Sem dúvida alguma, a maior novidade trazida por Resident Evil 6 é a jogabilidade. Modificando mais uma vez os paradigmas da franquia, a Capcom traz um conjunto de comandos mais próximo dos jogos de tiro em primeira pessoa, ao mesmo tempo em que tenta manter características que existem desde o game que iniciou a saga.
Também é seguro dizer que o conjunto de comandos de Resident Evil 6 é um dos mais complexos de toda a série. Ao ponto de nem mesmo manuais ou guias oficias exibirem todas as informações necessárias para quem quer maximizar a utilização dos novos controles. Conheça, neste artigo, algumas dicas para se sair melhor no game.
Gerenciamento de ervas
Ao contrário do que o game parece indicar, você não precisa acessar o inventário toda vez que coletar uma erva vermelha. Ao pressionar o botão de utilização de medicamentos junto com o de recarregar a arma (R2 + Quadrado no PS3, RB + X no Xbox 360), o game automaticamente cria a melhor combinação possível com os itens que o jogador possui.
Ou seja, caso o jogador possua duas ervas verdes e uma vermelha, os itens serão unidos automaticamente, com a planta restante sendo transformada em um único comprimido. Nos momentos intensos de batalha, esse gerenciamento automático pode muito bem salvar a sua vida.
Atire ali!
Assim como em games da série SOCOM, por exemplo, é possível indicar alvos específicos para o parceiro controlado pela inteligência artificial. Para fazer isso, basta mirar no inimigo escolhido e pressionar Círculo, no PS3, ou B, no Xbox 360. Dessa forma, o companheiro concentrará fogo apenas naquele oponente e voltará ao combate após a morte dele.
Recuperação rápida
Para impedir que os jogadores abusem dos golpes físicos e dar mais um tom de realismo ao game, Resident Evil 6 conta com uma barra de stamina, que determina o “fôlego” do personagem. Eventualmente, o protagonista estará literalmente cansado e precisará de um tempo para se recuperar antes de retornar ao combate.
Esconder-se atrás de paredes ou simplesmente deitar no chão são as melhores maneiras de recuperar rapidamente a barra de Stamina. Mesmo durante os combates, essa estratégia é eficaz e permite que o personagem esteja seguro dos ataques inimigos e pronto para atirar a qualquer sinal de perigo. A ideia é parar um pouco para respirar antes de partir de peito em direção aos oponentes.
Tiros certeiros sem mirar
A possibilidade de dar Quick Shots será largamente utilizada por alguns jogadores, ao mesmo tempo em que será ignorada por outros. Os tiros rápidos que quase não tiram energia dos inimigos gastam uma barra de Stamina e deixam os inimigos tontos, prontos para receberem os devastadores ataques físicos.
Essa lógica, porém, não vale com Helena e sua sensacional Hydra. Exclusiva da personagem, a arma transforma os Quick Shots em uma ótima estratégia para os momentos mais tensos, quando os jogadores se verem cercados de inimigos. Basta pressionar L1 + R1 (ou os dois gatilhos no Xbox 360) para que a moça role pelo chão e mate os inimigos um a um com sua poderosa escopeta, sem que seja preciso nem mesmo mirar.
Deixando destruição pelo caminho
Em Resident Evil 6, não serão poucos os momentos em que o jogador se verá diante de um grupo de inimigos, sem muito espaço para fuga. O uso de bombas remotas, nesse caso, é fortemente indicado e há uma maneira muito mais fácil de coloca-las no meio do grupo de oponentes sem correr riscos.
Ao se ver frente a um bando de monstros, equipe as Remote Bombs pelo inventário use o dash (botão X no PS3 e A no Xbox 360), correndo na direção deles. Quando se aproximar, deslize pelo chão usando os botões superiores do controle e, rapidamente, pressione L1 ou o gatilho esquerdo para plantar a bomba enquanto escorrega. A seguir, basta levantar, se afastar e detonar.
QTEs mais fáceis
Resident Evil 6 é o jogo da série que contém o maior número de QTEs. Elas estão presentes a todo momento, desde as cutscenes até as horas em que o jogador se vê agarrado por um inimigo. O que o game não explica é que existe uma maneira de tornar aquelas que exigem movimentos rápidos do analógico muito mais fáceis.
Em vez de usar apenas o analógico esquerdo, utilize as duas alavancas do controle para preencher a barra de QTEs muito mais rapidamente. Em determinados momentos do jogo, é possível até mesmo vencer o desafio antes mesmo do fim de uma animação, ultrapassando o tempo que o próprio programador do game previu para que a ação fosse completada.
Este artigo foi baseado em sugestão do Cássio Barbosa.
Fonte: NeoGAF.
O das ervas e do Quick Shot eu já sabia, o que eu achei mais interessante foi o dos QTEs, vai ajudar muito quando começar minha jogatina no Pro 😀
Muito bom. Esse de indicar em que inimigo o parceiro deve investir é muito surpreendente. rs
Boa, Shady o/
Adorei !
Principalmente a técnica de plantar as Remote Bombs e a de utilização rápidas de ervas >.<
Com certeza vai ser bem útil na hora do sufoco rsrs *u*
Eu só não sabia a dos QTE pq o resto mostra nos carregamentos é só prestar a atenção
Opa! vou jogar agora mesmo e utilizar estas dicas.
Lendo e relendo. Só espero me lembrar disso pra quando começar não passar aperto.
Muito bom , não sabia do “Atire ali” , “Recuperar o folego mais rapido” e sobre usar os 2 analogicos.
ummmmmmmmmmmmm interesante!!!!!!!!!!!!!
Legal,eu já sabia da estamina mas da bomba remoto e dar um alvo específico para o parceiro eu não sabia,muito bom
Único que não sabia aí era sobre a remote bomb, o resto acho que com um pouco de exploração na própria demo pública já dava para descobrir.
hum que legal eu nao sabia dos QTES que rolando os dois analogicos vc consegui terminalo mais rapido
Eu já conhecia a maioria, só essa dos dois analógicos que eu ñ conhecia… Vai ser de grande ajuda com certeza.
Valeu mesmo Shad!!! Hehehe! Estou jogando no Pro e isso esta sendo muito útil.
Hoje eu entrei em um site para ver a comparação gráfica entre o RE5 e RE6. Eles compararam cenas de explosões, o rosto do personagem Chris, a magnitude dos cenários e pela primeira vez vi o quanto RE6 melhorou graficamente (mesmo que com alguns descuido). Shady, você bem que podia fazer um artigo especial comparando a evolução dos Resident’s em termo de gráficos, jogabilidade história, etc, visto que o jogo desde RE1 mudou muito. Abç!
http://www.residentevilsac.com.br/industria/resident-evil-e-a-industria-relacao-e-evolucao/
Valeu cara! Foi antes de conhecer o site, por isso não li, hehehe!
Tem essa dica aqui que é pro Mercenaries:
Quando você estiver sem Stamina, é só fazer o Taunt que recupera ela inteirinha, se eu não me engano, o Taunt é o L2(PS3) e acho que o LB(Xbox).
Muito bom, nem sabia sobre o lance de “Atire Ali”
Esse quick shot da Helena é lindooooo *-*
Eu achei que os golpes mais estilosos foram os da helena. Os ataques fisicos de crav maga(é assim que escreve?) tbm são bonitos de se ver…
Aprendi muita coisa! 😉
eu acho que fizeram um extremo mau uso das QTES vide resident evil 4 por exemplo em que o Leon desviava miticamente dos lasers por exemplo , ou da rabadas do verdugo dando mortal para trás , ou até mesmo a briga de faca com o krauser. no resident evil 6 voce só cai no chão e os laser passa reto , até o umbrella chronicles tem umas QTE melhor , como o da jill e do chris desviando dos lasers. eu achei que eles podiam ter feito mais momentos como o do resident evil 4 em que voce fica UAAAAU.
eu que nem sou fã do Leon no resident evil 4 eu fiquei , caramba o Leon é foda!! , faltou muito destes momentos no resident evil 6. uma pena. os lasers do re6 eu fiquei tipo; ATÉ EU DESVIAVA DISSO!!
Essa dos 2 analógicos eu não sabia, e mesmo sabendo agora, vai ficar complicado pra me acostumar pq eu tenho uma mania pra fazer essas malditas QTE’s com analógico: eu fico segurando o controle com uma mão só e uso uma mão inteira pra tentar girar essa bagaça + rápido.
Uma dúvida: os dois analógicos devem ser girados pro mesmo lado pra fazer essas QTE’s?
Tanto faz o lado, e vc nem precisa girar, necessariamente.
Já sabia de tudo isso, esse tipo de coisa aparece antes do game começar, te ensinando o que fazer.
Agora so falta uma campanha com a Carla Radames pra explicar oq ta faltando… e tem muita coisa faltando…
Vi isso ontem no BJ até ache que tinha sido você o autor…
Mas fui eu que escrevi pro BJ tb
Ficou show Felipe, parabens
eu ja sabia de alguns …
gostei bastante dos qtes tb, e das remotes…
Vlw! Muito bom!
O primeiro das Ervas já é dito no próprio jogo, enquanto os Loading ele mostra algumas dicas do jogo, e lá tem essa do RE2+Quadrado para as ervas. =P
Então essa ai mostrada e ensinada no jogo, então são 5 coisas.
“Gerenciamento de ervas”… eu juro que ri quando li… sahIUsh uiAHSUia
Muito útil a dica dos QTEs!
Shady a atualização chego mas não notei diferença nenhuma
O da Erva eu sabia. Mais os outros da recuperação e dos QTES não Sabia, bom saber *—-*
Só ficou faltando o truque de atirar rápido com armas lentas.
È só atirar e trocar de arma rápido
Exemplo de armas:Espingardas, Rifle de Precisão e Fuzil Antimaterial.
Uso muito os quick shots. Eles facilitam bastante o jogo, ao mesmo tempo que deixa o tiroteio mais divertido e rápido. O truque de usar os dois analógicos é fundamental pra passar o QTE final da luta da Ada contra o cara da motossera…
Lembro do primeiro RE……play 1…era mais assustador….hj melhoru bastante com a questão da ação no game…acrdito q com o tempo ..insiram mais terror…
felipe o q é qtes?? e outra , como assim alavanca quer dizer girar os dois analogicos é isso ?? vlw
QTE’s são Quick-Time Events. Lembra da primeira luta de facas do Leon S. Kennedy x Jack Krauser em Resident Evil 4, ou daquela cena dentro do avião em que em que o Chris Redfield e a Sheva Alomar duelam contra Albert Wesker? Nessas oportunidades, você teve de apertar determinados botões, assim interagindo com as cenas. Isso é QTE. Em Resident Evil 6, temos até um excesso de QTE’s.
Muito boas as dicas. Valeu Shady.
Agora, um comentário rápido: Em ano de Resident Evil 6, Resident Evil Operation Raccoon City e Resident Evil Revelations, o último segue sendo o melhor dos três. Reforcei esse sentimento após zerar de novo o game do 3DS.
shady, vc sentiu alguma dificuldade jogando no normal, ou não, por que eu to passando aperto, mas eu só otimo em RE4 e RE5, então acho que o jogo é dificil mesmo ou é só noobice minha, e ai, vc sentiu alguma dificuldade ou não, pq se não é eu que sou noob mesmo rs
O jogo é difícil mesmo, mas com um pouco de prática vai de boa. Mtas vezes ele é simplesmente desleal, com QTEs que aparecem por meio segundo ou ataques que vc simplesmente não consegue fugir. Fazer o que…
Na primeira vez que joguei, morri 23 vezes hahah.
Pô 23 tah bom!rs tem gente que morrendo 40 vezes ainda não fecha rs
Realmente vai me ser mto útil assim que o meu playstation sair da manutenção(é isso mesmo é só eu receber o jogos que trava o negócio rs)mas tirando isso uma ótima matéria Shady continua assim =D
Tem uma dica q pođe ser util as vezes, quando vc toma um tiro normalmente de sniper q desequilibra o personagem, um pouco antes dele cair de costas aperte pra baixo+X q ele vai fazer um rolamento e ja volta pra porrada. Nem sei se precisa segurar pra baixo mas eu faço por costume mesmo.
Oi a todos sou novo aqui.. bem eu comprei RE 6 no lançamento numa mega hiper empolgação porem quando eu fechei as 4 campanhas… foi nossa show.. mais comecei a jogar de novo e comecei a perceber que tem coisas que nem precisa estar no jogo..
EX: QTEs excessivos nossa isso tira muito a graça do jogo… tem portas que não a necessidade de 2 pessoas abrirem..
No restante esta bacana mais ta longe de ser um jogo GOTY e tbm jah não estou empolgado com o jogo esta encostado o Resident Evil 5 dava mais diversão que o 6..
eu sabia a dos QTES,mas o resto eu não sabia!
vai ser bem útil!
Isso só pode ser brincadeira! Do gerenciamento das ervas, eu sabia. Mas o resto, eu zerei sem saber. O que é uma pena. Poderia ter economizado bastante tempo. Que falta faz um manual físico. /=
Felipe Demartini, uma dúvida. As melhorias feitas no modo campanha também ficam gravadas no modo mercenários? por exemplo, se eu deixar no nível 3 a força das armas no modo campanha,e qndo eu for jogar no mercenarios as armas tb estarão no nivel 3?
grato
As skills são separadas.
chapa como fasso para pasar a faze do aviao
não consigo salvar as fases do jogo o que faço amigo?
Olá parabéns pela matéria,muito boa mesmo!, Já vi em alguns detonados que eles conseguem rolar no chão sem usar o dash, como faz isso?