universidade de Raccoon, o mercenário mata o cientista Greg Mueller e planta cargas de C4 para detonar completamente a instituição de ensino. Antes de fugir, Nicholai tenta completar um objetivo secundário de sua estadia na cidade dos mortos: a obtenção de uma amostra da vacina Daylight.

Um dos passos para isso, porém, era a obtenção do sangue do Thanatos, um modelo de Tyrant que estava solto pelo local. A criatura, atacada por um grupo de sobreviventes, acaba saindo do controle e faz com que a missão se torne falha. A aproximação do míssil que devastaria Raccoon City obriga Nicholai a correr em busca de um transporte para deixar aquele local.

Diante do fracasso iminente do Nemesis, a Umbrella emite um comunicado a todos os Supervisores, sem saber que Ginovaef era o único restante. Havia um montante de dinheiro extra, como recompensa, para quem matasse Jill Valentine. De posse do único helicóptero que poderia levar ela e Carlos da cidade, Nicholai deixa a dupla à sua própria sorte enquanto parte em segurança e com a garantia de uma missão bem-sucedida.

Nem tudo foi perfeito

A sobrevivência de Jill, porém, acabou maculando ainda mais o sucesso do russo. Recebido com honrarias pela Umbrella, os dados de pesquisa obtidos por ele seriam usados em pesquisas posteriores da companhia, como as que deram origem à Gulp Worm ou às aranhas Black Widow.

As expectativas de Nicholai, porém, eram que a Umbrella utilizasse as informações obtidas por ele para desenvolver uma arma biológica ainda mais avançada que o Nemesis, algo que só se tornaria realidade muitos anos depois, com o Projeto T-A.L.O.S., desenvolvido sob a supervisão de Sergei.

O paradeiro de Nicholai após os incidentes de Raccoon City e o fim da Umbrella é desconhecido.

Outras aparições

Novas imagens e artworks de Resident Evil: Operation Raccoon City

Nicholai também aparece como uma peça importante do incidente biológico como visto em Resident Evil: Operation Raccoon City. No título, ele possui a mesma missão vista em Resident Evil 3 e chega a ser flagrado em vídeo enquanto prende dois parceiros de U.B.C.S. em uma sala infestada de zumbis.

Ele também entra em confronto com os soldados do Wolfpack, armando mortos-vivos com explosivos e utilizando um rifle de franco-atirados para enfrentar os soldados da Umbrella diretamente. Ainda, menciona um trabalho alternativo para um “cliente” não revelado. A trama de Operation Raccoon City não é considerada na cronologia de Resident Evil.

Nicholai também está no longa Resident Evil 2: Apocalipse como um dos parceiros de Carlos Oliveira. Interpretado por Zack Ward, ele deixa de lado toda a aura de vilão para se tornar um dos mocinhos, auxiliando companheiros em perigo e sacrificando a própria vida para salvar seus amigos.


Tags: , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

25 Comentários em "Perfil: Nicholai Ginovaef"

  1. RafaelRedfield 09/03/2013 at 11:46 -

    Aí Nicholai o único Personagem que não Faz a mínima Falta pra Mim , Poderia ter encerrado sua Vida em Raccoon City , mas quem sabe pelo seu Jeito Frio poderia reaperecer como um dos Vilões no Futuro … Teria o Prazer junto com o Chris ou a Jill acabar com Ele …

  2. Nicolas Augusto 09/03/2013 at 12:29 -

    Felipe Demartini, se eu não me engano no Resident Evil 3 dependendo da escolha que você fizer na ponte você acaba encontrando Nicholai um pouco antes do final, onde ele e a Jill começam um dialogo.
    Pelo que eu me lembro, e me corrija se eu estiver errado, você tem a opção de lutar contra ele e na outra ele é morto por uma criatura no teto.
    O que eles estavam falando naquele momento e qual a criatura que mata Nicholai?

    • Viniccius Ismael 09/03/2013 at 13:10 -

      Como vc falou, dependendo da sua escolha no jogo pode acontecer 2 situações:
      1) Jill encontra Nicholai numa sala antes da penúltima luta contra o Nemesis. O mercanário tenta atirar nela e um monstro o mata (não dá pra saber qual monstro foi. pelo menos não tive suspeita e desconheço alguma cena que retrate, embora sempre achei que fosse um Hunter)
      2) Na segunda, Jill encontra ele na sala de transmissão. Nicholai está num helicoptero e atira contra a moça. Vc pode usar a bazuca e acabar com a vida do maldito, ou ficar se esquivando até que ele decida deixar vc pra morrer

  3. Viniccius Ismael 09/03/2013 at 13:07 -

    Nicholai realmente tinha e tem potencial para ser um mega-vilão. Menos que o Wesker, mas quase batendo de frente.
    Realmente, ele seria muito zica, ele é frio, egocêntrico..

  4. José Mac 09/03/2013 at 13:41 -

    Nicholai, na minha opinião,seria um mega-vilão em potencial na série, pq ele faz muito o tipo “cara safado e oportunista que faz de tudo pra te ferrar e no final sai correndo”… E esse tipo de vilão, muitas vezes deixam a gente com muito mais raiva do que o vilão clássico “eu sou o fodão hahaha”.

    Quanto as comparações entre ele e Wesker, não gosto de comparações, até pq Wesker foi um personagem que teve a sua história muito mais desenvolvida na série. Já Nicholai aparece como vilão em um jogo e no restante dos outros jogos, que nem são principais na série, existem duas ou 3 ceninhas com ele. É a mesma coisa que vc querer comparar a ferocidade de um leão com um gatinho a história dos dois. Talvez, se Nicholai tivesse um background mais bem desenvolvido, como o de Wesker, aí sim daria pra se traçar um comparativo de ações entre os dois.

    • André Alves 12/03/2013 at 18:14 -

      E o Simmons? Ele foi praticamente um vilão surpresa, e a única importância DELE(não da sua família) na história de RE foi aprovar o lançamento do míssil em Raccoon City 😛 Eu sempre sonhei que o Nicholai voltasse como vilão desde que eu joguei o RE3, e espero que isso seja uma “desculpa” para a volta do Carlos na série!

      • José Mac 12/03/2013 at 19:23 -

        A volta do Nicholai, com certeza eu concordo, mas já a do Carlos, não muito! Sei lá, nao acho que ele tenha uma personagem marcante, um personagem de quem se sinta falta…Minha opinião…

  5. The_Mercenary 09/03/2013 at 13:53 -

    Nicholai pra mim é o melhor vilão da série.
    Fez o que fez e não morreu,não precisou da ajuda de nenhum outro personagem.
    Não inventaram nenhuma forma ridícula até hoje para ele voltar como wesker que tinha morrido em RE1 e inventaram uma desculpa esfarrapada sendo uma copia de matrix(quando estava no auge),ainda mais ter um vírus que ´so da privilégios e no fim teve um plano e um fim idiota,também curto wesker,mas o nicholai pra mim foi o melhor vilão,não precisou da ajuda de ninguém e está vivo.xD

  6. MathRE 09/03/2013 at 17:04 -

    Gostei do perfil espero que ele volte a aparecer só que desta vez trabalhando para o Alex seria mto legal =).E Shady faltou por Re Apocalipse nas suas aparições xD

    • igorkennedyre6 09/03/2013 at 20:57 -

      Não faltou não MathRE, está logo no final da matéria 😉

      • MathRE 09/03/2013 at 21:08 -

        Corrigindo para entender melhor:Antes não tava ai depois que eu falei o shady corrigiu =)Entendeu?

        • Felipe Demartini 09/03/2013 at 23:04 -

          Isso mesmo 😉

    • Sonny 10/03/2013 at 18:06 -

      Aquele filme é tão podre que por mim o Shady nem deveria ter citado a aparição dele no filme. Foi um desperdício de imagem. Nicholai sobrevive ao incidente em raccoon e morre pro cerberus no filme? Ainda mais pra salvar a JILL??? ah pára, vai ver se estou na esquina.

  7. Marcus 09/03/2013 at 18:32 -

    Muito bom Shady, realmente seria foda se ele voltasse como o novo vilão da série ou pelo menos envolvido em algo no próximo RE

  8. Marcus Vinícius Roston 09/03/2013 at 19:52 -

    Um dos meus vilões favoritos de Resident e um cara que faz falta na série. Ainda espero um retorno dele algum dia, esse sim é um personagem que daria história para um game.

  9. igorkennedyre6 09/03/2013 at 21:00 -

    Seria legal um reencontro entre Jill e Nicholai num futuro game.

  10. Bruno D cesar 09/03/2013 at 22:26 -

    Felipe, aproveitando a oportunidade pra compartilhar uma coisa, queria dizer que a musica tema do RE5 é MUITO BONITA kra, eu nunca tinha ouvido ela.Muito bonita aquela musica!

  11. levasco 10/03/2013 at 12:38 -

    Se voltasse, estaria no mesmo patamar de Simmons. Um boss secundário.
    E em RE3, acho que é Nemesis quem ataca Nicholai na Dead Factory, bem como Alex e Albert são a mesma pessoa, pelo menos foi a impressão que tive ao ler o file, de que só foi algo plantado por Albert, do próprio departamento de informação, para enganar a Umbrella sobre sua morte após Arklay.

    Off Topic: Só agora tive tempo de ver Serra Madrugada, gostei. Parabéns ao Gabriel e a todos os integrantes do projeto.

  12. MathRE 10/03/2013 at 14:47 -

    Shady vai ter do Carlos tbm em breve?http://www.residentevilsac.com.br/personagens/ =)

    • Felipe Demartini 10/03/2013 at 15:46 -

      Isso mesmo.

  13. Carlos Henrique (Oliveira!) 11/03/2013 at 17:09 -

    Quando eu lí o status do personagem “VIVO” na hora pensei – Santo Deus! Onde ele está? Brincadeira Demartini, mas parabéns pelo artigo. Acredito que um aspecto que a Capcom pisa na bola com nós, fãs, que jogamos residente evil desde a época em que ficamos dias sem saber como resolver o puzzle dos quadros, é o fato de não serem mais utilizados personagens clássicos do game. Nos games atuais são introduzidos novos personagens, extremamente rasos, sendo que bons e velhos rostos estão nas gavetas, aguardando a boa vontade da Capcom de coloca-los no papel novamente. Que bom seria, por exemplo, se no RE revelations a Jill tivesse como companheiro o Berry Burton no lugar do Parker Luciani, ia ser de arrepiar! E também se no RE 5, a companheira do Chris fosse a própria irmã dele no lugar da Sheva. Barry não morreu!!!

  14. Leon S. Becker 11/03/2013 at 17:40 -

    nem me lembrava dele em Outbreak…
    e por ele estar vivo ,tenho minhas duvidas talvez ele ainda possa nos fazer um pouco mais de raiva…

    • Carlos Henrique 11/03/2013 at 21:22 -

      Verdade, nem me fale dele no Operation, lançando granadas. Agora outro cara carismático p caramba era o Michael, pena que o pobre padeceu rsrsrsrsr

  15. Antono Wesker 08/04/2013 at 16:40 -

    Galera, O Nicholai Ginovaef morre ou não morre no Filme RE:Apocalipse??????????

    • Felipe Demartini 08/04/2013 at 16:46 -

      Morre pros cachorros, na escola.