Estreantes na segunda metade do primeiro Resident Evil, os Hunters estão entre as criaturas mais letais de toda a franquia. Velozes, vorazes e com uma aparência incrivelmente assustadora, os monstros são capazes de matar o jogador com apenas alguns golpes. Por outro lado, acabar com eles não é fácil, e exige a utilização de armas poderosas e disparos precisos.
Após sua primeira aparição, os Hunters retornariam em Resident Evil 3 com diversas formas diferentes e se tornariam parte integrante da maioria dos jogos da série desde então. Apesar de não estarem presentes no quarto e quinto jogos da franquia, estão prestes a retornarem a um título principal em Resident Evil: Revelations.
Monstrinhos míticos
Ao contrário do que normalmente se pensa, os Hunters não tem sua aparência física e comportamento inspirados em répteis ou sapos. De acordo com informações do livro Biohazard 2: Prologue of Terrors, que explora as influências pop que deram origem a diversos aspectos dos primeiros Resident Evil, as criaturas foram originadas a partir de uma união entre os malvados Gremlins e o mutante Wolverine.
Os gremlins, na mitologia saxã, são criaturas sabotadoras. Em inglês antigo, a palavra significa “irritar”. Essa é uma definição bastante apropriada para as criaturas verdes do filme “Gremlins”, lançado em 1984 e produzido por Steven Speilberg. No longa, as pequenas criaturas causam o caos na cidade americana de Kingston Falls.
Os monstrinhos são cria de Gizmo, um Mogwai que é dado de presente a Billy, o protagonista do longa. O animal, que parece um bicho de pelúcia, é inofensivo desde que se cumpram três regras básicas: nunca expô-lo a luz do Sol (sob risco de matá-lo), jamais molhá-lo (a água faz com que ele se multiplique infinitas vezes) e não alimentá-lo após a meia noite, ato que acaba transformando as criaturas nos tais Gremlins.
É desnecessário dizer que tudo dá errado e, após receber um banho, Gizmo se multiplica e suas cópias acabam realizando um jantar tardio. Assim, deixam de ser criaturas fofinhas para se transformarem em animais de aparência reptiliana e um único desejo: destruir tudo o que veem pela frente.
A influência na aparência física é clara. Gremlins e Hunters compartilham a coloração verde, os olhos amarelos e a proporção dos membros, com patas traseiras flexionadas — tornando-os mais rápidos e permitindo grandes saltos — e longas dianteiras com garras, quase capazes de alcançar o chão. Apesar de não serem utilizados para atacar, as criaturas da Umbrella também possuem dentes afiados.
Mutante casca-grossa
Apesar de serem praticamente irmãos no que toca a aparência física, Hunters, ao contrário dos Gremlins, são criaturas assassinas e extremamente violentas. Seus ataques são calculados para ferir e matar. Como monstros extremamente ferozes, que não descansam enquanto sua vítima não estiver sem vida, as armas biológicas têm sua atitude fortemente inspirada em Wolverine, personagem dos quadrinhos da Marvel e membro dos X-Men.
Esqueça o mutante bonitão personificado por Hugh Jackman nos filmes. Nos quadrinhos, Wolverine, ou Logan, como costuma ser chamado, faz jus ao animal que o inspirou: o carcaju. O mamífero age com os outros animais de forma extremamente agressiva e corajosa, chegando a atacar sozinho grandes matilhas de lobos para roubar presas.
A atitude de Wolverine é potencializada por seu poder mutante, a capacidade de se regenerar, e de seu esqueleto de Adamantium, um metal praticamente indestrutível. Este segundo aspecto, porém, foi fruto de um experimento que também acabou completamente com a memória do personagem e envolveu sua real personalidade em mistério. Para atacar, utiliza seis garras retráteis de 30 centímetros cada uma, que saem das costas das mãos.
Sua preferência por atacar com saltos, levando às garras à frente para maximizar os danos, também foi utilizada como um dos principais ataques dos Hunters. À média distância, as criaturas da Umbrella saltam em direção aos personagens e miram o pescoço, de forma a arrancar a cabeça dos heróis. De volta ao solo, procuram se aproximar o máximo possível de seus oponentes, desferindo golpes curtos e precisos. Caso a presa tente fugir, é perseguida de perto e rasgada até a morte.
Não existe estratégia nos ataques de Hunters ou do Wolverine. O único intuito é infligir o máximo de dano possível, sem preocupação alguma com o próprio bem-estar ou com o potencial de ataque de seus oponentes. Para o mutante, tal comportamento se deve ao fator de cura. Já as armas biológicas da Umbrella receberam a alcunha de “caçadores” justamente pela atitude destemida.
sou foda pra mata hunter!!!!
Gremlins = Irritar – e não é que os Hunters irritam mesmo? Se você estiver do Caution pra cima, ele já pula em você.
Não gosto deles. E acho que no Resident Evil 1, eles são muito mais violentos do que em Outbreak. Mas devemos lembrar dos corredores da mansão de Spencer, que são apertadíssimos.
Hunters estar entre os inimigos chatos e fortes e queridos de RE.
Espero que voltem pra valer depois de RE: Revelations, vai ser um desafio voltar a enfrentar eles mais eu ja sou um especialista.
squaare
mesmo no fine, eles pulam em vc e te matam. pior que 1 hit.
kkkkkkkkk
Na minha opinião eles são chatos mas não tão difíceis de matar, a não ser se você estiver sem balas de shotgun ou grenade launcher, eu só achei bem difícil no RE code veronica quando joguei pela primeira vez onde eles aparecem se a camera te flagrar, e pior se você está despreparado em munição e ervas.
verdade!
Ótimo artigo!!! Shady deu uma aula de Resident Evil, X-men e Gremilins ao mesmo tempo!!!
Mas tenho uma dúvida: Existe alguma explicação para a diferença entre os Hunters em RE3?
Não achei muita semelhança entre os Gremlins eos Hunters mas é bom o artigo 😀
Adoro os Hunter, cada susto 🙂