A série Resident Evil sofre com diversos problemas em seus roteiros. Personagens são deixados de lado, grandes mistérios ficam sem solução e games do futuro contradizem acontecimentos do passado. Enquanto isso, fãs de todo o mundo não conseguem chegar a um acordo sobre o que deve ser levado em conta e o que pode ser deixado de lado, enquanto a Capcom não se pronuncia sobre uma versão oficial dos fatos.
Um especial que, em 2001, viria para acrescentar diversos novos fatos à franquia e criar uma linha que ligasse todos os jogos da série lançados até então acabaria se tornando a principal fonte de furos no roteiro. O Wesker’s Report, que firmou o ex-líder dos S.T.A.R.S. como o principal vilão da saga, acabaria se transformando em uma grande interrogação anos após seu lançamento.
O intuito principal deste “relatório” é mostrar como todos os acontecimentos de RE1, RE2 e RE3 não passaram de uma grande maquinação para que Wesker pudesse obter sucesso em seus objetivos escusos. Basicamente, exibir o antagonista como um verdadeiro gênio e explicar os caminhos e motivações que o levaram a trair a Umbrella.
São diversos os problemas deixados para trás pelo vídeo, criado como parte das comemorações do quinto aniversário de Resident Evil. Muitos já existiam naquela época, enquanto outros acabaram sendo criados posteriormente, com a chegada de novos games ou produtos que ampliaram a história da saga.
O principal deles está relacionado à ordem “correta” dos cenários de Resident Evil 2. Para o canon, a sequência válida é Claire A – Leon B, com Ada morrendo pelas mãos do T-103 e vendo a amostra do G-Vírus ser destruída perante seus olhos. No Wesker’s Report, porém, o vilão afirma que HUNK obteve a amostra lançada pelo policial no alçapão do laboratório após a queda da espiã, um fato que nunca existiu na cronologia.
Tal falha – aliada a problemas na tradução dos epílogos do terceiro game da série – também ocasionou anos e anos de discussão sobre a sequência correta dos acontecimentos, até que Resident Evil: The Darkside Chronicles chegaria para acertar a cronologia de uma vez por todas.
Além disso, o Wesker’s Report cita a participação de Leon em uma organização anti-Umbrella e mostra Jill fugindo da cidade a bordo de um helicóptero pilotado por Carlos, sem qualquer participação de Barry. Enquanto o primeiro acontecimento simplesmente nunca existiu, o segundo vai contra a cronologia estabelecida pela própria Capcom.
Revisão histórica
Desde seu lançamento, em 2001, o Wesker’s Report foi revisto e relançado duas vezes. A primeira foi em 2003, quando uma edição estendida foi liberada junto com o Biohazard Collector’s Box (ao lado), que reunia os títulos Resident Evil 0, RE Remake, RE2, RE3 e CODE: Veronica. A caixa só chegou ao Japão e teve edição limitada.
A nova versão do relatório do vilão era apenas em texto e foi revisada para acomodar melhor os acontecimentos dos dois novos games para o Nintendo GameCube. Fatos como o plano para assassinar James Marcus, a cooperação entre a Umbrella e o governo norte-americano e mais um trecho sobre Leon trabalhar ao lado de Barry foram adicionados.
Além disso, o novo Wesker’s Report citava que, após a perda do Tyrant na Mansão de Spencer, o vilão pretendia que o G-Vírus fosse seu novo “presente” para a organização à qual ele havia se filiado. Ainda, a relação dele com Ada é mais elaborada e é ela quem informa a Wesker que William Birkin está prestes a obter sucesso na criação do novo vírus.
Ainda, esta versão estendida veio para tornar o trabalho de Hiroki Kato mais formal. Em sua versão original em japonês, o Wesker’s Report continha gírias e uma linguagem bastante informal, que não condizia com a personalidade de seu fictício autor. Nessa época, também surgiram boatos de que o documento havia sido escrito pelo roteirista enquanto ele estava bêbado.
Em 2006, um DVD comemorativo do décimo aniversário da franquia trouxe de volta a antiga versão em vídeo, mais uma vez com a narração original. Porém, uma mudança muito importante foi realizada: o trecho que citava a captura de Sherry por Wesker foi completamente suprimido, dando a entender que a garotinha nunca esteve nas mãos do vilão e permaneceu sob tutela do governo dos EUA após os incidentes de Resident Evil 2.
A dúvida permaneceu por anos e anos na mente dos fãs e seria confirmada apenas em 2012, com as primeiras informações de Resident Evil 6. Sherry é uma das personagens do game e agora trabalha para o governo americano. O sequestro por Albert Wesker nunca existiu e foi apagado da cronologia.
Canon ou não?
Da forma como é apresentado, o Wesker’s Report pode ser completamente excluído da cronologia. Seu principal intuito era mostrar como o vilão sobreviveu à morte pelo Tyrant e seu papel nos bastidores do incidente em Raccoon City. Todos acontecimentos mostrados em Resident Evil: The Umbrella Chronicles.
Os fatos secundários, como a relação de Wesker com Ada, também foram exibidos no game para Wii e elaborados ainda mais em Resident Evil 4. Já a entrada de Leon para uma organização anti-Umbrella e sua parceria com Barry Burton também não devem ser levadas em conta, já que Resident Evil Gaiden não é parte integrante da cronologia.
Segundo orientação da própria Capcom, as informações exibidas em jogos canônicos são soberanas e devem ser levadas em conta acima de conteúdos extras, como livros ou especiais. Sendo assim, o Wesker’s Report pode ser completamente desconsiderado, com os games da série Chronicles entrando em seu lugar como substitutos para seus principais fatos.
Mas o Survivor tambem não tinha informações sobre Leon em uma agencia Anti Umbrella??
Mais ou menos. O Leon se envolveu em ações anti-Umbrella, mas sob o mando do governo dos EUA. Não existe uma agência anti-Umbrella como a do Gaiden.
Não me lembro com certeza se o Survivor cita especificamente uma agência ou organização, se sim, esse detalhe deve ser desconsiderado.
É muita complicação viu!!! u_u’
Ótimo artigo. 😀 😀 😀
Mto Legal a matéria!!!Tomara q a Capcom resolva isso tudo!Desconsiderar o q o Wesker´s Report disse sobre a Sherry antes de ser lançado o Re 6 pra mim foi uma ótima jogada da Capcom pq se ela não desconsiderasse ai ia fazer mta confusão na cabeça dos fãs
Já resolveu rs o Wesker’s Report não existe mais e, no lugar, está o Umbrella Chronicles
Mas mesmo com o U.C. continua incompleto né shady??Tipo o Barry nem apareceu…
Mas não são os cenários principais que interessam no Umbrella Chronicles, e sim, os extras. São eles que mostram os eventos inéditos que estavam no Wesker’s Report. Para a história de Chris, Jill e Barry continua valendo o Remake
É verdade entendi =D
Barry “aparece” em Umbrella Chronicles, Jill e Carlos vão embora de helicoptero pilotado por um um terceiro individuo. Alem dele ser mencionado em diversos files durante o game, o mesmo inclusive vale pra outros S.T.A.R.S.
O que um porre não faz..rsrs
Ótimo artigo! Parabéns Shady!
Rsrs, verdade! Ainda bem que os filmes do Paul ainda não haviam sido lançados, senão nesse porre, o cara poderia misturar td e colocar até a Alice no Wesker’s Report, kkk.
KkKkKk Daí virava uma verdadeira salada! KkKkK
‘. Cara otima matéria. valeu mesmo!
Grato:-D
Ótimo artigo Shady,mais uma vez parabéns 😀
Pra acabar com isso de uma vez por todas, a capcom poderia fazer como a konami fez com Silent Hill, e criar uma espécie de “Lost memories” pra série, esclarecendo o que aconteceu e o que não aconteceu. Digo isso pq mesmo sabendo de tudo isso, conheço pessoas que precisam ouvir pessoalmente “da boca” da própria Capcom o que realmente aconteceu ou não!
Ei, Mac. Eu também joguei bastante Silent Hill, mas até hoje não sei qual dos finais do primeiro jogo é o de verdade, você sabe? Gosto da serie, mas não cheguei a jogar todos. Mais especificamente o 1, 3 (que achei bem assustador), 4 e Origins. Valeu!!
O final cannon do primeiro é o que a Alessa da um bebe nas mãos do protagonista, e ele sai da ciade com ela. Essa criança é a mesma protagonista de Silent Hill 3 e ela é a “reencarnação” da mesma Alessa do primeiro jogo.
Realmente, Silent Hill é uma franquia mt boa. So é meio dificil de se entender a historia, mas qd se compreende, é mt bom.
Valeu cara! Mas então outra pergunta: Cheryl Mason morreu mesmo? Se sim, estou com muita pena dela. Eu só estou perguntando porque no google os caras fazem a maior confusão.
Sim, morreu, mas a alma dela passou a habitar no bebê que Alessa da a ele.
Desculpa aí pelo flood, Shady, rs.
Excelente matéria Shady! Tirou todas as minhas dúvidas 😀 Parabéns
Acho que é tudo proposital esses furos, e quando a franquia chegar ao fim que será desvendado todas dúvidas, minha opinião.
Realmente o Wesker report é inconsistente e como o post sugere, não deve ser levado em consideração na historia…
RE ORC cai neste mesmo caminho!!
Shady,então Nicholai morreu ou está vivo?
Porque em file de um dos survivors encontra um file falando dele,eu acho.
Ate onde ei, o final em RE3 considerado para o Nicholai é o que ele foge de helicóptero de Raccon.
É ele esta vivo,o final certo é oque o barry salva jill,bomé oque tenho ouvido fala,nicolay esta vivo,espero que em algum resident evil a jill ache ele e mate-o hehe aquele maldito.
Sim, ele está vivo como diz no file do Survivor.
Nicholai está vivo sim.No RE Umbrella Chronicles tem um file de uma conversa entre ele e Sargei sobre os Tyrants.
É ralmente a série tem muitos furos
Shady, vc pensa em fazer uma prévia de Resident Evil 6?
Qdo sair a demo provavelmente vai rolar, se eu tiver algo a acrescentar
Nossa, a primeira vez que comentei os furos da série todos me olham com cara de doido falando que eu que não tinha entendido, demorei para provar para as “pessoas” isso, agora fica mais fácil com esse post.
Eu acredito mais no jogo, do que esse wesker report!
Fico na dúvida sobre o paredeiro dos restantes dos personagens,Rebeca e Barry.Existe alguma ligação do Wesker com a Rebeca,pois,um file em Resident 2,indica que haveria alguma ligação entre eles,no caso, o file é um filme fotográfico que se encontra na mesa do Wesker na delegacia.Quando encontrei esse file,deduzi que ela poderia ser algum aliado do Wesker nessa história, e olhe lá, se ela não for a mãe do filho dele.
A única ligação entre Wesker e Rebecca era estritamente profissional. Não é nada estranho encontrar um rolo fotográfico com a foto dela na mesa dele, já que ela é um membro dos stars e ele o líder do mesmo grupo.
Lembrem-se que ela tinha acabado de ser contratada, então não é nada estranho ter uma foto dela na mesa do capitão dos S.T.A.R.S.
Bateu uma dúvida agora!Quem será a mãe de Jake Muller Wesker Jr.? XD…..!
Será a Rebecca?Possivelmente não!Acho ela bem novinha!
Bom, até onde sabemos, é essa história.
Gostei da duvida do Nemesis Bow!! Imagina se Weske tivesse sequestrado Rebecca( explica o fato dela ter sumido esses anos todo) nesse meio tempo Wesker “ força a barra´´ e engravida Rebecca .Wesker muito puto da vida pega Rebecca e faz um monte de experiencias com ela (rebecca morre ) vira um monstro tipo (lisa trevor) !! pronto mais um super vilão para a saga resident evil!! Rebecca Chambers!! estoria maluca mais interessante!!!!