O GameWorld 2012 tem grandes motivos para ser lembrado para sempre pelos fãs de Resident Evil. O evento foi o responsável por trazer Reuben Langdon ao Brasil e marcou a primeira vez que alguém envolvido em um game da série esteve em nosso país. E o grande convidado não veio até aqui apenas para dar palestras, pelo contrário. O ator estava lá, no meio do público e atendendo aos fãs com muita atenção.
Reuben Langdon é o responsável pelos movimentos e acrobacias de Chris Redfield em Resident Evil CODE: Veronica e RE5. Porém, o trabalho do ator, que também é dublê e produtor, vai muito além disso. É ele o homem por trás de Ken, de Street Fighter IV, e Dante, de Devil May Cry, apenas para citar dois de seus personagens mais consagrados.
Langdon também é o proprietário da Just Cause Productions, uma empresa que presta serviços de captura de movimentos, dublagem, escaneamento facial e animação para grandes companhias do mundo dos video games. Temos, em solo brasileiro, não apenas alguém que é envolvido diretamente com Resident Evil, mas também uma das figuras mais importantes do mercado mundial de jogos.
Foi com o mesmo carinho com o qual atendia a todos os fãs presentes no evento que Reuben Langdon nos concedeu esta entrevista. Entre autógrafos, fotos com admiradores e gritos de shoryuken, ele falou ao Resident Evil SAC de sua relação com os jogos e filmes da série, sobre a evolução de seu trabalho nos bastidores dos games e das possibilidades de termos games em português brasileiro.
- Resident Evil SAC: Você é fã de Resident Evil?
Reuben Langdon: Sem dúvida. A franquia é muito próxima de mim e eu adoro. A Capcom sempre nos deixa empolgados e ansiosos com os personagens e o desenvolvimento da trama.
- RE SAC: E quanto aos filmes?
RB: Eu os assisti. São divertidos, mas devo dizer, não sou tão fã deles quanto dos games. [Os longas] têm o nome Resident Evil e alguns personagens, mas, na verdade, são algo completamente independente. Se você vê-los dessa maneira, tudo bem. Mas se você tentar compará-los, os jogos são, sem dúvida, superiores na narrativa.
- RE SAC: Como a tecnologia de captura de movimentos e dublagem evoluiu nos três anos que se passaram entre Resident Evil 5 e RE6?
RB: Sem comentários sobre Resident Evil 6! (risos). Estivemos desenvolvendo estas tecnologias em cima das mesmas plataformas de sempre, que foram usadas em jogos recentes como Resident Evil: Operation Raccoon City. Em comparação com RE5 há novos desenvolvimentos em técnicas de compressão, de forma a fazer com que as coisas pareçam melhores mas ocupem menos espaço em disco.
Por enquanto, nada é muito drástico, mas uma grande mudança deve vir com a nova geração de consoles. Por enquanto, o que temos são novas apresentações dos sistemas atuais. Estamos sempre buscando maneiras de fazer as coisas de uma maneira melhor, mas nenhuma atualização é tão profunda.
- RE SAC: Você está envolvido diretamente com o desenvolvimento de grandes franquias, que reúnem milhares de adoradores. Até que ponto a vontade dos fãs hardcore é ouvida antes do mercado de jogos em geral?
RB: Isso é muito interessante. Todos com certeza acompanharam as notícias sobre Mass Effect 3 e como muita gente mostrou seu descontentamento com o final. E agora, por causa dessas opiniões, a BioWare está criando algum tipo de conteúdo adicional para expandir a história. Esse é um exemplo perfeito de fãs indicando o caminho pelo qual um game deve seuir.
Estamos vivendo em um mundo de internet, no qual os fãs têm poder. Alguns críticos do “caso Mass Effect 3” afirmam que esse comportamento é ridículo e que o criador do game deve dar a opinião dele e fazer o que quiser com a franquia. Mas, na verdade, se os fãs também têm algo a dizer, qual o problema em ouvi-los?
As novas tecnologias e redes sociais estão deixando o mundo menor e fazendo com que as pessoas se unam cada vez mais. Então, por que não escutar o que os fãs têm a dizer e encontrar uma maneira de tornar isso real? No futuro, serão eles que criarão os games e os desenvolvedores serão apenas uma ferramenta. Os fãs farão tudo.
- RE SAC: Resident Evil: Operation Raccoon City contou com capa e manual em português. Você, que está envolvido diretamente com os processos de dublagem, acredita que estamos próximos de ter um game da série completamente em nosso idioma?
RB: Trabalho de perto com a Capcom e sei que eles desejam ter mais presença em diversos países e localizar seus jogos para todos eles. Não posso dizer em relação à Resident Evil, mas, como um todo, [a empresa] está trabalhando nesse sentido. Também é possível encontrar esse tipo de coisa na série Street Fighter [SF X Tekken também contou com manual e encarte em português]. Começa assim e, daqui para frente, só melhora.
Fotos: Willian Dobler (Otaku Company)
Parabens Shady muito boa a sua entrevista 😀
ele tá véio! O.o
Além de ser gente boa, esse cara mostrou que tem uma boa visão sobre a indústria dos games, prinicipalmente em relação à saga Resident Evil e seu enredo. Parabéns ao Langdon e ao Shady pela entrevista.
o sac cresce cada vez mais riariaria uma entrevista com um ícone do mundo dos games é muito bom sem falar q o cara tem muito conhecimento ótima entrevista shady 🙂
Parabéns pela entrevista Shady!
Paola, vc tem facebook? Eu tenho algumas ideias do sac pra vc participar, ta eu e o jose mac
Ideias do SAC? Oi?
Ele se expressou mal, shady, é que a gente ta com uma ideia de promover o site, nada + do que isso. Foi uma ideia bem legal que ele teve e que eu gostei. Mas vou deixar ele falar, ja que a iniciativa é dele. Nada d+, nao se preocupe. Abraços!
Otima entrevista Shady, parabens. 😀
Muito boa a entrevista, Parabéns!
Parabéns pelo bom trabalho… 😀
Como coloca foto?
alguem me ajude por favor!
Só fazer um cadastro no site GRAVATAR e upar a foto!
É isso ai Shady muito boa matéria, Parabéns!
a primeira vez que vi esse cara foi nos extras do devil may cry 3
Reuben tá certíssimo !
os fãs que tem o poder .
adorei a entrevista , parabéns Shady 😀
vish o Shady + Dante = AWESOME
digo, Shady + Rueben hehe
sem duvida, otima entrevista…
parabéns, muito bom! se eu estivesse la mesmo sabendo que ele não iria responder, perguntaria se a jill esta no RE6, só pra ver a cara dele!
Obrigado pela informação da foto 08cris8!Valeu
Faz muita falta no Brasil termos um setor mais amplo da imprensa que cobre o mundo dos games.
Ótimas perguntas que o SAC fez!
Parabéns -EvilShady- ótima entrevista. 😉
todo mundo coloca foto no GravatA e apareçe aqui, eu coloco e nao aparece… to fazendo algo de errado
Comigo tá acontecendo a mesma coisa ñ sei o q é!
Vcs tem que se cadastrar lá com o mesmo email que usam para comentar aqui, e permanecer logado lá o tempo todo.
Vou tentar!Valeu,Shady!
Parabéns mto boa a matéria!!
Desculpa Shady, mas olhando a entrevista da KOTAKU BR, comparando com a sua.. a deles é mais rica em conteudo e com perguntas melhores formuladas.
Parabens a você que saiu do SUL, direto pra SP, para curtir o evento, mas, perdeu seu tempo ao fazer a entrevista.
Não adianta nada ser exclusivo, sem ter conteudo…
talvez da próxima vez. os fãs do blog vão curtir, ja que são fãs.
falow.
“Ferreira Jose”
A entrevista que o SAC fez foi em relação a resident evil. la no KOTAKU BR fala muito mais de Street fight e aqui estamos entereçados em Resident evil nao em Street Fight. Sua critica construtiva, pra min foi muita falta de informação da parte de ti.
Shady a entrevista ta otima Continue assim. 😀
Concerteza otima entrevista do Evilshady
Obrigado pela crítica, mas te garanto que as perguntas que foram feitas ao Reuben aqui não foram feitas por nenhum outro veículo. O SAC é um site sobre Resident Evil, eu não tinha mto motivo para fazer uma entrevista mega abrangente e falando de Street Fighter e Devil May Cry.
E pelos comentários aqui, acho que você está falando só por vc qdo diz que os fãs do blog não curtiram.
Foi a msm coisa que eu dice nada perguntar sobre outros jogos.
Muito boa a entrevista, você está de parabéns Evil Shady.
Ótima entrevista Shady, abordando perguntas sobre Resident Evil que nenhum outro site abordou, sem falar no pouco tempo que você teve para falar com o Reuben, parabéns pelo trabalho e mais uma vez foi um prazer te conhecer pessoalmente 🙂
Boa entrevista
Cara eu curti as perguntas que tu fez ao rapaz, foram inteligentes e direcionadas ao que queremos saber aqui, Resident Evil.
E tu também questionou algumas coisas que outros reporteres não perguntaram.
Parabens.
Ótima entrevista Shady!!!