Inafune fala sobre os bastidores da produção dos primeiros Resident Evil

Inafune fala dos bastidores da produção dos primeiros Resident Evil

Em um painel durante a Game Developers Conference 2012, Keiji Inafune falou um pouco sobre os bastidores do desenvolvimento dos dois primeiros Resident Evil. O produtor de RE2, que hoje não trabalha mais na Capcom, afirmou que a produção do primeiro título da série foi marcada por um sério problema: a empresa não acreditava no potencial do game.

Inafune conta que, enquanto trabalhava em outros projetos – frutos de sua influência pela criação de Mega Man – via Shinji Mikami brigando com executivos da Capcom que queriam arquivar o primeiro Resident Evil. O criador conseguiu fazer com que seu game fosse lançado e transformado em sucesso.

Com o sinal verde para Resident Evil 2, Inafune assumiu como o responsável por divulgar o game à imprensa e ao público de todo o mundo. A tarefa, porém, não se mostrou nada difícil pois todos os olhos da mídia especializada estavam voltados para a sequência. De acordo com o designer, não era preciso nem mesmo marcar coletivas com os jornalistas, já que eles mesmos enviavam os pedidos para entrevista.

No final de 2010, Keiji Inafune anunciou que estaria deixando a Capcom. Para ele, o trabalho na empresa o fez como ele é hoje, mas ele sentia que precisava de mais desafios e queria seguir pelo caminho mais difícil no desenvolvimento de jogos. Ele fundou duas empresas – a Comcept e a Intercept – e hoje trabalha ao lado de cerca de 20 outros designers.

Em seu painel, Inafune também comentou sobre a falta de criatividade dos games produzidos no Japão. Segundo ele, os criadores de jogos do país se apoiam demais em franquias já estabelecidas e se esquecem de inovar, criando sempre os mesmos tipos de títulos.

Com informações e imagens dos sites Joystiq e EDGE.


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Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

16 Comentários em "Inafune fala sobre os bastidores da produção dos primeiros Resident Evil"

  1. Steven L. Andrade 08/03/2012 at 13:40 -

    RE2 é meu jogo preferido da série até hoje, e seus protagonistas (Leon e Claire), são meus personagens preferidos. Obrigado Shinji Mikami, por ter brigado com os executivos hahaha! 😀

    • José Mac 08/03/2012 at 19:49 -

      Faço minhas as suas palavras!!!

  2. The_Mercenary 08/03/2012 at 14:14 -

    Para nós vermos que se não fossem aquelas brigas do Shinji Mikami ter brigado,hoje nem existiria Resident Evil.

  3. jtj005 08/03/2012 at 14:22 -

    Eita Capcom…

  4. Dalmacio Júnior 08/03/2012 at 14:38 -

    Conzerteza se não fosse as brigas de Shinji Mikami hoje nem existiria Resident Evil. 🙂 Gosto de todos os Residents Evil mas os que mais marcaram foram o RE: 2, 3, Code: Veronica. 😀

    • José Mac 08/03/2012 at 19:51 -

      Tb faço minhas as suas palavras, rs. Foram as melhores histórias e clima de terror ate hj!!!

  5. Skyblack 08/03/2012 at 16:33 -

    Comecei jogando RE 2, mudou minha forma de vida, terminava o cenário de Leon em 1h23 e para mim a trama ainda sobrepuja todas as sucessoras.

    Acredito que a trama de RE 6 será a que mereça um olhar mais atento pois até o momento tudo que foi apresentado esta perfeito.

    • rescclp 08/03/2012 at 17:27 -

      Opa, eu cheguei a fazer 1:19 no Leon A no PS1. e no gamecube eu fiz 1:08 se não me engano. Tenho que procurar as fotos, pois sempre batia… época boa que não existia câmeras digitais… XD

    • rescclp 09/03/2012 at 00:05 -

      Achei uma foto a muito perdida! Junho de 2005 no PS1, que mandei pra revista SDP! http://pic.twitter.com/zXUmS82R

  6. rescclp 08/03/2012 at 17:25 -

    Caramba, para mim isso prova que tinha gente muito grande na Capcom que não gostava do Mikami. E o golpe final foi após RE4, o maior sucesso da Capcom até hoje, onde Mikami perdeu a “cabeça” com a perda da exclusividade… =(

  7. José Mac 08/03/2012 at 19:55 -

    Esse cara foi um dos grandes responsáveis por levar RE ao patamar que tem hj em dia!!! Hj em dia eu tb to afim de “sair na mão” com uns executivos da Capcom, kkkkk…

  8. devil.dante@hotmail.com 08/03/2012 at 20:07 -

    nafune deixou a Capcom no fim de 2010, depois de meses criticando duramente o mercado de games do Japão. Em visita à Tokyo Game Show 2009, por exemplo, ele disse que a indústria local estava morta. Em uma entrevista de despedida ao site japonês 4Gamer, ele disse que os desenvolvedores locais estão presos em uma zona de conforto, comparando sua condição à dos trabalhadores assalariados de escritório. Essa estagnação, disse, fez com que o país ficasse pelo menos cinco anos atrasado com relação ao resto do mundo em termos de criatividade.

  9. Fernando Gonçalves 08/03/2012 at 20:08 -

    Se o Mikami não tivesse brigado, com certeza eu não estaria mais jogando videogame!

    • -Evil Shady- 08/03/2012 at 20:28 -

      Amigo, se vc ler a notícia até o fim, vai ver as fontes indicadas no final dela. Todas as nossas notícias as tem, vc está reclamando no site errado.

    • Steven L. Andrade 08/03/2012 at 22:04 -

      “Atenção, vamos começar a prestar mais atenção no que esta escrito” Hahaha! Tem cada um.