AFILIAÇÃO: S.T.A.R.S.
STATUS:Vivo
TÍTULOS EM QUE APARECE: Resident Evil, Resident Evil Remake, Resident Evil 3, Resident Evil 5 (Mercenaries Reunion), Resident Evil: The Mercenaries 3D, Resident Evil Gaiden, Resident Evil 5: Retribuição
DUBLADORES: Barry Gjerde (Grégory), Ed Smaron, Jamieson Price
INTERPRETADA NO CINEMA POR: Kevin Durand
Mesmo com sua aparição em poucos jogos da série e com sua relevância relativamente pequena para o universo de Resident Evil, Barry Burton permanece um dos personagens mais queridos pelos fãs. Talvez devido ao jeito de paizão ou à tendência de soltar frases icônicas a cada cena de corte, o ex-S.T.A.R.S. encabeça, ao lado de Rebecca, a lista de protagonistas cujo retorno é exigido pelos fãs.
Nascido em 1960, Barry iniciou sua carreira na Força Aérea americana, onde se especializou em armamentos e se tornou um grande amigo de Chris Redfield, que servia na mesma unidade. Após deixar o serviço militar, Burton se mudou para Raccoon City com sua mulher, Kathy, e duas filhas, Polly e Moira, para se tornar um dos primeiros membros do S.T.A.R.S., esquadrão de elite da polícia de Raccoon City.
Sua especialização o tornou responsável por todo o arsenal dos membros do time. Ele também foi o responsável pela contratação de Chris para o grupo, após o jovem ter sido expulso das Forças Armadas. A paixão pelas armas também foi responsável pela amizade entre Barry e Robert Kendo, dono de uma das principais lojas de armamentos de Raccoon City.
Ao lado do irmão de Robert, Joseph Kendo, Barry foi o responsável pela modificação e personalização de todo o arsenal usado pelos membros do S.T.A.R.S. Isso inclui a criação da Samurai Edge, uma pistola exclusiva do grupo. O próprio Burton, porém, prefere armas mais pesadas e tem como sua principal arma uma Magnum .44.
A família em primeiro lugar
No dia 24 de julho de 1998, Barry Burton foi enviado, junto com o restante do Time Alpha dos S.T.A.R.S., para as montanhas Arklay, nos arredores de Raccoon City. Lá, a equipe tinha duas missões: investigar uma série de assassinatos bizarros que estavam acontecendo na região e localizar o Time Bravo, que havia desaparecido 24 horas antes no cumprimento da mesma missão.
Ao sobrevoar a mata, os policiais localizam o helicóptero do segundo esquadrão. Em terra, porém, são atacados por um grupo de Cerberus. Barry, ao lado de Wesker, Chris e Jill, consegue fugir para uma mansão nos arredores, onde estavam aparentemente seguros. O local, porém, se mostrou tão perigoso quanto a área externa quando os policiais descobrem que a casa estava infestada de zumbis e outras criaturas. Os acontecimentos servem como abertura para o primeiro Resident Evil e seu remake, lançado anos depois.
Barry foi o principal parceiro de Jill durante o incidente na mansão, auxiliando-a e salvando a vida da moça em diversas situações. Sua lealdade a seus companheiros de esquadrão só não era maior do que o amor por sua família, e foi justamente essa a arma usada por Wesker para corromper o experiente policial.
De forma a garantir que seus planos de obter dados de combate das armas biológicas da Umbrella funcionasse, Wesker chantageou Barry, ameaçando matar a família do ex-militar. O policial deveria apagar toda e qualquer prova que pudesse incriminar o vilão, além de levar Jill a confrontos contra criaturas que povoavam da mansão. Foi por meio de Burton que Wesker localizou e assassinou Enrico Marini, o capitão do Time Bravo, que havia descoberto sobre suas reais intenções.
Eventualmente, Jill acaba descobrindo a traição do amigo e, por muito pouco, não permite que Barry seja morto por Lisa Trevor, mais um dos tantos experimentos da Umbrella. Seguindo pelos corredores escuros da mansão de Spencer, a dupla acaba chegando a um laboratório secreto da Umbrella, onde têm o derradeiro encontro com Albert Wesker.
Após a morte do vilão, Barry, Chris, Jill e Rebecca fogem da Mansão de Spencer antes que ela vá pelos ares devido à ativação do sistema de autodestruição. O grupo decide dedicar suas vidas a investigar e derrubar a Umbrella Corporation. Burton, porém, permanece extremamente culpado por sua traição e promete a si mesmo que, um dia, reparará o dano causado a seus companheiros de time.
Uma ajuda dos céus
A oportunidade de redenção para Barry Burton veio três meses depois, em Resident Evil 3, quando Raccoon City é completamente devastada por vazamentos dos vírus desenvolvidos pela Umbrella Corporation. Por sorte, ele havia enviado sua família para o Canadá, de forma a garantir a segurança de sua esposa e filhas, antes deixar a cidade ele mesmo.
Jill, porém, continuou na cidade, e se viu presa em um município sitiado e prestes a ser detonado por uma bomba nuclear. A medida, autorizada pelo governo dos Estados Unidos, foi a única forma encontrada de evitar que infecção se espalhasse para além dos limites de Raccoon City. A bordo de um helicóptero, Barry conseguiu contato com Carlos Oliveira e resgatou o mercenário e sua antiga parceira antes da explosão.
Participação extra
Após os acontecimentos do terceiro game da série, Barry voltaria a aparecer em Resident Evil Gaiden, game que protagonizaria ao lado Leon Kennedy, de RE2. O título para Game Boy, porém, não faz parte da cronologia da saga e sua trama deve ser completamente desconsiderada.
Chamado às pressas ao quartel-general de uma organização clandestina anti-Umbrella, Barry é enviado ao Cruzeiro Starlight, local ao qual Leon foi enviado para investigar e acabar com um incidente biológico. O jovem, porém, havia desaparecido antes de dar a missão como completada.
Burton percebe, assim que embarca no navio, que o local foi vítima de mais um incidente com o T-Vírus. Seguindo pelos corredores do cruzeiro, ele se encontra com Lucia, uma jovem que possui uma estranha ligação com as armas biológicas presentes no local. Um parasita no corpo da garota dá a ela uma espécie de poder psíquico: a possibilidade de se comunicar com a principal criatura presente no local, capaz de tomar a forma de qualquer ser humano com quem entrasse em contato.
A seguir, Barry localiza o próprio Leon. Os dois se unem para fugir do local e salvar Lucia, removendo o parasita de seu corpo. O ex-militar trai seus companheiros mais uma vez, quando entra em contato com a Umbrella solicitando um meio de fugir. Em troca, ele entregaria a garota e o parasita.
A traição, na verdade, é um plano de Barry para obter um transporte seguro. A bordo do submarino enviado pela empresa farmacêutica, os ex-policiais conseguem remover a arma biológica do corpo de Lucia e dão um fim definitivo a ela, afundando o Starlight e fugindo com segurança da área. A garotinha é adotada por Barry e passa a viver junto com a família dele.
Outras aparições
A predileção de Barry por armamentos pesados o torna uma presença praticamente obrigatória em The Mercenaries. E foi justamente isso que a Capcom fez em Resident Evil 5 Gold Edition, incluindo o personagem, ao lado de outros estreantes no modo. Além disso, o parceiro de Jill também aparece em Resident Evil: The Mercenaries 3D.
Barry Burton também está prestes a aparecer em Resident Evil: Retribution, quinto longa da série produzida por Paul Anderson. O personagem, à esquerda na foto acima, será interpretado por Kevin Durand, conhecido dos brasileiros pela aparição em Lost, na pele do mercenário Martin Keamy.
Após Resident Evil 3, porém, Barry não voltaria a aparecer como parte da cronologia central da franquia. Especulações indicam que, devido à sua amizade com Chris Redfield e Jill Valentine, ele seria um dos fundadores da B.S.A.A. Tal informação, porém, nunca foi confirmada oficialmente pela Capcom.
Muito bom,agora da pra sacar um pouco sobre o Barry.
Gosto muito quando tem esses perfis… Os personagens que eu gostaria que voltassem são: Sherry Birkin, já grande e pronta para um combate. Barry Burton, Rebecca Chambers e Carlos Oliveira.
Resident Evil 6
Também gosto muito desses perfis.
Os personagens q eu queria q voltasse na série de resident evil são:
Billy Coen
Ark Thompson ( John Valetine q eu saiba )
Barry Burton
Rebecca Chambers
Bruce Mcgivern ( Dead Aim)
Espero que eles voltem no Resident Evil 7 , se o chris for dado como morto no RE6 , no RE7 vão procurar por ele…
Tanto a jill como a Claire.
Ark e Bruce não tem chance de aparecerem de novo, pois são da serie gun survivor que provavelmente acabou pois não fez muito sucesso!
SHady vc tem ps3 ou xbox e joga online?
Porq ai eu te add no ps3 ou no xbox.
Se Revelations contar sobre a fundação da BSAA, provavelmente esse rumor de que o Barry é um dos fundadores da companhia antiterrorista será esclarecido. E espero que assim seja.
Entrando no clima dos personagens que gostaria de ver novamente, estão entre eles: Sherry, Rebecca, Barry e Carlos. O Billy eu acho meio difícil voltar a aparecer na série, mas vai saber, Capcom é Capcom, e capaz de tudo!
“It´s a really powerfull weapon, especially against living things!”… Barry e suas frases de impacto…
Só acho q não teremos um jogo como Berry sendo um protagonista por um motivo, ele usa uma Magnum e ela demora mais pra carregar, além de conter menor número de balas no pente, e isso não combina com o novo estilo da série, mas talvez um jogo onde ele seja coadjuvante e tenha uma fase tipo Leon e Luiz Sera seria bem legal, mesmo. Bom, só dá pra esperar. X)
Belo perfil Shady. Estou ancioso pelo do Krauser, Jill e Chris.
outra fase legal dele e no re5 mercenarios reuniao que ele fala wath is this quando o majini ta no chão e ele da um tiro com a magnum
Por que considerar que é realmente o Barry quem matou Enrico? Aquele Wesker Report é cheio de troços nada a ver.
Vocês repararam o tamanho do pistolão que o Barry esta segurando ? No bom sentido claro kkkkkkk
Shady em JOGOS EM QUE APARECE faltou Resident Evil Gaiden
Valeu por ter corrigido!
gente dizem que o gaiden foi um sonho do leon que viu barry antes dele(Barry) ir para europa e depois o leon enquanto tava no carro dos policiais espanhois no 4 tenha sonhado com esse troço do starlight e tals é verdade ?
Não. O Gaiden tem uma história paralela que não tem nenhuma relação com a cronologia.
Essa história de sonho é real para o Resident Evil Survivor 2, que foi um sonho da CLaire durante a viagem de avião para a Antártida.