The Last of Us está sendo visto, até mesmo pelos leitores aqui do RE SAC, como uma das grandes promessas do Survival Horror para o futuro próximo. E agora, o designer do título, Ricky Cambier, afirmou que Resident Evil 4 serviu como uma das grandes inspirações para o game.
As duas ideias fundamentais do jogo, segundo ele, é trazer de volta a tensão de sobreviver e contar uma história extremamente centrada em personagens. Resident Evil 4 serviu como referência justamente para o primeiro aspecto, devido à ação bem construída do título de 2005.
Já Ico foi o grande norte na hora de contar uma história centralizada nos personagens Joel e Ellie, que tentam sobreviver como podem em um mundo completamente devastado por uma praga. As referências chegaram a um meio termo onde existe ação, mas com recursos limitados para serem utilizados, muito envolvimento com os personagens e nada de energia se regenerando sozinha.
The Last of Us chega em 14 de junho e é um game exclusivo do PlayStation 3.
Fonte: MMGN. Obrigado ao Durval Ramos.
Esse jogo promete ser o que Resident Evil não foi
Difícil é achar qualquer shooter em terceira pessoa dessa atual geração que não tenha sido inspirado em RE4.
FATO
#FATO. não que isso seja uma coisa boa.
Jogo comprado e só aguardando o envio.
Felizmente, pelo que vi, esse jogo não vai me decepcionar como os REs recentes.
Talvez os atuais responsáveis pela saga RE possam por sua vez aprender com The Last of Us como se faz um jogo de horror de verdade.
Eu só tava a espera desse The Last of Us pra agora ver como os jogos de Survivor Horror irão se dirigir. Eu tava lendo algumas das analises, e muitas delas é um dos melhores jogos do ano. Eu nunca fui contra a adaptação de ação para a série Resident Evil, mas uma ação como Call of Duty foi DEMAIS. Até o próprio Last of Us tem sua “Cena de Ação” mas que casa perfeitamente em um momento hóstil e sobrevivência, que não faz ele ser um jogo de ação. Pra mim, a sobrevivência é um dos fatores que deixa o jogo bem aterrorizante e é essa sobrevivência que eu sinto falta.
Exato cara unica coisa que mato na serie resident evil o que mato a ação do jogo foram os zumbis armados e um pouco de viagem dos diretores
vi jogar esse felipe ??
Não no lançamento, mas sim.
Não no lançamento, mas sim.
a CAPCOM deveria da um pause no RESIDENT EVIL e olhar com mais calma o The Last Of Us pois esse promete esse ano!!abraços a todos…
Opa Felipe tudo bem? Então cara primeiramente parabéns pelo site ele me ajuda muito a ser cada vez mais fã da franquia. Cara eu tenho uma sugestão, você poderia fazer um vídeo ou artigo comentando sobre o futuro da franquia em sua opinião, e comentando os finais de Resident Evil 6. Eu Sei que é pedir muito, mas eu acho que não teremos noticias de um novo Resident Evil pela Capcom tão cedo. E Seria legal a visão de alguém que já conhece a franquia há tanto tempo.
Depois de ter jogado a cronologia principal do RE, mesmo que o RE 6 ter sido um pouco decepcionante, acredito que nós fãs aceitamos da mesma forma como aceitamos os outros antes(no meu caso é assim).
Eu tenho alguns artigos que falam sobre futuro da franquia espalhados pelo site. Eu prefiro pegar uma coisa de cada vez do que fazer um geralzão assim, acho que dá pra falar melhor de cada coisa separadamente. E mais e mais vão sair aí ao longo do tempo.
Valeu pela sugestão 😉
Esse jogo é perfeito, não é a toa que teve inúmeras notas 10 nas reviews.
Que este jogo sirva de modelo para futuros Resident Evil,acho que a próxima “tendencia” do mercado vai ser a sobrevivência,o próprio Tomb Raider tem muito disso e agora o The Last of Us,que estou louca para jogar 😀
Ser o que desde o RE 4 não é…
Nossa tem gente ja querendo q esse sirva de exemplo para futuros resident evil, isso porque o jogo nem foi lançado…Espero do fundo do meu coração q vcs não se decepcionem, é preciso jogar o jogo para depois fazer qquer análise.
Estou bem ansioso com The Last Of Us, já estava antes e agora estou ainda mais depois de saber que uma das influências foi um dos meus jogos favoritos RE4, o primeiro jogo da franquia que joguei e aquele que me levou a me envolver tanto com ela.
Resident Evil 4 continua produzindo descendentes!
Um belo cala a boca em muitos aí que criticam o RE4 e ficam com o mimimi eterno que foi com ele que a série começou a decair. Inspirou a obra mestra deste ano, que levou nota 10 de todos os veículos da mídia gamer. Vou providenciar a minha post pandemic edition do TLOU
Acho que é ai que esta o motivo de queda da qualidade dos jogos da Capcom, antigamente a franquia DEIXAVA EXEMPLOS a serem seguidos, hoje em dia, ela SE BASEIA em outros jogos para produzir algo mediano… Sem falar na presença do uso persistentes de vários conhecidos clichês como já até mencionei em outro comentário. A franquia precisa de uma dose de criatividade para variar repensar em algo novo, e acho que trabalhar na criação de novos personagens e protagonistas carismáticos o suficiente para ‘aposentar” os antigos, já seria um começo, mas em se esquecer do survival horror, e mesmo que em RE 6 já tenha alcançado de fato uma escala global de incidentes biológicos e possivelmente a história do jogo venha a ter um desfeche em breve, é isso ou um temido reboot…. Penso que seria uma boa idéia.
Não entendi a parte final do seu comentário. Mas temos opiniões iguais em alguns aspectos, como o que eu já comentei aqui antes, a criação de novos personagens, carismáticos, que substituissem os já “cansados” Chris, Jill e cia seria uma boa idéia.
O problema de RE não está nos protagonistas, estes dão conta do recado tranquilamente, está em equivocos graves na produção com em RE6.
Seria ariscado um reboot em RE,pq significaria mudar toda a história que conhecemos e nos apaixonamos,pensando em jogos depois de re4 é uma ótima ideia mas e os que vieram antes?Tipo não vão valer mais nada e muitos fans ficariam no mínimo com raiva e agora que os produtores andam tão mal em criatividade,era bem capaz deles ao invés de salvar ,matarem logo a franquia.
A menos que eles refizessem re1,re2,re3,recvx iguais apenas tampando os buracos na história e depois do cvx ai sim começar a mudança de rumo.
Replay para “Victor Breno”:
O que quiz dizer, é que mesmo que a franquia esteja perto do ‘fim”, ante a já alcançada escala global em RE 6, penso que trabalhar para estruturar novos bons protagonistas seria uma boa ideia, por mais que eu goste MUITO de Chris Jill, Leon e cia, penso que é imaturidade de mais preservá-los por muito tempo mais só por causa do fanservice. É isso, ou um reboot trazendo todos eles de volta em um novo canon. Não digo que esta É a solução, mas como dita antes, penso que PODE ser uma boa idéia…
A única coisa que eu abomino é a idéia de um reboot, que na minha opinião é totalmente desnecessário.
Porque não em vez de colocar Claire no meio de um incidente biológico, achar alguém tão forte como ela em meio a ele e mostrar a sua corrida pela sobrevivência?
Jill e Chris são fáceis de pôr em meio a uma batalha, poir trabalham no combate ao bioterrorismo. Então porque não trabalhar em um personagem com habilidades mais limitadas, mais “gente como a gente”? Seria uma idéia, talvez até reforçasse mais a idéia de survival horror.
Desculpa o comentário fora do contexto da notícia Felipe.
A Claire eu acho que é simplesmente uma arma que a Capcom tem na manga,em quase todos os foruns sobre o futura da franquia tem sempre alguém que toca no assunto,ou comenta sobre ele.
Acho que a “substituta” da Jill poderia ser da BSAA mesmo,uma jovem soldado que não é como o Piers,e sim mais como a Jill em re1,e fazer um jogo colocando ambas trabalhando juntas para vermos Jill orientar e transformar ela na próxima protagonista,seria legal,tipo ao inves de eles chegarem logo com um personagem”foda” que é “bad ass” eles deviam apresentar um novato,iniciante e ao longo do jogo mostrar a evolução do mesmo,acho que criaria um carinho mais forte pq assim como vimos a evolução de Jill,Chirs a gente estaria vendo a dele ou dela
Tenho uma pergunta para te fazer Felipe.
Você acha que The Last of Us vai influenciar os jogos de survivor horror, assim como Call of Duty influenciou os jogos de ação e até mesmo Resident Evil?
Depende de qto The Last of Us vender e da influência que ele ganhar.
Muita calma nessa hora, quanto maior a expectativa, maior pode ser a decepção, basta ver RE6.
Melhor esperar o lançamento.
Esse caso é diferente. A produtora de The Last Of Us não está se inspirando em Call of Duty como aconteceu com RE6.
Mas não esquece que as próprias notas das análises tavam variando de ruim à boa. Já The Last of Us já ganhou uns 15~20, 10 de 10 ou 5 de 5. Então acho difícil ser uma decepção.
Parece que a nova onda do apocalipse zumbi agora é mostrar pessoas comuns em meio aos caos apocalíptico de “mortos vivos”, igual TWD, pensando nas influências que teve é um jogo que com certeza irei jogar, e o melhor é que é para PS3, só lamento por quem só tem outras plataformas.
Puxa, acabei de zerar The Last of Us, ufa, jogasso e dublado em português ficou melhor ainda, mas ainda tem uns errinhos aqui ou ali, como por exemplo, os parceiros controlados pela IA, que podem ser a Tess ou a Ellie, passarem BEM na frente do inimigo e não chamarem a atenção deles. Ou os loads que as vezes são BEM demorados, fora histo, história impecável, personagens muito carismáticos, enfim, excelente jogo. Como o camarada ai em cima sugeriu, este sim é um bom exemplo para a dona Capcom seguir em RE…
Felipe,
O que você achou da demo… qual sua análise para o jogo, acha que se enquadrará ao estilo de Resident Evil ou vai levar para uma outra linha?
Não joguei a demo, então não posso falar mto do game.
Felipe, joguei a demo diversas vezes e gostei muito mesmo. Mas infelizmente percebi um erro um pouco estranho (Espero que seja só na DEMO). Esse tal erro foi o estilo de andar dos inimigos VIVOS, ou seja, os sobreviventes. Eles andando parecem mais estaladores (infectados do game). Ficou muuuuito estranho, mas eu acho que isso é insignificante, pois DEMO é DEMO. E eu tenho uma perguntinha pra você: acabou de vazar na net um novo RESIDENT EVIL, chamado de OUTBREAK TALL OAKS se não me engano. Só que ele é exclusivo do PSVITA. Na sua opinião de fã e de jornalista você acha que poderiam lançar um outbreak para a atual geração de consoles de mesa? Obrigado pela atenção meu caro, e bom trabalho com seu site, está magnífico! Continue assim que vai longe! Abraços…
Esse rumor é do mesmo “autor” do do poster do Resident Evil 7. Então, quase certo que é fake de novo.
Qto a possibilidade de um Outbreak, não dá pra dizer ao certo. A Capcom sabe que todo mundo quer, tem que ver se eles acham que vale a pena um game nesse estilo, com personagens desconhecidos e uma jogabilidade datada (algo que o Kawata já disse que não rola mais)
Shady, só completando aqui.
Abrangendo mais o assunto. Hoje, cada vez mais fica evidente a preocupação das grandes produtoras com a história, por isso, temos muitos jogos cinematográficos ultimamente. Fugindo do The Last of Us, podemos citar o Bioschock Infinite, que aborda temas de cunho social (como racismo) à física quântica.
Até mesmo em jogos bobinhos, como Injustice Gods Among Us, o tema psicológico é citado. Ou seja, temos aí uma valorização da história até em games de luta, como em Mortal Kombat, deixando para trás o conceito que game de luta é apenas porradaria e nada mais.
Logo, isso pode evidenciar que o jogador de games hoje, não deseja apenas um joguinho para se divertir, mas um jogo que tenham conteúdo e saiba surpreendê-lo.
The Last of Us conseguiu fazer isso no mundo Survival Horror.
Resident Evil não precisa ser um novo The Last of Us e tampouco a Capcom precisa ser a Naughty Dog.
Mas esse novo contexto no mercado de games serve de alerta para Capcom, a meu ver. Histórias rasas e incoerentes podem cada vez mais perder espaço na imprensa especializada e nas prateleiras dos jogadores. Tampouco é aceito títulos feitos na correria (como Resident Evil Operation Raccoon City e até o Resident Evil 6)
E somado a isso, a Capcom não vem acertando nesse quesito nas últimas produções.
É isso, fica como ideia.
Abraço