Perfil: Leon Kennedy

Perfil Leon Kennedy

AFILIAÇÃO: R.P.D., Comando de Operações Especiais, D.S.O.

STATUS:Vivo

TÍTULOS EM QUE APARECE: Resident Evil 2, Resident Evil 4, Resident Evil 6, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil: Operation Raccoon City, Resident Evil Gaiden, Resident Evil: Degeneração, Resident Evil: Damnation, Resident Evil 5: Retribuição

DUBLADORES: Paul Haddad, Paul Mercier, Christian Lanz

INTERPRETADO NO CINEMA POR: Johann Urb

Perfil Leon KennedyNa nova geração de fãs da franquia – aquela que conheceu Resident Evil nos consoles mais recentes ou com a influência dos filmes – Leon Scott Kennedy é uma unanimidade. O estilo descolado do habilidoso policial, que começou sua carreira com uma prova de fogo, chamou a atenção desde a primeira vez que ele apareceu, em Resident Evil 2.

Ele também é um dos poucos personagens a ter um passado desenvolvido. Seus pais eram criminosos, o que resultou em uma morte precoce, deixando o pequeno Leon órfão. Os acontecimentos criaram nele um forte senso de justiça e uma vontade de lutar pelo que é certo. De seu pai, o jovem herdou apenas um isqueiro, que ele sempre carrega apesar de não fumar.

Para iniciar sua luta por justiça, Leon se inscreveu em uma academia de polícia. Foi lá que ele aflorou como um lutador, mostrando habilidades incomparáveis no campo e formando-se com louvores. Durante seu treinamento, ele também conheceu Ark Thompson, o protagonista de Resident Evil: Survivor, com quem firmou uma grande amizade.

Em 1998, o jovem toma conhecimento das notícias sobre os assassinatos bizarros que estavam acontecendo em Raccoon City. Disposto a auxiliar na investigação dos crimes, Leon se apresenta para trabalhar no departamento de polícia da cidade e é aprovado. Seu primeiro dia de trabalho como um policial seria o fatídico 29 de setembro de 1998.

Nasce um sobrevivente

Um pequeno drama pessoal significou a diferença entre vida e morte para Leon. No dia anterior à sua chegada em Raccoon City, o policial novato e sua namorada, com quem ele morava, terminaram o relacionamento. Para esquecer o problema, o jovem foi a uma festa e, bêbado, passou a noite em um hotel.

A situação faria com que ele dormisse demais e não estivesse presente na delegacia de Raccoon City de polícia no momento em que ela foi tomada por zumbis. Devido a uma infecção do suprimento de água e dos esgotos da cidade pelo T-Vírus, a cidade estava agora completamente devastada.

Após enfrentar trânsito intenso, Leon chega em Raccoon City ao anoitecer do dia 29 de setembro e encontra ruas estranhamente desertas. Ao encontrar o que parecia ser um cadáver, o policial se vê cercado de zumbis e é obrigado a fugir. Pelo caminho, ele encontra Claire Redfield, que estava na cidade em busca de seu irmão, Chris.

A delegacia de polícia parecia um local mais seguro, pelo menos, mais do que as ruas de Raccoon City. Separados devido a um acidente com um caminhão-tanque, Leon e Claire seguem separadamente para o local. Antes de chegar até lá, ele presencia a morte de Robert Kendo, um comerciante local de armas que deu todo o seu arsenal para os cidadãos, ficando ele próprio sem meios de se defender.

Chegando à R.P.D., Leon se encontra com Marvin Branagh e descobre que sua festa de boas vindas acabou se tornando um pesadelo, quando zumbis tomaram conta da cidade e infectaram todos os policiais. O próprio Marvin tinha poucas horas de vida e se tranca em uma sala para encontrar seu destino.

A única fraqueza

Perfil Leon Kennedy

Durante sua investigação pelos corredores do R.P.D., Leon encontra uma mulher que marcaria sua vida. Essa pessoa é Ada Wong, que se identifica a ele como alguém que está na cidade em busca do namorado, um cientista chamado John, que trabalhava para a Umbrella.

A bela moça, na verdade, era uma espiã, que estava na cidade para roubar uma amostra do G-Vírus, desenvolvido por William Birkin. E reunia as duas únicas vulnerabilidades de Leon: o fraco por mulheres bonitas e a irritação quando ele não tem seus conselhos ouvidos. Por ter seus próprios planos – e saber se cuidar sozinha – Ada simplesmente ignorava as ordens dele e preferia seguir por si só.

A companhia de Leon, porém, acabaria por lhe salvar a vida. Nos esgotos, uma possível rota de fuga encontrada por Leon e Claire, ela é confrontada pela cientista e esposa de William Birkin, Annette, que coloca Ada sob a mira de uma arma. O disparo fatal, porém, é mal sucedido pela ação do policial novato, que se atira na frente da espiã e acaba ferido no ombro.

Após ficar desacordado por algum tempo, Leon acorda e percebe que Ada cuidou de seu machucado enquanto ele estava desmaiado. Mais uma vez sozinho, ele percorre o caminho pelos esgotos até chegar ao elevador que o levaria para um laboratório subterrâneo da Umbrella.

A bordo, ele se reúne mais uma vez com Ada e a moça acaba ferida após um ataque de William Birkin, agora transformado em um monstro terrível pelo próprio vírus que criou. Demonstrando sentir algo a mais por ela, Leon retribui os cuidados e a carrega no colo até uma sala próxima, na qual ela estaria segura e poderia descansar.

Apesar de também nutrir sentimentos pelo policial, Ada não desvia de sua missão e explora sozinha o laboratório em busca do G-Vírus. Ao recuperar uma amostra, porém, ela se vê encurralada por um T-103, uma das armas biológicas mais poderosas da Umbrella, e acaba gravemente ferida, mesmo após a intervenção de Leon.

Com a moça ferida em seus braços, o novato presencia a morte de alguém que aprendeu a amar tão rapidamente. Mal sabia ele, porém, que tudo não passava de uma farsa da espiã, arquitetada rapidamente para que ela pudesse completar seus objetivos sem comprometer a sobrevivência do policial.

O fim gera um novo começo

Não deixar que mais ninguém morra se transforma em uma missão pessoal de Leon. Ao se reunir novamente com Claire, ele conhece Sherry, a filha de William e Annette Birkin. Juntos, os três embarcam em um trem que, finalmente, os levaria para longe daquele pesadelo. Antes, porém, o policial tem ainda mais um encontro com o T-103 e recebe a inesperada ajuda de uma mulher misteriosa – ninguém menos do que Ada, retribuindo o favor de antes e salvando a vida do jovem.

O fim daquele incidente, porém, não seria sinônimo de paz. Leon e Claire se separam. Enquanto a garota segue em busca de seu irmão, o policial novato é recolhido pelo Serviço Secreto norte-americano, contra a própria vontade. É aí que Adam Benford – que mais tarde se tornaria o presidente dos EUA – faz a ele uma proposta inusitada: Sherry ficaria segura desde que ele aceitasse trabalhar para eles.

Perfil Leon Kennedy

Relutante, Leon aceita e decide dedicar sua vida ao fim da Umbrella. Ele passa por um intenso treinamento voltado à formação dos melhores agentes de elite dos Estados Unidos e utiliza os recursos governamentais para planejar e executar uma série de ações contra a companhia farmacêutica.

Uma delas envolveu seu velho amigo da academia de polícia, Ark Thompson. Agora um detetive particular, ele é enviado à Ilha Sheena para investigar um possível centro de fabricação em massa de armas biológicas. A missão, apesar de ter ocasionado um novo incidente viral no local, resultou no resgate de dois sobreviventes e na destruição completa da instalação.

Leon também teve envolvimento indireto nos acontecimentos que se desenrolaram na Ilha Rockfort e na base da Umbrella na Antártica, em Resident Evil CODE: Veronica. Após receber um email de Claire sobre sua prisão nas instalações da empresa, o agente informa Chris sobre a localização da garota. Investigando o incidente no local, ele conhece Albert Wesker e fica sabendo do envolvimento dele com Ada Wong.

As ações militares e o intenso treinamento tiveram impacto direto na personalidade de Leon. Ele se tornou um agente extremamente focado e de poucas palavras. Trabalhando sob as ordens diretas do presidente, ele recebeu uma missão simples: erradicar a ameaça biológica da face da Terra.

Operação Javier

Em 2002, Leon é enviado para as florestas da América do Sul ao lado de Jack Krauser, membro do Comando de Operações Especiais do exército dos EUA. A dupla tem como objetivo localizar e prender Javier Hidalgo, um poderoso traficante de drogas que está envolvido em negociações para compra de armas biológicas com um ex-cientista da Umbrella.

Perfil Leon Kennedy

Em Mixcoatl, uma vila no coração da floresta amazônica, os dois conhecem Manuela Hidalgo, filha do bandido e portadora do vírus t-Veronica. Ela conseguia sobreviver com a infecção devido a constantes transplantes de órgãos, oriundos de garotas sequestradas por seu pai. Tudo para impedir que ela sucumbisse à mesma doença que matou sua mãe, ou se transformasse em um monstro como ela. Até se encontrar com Leon e Krauser, ela não conhecia as atividades criminosas de Javier, líder da organização criminosa Sacred Snakes.

O monstro em que a mãe de Manuela se transformou era mantido por Javier em uma estufa. Em climas úmidos, porém, o vírus t-Veronica tem sua eficácia ampliada e, após consumir o traficante, passou a crescer desenfreadamente. O resultado disso seria uma infecção generalizada no ecossistema da floresta amazônica, gerando danos irreparáveis para todo o mundo.

A ação conjunta dos dois militares e Manuela, porém, foi suficiente para acabar com o monstro. A missão, porém, teve um alto preço para Krauser, que acabou ferido no braço e considerado incapacitado. Após deixar a América do Sul ao lado de Leon, ele seguiria seu próprio caminho e, pouco depois, desapareceria após um suposto acidente.

Uma nova missão

Com o fim da Umbrella, as armas biológicas não tinham mais um ponto centralizador. Pesquisas com vírus e criaturas acabaram caindo nas mãos de terroristas que, abastecidos por um mercado negro gigantesco, faziam sobreviver o triste legado da companhia farmacêutica.

Nesse ensejo, estranhamente, Leon deixa a luta contra o terrorismo biológico e passa a trabalhar diretamente para o Serviço Secreto. Suas habilidades em combate o tornaram perfeito para liderar a segurança da família presidencial. Sua chegada ao novo cargo coincidiu com o sequestro de Ashley Graham, filha do comandante-em-chefe americano.

A desconfiança de que a abdução teria sido um trabalho de alguém infiltrado no governo fez com que apenas Leon fosse enviado a uma região remota da Espanha, onde a garota havia sido vista pela última vez. Lá, ele se viu diante de uma ameaça diferente, mas tão perigosa quanto os zumbis e armas biológicas da Umbrella.

Perfil Leon Kennedy

Leon é atacado ferozmente pelos habitantes de uma vila no interior do país e descobre que todas aquelas pessoas estão sendo controladas pelo Las Plagas, um parasita capaz de tomar conta da consciência de seu hospedeiro. Controlando a todos como um titereiro está Osmund Saddler, líder de um culto religioso chamado Los Illuminados.

O sequestro de Ashley Graham fazia parte de um plano maior. A garota seria infectada com o parasita e enviada de volta aos Estados Unidos. Uma vez controlada por Saddler, ela seria capaz de destruir o governo americano por dentro, infectando peças-chave da administração e levando o caos à principal nação do globo.

Capturado pelos soldados controlados pelo terrorista, Leon acaba infectado pelo Las Plagas. Durante sua investigação no local, ele recebe a ajuda de Luis Sera, um cientista que participou das pesquisas com o parasita antes de perceber o potencial destrutivo de seu trabalho e mudar de lado. Ele entrega ao agente alguns comprimidos, responsáveis por retardar a evolução da infecção.

Investigando a ilha, Leon localiza Ashley e a resgata, abrindo caminho à bala em meio a infindáveis tropas de Ganados. O agente descobre que Saddler não conta apenas com os habitantes da vila a seu lado, mas também com um verdadeiro exército e diversas criaturas, geneticamente modificadas com a utilização do Las Plagas.

Ecos do passado

A missão na Espanha também seria palco de dois reencontros importantes. Leon descobre que o acidente que matou Jack Krauser foi uma farsa. Sem rumo e renegado por seu próprio país, ele se transformou em um mercenário e carrega o Las Plagas em seu corpo. O parasita foi o responsável pela recuperação de seu braço ferido em batalha.

Agora, Krauser trabalha para Saddler e foi o responsável pelo sequestro de Ashley. O ex-militar, porém, também é um agente duplo, espionando o Los Illuminados para Albert Wesker. O conflito de interesses e o ódio por Leon leva os dois a um confronto do qual o sobrevivente de Raccoon City sai vitorioso.

Seis anos após o incidente em Raccoon City, Leon finalmente veria Ada novamente. Mais uma vez, os dois estão em lados opostos, já que a espiã está no local à mando de Wesker com uma missão bem semelhante: roubar uma amostra do parasita Las Plagas.

O fato de não estarem ali com o mesmo objetivo, porém, não impede que Leon e Ada trabalhem juntos. A moça desvia-se de seu caminho inúmeras vezes para auxiliar o agente e Leon faz o mesmo quando ela é capturada por Saddler.

Perfil Leon Kennedy

Após enfrentar um Osmund Saddler transformado em monstro, Leon obtém posse da única amostra restante do Las Plagas. Mas por pouco tempo, já que Ada coloca uma arma na cabeça do agente e foge logo em seguida. Para garantir que o herói também escapasse, ela entrega a ele as chaves de um jet ski, que é utilizado para a fuga ao lado de Ashley.

De volta aos Estados Unidos e com Ashley em segurança, Leon escreve o chamado “Kennedy Report”, relatando a seus superiores o incidente na Espanha e as participações de Krauser e Ada, bem como todos os detalhes sobre as pesquisas dos Los Illuminados. O relatório se mostraria crucial nos esforços da B.S.A.A. para conter o bioterrorismo e se tornaria uma peça fundamental na missão de Chris Redfield na África, anos depois, em Resident Evil 5.

De volta à ação

Pouco após o incidente com o Las Plagas, Leon volta a ser o responsável por ações táticas de combate ao bioterrorismo. No final de 2005, ele é enviado ao aeroporto de Harvardville para lidar com mais uma infecção viral. Após um acidente com um avião lotado de zumbis, o local é isolado com um grupo de sobreviventes em seu interior. Entre os vivos está o senador americano Ron Davis.

Perfil Leon Kennedy

Ao lado de Angela Miller e Greg Glenn, ele descobre que Claire Redfield também está no local, e acompanha novamente de uma garotinha, Rani Chawla. O resgate é bem sucedido apesar da morte de Glenn, mas isso não significa que a trama havia chegado ao fim.

O acidente aéreo havia sido obra de um atentado terrorista, que agora tinha um laboratório da WilPharma, uma empresa farmacêutica, como alvo. Leon descobre que um dos responsáveis pelo ataque é Curtis Miller, irmão de Angela, maculado pela perda de sua família durante a destruição de Raccoon City.

Todo o caso, porém, não passou de uma mórbida exibição do poderio de armas biológicas. O ato, orquestrado pelo pesquisador-chefe da WilPharma, Frederic Downing, tinha como intuito a venda de amostras dos vírus T e G para o ditador Miguel Grandé, que governava com punho de ferro a República de Bajirib. A conspiração é descoberta a tempo pela dupla Leon e Claire, e o terrorista é preso.

Envolvimento político

Ao longo dos anos, Leon continua se dedicando ao combate contra a ameaça biológica. Quanto maior o esforço dele, porém, mais o mundo se tornava alvo de vilões, que detonavam ataques em todos os cantos do mundo. O uso do bioterrorismo chegava até mesmo aos altos escalões, com governos fazendo uso de armas orgânicas.

Tensões da Europa Oriental levaram à intervenção do governo norte-americano, quando surgiram rumores de que os rebeldes da República Eslava do Leste estavam utilizando armas biológicas em sua insurreição contra o governo. Leon é enviado para o local, mas, assim que chega ao centro da confusão, recebe ordens de deixar o país. Em busca da verdade, ele decide ignorar o chamado e segue sozinho, sem apoio americano.

O encontro marcado com um informante da CIA dá errado quando os dois se veem atacados por um Licker. O contato tem apenas apenas tempo o suficiente para balbuciar a palavra “apicultor” antes do ataque final, que por muito pouco não acaba vitimando o próprio Leon. Antes de desmaiar, ele apenas tem tempo de ver que alguém parece estar controlando a criatura.

Novas imagens de Resident Evil: Condenação

Ao acordar, o agente percebe estar amarrado e sem qualquer equipamento. Ele havia sido levado para o esconderijo da milícia guerrilheira, que o questionava sobre sua presença no país. Diante de Buddy e JD, dois dos líderes da resistência, ele descobre estar diante de uma infecção pelo parasita Las Plagas quando um dos anciões do movimento se transforma em Ganado perante seus olhos, ao mesmo tempo em que um time do exército invade o local.

Separados de Buddy e fugindo de infectados e soldados, Leon e JD fogem do labirinto subterrâneo e chegam à superfície, percebendo que uma tropa de Ganados já tomava o local e entrava em confronto com os militares. Levado a uma igreja, que também servia como quartel-general da resistência, o agente americano é confrontado por Buddy mais uma vez e revela o triste destino da população: todos já estavam mortos, ou, pelo menos, com uma grande chance de ficarem paralisados devido ao processo de remoção da Plaga.

Com Leon preso, os líderes da revolução passam a divergir quanto à melhor forma de agir. Para Buddy, a melhor maneira era um ataque frontal ao palácio do governo com o uso de armas biológicas, o que requer que ele infecte a si mesmo com a Plaga. JD não concorda e acaba libertando o agente dos EUA, pedindo que ele vá até o mercado da cidade e impeça que o cabeça dos rebeldes estrague sua vida.

Uma velha aliada?

Leon chega até o local tarde demais, mas não perde a viagem. De forma bem semelhante a tantos anos antes, ele tem um encontro com Ada Wong. A misteriosa mulher, que sempre está presente no foco de qualquer incidente biológico, informa a ele que a cidade está prestes a ser devastada e não entra em detalhes sobre as razões para sua aparição no local. A tensão sexual sempre presente entre os dois é cortada quando o agente americano retorna à igreja e Ada segue em frente com sua missão.

Sedentos por sangue, os Ganados também chegam antes dele ao local sagrado, assassinando todos os sobreviventes. Apenas JD sobrou, mas ainda assim, acabou infectado. Antes de se transformar, ele devolve o equipamento de Leon, que é confrontado mais uma vez por Buddy. O início do bombardeio acaba separando os dois, que correm para o mesmo lugar.

O palácio da presidenta Svetlana Belikova é o destino. Buddy, já com a Plaga em seu corpo, lidera um ataque com Lickers que dizima completamente a segurança oficial e segue seu caminho criando um rastro de sangue. Já Leon tenta mais uma vez impedir um ataque biológico e descobrir a verdade por trás da guerra civil na República Eslava do Norte.

Resident Evil: Condenação ganha novo trailer

A surpresa vem quando um grande laboratório de pesquisa é descoberto no subterrâneo da residência oficial. Aqui, diversas espécimes alteradas de Plagas de Controle estavam sendo produzidas em massa. Um movimento rápido de Ada impede que ela e Leon sejam capturados pela guarda presidencial enquanto Buddy se une ao combate utilizando dezenas de Lickers. Não se importando em exibir sua posse de armamentos biológicos, Belikova libera uma tropa de T-103s para acabar com todos os presentes no local.

A batalha segue até a superfície, onde nem mesmo um tanque de guerra é capaz de impedir o avanço dos monstros. O combate finalmente chega ao fim quando aviões americanos surgem e salvam Leon e Buddy de um ataque final. O governo americano estava acompanhando o progresso da missão do agente e, com as provas de que Belikova realmente possuía armas biológicas, tiveram mais uma vez razão para intervir no conflito civil.

A presidente da República Eslava do Norte renuncia ao cargo, mas não é julgada nem condenada por seus atos. Percebendo que uso de armas mais biológicas não era mais exclusividade de grupos terroristas isolados, Leon mostra-se resignado com o trabalho que ele não escolheu assumir e percebe que, quanto mais luta, menor o resultado.

Verdade amordaçada

Em junho de 2013, o presidente norte-americano Adam Benford decide vir a público com a verdade sobre o envolvimento do governo dos EUA e a Umbrella Corporation, que acarretou no desastre de Raccoon City. Leon apoia a causa, enxergando esse como um passo importante na batalha contra as armas biológicas, mas teme pela segurança de seu amigo e velho parceiro.

Os temores do agente estavam corretos. Um ataque viral acomete a Universidade Ivy, que serviria de palco para o discurso de Benford, e acaba vitimando ninguém menos que o comandante-em-chefe da nação. Diante de uma das decisões mais terríveis de sua vida, Leon não vê saída a não ser dar um tiro na cabeça do presidente, antes que ele ataque Helena Harper, uma agente responsável pela segurança do líder.

Chocada, ela pede que o companheiro a acompanhe até a Catedral de Tall Oaks, onde a verdade por trás da morte de Adam Benford seria revelada. A caminhada, porém, não seria assim tão fácil já que a cidade se tornou uma segunda Raccoon City, com boa parte da população local transformada em zumbis e os poucos sobreviventes lutando desesperadamente para continuarem vivos.

Unindo-se a grupos de sobreviventes que são rapidamente dizimados pela força dos mortos-vivos, Leon e Helena finalmente chegam à igreja. Após encararem a causa da infecção – uma criatura conhecida como Lepotitsa –, a dupla segue por um caminho até o subterrâneo da catedral, onde um decrépito laboratório de pesquisas fica localizado.

É aqui que Leon acabaria tendo uma estranha revelação. Em uma fica de vídeo, ele assiste ao “nascimento” de Ada Wong, que emerge do interior de uma crisálida semelhante à que dá origem a infectados pelo C-Vírus. Tudo toma contornos ainda mais estranhos quando Helena corre a frente procurando por alguém, em desespero.

A vítima, aqui, é Deborah Harper, irmã dela, mais uma cobaia de incidentes biológicos que a transformaram em um monstro sem alma nem memórias de sua vida passada. Percebendo que há muito mais aqui além de um simples atentado bioterrorista, os agentes contam mais uma vez com a ajuda de Ada Wong na batalha contra a criatura.

Perfil: Leon Kennedy

A espiã surge, mais uma vez, “apenas” para dar um aviso: os dois estão diante de algo muito maior e indo contra os dirigentes do país. Ela se referia a Derek Simmons, membro de uma sociedade secreta chamada “A Família” e responsável pelo atentado contra a vida de Derek Simmons. As provas de seus atos seriam vaporizadas com uma explosão nuclear, que acabaria com todos os sobreviventes e selaria o destino de Tall Oaks de forma semelhante ao de Raccoon City.

Após quase morrerem na detonação, Leon e Helena descobrem que são apontados como os principais suspeitos do assassinato do presidente. Aproveitando-se da pequena vantagem que possuíam, eles pedem que Ingrid Hunnigan declare ambos como mortos, para que eles possam seguir à China no encalço de Simmons.

Um novo alvo e um encontro de titãs

Mesmo com a farsa, a chegada de Leon e Ada a Lianshang não seria tranquila. Com olhos e garras em todo lugar, o consultor de Segurança Nacional consegue infiltrar uma Lepotitsa no avião que transportava a dupla. Com toda a tripulação e passageiros infectados, a aeronave cai nas proximidades do porto da cidade.

Após deixar os destroços, Leon revê Sherry Birkin após mais de uma década e descobre que ela está acompanhando Jake Muller, um mercenário que carrega em seu sangue a chave para a cura contra o C-Vírus. No encalço dele, porém, está Ustanak, uma criatura enviada pela organização terrorista Neo-Umbrella para captura-lo. A líder do grupo era ninguém menos do que Ada Wong.

Após o combate com a criatura, Leon e Helena partem em busca da espiã, com o objetivo de prendê-la como uma testemunha importante contra Derek Simmons. Esse desígnio, porém, colocaria duas forças do bem lado a lado. A necessidade de manter Ada viva ia contra os desejos de vingança de Chris Redfield, que queria assassinar Ada para acertar as contas pela morte de seus homens em Edonia, durante uma emboscada.

Resident Evil 6 chega amanhã ao Brasil; Curitiba tem lançamento antecipado

Uma luta corporal termina com Leon e Chris apontando as armas um para o outro. O ato, porém, fez ambos perceberem que havia muito mais envolvido na questão. Um acordo é feito rapidamente: a B.S.A.A. seria responsável pela captura da Ada enquanto Leon e Helena seguiriam atrás de Simmons, em um ponto de encontro para o qual Sherry estava se dirigindo ao lado de Jake.

No local, o consultor de Segurança Nacional revelou a verdade sobre a morte de Adam Benford. Porém, ele é surpreendido por um J’avo que acaba o infectando com uma amostra potencializada do C-Vírus. Como que prevendo o que viria a seguir, Sherry entrega a Leon um chip contendo toda a informação genética de Jake e pede que ele vá atrás de Simmons. Ela seria capturada, ao lado de seu companheiro, pouco depois.

Tudo fica claro e turvo ao mesmo tempo

A batalha final entre o vilão, Leon e Helena começa a bordo de um trem e acaba em um prédio que servia como sede para a Neo-Umbrella. À medida em que ia sentindo os efeitos da infecção, Simmons se tornava mais forte, a ponto de ser capaz de descarrilhar os vagões com um único golpe.

No processo, Leon recebe uma transmissão de rádio estarrecedora. Um míssil contendo o C-Vírus estava a caminho de Lianshang como mais uma peça nos ataques biológicos arquitetados por Ada Wong. De Chris, ele ouve a informação de que Ada Wong havia sido assassinada por um grupo desconhecido.

Perfil: Leon Kennedy

Mais uma vez perante um incidente biológico, o agentes americanos descobrem que Simmons ainda está vivo e era capaz de se transformar em uma criatura gigantesca, semelhante a um dinossauro. Não fosse a intervenção da verdadeira Ada Wong, tudo estaria perdido. O combate termina da mesma maneira que tantas vezes antes: a espiã deixa um lança-torpedos para o ex-policial e um tiro certeiro coloca um fim à ameaça biológica.

Muitas perguntas, porém, restaram na cabeça de Leon. Quem estava se passando por Ada Wong e qual era a participação dela em todo o incidente? Qual seria o destino de Lianshang? Duas coisas, porém, eram certas: a ameaça biológica era cada vez mais terrível e estava atingindo níveis muito maiores.

Encontro inusitado

Em um game que não faz parte da cronologia da série, Leon pode ser visto agindo ao lado de Barry Burton. Resident Evil Gaiden trata dos acontecimentos a bordo do Cruzeiro Starlight, para onde o ex-novato foi enviado para investigar e destruir um novo tipo de arma biológica.

Perfil Leon KennedyO desaparecimento de Leon motiva a chegada de Barry no local. Juntos, os dois encontram uma sobrevivente chamada Lucia que tem um estranho poder: ela é capaz de se comunicar com as armas biológicas, justamente por estar infectada por elas. A missão assume ares ainda mais preocupantes quando eles percebem que a Amoeba, a tal criatura presente no local, é capaz de tomar a forma de animais e pessoas.

Após enfrentarem o monstro, Lucia é curada de sua infecção. Os três escapam juntos, mas, ao final do game, Leon é mostrado com o mesmo sangue verde de Amoeba, indicando que a criatura estava escapando ao lado dos heróis. O destino do verdadeiro Leon não é revelado.

Outras aparições

Um dos personagens mais queridos entre os fãs não poderia ficar de fora dos filmes de Paul Anderson. Após incessantes pedidos dos aficionados, Leon Kennedy finalmente aparecerá em Resident Evil 5: Retribuição, sendo interpretado pelo ator Johann Urb.

A estreia do personagem, porém, contradiz fatos da própria cronologia dos longas. Segundo uma edição do jornal The Raccoon City Times, divulgada na época do lançamento de Resident Evil 2: Apocalipse, Leon foi o parceiro de Jill Valentine durante o incidente na mansão de Spencer e morreu no local. Por ser um documento alheio aos filmes e divulgado para fins de publicidade, porém, a informação pôde ser facilmente ignorada pelo roteirista Paul Anderson.

Gameplay de Resident Evil: Operation Raccoon City mostra a caçada a Leon

O personagem também foi um dos destaques de Resident Evil: Operation Raccoon City. Em determinado momento do game, os agentes da Umbrella enviados para conter o incidente na cidade recebem a ordem de assassinar Leon, que descobriu o segredo por trás das atividades ilegais da empresa. Ao final do título, os jogadores podem escolher entre matar ou proteger o policial.

Ainda, ele faz uma pequena participação como um dos personagens secretos de Trick’N Snowboarder, game esportivo produzido pela Capcom para o PlayStation. O personagem aparece também em forma de carta nos games SNK vs Capcom Card Fighter’s Clash e Ultimate Marvel Vs. Capcom 3.


Tags: , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

85 Comentários em "Perfil: Leon Kennedy"

  1. Eduarda Barros 06/04/2012 at 18:00 -

    Não sabia que os pais de Leon eram criminosos ‘-’ mas um grande artigo Parabééns! \o

    • -Evil Shady- 06/04/2012 at 18:01 -

      Leitura dinâmica o.o

  2. polar 06/04/2012 at 18:19 -

    tambem não sabia dessa do leon ter pais criminosos , a jill tambem né? foi com o pai dela que ela aprendeu esse treco de lockpicking

  3. LJ 06/04/2012 at 18:20 -

    O pai da Jill também era criminoso…

  4. RamonFireice 06/04/2012 at 18:35 -

    finalmente um novo perfil!!!!Parabéns pelo artigo…

  5. RamonFireice 06/04/2012 at 18:38 -

    É,encontramos certa semelhança entre Jill e Leon,dois personagens que nem sabem a existência um do outro.

  6. -Fak'Evil 06/04/2012 at 18:40 -

    Acho que os pais do nosos queridinhos personagens, era tudo crimininosos: Resumo…
    Os personagens queriam deixar os pais p#5 e virar policiais

    • José Mac 06/04/2012 at 22:58 -

      Se os pais do Chris tb forem criminosos, aí já é sacanagem demais, rs.

  7. HudsonCrz 06/04/2012 at 19:28 -

    nossa nao sabia deça que a namorada largo ele
    PERFEITO SHADY *-*

  8. Sr. Redfield 06/04/2012 at 19:47 -

    Shady , acho que no trecho ” Após receber um email de Claire sobre sua prisão nas instalações da empresa, o agente informa Leon sobre a localização da garota. Investigando o incidente no local, ele conhece Albert Wesker e fica sabendo do envolvimento dele com Ada Wong.” vc quis dizer Chris e não Leon.

  9. residentfan 06/04/2012 at 20:11 -

    Esse é o pior personagem da série na minha opinião.Leon é a coisa que mais odeio.

  10. Vinicius Lima 06/04/2012 at 20:35 -

    Shady tem que arrumar uma coisa , no texto esta escrito “líder de um culto religioso chamado Las Plagas” . Não seria Los Illuminados ?

  11. Mateus 06/04/2012 at 21:06 -

    Shady.
    “INTERPRETADA NO CINEMA POR” ?
    Não seria Interpretado ?

  12. Paola 06/04/2012 at 21:19 -

    Muito legal! Anciosa para o perfil do Chris!

  13. G-Wesker 06/04/2012 at 21:36 -

    “Investigando o incidente no local, ele conhece Albert Wesker e fica sabendo do envolvimento dele com Ada Wong”. Como assim?
    É verdade que Leon soube de Wesker e do envolvimento com Ada em algum momento antes de RE 4 (nunca foi explicado como), mas ele nunca conheceu Wesker de fato, tampouco esteve na ilha. Como o “Sr. Redfield” disse, faria mais sentido se fosse o Chris, porém durante os encontros com Wesker na ilha Rockfort nunca soube de Ada, e ela nem é mencionada.
    Cheque suas fontes (e o texto), Shady!

    • -Evil Shady- 06/04/2012 at 22:38 -

      Conhecer não necessariamente significa encontrar pessoalmente. Minhas fontes e meu texto estão corretos.

      • G-Wesker 10/04/2012 at 17:39 -

        Eu ainda discordo deste trecho, pois do jeito que está escrito, dá a entender que Leon foi até a ilha Rockfort, encontrou o Wesker e soube da Ada lá, o que não ocorreu de fato. Como você disse, conhecer não significa encontrar pessoalmente, mas tudo o que Leon fez foi informar o Chris que a Claire estava em apuros, depois que recebeu o e-mail dela, aquele nem pisou na ilha.
        Sua fonte está bem esquisita, para dizer o mínimo, seria bom procurar outra melhor…

      • G-Wesker 10/04/2012 at 17:49 -

        Sobre as suas fontes, talvez venha a se sentir ofendido com a minha frase final, lamento se for o caso, mas a questão é que nem todas as fontes de informações lançadas oficialmente sobre Resident Evil estão totalmente corretas, sempre há algumas discrepâncias, contradições, imprecisões e tal. Creio que esse trecho do seu texto que questionei é um desses casos, sem má fé de sua parte.

        • -Evil Shady- 10/04/2012 at 18:00 -

          Assim, é fato concreto que o Leon esteve envolvido em investigações do governo americano (vide RETDC), e tb é fato concreto que ele sabe das maquinações de Wesker e Ada (ele fala sobre isso em RE4). Ele realmente nunca foi à Ilha Rockfort, mas também não ficou só no informar ao Chris sobre a Claire. Apesar de apenas isso ser mostrado nos jogos, a história vai mais além e está melhor desenvolvida em livros como Resident Evil Archives, Research on Biohazard 2 e especiais publicados pela Capcom na revista japonesa ARMS, que declaradamente fazem parte do canon.

          Eu sei que nem todas as fontes de informação estão corretas ou são canônicas, mas pode ter a certeza de que eu chequei tudo na hora de escrever o perfil. Agora, se você for só acreditar naquilo que efetivamente está nos games, pode ignorar boa parte do que está escrito aqui – e no site como um todo -, além de engolir alguns erros de tradução frutos de uma localização sempre mal feita.

          • G-Wesker 10/04/2012 at 18:16 -

            Obrigado pela atenção e pelo esclarecimento. Realmente, um dos grandes motivos que tornam sites de RE como o seu interessantes de visitar é justamente conhecer o universo da franquia além do que é mostrado nos games, e isso você faz muito bem. Só peço que atente mais na hora de fazer o texto para não gerar mal-entendidos como o meu fiz sobre esse trecho do Wesker e da Ada.

  14. MathRe 06/04/2012 at 22:33 -

    Meu personagem favorito!Valeu,Shady!

    Shady desculpa ser assim mas é q eu adoro tanto dos seus perfis vai ter mais um este mês?já agradeço

    • -Evil Shady- 06/04/2012 at 22:40 -

      Não sei

      • MathRe 06/04/2012 at 23:04 -

        ok de boa!Adoro seu site

  15. José Mac 06/04/2012 at 22:54 -

    O Leon é meu favorito até hj tb, pois foi com ele que conheci a série, em RE2.
    Shady, onde há essas informações sobre os pais criminosos do Leon? Não me lembro de ter visto essa informação em lugar algum. É no RE Archives?

  16. LJ 06/04/2012 at 23:34 -

    Cada personagem é importante em certa parte da série, não só os protagonistas, certo que eles não seriam nada sem Spencer.
    Meus personagens favoritos, Nemesis e HUNK, o/

  17. P.Junior 06/04/2012 at 23:47 -

    Muito legal.
    Só estar faltando o perfil do Chris para fechar o quarteto protagonista.
    Shardy vc vai fazer o perfil dos personagens dos filmes ? Ou só dos jogos ?

    • MathRe 06/04/2012 at 23:56 -

      Eu já perguntei pra ele e ele disse q irá fazer dos filmes tbm!

  18. I love ke$ha 07/04/2012 at 00:27 -

    Residentfan, o leon é melhor personagem, ele é mt lindo, eu amo ele, o leon é 1 milhão vezes melhor que que o chris.

  19. I love ke$ha 07/04/2012 at 00:33 -

    Parabens shady ótimo perfil. Quando vai ter o perfil do chris?

  20. polar 07/04/2012 at 01:29 -

    Chris é bem mais humano que o Leon , por isso prefiro o Chris.

  21. I love ke$ha 07/04/2012 at 07:40 -

    Mais humano, vc quer dizer mais chato né. Brincadeira, eu respeito a sua opiniao, cada um tem o seu personagem favorito né, mas o chris ta mt, sei la, talves mt dramático. No re5 ele ta uma chatisse só. Rs, mas ate que ele é legal, uma coisa q eu gosto mt nele é a voz , mas tem q ser do dublador roger craig smith

    • José Mac 07/04/2012 at 09:57 -

      Tirou as palavras de minha boca! Eu tb achei que o Chris ficou meio “chato” com td aquele drama existencial por causa da Jill em RE5.
      Mas não me crucifiquem, não estou malhando o Chris, só estou querendo dizer que ele ficou um cara mt pra baixo e tristomho em RE5.

      • LJ 07/04/2012 at 12:59 -

        Por isso o HUNK e o Nemesis são melhores, não tem emoções, :P , kkkkkkkk

  22. -D.Abreu- 07/04/2012 at 09:38 -

    Muito bom o perfil. Eu não sabia dessa história do Leon ser órfão e dos pais dele serem criminosos. Muito bom mesmo. Veleu!

    • José Mac 07/04/2012 at 12:02 -

      Residentfan, sou um dos maiores fãs do Leon, pra mim, ele é o cara.
      Mas sinceramente não concordei nada com o pessoal te malhando aqui. Nossa, será que ninguém tem o direito de não gostar de um personagem? Eu mesmo não gosto mt da Rebbeca…
      Pessoal, vamos ser democráticos! RE é uma série que não é perfeita, portanto sempre vai ter pontos positivos e negativos diferentes pra um e pra outro!

  23. DAVI 07/04/2012 at 11:36 -

    shady sei que esta fora de assunto mais a ediçao especial do re orc vem com as dlcs? ou elas vc baixa de graça ? ou paga iqual na ediçao normal ?

    • LJLIMA 07/04/2012 at 14:19 -

      A edição especial(PS3) vem com 8 armas e seis roupas alternativas da U.S.S. Coloca o código na PSN que vem dentro da caixinha e bingo!

    • -Evil Shady- 07/04/2012 at 16:00 -

      A edição especial só acompanha esses DLCs que o LJLIMA falou… as missões dos Spec Ops são a parte, e tem que pagar

  24. Paola 07/04/2012 at 13:35 -

    Cara eu acho o seguinte cada um tem o seu personagem preferido(o meu é o Chris) e eu não acho legal tipo alguem fica falando: a o meu é melhor! Eu gosto do Leon, e eu não fico falando a o Chris é melhor que o Leon então por favor né gente, cada um com a sua opinião!

    • José Mac 07/04/2012 at 16:33 -

      Foi exatamente o que eu quis dizer, Paola.
      Não vejo necessidade de ficar criticando os outros pela opinião deles, pois temos gostos diferentes e por isso, pra sermos respeitados, temos que respeitar tb.
      Como o Shady disse uma vez, ser ISTA é coisa de imbecil…

  25. LJLIMA 07/04/2012 at 14:05 -

    Não sabia que os pais do Leon eram criminosos=)

  26. Dalmácio Júnior 07/04/2012 at 14:42 -

    Leon é o cara, e tambem meu personagem favorito. :-)
    Parabens Shady otimo artigo. :D

  27. Dam McKinley 07/04/2012 at 16:23 -

    Eu sempre cortava o cabelo igual ao dele kkkkkkkkkk Leon é o cara :)

  28. re 07/04/2012 at 18:07 -

    meu pers. favorito o mais fod4 de toda a franquia otimo perfil shady

  29. Chris Gamer 07/04/2012 at 18:44 -

    Evil Shady por favor faça mais análises dos jogos da série por favor !!!!!

    Eu quero a análise do Resident Evil 2 e 3 !!!

    Por favor cara ;)

    • -Evil Shady- 07/04/2012 at 18:47 -

      Serão feitos.

  30. Chris Gamer 07/04/2012 at 18:46 -

    No Resident Evil 6 no final do trailer o Leon e a amiga dele caem de um lugar e é possivel ver a Ada. Tomara que os dois fiquem juntos :)

    • LJLIMA 07/04/2012 at 22:56 -

      Sinto muito, mas não é a Ada.Se vc ver em slow motion, há zumbis em volta do Leon e da Harper.

  31. MathRe 07/04/2012 at 18:59 -

    Shady eu acho q todos os perfis deveriam por a data de nascimento,idade,tipo sanguineo dos personagens.

  32. -Evil Shady- 07/04/2012 at 19:02 -

    Não acho que essas informações sejam tão relevantes, nem existem para todos os personagens. Mas agora que tiver um tempo passo pelos perfis colocando. Valeu!

  33. MathRe 07/04/2012 at 19:04 -

    Brigado pela sua atenção isso já é importante,no aguardo pelos proximos perfis..

  34. rescclp 07/04/2012 at 19:36 -

    Putz, gastei maravilhosos 20 minutos lendo esse artigo e os comentários! Parabéns Felipe, outro Rank S! =)

  35. -Evil Shady- 08/04/2012 at 00:33 -

    Bora respeitar a opinião alheia? Cada um tem direito de adorar ou odiar o que quiser dentro da série e isso não faz de ninguém mais ou menos fã.
    É importante lembrar tb que tanto o Leon quanto o mundo dos jogos da série NÃO EXISTEM, então vamos levar a parada menos a sério?
    Palhaçada, francamente….

  36. luis 08/04/2012 at 15:03 -

    Ótimo artigo,o melhor e que sabemos partes do passado dos personagens que nos nunca imaginaríamos saber,como os pais do Leon serem criminosos(como os de Jill) , e que ele realmente chegou atrasado a Raccoon por problemas pessoais. Parabéns Shady!

  37. Luis 08/04/2012 at 23:50 -

    Shady, vi num comentario acima que uma das fontes foi o livro: Research on Biohazard 2… procurando dentro do wikia não encontrei ele, só pelo link, deve ser burrice minha mesmo, :P . Ta desenterrando informações, hein, sem falar que o livro é japones.
    Enfim, excelente artigo, citando informações ineditas pra mim e pra outros, parabens,
    agora to ancioso pelos perfis de Wesker e tbm do Chris, tomara que sejam feitos em breve.

  38. Sevenup 09/04/2012 at 16:23 -

    Kadu Aprova!

  39. Mayra 10/04/2012 at 14:19 -

    Parabéns Shady,ótimo trabalho,o Leon é o meu personagem favorito.

  40. ester demetrius azevedo francelino 24/04/2012 at 11:09 -

    nossa adorei o personagens leon eo chris eles dois pra mim são mais a habilidoso ele dois eo os cara. eu sei que eo game mais dois são lindos.

  41. jefferson 11/05/2012 at 12:54 -

    nossa, showw

  42. André Almeida 27/05/2012 at 00:51 -

    Ótimo artigo, parabéns Leon e o meu personagem preferido no RE.

  43. Tyrant 165 10/06/2012 at 15:06 -

    O Leon é o melhor personagem da série, por que ele é bem humorado, habilidoso, inteligente e mesmo não sendo tão musculosos quanto o Chris ele faz coisas sozinho em um jogo do que o Chris em vários jogos com a ajuda de outros personagens :D

  44. Tyrant 165 10/06/2012 at 15:11 -

    Que estranho eu comentei mas não apareceu meu avatar na foto o.O

  45. Gabriel@PS2MASTER 22/06/2012 at 20:38 -

    Ouve um erro de digitação:Uma nova missão

    Com o fim da Umbrella, as armas biológicas não tinham mais um ponto centralizador. Pesquisas com vírus e criaturas acabaram caindo nas mãos de terroristas que, abastecidos por um mercado negro gigantesco, faziam sobreviver o trste legado da companhia farmacêutica.

    Observe e veja que esta escrito ´´trste“ ao invés de: triste

    • Evil Shady 22/06/2012 at 21:38 -

      o/

  46. Gabriel@PS2MASTER 26/06/2012 at 14:39 -

    Eu só virei fã do Leon por causa do Resident Evil 4 de PS2 que eu ainda jogo!

  47. Maria Dolores 04/07/2012 at 22:18 -

    Nossa eu sou a menina mais fanatica com o resident evil, eu adoro o resident jogo todo tempo pesquiso quem crio e quando foi lançado foi em 1997 no dia que eu naci
    E sei muita coisa da familia Kennedy…. Sou fãzassa do Resident Evil. Assinada : Maria Dolores M. P. Léo .’
    e eu adoro , amo o Leon Kennedy e a sheley sou muito fã deles e da Adan Wong. Gosto de mais deles mais gosto de mais mesmo é do Leon só loca com o Leon Kennedy s2 ‘ …
    A meu faceboock é esse :
    http://www.facebook.com/mariadolores.leo

  48. Leon Santos 05/09/2012 at 21:51 -

    Com certeza o leon é um dos personagens mais carismáticos da série resident evil ele é um do meus personagens favoritos e por isso curti bastante o perfil que você fez dele shady. vlw ae \o/

  49. RafaelRedfield 17/09/2012 at 07:04 -

    Bom Perfil aguardo ancioso pelo o do Chris Redfield o melhor personagem. o melhor fica sempre pelo ultimo ‘

  50. leon 29/10/2012 at 13:21 -

    o personagem mais foda da serie sen duvida

  51. Amanda RE4 02/11/2012 at 02:40 -

    Otimo Artigo. Leon e o personagem mais mais mais fera da franquia, sem querer dizer isso da vontade de casar com ele q pena q ele e um personagem fiqticio, eu sou fã mesmo dele do jogos dos filmes do RE 4,5 etc. PARABENS PELO ARTIGO. Nao sabia q o leon tinha pais criminosos e a Jill tambem.Muito FERA.

  52. Foll 25/11/2012 at 10:18 -

    Leon: “Ele também é o único personagem a ter um passado desenvolvido.”
    Jill: “Ela também é uma das poucas protagonistas a possuir um passado conhecido.”

    Dafuq? Se o Leon é o único, porque Jill tem seu passado conhecido então? Aliás, seu passado foi descoberto primeiro que o de Leon.

    • Felipe Demartini 25/11/2012 at 12:48 -

      Obrigado pela dica amigável, vou arrumar o texto ;-)

  53. ada 05/12/2012 at 18:22 -

    não sabia da namorada nem do esquero pro resident evil6 eu não li pq zerei o jogo 5 vezes :/

  54. Sof 14/01/2013 at 15:47 -

    Muito bom o artigo, dá gosto ler assim uma bio toda arrumadinha! :)
    Quer então dizer que ele só se juntou aos Serviços Secretos para manter a Sherry em segurança e pq fizeram chantagem com ele? Esse rapaz é um tão perfeito escuteiro que até faz doer o coração.

  55. leandro 22/01/2013 at 13:43 -

    olá felipe tudo bom? nossa cara parabens pelo site de verdade, gostaria de saber se o resident evil gaiden fas parte da historia? um amigo meu falo que não fas parte da cronologia mais fas parte da historia pessoal do lion isso é verdade? obrigado

  56. lisa schinoff 24/05/2013 at 18:35 -

    e verdade q ada Wong morreu

  57. karlos 17/08/2013 at 23:25 -

    poderiam fase um filme,com leon,cris,hunk,como explo,ficaria muito bom

  58. ysabella 29/08/2013 at 18:53 -

    Na verdade Felipe em Resident Evil 6 não foi a Ada que cometeu todos aqueles crimes, mas sim um clone feito a partir de seu DNA criado pelo Simmons o nome dela era Carla e no final da campanha da Ada ela consegue matar a Carla

  59. jordan 17/10/2013 at 21:31 -

    leon com certeza e meu personagem favorito no resident evil e aposto que muito de vcs tbm gostam dele com certeza um personagem que marcou gerações parabens felipe otimo texto continue assim cara flw.

  60. jordan 29/10/2013 at 22:25 -

    felipe e verdade que o mercado do re 4 e o roberte kendo do re 2

    • Felipe Demartini 30/10/2013 at 11:57 -

      Não, isso é uma ideia de uma fic escrita por um brasileiro, inclusive.