Lançado em novembro de 2002, Resident Evil Zero foi o último título original da série a ser disponibilizado para o Nintendo GameCube. Assim como em seu antecessor, RE Remake, a Capcom fez total uso das capacidades do console da Nintendo para entregar aquela que seria a última experiência do estilo antigo da franquia na série principal.
A trama acontece 24 horas antes do incidente na mansão de Spencer e tem como protagonistas Rebecca Chambers e Billy Coen. Ela é a novata do Bravo Team dos S.T.A.R.S., enfrentando os terrores da Umbrella em sua primeira missão como oficial da polícia de Raccoon City. Ele, um criminoso condenado à morte após ser acusado da morte de 23 pessoas.
Trama-plataforma
Apesar de ter Rebecca e Billy como protagonistas, e apresentar alguns lances pessoais bem interessantes envolvendo os conflitos de confiança entre os dois, a trama de Resident Evil Zero nada mais é do que uma plataforma. O game, na verdade, é sobre James Marcus, um dos principais pesquisadores da Umbrella e responsável pela descoberta do Vírus Progenitor, que mais tarde daria origem ao T-Vírus.
É a partir da trama de Marcus que o jogador é levado por uma jornada às origens da Umbrella e aprende sobre mais uma das tantas traições praticadas pela empresa contra seus funcionários-chave. A história do pesquisador também envolve personagens conhecidos de games anteriores, como Albert Wesker e William Birkin.
O mundo de Resident Evil Zero é muito maior do que a luta pela sobrevivência dos dois protagonistas. Esse fator, apesar de brindar o jogador com uma das tramas mais complexas de toda a série, também diminui a importância de seus personagens centrais. Apesar de serem controlados pelo jogador, Rebecca e Billy não se tornam relevantes em momento algum e seus feitos no Centro de Treinamento têm pouca ou nenhuma influência nos acontecimentos que viriam a seguir.
Sozinho, mas trabalhando em equipe
Apesar de não contar com jogabilidade cooperativa, Resident Evil Zero traz uma das maiores inovações da série desde seu lançamento: o Zapping System. Fazendo bom uso do processamento mais rápido do Nintendo GameCube, a Capcom introduziu um sistema de troca dinâmica de personagens permitindo que, pela primeira vez, fosse possível controlar dois personagens simultaneamente.
Tal função abriu um mundo de possibilidades, que foram bem aproveitadas pela Capcom. Em Resident Evil Zero, a grande maioria dos enigmas envolve a participação dos dois personagens ao mesmo tempo. Há também momentos em que os dois se separam e, mesmo agindo separadamente, trabalham juntos para sobreviver. Ainda, apenas Rebecca é capaz de combinar ervas, enquanto Billy é melhor com armas pesadas e é bem mais resistente que sua companheira. Assim, uma camada de estratégia é adicionada ao game.
A união de dois personagens também duplicou o espaço no inventário e, sendo assim, possibilitou o fim dos baús que armazenam itens. Em mais uma inovação para a franquia, agora é possível abandonar itens no chão e voltar para coletá-los caso necessário. Tal possibilidade, apesar de fazer com que o jogador pense um pouco mais, também pode ser extremamente frustrante por obrigá-lo a, muitas vezes, dar voltas intermináveis pelo Centro de Treinamento.
Criatividade em baixa
O desenvolvimento iniciado no Nintendo 64 se faz presente de forma negativa em Resident Evil Zero. Por ter herdado muitas características de seu primeiro Beta, a versão final do game peca pela pouca criatividade nos cenários. Enquanto o Remake do primeiro game da série é repleto de detalhes interessantes, o mesmo não pode ser dito de seu game sucessor.
As salas abusam dos tons escuros, principalmente do bege e marrom, e o jogador passa 70% do game no Centro de Treinamento. Assim, tal aspecto passa uma sensação de que a história não está progredindo, além de não marcar os cenários na cabeça do usuário. Todos os games contam com ambientes que são lembrados para sempre pelo jogador. Em Resident Evil Zero, porém, isso não acontece.
Ainda se sustenta?
Prestes a comemorar o décimo aniversário, Resident Evil Zero pode não ser capaz de competir com os games da atualidade pela atenção do jogador. Apesar de ter grande apelo aos fãs da série devido a suas inovações, o público em geral pode se sentir desestimulado com a falta de criatividade nos cenários e a progressão lenta de sua história. A saga de Rebecca e Billy acaba não sendo tão memorável quanto o remake do primeiro game da série ou Resident Evil 2, mas, ainda assim, não deixa de ser um título interessante.
Pra mim RE zero é o melhor de todos os jogos da serie. Sendo tambem o MAIS memorável pelo menos para mim. Trás a melhor historia, adiciona uma estratégia,tem cenários como um trem, estação de treinamento e estação de tratamento de áqua todos belíssimos, inimigos novos, quebra cabeças bem legais e a jogabilidade nova com os dois personagens juntos agora. Os cores do cenario são o de menos pra mim. Minha maior critica do jogo é na estação de tratamento de aqua que o jogo fica arrastado e todos os lugares são iquais… pra mim a nota do jogo é 9
Eu gosto muito desse jogo por causa da ótima trilha sonora, a história de James Marcus, a nova jogabilidade, cenários interessantes e inimigos novos , mas ,na minha opinião Resident Evil 0 poderia ser resumido ou em um file ou em uma CG extra no Resident Evil Remake.
Para mim a nota do jogo é 8.
Desculpa, mas a trilha sonora de Resident Evil 0 é horrível. Não tem músicas agradáveis de se ouvir. Só tem aquelas músicas de ação, ação e tal.
A coisa é tão precária que esta é uma soundtrack pouco comentada em relação aos outros RE.
Além de fazer análise de jogo velho, ainda fica fazendo conta errada, que coisa feia. Pelo menos calcula direito essa média!
Ninguém falou que a nota final é uma média dos três quesitos. Até pq, se vc ler o texto da análise, vai ver que outros quesitos são levados em conta (para aumentar ou diminuir a nota) e não se encaixam nas três categorias ali.
Então qual o sentido de dar notas, se na avaliação final entram “outros quesitos” que não foram citados de forma aritimética?
Ou dá nota a tudo e tira uma média coerente e correta, ou não dá nota e faz simplesmente uma análise sem números. Ainda há a possibilidade de você adimitir que errou na conta, o que também faria sentido, e nem ficaria tão feio assim.
Não posso admitir que errei na conta simplesmente pq eu NÃO errei na conta rs
Mas sua mensagem amigável me fez ver que precisamos deixar claros os nossos critérios de análises aqui para o site. Um texto sobre isso vai ser publicado em breve, antes da nossa próxima análise.
Pra mim este é o pior game da série principal, mas bem longe de ser ruim, minha nota para este jogo seria 8.
Sistema de Zapping mal elaborado, quando vc está andando com os dois personagens, aquele que é controlado pela IA é ridiculo.
Jogar com a Rebecca é complicado pois qualquer dano é caution, no hard então nem se fala.
Armas maiores ocupam dois slots no inventário, os baús fizeram falta pois diversas vezes se faz necessário realocar armas e ervas, enviar ítens para o outro personagem por aquelas gavetas é muitoooo demorado.
É verdade… os cenários dos primeiros jogos da franquia eu lembro praticamente de todos…o mais marcante para mim foi a dining room.
Oi! Tem como jogar esse RE no PS3 ? E os outros mais antigos e outbrakes?
Não, apenas no GameCube ou Wii.
Pra mim REzero é um dos melhores jogos da série !! Trazendo dois protagonistas com muita quimica e carisma… É uma pena que muitas pessoas não tiveram acesso a esse jogo, inclusive eu só pude jogar um pouco do RE zero.
Queria muito ter esse jogo em casa.
Acho uma injustiça um jogo tão importante como esse ficar nas mãos da Nintendo como um jogo exclusivo… assim como o Remake. Foi uma traição… e a história se repete com Revelations pro 3DS
Eu particularmente daria pelo menos uma nota 8 para o jogo, mas a análise ficou bem legal.
Não acredito que ainda não joguei esse RE0.
GameCube e Wii, o Wii pra min não.
Alguem pode me dizer se ainda se vende GameCube novo ou so tem usado?
Outra pergunta valendo 1 milhão de reais ( to bricando) Quais outros titulos de RE no GameCube?
Por favor me ajudem.
Como na própria matéria diz, há apenas dois jogos da saga RE no GameCube: Resident Evil 0 e Resident Evil Remake. =)
Valeu, eu não tinha visto.
O Gamecube tem:
Resident Evil 0;
Resident Evil Remake;
Resident Evil 2;
Resident Evil 3;
Resident Evil Code: Veronica X;
Resident Evil 4
O Zero, Remake e 4 eram previstos para serem exclusivos do Gamecube, mas o 4 acabou saindo pra tudo quando foi plataforma. Os outros dois continuaram exclusivos da Nintendo, sendo relançados mais tarde para o Wii. O 2, 3 e Code: Veronica X são versões mais atuais e polidas dos originais. Ou seja, da série principal você só não joga no gamecube o 5 que foi lançado na geração seguinte.
Gostei da resenha, mas Não concordo com a nota.
Na minha opinião a nota seria 8.
Pra mim ele esta em pé de igualdade com Remake
Este jogo não esta em pé de igualdade com Remake, mas tem seus méritos. Também não concordo com 6.5, acho que ficaria bem um 7.5.
Seria um pouco de spoiler, mas valeria mencionar que uma parte que me deixou muito feliz nesse jogo foi os cenários de RE2, na minha opnião bem melhores do que aqueles exibidos no REOutbreak. A trilha sonora é uma das menos memoráveis para mim. E a melhor parte do jogo é o trem em movimento, ainda mais na parte de cima dele. ^^
A análise ficou média/boa Felipe, mas dava para melhorar um pouquinho. Falo isso pois sei o potêncial que você tem. 😉
Eu ví algums comentarios ae dizendo que armas maiores ocupam 2 slots,não tem bau,rebecca é muito fraca,personagem controlado pelo AI.Então,achei isso muito bom,pois fica mais perto da realidade e dificultando o jogo e o AI do re0 não é para o personagem ir ali desvendar um misterio sosinho,mas sim so para te seguir pois é o jogador que controla os 2 personagems.E eu e a grande maioria dos gamers preferem jogos dificeis.(EU ACHO QUE A GRANDE MAIORIA).Na minha opinião esse é o melhor jogo da serie Resident Evil,nota 10 =).
Personagens fortes e protagonistas com pouca influência na trama, meio controverso isso : *
resident evil 0 e o mais dificil da série eu tive a do gamecube joguei sauvei no modo normal fui joga no hard cheguei no final com 30 munição pistola e 16 Shotgun 10 Grenade Launcher e 5 de Magnum,com pouca munição acabei morrendo mais o jogo e noto 10?
jogo na minha opinião muito bom pois preenche algumas lacunas sobre o que aconteceu antes da mansão, resident evil pra mim é isso, cenários sinistros, zumbis e revelações da história do jogo que é uma das principais atrações do game
Caramba, mas esse Review só tem gafes.
Não conta com jogabilidade cooperativa? Então o Zapping System é o que? Você joga com um FANTASMA no jogo?
pqp
É verdade, erramos mesmo. O jogo tem jogabilidade cooperativa, afinal de contas, com o Zapping System o jogador coopera com ele mesmo. Puxa, que erro ¬¬
Nossa hein, tu é mais inteligente ou só está trollando?
Vai no dicionário e veja o significado de cooperação, seu n00b
uma coisa que senti jogando RE zero foi isso mesmo, o jogo se passa com james marcus x Wesker willian, os protagonistas lutam contra o james aleatoriamente.
mas eu acho que a nota deveria ser maior. o game é mais aperfeiçoado que o remake. a lista de coisas boas é gigante!
ponto negativo: se um zumbi agarra o pers., mesmo que ele não morda e o partner acuda , ele toma dano.
não é o melhor mais já é muitíssimo melhor que re4 e re5 que pra mim eu nem considero resident evil
é mesmo, voce pensa igual a mim.
Pra mim resident 4 é o 1 e o resident 5 é o 2.
Muito legal eu fiquei com muita vontade de jogar vendo esta análise ^^
Shady uma duvida.No Leech hunter mode,eu consegui munição da mtralhadora.Mas quando vou jogar de novo zera tudo as lechees.Isso e´normal?
Sim,isso é normal,toda vez que vc vai começar a jogar o leech hunter ele zera o contador
Demartini na minha opinião se resident evil zero e remake tivesse lançado para playstation 2 as vendas seriam mais altas, como por exemplo resident evil 4 que vendeu pouco no gamecube , mas quando lançarão a versao para playstation 2 vendeu 4 milhões. eu pergunto se nao é por causa da pirataria do console da sony?
Resident Evil 4 vendeu 2,3 milhões no PS2, 1,8 no Wii e 1,6 milhoes no Cube. A diferença não é tão grande assim. E, claro, pirataria não conta pras vendas né…
O PS2 não é capaz de rodar o Remake e o Zero, e além disso, foram jogos financiados pela Nintendo, daí a exclusividade. http://www.residentevilsac.com.br/industria/capcom-e-nintendo-a-polemica-exclusividade-de-resident-evil/
mas esse acordo da nintendo com a capcom vai continuar nos proximos resident evil que forem lançados?
O contrato cobre o Remake e o Zero só. Para os outros que viraram exclusivos, são contratos diferentes.
É uma pena eu não poder jogar estes dois grandes jogos, pois eu moro aqui em foz do iguaçu e não conheço ninguém que tenha gamecube, muitos nem sequer ouviram falar no videogame da nintendo
Por ter um clima unico na serie acho que merecia no minimo um 7.5!
Pra quem zerou ele, aquela musica do Hall do Centro de Treinamento e iconica, não sei se tão quanto a do Hall do R.P.D, mais e um icone !
eu sempre quis entender como funciona esses contratos de resident evil que é lançado para game cube, wii e nao para outros consoles, a capcom nao perde com isso?
to jogando esse Resident pela primeira vez e to surpreso com o potencial dele, levando em conta os recursos disponiveis na epoca, ele foi muito bem feito, claro que tem o lado bom e o ruim como todos tem, mais essa coisa de 2 personagens em simultaneo é uma harmonia perfeita.
Hoje se a Capcom resolvesse criar um remake desse resident exclusivo do game cube, nao poderia lançar para os outros consoles?!
Ainda quero compreender qual a vantagem de uma empresa de jogos fazer esses contratos!
a Nintendo tem muitos jogos desperdiçados que nao evoluem por que nao saem dos contratos dela, eu acho isso!
Só achei essa nota muito baixa, cara. Não me convence que esse clássico que mantém toda a identidade da saga tenha uma nota abaixo até mesmo de RE6.