No mundo dos games, é difícil pensar em um título que se aproxime do perfeito, que não possua falhas ou que, pelo menos, tenha qualidades que compensem totalmente os pontos negativos. Na franquia Resident Evil,a qualidade de RE2 é um dos poucos pontos unânimes. Por mais que ele não seja seu game favorito, é impossível negar suas qualidades.
O título, lançado em 1998 após um desenvolvimento turbulento, chegou às lojas para se tornar o maior sucesso individual da franquia. Até hoje, quase 15 anos depois de seu lançamento, Resident Evil 2 ainda é game da série mais vendido em um único console, acumulando 4,96 milhões de unidades comercializadas apenas em sua versão PlayStation.
Tal sucesso se deve a uma combinação impressionante de conhecimento técnico, narrativo e visual, que levou o primeiro console da Sony aos seus limites, deu um novo patamar à narrativa em video games e deixou os fãs absolutamente impressionados. Não é a toa que, até hoje, Resident Evil 2 é considerado um dos melhores, senão o melhor, game da franquia.
Gente como a gente
No segundo jogo da série, a ameaça biológica que antes estava confinada aos corredores da Mansão de Spencer agora aparece de forma generalizada, tomando conta das ruas de Raccoon City. Com uma história passada três meses depois dos incidentes do título original, Resident Evil 2 traz dois personagens com rápida identificação com o público: Leon e Claire.
Ele, um policial novato que está chegando para seu primeiro dia de trabalho, e ela, uma jovem estudante em busca de seu irmão, são pegos de surpresa pelo apocalipse zumbi da cidade. Apesar de habilidosos, ambos passam longe de serem os soldados treinados que vimos no primeiro Resident Evil.
Para aumentar ainda mais o laço entre jogador e personagem, a Capcom lançou mão de temas que são familiares a qualquer um de nós. A atração romântica por uma misteriosa e bela mulher é um dos assuntos principais da campanha de Leon, enquanto Claire passa a se preocupar não apenas com a própria sobrevivência como também com a da garotinha Sherry Birkin, filha dos cientistas responsáveis pelo incidente na cidade. É impossível não se colocar no lugar deles e imaginar o que faríamos diante da mesma situação.
Ainda no campo da narrativa, Resident Evil 2 ampliou uma noção que já existia no primeiro game da série, mas que não havia sido tão bem utilizada pela Capcom. Aqui, as tramas dos dois personagens acontecem de forma simultânea, com as decisões de um deles influenciando a história do outro. Tudo se desenvolve por meio de comunicações entre os dois e a história só está realmente completa após você ter jogad ambos os lados.
Apesar desse tom mais intimista, o segundo game da série traz uma trama bem maior e mais elaborada que a do seu antecessor. Finalmente conhecemos o tamanho das garras da Umbrella Corporation e percebemos, mais uma vez, que ela é capaz de tudo para proteger sua propriedade. Mesmo que isso signifique condenar uma pequena cidade ao inferno.
Raccoon City se tornou o marco zero da saga, e isso se deve, principalmente, a Resident Evil 2. A influência do game é tamanha que sua historia acabaria sendo expandida e recontada inúmeras vezes no futuro, permanecendo viva na série mesmo após o fim da Umbrella e à globalização do terror biológico.
Mais amigável e divertido
Os atrasos no desenvolvimento de RE2 – que chegou ao mercado quase um ano depois do previsto e teve sua produção reiniciada quando já estava quase pronto – fez muito bem para o game. Apesar de utilizar a mesma engine do primeiro game da série, todo o tempo extra para criação permitiu que dinâmicas muito mais fluídas e controles bem apurados chegassem ao PlayStation.
Em todos os aspectos, é uma evolução do primeiro Resident Evil. A jogabilidade é muito melhor e os movimentos dos personagens se tornaram mais leves. Desviar dos zumbis, antes uma tarefa apenas para experts, se tornou simples com a ajuda de controles bem programados e um design de cenários que sabe desafiar o jogador.
Aqui, a opção de desviar ou atirar se tornou uma escolha real. Apesar de ainda serem apertados e passarem uma sensação de clausura, os corredores da delegacia de polícia e instalações subterrâneas permitem que o jogador se esprema pelos cantos e tente correr. Muitas vezes, você se verá surpreendido quando a opção de fugir parece simples, mas na prática, é muito mais complicada.
A Capcom também deu mais poder ao usuáario por meio de um arsenal variado de armas e mais munição espalhada pelos cenários. Agora, é possível não apenas coletar uma grande quantidade de equipamentos como também melhorar alguns deles, utilizando peças encontradas por aí. Esse aumento de poder veio acompanhado de uma maior quantidade de zumbis e criaturas mais fortes.
Ainda assim, muitos podem considerar Resident Evil 2 uma aventura mais fácil que a anterior. E isso é verdade, até certo ponto: caso você tire de letra a aventura na Mansão de Spencer, com certeza achará a exploração pela delegacia um passeio no parque. O game, porém, compensa essa aparente facilidade com um sistema de rankings – que premia o jogador caso ele cumpra requisitos especiais – e a presença do T-103, um perseguidor que não te deixará em paz.
Aquilo que já era perfeito em Resident Evil, porém, não foi modificado aqui. O gerenciamento de munição continua sendo uma questão importante, assim como o bom uso dos baús espalhados pelo cenário. Devido à maior quantidade de armamentos, porém, ambas as questões ganharam uma importância a mais. Será que aquela batalha contra um chefe é o momento ideal para descarregar sua arma mais potente, ou é melhor guarda-la para futuras necessidades?
Longas horas que você nem vê passar
RE2 também apresenta um fator replay bastante inteligente. Assim que a primeira aventura com um dos personagens é terminada, o “outro lado da moeda” é liberado. Apesar da nova história envolver os mesmos elementos da anterior, ela ganha contornos completamente inéditos ao levar o jogador por novas áreas e coloca-lo diante de inimigos inéditos. Apenas assim, também, o verdadeiro final do game pode ser conhecido.
Dois extras também podem ser habilitados e levam a trama de Resident Evil 2 adiante. O destaque aqui é para The Fourth Survivor, que introduz HUNK, personagem que acabaria se tornando um dos mais queridos pelos fãs devido a todo o mistério que o envolve. Em versões posteriores, a Capcom criaria ainda a mãe do modo Mercenaries, o modo Extreme Battle, que transforma a jogabilidade em uma corrida frenética pela salvação.
Sem “atores” desta vez
Em uma tentativa de afastar o ar de filme ruim do primeiro game da série, os desenvolvedores da Capcom preferiram utilizar CGs para contar a história de Resident Evil 2. As animações dão o tom da história de forma magnífica, contando fatos-chave e acabando para sempre na memória dos fãs. Até hoje, o confronto entre a tropa de HUNK e um William Birkin transformado é lembrado como um dos grandes momentos da franquia.
Para profissionalizar o game ainda mais, a Capcom também recorreu a um grupo de dubladores experientes. No mundo dos games, esse tipo de trabalho ainda estava começando a ganhar forma e Resident Evil 2 acabou sendo um dos grandes responsáveis por mostrar o quanto esse aspecto é importante.
Durante o jogo em si, os gráficos também impressionam, quase levando o PlayStaton a seus limites. Fazendo malabarismos com as capacidades do console, a Capcom conseguiu incluir elementos que funcionam em tempo real, como fogo crepitante ou janelas que podem ser destruídas por zumbis e Lickers. O resultado é um susto a cada esquina e jogadores sempre tensos.
A trilha sonora também aparece como um ponto alto na construção da tensão. Pontuando a tensão de uma cidade destruída, as músicas compostas por Masami Ueda fazem um ótimo trabalho em nunca passar a impressão de segurança. Mesmo dentro da delegacia de polícia e, aparentemente protegido do mundo lá fora, há sempre a sensação de que algo está à espreita, prestes a pular em cima de você. Na maioria das vezes, essa impressão está correta.
A fórmula perfeita?
Durante todo o tempo em que escrevia esta análise, fiquei pensando em algum ponto negativo de Resident Evil 2. Algo que maculasse a experiência ou algum elemento que não fosse tão legal assim. Não encontrei. A impressão é que cada aspecto do segundo game da série foi analisado minuciosamente, de forma a contribuir para o que é a melhor experiência com a franquia.
A mistura é tão perfeita que a Capcom jamais foi capaz de repetir um game como Resident Evil 2. Apesar de contar com diversos outros acertos, como o remake do primeiro jogo da série ou RE: Revelations, a franquia nunca mais viria a ser tão assustadora e jamais proporcionaria uma experiência livre de falhas.
Shandy obrigado por esse Review!
Falo isso pois foi esse magnifico jogo que abriu as portas para que eu pudesse conhecer Resident Evil.
Lembro até hoje quando suplicava ao meu primo mais velho para passar a primeira parte do jogo.
Já perdi as contas de quantas vezes já zerei este jogo.
Parabéns por enaltecer esse grande jogo!
Abraços!
essa foi a melhor review
Eu fiquei atè impressionado com sua nota 10, ele é um jogo perfeito, com personagens que nos envolve, com gràficos otimos para PSone… Alias eu comecei jogando os jogos da série ao contràrio, RE03, RE02 e RE01. E realmente o 2 tem uma historia espetacular, tem gente que só falta chorar pedindo Remake por que os grafico é aquilo e isso… Poha gente tenho 15 anos e conseguir me adequar ao Gamer, enfim… Otima Anàlise Felipe 😉
parabens pelo review*
esperando o remake shooter da Capcom xDD
kkk, pois é cara, a minha preocupação em um Remake do RE2 é de a Capcom querer inventar de atrair mais fãs de COD e estragar esse jogo sensacional.
a Capcom devia parar de se preocupar em “roubar” fãs e começar a criar novos, acho q o lançamento de REvelations para consoles de mesa ia ajudar
Concordo que seria uma boa se a Capcom lançasse o Revelations para os consoles de mesa. Depois dos shooters genéricos RE6 e REORC eu acho que os verdadeiros fãs da franquia mereciam esse presente.
Imagina um remake de RE2 dropando munição até de barata no cenário, rs!
Nossa … rs .. Não Fala isso nem Brincando … ia Causar uma Revolta tão Grande , que nem Queria Está aqui , Pra Ver. Mas Tou Confiante que se Tiver o Remake Será do Mesmo Nível do Primeiro RE.
Taí a dúvida, qual seria a jogabilidade de um possível remake? Pra não banalizar o aparecimento de munição e mudar a experiência sem mudar a essência do jogo não levando pro shooter, algo na linha de ZombiU poderia ser pensado.
Axo que se fosse feito o remake que seja do mesmo estilo do dlc de resident evil 5 Lost in Nightmares xD
Acho que se tratando de um remake deveria ser nos moldes do remake do RE1, atualizando gráficos, dublagens e adicionando algumas surpresas a mais, pra não correr o risco de deixar milhares de fãs chatiados.
É muito nostálgico ler a análise e ver essas imagens do jogo. Bons tempos!
esse é o verdadeiro resident evil , ainda tenho esperança de q resident tenha 1 novo game como os antigos e magnificos resident 1, 2 e 3
Eu já não tenho mais esperanças de um game voltado ao survival horror como os antigos. Infelizmente essa geração de fãs de shooters tomou conta do mercado e a Capcom tá querendo demais atrair esses jogadores.
Se a Capcom quer tanto atrair fãs de shooter, cria outra série de jogos e para de gastar a imagem de RE com shooters meia-boca
Resident Evil 2 foi o primeiro que adquiri da minha coleção, e é responsável por eu ainda hoje ficar ansioso por um novo game da série. Ele também foi oque eu mais revirei, joguei, analisei files…
Eu já havia jogado o RE original na casa de uma amigo, mas foi com o 2 que eu realmente me inseri na história, fiquei com raiva da umbrella por causa daquele caos, e tive “sonhos” nada agradáveis em cidades cheias de zumbis. Imersão total. E aquele tema do Hall principal da delegacia é um dos meus preferidos… perfeita tradução musical de um sentimento de medo do que pode vir. Impressionante como cada elemento se encaixou tão bem. Concordo com o 10.
Falou tudo, o jogo é espetacular!
A música da delegacia é meu toque de celular que não pode faltar, rs.
eu amo a musica da delegacia. Pelo visto, mais gente também.
concordo com 10, ele é antigo, mas nunca me canso de joga-lo,
Tbm conheci a franquia pelo RE2, esse game marcou minha vida assim como RE3, eu sentia emoçao, medo, levava varios sustos, é como se eu estivesse no jogo, era uma sensaçao incrivel, mas é uma pena q os tempos mudarao, outro RE assim dificilmente voltara, mais tenho esperanças num RE outbreak file 3 mais vai ser dificil. OTIMA review shady!
Esse foi o primeiro resident evil que joguei (na versão do N64 ainda) e quase todos os dias penso em zerar pela milionésima vez…
Parabéns Shady, a sua análise ficou perfeita, não poderia ser uma nota diferente.
Vou chegar em casa e jogar RE2.
Simplesmente uma obra-prima da Capcom. A perfeição, pelo menos no mundo dos games, existe. Parabéns Shady!
Tds sabem que RE2 é meu jogo favorito, e qual não foi a minha alegria ao ver nesse rewiew simplesmente a nota máxima pra esse jogo que foi inesquecível pra mim. Jogo e rejogo ele até hj, e com o mesmo gosto de alguém que está jogando pela primeira vez!
Que trama! Que clima! Que personagens!!!
Eu adoro as análises do Shady, são sempre coerentes e o RE2 foi fantástico mesmo.
Com certeza RE2 e a melhor historia de toda saga RESIDENT EVIL, apesar do meu preferido ser RE3 respeito muito RE2 joguei muito esse jogo kkk
Ai shady vai fazer review do code veronica:X.
Já fiz http://www.residentevilsac.com.br/review/resident-evil-code-veronica-hd/
como disse o shandy muito bem, este jogo não possui defeitos. alavancou até mesmo o primeiro filme com as cenas do trem. e mesmo em 2012 ele ainda me surpreende com o ângulo secreto da RPD(nunca tinha visto). tem os melhores minigames de toda a saga.
RE2 foi um jogo que fez tanto sucesso, que até o beta dele se tornou cult, rs.
José MAC eu tenho o beta (aquele que da pra escolher as armas e salas que vc pode aparecer)! ^^ Você não estaria falando do beta cancelado RE1.5?
Hahaha, exato, é o beta cancelado sim! Eu que não especifiquei, rs.
RE2 é Maravilhoso… Só Fica Atrás do RE3 Nemesis , Que pra Mim é o Melhor da Saga. Pra Ficar mais Que Perfeito , so Falta um Remake do Mesmo Nível do Primeiro. Lendo esse Texto Senti uma Enorme Falta Daquela Tensão e do Clima de Suspense , que Infelizmente não Sentiremos isso Novamente. Tempos de Ouro que não Voltam Mais. <3 Resident Evil <3
eu também gosto mais do RE3. 😉
Tenho pra ps3 to tentando liberar o The To-Fu
HMMMM só porque é o dois. Velho,camera parada, jogabilidade estranha, mira automatica…….. isso pra mim ta com cheiro de fanboy. Repito, ninguem tem moral pra dar nota pra nenhum game. mas fazer o que. o site é teu. então viva aos fanboys que preferem os antigos so pq tinha “terror”
Antes de comentar isso, vc clicou no link “conheça nosssos critérios de análise”? Poderia esclarecer um bocado…
Não sei se você sabe mas, o favorito do Shady é o Resident Evil 5. Não tem nada de fanboy nesse texto…
” camera parada, jogabilidade estranha, mira automatica” cara diz ai em que ano vc jogou RE2? Aff comentario tipico de quem conheceu RE apartir do 4 ou pior pelos filmes. Estou errado?
Sim cara eu conheci pelo 4 sim. depois de jogar o 4 procurei jgoar os antigos, A história até que vai .mas eu por ter conhecido pelo 4, não gostei. :Q. Estou pecando por causa disso? , E eu respeito a opinião dos outros, só não entendo o que tem de tão grandioso nos antigos. Todo mundo fala “ai terror, isso aquilo isso disso” Só pq é o primeiro todo mundo idolatra…..
Mas não precisa chamar alguém que expressou sua opinião de fanboy somente porque ele gosta de um jogo e vc não.
ô “joão” vc fala q não entende pq re2 é tão Aclamado…
– acontece q no ps1 ele foi top assim como no ps2 foi o 4 e no ps3 foi o 5.
naquela época aqueles Graficos e Jogabilidade Eram a Novidade e o melhor do momento. sem falar no ótimo enrredo, musica e personagens do game! – assim como muita gente começou pelo re4, muita gente também começou pelo 2!
– eu mesmo comecei pelo re2 vendo colegas jogarem, e só de ver já ficava envolvido e impressionado.
– p jogadores veteranos é mais fácil jogar resident com todas as variações de jogabilidade,
– para os mais novos é mais dificil retroceder e aprender uma jogabilidade ultrapassada, dura…
– mas re2 é épico inesquecivel p qm zerou, pois muita gente não passava da primeira tela da rua pegando fogo, kkkk
também foi zerar o re3 um monte de vs q já não teve mais saco p desenrolar re2.
acho q o re2 é o mais demorado do ps1 p zerar completo.
é puzzle p tudo nesse jogo… e é mais tenso no lado b – cd2 (eu acho)
Ta explicado entao, joao quem conheceu pelo 4 e foi jogando os anteriores dificilmente iria gostar da jogabilidade, e nao é pela questao do “terror” afinal RE nunca foi isso, mais sim o ” survival horror” que faz mt falta nos RE de hoje, e vc pecou sim em criticar a jogabilidade, afinal foi um RE de ps1 mais na minha opiniao da d 10 a 0 em RE6, REorc, etc. OBS. RE2 foi o segundo e nao o primeiro.
SÉRIO MESMO QUE O RE2 FOI O SEGUNDO? sério mesmo? mesmo mesmo? desculpa ae não sabia…..¬¬
E sim, alguem que conheceu RE pelo 4 dificilmente vai gostar dos primeiros, ainda mais quem é “novo” quando o 1 foi lançado eu nem tinha nascido, Não nasci na epoca de ouro do PS1.
eu tb infelizmente conheci resident evil a partir dos filmes, depois joguei o resident evil 4, adorei, mas quando joguei os clássicos…cara, eu fico ainda pensando “oh god, why? como eu posso ter um dia gostado daqueles filmes fail do Paul Anderson?”( sendo que eu só gostei do primeiro filme, os outros eu via só por não ter o q fazer). E agora Resident evil 2 tornou-se o meu game favorito da franquia por sua história, personagens, sustos, é simplesmente perfeito! E sobre a jogabilidade, temos que levar em consideração que o game é de 1998.
respeite opiniões diferentes da sua Jóãò.
PERFEITO.
Essa é a única palavra que pode ser usada para descrever esse jogaço!!!!!!!!!!!
Meu preferido da série, e um dos poucos jogos do PS1 que eu gosto de jogar até hoje!
Se os inimigos não dropparem munições eles passam a ser finitos. Uma das novidades dos títulos recentes é o fato de sempre haver mais e mais inimigos. e para poder enfrenta-los teria que haver uma forma de compensar a quantidade de munições. E cá entre nós que droppar balas é tão ridículo do que encontrar munições em lugares nada a ver, como lata de lixo, helicóptero em chamas…
E se a Capcom tiver um pingo de senso nem consideraria esse ramake.
Adorei parabéns Shady para mais um review bem feito.O único ponto negativo de Re 2 prá mim é que a gente não tem mta noção que cenário que a gente pode considerar para a cronologia =/ e espero que se tivesse um remake que esclarecesse isso.E Shady vc vai fazer o review do Re Remake?
Vou, algum dia. Todos os jogos terão reviews eventualmente.
Enquanto RE2 foi super analisado para ser perfeito, RE6 tem bugs até o pescoço!
Eu baixei esse jogo semana passada depois de eu ter zerado o RE 3 umas 10 vezes XD
Eu enjoei desse jogo quando eu tava com 2 horas de jogatina, quando eu nem tinha zerado pela primeira vez, não vi nada demais nesse jogo, não dá susto, nem nada, mas eu respeito quem gosta, eu prefiro o RE 3 e até o RE 1 do que esse, MINHA OPINIÃO.
Resident Evil 2 é perfeito dentro de sua proposta.
Na minha opinião não precisa de Remake algum esta ótimo do jeito que esta e como foi pensado para ser.
O jogo é tão cheio de boas idéias que até hoje a capcom vive usando ideias deixadas de lado durante o desenvolvimento de RE2 e aquelas de RE1.5
Resident Evil 2 representa para mim o ponto mais alto da série em termos de história, arte, design e trilha sonora. Muitos jogos serão esquecidos com o tempo mas RE2 dificilmente será.
Os erros que eu apontaria para RE2 são inconstâncias no roteiro.
O lado A e B se complementam fazendo uma única aventura.
Porém, pequenos deslises podem ser notados. Quando Claire encontra Sherry no subterrâneo, momento antes do jogador controlar a personagem para ir buscar uma chave para Claire, a Sherry diz algo do tipo: “- É por meu pai, eu ouvi ele falar meu nome”.
Naquela altura William já era o monstro, e nesse estágio ele não fala, talvez esse dialogo tenha sido uma herança da versão protótipo.
Outro momento que levanta questão é quando o jogador está prestes a jogar com Ada, em Leon B. O personagem recebe uma transmissão da Claire dizendo que encontrou Sherry e explodiu a porta bloqueada pelo helicóptero. Nesse momento, em Claire A, ela está abraçada com Sherry, porém quando você assume o controle da Ada, uma das primeiras coisas que acontecem é o encontro com a Sherry (?), momento que ela perde o pingente. Como pode Sherry estar em dois lugares ao mesmo tempo?
Tem outros pontos que são interessantes de apontar mais falarei no decorrer da discussão.
Exatamente!Espero que no remake(se tiver) conserte isso =/
RE2 não precisa de um Remake, o jogo é perfeito por si só. Esse Remake só serviria para mimimi. Deixem a imagem do jogo como ela é, até porque a trama não precisa ser recontada. O Remake do RE1 se justificou porque foi acrescentado coisas a trama e RE2 não precisa disso.
Se um remake de RE2 tiver o mesmo salto qualitativo de RE1 para REmake, vale a pena sim. Só as imagens de Darkside Chronicles mostram que uma melhoria gráfica utilizando o potencial que se tem hoje já tornariam RE2 ainda mais interessante. Os eventuais furos de enredo poderiam ser corrigidos. A Capcom poderia meter os pés pelas mãos se, pra vender, aplicasse a essência de REORC.
Minha exata opinião. Não vejo necessidade de refazer um jogo simplesmente para atualizar os gráficos.
A melhora gráfica sozinha realmente não se sustenta, outros aspectos teriam que ser aprimorados aproveitando a capacidade atual e a provável da próxima geração de consoles com inovações já vistas atualmente e que seriam bem vindas até pra aumentar o potencial de vendas de um eventual novo jogo e melhorar, se possível, a experiência com maior interação com os cenários.
Sei que no PS1 muitas idéias interessantes esbarravam na capacidade do console, que foi utilizada ao máximo, mas, se já na época foi possível fazer um game onde o jogador se envolve tanto, seja com a ambientação, a trilha sonora, enredo e inimigos, imaginem o que seria possível aprimorar e tornar RE2 mais espetacular do que já é.
Mudanças gerariam muita polêmica e correríamos o risco da Capcom enfiar o pé na jaca, porém poderíamos ter também um game memorável que marcaria os fãs de RE novamente.
Eu correria o risco.
Um remake de RE2 não é necessário.
Necessário mesmo é o Remake de RE3, que, embora seja um jogo bom, atualemente é simplesmente um filler.
A questão da fuga da Jill e a sua investigação em Raccoon City deveriam ter sido melhor exploradas, juntamente com, eventualmente, alguma história paralela mal concebida, como a do vilão Nicholai (que tem um ótimo potencial) ou sobre a infecção de Jill pelo vírus.
Tenho preferência pelos RE 1, 3, Code Verônica e 5, mas não posso negar a obra prima que é RE2. Em RE2 as histórias foram entrelaçadas corretamente, corrigindo uma falha de enredo de RE1 ao se jogar com os dois protagonistas. Quanto a trilha sonora, a de RE1, tanto de PS1 e do Remake me afetam mais, embora entendo que as propostas foram diferentes: em um vc está sozinho e em um ambiente claustrofóbico e em RE2 vc está em um apocalipse cercado por todos os lados.
Shady foi preciso, a Capcom tirou leite de pedra no desenvolvimento desse jogo.
Espero que em um eventual remake o spin-off REORC não dê as caras. Para evitar que munições brotem das baratas (crédito: José Mac, rs), como já citei, algo na linha de ZombieU, meio que se vire com o que tiver pode ajudar, com os devido arranjos, por exemplo, na delegacia é plausível que munições pudessem estar espalhadas, na cidade seria mais difícil, mas pelo caos haveria muitos policiais espalhados, além de que nos EUA muitos cidadãos tem armas. Enfim, é um clássico, que a Capcom tenha muito cuidado se eventualmente tiver planos para ele.
Concordo contigo Rafael Redfield, conheci Resident Evil em 1999 através do lançamento de Biohazard: The Last Escape ( sim a versão Japonesa, porque eu não tive acesso a americana) e mesmo sem entender nada aquele jogo teria me chamado atenção logo ao ver Nemesis aquela figura grotesca e ao mesmo tempo carismática, que até hoje aparecendo em apenas um titulo ( não conto com os Spin – Off) vem na cabeça de todo fã ( e não fã) quando se fala em Resident Evil, é claro que só quem vivenciou a ascensão de Resident Evil naquela época sabe muito bem do que eu estou falando. Resident Evil 3: Nemesis pra mim é o melhor Resident Evil feito até agora e em segundo lugar Resident Evil: Director’s Cut ( Não tive a chance de jogar a versão original).
Rafael Redfield gosto muito das suas postagens vejo muitas vezes que você pensa igual a mim sempre paro pra olhar sua opinião e também do José Mac que sempre são as mais coerentes e interessantes do SAC.
E queria agrader ao Felipe Demartini por manter o SAC, deixando assim atualizado, todos os fãs de Resident Evil que querem estar por dentro do assunto.
José Mac poderia me dizer o nome da musica da delegacia para eu baixar também?
Putz, faz tanto tempo… Na verdade eu não baixei, um amigo que sabia que eu era fã me mandou por email, e o nome da música tava alterado. Mas vou pesquisar p vc, me passa teu email ou facebook que a gente conversa, valeu?
THE FRONT HALL o nome da musica
Verdade, em todos os lugares que vi, o nome da música é esse mesmo.
a música q eu mais gosto é a “The City of Ruin” de resident evil 3.
Hehe, se eu for parar para ver quais trilhas dos games eu gosto… A lista é grande, kkkk.
10, com toda certeza! O jogo é uma obra-prima. Não precisa de um remake. Na realidade um remake só causaria mais e mais discussões, porque um ponto estava faltando, ou muita ação, etc. Esse game é perfeito, 10 merecido.
o Shady como desbloqueio roupas la no RE.NET para o mercenários
alguém pode me ajudar como posso vincular a conta do RE.NET e PSN
RESIDENT EVIL 2 SIMPLESMENTE UM DOS MELHORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS . QUEM NAO SE LEMBRA DAQUELAS MUSICAS FODELASTICAS . a THE FRONT HALL e a SAVE THEME nossa da ate um arrepio E O FINAL NEM SE FALA FODELASTICO . E AQUELA MUSICA DEPOIS QUE A ANNETE E A ADA MORRE E TEM QUE EVACUAR IMEDIATAMENTE nome da musica”ESCAPE FROM LABORATORY” e quando eles estao no trem fungido ae o WILLIAM aparece . depois na cena final eles tem que sair do trem ae começa o aviso “WARNING WARNING WARNING ” ai começa aquela musica foda tambem . NOSSA TODA VEZ QUE EU VEJO O FINAL ME DA UM ARREPIO SIMPLESMENTE UM DOS MELHORES FINAIS DE TODOS OS TEMPOS. E SEM FALAR DE VARIAS OUTRAS QUALIDADES DO JOGO . GRANDE RESIDENT EVIL 2 VC NUNCA SERA ESQUECIDO
Resident Evil 2, pra mim, é, com certeza o melhor de toda a saga. Lembro quando lançou, eu tinha 7 anos, foi foda demais jogar!! Até hoje jogo como se fosse a primeira vez.
alguém pode me explicar pq meu status da RE.NET estão zerados sô iniciante mas ja zerei duas campanhas mas meu status continuam sem nada?
Ele demora mesmo pra atualizar. Mas certifique-se de que sua conta está vinculada com o seu usuário do console e tente ativar a função Auto Data Upload, no menu de opções.
Obrigado shady deu certo aqui
Um 10 merecidamente merecido! Esse foi o primeiro game da série que zerei, faz parte da minha infância! Parabéns pelo review!!!
belo review shady!
The self destruct system has been activated repeat the self destruct system has been activated, the sequence may not be aborted all employees proceed to the emergency car at the bottom plataform. Quando começava esse aviso era hora de gastar a munição economizada durante todo o jogo. RE2 é simplesmente épico.
Lembro que uma de minhas estratégias favoritas em RE2 sempre foi economizar munição o jogo inteiro, até chegar no laboratório. Assim que chegava lá, era aposentar a handgun e ir até o final só nas armas pesadas. Dava gosto sair pelo laboratório descarregando escopeta e magnum em zumbis, rs.
Se existir uma possibilidade de ter um remake do re 2 q seja ao extra do re 5 lost in nightmares.Além de ter os velhos baús para guardar armas,ervas e etc, e principalmente n estragar a historia e n virar shooter feito operation bosta city.
O melhor Resident Evil já feito até hoje.
LOL….. Remake qm sabe mais tipo….. IGUAL ao Primeiro REMAKE do RE1 acho q todos aqui queremos isso!!!
Felipe, você já fez o review do Resident Evil 5 (Jogo)?
eu amaria ver um review de RE5. Aliás, ele é o meu jogo preferido…
Ainda não
RE2 já começa tenso. No meio de zumbis e claro, como sempre, sem munição.
Comecei a jogar Resident Evil pelo RE2 e me apaixonei pela franquia graças a ele. Ele só fica atrás do RE3 e do RE5 na minha preferência.
Nota 10 pelo review também era o que eu tava esperando =D
Saudades de jogar re2 no ps1…era tensão a cada esquina mesmo,algo que dificilmente veremos em RE novamente.
História,personagens,enredo,ambientação,gráficos,
enfim ótima review,parabéns
vai ter do RE1 tbm felipe ?
Já tem só o do Remake que não http://www.residentevilsac.com.br/review/resident-evil/
Me lembro que uma das coisas que as revistas da época mais gostaram foi o fato dos personagens (e até os inimigos) mancarem quando sofrem muitos danos (depois disso, no primeiro Dino Crisis inseriram o sangramento). ^^
RE2 voltou a ser notícia no lançamento para o Nintendo 64, já que a Capcom juntamente com a empresa Angel Studios conseguiram colocar tudo que havia em 2CDs no PS em um único cartucho de 512MBits (o dobro do utilizado em Zelda, maior espaço de armazenamento até então para o N64). O game ainda contava com todos os modos extras do RE2 original, as CGs, mesmo elas em uma resolução menor, texturas mais limpas, novos files (os chamados EX) espalhados pela delegacia (aqui surgiu o primeiro file sobre Rebecca e Biily), opções pra mudar a cor do sangue e a posição dos itens pelos ambientes.
Na versão para o Dreamcast, RE2 ganhou CGs em fullscreen e a possibilidade de ver as CGs já visualizadas ou artworks no menu principal (opção herdada da versão PC).
Já no Gamecube, última versão lançada em disco, o game da a inédita opção de cortar as conversas dos personagens, agilizando o progresso e encurtando o tempo do game.
Ou seja, em todas as versões do game, houve avanços e melhorias e não correções de bugs e ou ajustes, como anda acontecendo a RE6! =/
se a versão de gamecube tivesse a galeria(que não teve por causa do tamanho da mídia) e os EX files(po, nintendo, tá em casa…), seria a versão definitiva. lembrando que embora a versão de GC tenha Anti aliasing e frame rate mais alta, as CGs estão comprimidas e escurecidas. mas vale pelo gameplay aprimordado 😀
No quesito gráfico, pelo menos pra mim, a melhor é a versão PC / Dreamcast. Pelo menos, é a que tem os gráficos mais limpos e no console da SEGA ainda tinha aquele esquema de ver munição e vitalidade direto no controle, o que facilitava bastante a vida.
Na verdade, haveria espaço sim para as galerias na midia do Gamecube pois elas não ocupariam nem 50MB, e os modelos poligonais ja estão no game, apenas faltando programar um visualizador para os mesmos. Mas acredito que não entrou por algum esquema “Capcom” de valorizar certas versões, nos obrigando a termos todas. Gosto mais dessa versão por causa do cortar de animações, por causa do pouco tempo que temos hoje em dia (e na época pelos records ^^), mas a Versão Dreamcast com o VMU no controle é mesmo muito gratificante. ^^
ah velho, eu acho que não. 1.5 gb pra caber 2 campanhas, mais extreme battle, mais 4th survivor…tudo mesclado no mesmo disco… sei lá…o dreamcast era dvd?
Era uma mídia proprietária da SEGA… acho que tinha menos espaço que um DVD
O disco do Dreamcast (DC) como o Felipe falou, era uma mídia proprietária da SEGA chamada GD-Rom, que comporta 1.2GB. O Mini DVD do Gamecube (GC) comporta 1.5GB e o CD-ROM de PSOne (PS) comporta 650MB.
As duas mídias do PS juntas somam 1.3GB, menos que a única do GC usada para RE2 (1.5GB). E ainda há um espaço “desperdiçado” no disco do PS, onde repetiram todas as texturas das salas nos dois disco, já que no GC o acesso estava no mesmo disco para ambas aventuras e assim, sobrando ainda mais espaço na mídia (+/- 250MB). A versão PC é igual a versão DC, e usa só os 1.3GB de dois CD-Rom.
É igual ao esquema de quando o pessoal reclamou do tamanho do download do “Versus Mode” de RE5. Tudo o que eles precisavam já estava no disco, apenas faltava um código fonte para reutilizar todos os objetos do disco num novo modo de jogo. Código é a menor parte armazenada no disco. Já as imagens, mesmo que fossem 1MB cada (o que é um exagero para uma resolução de 800×600, ainda mais se estiverem sem compactação), e acho que há umas 50 delas, pelas contas teríamos espaço sim. ^^
eu nunca soube por que no remake dá pra voltar em todas as áreas do disco 1 mesmo com o disco 2. será que o jogo armazena na memória temporária?
alguem sabe quem é a atriz que faz jill valentine em re 1 jogo
Inezh
vish, a gurizada tá sabendo muito hein! 😀
esse nome aparece no final do jogo, mas será que é verdadeiro.Nem se sabe o sobrenome
Caraca… realmente a nota tinha que ser essa. RE2 foi o primeiro game que joguei e me apaixonei. Foi amor a primeira vista. Ao ver Claire entrar naquela cidade “fantasma” e de repente ficar cercada por zumbís… meu. Eu não tenho nem palavras, acho que o review e a nota falam por muitos fãs e por muitas palavras que não tem limites a serem expressadas
Realmente, resident evil 2 é um ótimo jogo!
Meu resident evil favorito, foi o primeiro que eu joguei tenho a versão do Nintendo 64 e do Game Cube e uma do playstation muito bom este jogo !!!!
cara o RE2 pode ser o melhor pra muitos , mas nem passa perto da carisma do RE3 e do RE1 se esse jogo tem um defeito sim não tem nemesis não estar nele , porque nem se compara nemesis com o T-103 please , RE 4 é melhor da serie e o mais inovador
10 =O #surpresa ^_^
Não concordo com a nota 10, mas o artigo está ótimo =D
Cara eu tava brincando contigo, mais nao é legal chamar de fanboy só porq vc nao curtiu, concorda?
Essa música é foda até hoje as vezes eu me pego cantando ela sem querer. E olha que eu não jogo o re2 a mais de dez anos. Kkkkkk
É DEEEEEEZZZZZZZZ mesmooooo mito bom shady
Realmente para a época é um ótimo jogo enquanto Resident Evil 6 não conseguiu nem se destacar em sua atual geração!
Este jogo é verdadeiramente íncrivel em todos aspectos incluidos na lista é impressionante a história,os gráficos(p época),e o melhor o Survival Horror continua e se consegue explorar ainda mais na cidade desértica Raccon City ao contrário dos novos jogos que não conseguem buscar um equilibrio e nunca mais obtiveram a fórmula do Terror que antes se conseguia em todos locais Ótima Análise e Nota bem merecida para este jogo quem dera fizessem uma história assim novamente nos moldes de hoje em Dia.
Entre todos da franquia, Resident Evil 2 é o meu preferido, nem lembro quantas vezes o zerei. Sempre que posso, jogo ele, nem que seja para passar o tempo. Mas, na minha opinião, seria bom joga-lo num remake, não que ele precise por ser um jogo tão bom, mas apenas para curti-lo outra vez nesta geração de vídeo games.
Só o RE:3 consegue ser superior!
Muito Bom, pra mim o Resident Evil 2 e o 3 foram disparados os melhores da série, e isso é realmente surpreendente, e os PS2, PS3, GC, Xbox que me perdoem
Eu gostei mais do RE 1 so que o RE 2 e 10 mesmo! Infelizmente RE perdeu sua identidade pois a capcom visa apenas lucros e vivemos na era dos fps lucrativos como CoD e acontece que nem todos conseguiam jogar RE pela sua dificuldade e pelos enigmas que pra mim foi o que marcou a serie mas pra outros foi o que os afastou e agora o que vende sao jogos multiplayer e foi isso que houve com RE,facilitaram ele ao extremo e adicionaram multiplayer por isso temos essa porcaria do RE 5 e 6!RE 6 seria um otimo jogo se nao fosse pelo nome que carrega pois e isso que nos revolta o jogo e RE e nao tem nada de RE !Realmente quem defende os RE 1 e 2 sao os que conseguiram joga-lo e nao esses loucos de hoje que saem atirando em tudo que ve e morrem de preguissa de resolver um enigma que exija um pouco de inteligencia .Quero RE 2,3 remake e RE 0 e 1 remke em hd pois esses respeitam o nome que carregam!Novidades todos nos queremos mas nao se deve mudar um jogo por inteiro muito menos no caso de um classico como RE! Somente um jogo da atualidade me agradou e esse e Dead Space 1 mas comecaram a sacanea-lo e colocar mais acao do que terror no jogo e agora prometeram um modo multiplayer em que outro jogador possa entrar a qualquer momento da partida e agora aonde vamos parar !Descupe citar o nome de outro jogo aqui mas e que estou revoltado pois se querem coisas novas e diferentes que facam novas franquias e parem de estragar as otimas franquias que ja existêm como e o caso de RE .
Eu nunca me dem bem com a jogabilidade dos primeiros Resident Evils ( o 2 inclusive), mas esse foi o primeiro que conheci, aos 10 anos. Era muito assustador para mim, e até hoje vi momentos memoráveis, como a parte em que o Birkin se infecta e mata a equipe do HUNK, aquele crocodilo gigante, aquela luta com o Birkin transformado com a Ada no trem, etc. Não sei se vale um 10, mas é um jogo bem foda mesmo.
Infelizmente os jogos mais recentes de RE carecem dessas experiências incríveis (até mesmo a campanha do Leon de RE6).
Meu primeiro jogo de Re foi o 3 Nemesis para PSOne, como acostumada com jogos infantis devolvi morrendo de medo do Nemesis, não joguei mais REVil. Mas fui curtindo Dino Crisis 1 e 2, e me acostumando ao Survivor Horror, fui atraida por Resident Evil 2 somente ai depois fui voltar as origens RE e RE 3 fui jogando e nenhum deles conseguiu me encantar mais como o 2, a história envolvente, zerei de histórias diferentes cenário A eB de Claire e Leon. Perfeito é a discrição ideal ao game.
já tem review de RE3 nemesis ?
se não quand sai 🙂
Não sei qdo sai.
Um dos melhores! =]
Postei antes e volto a postar.
RESIDENT EVIL 2 é o melhor game da série. Nunca, nunca foi feito um game tão assustador.
Ele foi meu primeiro contato direto com a série que já tinha visto antes Resident Evil3, mas não me interessei muito, por que achava chata.
Só depois vendo aquela cidade abandonada e meia destruída, com uma jovem frágil em busca de seu irmão, de repente zumbís cercam-na e é obrigada ir ao RPD, enfim…
Tem gente aqui que posta que não concorda com a nota ou por não ser o melhor jogo da franquia. Acho que devemos respeitar as opiniões, mas… se não concordam ou se não gostam, poderiam guardar a opinião para não gerar problemas. Por que cada pessoa gosta de um game RE e tem seu preferido, acho que esse review não foi feito para todos os fãs da série, mas sinto que foi algo especial voltado apenas para os fãs de RE2.
Shady, a nota 10 é merecida e vc merece 1000 pelo ótimo review.
EU não concordo, mas respeito. Pra mim RE 2 está LONGE de ser mais “terror” que RE3, só pelo fato de que a trilha sonora do 3 nos momentos de terror dar de 10 a 0 nas do RE2 (exemplo: nemesis theme, the city of ruin e etc).
Sem contar no mecanismo de esquiva que ajudou bastante.
Pelo menos á mim não me agrada ver romance em algo que contenha terror, estraga completamente o clima, como em RE2.
Gosto de explorar a cidade sozinho com Jill, não apenas ficar “preso” no RPD o jogo inteiro igual RE2 fica.
Não sei se o ShaNdy já fez o review do RE 3, mas espero que tenha 10 também, porque falar que RE2 é melhor que o 3 nos métodos de avaliação, é foda.
COM TODA CERTEZA!
RE3 dá um banho em RE2, porém o segundo game não fica atrás. RE3 merece nota mil por ser tão incrivel. Susto realmente são vistos mais em RE3, com sua maravilhosa produção.
Esse jogo foi o que me fez ficar viciada por Resident Evil, foi o primeiro jogo que joguei quando tinha 12 anos( me sinto até velha saber que foram 7 anos atrás :P) até hoje não a trama de nenhum do RE bater a do 2. Apesar de não ser tão aterrorizante quando o três que fez todo mundo entrar em desespero quando ele aparecia, houve muitos momentos que dava pra dar uns pulos no sofá.
Sinto falta da Claire nesses novos, trouxeram todos no 6 e deixaram a pobre Claire pra trás e colocaram a Helena no lugar!
Eu acho que os de hoje, mesmo com toda tecnologia inserida, ainda deixa muito a desejar em relação ao dois, principalmente os zumbis ! Hunf!
Resident Evil 2 se imortalizou. Além de ser um excelente jogo da franquia, ele também é considerado o melhor Survivor Horror do mundo, deixando grandes games para trás como Silent Hill entre outros.
Como foi dito, tudo foi muito bem pensado e programado, a estória levantou a um nível magnífico, tivemos mais personagens interessantes, todos eles são muito bem bolados, inclusive a pouca parição de Hunk. Eu penso que até hoje a capcom tenta repetir a força e o sucesso que Resident Evil 2 teve.
Hoje me dia depois do fracasso, como Operation e do bonzinho Resident Evil 6, que jamais na sua historia teve essa realidade, faz a gente pensar no que fez a serie se consagrar.
Dai eu me imagino… personagens que nunca foram vistos, frágeis lutando para sobreviver, um lugar novo que se tornou tão importante que jamais foi esquecido, cenários bem trabalhados, gráficos perfeitos, jogabilidade avançada enfim… parece que essas coisas foram esquecidas no novo capítulo da série.
Sobre um Remake de Resident Evil 2… eu quero e ao mesmo tempo não quero. Eu acho que Resident Evil 2 é bom o bastante para não precisar de Remake. Tenho medo das pessoas esquecerem ainda mais como foi perfeito o Resident Evil 2, com aqueles gráficos, naquela época.
Dai eu espero que a Capcom reveja o que foi de excelente no passado e tente trazer isso pro presente. Só acho.
Realmente, acho RE 2 o melhor da trilogia de RE’s de PSOne. Sim, superior ao terceiro… principalmente no aspecto personagens! O segundo RE conta exclusivamente com protagonistas e antagonistas fantásticos, o que eleva muito a qualidade do game… RE 3 conta com um baita do antagonista, mas um sub-protagonista tão meia boca que foi o Carlos… além dos agentes da umbrella que apareceram e fizeram pouca coisa além de nada, sequer te deixaram com raiva ou viraram seus amigos! Além de a trama prosseguir sem grandes surpresas até o final… é só lá que realmente acontece algo de grande, o que difere de RE2 em que cada file e cada cutscene representa uma história diferente com personagens muito mais carismáticos que os de RE3.
Bem, mesmo entre os 6 principais fico com RE 2 como o melhor até agora, em ordem de RE’s ficaria assim:
– RE 2
– RE 1
– RE Code Veronica X
– RE 3
– RE: Remake
– RE 4
– RE 6
– RE 5
pelo menos pra mim.
Resident Evil 2 na minha opinião é o melhor game da série já feito pela Capcom. Joguei Residente Evil 3 e 4, mas nenhum chega perto do 2 que é uma obra de arte.
S2 RE2
claire uma das personangens mais fodona q existe
Alguém lembra do TOFU???
Um colega desbloqueou ele, mais é semi impossível jogar com ele!!!! rsrsrsrs
Sem dúvida merece um 10!
Game perfeito, história, personagens, gráficos ( para época ). O 1 e 3 também merecem 10, pena que hoje só lancem games de RE voltados para o estilo FPS, deveriam voltar a fazer RE com o estilo antigo, seria perfeito! Os RE de hoje vc só anda e mata, é muito chato isso, não te leva a pensar, resolver pubzze, e o principal tentar sobreviver economizando muniçao e life, essa na minha opniao, é a pegada de RE, vc ter que sobreviver!
RE 2 merece um remake fiel, assim como foi feito para o RE1.
Resident Evil 2 é um grande jogo em todos os quesitos, o que eu senti falta foi uma exploração maior pela ruas da cidade já que passa a maior parte na delegacia indo para o subterraneo,e acho o Leon mais fraco que Jill por não possuir esquiva e empurrar zumbis, ainda bem que o Nemesis não aparece.
Resident Evil 2 foi simplesmente revolucionário, sendo este talvez o jogo que mais trouxe fãs para a série. Bons tempos aqueles em que faltava munição e vc tinha que virar um ninja desviando dos zumbis e correndo que nem um louco dos montros. E para vc liberar o quarto sobrevivente tinha que ser foda no jogo.Talvez isso falte nos jogos de hoje, a dificuldade dos jogos estão cada vez mais baixa.
aiai prefiro o resident evil 6 e mais melhor com mais monstros deviseis de matar e cheio de surpressas adoro o re 6
Comecei a jogar serie a partir do resident evil 3
e,na minha opiniao ele merecia uma melhor nota q o 2 por conter as habilidades de esquiva naquela época 1999 eo Re lembro q tinha q esmagar botoes para me soltar do zumbi deixando o protagonista muito dependente da sua arma sei ça dava uma sensação de fraqueza
Mas ai Shady se levo pro lado pessoal td bem