O que esperar de Resident Evil em 2012?

O que esperar de Resident Evil em 2012?

2011 não foi muito emocionante para os fãs de Resident Evil. Como você conferiu em nossa retrospectiva, apesar de alguns anúncios bombásticos, grande parte da movimentação de informações e expectativas se deu por títulos que ainda estão por vir, isso sem falar nos rumores e mentiras de sempre.

2012, porém, vem para fechar uma série de ciclos, expandir nossos horizontes e, por que não, transformar expectativas em realidade. Os indícios nos prometem um ano grande, não apenas para a série principal nos consoles de mesa, mas também nos portáteis, celulares e telas de cinema.Tudo isso, pelo menos, se nossas análises e previsões estiverem corretas.

Dois estilos chegam ao mercado

Em fevereiro e março, veremos a chegada de dois grandes títulos da franquia, que tomaram forma durante todo o ano passado para dominarem os consoles nos primeiros meses de 2012. A distância entre consoles portáteis e video games de mesa também serve como ponto fundamental para marcar dois games que são bem diferentes um do outro.

De um lado, temos Resident Evil: Operation Raccoon City, que chega às prateleiras em 20 de março. Desenvolvido pela Slant Six Games, é completamente focado na ação e apresenta um novo estilo na franquia. Agora, a ação em terceira pessoa não envolve apenas os protagonistas e os tradicionais monstros, mas também uma outra equipe de agentes treinados. É o que a produtora chama de “combate em três frentes”.

Operation Raccoon City também traz à realidade algo que só era possível nos sonhos de muitos fãs. Pela primeira vez veremos personagens de arcos distintos agindo lado a lado, mesmo que apenas no multiplayer. No modo Heroes, será possível colocar Leon e HUNK para brigar, ou decidir na violência quem é a verdadeira musa de Resident Evil: Jill ou Claire.

Já no Nintendo 3DS temos RE: Revelations, game que chega às lojas em 7 de fevereiro. Para atender aos incessantes pedidos dos fãs e levar a série de volta às origens, a Capcom faz bom uso do potencial tridimensional do portátil e apresenta uma aventura que merece o rótulo de aterrorizante.

O que esperar de Resident Evil em 2012?

Alternando momentos de tensão e horror com cenas de ação intensa, Revelations colocará os jogadores na pele de Jill Valentine. A ex-S.T.A.R.S. chega ao cruzeiro Queen Zenobia em busca de seu parceiro, Chris. A missão, porém, é muito mais do que um simples resgate, envolvendo agências governamentais e uma organização terrorista que é velha conhecida da B.S.A.A.

A chegada dos títulos, porém, não significa que a ação chega ao fim. Dá para dizer, com certeza, que Resident Evil: Operation Raccoon City terá sua cota de DLCs. Os conteúdos extras já devem estar sendo planejados e o primeiro deles, provavelmente, será a disponibilização das armas extras da edição especial para todos os usuários. O que vem depois apenas o sucesso do título pode dizer, mas dá para esperar novos mapas para o multiplayer ou pacotes com novas roupas para os guerreiros do modo Heroes.

No final de 2011, o Nintendo 3DS também recebeu uma atualização para permitir o lançamento de DLCs, o que faz com que Resident Evil: Revelations também possa receber sua cota de conteúdo. Se a trama permitir, poderemos ver novos trechos de história — assim como aconteceu com a Gold Edition de RE5 — bem como novos personagens para o Raid Mode.

Investimento nos portáteis

Como todos sabem, Resident Evil: The Mercenaries 3D não apresentou uma performance surpreendente, apesar da Capcom ter alegado que as vendas estavam dentro do esperado. RE: Revelations, porém, é a primeira tentativa “real” da empresa de criar algo completamente novo para um console de bolso. A expectativa de vendas, nesse caso, é muito maior, e é possível afirmar que o título pode definir os rumos da franquia nos portáteis.

Com a chegada do PlayStation Vita às lojas, é bem possível que a gente veja um novo game sendo anunciado para o console da Sony. Um possível bom resultado de Revelations pode incentivar a Capcom a continuar o investimento em novas formas de jogabilidade, algo que cai como uma luva no novo console da Sony. Além disso, os fãs do PSP não se esqueceram de Resident Evil Portable, e criar um jogo para o Vita pode ser o pedido de desculpas ideal.

Os celulares são outro ponto de grande importância para a Capcom em 2012. Durante todo o ano passado, a empresa fortaleceu sua divisão móbile (que agora se chama Beeline) e pretende lançar pelo menos oito jogos casuais até abril. Enquanto isso, outros times de desenvolvimento trabalham em novas versões de títulos baseados em franquias da empresa.

Ainda no primeiro semestre, veremos a chegada da rede social GREE ao Ocidente e o lançamento de Resident Evil Mercenaries VS. para Android, marcando a chegada da série ao sistema operacional do Google. A expectativa é que mais games móveis da série, como RE Outbreak Survive, sejam lançados em 2012 e o foco deixe de ser única e exclusivamente o iOS.

Crônicas digitais

A notícia de que Resident Evil: The Umbrella Chronicles e The Darkside Chronicles chegariam ao PlayStation 3 balançou as estruturas da comunidade de fãs, que por muito tempo pediu que a Capcom relançasse os dois games. A ideia de exclusividade não agradou a todos, e a expectativa que os jogos cheguem ao console apenas por meio da PlayStation Network promete levantar ainda mais sobrancelhas.

O que esperar de Resident Evil em 2012?

Em entrevistas anteriores à chegada de Resident Evil Revival Selection, a Capcom afirmou diversas vezes que os relançamentos serviriam como um teste dos meios de distribuição digital. Tanto RE4 quanto CODE: Veronica foram bem sucedidos, o que nos leva a crer que os Chronicles também poderiam utilizar o formato, tornando bem baixos os custos de desenvolvimento da remasterização. O Japão, porém, deve receber os jogos também em versão física.

A bomba finalmente explode

Resident Evil 6. Após passarmos 2011 sem vê-lo, será que finalmente teremos seu anúncio neste ano? Se depender dos rumores recentes sim, já que uma série de dubladores têm colocado o game em seus currículos, nos levando a crer que os trabalhos no game já estão acontecendo para valer.

Não existe nenhum indício concreto de que o game realmente será anunciado este ano mas, se tivermos de apostar, diríamos que ele deve aparecer na Tokyo Game Show. No segundo semestre, Resident Evil: Revelations e Operation Raccoon City já estarão nas lojas há algum tempo e, provavelmente,as remasterizações da série Chronicles estarão prestes a chegar à PSN. Este é o momento perfeito para manter as atenções na franquia com um novo título da série principal.

Resident Evil 6 para a todos enganar

O que esperar do game? É complicado afirmar. Tudo vai depender da performance dos novos títulos. Revelations pode provar que os fãs ainda querem ver terror, motivando um foco maior neste aspecto em Resident Evil 6. Ou não. A Capcom pode apostar mais uma vez no já consolidado modelo do quarto e quinto games da série, dando continuidade a tramas antigas ou iniciando um novo arco. Basicamente, tudo pode acontecer.

Sucesso nas telas

Se tem uma coisa que dá para afirmar com certeza é que Resident Evil: Retribution será um sucesso. Após uma série de divulgações de imagens e trailers que devem acontecer durante todo o ano, o quinto filme da série chegará aos cinemas em setembro para ampliar ainda mais as marcas obtidas por seu antecessor.

Se depender dos fãs, pelo menos, o quinto capítulo da saga de Alice terá um sucesso infinitamente maior do que Resident Evil 4: Recomeço. A fidelidade dos fanáticos a cada mensagem de Milla Jovovich no Twitter e a disposição que eles têm para defender o longa até as últimas consequências são claras e só dão sinais de que vão aumentar.

E assim como em todos os outros longas da franquia, uma sequência será anunciada poucos dias após a chegada do filme às telas. Uma continuação que será dada como incerta até o último momento, envolvendo também supostos contratos ainda não assinados com atores e Milla Jovovich afirmando que pode não estar no próximo longa. É assim que o show funciona.

Enquanto isso, se a Sony Pictures for inteligente, Resident Evil: Damnation deve ser adiado para 2013. Não é preciso ser um grande executivo de Hollywood pra imaginar que colocar dois filmes da mesma franquia para competir — ainda mais quando eles têm focos tão distintos — é uma má ideia.

Uma estratégia possível é começar a divulgação de informações sobre Resident Evil: Damnation logo após o lançamento de Retribution, até mesmo com um trailer nos DVDs e Blu-rays do longa, como já aconteceu antes. A chegada de um filme mais fiel à saga cairia, inclusive, como um contraponto à saga de Alice, dando aos fãs hardocre o que eles querem e deixando toda a comunidade muito satisfeita. Imagine então se a história de Degeneração se repetir, e o longa de animação servir como ponto de ligação para o próximo game da série?

Você quer mais?

Todas as previsões citadas neste artigo são meras apostas, baseadas em nossa percepção do mercado e nos indícios que a Capcom deixa. Por outro lado, sempre existe a possibilidade de sermos surpreendidos por um grande anúncios, algo inesperado e completamente fora dos padrões que vêm sendo estabelecidos até aqui.

Uma coisa, pelo menos, é certa: 2012 promete ser um ano bem mais empolgante para os fãs de Resident Evil.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

10 Comentários em "O que esperar de Resident Evil em 2012?"

  1. The_Mercenary 02/01/2012 at 12:59 -

    Esse ano Resident Evil promete.
    To ansioso para jogar Resident Evil Operation Raccoon City.
    Espero que tenha alguns extras,não só o modo heroes mode.
    Porque assim um ano depois vem um Resident Evil Operation Raccoon City “Gold Edition”,com mais cenarios,3 modos extras,etc…

  2. Flávio 02/01/2012 at 15:21 -

    Fiz minha Pré-Compra de Revelations no inicio de dezembro, espero muito mais Resident’s novos para o portátil 3D, do qual não duvido que virá ! Belo artigo !

  3. re 02/01/2012 at 16:30 -

    ancioso demais to LOKO pra jogar operation raccoon city assistir retribution, e ver resident evil 6 ser confirmado 2012 é nois. e galera do sac acessem meu blog eu fiz agora uma previa de operation raccoon city e é newgamebrasilword.blogspot.com acessem lá

  4. Bodanese 02/01/2012 at 18:41 -

    o Revelations e o Raccoon City já comprei na pré venda, agora é só aguardar.

  5. Henrique S. Lima 02/01/2012 at 22:09 -

    Sucesso? Que sucesso, fi!? Esse Evil Shady só posta asneiras

    • Suxgotav 03/01/2012 at 09:02 -

      Cara, tem gente que gosta dos filmes… (Não me pergunte por que) e os lucros de bilheteria deles são grandes… Então provavelmente será um sucesso

  6. Skyblack 03/01/2012 at 09:09 -

    As minhas expectativas são para os games, os filmes deixo para quem realmente gosta, abro uma exceção para Damnation…

  7. Ênio Suelque 04/01/2012 at 16:26 -

    só espero que não consigam fugir mais ainda da temática dos clássicos resident evil 1,2 e 3. como eles gostam, sem o suspense, terror e toda aquela maguinetude que só resident mostrou á alguns anos, hoje é tudo uma porcaria sem aquele prazer só mostrando que a tecnologia só está mudando a temática do jogo, antes começou com zonbis e monstros clássicos Mr. x, tyrant , nemesis e outros hoje nem nome tem para eles.. infelizmente tudo que começa bem tem que ser bagunçado um dia, tira pelo os filmes , desde de quando Alice é uma personagem principal? esqueceram da essencia mudaram completamente a imagem dos jogos e dos filmes. é para quem gosta de ação pode ser um bom prato, agora quem gosta de sentir o prazer de jogar o clássico resident evil faz como agente, prefere os antigos clássicos sem esses riquifi todo, pq esse é o prazer de jogar resident,. e por favor entendam isso….

  8. José Mac 04/01/2012 at 22:52 -

    Falou e disse! Nesses últimos tempos pode-se esperar td da dona Capcom!!!

  9. ???/ 08/01/2012 at 20:40 -

    seria legal se eles lansasem um resident com todos os prototipos do 1 2 3 4 e 5 e tambem um livro ou dvd que falasse sobre a historia de todos os res juntos pois se voce pensar o 1 nao tem nada a ver com o 2 eo 2 com o3 comentem