O survival horror não deve acabar tão cedo, diz Kawata

Em entrevista ao site Xbox 360 Achievements, o produtor de Resident Evil: Revelations, Masachika Kawata, voltou a falar sobre um possível retorno da franquia às suas raízes. Lembrando declarações feitas na época de RE: Operation Raccoon City, ele afirmou que o mercado de survival horror não é tão grande e relevante no mercado, mas isso não impede que os desenvolvedores trabalhem com ele.

Na opinião de Kawata, o gênero não vai acabar ou desaparecer no futuro próximo e, desde que os jogadores queiram ver jogos nesse estilo, não há motivo pelo qual produtoras evitem trabalhar com ele. O designer lembrou também que, no fundo, Resident Evil sempre será um survival horror.

O produtor pondera que um retorno completo às origens da série – com a mesma jogabilidade de 15 anos atrás – pode ser muito difícil. Mas isso não impede o lançamento de versões modernizadas das mecânicas antigas, como é o caso do próprio Resident Evil: Revelations, que gerou críticas positivas e muito carinho por parte dos fãs.

Kawata proclamou ainda o fim da experimentação de Resident Evil em outros gêneros. Agora, com a resposta dos fãs aos jogos recentes, é hora da Capcom focar no que realmente importa e criar games que agradem aos aficionados. Ao final, ele reafirma que a satisfação de seus clientes é o principal foco da Capcom.


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Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

23 Comentários em "O survival horror não deve acabar tão cedo, diz Kawata"

  1. nome 08/02/2013 at 10:32 -

    Quantas declarações sobre survivor horror!
    Será que está obvio que a capcom vai mudar a franquia? E que um RE7 ou qualquer jogo do futuro voltará ás raizes?
    Só vendo mesmo…

  2. lucas 08/02/2013 at 10:41 -

    Shady vc acha que a capcom está seriamente mesmo pensando em fazer um reboot? Eu espero que isso não aconteça.

    • Felipe Demartini 08/02/2013 at 11:23 -

      Acho possível, mas não tão cedo. Vai depender das vendas do Revelations, acho…

  3. Jill V. 08/02/2013 at 10:43 -

    Shady, vc sabe se a a campanha do Revelations vai ser co-op online? Ouvi dizer q vão mudar algumas coisas..

    • Felipe Demartini 08/02/2013 at 11:23 -

      Não. Online só o Raid Mode. Eles não vão mudar a história da campanha por causa do relançamento.

  4. José Mac 08/02/2013 at 10:55 -

    Todas essas declarações dadas nesses últimos dias sobre o destino da série dão esperança de que se façam jogos menos hoolywoodianos e se foquem mais no que pra mim sempre foi o ponto-mestre da franquia: a história.

    Sem contar que tá mais do que na hora de fazer um jogo em que seja contado um mesmo episódio em pelo menos 3 jogos, como foi com Raccon City.

    Isso de cada jogo ser em lugares completamente irrelevantes já ta enjoando… Precisamos de uma “nova Raccon City”!

    • nome 08/02/2013 at 11:08 -

      eu também quero uma nova raccoon city.

    • Rafael 08/02/2013 at 11:18 -

      tudo menos isso já estou cheio dos fãs querendo uma nova raccon city, a época de raccon city é uma experiência única de sentir na vida e para ela ser tão boa é preciso deixar ela no passado.

      o que eles precisam agora é achar uma maneira de encaixar a história bioterrorismo global que a re 6 criou com o gênero survivor horror dos próximos jogas da franquia.

      • Lucas 08/02/2013 at 11:26 -

        Sem querer ser chato, mas os fãs de Resident Evil não estão engolindo essa história de bioterrorismo em locais “genéricos” não… Resident Evil precisa fixar raízes e abrir uma verdadeira história.

      • José Mac 08/02/2013 at 12:16 -

        Exatamente o que quis dizer, Lucas. Não estou pedindo Raccon de volta, estou pedindo que tenhamos um lugar pra criar alguma familiaridade no jogo e personagens que possam estar inseridos em uma trama mais ampla.

        Seria legal ter um jogo de RE novamente em que chegamos num lugar e dizemos: “po, no jogo anterior, passei nesse mesmo lugar…”, algo como Jill passando na delegacia em RE3.

        Além do mais, não podemos esquecer que os personagens preferidos da maioria aqui saíram desse tipo de jogo, Então, quem sabe não surjam de jogos assim personagens mais marcantes como os antigos, e não esses que só vem pra participar uma vez e depois somem?

        • nome 11/02/2013 at 19:06 -

          com essa coisa de global, quero ver as futuras histórias de Resident Evil.

  5. Lucas 08/02/2013 at 10:56 -

    Eles são bem hipócritas né… cansaram de se desfazer do ‘Survival Horror’, que era um mercado pequeno e não contemplado, que a maioria queria outra coisa, etc, e agora estão “in love” com o termo ‘Survival Horror’ novamente. A Capcom está em meioa a um ultimato: Ou volta a agradar os fãs verdadeiros de Resident Evil, ou vão exterminar de vez a franquia mais lucrativa deles.

  6. esdrasbc 08/02/2013 at 12:07 -

    a realidade é q 2011 e 2012 foram anos de testes, re operation não foi em vão, o re6 (mesmo com carios estilos) também não nem revelations, pois analisando a resposta dos fãs e vendas eles estão traçando o rumo da serie p proxima geração! e a verdade é q muitos ainda associam resident com terror e survivor (até qm não joga). e o genero ainda pode render através de jogos como Resident Revelations e The Last of us, dead space”.

  7. esdrasbc 08/02/2013 at 12:08 -

    hoje tem gameplay de resident 3 parte 2 e code veronica?

    • Felipe Demartini 08/02/2013 at 12:14 -

      RE3 parte 2 só.

  8. Cesar Garrido Aguiar 08/02/2013 at 12:12 -

    Nossa mega comprometido com os fãs!!!!!

  9. Zeinho 08/02/2013 at 13:12 -

    Fala, Fala e Fala.e no final Faz nada

  10. 08/02/2013 at 16:49 -

    Mas é claro que o survival horror não vai acabar. The Last of Us vem ai pra provar isso.

  11. levasco 08/02/2013 at 17:42 -

    É bom mesmo…

  12. @effeliciano 08/02/2013 at 19:09 -

    Capcom agiu por conta própria, essa é a real. Sempre afirmou que ouvia o feedback dos fãs, e que fez RE6 pensando apenas nos jogadores e etc, mas foi MENTIRA.

    Capcom foi gananciosa demais com RE6 e quebrou a cara. Gráficos ótimos, som impecável, jogabilidade boa, mas a origem da série se perdeu.

    E para recuperar o ‘prejuízo’ de RE6, porque só vendeu mesmo por causa do HYPE, coisa que muitos fãs fizeram em cima do jogo, está relançando o Revelations em HD.

    Agora as declarações sobre survival horror.. todo dia esse produtor fala uma coisa em cima de outra… mas, cadê um Revelations 2? Ou algum RE remake novo? NADA…

    O que temos é RE6 um jogo de ação , com muito tiro. E Dead SPACE 3 tomou o mesmo caminho, porém tem mais qualidades que o título da Capcom.

  13. Victor 10/02/2013 at 01:17 -

    Você me explica o que é o Raid Mode? Não encontrei informação sobre ele na internet (ou não procurei o bastante).
    É uma espécie de The Mercenaries?
    Era pra isso ter saído como reply de um comentário em que o Raid Mode é citado, pois ele não tem a ver com o conteúdo da notícia.

  14. Gabriel S. Kenedy 11/02/2013 at 01:46 -

    Olha todos esquecem q o RE5 foi o mais vendido e o RE4 foi o jogo do ano então dize q a série morreu no 3 é ir contra os numeros agora quanto ao 6 bom como a própria analise do site diz ele tem lados positivos e lados negativos então acho q falto um pouco de capricho se tivessem caprichado mais ele teria pelo menos o rendimento q teve o RE5 mais é isso ai do 4 até o 6 eles ja viram o q da certo e o q n da então tenho convicçao q no proximo podem usar as coisas q deram certo nesses ultimos n usar o q deu de errado e recuperar alguns pontos dos primeiros jogos