Quando chegou ao mercado, em 2000, Resident Evil CODE: Veronica representou a primeira vez em que a série da Capcom saia do PlayStation e seguia para um mundo 128 bits, permitindo que os jogadores enxergassem a franquia com muito mais definição. O potencial gráfico superior do Dreamcast, plataforma original do game, não apenas abriu novas portas à franquia, mas também definiu os rumos que ela seguiria.
Com o tempo, Resident Evil CODE: Veronica saiu do console da SEGA para ganhar o mundo nas asas do PlayStation 2 e, finalmente, ser levado para o sucesso. O título, porém, acabou sendo a última iniciativa com a jogabilidade clássica na série principal, uma vez que o próximo game numerado, Resident Evil 4, representou uma mudança completa.
Agora, onze anos após seu lançamento original, o jogo volta aos consoles completamente repaginado, para bater de frente com grandes jogos desta geração.
Um olhar para o passado
Resident Evil CODE: Veronica mostra o primeiro evento, de toda a franquia, a se passar fora dos limites de Raccoon City. Apesar disso, o foco não mudou: a Umbrella ainda é a grande vilã e, assim como em todos os títulos anteriores, o mote continua sendo a busca pela verdade. Essa empreitada que leva Chris e Claire de uma ilha na América do Sul até uma base gelada no continente Antártico.
Por outro lado, esta é a primeira vez em que a ameaça não são apenas os monstros, mas também as pessoas. Mais especificamente, os irmãos Alfred e Alexia Ashford. Os últimos descendentes de uma das famílias fundadoras da Umbrella contam uma história que mistura loucura e diversas referências à cultura pop, tornando-os inimigos reconhecíveis e ainda mais assustadores.
Falando em vilão, não podemos nos esquecer que Resident Evil CODE: Veronica foi o game responsável por consagrar Albert Wesker como a mente maligna mor por trás de toda a saga. É neste título que ele faz o seu grande retorno, mais eficiente do que nunca e com desejo de vingança. A cena final entre o ex-capitão dos S.T.A.R.S. e Chris Redfield é um dos momentos mais épicos de toda a franquia.
Todos estes três motes principais são extremamente bem amarrados em uma trama que não apenas inicia e termina dentro do game como também dá deixas para ser continuada em games anteriores. Com seu enredo denso e personagens inéditos e interessantes, a história de Resident Evil CODE: Veronica pode ser considerada uma das melhores de toda a franquia.
O duro efeito dos anos
A remasterização em HD, que tão bem fez a Resident Evil 4, não é suficiente para esconder a idade de RE CODE: Veronica. É impossível não ter a impressão de que se está jogando um game da geração anterior. É claro que a intenção da Capcom não foi, de forma alguma, refazer o título, mas não seria nada mal ter um pouco mais de cuidado para esconder as arestas quadradas, principalmente na modelagem de personagens.
Além dos gráficos em alta definição, os novos efeitos de iluminação chamam muito a atenção. Praticamente toda a ambientação do game foi refeita do zero, tornando os cenários muito mais sombrios, escuros e imersivos. Nos trechos em que é preciso utilizar um isqueiro, a qualidade dos efeitos visuais transparece com clareza, tornando o título ainda mais assustador.
O mesmo erro cometido em Resident Evil 4 também aparece em CODE: Veronica. Apesar do jogo em si estar completamente em alta definição – e isso inclui menus e até mesmo itens no inventário – as cutscenes não estão. Isso causa uma sensação de estranheza já logo de início, que só se torna mais forte com as quedas na contagem de quadros por segundo logo na abertura. Tal problema é inexplicável, já que o que está sendo exibido é um vídeo, e não uma cena renderizada em tempo real.
Jogabilidade quase perfeita
Quando lançou Resident Evil CODE: Veronica, a Capcom já havia realizado todo tipo de experimentação com os comandos da série, chegando à equação que melhor funcionava. É justamente essa fórmula que aparece no título remasterizado: a base dos controles de Resident Evil 2 com algumas das inovações de RE3, como o giro rápido em 180 graus.
A Nextech, com quem a Capcom se uniu para o desenvolvimento do game, também resolveu aplicar alguns conceitos novos à jogabilidade. Entram então as armas duplas, que permitem atingir dois inimigos ao mesmo tempo, e o roteiro pouco linear que, além de permitir que o jogador execute ou não certas tarefas, ainda dá a ele a liberdade de resolver os enigmas na ordem em que preferir.
A equipe de produção, porém, pecou em alguns aspectos que, apesar de não serem pontos negativos de grande magnitude, não deixam a jogabilidade de Resident Evil CODE: Veronica ser perfeita. Estamos falando sobre os longos caminhos que devem ser percorridos em certos momentos. A necessidade de retornar à outra ponta da Ilha Rockfort apenas para coletar um item, passando por locais já sem inimigos e que não contam com novas surpresas, pode tornar o título um pouco monótono.
Ainda se sustenta?
Para muitos, Resident Evil CODE: Veronica é o melhor título de toda a série. O game, porém, pode ter um pouco de trabalho para competir com os jogos de hoje. Para o usuário acostumado a jogos de tiro em primeira pessoa ou games de ação extremamente fluídos, os controles “tanque” de RE clássico e as grandes voltas pelos cenários podem fazer com que a remasterização não seja a opção ideal.
A impressão que fica é que, enquanto Resident Evil 4 HD é um presente a todos os jogadores, RE CODE: Veronica HD é voltado diretamente aos fãs. A aventura de Claire, que parecia não ter por onde ser aprimorada, aparece agora melhor do que nunca.
Nossa, ja nao me sinto mais culpado por ter gasto 37,00 reais na Live USA por comprar esse game. De tantos elogios, ja me dou por satisfeito. Mas é visivel que, o jogo foi esticado em sua resoluçao e que, o polimento mesmo sao os novos efeitos de iluminaçao e o anti aliasing [isso claro, qdo o mesmo aparece]. as FMV esticadas, estao horriveis mesmo, grande fato.
otima analise evil shady, mto boa analise mesmo. essa vc mandou mto bem.
Nada desse jogo sair na PSN BR. To fazendo questao de comprar aki, mas ta dificil.
Alguém tem previsao?
Após muitos anos sem jogar RE (meu ultimo havia sido o RE 3) resolvir jogar esses port em HD. E para mim o Code: Veronica ficou mesmo com uma cara mais datada, pois a remasterização nas faz milagres, mas apesar disso ele é bem melhor que o RE4, oh se é.
Alias achei RE4 muuuuito superestimado.
Talvez as mudanças de polimento do Visual tenham sido mais perceptíveis no CODE:Veronica X do que no RE4, porque RE4 já era um game com gráficos superiores pra sua geração, o CODE: Veronica foi feito para o Dreancast que não possuía força gráfica semelhante a do Game cube.
ée muito bom mesmo o grafico ficou otimo.!!!
Ficou muito bom mesmo mais fala serio,ele melhoram o cenário o gráfico e ect do jogo pq eles num fazem isso com os do Ps1 como o RE 2 e o 3 seria muito bom que eles colocassem os dois de volta em gráficos e cenários em 3D relembrar os velhos tempos.
Não sei quanto a qualidade do HD, mas pra mim o único erro de RECV como game é que, diferentemente dos outros RE, tem momentos em que se você não fizer certas coisas, simplesmente não dá pra continuar o jogo. Porque determinado item que a Claire ou o Chris precisa vai acabar ficando com o outro na hora da troca de personagem.
Cara e verdade , mas da mas da pra continuar o jogo sim , em que parte do jogo vc não conseguio continuar ? 🙂
EU TENHO ESSE JOGO E MT FODA MAS AINDA NEM ZEREI!!!!!!!!!:/
Saiu já na PSN. Porém o que não gostei foi o controle que está na configuração da versão Japonesa. Ou seja, o X corre e o quadrado (com R1) atira.
Fora isso, o gráfico tá lindo..;
Ancioso para jogar no pc , Shady vc tem noticias se esse jogo saira para pc tambem
Nenhuma informação por enquanto.
em Shady com certeza vc já zerou todos os jogos da serie principal de Resident Evil,eu tambem , Qual foi o game mais dificil pra vc ? , pra mim foi RE code: Veronica,RE:0 🙂
Cara muitos amigos meus falam que o melhor jogo DA serie principal de Resident Evil e esse , e que os jogos de Residentes so prestam do RE:1 ATE O Resident Evil CODE: Veronica , esses novos não dão mas aquela emoção de desvendar enigmas e não a mais terror,e eu concordo com eles , ate que o RE: Revelations tem terror da aquele ar de medo no ambiente… e como ja teve umas descuções os novos jogos de Resident evil estão parecendo com os de Call of Duty®… espero que a Capcom começe a fazer jogos voltados a enigmas e ao terro 🙂
Horrivel esse jogo, joguei todos 1 , 2 , 3 , 4 , 5 e acho esse o pior, a prova de que se Resident Evil fosse Survival Horror inda não fária sucesso, se RE4 fosse assim eu nem jogavá , muito podre esse Code Veronica !
Já joguei os antigos e adorei , mas esse é horrivel …
Jesuis !!! Perdoe essa alma,ela não sabe oquê diz.
RE Code: Veronica ; O melhor da série concerteza.
Concordo.
Esse é o pior Resident Evil ! Não chega nem aos pés do maravilhoso Resident Evil 2 !!
A jogabilidade é ruim, as cut-scenes chatas, zombies repetitivos,poucas armas e quase nenhum susto !!!
Horrivel !!!!
esse jogo é difícil de engolir mesmo. ainda mais nestes tempos com tantos jogos modernos. eu acho ele espetacular, e é mais voltado para fãs consagrados mesmo. aquele aspecto desenho animado dos personage pesa contra.
eu não culpo ninguem por não gostar deste jogo, afinal o visual diferenciado(dreamcast) + história arrastada, tem gente que nao gosta. mas tem uma das melhores soundtracks.
Não sei por que falam tão bem do Code X Veronica, sendo que, para o primeiro jogo da série para o console Playstation 2, ele não traz nenhuma inovação na jogabilidade e nem no ‘terror’ trazendo os mesmos sustos iguais e cameras paradas dos jogos do Playstation 1. E para mim a jogabilidade é pior do que a do Resident Evil 3, por que você podia desviar dos zumbis e empurrar ele, e no RE CV isso não é possível. Enfim, acho que só falam tão bem por ele ser o ultimoda série no antigo Survival Horror, e por isso gostam dele, mas na minha opinião dizer que é o melhor da série é exagero, pois ele não chga nem perto de nenhum Resident Evil do PSOne 😀
Eu amo Resident Evil Code Veronica . é o melhor game da saga .
esse sim e digno de ser elogiado!!!apesar desse game ter cido o primeiro da saga que joguei resident evil cod veronica sera lenbrado por muitas gerações pelo fato da geração de grafico ter mudado bastante.
“Entram então as armas duplas, que permitem atingir dois inimigos ao mesmo tempo”
Esse efeito já acontecia com as duas pistolas automáticas que Claire recebe no nível easy em Code Veronica X (PS2)
Vc leu a analise na qual vc esta me corrigindo? Rs, é justamente do CV que eu to falando.
Lembrando que a mesma jogabilidade de Code: Veronica X é a mesma usada em Dino Crisis…ótimo jogo mas ainda prefiro RE2