Desde o início de seu processo de produção, passando pelas peças de divulgação e entrevista com desenvolvedores, Resident Evil Zero sempre foi um game que se propôs a contar as origens do mal. Com as imagens que eram mostradas, sempre se entendeu que o game falaria sobre a saga do Bravo Team nas 24 horas que antecederam o incidente na mansão de Spencer, principalmente devido ao fato de Rebecca Chambers, a única sobrevivente da equipe, ser a personagem principal.
Com a chegada do jogo às lojas, os fãs receberam algo um pouco diferente. As tais “origens do mal”, na verdade, se referiam ao início da pesquisa do T-Vírus, uma história que começou décadas antes, e tinha como cerne as tramas do coração da Umbrella. Rebecca Chambers e Billy Coen, no fim das contas, acabaram servindo como meros instrumentos para uma narrativa, e seus atos no Centro de Treinamento têm muito pouca importância para o que veio a seguir. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário.
Porém, ficou faltando um pouco mais de ação com o Bravo Team, mostrar seus passos até chegarem onde os encontramos em Resident Evil. Mas, acima de tudo, existe uma ponta solta na trama que muitos poucos fãs se lembram, e que poderia ser resolvida em um game desse tipo: como Enrico descobriu a traição de Wesker?
Um novo protagonista
Para um Resident Evil Zero que se foque mais no Bravo Team do que no passado da Umbrella, uma troca de protagonista seria necessária. O motivo é simples: nenhum dos outros membros da equipe trabalharia lado a lado com Billy, ou conquistaria a confiança do ex-militar. Nesse ponto, a inocência de Rebecca desempenhou papel fundamental e, para tirá-la da trama, a Capcom teria que descartar o sistema de troca de personagens ou encontrar uma outra opção para parceiro.
Olhando a trama que se seguiu a Resident Evil Zero (e que já existia desde o primeiro jogo da série), o capitão Enrico Marini é o único capaz de sustentar um enredo coerente. Como protagonista, ele seria capaz de mostrar os bastidores da trama de Wesker e, acima de tudo, exibir de forma um pouco melhor o destino de cada um dos membros do Bravo Team.
Não que os outros integrantes não sejam capazes de protagonizar enredos interessantes. É a forma como eles morreram que faz com que qualquer trama que os tenha como personagens morra com eles, sem qualquer desenrolar na saga. A maioria deles nem mesmo teve a oportunidade de relatar suas descobertas aos companheiros antes de falecer.
A descoberta da traição
Um Resident Evil Zero com Enrico poderia se dividir em dois segmentos. O primeiro se passaria na noite anterior ao incidente da mansão e transcorreria basicamente da mesma forma que o título que foi lançado: Enrico passaria pelo Ecliptic Express e pelo Centro de Treinamento. Tal trama poderia, inclusive, conter as mesmas informações passadas pelo título lançado, explicando a história de James Marcus, a transformação do vírus Progenitor em T e o posterior assassinato do cientista por Albert Wesker e William Birkin.
O segundo segmento do título seria iniciado com a descoberta de que um dos membros do alto escalão da Umbrella também é um integrante dos S.T.A.R.S. Com a explosão do Centro de Treinamento, Enrico seguiria para a mansão localizada nas proximidades e tentaria uma maneira de fugir para, então, continuar sua investigação e descobrir a identidade do traidor.
Em sua passagem pela floresta, que poderia tomar conta de todo o segmento diurno de nosso Resident Evil Zero idealizado (trechos em plena luz do dia também seria uma novidade na série da época), Enrico seria gravemente ferido e não conseguiria chegar a seu destino. O comandante se refugiaria nas cavernas e não ouviria os sons do helicóptero que levou o Alpha Team ao local.
A trama, então, teria o seu final da forma como a conhecemos, com Enrico sendo assassinado por Wesker pouco antes de revelar a Chris ou Jill a verdade sobre a traição. Na verdade, nem o próprio protagonista jamais descobriria a identidade do agente duplo. O game terminaria sem explosões, sem o bem vencendo o mal, e sim, com a morte de seu protagonista. Algo também inédito na franquia.
Oportunidades perdidas
De tempos em tempos, somos levados de volta a acontecimentos passados da série. Ultimamente, aliás, esse tipo de revisão histórica, se é que podemos chamar assim, está se tornando extremamente comum, com títulos da série Chronicles ou Operation Raccoon City, por exemplo.
Em Resident Evil: The Umbrella Chronicles, a primeira oportunidade de honrar Enrico com, pelo menos, um capítulo próprio já foi perdida. Quem sabe, no futuro, a gente volte a ver o capitão do Bravo Team, com a possibilidade de controlá-lo. Isso, claro, se a Capcom se importar em resolver uma pequena ponta solta da série. Tendo em vista como ela age em relação aos maiores ganchos da franquia, eu não ficaria ansioso. Infelizmente.
concordo em “Tendo em vista como ela age em relação aos maiores ganchos da franquia , eu não ficaria ansioso. Infelizmente.” , eu acho que a capcom jamais faria um jogo só pra explicar isso , mas ia ser legal e inédito , a capcom deixou muita coisa sem explicação. nao gosto disso D: , mas resident evil continua sendo meu jogo preferido , em segundo Half – Life.
Resident Evil Zero com certeza é um dos melhores titulos da série. Fico profundamente triste em não ter esse jogo aqui em casa. Conheço todo o jogo, mas infelizmente não pude joga-lo até o fim.
E creio que se RE Zero fosse lançado nos dias de hoje para PS3 e 360, você pode ter certeza que a aventura do Enrico viria como DLC pago kkkkkkkkkk E no ano seguinte teriamos RE Zero Gold Edition rsrs
Eu particulamente não me interesso pelo Enrico e fico feliz que Rebecca e Billy tenham sido os protagonistas. Acho que se RE Zero ganhar um remake um dia, uma aventura extra para cada membro do Bravo Team seria legal. Para mostrar em maiores detalhes o desfecho de cada um.
Rachei com o comentário acima huahuahuaha Mas é verdade. Do jeito que as coisas estão… Mas a matéria está muito boa Shady. E olha que eu contava com ao menos um cenário protagonizado pelo Enrico em Umbrella Chronicles, e ele sequer apareceu no jogo. É uma pena. Mais um personagem mal aproveitado.
Seria bom não, seria fundamental se tivesse um jogo mostrando o ponto de vista do Enrico de toda a trama! Até hoje muitos se perguntam: Tá, ele descobriu a traição do Wesker, mas como???
paraben pela materia evil shady tenho acompanhado a alguma semanas o sac e suas materias mt legais achei o site certo para saber tudo e comentar sobre resident evil
Muito boa a matéria. Resident Evil Zero não tem muitos fatos relevantes fora a história do t-vírus. E sobre o Enrico como protagonista, meio impossível já pelo fato dele não ser um personagem muito comercial. Desde o início ele foi criado pra ser um figurante, e não tem “características” de um protagonista. Ficaria melhor como um extra do que como um jogo sozinho. Mesmo se um dia a CAPCOM resolver remexer nos túmulos da mansão, duvido que dê importância pro Enrico. Eles não lembram mais nem de personagens importantes da série, quem dirá dele. #pessimista
kkkkk
bem colocado evil shady não tinha pensado nisso mas é algo pra se pensar
Se Enrico fosse o Protagonista do Resident evil 0, Rebecca não seria a protagonista de Resident Evil 0 (Uma boa seria unir os dois em um jogo) 😉
Acredito que hoje em dia um DLC é coisa mais simples de se fazer ainda mais que vão lançar uma versão HD de Umbrella Chronicles. Seria muito firme jogar com Forest, Enrico, Richard e Edward. Uma forma de homenagear o Bravo Team. Rebecca merece mais jogos e Billy também
ia ficar difícil colocar o enrico como protagonista, pois seu fim foi muito indigno.
e RE tem que ter no mínimo tyrants, mulher-formiga incendiária e outras criaturas vermiformes.
sem falar que se ainda mantivesse a rebeca, ia ficar complicado um dos protagonistas morrer no meio do jogo. mesmo assim, sua aparição no RE0 foi muito gloriosa.
sim concordo com o tema de uma franquia contando os supostos incidentes de dentro da mansão anteriormente da chegada do alpha team.
porem acredito q enrico marine não deveria ser protagonista principal e sim fazer uma ponte como wesker no residente evil 1,protagonistas da serie elevados de uma forma mais significativa por seus dons de sobrevivencia seria rebecca chambers e richard aiken que proporcionou muita ajuda tanto em fatos demonstrados no umbrella chronicles como no resident evil 1 mesmo.
na minha opinião forest deveria apenas complementar a história porem sem muito roteiro e kenneth ajudar a dirigir o roteiro até a metade desaparecendo sem pistas oque tornaria seu rumo o fato de entrada de resident evil 1.
enrico apenas ponta como wesker por saber segredos demais e tambem ser chefe do esquadrão.
teria um ótimo final com rebecca emitindo tratamento a ferida de richard com a serpente como ultimo mestre no qual em seguida chris encontra rebecca tentando ajudar nos ferimentos de richar em resident evil 1, no meu ponto d vista seria bacana uma historia nesse roteiro.
ohh sim e resident evil 6 no meu ponto de vista vai ser o maior fracasso da capcom com certeza (alex wesker) não aprece sequer em nehum file de resident evil anteriores como supostamente filho ou irmão de wesker como demonstram rumores e tirar wesker da trama e tirar goku do dragon ball não existe fato de continuação e distribuição da evolução do uroboros (virus de RE5) sem o unico prevalente dos fatos acontecidos em 1998.
albert wesker é resident evil, e resident sem ele é resident sem zumbi.
Seria bacana se a Capcom criasse ao menos um memorando narrando a investigação minuciosa e as descobertas de Enrico nos dias 23 e 24 de julho. Um jogo só para ilustrar a visão de Enrico sobre os acontecimentos bizarros nas Montanhas Arklay é pedir demais, é verdade. A Capcom deveria dar mais atenção àqueles fãs que estão carentes de RE.