Em um painel sobre Resident Evil: Revelations, realizado na tarde de hoje na Game Developers Conference 2012, o produtor do game, Masachika Kawata, afirmou que os avanços nos consoles portáteis deixaram a Capcom confiante para criar o game. Segundo ele, antes do Nintendo 3DS, a empresa preferia criar spin-offs ou ports por não confiar no potencial das plataformas.
Segundo Kawata, tudo mudou com a chegada do Nintendo 3DS, que permitiu à desenvolvedora criar um título no mesmo nível dos consoles. Além disso, o portátil se encaixou perfeitamente com novas políticas da empresa, que têm como objetivo levar a franquia ao maior número de públicos possíveis, com títulos de diferentes estilos.
Desenvolvimento de risco
Segundo Kawata, mesmo confiante, a Capcom nunca deixou de acreditar que estava fazendo uma aposta arriscada. A criação de games para o Nintendo 3DS, então, motivou uma mudança gerencial completa na companhia, com um conceito chamado Nimousaku, uma técnica japonesa que permite plantações de produtos diferentes em um mesmo campo.
O desenvolvimento para o portátil começou com a criação de um motor gráfico específico para consoles portáteis: a MT Framework Portable. A seguir, a equipe de desenvolvimento da engine foi dividida ao meio para criar dois games bem diferentes, mas que utilizariam a mesma tecnologia. Estes jogos foram Resident Evil: Revelations e The Mercenaries 3D.
Assim, a Capcom pôde atingir dois tipos de públicos bem diferenciados e dividir os riscos pela metade, lançando dois games no mercado em tempo recorde. Para diminuir os custos, desenvolvedores ou empresas externas também foram contratadas para lidar com aspectos específicos das produções, enquanto a criação dos elementos principais dos títulos ficaram à cargo de Kawata e sua equipe.
Durante a GDC 2012, o produtor comemorou o sucesso da empreitada e refutou as afirmações de Keiji Inafune, que, mais uma vez, afirmou que a indústria japonesa de jogos está acabada. Segundo Kawata, os japoneses se orgulham de criar títulos de qualidade e, principalmente, de produzir títulos muito grandes em pouco tempo, sem gastar muito e com poucas pessoas envolvidas.
A Game Developers Conference 2012 termina amanhã. A feira voltada para o desenvolvimento de jogos está acontecendo em São Francisco, nos Estados Unidos.
Yay! Isso é muito bom. Quantos mais jogos melhor hahaha!
Realmente consoles como o 3DS e o recém-chegado VITA estão num patamar que certamente vai chamar mais a atençãos dos produtores não apenas de RE, mas de vários outros gêneros de games!
E verdade com o sucesso de Resident Evil Revelations vai chamar a atençãos de outros produtores de Games. 😀
Em breve veremos mesmos outras franquias de renome começarem a lançar suas versões caprichadas para esses “pequenos grandes consoles”!
Sobre Revelations, tenho uma pergunta…
Não é possível escolher o capitulo do jogo no modo principal depois que termina ?!?! Tipo… eu quero ver novamente tal cutscene ou CG… tipo assim não dá ?!?! Eu teria que jogar desde o começo ?!?
Eu tenho o jogo aqui mas ainda não to acreditando nisso, qual é o e-mail da Capcom pra mim reclamar ?!?! Eu quero um DLC pra corrigir isso !!!! kkkkkk (triste isso)
É, tipo os jogos antigos… não dá pra selecionar os capítulos.
Entendi… mas nos jogos antigos podíamos
criar slots na máquina de escrever,
mas neste.. pfff… “Auto Saves”… ='(
Enfim, obrigado ! Mas não conformo, rsrs
Certamente os erros serão evitados e oque foi bom serão relevados, essa regra não é desconhecida afinal faz parte da evolução!!! Uma coisa que falta para prender por mais tempo os jogadores é algo como modos que tire a tensão do jogo dps de liberar os feitos da campanha ou online, já imaginaram um mini game onde tens que pegar um carro em uma fuga e atropelar o máximo de zumbi que conseguir??? Ou um modo co-op onde os jogadores tem que destruir ondas de zumbis e a cada onda aumenta a quantidade???? Isso seria a cara dos portáteis.