Resident Evil 4 e o fim do survival horror

Assim como o primeiro game da série RE, Resident Evil 4 também revolucionou o mundo dos jogos de terror e deu origem a uma série de títulos com a mesma fórmula. É justamente sobre isso que o editor do site GameSpot, Tom Mc Shea, fala em um vídeo publicado hoje no veículo.

O jornalista relembra títulos como Silent Hill, fortemente influenciados pelo clássico título de 1996, e depois parte para 2005, quando Resident Evil 4 chegou ao mercado. A mudança na jogabilidade – que se tornou mais ágil – veio acompanhada de inimigos mais inteligentes e ágeis. Uma mistura que, mais tarde, deu origem a jogos como Dead Space.

Mc Shea afirma que os tempos de terror no video game chegaram ao fim ou, pelo menos, está em seu leito de morte. Mesmo games como o da Electronic Arts, que tentam ser assustadores, estão cada vez mais investindo na ação. Silent Hill: Homecoming também é citado como um distanciamento da fórmula original de horror e tensão.

Para o jornalista, o que existe hoje é uma espécie de “ação gótica”, títulos que colocam o jogador na pele de um herói de ação capaz de passar por cima de tudo. Jogos como Amnesia: The Dark Descent e Lone Survivor, porém, são citados como focos de esperança em um mundo cada vez menos assustador.

Mc Shea conclui afirmando que o legado de Resident Evil 4 – apesar das novas mecânicas de jogabilidade – não foi saudável para o gênero, pois foi responsável pela perda de sua representatividade e apelo, transformando para sempre o survival horror.

Apesar de pesada, é difícil não concordar com a opinião de Tom Mc Shea. Resident Evil 4 realmente significou uma mudança profunda não apenas na própria franquia, mas também no universo dos jogos de terror e ação. A série nunca mais foi a mesma desde 2005.

Debitar a culpa sobre a tal “morte do survival horror” apenas em RE4, porém, é ignorar aspectos de mercado. Não foi apenas a nova jogabilidade, criada por Shinji Mikami, que transformou para sempre o horror nos video games. O sucesso de títulos movimentados e a ascensão dos FPSs também criaram um público que busca jogos muitos mais dinâmicos e que gosta mesmo é de atirar sem parar.

Hoje, infelizmente, um jogo como Resident Evil 2, por exemplo, teria bem menos relevância e seria até mesmo taxado como chato por boa parte dos jogadores – algo que vi bem de perto no recente streaming de RE1 no Baixaki Jogos.


Tags: , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

35 Comentários em "Resident Evil 4 e o fim do survival horror"

  1. Gamer//Room3000 19/01/2013 at 19:23 -

    Eu concordo que Resident Evil 4 tenha sido uma mudança cataclísmica no gênero de survival-horror, contudo, uma grande parcela de fãs o condena e o taxa de jogo ruim… o que ele nunca foi e nunca será! Ele pode ser um PÉSSIMO RE, mas não deixa de ser um EXCELENTE GAME. Concorda Shady?

  2. freireygor 19/01/2013 at 19:32 -

    Felipe, porque não mostrou para agente isso ?

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8hGOn3kY5SI

    Jogatina ao-vivo sem agente! que feio, rsrsrs

  3. residentmatheus 19/01/2013 at 19:52 -

    Gostei bastante de Resident Evil 4, mas confesso q sinto saudades dos tempos de survival horror. Até o Revelations q poderia ser uma esperança para os fãs antigos, acabou n sendo, pois ele é exclusivo para o 3ds, e a maioria n pode joga-lo. Na minha opinião, a grande culpada de tudo isso é a Capcom, q resolveu levar o estilo ação adiante nos jogos da franquia. A volta de Shinji Mikami faria muito bem a franquia. Os jogos em q ele esteve na frente são os melhores.

  4. Gabriel Onasses 19/01/2013 at 20:02 -

    Oque me incomoda muito no Resident Evil 4 é que ele “inicia” digamos assim um novo “arco” na história(posso estar equivocado mas digo isso ao meu ver)deixando o anterior sem um conclusão, que por acaso só fomos ter no Resident Evil Umbrella Chronicles com o capítulo do Wesker e do Vladmir. Porque do Code Verônica para o 4 tem um salto gigante de 6 anos .
    O meu maior problema com ele é esse, porque no Beta pelo que deu pra entender o Leon ia no castelo do Trevor que seria o ultimo refúgio da Umbrella, esse seria ao meu ver a conclusão do “Arco Umbrella” mas na versão final você já é introduzido num contexto de Bio Terrorismo que aliais é muito bem desenvolvido no Revelations.

  5. José Mac 19/01/2013 at 20:39 -

    Aposto que se os REs continuassem mais tempo com a mesma fórmula que foi até RE3, com o tempo as pessoas começariam a dizer que ta muito repetitivo e blablabla…

    Minha opinião: mudar pra não cair na monotonia era preciso, mas daria pra “não cair tanto” pro lado da ação. E uma grande prova disso é o Revelations.

    • evander 20/01/2013 at 15:18 -

      sim, as pessoas falaram que estava repetitivo no belo code veronica

  6. JulioCezarOgostozo 19/01/2013 at 21:24 -

    kara,re 3.5(antigo re4) seria a continuaçao do re gaiden(desconsiderado dps pela capcom) então leon estava contaminado pelo progenitor vírus então ele foi ate a uma base da umbrella em algum lugar da Europa para achar a cura,la ele encontra um castelo,novos zumbis,e um boss foda zumbi fantasma

  7. Wil 19/01/2013 at 21:30 -

    Resident Evil 4 é uma obra prima.
    O que está acabando com o mercado é Call of Duty e esta geração online e DLCS absurdos.
    Vide Dead Space 3, que vai ser mais focado na ação e multiplayer…

  8. Leonardo 19/01/2013 at 21:56 -

    Se eu não me engano, na época em que RE 3 foi lançado, o jogo recebeu notas um pouco abaixado do esperado, falando que o a série estava ficando muito monótona e repetitiva, depois veio CODE veronica, tava todo mundo esperando o jogo só por causa que iria ser da próxima geração, e quando lançou, não fez tanto sucesso como o RE 2, porque na época em que lançou o 2 , era recém o segundo jogo, e as pessoas não estavam ficando “enjoadas” com a fórmula genial que Mikami criou, continuando no code veronica, o jogo não fez tanto sucesso, as vendas não chegaram perto de RE 2, Mikami viu que as pessoas estavam enjoadas de sua fórmula, esse mimimi nojento que estavam tendo com RE 3 e CODE VERONICA, fez com que Mikami criasse algo novo, e assim nasceu RE 4, que PRA MIM revitalizou a série, ( mesmo tendo uma história um pouco chatinha e dispersa da série) e o que alguns nojentos falaram em relação ao 4? “Jogo nojento, cadê o terror?”
    OOOu seja, 60% da culpa de RE ter se tornado ação foi por causa dos fãs de araque que estavam se “cansado” da fórmula genial que Mikami criou, eles não souberam ver e perceber que tudo que Mikami fez em RE1,2,3, CODE VERONICA era genial , e não apenas entrar numa sala em Licker pular de um vidro,ou um cachorro pular de uma janela, ou mata zumbizinhos, era incrível, algo novo e genial, que infelizmente, para esses ridículos que se chamavam fãs não souberam ver o quão difícil era fazer aquilo, quão bom funcionava dentro dos limites do PS1 e de outros consoles. E 40% foi do próprio Mikami, que quando quis fazer uma revolução em sua própria série, mudar a jogabilidade (que mudou pra melhor) os gráficos( ÓBVIO ) e a essência, e aí onde está o erro, Mikami mudou TUDO pra melhor em RE 4, mas infelizmente, o terror não mudou, nem sequer permaneceu o mesmo,Mikami simplesmente se esqueceu dele e infelizmente isso foi o fim do Survivor Horror, não o fim da série, como eu disse, RE 4 revitalizou a série. Agora se o fim survivor horror na série fez bem pra ela, se mikami estava certo em descartar o survivor horror da série, se os “fãs” que reclamavam da “chatice” que resident evil estava se tornando depois de RE 3, vcs decidem , porque cada um tem sua opinião. Até porque teve fãs que não gostaram de RE 4 e abandonaram a série, e teve outros que gostaram dessa repaginada ( e que perceberam que isso foi necessário para que a série não caisse na mesmice e no esquecimento, coisa que aconteceu com a série Silent hill, que “bombou” só até o 2, e os “fãs” começaram a reclamar apartir do 3) e que acompanham a série até hoje, GOSTO MUITO de Resident Evil 4,5,6 mas AMO RE1,2,3 e CODE VERONICA. Comentário pequeno né?

  9. mcle22 19/01/2013 at 22:17 -

    O mal do mercado de games é Call Of Duty e sua legião de fanboys.

  10. hedrevil 19/01/2013 at 22:42 -

    Sinto falta ms e das Cameras Classicas….. : (

  11. levasco 19/01/2013 at 23:07 -

    RE4 é um excelente jogo, não é O jogo, mas nem por isso deixa de ter seu valor dentro do padrão RE de qualidade que esperamos.
    Ele não vendeu tanto à toa. Em qualquer atividade, quem não inova e não vende o que o mercado pede está fadado ao fracasso.
    O que é triste é que pra garantir a continuidade da série, tornando-a viável comercialmente, alguns elementos que nos fizeram fãs tiveram que ser, senão abandonados, reduzidos a poucas referências aos jogos anteriores.
    Esse novo modelo trazido de RE4 tem vendido bem, por isso que não vai mudar por um bom tempo, a não ser que apareça alguma equipe inspirada como na década de 90, que traga uma inovação como foi RE1 nos idos de 1996 e ainda por cima consiga vender bem.
    Quanto ao fim do survivor horror, não é pra tanto, basta uma equipe competente pra juntar com ação na medida certa exigindo o uso de mais de um neurônio por parte do jogador. A dificuldade dos jogos é escalonada pelo número de tiros que um inimigo pode tomar até morrer (REORC, por exemplo), ou no número de botões apertados por segundo, não em uma IA de qualidade, mas isso é outra história.
    Acho o enredo de RE4 bem fraquinho, sendo que o que sustentou o jogo foram as novidades na jogabilidade e inimigos.

  12. Carlos Lopper 20/01/2013 at 00:15 -

    E não sinto falta das câmeras clássicas, e também entendo como o mercado mudou, Resident Evil mudou junto, o que Mikami fez não foi transformar Resident Evil em um jogo de ação, foi fazer com que Resident Evil completasse aquilo que o público queria tanto é que foi um dos melhores jogos, se não o melhor. Eu concordo com o que o redator do Gamespot disse sobre os jogos ação-sombrios, mas n pode-se dizer que é terror. Em Dead Space mesmo…o jogo te dá momentos de tensão, mas a ação ta ali e como o mercado exige, com certeza Dead Space 3 vai ter a mesma funcionalidade que Resident Evil 6 tentou ser, um jogo mais dinâmico com jogabilidade mais simples enfim.
    Eu acho que as portas do Survival Horror fechou e agora abriram pro Action Horror. Jogos de Terror pra mim nuca deverão deixar de existir, só precisamos de alguém revolucionário como esses caras que faça um jogo de Terror que precisamos pra essa geração, sem cair na mesmice e no que o mercado exige.
    Esperaremos o novo projeto “Survivor Horror” de Mikami e vê no que vai dar.

    • georges 20/01/2013 at 01:54 -

      Falou tudo cara.

      • nome 21/01/2013 at 14:58 -

        Opa! Aguardo muito o o project zwei de mikami.

  13. yuri 20/01/2013 at 00:32 -

    a jogabilidade “revolucionária” não foi criada por shinji mikami.

  14. Viniccius Ismael 20/01/2013 at 14:12 -

    Pessoalmente, estou muito satisfeito com os jogos e espero mais… e sinceramente, não espero que os jogos sejam como o primeiro RE ou como RE4… NÃO IMPORTA!
    Quero que a série continue crescendo e se desenvolvendo, explorando velhos e novos conceitos, tendo zumbis lentos e rápidos, sendo clássico e sendo revolucionário.
    Se vc gosta do RE clássico, ótimo: jogue RE1,2 e 3
    Se vc curte a revolução de RE4, RE5, ORC. excelente: continue curtindo
    E se vc é que nem eu, que ama os jogos independente de QUALQUER coisa, beleza tb: JOGUE E CONTINUE AMANDO

  15. Viniccius Ismael 20/01/2013 at 14:16 -

    Beleza que RE4 ”acabou” com o Legado do Survivor Horror… mas até hoje é tido como um dos melhores jogos da história, segundo uma revista americanas de games; foi um dos melhores títulos de 2005-2006 e um dos mais poderosos do GC e do PS2
    E RE5 ainda é citado como um dos melhores jogos de PS3. nunca vi uma lista de jogos de play3 que não citasse o quinto jogo da série… RE6 foi um dos jogos mais prometidos de 2012 e mesmo com opiniões diversas, foi escolhido por vários sites como o jogo do ano
    …………………………………………
    Enfim, são opiniões diversas, mas, nem de longe, isso prejudica a série… pode ser que o genero Survival Horror morra…
    MAS RESIDENT EVIL NÃO MORRERÁ

  16. ROCKBruno6 (ps3) 20/01/2013 at 18:44 -

    RE4 é legal de se jogar sim
    (PÉSSIMO RE, mas legal de se jogar como jogo de monstros)
    .
    PORÉM algo que nao deve (ou nao deveRIA) descer na guela de ninguem é a história principal meia boca do jogo
    .
    por favor né, você é um super agente do governo, encarregado de resgatar a filha do presidente dos estados unidos de uma seita satânica/alienigena que domina um parasita antigo e misterioso capaz de transformar as pessoas em “zumbis”.
    .
    só faltava “não percam essas altas aventuras com STEVEN SEAGAL na seção da tarde:” ¬¬

    • Fábio 20/01/2013 at 22:08 -

      Concordo plenamente. De todos os numerados da franquia, RE4 é sem dúvida o com o enredo mais fraco. Contudo, é um jogo muito bom. RE5 receber algumas críticas que não entendo, pois para mim, é mil vezes superior ao 4, com um enredo excelente, um dos melhores e mais bem amarrados da série, envolvendo inclusive momentos inéditos sobre a origem do T-virus. RE 6, apesar de todos os problemas, é um jogo muito bom. E ao contrários do que está parecendo, não sou fã dessa nova dinâmica de ação. Para mim, nada supera os RE 1, 2, 3 e Code Veronica, mas ainda assim reconheço a necessidade de mudança e as qualidades apresentadas pelos novos jogos.
      O Revil tem um excelente artigo sobre a evolução da série:
      http://residentevil.com.br/site/revil/artigos/a-evolucao-e-as-mudancas-da-franquia-resident-evil

  17. SkyblackX 20/01/2013 at 22:40 -

    Sem muitas palavras, concordo com a opinião do SAC.

  18. @effeliciano 21/01/2013 at 00:07 -

    Então, mesmo levando quase 3 horas pra fechar o game, você concluiu que o público atual dos games, acha os jogos antigos da franquia, chatos?

    Poxa eu acompanhei a Live do começo ao fim, não reparei nas pessoas citando isso ou falando ‘nossa que chato, vou embora’..

    Até o número de espectadores estava alto, passava de 1.100 fácil, numa sexta-feira as 17h! o famoso ‘vamo tocar o terror e encher a lata logo mais’.

    Você desanimou de alguma forma das Lives com o baixaki sobre a série??

    Eu sofri com vc na parte do Tyrant cara, na boa.. fiquei tão agoniado quanto o cara que narrava incansavelmente sua aventura [muito exagerado por sinal, e muitas vezes forçado demais~] mas, cada golpe q vc levava ou cada mordida que te davam no game, dava MUITO nervoso..

    Adorei a matéria do post, e RE4 revolucionou o mercado de survival horror, pena que da forma negativa… mas é um ótimo jogo sim, dura, pesada, sincera demais e verídica a opinião do editor da Gamespot.

    Fica na paz.

    • Felipe Demartini 21/01/2013 at 11:22 -

      Eu não falei nada disso. Só disse que, durante a transmissão, vi bastante gente falando que o jogo era chato qdo perguntados sobre isso. Não conclui nada nem desanimei de nada.

  19. victor 21/01/2013 at 03:00 -

    eu nao reclamo desse game pq e uns dos melhores games que eu ja joguei e tambem pq n joguei os 3 primeiros

  20. nome 21/01/2013 at 14:55 -

    Realmente, RE4 mudou não só a franquia, mas todos os jogos de terror. Tudo mecionado é completamente verdade.
    Agora basta saber se isso foi bom ou ruim?
    Eu não sei responder esta pergunta porque mesmo gostando muito dos jogos antigos, eu prefiro o RE5, que talvez nem tivesse existido senão fosse o 4.

  21. AlmaNegra 21/01/2013 at 16:24 -

    No scenario Lost in Nightmares RE5 mostra muito bem que a essência do survival horror ainda existe, ainda podemos tomar mais sustos em mansões com corredores e salas apertadas do que uma cidade inteira com javo’s, ganados ou majinis, RE4 apesar do action ainda nos remete a uma dimensão de agonia e de apreensão. Eu sou da velha escola, conheci RE3 e depois joguei o RE e RE2. Fãs de hoje em dia quando nasceram ja tinham um PS2 ao lado do berço, falam que já jogaram os RE’s antecessores a RE4 mas não com a mesma emoção e nostalgia que eu tinha la e meados de 99/2000 sempre dizendo a mim mesmo ” Tomara que tenha continuação”…

  22. Gabriel DmC 23/01/2013 at 13:05 -

    terror em resident evil 4
    so que não

  23. Leonardoo 23/01/2013 at 13:36 -

    Resident Evil sempre foi, e sempre será uma das melhores series da historia! Tambem acho q o Survivor horror deveria voltar, pois nada supera aqles cenarios sombrios, sustos toda hora, clima d tensao sempre presente etc, etc. Mas tbm acho q mudanças d vez em quando sao necessarias para n ficar aqla mesmice d sempre. Acho RE4 mto bom, RE5 melhor ainda, msm sendo um estilo totalmente diferente dos classicos. Mas acho q as mudanças deveriam parar por ai. RE4, 5 e 6, na minha opiniao foram ótimos, com graficos deslumbrantes, camera inovadora, etc. Mas agora TODOS queremos o survivor horror d volta!! Como eu disse mudanças sao necessarias, e agora esta na hora mudar para SURVIVOR HORROR novamente ;D

  24. Icaro Santos 27/01/2013 at 19:08 -

    Eu não conheçi outras series do RE mais vou citar fatos que concerteza alguem ja viveu no RE4

    quem nunca ficou tenso com o som da motossera do dr. salvador

    ou n conseguir se quer mirar para El gigante enquando ele estava andando atras de vc

    lebrar do Garrador (conheçido como wolverine) que corria atras de vc que nem um louco

    os cerberus (cães) que pulavam e vc !

    o braço direito de salar nos esgotos do castelo

    aquele temivel regenerador !!

    U-3 (aquele boss das gaiolas antes de enfrentar jack krauser) quem nunca foi pego por ele !!

    jack krauser aquele que fazia raiva ao desviar de seus tiros!!

    lord sadler quem nunca ficou nervoso quando ele se preparava para correr atras de vc!

    quem nunca ficou feliz ao conseguir sair da ilha no jetski ..

    pois é a historia do RE4 em resgatar a filha do presidente não foi boa , mais mesmo assim o jogo foi muito bom.

  25. DJ _X_ leitinho 10/07/2013 at 17:54 -

    Pra mim RE mudou pra pior e na minha opinião só tem uma explicação: Fazer com que qualquer criança de 2 anos jogue o jogo, e consequentemente maior venda pra faturar mais grana, pois qualquer débil mental sabe ficar dando tiro e andando pra frente sem motivo, pra nada. Então, se meu primo de 2 anos quiser, o pai dele compra pra ele jogar porque ele vai conseguir, então vai vender mais memo. Então sendo assim sou mais ressuscitar o cartucho do Super Mario que é a mesma coisa, com a diferença que na época não se tinham os recursos de hoje. Sou mais qualquer jogo do Mario Bros que qualquer Resident Evil após o 4.
    Eu perdi a paciência com RE, pra mim chega. O 6 pra mim foi a gota dágua. Criaram a maior expectativa pra mais um jogo lixo de ação. É a morte de um dos melhores jogos que joguei na vida.
    Resident Evil foi Resident Evil só até o 3. A emoção que tenho até hoje jogando RE 1, 2 e 3 não se compara aos outros jogos da série. Puzzles, sustos, o medo de abrir as portas e encontrar zumbis, hunters ou lickers, mirar na cabeça de zumbi com a 12 e estourar os miolos, a bolsa que não cabia quase nada e ter que voltar no baú, os enigmas que tinham que ser decifrados ao longo do jogo… enfim, MATARAM RESIDENT EVIL.
    Aí aparecem os do contra pra falar que paramos no tempo. Mas na verdade são nêgo que tem preguiça de pensar, e só sabe andar pra frente dando tiro. Pra isso tem um monte de jogo, não precisavam ter feito isso com Resident Evil.
    Eu comecei a jogar o RE 6 pensando que seria um “retorno” do Survival Horror, mas é jogo de tiro, é um Black com zumbi, e ainda assim zumbi moderno que se “derrete” ao ser morto. Péssimo, só tem gráfico bom. Mas não quero saber de gráfico e sim de jogo bom. Lamentável. Deveriam ter acabado a série no 3 ou no máximo no Code Veronica que foi um dos poucos que “lembra” os 3 Tops do início da série. Não perderei mais meu tempo em “testar” novos RE, eu desisto.

    _X_

  26. YuriDimitri 04/09/2013 at 20:15 -

    Gente eu vi percebendo que Residente Evil 4 nao abaixou dos 100% para o 0% de terror pos jogando com alguns dos meus amigos vi que eles estavam com medo de algumas partes asvezes amndando agente jogar no lugar dele e avezes ele saia pra nao ver a cena Residente Evil 5 que caiu pois a Capcom nao estava mais nem ai pro terror e sim pra açao maioria do jogo e de dia Se fosse pra classificar a Serie Residente Evil de 10 a 0 Daria 10

  27. samuel 17/09/2013 at 04:42 -

    resident evil nao e mais o mesmo e simples assim o game q nos dva medo e friozinho na barriga se foi cm o re4 realmente e um bom jogo mais eu so da epoca do re1 2 e o 3 e nessa epoca pra mim e q era o verdadeiro resident evil

  28. Carlos 23/09/2013 at 19:39 -

    Eu fiquei decepcionado com o RE 4 e nem quis comprar ou jogar o 5 nem o 6…
    na verdade, o melhor e mais revolucionário dos RE foram o Archives (que é o remake ou remontagem do primeiro RE na mansão, agora com gráficos melhores e novos segredos) e também o ZERO (com Veronica…. foi muito legal. O CODE VERONICA foi legal também… mas
    simplesmente não dá pra jogar a partir do quatro.

    Eu queria um RE com o nome de RE: Simulation…. onde o jogo obedecesse ao princípio da história… survival, segredos, munição limitada, ataques menores, menos combates, mais investigação… isso sim… e um jogo sem baús, como foi no caso do ZERO, e sem energia, o personagem teria uma energia só pro jogo inteiro, e caso fosse atacado por um zumbi, ele tivesse que achar antídoto para não se transformar num zumbi… além disso, no inventório eu mudaria muita coisa, as chaves não ocupariam espaço.;.. as armas grandes mais espaço, uma mochila no personagem para guardar itens… sei lá… a câmera atrás do ombro foi horrível… mudou completamente o jogo… não é mais RE… já era…