SAC Responde: como jogar a Beta de Resident Evil 1.5

SAC Responde: como jogar a Beta de Resident Evil 1.5

Soa até estranho falar em Beta de uma versão que, por si só, já é uma Beta. Na tarde de ontem, 17 de fevereiro, Resident Evil 1.5 finalmente chegou às mãos de todo mundo por meio de um grupo de fãs, motivado a completar o trabalho realizado pela Capcom e dar a todos uma olhada sobre como seria a versão original do segundo game da série.

A versão disponível para download é um trabalho em andamento. Sendo assim, está cheia de bugs, travamentos e problemas de clipping. Não é incomum perceber o personagem atravessando paredes ou interagindo de forma bizarra com elementos do cenário. Não existem cutscenes. As trilhas estão presentes, mas se repetem, assim como os efeitos sonoros, que estão fora de lugar.

O trabalho, é claro, está sendo desenvolvido para o PlayStation, o console original para o qual o game foi criado. Basta baixar o arquivo disponibilizado pelo grupo, um emulador e se divertir. Só que, como nada é tão simples, as pessoas estão tendo graves problemas até mesmo na hora de executar o download. As dúvidas são tantas que motivaram mais esta edição do SAC Responde.

Downloads e programas

Recuso-me a dar aqui um passo a passo de como efetuar um download pela internet. Basta acessar esse endereço e baixar um pacote que, descompactado, contém os arquivos BH2.bin e BH2.cue. São estas as imagens de disco que contém o jogo.

Aqui, nada de usar Daemon Tools ou programas similares para emular uma unidade virtual e tentar rodar o game. Como já disse, temos um jogo de PlayStation em mãos, que não vai rodar em seu computador por meios comuns. Aqui, você tem duas opções: gravar a imagem em um CD e rodá-la no seu PsOne ou PS2 desbloqueado ou baixar um emulador.

SAC Responde: como jogar a Beta de Resident Evil 1.5

Se você está lendo esse tutorial, provavelmente não faz a menor ideia de como colocar esse arquivo para funcionar. Por isso, recomendo o download do PCSX Reloaded, um emulador simples que não precisa de configurações e está pronto para rodar assim que for baixado. Basta executar o programa, clicar em ok e seguir o menu File – Run ISO e selecionar o arquivo BH2.bin.

O emulador aceita controles USB ou pode ser jogado com o teclado. Fuce nas configurações para moldar os controles à sua preferência.

O menu de debug

Essa Beta de Resident Evil 1.5 é praticamente “injogável”. Além dos bugs já citados acima, as ligações entre salas estão todas bagunçadas, impedindo que você siga um caminho lógico como em um game de verdade. Isso sem falar nos travamentos após a interação com certos elementos do cenário ou por praticamente qualquer motivo.

SAC Responde: como jogar a Beta de Resident Evil 1.5

O jeito, aqui, é saltar sala por sala usando o menu de debug, que surge na tela quando se pressiona o botão Select. Ignore a primeira e última opções e concentre-se na do meio. É ali que se encontram os nomes e códigos dos ambientes disponíveis nessa Beta. Basta selecionar o desejado e pressionar Quadrado para carregar.

Dependendo da sala escolhida, uma cutscene pode ocorrer, já que alguma interação especial ocorreria ali. Na maioria das vezes, porém, é impossível seguir com a cena já que os puzzles disponíveis no cenário não estão configurados ou pela já citada hierarquia bizarra entre as salas. O jeito é seguir para outro ambiente.

SAC Responde: como jogar a Beta de Resident Evil 1.5

O menu de debug também pode ser utilizado no inventário. Aqui, o funcionamento é semelhante: ao apertar o botão Select, você faz com que o item no slot selecionado desapareça e pode selecionar novos com as teclas L, R e Bola. Aqui, é possível observar todas as opções presentes na Beta, como armas, peças de enigmas e outros artigos.

Mais uma vez, você está sujeito a travamentos. Muitas vezes, uma determinada arma não pode ser usada por aquele personagem ou tal equipamento não possui um comportamento configurado. Nesse caso, o título deixará de funcionar completamente e apenas um reset pode resolver o problema.

Aqui, o bom senso impera. Lembra-se das armas exclusivas de Leon e Claire em Resident Evil 2? Então, essa Beta tem funcionamento semelhante. Portanto, nada de tentar usar um Lança Granadas com o personagem ou colocar Elza para utilizar uma Escopeta.

Tenha paciência!

SAC Responde: como jogar a Beta de Resident Evil 1.5

Não há muito mais que possa ser dito sobre essa versão. Se você quiser explorar tudo o que ela tem a oferecer, prepare-se para embarcar em um processo de tentativa e erro que envolve muitos resets e diversas telas pretas. Tenha calma, vá devagar e, se quiser, tome nota daquilo que causa travamentos para melhorar sua experiência – uma lista desse tipo, inclusive, vale ser enviada para o Resident Evil SAC e constará nesse artigo, com créditos ao autor.

Caso você seja ansioso ou nervosinho, o ideal mesmo é esperar um pouco mais. A restauração de Resident Evil 1.5 deve ficar pronta algum dia e, finalmente, poderemos ver da maneira adequada o projeto que Shinji Mikami abandonou há mais de 15 anos e tanto causou expectativa na comunidade.


Tags: , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

40 Comentários em "SAC Responde: como jogar a Beta de Resident Evil 1.5"

  1. Vitor Lima 18/02/2013 at 23:33 -

    Tem como jogar no PSP?

    • Diego Shuriken 18/02/2013 at 23:55 -

      Da sim cara.
      Só usar o popstation e quando for conveter o game pro PSP usa o ID de “Biohazard2” ou Biohazard1 pois é o mesmo ID usado nessa imagem do game.

  2. Pedro 18/02/2013 at 23:38 -

    o Xeidi :D, se vai fazer o SAC Ao Vivo do jogo mesmo? valeeu

    • Felipe Demartini 18/02/2013 at 23:40 -

      Acho que não. Todo mundo tem acesso a esse jogo, qquer PC roda e a versão tá toda bugada. Não justifica uma transmissão.

      • Pedro 18/02/2013 at 23:52 -

        Nem um VideoSAC, falando sobre?

        • Felipe Demartini 18/02/2013 at 23:59 -

          Não sei.

  3. José Mac 18/02/2013 at 23:47 -

    Melhor do que isso, só se fazer um “Quer que eu desenhe?”

    • Marcus 19/02/2013 at 03:33 -

      kkkkkkkk Realmente.

  4. Diego Shuriken 18/02/2013 at 23:49 -

    Eu achei interessante demais esse game. A engine que usaram na época parece uma mistura daquela usada em RE1 com algumas coisinhas novas, diferentes. Até a maneira em que os backgrounds do cenários foram feitos lembram bastante a arte de RE1.

  5. Vitor Lima 19/02/2013 at 00:00 -

    KAMI-SAMA TE ABENÇOE E ESSE SITE ABENÇOADO DA BENÇA DE KAMI-SAMA(serio valeu mesmo cara to querendo jogar e o pc não dexa)

  6. john 19/02/2013 at 05:09 -

    jogo lixo todo bugado e incompleto

  7. jack 19/02/2013 at 06:26 -

    Na foto que da capa a este artigo sera que alguém viu a foto da Claire na parede onde Elza esta parada ?
    Pra mim parece muito ela ^^

  8. Sokholov 19/02/2013 at 09:12 -

    “missing”, me liguei nisso também, é que ela tava perdida na versão beta, so acharam ela na versão definitiva, kkk. Pena que muitos conceitos legais desse beta foram abandonados, como uso de granadas, tem ali também um spray azul, que pela cor eu acho que deve curar envenenamentos e ainda curar alguma quantia de vida, se não ela toda. O uso de “medicines”, uns tubos de ensaio com o conteúdo que parece de uma herb processada, ao invés de herbs tradicionais também parece um pouco mais logico, e a delegacia do beta se parece realmente com uma delegacia de verdade, diferente da “delegacia museu” da versão definitiva (mas não que essa ultima parte seja ruim).
    ———————————
    Ei Demartini, se tiver tempo para responder a mais uma daquelas perguntas tolas, responde por favor: Qual vc acha melhor, RE Operation Raccon City ou o beta 1.5 inacabado do Bzork, eu sinceramente to em duvida, kkk…

    • Felipe Demartini 19/02/2013 at 11:22 -

      Não dá para comparar dessa forma, pq um é um Beta inacabado e o outro um jogo completo. Levando isso em conta, então, o RE1.5 é melhor pq pelo menos tem desculpa pra ser bugado.

  9. André 19/02/2013 at 09:15 -

    nossa pensei q só com migo estava acontecendo os bugs 🙂

  10. Desmond 19/02/2013 at 09:18 -

    Aee Felipe acho q ja saiu o Benchmark do PC, confere aee pra nois, http://www.geforce.com/games-applications/pc-games/resident-evil-6/downloads

  11. Fabricio 19/02/2013 at 09:44 -

    Shady, uma pergunta: Quando finalizado, esse jogo ficará realmente FIEL a aquele que o Mikami tentou fazer em 97? Ou se trata apenas de um trabalho de fã, moldado as próprias idéias dele próprio (desculpe, mas o crase não está funcionando no meu teclado)? Sendo direto: Quando terminado, é como se estivéssemos jogando a versão “oficial” que o Mikami tinha em mente? Valeu.

    • Gabriel Parachen 19/02/2013 at 10:09 -

      Não necessariamente. Nos cenários já podemos ver algumas adaptações (poster da Claire, canil Piers, etc). O que o grupo diz é que estão tentando manter o produto mais fiel possível ao “original”, mas como o mesmo estava em fase beta, obviamente vão precisar criar elementos para concluir o trabalho.

    • José Mac 19/02/2013 at 11:17 -

      Boa pergunta!

    • Felipe Demartini 19/02/2013 at 11:23 -

      Eles vão completar o que a Capcom não fez com dados e acontecimentos de RE2 e RE3. Mas no restante, ele será como a versão “oficial” planejada.

  12. Fabricio 19/02/2013 at 12:31 -

    Certo, então podemos considerar que isso envolve tudo planejado pelo Mikami (que terminou em aprox. 70% do jogo concluído) e + um pouco (acrescentado pelo grupo justamente pra “tentar” dar um fim a história). Legal!

    • Italo Oliveira 19/02/2013 at 13:14 -

      “Certo, então podemos considerar que isso envolve tudo planejado pelo Mikami (que terminou em aprox. 70% do jogo concluído)”

      Existe um equivoco nessa informação. Quando se foi dito que o jogo estava, ora em 70%, ora em 80%, o que ocorre é que essa porcentagem estava considerando o trabalho como um todo. Exemplificando: Os backgrounds foram praticamente finalizados, as skins dos personagens foram finalizadas, o processo de dublagem foi finalizado, as CGs foram finalizadas… Porém, naquilo que nos compete, até mesmo que nos interessa, é o que foi colocado em disco. De acordo com as pessoas que “tiveram” o disco, só estava presente aproximadamente 40% do jogo total, ou seja, muitas coisas incluídas nos 80% estavam de fora (Como Backgrounds, Dublagem e CGs).

      “e + um pouco (acrescentado pelo grupo justamente pra “tentar” dar um fim a história). Legal!”

      O foco da equipe não é fazer exatamente como o jogo seria, até mesmo porque isso seria impossível. O foco consiste em deixar o jogo o mais jogável possível. Supomos que o jogo contará com os 40% “originais” do 1.5 e o enredo beberá diretamente do RE2 (O que é natural, já que ele é a versão final desse beta =P). A equipe está usando muitos códigos do RE 1 e RE 2 para conceber inimigos, personagens, itens, etc. Os files, por exemplo, poderão ser exatamente os mesmos do RE2, pois aparentemente eles não foram incluídos no disco. Então, para concluir, espere jogar o RE1.5 (100% do jogo) sendo que boa parte é material do RE1, RE2, conceitos da Equipe e principalmente as visualidades do RE1.5.

  13. Fabricio 19/02/2013 at 14:09 -

    Hum, perfeito Italo, entendi a explicação. 😉 Vamos aguardar então…

  14. Dalmácio Júnior 19/02/2013 at 17:36 -

    Agora tá dando pra jogar aqui. 😀 😀 😀

  15. NoName 19/02/2013 at 17:46 -

    Shady… é mesmo possível rodar no PS1? Digo, eu li a matéria mas tenho minhas dúvidas.

    • Felipe Demartini 19/02/2013 at 17:50 -

      É possível sim.

  16. Luiz Henrique 19/02/2013 at 20:41 -

    Felipe, vcs vão fazer um especial desse Residente Evil 1.5 ao vivo no Baixaki Jogos ?

    • Felipe Demartini 19/02/2013 at 22:31 -

      Provavelmente não. Se nem aqui no SAC vai rolar, lá duvido muito.

  17. Nivaldo Ferreira 20/02/2013 at 07:57 -

    Tem como fazer isso também com Resident Evil 3.5?

    • Diego Shuriken 20/02/2013 at 10:41 -

      Quem dera amigão! quem dera. Acontece que com RE3.5 as coisas são quase impossíveis, nunca foi disponibilizada ao publico ou imprensa especializada nenhum tipo de demo jogável do game. As únicas coisas que se tem informações, são os videos do S. Mikami jogando a demo do game, imagens em revistas e alguns vídeos/trailers promocionais.

      Pra quem curte uns hacks, tem alguns files, itens não usados e texturas não utilizadas dentro do ISO da demo da versão que conhecemos de Resident Evil 4 lançado para GC.

  18. Arthur Alencar 22/02/2013 at 10:24 -

    Shady e Italo Oliveira,falando sobre RE 1.5 e mudando um pouco o foco,vcs sabem de alguma coisa sobre o game feito por fans o Resident Evil: Distant Memories ??? Agradeço desde já……..Abraços…

  19. Vitor 22/02/2013 at 13:03 -

    Alguem sabe se esse game na versao finalizada tera dublagem? A demo disponibilizada naum tem, por isso eu to perguntando.

  20. T Gomes 22/02/2013 at 23:17 -

    Aperte triângulo no menu de debug na opção de seleção de cenários e mais lugares estarão disponíveis(Praticamente todos os cenários do jogo, inclusive o laboratório do final).

  21. Igor 26/02/2013 at 16:52 -

    Gostaria de saber se alguem conseguiu rodar o jogo no ps1, com os arquivos BH2.bin e BH2.cue eu gravo no cd e ja roda no aparelho automaticamente?

  22. m 03/03/2013 at 14:42 -

    shady como fasso pra pode usa o controle usb