Reviews: crítica versus fanboys

Reviews: crítica versus fanboys

Para o bem ou para o mal, os reviews são parte integrante do jornalismo. Elas estão presente em qualquer grande portal que se preze e também aqui no Resident Evil SAC, servindo para firmar a posição de cada veículo perante o universo que deseja retratar. O Brasil, porém, é um dos poucos territórios em que esse tipo de texto também representa um problema terrível e, para muitos, uma guerra que é questão de vida ou morte.

A discordância de fãs e leitores com a nota recebida por um jogo em uma análise é uma das poucas verdades absolutas do mercado de games. Quem trabalha no meio sabe. Sempre que um review é publicado, existe um determinado número de fãs de um título específico que vai discordar do que está escrito. Até aí, não há problema algum, cada um tem direito à sua opinião e o mundo seria bem melhor se todos compreendessem isso.

O problema começa quando os leitores afirmam de forma veemente que você está errado e tudo aquilo que está escrito em sua análise é uma grande bobagem. Para provar isso, usam todo tipo de argumento esdrúxulo quando, na verdade, estão movidos por um sentimento extremamente passional por um título ou série. Enquanto um comentário desse tipo é escrito, um único pensamento passa pela cabeça desses indivíduos: “como esse sujeitinho ousa falar mal de minha franquia favorita?”

Esse texto tem um caráter mais pessoal do que a maioria dos outros postados por aqui. Vou falar como quem está do outro lado, como quem escreve e tem que lidar com esse tipo de situação. O assunto é pertinente já que, com a chegada de Resident Evil 6 e de RE5: Retribuição, há todo um exército tentando provar que os títulos são os melhores de todos os tempos e contrariando toda e qualquer crítica negativa. É hora de exibir algumas contradições e falar algumas verdades.

Apenas uma opinião (ou não)

Reviews: crítica versus fanboys

Um dos principais argumentos usados pelos fanboys para desclassificar uma análise de um game é afirmar que aquele texto é uma “mera opinião”, assim como a de qualquer outra pessoa. Não é bem verdade. Apesar de uma análise ser, sim, a visão de um avaliador sobre o game, baseada em seus conhecimentos e experiência, ela não é assim tão pessoal como muita gente faz questão de frisar.

Vou usar o meu próprio trabalho como exemplo. Odeio RPGs e não gosto de nenhum tipo de obra que tenha temática medieval. Nunca li a trilogia “O Senhor dos Anéis” e quase morri de tédio assistindo ao primeiro filme da série. Respeito a influência de Final Fantasy e de todo o universo criado pela Square, mas não tenho paciência com os títulos.

Em meu trabalho, porém, muitas vezes me vejo obrigado a falar sobre RPGs e até mesmo analisá-los, por mais que não goste deles. Mas não posso deixar que meu gosto pessoal interfira na nota final de um game. Na hora de falar sobre isso com o grande público, todo jornalista que se preze precisa deixar de lado suas preferências pessoais e analisar os títulos da maneira como eles são, vendo defeitos e qualidades da forma mais imparcial possível.

Esse distanciamento, por exemplo, explica a nota 82 que dei ao RPG Dragon Age II, em minha análise para o site Baixaki Jogos. No mesmo veículo, dei 72 para o game Tron: Evolution, baseado em uma de minhas séries de filmes favoritas. E, aqui mesmo no SAC, o amor pela série Resident Evil não impediu que eu desse 3,5 para RE: Operation Raccoon City.

Nova imagem de Resident Evil: Operation Raccoon City mostra Jill e Nemesis

Todos os textos se baseiam em critérios práticos e evitaram ao máximo qualquer envolvimento pessoal com o game. O fato de eu estar controlando um personagem em um mundo cibernético que eu apenas havia visto no cinema ou revisitando a destruição de Raccoon City interferiram muito pouco na análise. A avaliação levou em conta elementos como jogabilidade, gráficos, diversão e coisas desse tipo.

O mesmo vale para a maioria dos grandes sites ou, pelo menos, para qualquer um que se preze. Por isso, ao perceber que alguns veículos estão criticando o game que tanto gostamos, dizer que analistas de games são pagos apenas para reclamar e que não estão sendo sinceros em sua análise é não apenas uma crítica vazia, mas um desrespeito ao trabalho realizado ali.

Afirmar que os jornalistas estão sempre criticando e que, na verdade, serão os primeiros a jogarem um título também é igualmente ruim. Sem conhecer a pessoa que escreveu aquele texto, você está afirmando que ela é simplesmente antiética e implicante, quando na verdade, é você quem está falando bobagem e fazendo um comentário que simplesmente não tem razão de existir.

É engraçado notar que, quando o contrário acontece, as análises dos grandes veículos são tomadas como uma grande prova de que um game realmente é ótimo. Ao encontrar um amigo seu falando mal de um grande título, com certeza você vai se armar com uma série de reviews e prêmios da crítica especializada. Afinal de contas, o Omelete deu nota alta para Resident Evil 5: Retribuição, não é verdade? No caso negativo, porém, “uma análise não vale nada e o que importa mesmo é a opinião de cada um”. Engraçado isso.

O amor por uma franquia pode causar cegueira

Mesmo quando uma análise se baseia em critérios concretos, ainda assim existe margem para opiniões ou preconceitos. Uma dinâmica inédita de jogabilidade que para alguns pode parecer confusa, para outros pode ser perfeita. O mesmo vale para a profundidade de um enredo, que depende da tolerância de cada indivíduo a clichês ou revelações bombásticas.

Há certos aspectos, porém, que não podem ser ignorados e eles se concentram, principalmente, na parte gráfica de um título. Voltando à primeira demo de Resident Evil 6, é simplesmente impossível não reparar no screen tearing e na grande quantidade de texturas simplesmente ruins. Todas elas estão lá, bem na cara, para quem quiser ver. Mas, aparentemente, a visão do fanboy tem um filtro para esse tipo de coisa.

Reviews: crítica versus fanboys

Tem muita gente por aí afirmando que Resident Evil 6 é infinitamente superior a RE5 quando o assunto são gráficos. Ignora-se, por exemplo, o fato de praticamente todas as sombras estarem cheias de fragmentos e pixels ou dos serrilhados estarem presentes em praticamente todos os lugares. O hype, aparentemente, faz com que os fanboys vejam a screenshot acima (clique para ampliar), produzida pelo site Digital Foundry, como uma belíssima pintura.

“Gráficos não são nada”, dizem alguns. Tudo bem, eu concordo que os visuais não devem ser levados como o elemento definidor para a qualidade de um game. Mas quando um título apresenta uma série de defeitos – sim, o que temos são defeitos e não visuais fracos – como Resident Evil 6, é impossível não ficar decepcionado com a falta de cuidado da Capcom no desenvolvimento.

A boa notícia é que uma parte dos problemas foram resolvidos na demo pública do game. Mas a outra metade deles continua lá e, bem provavelmente, também estará presente na versão final. Infelizmente, o desenvolvimento de um game desse tamanho não é assim tão simples. Basta pesquisar um pouco para perceber que nada é tão fácil quanto pensa o fanático.

Pelo que eu vi, você que jogou está errado

Um terceiro elemento bastante comum nas “críticas às críticas” é afirmar que o autor do texto está errado ao dizer que, por exemplo, a jogabilidade de um game é ruim. Afinal de contas, nos vídeos e trailers de divulgação tudo funciona bem e a mecânica do jogo é ótima. É, isso mesmo. Você está se baseando em um vídeo e jamais tocou no controle ao afirmar que os controles de um título são perfeitos.

Reviews: crítica versus fanboys

Vídeos e trailers, principalmente os lançados pela desenvolvedora, podem ser enganosos até mesmo para perceber o potencial gráfico de um game. Um exemplo recente é Need for Speed: The Run, que usou toda a propaganda da engine Frostbite II feita por Battlefield 3 para prometer gráficos nunca antes vistos em um game de corrida. O resultado final, porém, não fazia jus ao título de tiro da Electronic Arts.

Um conselho de amigo: não conte com os ovos dentro da galinha. Por mais que você ame uma franquia e confie plenamente nas capacidades de uma desenvolvedora, jamais afirme que tudo “parece bem” sem realmente ter a certeza de que isso é verdade. Quanto mais você insistir, mais ridículo será quando você perceber que está errado. Jogabilidade se avalia jogando. Afinal de contas, é por isso que se chama “jogabilidade” e não “assistibilidade”.

Heróis em defesa do nada

Presentes principalmente nas análises de filmes, os “defensores” enxergam a si mesmos como um grupo de super-heróis que lutam pela paz e pela justiça – desde que ambas, é claro, estejam de acordo com suas próprias visões. Cada um com seu próprio poder de argumentação, eles povoam áreas de comentários de sites de cinema, atacando todos aqueles que possuem uma opinião contrária a deles.

Reviews: crítica versus fanboys

É mais ou menos assim que eles se enxergam…

No mundo Resident Evil, as armas são as mais diversas, mas existem duas principais. De um lado, estão aqueles que afirmam que os longas de Paul Anderson são totais deturpações da saga e que os “fãs de verdade” não gostam disso. De outro, estão os que batem nos roteiros e situações dos games para justificar o vazio e as grandiosas cenas de ação vistas nas telonas.

Independente de quem está certo, esse é, de longe, o pior grupo de fanboys existente na galáxia. São essas as pessoas que, durante todo o mês de setembro, me levaram a pensar se realmente valia a pena continuar falando sobre os longas por aqui. Pior do que isso, cheguei a imaginar que fechar o Resident Evil SAC seria algo melhor do que ter que lidar com esse tipo de pessoas diariamente.

É aí que entra a questão mais esquizofrênica de todas. Como eu disse na primeira edição do VideoSAC, em meio à moderação dos comentários, fui chamado de anti-filmes pelos adoradores de Paul Anderson e de pró-filmes por aqueles xiitas que odeiam o diretor. E o mais legal de tudo: pessoas que juraram que não iriam mais acessar o site continuam por aí, destilando o veneno e falando em modo moderado como se o mundo ainda pudesse ouvi-los.

Não me entendam mal, não são os argumentos pró ou a contra dos filmes que são o problema. Que bom seria se todos soubessem discutir com maturidade e, por mais que alguns argumentos sejam pobres ou fracos, fossem defendidos como aquilo que realmente são. Sem que as pessoas partissem para a agressão ou xingamentos, em uma exibição patética da própria idade mental infantiloide.

Reviews

Minha satisfação ao abrir a área de comentários, em alguns momentos, era semelhante à animação do macaco visto na imagem acima. Confesso a vocês o seguinte: nunca torci tanto pela estreia de um filme. Não por estar empolgado para vê-lo, e sim porque isso significaria o fim de todo o “mimimi”.

Espelho quebrado

Reviews: crítica versus fanboys

Antes de seguirem direto para a área de comentários me xingar ou continuar qualquer uma das situações cretinas que citei neste texto – se é que você chegou efetivamente a lê-lo – atenção para alguns avisos:

Estas são apenas situações que observo no meu dia a dia, tanto aqui no SAC quanto em outros sites. Esse texto serve também como um desabafo após uma longa jornada de análises e conteúdo aqui no SAC. Tudo foi muito exaustivo, mas não apenas pela quantidade de textos, mas também pelas enormes quantidades de lixo que tiveram de ser reviradas e removidas da área de comentários.

Este artigo não tem a intenção de mudar a ideia de ninguém sobre as coisas, e sim, apenas expor o outro lado. Assim como o filtro para defeitos visuais, a possibilidade de conhecer a jogabilidade de um game apenas pelo vídeo, o fanboy também jamais consegue se observar como um. Muito menos perceber que suas críticas não passam de tentativas desesperadas de proteger aquilo que para eles é de suma importância. Custe o que custar.

Acredite, você não está em uma cruzada para defender o nome e a honra de Resident Evil perante os grandes vilões da imprensa ou do público em geral. O que você está fazendo é poluir ambientes virtuais e escrotizar discussões que poderiam ser bem interessantes, mas acabam se transformando em uma praça de guerra na qual as granadas são argumentos que não fazem o menor sentido. Acredite, o gosto de língua mordida é bastante amargo. Mas esse também será filtrado pelo seu cérebro fanático. Infelizmente.

Fontes de imagens


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

73 Comentários em "Reviews: crítica versus fanboys"

  1. RafaelRedfield 27/09/2012 at 18:01 -

    Ótimo Artigo Felipe …. isso é Muito Bom Para a Pessoa Refletir Sobre Oque Faz… Vamos ver se agora o Povo Cria Juízo e Pare de Ofender tanto os FILMES quanto os JOGOS. e viver em um Ambiente Agradável aqui no SAC. Comigo não tem isso , eu Amo as Duas Coisas.

  2. Uncreed251 27/09/2012 at 18:02 -

    Ótima matéria!!!

    OBS: ” era semelhante à animação do macaco visto na imagem acima “; que imagem de macaco é essa????

    • Felipe Demartini 27/09/2012 at 18:10 -

      Esqueci de colocar! obrigado pelo toque!

  3. M.Wesker 27/09/2012 at 18:04 -

    shady sem quere se chato mais pq vc fala dos filmes aqui, sei q são adapitaçoes e taus mais….
    muito boa matéria acho o assunto bm relevante, quanto aos gráficos de re6 é como vc disse no videosac se colocar tudo na balança fica empatado

    • Felipe Demartini 27/09/2012 at 18:12 -

      Eu falo pq as pessoas gostam dos filmes.
      Pensei inúmeras vezes em parar, mas achei que o conteúdo ia ficar capenga para uma parcela do público.

  4. José Mac 27/09/2012 at 18:06 -

    Nossa, esse texto dá até alento de ser lido. Já houveram outros antes, mas teve um certo rewiew em que queria muito comentar, mas nem me dei o trabalho de fazê-lo!!! Pq???
    O rewiew estava impecável como sempre, mas nunca li tanta BESTEIRA nos comentários! Foram poucos os que realmente deram uma OPINIÃO, cerca de 30 OU 40% de tds!!!
    O pessoal confunde dar opinião com falar mal sem argumento algum!!! Acontece de tudo: falar mal de título ou filme por causa de um personagem que se nao gosta, falar mal do titulo pq nele nao tem a presença de um personagem sumido, ou simplesmente falar mal de um personagem pq ele ta aparecendo demais e por aí vai nos etcs da vida…

    • M.Wesker 27/09/2012 at 18:15 -

      vc disse algo que eu quero dizer a tempos pq algumas pessoas fala degeneretion e danmination sao ruim pq o leon com tantos outros personagens mimimimi querem Wesker em danmination porra ele ja morreu nao foi aqui no sac q vi tais comentarios mais acredite eles existem . outro e re4 re5 REviletions nao sao bons res pq nao tem zumbi fais de conta que re so tem zumbi as BOWs nao existem pqp tambem nao foi no sac que vi esses comentarios

  5. rafael 27/09/2012 at 18:12 -

    É verdade!! Eu sou um daqueles fãs que não vê os erros do resident evil!! Más nem por isso eu vou entrar em uma briga por causa da opinião dos outros, porque cada um vai ter sua visão do jogo, e ninguém é obrigado a aceitar minha opinião!

  6. Luis Carlos.S 27/09/2012 at 18:12 -

    Parabéns Felipe Demartini (Evil Shady) bom trabalho que vem realizando e ótimo texto você falou totalmente a verdade você disse o que tinha que dizer e o que você e pouca gente acha certo parabéns gostei de ter lido o texto e adoro ser fã do site como este que é Resident Evil Sac e gosto muito de argumentadores e criticos que sabe falar a respeito do assunto citado e comentado e que entendam as opiniões das outras pessoas e respeite-as…………

  7. Re2201 27/09/2012 at 18:18 -

    concordo com vc Felipe em alguns opiniões mas acho que alguns deles pegão pesado com os alguns jogos e ate as vezes dão boas notas para alguns jogos tosco, em relação a Resident evil muitos dizem que Re morreu no 3 mas pra min a serie evolui u com o tempo eu curte 4 o 5 e o 6 parece estar ótimo,sei que algumas texturas estão bem zuadas mas pense bem a capcom pode ter deixadas assim para deixar a demo mas leve, bom trabalho em ter dito a sua opinião desse lado dos críticos abrira e mente de muitos Fanboys irritantes.

  8. Mateus 27/09/2012 at 18:19 -

    Bom artigo faz o pessoal pensar, eu sou fã de resident, porém adoro também Dead Rising, para mim os dois jogos são diferentes e não merecem guerrinhas, também gosto do filme, mesmo sabendo que não tem nada a ver com o jogo, mas por diversão tudo vale, o que não pode é estragar sua diversão com esse tipo de coisa. ‘-‘

  9. ThayValentine 27/09/2012 at 18:20 -

    Perfeita análise Felipe!
    Ninguém merece mais esse mimimi que as pessoas fazem por uma opnião…Ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas! A marioria nem opnião formada tem e só comenta pra criar polêmica,chamar a atenção e encher o saco mesmo! Muitas vezes queria dar minha opinião mas fiquei com receio de ser bombardeada por pessoas que discordam! Todo mundo tem o direito de opinar e ninguém é obrigado a concordadar,mas que haja pelo menos respeito! Eu sou fã tanto dos jogos quanto dos filmes e sei apontar os defeitos de cada um,que são coisas que não me agradam,mas que outra pessoa pode gostar,e isso não me faz mais ou menos fã do que ninguém!
    Mais um vez parabéns pela análise e pelo Resident Evil Sac 😀

  10. Luis 27/09/2012 at 18:22 -

    Excelente artigo, deve ter dado trabalho 😛
    Parabens Shady, e boa sorte nessa rotina 😀

  11. Suxgotav 27/09/2012 at 18:25 -

    “Tem muita gente por aí afirmando que Resident Evil 6 é infinitamente superior a RE5 quando o assunto são gráficos. Ignora-se, por exemplo, o fato de praticamente todas as sombras estarem cheias de fragmentos e pixels ou dos serrilhados ”

    Realmente, em certos aspectos RE5 dá uma surra no 6, e o que mais me irrita no RE6 são essas sombras bugadas ._.

  12. REORC 27/09/2012 at 18:26 -

    Shady esta redondamente correto a guerra dos fanboys da CRAPCOM VS PAUL FUCKING ANDERSON é chato mesmo minha opinião é que os filmes estragam a excência do jogo por isso eu não gosto deles mais quando eu faço uma critic com argumentos sempre vem um me chamar de HATER de FANBOY da CRAPCOM e etc… realmente tomara que isso refresque essas cabeças por ai eu ja fui um FANBOY DA CRAPCOM admito ja fiz algazarra aqui no SAC mais eu me arrependi e percebi que estava dando uma de criança foi entao que resolvi crescer mentalmente nos comentários Shady continue no ótimo trabalho

  13. rescclp 27/09/2012 at 18:28 -

    Meu voto de “Melhor post do RESAC de todos os tempos” vai para esse! =D

    Parabéns Felipe Demartini! Podemos ser poucos e mais “velhos” do que a “molecada” fanboy, mas somos concientes e acima de tudo, respeitamos a opnião dos outros! Novamente parabéns Felipe! \../

    • georges 27/09/2012 at 23:32 -

      Concordo cara. Este com certeza foi o melhor post do SAC!!!
      Basta apenas sair um review de qualquer coisa que as briguinhas inúteis começam. Gosto de RE mas nem por isso fecho os olhos para os defeitos, tanto que nem comprei REORC.
      Estou muito empolgado com RE6, mesmo com aqueles defeitinhos visuais e só vou ter a certeza que vou comprar quando sair as Reviews do SAC, REVIl e Baixakijogos.

  14. Re2201 27/09/2012 at 18:41 -

    Shady vi alguns gameplay do Re6 e pelo que eu vi as texturas não estão mas zuadas.

  15. Daniel 27/09/2012 at 18:59 -

    A diferença é que uma crítica de alguém que entende do assunto e é formado em crítica de audiovisual e entende o que se passa na tela em todos os campos, tem mais peso que a sua, que no fim do dia, não passa de uma opinião totalmente pessoal.

    Não existe essa de dar 1 pra um filme alegando “clichês” ou qualquer outra coisa e depois dar “8” em outro sendo que contém tantos ou mais clichês quanto por que sim. Você estabelece critérios que você mesmo quebra como “crítico”.

    Eu concordaria com todos os seus reviews, se houvesse coerência entre eles. Parece que todos foram escritos por pessoas completamente diferentes. Mas não foram. De resto, bom texto. Penas que nem tudo se aplica a todos os fãs, e nem tudo se aplica a todos os críticos.

  16. Washington 27/09/2012 at 19:00 -

    Belo post Shady e por favor não termine com RESAC, pois vc faz um excelente trabalho em nos informar sobre o mundo Resident Evil. No mais considere que as pessoas são uma diferente das outras e isso acaba gerando um número infinito de comentários bons ou ruins, mas que com certeza concordaram em alguns pontos com vc… abraço e força aí nessa caminhada zumbilística(nem sei se essa palavra existe) ;p

  17. Juninho 27/09/2012 at 19:55 -

    Muito bom o post Evil Shady, tenho certeza q isso vai refletir bastante de agora em diante aki na aba de comentários, admito q sou fanboy mas tenho conciencia do q posto, pelo menos até a hora de perder a cabeça com certas “pessoinhas”, por isso achei ótimo essas informações, vai ajudar muita gente parar com os mimimis incovenientes, inclusive eu. Bela análise.

  18. Renan T. Silva 27/09/2012 at 19:57 -

    Zumbis, assim que os exergo, como zumbis…
    Sedentos por defender aquilo que “acreditam”!

    Lembro uma vez que falei mal do Kira (personagem de Death Note) numa loja, no bairro da Liberdade, e um sujeito me olhou de um jeito que eu achei que fosse apanhar!

    Eu falo mal de muita coisa que gosto e até bem de coisas que não gosto, porque tenho a perfeita noção de que uma coisa não se faz boa ou ruim pelo simples fato de eu gostar ou não!

    Já fui participante ativo de varios sites e blogs, chegando ao ponto de uma criatura dessas copiar o meu “nick” pra começar a escrever todo tipo de asneira, como se não fosse simples perceber que aquele não era eu, mas um babaca qualquer!

    Entendo o que você sente e, no seu caso, é até pior, já que o site é seu!

    Hoje só observo de longe, e poucas vezes entro nos comentários, pra evitar o convívio com esse tipo de criatura!

    Não ofendam ou destratem pessoas reais para defender personagens!

    Falar mal de Crepúsculo em certos lugares é pedir pra morrer!

    • nome 27/09/2012 at 21:07 -

      ás vezes, também evito postar comentários. Mas é quase impossivel.

  19. Lucas.S 27/09/2012 at 20:17 -

    Evil Shady, oque achou do vazamento do RE 6 para Xbox 360 uma semana antes do lançamento? Estou muito decepcionado pois não me contive e vi todo o jogo desde o começo até o ultimo segundo de cada uma das 4 campanhas, até todas as roupas desbloqueaveis, mas não vou entregar spoiler, mas fiquei bastante decepcionado ^^

    • Felipe Demartini 27/09/2012 at 21:36 -

      Acho péssimo pq eu preciso tomar cuidado com o que faço na internet para não tomar spoilers na cara.

      • RESurvivor1998 27/09/2012 at 23:44 -

        Realmente, é extremamente irritante ficar fugindo de spoilers, e tem gente que faz questão de espalhar, só de sacanagem, ou por precisar de atenção.
        Tava demorando pra esse post acontecer, já imaginava que ele viria, mas, infelizmente, haters gonna hate forever, e não há nada que se possa fazer.
        A foto do macaco diz tudo.

      • José Mac 27/09/2012 at 23:54 -

        Depois que eu soube sem querer quem vai morrer no final do jogo, cuidado elevado ao quadrado!!
        Decepção…

        • RafaelRedfield 28/09/2012 at 12:33 -

          Que Pena José voce ja Sabe .. mas eu Espero e torcendo muito pra que não seja o Chris.. Pra mim Pode ser Qualquer Outro , não sendo o Chris , estou Feliz =)

        • RafaelRedfield 28/09/2012 at 12:35 -

          Opa Me esqueci da ”’Fofa”’ da Sherry Também .. mas era Bom que Ninguem Morrece .. mas Fazer oque .. alguem vai morrer =( Infelizmente.

          • MathRe 28/09/2012 at 12:57 -

            Concerteza alguém vai morrer mas não os personagens principais.Dúvido que dos 7 UM vai morrer o que prá mim é uma pena..

  20. ANONY 27/09/2012 at 20:26 -

    Eu ofendi e ataquei um site concorrente de vcs há pouco tempo , o motivo é que eles não tiveram a credibilidade de serem neutros como vc Felipe !

    Eu estudo jornalismo e PP , e achei um absurdo um site escolher ” um dos lados ” como o tal site fez …

    PARABENIZO VC FELIPE POR SEMPRE SE MANTER NEUTRO E PROFISSIONAL !

    PESSOAS COMO VC TORNAM NOSSO DIA-A-DIA MELHOR !

    Obrigado ! ^^

    É verdade que todos nós somos fãs , mas crítica é diferente de nossa avaliação pessoal ! COMO FÃ , sinto dor em falar mal de REORC , mas profissionalmente falando , vejo que REORC é uma completa porcaria ….

    Só isso ! ^^

  21. igorkennedyre6 27/09/2012 at 20:48 -

    Excelente post! Um dos melhores já lançados sem dúvida. Já chega dessas guerrinhas niilistas. Meus parabéns Shady!

  22. nome 27/09/2012 at 20:56 -

    Este artigo é uma verdadeira lição para todos que adoram criticar os filmes ou os jogos.
    Confesso que até estranhei o titulo da matéria quando vi.

    • José Mac 27/09/2012 at 23:18 -

      Acho que vc entendeu mal. Criticar, tds PODEM e DEVEM!!! O que não pode é simplesmente odiar pq vc acha a sua opinião a mais importante do mundo, e depois querer desmerecer e falar mal de uma crítica técnica por causa da defesa cega de uma causa que vc julga ser quase tão importante quanto a sua vida!

      • nome 30/09/2012 at 17:03 -

        sim, eu sei. Criticar de um jeito certo. Foi o que eu quis dizer, porém vc entendeu mal. 😉

  23. sonny 27/09/2012 at 21:22 -

    Ótimo texto. Muitos me odeiam aqui só porque não gosto dos filmes, mas de uma coisa que ninguém pode reclamar (nem você felipe) é que tenho argumentos DE SOBRA pra defender minha ideia, não que ela seja a verdadeira, mas por ela ter fundamentos, e talvez esse é o motivo pra me odiarem aqui, porque nenhum fã de alguma coisa quer ser colocado contra a parede, e é exatamente isso que faço, e quando o faço, muitos aqui ficam ser argumentos ou começam pro ataque pessoal. Eu realmente não entendo o por quê de até o felipe se incomodar com meus comentários, pois até onde eu saiba, opinião DEVE ser formada de ARGUMENTOS, sejam eles válidos ou não, e sempre quando comento aqui tenho argumentos preparados para poder entrar em uma discussão (conversa), e isso não é querer enfiar a verdade na oura pessoa, e sim porque ninguém deve defender ou enojar algo sem ter argumentos e isso prova que muitos aqui não têm, e quando ouvem qualquer coisa dos filmes OU games, pela falta de argumentos partem pra ignorância. Eu estou tentando ao máximo comentar aqui no SAC pra evitar qualquer tipo de problema, mas também não sou obrigado sempre ouvir “agora os haters dos filmes vão tomar”, “os haters estão assistindo aos filmes escondidos” ou qualquer coisa pra começar uma discussão, e às vezes (não propositalmente… ou sim?) esses comentários maldosos direcionado aos fãs dos jogos SEMPRE passam na moderação. Já foi falado que meus comentários servem como “alfinetadas escondidas” o que não é verdade, pois nunca escondi pra ninguém o que penso sobre os filmes 2 a 5 e parei de comentar frequentemente por esse motivo. Uma vez na aula de psicologia, o professor afirmou que para saber quando sua opinião ou argumento tem relevância tão forte e poder, basta observar as críticas, e quanto maiores forem elas, maior é poderoso e marcante sua opinião, pois quando você tem argumentos sólidos o bastante, você simplesmente deixa o alvo / pessoa da crítica sem palavras, e o auto movimento que a mente faz quando isso acontece, é uma defesa da mente que a ÚNICA defesa dela, é contradizer suas próprias ideias OU partir pra afronta, pois é o único modo de escape que a mente produziu, e é EXATAMENTE isso que acontece, pois um comentário com argumentos tão fortes a ponto de fazer sentido aqui no SAC sempre dá início à uma série de ofensas, grosserias, afrontas pessoais e a palhaçada que sempre tem, e são nessas horas que os que fazem isso me divertem muito, pois quando falta argumentos a violência aflora. Sei que é um texto muito grande, mas foi um desabafo, e espero que agora antes de alguém querer entrar numa briga (até mesmo brigarem com o shady por causa dos REVIEWS contra os filmes ou jogos), primeiro formulem os argumentos, para só então entrar na mesma preparado. ;D Falouws ae e paz pra todos.

    • polar 27/09/2012 at 22:36 -

      eu assisti o filme do resident evil 5 de graça ( trabalho em cinema ) no meu dia de folga e posso dizer… preferia ter ficado em casa e assistido avenida brasil .

      • polar 27/09/2012 at 22:37 -

        tipo fiquei puto quando a ada wong fica deitado no gelo na nevasca com um vestido e não morre de hipotermia , ou o barry que toma 99999999 tiro no peito e mesmo assim pega a magnum dele no ar e leva um com ele , eu tive uns ataque de raiva vendo esse filme

  24. Adelson Wesker 27/09/2012 at 21:29 -

    pow tenso fãboys sao muito escrotos,como disse nao adianta ficar discutindo ninguem vai conceguir mudar opiniao de ninguem

  25. yuri mendes 27/09/2012 at 21:35 -

    Eu raramente faço comentarios sobre os assuntos discutidos no site, mas me senti obrigado a falar hoje primeiramente queria dizer que a materia está muito boa. Realmente essas guerras interminaveis em comentarios com argumentos sem nenhum cabimento são ridiculas. eu mesmo acompanho seu trabalho ( felipe) no baixakijogos, no revil e algumas vezes discordei vermentemente de algumas opinioes suas, mas nem por isso discuti sobre isso.( um exemplo são as reviews de re4, as quais vc costuma tratar o enredo como mediano ou fraco, eu axo ki vc desconsidera elementos fascinantes da narrativa, e se atem ao motivador que leva o leon a ir até a espanha) Obs isso é uma suposiaçao . No mais exelente materia e reviews anteriores concordo com qse tudo princepalmente com a do code veronica hd e sobre os filmes, a do re orc axo que vc foi meio carrasco … : )

  26. Darth Gama 27/09/2012 at 21:39 -

    Os fanboys realmente são o que há de pior no mundo dos games. São muitas vezes piores que o mais fanático torcedor de futebol.
    Concordo totalmente com os argumentos apresentados no texto.

  27. MathRe 27/09/2012 at 21:58 -

    Parabéns pela análise Shady.Axo que quando discuto tenho MUITOS argumentos para apresentar e tbm tenho a mente aberta para falarem para mim o q não gosta dos filmes(é claro falando comigo com argumentos).E tbm como na análise diz ao meu ver eu não sou cego para perceber que aquilo o que eu gosto tem defeitos.SEMPRE aceitei críticas sobre o filme.Coisas que não admito é achar que aquilo que a pessoa gosta é melhor do que das outras.Falar que não é fã só pq gosta de certa coisa,se fala que gosta mais dos filmes do que dos jogos SEMPRE tem que ter um comentário deságradel,com ignorância ou até xingando.abs

  28. JessValkyrie 27/09/2012 at 22:03 -

    Gostei bastante da sinceridade empregada no texto. Muitas vezes entrei no RESAC para ver reviews de filmes/jogos e tb fico fula da vida quando os fanboys atacam, achando que você não tem o direito de falar mal de nada, TEM que gostar e mimimi. O que falta a muitas pessoas é, na verdade, RESPEITAR a opinião/análise de outro, mas internet é isso ai: você não pode expressar se gosta ou não gosta de determinado assunto sem ser massacrado. Triste realidade.

  29. LJ 27/09/2012 at 22:08 -

    Pior fanboy pra mim é aquele que vem e fala assim:
    “Esse jogo vai ser uma droga, porque Fulano e Cicrano não estão no jogo” No caso Fanboys de RE, Jill e Claire.
    Meu personagem favorito é o HUNK, ele nunca mais apareceu e não deixei de gostar de um jogo, ou critica-lo só pro ele não estar presente nele, esses fanboys tem que entender a importância de todos os personagens, todos deixaram sua marca em RE, mas é impossível coloca-los no mesmo jogo com um enredo fodão.

    • polar 27/09/2012 at 22:39 -

      concordo , jogo ser lixo porque não tem uma pessoa nada ver , mas imagina a capcom falando , estamos fazendo um jogo em que o hunk vai ser o principal , voce não ia ter um ataque?

      • LJ 27/09/2012 at 22:58 -

        Iria acontecer algo muito mais potente que 1 ataque, kkkkkkk

  30. polar 27/09/2012 at 22:30 -

    kkkkkkkkkkkkkkkk , ri alto com a parte de xiitas que odeiam o diretor ( eu sou um desses xiitas que tacaria um c4 no colo do P.A ) ashuasuhashuas sério o filme podia ser muito melhor

    • Uncreed251 29/09/2012 at 16:07 -

      kkkkkkkkk Já eu tacaria duas C4, por garantia!!!

  31. Edu Alves 27/09/2012 at 22:47 -

    Shady no texto há uma parte que está escrito como “pessoas” acho que você queria dizer “pessoais” certo amigo?!

  32. NáHh Aguilera 27/09/2012 at 22:52 -

    Pra mim ,sempre vai ser questão do é ou não BOM para MIM. A opinião alheia é o que menos importa.

    Só detesto quando vem aqueles que fazem todo um dramalhão mexicano e acham certos rotular a própria opinião como verdade absoluta.

    Eu já joguei muito RE, principalmente aqueles do PSONE, mas os tempos mudaram, não tenho mais tempo como antes , e nem dinheiro pra obter os novos consoles mas ainda sim estou sempre por dentro da história dos games.
    ( dou aquela escapadinha nos finais de semana pra jogar RE5 na casa do primo rico AUSHHAUSASH)

    E sim adorooo os filmes RE, adoro Milla/Alice, e acho um saco aquele mesmo falatório sobre os filmes serem uma bosta, não serem fiéis aos games, E BLÁ BLÁ BLÁ.

    É algo que gera discussão totalmente inutil, pq cada um tem um ponto de vista.

    Mas tem sempre alguém querendo se tornar o dono da verdade, e socar sua opinião na güela dos outros.

    Realmente é lamentavel.

    Eu faço minha opinião e a torno minha própria critíca, serve unica e exclusivamente para mim, não preciso provar o contrario para ninguém já que a minha, me agrada.

    • rescclp 28/09/2012 at 00:50 -

      Se para você “…a opinião alheia é o que menos importa…” quer dizer que para você não há motivos para ler uma outra crítica ou review, ou há?
       
      Então você não deve se sentir nunca ofendida, certo? 😉

  33. P.Junior 27/09/2012 at 23:54 -

    Sinceramente eu nunca concordei com nenhuma critica, não importa do q fosse. Filme, jogo, musica, relacionado a Resident Evil ou não. Não sei porque.

  34. Fernanda 27/09/2012 at 23:59 -

    Sou uma fã alucinada e cega por Resident Evil, sempre vejo o lado bom de tudo que a Capcom produz e admito: Fico muito, mais muito irritada com comentários negativos e por isso que só acompanho as notícias, nem comento muita coisa por aqui. KKKKK Mas enfim, adoro a RESAC demais e não ligue para esse pessoal.

  35. P.Junior 28/09/2012 at 00:06 -

    Eu sempre preferir os RE antigos, nunca me importei com os gráficos, nem mesmo com os bugs (claro q tem alguns q não da pra suportar) e se o jogo for longo como os atuais, eu começo a pensar “c@r…, isso não vai acabar nunca” .Pensei isso quando joguei RE 5 e God of War. Eu não trocaria nenhum jogo da trilogia inicial pelo RE 6.

  36. ANONY 28/09/2012 at 00:07 -

    Shady , eu achei muito interessante seu ponto de vista . Eu poderia espalhá-lo CREDITANDO O RESAC ?

    • Felipe Demartini 28/09/2012 at 00:33 -

      Por favor

  37. Rogue 28/09/2012 at 02:37 -

    Sinceramente, não me leve a mal Felipe, mas por mais que um profissional procure ser o mais imparcial possivel em uma análise não acredito que o gosto pessoal não interfira no resultado final, nem que seja um puco. E por falar em Omelete (meu avatar tbm é Rogue por lá) eu me envolvi em um debate na crítica de Retribution com uma pessoa que odiou o filme(e que foi bastante coerente em seus argumentos), e não concordou com a crítica do Hessel. Inclusive meus argumentos foram parecidos com o que o Felipe citou em relação à imparcialidade dos críticos. Ora, como não deduzir que o Hessel gostou do filme (por mais esdruxulo que tantos digam) e isso acabou influenciando em sua nota final? E como não comparar com o Vilaça, que, porque odiou o filme, deu nota 2? Ao final do debate só o que restou foi a opinião de cada um sem a influencia do crítico mas… A opinião é parente do gosto pessoal e ambos acabaram com as suas opiniões sem convencer ao outro.

    Eu entendo que é obrigação do profissional ser imparcial, tbm procuro ser no meu blog de criticas, mas por mais que se esforce, sempre terá ali uma pontinha do seu gosto pessoal. A prova disso é a diversidade de criticas que saem por aí com notas diferentes em cada site, e não me refiro somente a Retribution, mas a outras que li somente esse ano como Prometheus, Homem Aranha e Vingadores(que foram as criticas com analises mais controversas).

    A impressão que dá é que os ‘críticos não se entendem’ mas a verdade é que tudo dependerá de seu gosto pessoal, eu acredito que isso influencia sim, no entanto isso não significa que o crítico seja desonesto, porque afinal ele estudou para isso e sabe que tem que expor a sua analise independente do seu gosto pessoal, gostando ou não, mas no fim, inconscientemente, sempre terá uma pontinha de seu gosto ali.

    Eu defendi Retribution em minha analise e assumo que gostei do filme, porém apresentei meus argumentos para tanto, me esforçando ao máximo para não parecer fangirl, e é isso que todo crítico deve fazer sem parecer que gosta ou não gosta do filme ou do game.

    Desculpa pela extensão do comentário, na verdade eu nem ia comentar, porque o debate em defesa de Retribution eu reservei somente ao Omelete e a minha argumentação é muito parecida com a que o Felipe citou. Então, por mais que não tenha sido a sua intenção se referir a mim, eu me senti incomodada a comentar, pois pareceu que foi comigo, rs.

    No mais, o Felipe está de parabéns por toda a dedicação e profissionalismo para com o site e os leitores. é o único site que eu frequento em que o dono interage integralmente com o seu leitor e por isso eu o admiro muito. Mas nem fique todo convencido, viu Felipe? Rsrsrsrsrsrs

    Abraços.

    (a insonia me pegou, vou tentar dormir agora kkkkkkk)

  38. Guilherme 28/09/2012 at 04:38 -

    Quem ae Tá Com Medo do Screen Tearing e Texturas Ruins no RE6 Podem Ficar Tranquilos O Jogo é Graficamente Lindo do Começo ao Fim. e Não Existe Screen Tearing Na Versão Final.!

    Se For Pra mim Dar Uma Nota Especifica Daria 10 Pro Game.!

  39. Deivi Dilda 28/09/2012 at 08:06 -

    Quanto chororô!!!!
    O que você está procurando? Aceitação universal a tudo aquilo que escreve?
    Tanto a sua opinião como os comentários não são verdades absolutas. Já devia saber disso. Há os babacas que escrevem e os que comentam.
    Procure ser imparcial naquilo que escreve. Algumas vezes o coração falará mais forte porque acho que você seja um fanboy também (de alguma coisa) pode ser difícil deixar de lado a emoção ou a falta dela.
    Continue escrevendo que eu continuo lendo.
    E se precisar de um incentivo avisa que nós aplaudimos.

  40. BRUNO HENRIQUE 28/09/2012 at 09:09 -

    Cara sou um extremo fã absoluto de RE, desde 96, mas nunca deixei de ter minhas opniões negativas sobre a evolução do game tanto em graficos quanto em jogabilidades entre outros…Um pai que ama demais seu filho nunca vai acobertar o erro dele e nunca vai dexar de bater nele, por isso acho que 3.5 é uma pontuação aceitavel, até pq não gostei tanto do RE-ORC em muitos aspectos; amo demais o resident, mas devo ser cincero que o ORC não foi o melhor entre a sagae estava de longe ser um aceitavel..o que o RE5 tbm não está pra baixo. parabéns, e continue o profissional que você é.

  41. Jaideson 28/09/2012 at 10:18 -

    confesso q quando tinha 13 e 14 anos, eu era quase um fanboy (ou era mesmo), mas vi q era uma perca de tempo criar preconceitos com coisas q mau conhecia. odiava resident evil e devil may cry. hoje com 17 anos. são meus games preferidos.

  42. Biscoito18 28/09/2012 at 11:03 -

    Resident Evil é uma série que gera muitas brigas mesmo entre os fãs. Entre os fãs de um dos 4 protagonistas em detrimento de outro. Entre os fãs dos filmes e os dos jogos. Entre os fãs dos jogos antigos e os dos novos… enfim, é uma série muito variada.

    Teria espaço pra todos se alguns não ficassem sempre querendo se prevalecer. A discussão que mais me ENCHE O SACO é sobre a ação dos jogos novos. Vão bater nesse tecla até quando?

  43. Billy Coen 28/09/2012 at 11:17 -

    Shady mudando de assunto tenho uma duvida.Tenho resident evil 1 directors cut traduzido para portugues sem censura parece ter sido traduzido a partir da versão americana já que está escrito resident evil e tenho para psp a mesma versão porém com censura.Por que há essa diferença.

    • Felipe Demartini 28/09/2012 at 11:21 -

      A versão traduzida para o português não é oficial.

  44. José Mac 28/09/2012 at 11:22 -

    Sem querer instalar brigas ou polêmica, esse post é um grande exemplo de como duas pessoas mudaram da água pro vinho!!!
    Quanto as reclamações do pessoal que persistem quanto a não total imparcialidade nos rewiews, não adianta tentar explicar. Por mais que tente se explicar o ponto de vista técnica de um crítico, a única coisa que eles continuarão a enxergar sempre é: estão agredindo meu jogo (ou filme) favorito, tenho que defender e “falar o que é certo”!

    • Daniel 28/09/2012 at 16:57 -

      Quando o Shady mostrar o diploma dele em audiovisual, acho que seu comentário terá mais base. Fora isso, ele é humano como qualquer outro e tem opinião pessoal e parcial. Direito dele.

  45. DKblitz 28/09/2012 at 11:55 -

    3,5 para RE Operation Racoon City!?

    És muito bonzinho

  46. Wes 29/09/2012 at 07:34 -

    Desculpe Felipe, por demorar tanto a te da parabens, vc está cuidando muito bem desse site, agora não se extresse tanto com os comentarios do pessoal! Muito obrigado por sempre esta nos trasendo news. Estou fugindo dos spoilers ainda de um que eu li que nem sei se é verdade.

  47. Fábio 29/09/2012 at 22:27 -

    Felipe, ótimo trabalho como sempre. Lendo esse texto, só consigo pensar em outra disputa, que acho ainda mais imbecil do que as de RE: a briga dos fâs de Android e IOs, iphone e galaxy S … É muito patético.

  48. Maria Clara 30/09/2012 at 00:25 -

    Nossa falou tudo…. São tantos comentarios que leio aqui, em outros sites e em videos do youtube que dão preguiça de responder algo tão idiota! Acho que, uma review é a opinião do autor e, as vezes, de outras pessoas que ajudam a analizar algo. A pessoa que escreveu sabe o que esta falando, entende do assunto e não falou nada só porque teve uma primeira impressão (como os fanboys comentados acima).
    Falando sobre isso, cara, abre o olho… nada e perfeito, ainda mais um jogo desse tamanho!
    Para mim o jogo está perfeito, levando em consideração os erros e falhas… o jogo tem 30 horas, 4 campanhas, modo mercenaries e 7 personagens principais, então, como diria meu pai, não reclame de boca cheia!

  49. Kitamura 30/09/2012 at 02:49 -

    fanboy eh dificil msm,olha soh eu fikei em cima do muro em relaçao a re6 ateh joga a demo(jogar naum assistir),apesar de ser fan eu naum estou do lado de ninguem,e vejam pq,alguns criticos tem uma historia,entendem de jogos e outros naum,por exemplo q viu a mâo do LEON em re6 quando ele segura o RADAR e da ″joinha″ naum consegue fikar quieto diante dakele erro,mas ao msm tempo existe os dois lados,eu sei a CAPCOM eh uma grande empresa mas fazer um jogo do porte de re6 eh trabalhoso,eu sei dissu pq faço games indepentes com amigos,e quando ouço alguem falar ″q textura ruim″eu me pergunto ″sera q essa pessoa sabe como issu eh dificil e trabalhoso?″,e ao msm tempo os fâs naum percebem q os criticos tem q dar a real opiniao,por exemplo alguem encontraria algum sentido nos personagens super-homens de MGS 2?Mas eu gosto msm sabendo q saum os mais sem noçao da serie.E quem aki gosta de DBZ,e alguem desses fans de DBZ recomendaria ele como″historia profunda e essencial″?Com certeza ninguem,o q eu kero dizer eh q o q eh bom pra vc naum eh bom para,por issu sejam fanboys controlados,pq se re6 dependesse de criticos,ele naum seria o game mais esperado do ano!

  50. Daniell 03/10/2012 at 15:48 -

    Não me considero fanboy, porque nunca briguei com ninguém, discordei opiniões etc.. sou novato nesse site, nem por isso irei ser, respeito opiniões, e as pessoas aqui principalmente, espero ser respeitado também.

  51. Gabriel S. Kennedy 08/01/2013 at 16:17 -

    grafico concordo q o do re5 era melhor num todo mas se voce reparar a capcom capricho nos graficos dos rostos dos personagens principais de re6 isso n tem oq fala compara as expressoes faciais do chris no 5 e no 6, mas no resto n vejo os graficos horriveis são bons condiz com o 7,5 dado, agora a jogabilidade eu n concordo q seja ruim unico erro é o sistema de cobertura q no jogo nem seria útil, tava jogando o gears e senti falta de poder me jogar pros lados como faço em re6, eu critico jogo por bugs axo eles indiferentes pra açao e para a trama e nas minhas 4 campanhas zeradas só avistei um deles, camera sinceramente só me incomodo a hora q ela foca no objetivo no meio da pancadaria mas q foi oq 3 ou 4 vezes no jogo a camera n é mt diferente do re5 só um pouco mais proximo do personagem n vejo mt diferença e pra q pior q o jogo d camera dos 3 primeiros REs q tu morria numa virada de corredor, e voltando a jogabilidade fui joga o re5 esses dias ja acustumado com o re6 e apanhei mt amo o re5 mais tu senti falta demais de poder bater em quem ta mt perto e se jogar pros lados pra esquivar d algo etc, agora resumindo amo resident evil até demais mas sei ver os erros tbm vejo q tem alguns erros no jogo mais as qualidades os superam facíl, eu descrevo RE6 como o jogo q te faz sorrir e se diverti com graficos medianos e bugs sem mt importancia