Todo mundo sabe os diversos enroscos, problemas e contradições existentes na cronologia de Resident Evil. A série, passando por diversos roteiristas e com os mais diferentes focos ao longo dos anos, não possui uma unidade de enredo. O resultado disso são informações antigas sendo descartadas em detrimento de revelações de títulos novos ou problemas de clareza que dificultam o entendimento da história.
E o que pode ser considerado o primeiro erro cronológico da franquia aconteceu em 1998, com o lançamento de Resident Evil 2. E começava antes mesmo do disco começar a rodar no interior do console. Em sua primeira edição, para o PlayStation, a aventura de Leon aparecia como o disco 1, indicando que aquele era o começo de tudo. A continuidade da série, porém, mostrou que isso estava longe de ser verdade.
Um erro que mudaria tudo
O game trazia duas possibilidades de história: Claire A – Leon B ou vice-versa. Apesar de parecerem semelhantes em um primeiro momento, os cenários contavam histórias diferentes e traziam destinos variados para os personagens centrais, incluindo a morte de alguns, como Ada, ou o destino de itens importantes como a amostra do G-Vírus.
A sequência correta já perverte a ordem dos discos estabelecida pela Capcom. Para acompanhar a história como ela seria eternizada na cronologia, é preciso começar pelo disco 2, de Claire, e voltar à primeira mídia com o cenário B de Leon. Nessa ordem, Ada finge a própria morte após ser atacada por um T-103 e HUNK recupera a amostra de G-Vírus do colar de Sherry Birkin.
Isso seria fixado como certo pela Capcom um ano depois, em Resident Evil 3. O epílogo de Ada Wong deixa claro que ela havia morrido protegendo o homem que amava e a cicatriz lembraria a espiã para sempre da mulher que ela havia fingido ser durante o incidente de Raccoon City. O problema é que essas informações existem apenas na versão japonesa no game.
Uma omissão ou erro de tradução inexplicáveis suprimiram completamente o trecho no lançamento ocidental do game. Essa é apenas uma das diversas falhas existentes na série, mas, até a chegada de RE3, isso nunca havia acontecido de forma tão séria. Para os fãs, o único indício que poderia solucionar a dúvida estava na posição do ferimento de Ada, exatamente no local onde ela havia atingido o gerador de energia.
Para muitos, porém, a prova era circunstancial demais para ser levada em conta. O resultado disso foram anos e anos de discussões intermináveis entre os fãs sobre qual, exatamente, era a ordem correta dos fatos. Produtos posteriores da franquia viriam para piorar ainda mais as coisas, perpetuando o erro e lançando mais dúvidas sobre a cronologia.
Persistir é burrice
Em 2000, a Capcom perdeu a primeira chance de reparar o seu erro. Em vez disso, a empresa fez exatamente o contrário, citando como real a cronologia invertida de Resident Evil 2 no Wesker’s Report. O documento, que viria para preparar o terreno e explicar a trama até o retorno do vilão em RE CODE: Veronica, acabou levando muitos aficionados pelo caminho errado.
Já falamos sobre isso em outro artigo aqui no Resident Evil SAC, mas nunca é demais reafirmar. No artigo passado, inclusive, mais problemas do relatório de Wesker são citados, incluindo a suspeita de que o roteirista responsável, Hiroki Kato, havia trabalhado no documento enquanto estava embriagado. No que toca a cronologia de Resident Evil 2, porém, o grande erro está na forma como Ada “morreu”.
O Wesker’s Report exibe a imagem da espiã caindo de uma das plataformas no laboratório da Umbrella, exatamente como é mostrado em Leon A. O vilão também fala sobre HUNK recuperando a amostra de G-Vírus lançada pelo policial, algo que também nunca aconteceu na ordem correta dos fatos.
Mais tarde – mesmo depois da Capcom já ter afirmado publicamente a sequência canônica de Resident Evil 2 – a animação RE: Degeneração viria para mostrar Claire Redfield enfrentando William Birkin em sua primeira transformação. Um encontro que, na verdade, foi protagonizado por Leon pouco antes de deixar a delegacia de Raccoon e seguir para os esgotos em busca de meios para escapar da cidade.
A luz que clareou a todos
O sempre desprezado Resident Evil: The Umbrella Chronicles seria usado pela Capcom – intencionalmente ou não – para fixar de vez Claire A – Leon B como o caminho certo. Apesar dos resumos dos games originais serem descartáveis, o game de tiro em primeira pessoa trazia cenários inéditos que acrescentavam fatos e respondiam perguntas.
E lá, logo no início do cenário Death’s Door, estava a resposta que a comunidade esperava há quase dez anos. Sob uma narração, Ada era mostrada nos braços de Leon, exatamente como ela aparece após ser lançada pelo T-103 sobre o gerador do laboratório de pesquisas. É ali que ela finge a própria morte nos braços de seu amado, criando para sempre uma relação ambígua que perdura até os dias de hoje.
Pensando bem, é engraçado pensar que a comunidade precisou de tanto tempo assim para chegar à conclusão de que a ordem certa a seguir realmente era Claire A – Leon B. Ignorava-se, por exemplo, obviedades como a inexistência de motivação para que Ada lançasse a Rocket Launcher para a irmã de Chris ou a impossibilidade de sobrevivência da espiã após uma queda de tamanha altura.
Muita gente prefere encarar a história de Resident Evil 2 como a do primeiro game da série ou, de maneira mais clara, como exibida em RE: The Darkside Chronicles. Leon e Claire seguiram juntos durante a aventura, passando lado a lado pelos momentos centrais da história. Ainda assim, porém, não dá para ignorar certos fatos ocorridos na sequência original, já que são acontecimentos que influenciaram os rumos seguidos pela saga dali em diante.
Acima de tudo, o que a comunidade precisa é de respostas claras. E é bom perceber que a Capcom se preocupou em, pelo menos, voltar atrás e reparar um de seus grandes erros cronológicos. É uma pena, porém, que a empresa parece ter parado por aí quando o assunto é o revisionismo da trama de Resident Evil.
Muito bom o post, Demartini. E afinal, cadê o artigo maluco que você comentou no vídeo da parte 2 do CV ? Outra pergunta: alguem já, realmente, comentou aquele negócio do harlem sahke ?
Esse só sai na metade de março.
Nada de voluntários cosplayers para fazer um harlem shake. A ideia morreu.
Eu me voluntaria se eu morasse em Curitiba.
Acho interessante a ocorrência de diversos eventos diferentes durante o decorrer do jogo, por gerar surpresas e motivar um segundo round, como vários finais. E acredito que seria uma boa ideia utilizar isso nos próximos jogos da série. Mas, como demostrado aqui, isso pode ser desastroso para a cronologia da série se não utilizado com o devido cuidado e se não for definido os reais fatos para a série.
E você Demartini, o que acha?
Felipe outra coisa tambem, na versão Leon A – Claire B a Sherry não precisa da vacina (ou seja não foi infectada) o que quebraria os “poderes” dela no Re6
Isso pertubou demais os fãns, mas na realidade, Ada ama mesmo o Leon? será que algum dia eles realmente se acertam? já ta enchendo né kkkk
Outra prova de que a cronologicamente o correto é Claire A – Leon B está no fato de que no RE6 Sherry tem poderes regenerativos devido o contato com o G-virus no re2.
O que mais quebra minha cabeça é o re1, não sei exatamente quem fez oque dentro do enredo , Jill que quase virou um sandwish ou foi Chris ? quem presenciou a morte do Enrico , quem matou o Tyrant… etc ;/
Tudo bem, mas a questão não persistia mais em RE6, já que, como eu disse, o assunto foi resolvido em RE: The Umbrella Chronicles.
O argumento de vcs é válido, mas não fazia sentido citar ele no artigo simplesmente pq não existe mais nenhuma dúvida de que a sequência é Claire A – Leon B. Isso foi resolvido bem antes de RE6.
otimo artigo. eu nas antigas sempre achava que o certo era leon A claire B.
tanto que NUNCA jogava invertido.
tanto que nao faz muito tempo que joguei de fato a ordem correta.
Tive meu ip bloqueado?
Shady, não consigo acessar o site do meu pc, sabe o por quê?
Não sei. Estou acessando, usando e atualizando ele normalmente.
me lasquei, kkkkkkk
Shady, tira uma dúvida, esses erros de enredo já não eram presentes desde re1? por exemplo, dependendo do personagem escolhido, alguns fatos são deixados de lado, como a traição de barry ou a presença de rebeca na mansão. Então não se pode afirmar que o primeiro erro cronológico se deu em re2.
A escolha de personagem em RE1 não pode ser considerada como erro cronológico, já que a Capcom fixou uma ordem para o game que nem mesmo existe no título.
A traição de Barry sempre existiu, assim como a presença da Rebecca. Não existe nenhuma dúvida nem contradição com relação a isso. E outros elementos, como quem matou a Yawn ou quem viu o Enrico ser morto, por exemplo, tem pouca – senão nenhuma – relevância pra trama que se seguiu depois. São questões de gameplay.
RE2, assim como RE1, apresenta duas opções diferentes de jogo, até contraditórias entre si por causa do gameplay. O problema aconteceu quando a Capcom levou para a frente uma escolha errada de enredo, perpetuando uma dúvida por anos e anos antes de resolver ela de vez.
tindi
Shady, vc acha que o tal “reboot (s) ” pode ser uma chance para a Capcom de refazer não apenas os games em si, como tapar todos os buracos e ter a história do reboot (s) como definitiva?
Mais fácil eles abrirem novos buracos. Por isso sou contra remake de RE2. Só pra atualizar graficamente, não faz o menor sentido e ainda vai zoar o que é ótimo.
Afinal, quando vc jogava com algum personagem em RE1, o outro estava em todo o tempo preso ou estava pela mansão tb?
Agora imagina a Capcom fazendo um eventual RE2 Remake, e mexendo ainda mais na história do jogo… Imagina o que poderia sair…
tomara que seja coop leon e claire, com campanha da ada depois, um deaths door como desperate escape
Não nego a empolgação de ver um remake de RE2 mas gostaria que fosse estilo o Remake de RE1 mas ao mesmo tempo também sinto medo que a capcom cague no jogo já que pra mim RE2 é o melhor da série.
Mto bom o post, meus parabéns, isso mostra um conhecimento grande da série. Mesmo gostando de uma série não podemos ignorar os seus defeitos. No meu ponto de vista a Capcon nunca levou muito a sério a história do RE, isso só mudou a partir do RE:CV, no qual eles sentiram a necessidade de criar uma timeline para a série, mas mesmo assim eles alteram a hist a cada novo jogo. Acho que em um futuro RE7, eles irão inventar alguma história maluca envolvendo o Wesker para explicar melhor os poderes de Jake, assim alterando a hist que já conhecemos para corrigir alguns erros lógicos do re6.
Roteirista embriagado UAEHUAEHUAHEUAE Morri
kkkksempre fiquei discutindo com um amigo meu sobre essas tra,mas de RE2 para saber qual senario tava correto, ate hj ficava me perguntando pois nao tenho wii e nao joguei umbrella cronicles mas jogando re6 deu pra perceber qual cenario estava correto
eu sempre achei que a parte correta era da Claire e depois do Leon pq a Ada cair daquela altura lá é meio ridiculo, ela nao sobreviveria huahauhauhauhauhaa. Eu gostava mais de jogar primeiro com a claire e depois com o leon tbm….msmo pq ele tem as armas melhores que a da claire!
Harlem Shake? Vcs queriam fazer de cosplay? Eu nao sabia D= eu e minhas amigas queria gravar kkkkkk
Eu postei sobre isso há um tempo aqui, buscando cosplayers de Curitiba pra fazer e tal… mas nem rolou =/
Felipe me esclareça uma coisa. Lisa Trevor aparece apenas no Resident evil Remake ou ela também aparece no original?
Não, só no Remake. O original não tem nenhuma citação à família Trevor.
A Ada nessa pintura ta parecendo a Rihanna,kkk.
Ei Demartini, vale lembrar também das inconsistencias de RE com RE 3, das portas bloqueadas com tabuas em RE3, que cronologicamente se passa antes de RE2, porem no titulo anterior onde a passagem na delegacia acontece depois não há mais as tábuas, também o Marvim “morto” em RE 3, aparece ainda vivo e humano em RE2(chato com essa questão não é mesmo?)
Na verdade eu escrevi esse posta mesmo era pra perguntar se não ouve um erinho no trecho “Resident Evil: The Umbrella Chronicles”, não seria > Resident Evil The Darkside Chronicles <, que é o titulo da serie Chronicles que contem os cenários remasterizados de RE 2 com Leon e Claire?
Não. O cenário da Ada que fixa a cronologia de RE2 é o Death’s Door, de Resident Evil: The Umbrella Chronicles.
Sobre as inconsistências de RE3, elas serão abordadas em outro momento.
RE é uma franquia maravilhosa de jogos, mas peca muito no desenvolvimento da história. Concordo que RE2 é onde o roteiro começou a ficar problemático, a começar pelo fato de nenhum dos 7 finais de RE ser escolhido como canônico, o modo como a infecção se desenvolveu em Raccoon mal explicado inicialmente, recebendo vários tapa buracos nos games seguintes, mas no final das contas é sempre o ataque ao Birkin que é considerado o principal vetor, deixando a cronologia dos fatos imprecisa. Enfim RE2 fez minha infância mais mágica e aterrorizante, que prefiro fazer vista grossa. Quanto a luta da Claire com o Mr. X no cenário B, apesar de não ser canônica, ao invés de ser a Ada a jogar a Rocket Laucher não deveria ser encarado como se fosse a Annette ali? Na sombra as duas tem silhuetas parecidas…
verdade,pra min a sombra no claire B sempre foi a sombra da Annete,é mais parecida e fz mais sentido que a Ada
o q mais me intriga é o esquecimento do personagem HUNK que foi completamente descartado historicamente na saga.
Shady você é o cara!
Ia te pedir para fazer a matéria dos lados A e B do Resident Evil 2 mas nem precisei pedir.
Mesmo não sendo oficial, eu sempre considerei Claire A/Leon B a cronologia correta, até pq como o Felipe disse, não faz sentido a Ada ter caído daquela altura e ter sobrevivido.
Tomara que os fãns que estão fazendo um projeto do resident evil 2 remake consegue terminar!!Ei é mesmo publica ai algo deles!
https://www.facebook.com/#!/pages/Resident-Evil-2-Remake/587663797914157?fref=ts
Vc deve ser o centésimo leitor que publica esse link por aqui.
Por causa das suspeitas de fraude e de todo o blablabla envolvido desde o começo do suposto desenvolvimento desse remake, preferi manter o SAC fora disso. Pode ter certeza que, se sair, vai estar aqui. Mas antes disso, não.
Como sempre dizem: Damas em 1º; Claire A e Leon B.
Tem um erro no texto, em RE: Degeneração Claire Redfield não enfrenta William Birkin, um outro personagem usa o G vírus e fica da mesma forma que o William ficou quando usou no RE 2, até por que RE: Degeneração se passa bem depois do terceiro jogo, pois o Leon já é agente do governo.
Claire aparece claramente enfrentando o William Birkin em um flashback do filme 😉
Felipe, não posso dizer que e um Nó mais uma curiosidade minha e a seguinte, o cenario Operation Javier de Resident Evil The Umbrella Chronicles e Resident Evil Dead Aim se passam em 2002, mais a pergunta e a seguinte na cronologia da serie qual evento ocorre primeiro o de Leon em Darkside Chronicles ou o de Bruce em Dead Aim ?
Dead Aim acontece em setembro de 2002, mas a Operação Javier não tem mês informado =/
Obg Felipe, outra pergunta, O Laboratorio de Resident Evil 2, foi contamidado pelo virus isso e claro, mais quando que ocorreu essa infecção que tomou conta do laboratorio foi em Resident Evil 0 quando Rebecca Chambers passa pela entrada do local e ha varios monstros inclusive o Proto Tyrant ou em 20 de Setembro quando Hunk e sua equipe vão ate o local para pegar o G-Virus de William Birkin ? você sabe em quais dessas datas ocorreu a infecção do local ?
É meio nebuloso, mas são dois outbreaks diferentes pelo jeito. Um causado pelo James Marcus, resolvido, e o segundo pelo ataque do USS ao Birkin nos esgotos.
Sim obog ! mas são muitas pontas soltas envolvendo o incidente em Arklay Montains, pra mim e um misterio a localização do elevador do laboradorio de RE2 esta acima do tunel ferroviario do Centro de Treinamento da Umbrella ! saberia me explicar essas localidades ? outro misterio tambem e Enrico Marini ter entrado no laboratorio de RE2 e ter parado nas cavernas da mansão Spencer ! como sera que isso aconteceu ? sera que foi no laboratorio que ele descobriu a traição de Wesker, ? oque você acha ? obg ;D e a proposito acho que isso renderia um texto na pagina hehhe obrigado Felipe !