Capcom vai repensar política de DLCs em disco

O vice-presidente de planejamento da Capcom, Christian Svensson, informou que a empresa está repensando sua política de incluir DLCs pagos no interior dos discos que chegam às lojas. A mudança de estratégia vem em resposta às diversas críticas de fãs a games como Marvel Vs. Capcom 3 e Street Fighter X Tekken, que incluíam personagens extras já nas cópias físicas que chegaram às lojas.

De acordo com o executivo, as mudanças podem acontecer em jogos que ainda não tiveram seu desenvolvimento iniciado. Sendo assim, não é o caso de Resident Evil 6 ou Dragon’s Dogma. Segundo Svensson, a decisão de quantos e quais DLCs cada game terá – e se eles estarão no disco ou não – é tomada no início da produção deles, ou seja, a escolha para os títulos que chegarão ao mercado em um futuro próximo já foi tomada.

No final de semana, o Resident Evil SAC publicou um artigo explorando a necessidade de DLCs e o ódio dos jogadores brasileiros por esse tipo de conteúdo. Clique aqui para conferir.

Fonte: Capcom Unity.
Via REVIL.

Apesar de desagradar a maioria dos usuários, a decisão de incluir DLCs em disco faz sentido, do ponto de vista do desenvolvimento, principalmente para games de luta. Mortal Kombat já provou que esperar que a sincronização de novos personagens seja feita pela internet é sinônimo de fracasso e muitos lags, tanto para quem comprou o lutador quanto para quem não o tem.

Sendo assim, a presença de dados referentes ao protagonista extra em todos os discos facilita, e muito, a jogabilidade pela internet. Por outro lado, isso frustra o jogador que sabe ter aquele conteúdo em seu disco, mas não pode acessá-lo sem pagar por isso. É uma situação difícil, para a qual a Capcom terá que encontrar uma solução que parece impossível.

Fora desse gênero, porém, incluir DLCs nos discos que chegam às lojas é inexplicável e tem como único intuito reduzir o tempo de download quando os extras realmente chegarem às lojas virtuais. Nesse caso, o ideal é retirá-los mesmo e evitar reclamações, mesmo que isso signifique a ocupação de mais espaço nos HDs dos consoles e muitos minutos gastos para baixar os conteúdos. Aparentemente, é isso que os jogadores preferem.


Tags: , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

16 Comentários em "Capcom vai repensar política de DLCs em disco"

  1. The_Mercenary 15/05/2012 at 12:59 -

    Acho que esse negócio de DLC tinha que acabar.
    Sei que não vai acontecer,mas deveria ser coisas como mapas,armas,só isso.
    Não venderem campanhas separadas como a de RE:ORC.

    Para quem gostou de RE4:
    Imagina RE4 no PS3,só ia vim de extra The Mercenaries.Separate Ways e companhia seria DLC.
    Um absurdo,que no caso dos jogos de hoje reduz muito a nota,pois jogos vem com bugs que precisão de patch e fora os DLCs para completar a experiência de um certo jogo qualquer.

  2. José Mac 15/05/2012 at 13:20 -

    Já falei e repito: as pessoas não sabem o que querem. Qd eles não deixarem mais dados nenhum no disco, e as pessoas terem que baixar os conteúdos de forma integral, vão começar a reclamar que os downloads são demorados, que os DLCs estão mt pesados, etc.
    Sei que parece uma baita sacanagem essa história de DLC no disco, mas se o objetivo for encurtar os downloads, sou a favor de continuar assim.

    • polar 15/05/2012 at 14:57 -

      eu acho que DLC prolonga a vida do jogo , e se for bem feita como as DLC do fallout que são extremamente boas valem a pena . agora se for só uma arminha dourada , eu acho isso ridículo , mas cada um tem sua grana e faz o que quiser com ela , sobre estar no disco eu acho isso falta de respeito , eu comprei o disco o item está ali mas tenho que pagar 2 vezes pelo conteúdo .

  3. Skyblack 15/05/2012 at 14:06 -

    DLC TEM QUE SER DOWNLOAD, compra quem quiser já com a consciência que terá que baixar muitos megas para ter isso em seu HD, essa discussão é eterna e tenham certeza que oque for melhor(mais rentável) para a desenvolvedora ela adotará como pratica independente de que lado ela esta sobre essa opinião…

    *Obs acesso as informações do HD é mais rápido que acesso as mídias externas(o BD do jogo) e todos já devem saber.

  4. Alisson 15/05/2012 at 15:08 -

    E a diferença vai ser o quê?
    Com ou sem DLC em disco, esses ,mercenários vão tirar os personagens antes do jogo ser lançado, e assim só deixa mais MB pra gente baixar, principalmente quem tem internet lenta.

    Se for pra avacalhar com o Mercado de DLCs, pelo menos já deixem no disco do que poupar 1GB baixados, ainda dá a vantagem pra hackearem e liberarem os personagens.

  5. tiago josé furtado 15/05/2012 at 15:18 -

    na minha opinião, as produtoras deveriam investir em patches para graficos quando vem com algum bug, e de graça, claro. Quanto aos dlcs, eles devem trazer algo decente, não um conjunto de roupas para se vestir como Elvis. Além de algo mais bacana, como acesso a conteúdos beta. Ai sim!

  6. -Evil Shady- 15/05/2012 at 17:13 -

    O próprio link já diz que é uma arte de fã… “Resident Evil 6 Drawn Wallpaper”

  7. Mr.X 15/05/2012 at 18:32 -

    Desculpa mas eu nem percebi 🙁
    Desculpa mesmo 🙁

  8. carlos henrique 15/05/2012 at 18:54 -

    na verdade ninguem pensa naqueles que nao entra na xbox live e psn porque nao consegue

  9. rescclp 15/05/2012 at 19:54 -

    O primeiro pack do ORC se não me engano tem 900MB, e tipo, isso já não estava no disco?
     
    E quanto a jogos de luta, basta instalar as DLCs no HD, junto com as texturas e dados e deixar no acesso ao disco as informações de áudios.
     
    O que a Capcom tem que fazer é entregar aos consumidores uma experiencia realmente digna, como foi com RE4 e RE5. Estes dois games mais tarde, tiveram DLCs (RE5 Gold Edition) e “extras” (RE4 Wii Edition), mas a experiencia com estes foi tão gratificante que nem ninguém reclamou! =)

  10. ave-glaison 16/05/2012 at 00:36 -

    DLC se justifica quando é criada DEPOIS do jogo ter sido lançado. Quando ela ja é projetada junto, isso é golpe, pois fica evidente que a empresa quer que o consumidor pague duas vezes pelo produto. Ou seja, DLC, no disco, ou por Dowload, desenvolvido junto com o jogo é sacanagem. Estão usando de má fé com o consumidor. Os produtos devem vir completos.

    • -Evil Shady- 16/05/2012 at 11:23 -

      TODO DLC, mesmo que lançado um ano depois do lançamento do jogo, é pelo menos planejado antes mesmo dele chegar às lojas. São pouquíssimas as exceções, como Mass Effect 3 (o novo DLC de história) e, eu acho, Resident Evil 5.

    • rescclp 17/05/2012 at 01:59 -

      Os DLCs de Lost in Nightmares e Desperate Escape já estava planejados antes do lançamento do jogo. (http://www.ps3center.net/news/4211/resident-evil-5-dlc-were-part-of-re5-from-the-start/)
       
      Reparem que há um “pulo” da cena onde Chris e Sheva veem Wesker e Excella indo pro navio e depois, eles já estão no navio. Onde ficou esse percurso? Desperate Escape. Esse na minha opinião, foi gritante, que até comentei no meio da jogatina. Já Lost in Nightmares, acredito eu, foi retirado por um “bom” motivo: Não cabia no disco do xbox 360! E ainda não cabe, tanto que a versão gold do 360 vem com o código para baixar e a do PS3 vem no disco. Ou seja, isso pode ter sido um dos motivos para um novo DLC. O outro e mais óbvio, dar mais vida a um game com quase um ano de lançamento e com um preço melhor para quem ainda não havia comprado e principalmente, arrecadar mais lucro pra empresa.
       
      A galera na rede brasileira parece esquecer que em outros países, onde a maioria só compra jogo original, eles nem sempre tem como comprar-lo no lançamento, ou por outras obrigações financeiras ou porque ainda não adquiriu o console, e nesse relançamento, surge uma boa oportunidade para se adquirir um “novo” jogo, com conteúdo realmente novo. Um monte aqui no Brasil mesmo ainda não possui esses consoles dessa geração e, quando o tiverem, iram comprar a edição completa a um preço que EU considero muito justo! (+/- 60 Dilmas no ML). =)

  11. ave-glaison 17/05/2012 at 17:23 -

    A Capcom continuara fazendo de conta que nós não percebemos suas artimanhas. Não se questiona como vem o DLC, e sim, que os jogos ja são planejados para virem incompletos.

  12. Alisson 21/05/2012 at 19:02 -

    eu acho que a capcom poderia para colocar os dlcs no disco, pois eu adoro essa idéiaque surgiu na 7ª geração, imagina, você compra o jogo, e obtém todo o 100% de proveito dele, então a empresa laça um conteúdo adicional pago, é pago, você só compra se quiser aquele conteúdo, pois convenhamos, quando a gente quer muito uma coisa, a gente faz o máximo de esforço pra conseguir dinheiro pra comprar, e nós que compramos DLC’s sabemos que cada minuto que a gente conta pra acabar o download dá mais vontade de jogar. então se você não vai comprar, se você não vai baixar, simplesmente você vai aproveitar somente o conteúdo que você comprou e para de criticar o que você não comprou e pronto…