Cinco conceitos reaproveitados de Resident Evil 1.5

Cinco conceitos reaproveitados de Resident Evil 1.5

A essa altura do campeonato, muito já se falou sobre Resident Evil 1.5. O artigo tão sonhado pelos fãs mais antigos da saga pode jamais ver a luz do dia, como já exploramos em um texto anterior, mas isso não significa que o game ficará para sempre oculto em um empoeirado arquivo nos escritórios da Capcom.

Muito pelo contrário. Boa parte – senão a maioria – dos novos conceitos que seriam aplicados na primeira sequência de Resident Evil foram reutilizados em games da série no futuro e aparecem ainda hoje, em títulos da sétima geração de consoles. E muitos de vocês, provavelmente, nem sabem que tais ideias foram boladas lá atrás, pela genial mente de Shinji Mikami.

A lista de conceitos reaproveitados de Resident Evil 1.5 é imensa. Aqui, você confere as cinco principais inovações que não morreram com o cancelamento do título.

Faca como arma secundária

Como seria Resident Evil 1.5?

Nos antigos games da série, somente era possível usar uma arma por vez. Todas elas ficavam no inventário e deveriam ser selecionadas independentemente de acordo com a necessidade do momento. Foi apenas em Resident Evil 4 que a faca se transformou em uma alternativa muito mais prática para os momentos de economia de munição, ganhando um botão dedicado e um aumento considerável em poder de ataque.

Em Resident Evil 1.5, porém, essa forma de utilização já havia sido imaginada pelos produtores e funcionaria exatamente da mesma maneira que nos games mais recentes. A presença da faca no inventário também dava a impressão de que outros itens poderiam ser colocados ali, mais ou menos como as granadas e tasers que servem como itens de defesa em Resident Evil Remake.

Powered-Up Zombie

Cinco conceitos reaproveitados de Resident Evil 1.5

Um dos conceitos abandonados de Resident Evil 2 foi o zumbi poderoso da imagem acima. Não se sabe exatamente em que circunstâncias ele apareceria – se era uma mutação como os Crimson Heads ou algo completamente diferente –, mas uma das poucas informações oficiais o descreve como um monstro cujo corpo lembrava fortemente o Licker.

Posso estar indo longe demais aqui, mas os conceitos dessa criatura exibidos no livro Resident Evil Archives carregam uma impressionante semelhança com os Bloodshots de Resident Evil 6. A hipótese de que eles seriam uma mutação avançada dos mortos-vivos só dá mais força a essa similaridade, já que as chatas criaturas do mais recente game são o resultado de ataques sucessivos aos desmortos e possuem alguns comportamentos parecidos com os dos Lickers.

Coletes

Cinco conceitos reaproveitados de Resident Evil 1.5

Além de trocar de roupa para conter a infecção e curar machucados em seus corpos, os personagens de Resident Evil 1.5 também podiam vestir diversos coletes, que dariam vantagens diferentes em combate. Tal ideia apareceu bem mais tarde, em RE4 e RE5, na forma de itens que podiam ser comprados para aumentar a resistência dos protagonistas.

Assim como na versão Beta de Resident Evil 2, a alteração também era visual. Leon, Chris e Sheva apresentam mudanças em suas roupas no momento em que estão equipados com os coletes e são exibidos assim até mesmo em cutscenes. E tal aspecto nos deixa com a esperança de que o sistema de danos localizados e as trocas de roupa também possam voltar no futuro.

Granadas

Cinco conceitos reaproveitados de Resident Evil 1.5

Apesar de apresentar um conjunto de armas bem diferente de seu antecessor, Resident Evil 2 poderia ter ido muito mais além. Sua versão Beta também contava com granadas e outros explosivos, que poderiam ser lançados pelo protagonista e seriam muito úteis contra grandes grupos de zumbis ou outras criaturas que estivessem perseguindo o jogador.

O uso de detonações desse tipo veio surgir em Resident Evil Outbreak, mas foi RE4 o game que incluiu de vez as granadas como parte do inventário dos protagonistas. Disponíveis em diversos tipos, os explosivos são de grande ajuda contra os inimigos mais inteligentes dos jogos mais recentes, além de se tornarem um grande aliado na busca por files e itens na série Chronicles.

Birkin e Sherry

Cinco conceitos reaproveitados de Resident Evil 1.5

Além de passar o tempo todo caçando Sherry para implantar o embrião do G-Vírus, o transformado William Birkin também seria capaz de gritar o nome de sua filha. Apesar de tal característica ainda estar presente em RE2 – com a garotinha afirmando ter ouvido o pai a chamando –, foi outra criatura que se aproveitou fortemente do som como forma de assustar os jogadores.

Em Resident Evil 3, tudo o que Nemesis sabe fazer é gritar S.T.A.R.S. antes de partir para cima de Jill com uma fúria implacável. E até hoje, o monstro nos faz tremer sempre que entra berrando em uma sala. Mais tarde, RE: The Darkside Chronicles finalmente devolveu os berros a seu legítimo dono, mostrando William Birkin gritando por Sherry em uma das cutscenes.

Fonte

  • Resident Evil Archives

Imagens

Colaboração

  • Italo Oliveira

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

39 Comentários em "Cinco conceitos reaproveitados de Resident Evil 1.5"

  1. jfag 03/01/2013 at 03:35 -

    Ahhhhhhhhhh agora sim o jovem felipe falou a lingua do tio aqui hehe, minha lingua e a de milhoes de fans de resident evil 1.5
    o verdadeiro resident 2 ehhe…
    ainda bem que sao milhoes como nos que esperam ansiosamente por esse maravilhoso jogo que o team mrbzork esta tentando trazer a vida nos dias atuais,,
    para os mais leigos no assunto.vai e volta esse lendario resident volta como assunto..ele é o santo grau dos jogos betas que nunca viram a luz do dia..
    e fiquem ligados que a qualquer momento pode sair de vez esse maravilhoso game…e por fim sobre esses conceitos ai do 1.5 ainda bem que
    essas ideias ja tinham saido muito antes no 1.5
    e depois reaproveitaram as ideias.,.e so um recado pra capcom sem futuro:
    QUERIAMOS O JOGO POR COMPLETO O BETA MESMO CRAPCOM E NAO SO OS CONCEITOS SUA MERCENARIA SEM FUTURO!!

  2. Gamer_2k3 03/01/2013 at 12:43 -

    Eu fui o primeiro q li a matéria, foi feita lá pela 00:35,
    concordo totalmente com JFAG, tirando os erros de ortografia hahahahaha

  3. joao 03/01/2013 at 15:11 -

    que saudades dos coletes,das variabilidades de armas,da maleta extra do re 5.tudo isso prolongava muito minha jogabilidade.fique meio desanpontado na ausencia desses topicos em re 6,mas fazer o q né.
    felipe,vs acha q os futuros jogos de re poderao incluir aquele sistema de armazenamento de itens novamente,como re 5 e a volta de variabilidade de armas?

    • Felipe Demartini 03/01/2013 at 15:19 -

      Eu espero que sim, não gosto do inventário de Resident Evil 6.

      • José Mac 03/01/2013 at 16:50 -

        Principalmente na hora do desespero é que a coisa ficava complicada, quando a gente quer acessar uma arma e cai em outra. Cansei de tentar selecionar a metralhadora com Chris e cair na grenade launcher…

  4. max 03/01/2013 at 15:47 -

    Que pena que não saiu .

  5. José Mac 03/01/2013 at 16:57 -

    Quando vi os Bloodshots pela primeira vez, foi exatamente o que pensei, Felipe! Fiquei com receio de comentar isso pq iriam me chamar de exagerado e cultuador do RE 1.5, rs.
    Se ao menos existisse vídeos com o modo de atacarem, poderia se fazer tal afirmação com muito mais certeza.

    • Felipe Demartini 03/01/2013 at 17:01 -

      Duvido que esses inimigos tenham saído do papel naquela época, pra ser sincero.

  6. joao 03/01/2013 at 18:40 -

    eu acho felipe q se ouver realmente um remake do re 2 eles podem introduzir o inventario do re 2 com os baús q funcionarao como o re 5

    • José Mac 03/01/2013 at 19:08 -

      Sempre fui um entusiasta de um possível remake, mas depois do que alguns usuários discutiram recentemente sobre a finalidade de se fazer um remake, agora me pergunto: o que a Capcom ainda tem a acrescentar a RE2? Como o Felipe disse alguns posts atrás, não tem sentido em se fazer um remake só pra atualizar gráficos…

      • MathRE 03/01/2013 at 19:23 -

        Eu queria um Remake do 2 para simplesmente vc entender mais a história juntar os cenários A e B de ambos os protagonistas para vc souber exatamente o que aconteceu e quando aconteceu.
        PS:Prá falar a verdade eu queria um Remake do 1 tbm(sim um remake do remake) para saber quem realmente matou a Yawn e encontrou o Richard e por aí vai sei que para alguns não é importante mas prá mim é MTO importante!

        • José Mac 03/01/2013 at 19:56 -

          Essa foi boa, um remake do remake, rs!

          Sim, mas para pra pensar: Se um provável remake do RE2 saísse, teriam que ter acontecimentos que tornassem o jogo um pouco mais inédito, entende? É como vc jogar, ver os gráficos legais e tudo mais e os cenários de um e de outro sendo estabelecidos, como vc disse, mas ao mesmo tempo vc já saber o que vai acontecer. Tipo a Claire conversar com Brian Irons e sabe que em seguida ele vai morrer, sabe?

          Eu mesmo acharia massa, mas nem eu consigo pensar em alguma história nova que pudesse ser incluída ou contada em RE2

          • MathRE 03/01/2013 at 20:35 -

            Prá mim Mac não importa se terá novidade ou não sendo que a franquia Resident Evil é puro clichê como todos já sabem que o vilão foge ou vira um monstrão no final além de que remakes nunca são mto para por algo inovador na franquia e sim consertar o que estava faltando ou o que deu de errado no original e é isso o que eu espero nesse remake que esclaressa o que aconteceu exatamente em certos locais e quando passou que já virou vários debates em vários sites de Re .Além é claro do que der é lucro gráficos,talvez um novo mercenários e por aí vai..
            PS:ORC foi feito pela Slant Six(assim que se escreve? rs) então não há mto o que se preocupar sobre isso e tbm pessoal caso tiver um remake do dois não vai ficar esperando aquela jogabilidade do 1 ao Code veronica pq já foi esse tempo eu espero uma jogabilidade a la Lost in Nightmares esse sim mto legal xD

  7. G-Wesker 03/01/2013 at 19:08 -

    Esse Resident Evil 1.5 já tem uns 15 anos, a série tá no número 6, mas até hoje se fala nele… por quê?

    • yuri 03/01/2013 at 20:50 -

      por que será né… eu também não entendo…

  8. joao 03/01/2013 at 19:22 -

    Jose mac a capcom nao tem nada a acrescentar ao re 2,mas por algumas decepçoes q vem apresentando,nao a melhor maneira de reapresentar um jogo q a maioria dos fans de re gostaram,com a volta do survival horror.

    • José Mac 03/01/2013 at 20:02 -

      Ou causar uma decepção maior ainda com um possível remake, né? Nunca se sabe…

      não estou sendo pessimista, só estou dizendo que tem mais de uma possibilidade: a de dar certo, a de dar errado, e a de ser uma tragédia ( estilo ORC).

      Só quero dizer que as pessoas querem tb jogar um jogo com alguma coisa nova, elas não querem jogar um enredo onde já sabem o que e aonde vai acontecer. Repito: seria massa? Seria, mas tem que ter alguma inovação. Vide elementos do próprio Remake, como a Lisa trevor…

      • levasco 04/01/2013 at 02:04 -

        No enredo principal de RE2 realmente seria muito difícil colocar algo novo, mas, usando o exemplo de Lisa, quem imaginaria a existência dela antes de Remake?
        Provavelmente ela não apareceu antes por limitação do PS1 e/ou por não terem pensado nela antes e com a capacidade do GC, a inserção de mais coisas sem afetar a base da história do jogo foi possível.
        O que poderia ser feito seria um detalhamento, não possível na época, mas sim hoje, não só nos gráficos, mas por exemplo, imagine a delegacia naquele caos, fatalmente salas estariam sem luz, (imagine-se explorando salas no escuro com uma lanterna com grunhidos de zumbi vindo de não sei onde, meio Slender), gritos de pavor vindo de sobreviventes de dentro e de fora, entre outras coisas, por exemplo, em Remake, o “quarto da Lisa”, (a história dos Trevor não te fez odiar mais ainda a Umbrella?), se é que pode ser chamado assim, rs, conta uma história, é esse tipo de coisa que poderia ser explorado, uma experiência de jogo mais detalhada, que, vide Remake é possível sem comprometer.
        Mas concordo com vc, a Capcom poderia errar feio e isso seria realmente terrível.

  9. joao 03/01/2013 at 19:25 -

    e complementando o que eu disse acima,eu como fa admito q é quase imposivel a volta do survival,pois a capcom esta faturando com as vendas dos novos re´s
    concordo com math RE,tbm queria o remake n só do re 1,mas do 1 ao code v,é querer d+,mas é o meu sonho e claro com a jogabilidade dos re;s atuais,masi pro re 5

  10. joaoredfield 03/01/2013 at 20:13 -

    Quem que jogar remake de re2 baixa ou compra o jogo fallout e baixa mod do re2 remake

    • levasco 04/01/2013 at 02:59 -

      Até que para um mod tá bem legal, não sei se o modder está sozinho nessa e imagino o trabalho que ele teve e ainda tem, pois continua trabalhando nisso, é legal ver alguns cenários clássicos com nova cara, a delegacia com pouca luz, mas tá muito longe de parecer o ideal para um Remake, estão muito rápidos os zumbis Usain Bolt, claro que falar é fácil, se já deve ser difícil desenvolver uma mecânica de jogo imagina modificar uma já existente de forma “caseira”, sem o apoio de uma equipe como seria na Capcom por exemplo. É legal ver o pessoal fazer suas versões mas acho que não seria o mostrado no vídeo um caminho a ser seguido.

  11. joaoredfield 03/01/2013 at 20:15 -

    Nao joguei mas pelas fotos parece ser show

  12. joaoredfield 03/01/2013 at 20:18 -

    Haha já viram a foto da id que esta no inventario acima tem a foto do chris do re1 e o nome do leon kkkkkk

    • Italo Oliveira 03/01/2013 at 23:24 -

      O Leon começou como o Chris. Usando o mesmo modelo e a mesma imagem de identificação. No decorrer da produção, e com o amadurecimento da ideia, o personagem foi ganhando as suas particularidades.

  13. joao 03/01/2013 at 20:22 -

    josé mac,realmente vc tem razao,do jeito q a capcom anda é capaz de transformar o re 2 num fail dos grandes.Eu sou um fan sonhador,queria reviver as emoçoes de raccoon city de novo,bons tempos

    • José Mac 04/01/2013 at 17:13 -

      Exato, é o que eu to tentando explicar pro pessoal aqui. Não se trata apenas de se fazer um jogo repaginado, mas se trata de se produzir algo que inclua alguma coisa relevante que esteja faltando na trama. Não adianta a Capcom fazer alguma coisa bela visualmente e numa tentativa de incluir um “diferencial” no remake, colocar algo ou alguém que escrotize a trama perfeita do RE2.

      Pros fãs a partir do RE4 e aqueles que não se ligam muito em enredo, isso não seria um problema, mas pros fãs das antigas, é muita coisa sendo “colocada em jogo” num game que é simplesmente um dos maiores da franquia até hj!

      Eu, por exemplo, não gostaria de ver uma história que já foi tão bem contada, de alguma forma distorcida por algum acontecimento novo. Aliás, vou mais longe: até a trilha sonora deveria ser algo intocável num possível remake…

  14. Paula 03/01/2013 at 20:44 -

    Armas secundárias, colete como forma de melhorar a agilidade, a força e a defesa aos ataques dos inimigos, comprar armametos vi em Dino Crisis 2 e o modo militar do game me assusta pq é herança do game para novos Resident Evil, em RE4 até Leon policial se transformando em um militar, usando coletes isso me decepcionou em parte e a ação que acabou com Dino Crisis 2 está dominando Resident Evil e vejo a extinção como teve em na franquia DN. A ação Predominante, fez com que os criadores simplesmente digam, não temos mais o que criar, acabou com o survivor Horror.

  15. levasco 04/01/2013 at 01:32 -

    Com o uso de conceitos de RE 1.5 nos games seguintes acho difícil qualquer tipo de lançamento oficial, já que ele só foi utilizado como fonte de idéias e, apesar dos pedidos, é um jogo incompleto, o que causaria problemas e por isso a Capcom teria que mobilizar uma equipe pra isso, o que talvez não compensasse financeiramente. Em uma hipótese remota seria disponibilizado como conteúdo extra, um dlc desbloqueável em algo relacionado a RE2 se a Capcom estivesse precisando de algo muito forte pra vender, o que não é o caso, RE está vendendo bem.
    Em um eventual remake de RE2, poderia ser mais um conteúdo, não o único, pois RE 1.5 e gráficos atualizados somente não seriam suficientes sustentar e justificar um novo game.

  16. joaoredfield 04/01/2013 at 02:49 -

    os ícones das erva misturada no re6 foi baseada no re1

    • Felipe Demartini 04/01/2013 at 11:21 -

      Acho que vc não entendeu mto bem a ideia desse texto….

  17. Karolina 04/01/2013 at 11:00 -

    Alguem me ajuda? Eu queria saber um site de confiança pra comprar roupas de RE

  18. Victor 04/01/2013 at 14:54 -
  19. devil black 04/01/2013 at 16:17 -

    shady tem algum video seu mostrando onde estão todos os emblemas do Resident Evil 6 que eu n achei todos ainda vc sabe me dizer onde eu posso achar???

  20. devil black 04/01/2013 at 20:58 -

    vlw

  21. jfag 05/01/2013 at 04:47 -

    Bem acho que tiraram o centro de atencao do
    tema principal ou seja, mais tudo bem.como
    disse antes os conceitos nao eram pra ser reaproveitados mais sim fazer o proprio game em si..
    sera que a crapcom é tao CAVALA que nao ve isso?
    um milhao ou mais sei la quantos pedem esse game
    ha mais de mil anos e nada?? e outra um rapaz la nos comentarios de cima disse: nao entendo porque
    um jogo a mais de quinze anos ainda é pedido..
    simples assim:O jogo estava muito sombrio, coisa que naquela epoca contava muito pra inicio
    de survival horror coisa meio que inedita naquela epoca..
    2 muita gente ja conhecia o (verdadeiro resident 2) pelas fotos que sairam nas revistas e com a mudança todo mundo, se revoltou na epoca porque
    virou outro totalmente sem graça, comparado ao 1.5..
    3 Elza walker era bem mais carismatica e a historia legal da faculdade, motoqueira e talz pelo menos gostei disso..
    4 personagens mais sombrios com ar de misterio..pelo menos isso transpassava na epoca..
    bem precisa de mais motivos pra quem era fa deste aquela epoca e ainda hoje o game ainda é lembrado..SOMENTE isso hehe:)
    5 Ah e sem contar com os cenarios que era muitooo massa de se ver e era totalmente aquele ar de misterio pra se explorar no game….
    Tem que mandar um recado simples pra crapcom
    cavala assim:Jumenta nao queremos remake ja
    sei aonde esse 2 pirata termina, queremos nada
    de conceitos do verdadeiro 2(1.5) aplicados a outros
    games da serie(QUEREMOS O 1.5 VERDADEIRO
    RESIDENT EVIL 2, OU ENTAO RESIDENT EVIL 2
    DIRECTOR´S CUT) sei la como iriam chamar esse
    enfim era so isso, so isso…
    AINDA bem que existem caras na net como no caso
    do MRBZORK e time companhia estao fazendo a
    alegria dos fans antigos tentando lançar esse game pra pc..ainda bem..

  22. jfag 05/01/2013 at 05:02 -

    levasco 04/01/2013 at 01:32 – Reply
    Com o uso de conceitos de RE 1.5 nos games seguintes acho difícil qualquer tipo de lançamento oficial, já que ele só foi utilizado como fonte de idéias e, apesar dos pedidos, é um jogo incompleto, o que causaria problemas e por isso a Capcom teria que mobilizar uma equipe pra isso, o que talvez não compensasse financeiramente. Em uma hipótese remota seria disponibilizado como conteúdo extra, um dlc desbloqueável em algo relacionado a RE2 se a Capcom estivesse precisando de algo muito forte pra vender, o que não é o caso, RE está vendendo bem.
    Em um eventual remake de RE2, poderia ser mais um conteúdo, não o único, pois RE 1.5 e gráficos atualizados somente não seriam suficientes sustentar e justificar um novo game.
    Quanto ao comentario do levasco so uma frase a dizer que mudaria tudo e toda essa burocracia:
    RESIDENT EVIL 2.5 DIRECTOR´S CUT OU ENTAO RESIDENT EVIL 2 DIRECTO´S CUT
    que por curiosidade total nao existe o 2 director´s cut nao é senhorita crapcom jumenta…:p

  23. Lucas 06/01/2013 at 00:57 -

    Se a CAPCOM fosse fazer um Remake do 2 e removesse as trilhas do Masami Ueda, um enfarte seria possível por grande parte dos fãs. Eu, particularmente, prefiro que o Resident Evil 2 continue com os seus gráficos ao estilo 1998 e aquela belíssima trilha sonora de tirar o fôlego, ao invés de aliar-se à nova geração e produzir algo terrível a ponto de derrubar a emoção que o game conseguira fazer em diversas pessoas. Acho que o 2 é um dos poucos que possui um trama tão bem elaborada, associado a uma trilha sonora tão espetacular. Tocar nesse título e montar um Remake pode ser um baita suicídio. Talvez o primeiro desse certo porque realmente faltavam muitas coisas, além de que havia pontas soltas o qual poderiam ser completadas. Mas o 2? Seria arriscado demais mexer com ele. E como o José Mac falou anteriormente, para quem começou agora na franquia e/ou prefere os jogos mais atuais, pode não ser um problema. Mas quem é interligado àqueles três primeiros games para PSX, sabe exatamente do que eu estou falando…

  24. iuri dias 23/01/2013 at 22:20 -

    felipe postei umas fotos no meu facebook do 1.5, claro que teve umas que baixei da web.mas são comoventes. passa la á ve.
    abração iuri.