Na manhã de ontem, a Capcom disponibilizou, unicamente na loja online japonesa do Nintendo 3DS, uma nova demo de Resident Evil: Revelations. A versão é a mesma jogada pelos visitantes da Tokyo Game Show 2011 e traz um curto trecho do game passado em uma área luxuosa do cruzeiro Queen Zenobia.
A primeira diferença entre esta e a versão experimentada por quem passou pela feira japonesa, porém, é a quantidade de opções. Por ser exclusividade do Japão, a demo está disponível com dublagem originalmente no idioma nipônico, apesar de contar também com as vozes em inglês. A novidade fica por conta de legendas em francês, alemão, espanhol ou italiano e da seleção de cor para a mira laser das armas utilizadas por Jill.
Ao contrário da versão vista na Tokyo Game Show – e também da demo que acompanhou Resident Evil: The Mercenaries 3D – desta vez o jogador precisa vasculhar o cenário em busca de munição. É aqui também que surge o que provavelmente é um dos principais intuitos desta edição de testes: exibir ao público em geral como funciona o Genesis Scanner, equipamento que é uma das grandes novidades do título que está prestes a chegar às lojas.
O item, que lembra muito um equipamento visto na série Metroid, é um dos principais responsáveis por incluir um elemento de exploração a Revelations. Nesta demo especificamente, após ser coletado, incentiva o jogador a investigar cada canto do cenário em busca de itens ou outros segredos escondidos. Isso é um dos principais responsáveis pela progressão lenta e gradual do título.
O velho terror, mas diferente
Se a primeira versão demo de Resident Evil: Revelations tem o intuito de exibir aos jogadores como o game funcionará no console, esta edição vem para provar aos descrentes que a franquia voltou a ter o terror em primeiro lugar. No novo game, porém, isso aparece de forma um pouco diferente da que é vista nos games clássicos da série.
Aqui, além da sensação de não saber o que está a cada canto do cenário e da escassez de munição, o terror vem da opressão. Mais do que nunca, o usuário é colocado frente a ameaças desconhecidas – já que os monstros Ooze aparecem em diversas formas diferentes, umas mais violentas do que outras e sempre surpreendendo o jogador – que literalmente surgem de todos os lados e atacam com uma ferocidade nunca vista em um inimigo comum da franquia. Pior ainda, eles não largam munição ao morrerem, deixando o jogador cada vez mais acuado e aflito.
O que fica é uma impressão de se estar o tempo todo ameaçado. Afinal de contas, por mais que o personagem esteja com bastante munição e portando uma arma potente, pode acabar encontrando um inimigo extremamente forte e invulnerável às suas ações. A sensação de estar passando por um local aparentemente conhecido, já que a mansão é um tema comum na série, apenas amplia essa sensação e transforma Resident Evil: Revelations em uma surpresa constante.
Um dos jogos mais impressionantes dos portáteis
A experiência com Resident Evil: Revelations é imersiva e bonita o bastante para modificar os paradigmas que caracterizam um console portátil. Se hoje os video games de mão são reconhecidos por oferecerem diversão simples, rápida e objetiva, o título da Capcom vai na direção contrária e apresenta uma aventura profunda e extremamente interessante.
Mesmo com uma demo extremamente curta, que pode ser terminada em cerca de dez minutos e provavelmente reflete a duração média de todos os outros cenários do título, é possível perceber que Revelations é um dos jogos mais envolventes que já chegaram a um portátil. O cuidado com os detalhes e a incrível imersão proporcionada pelos efeitos tridimensionais são os principais responsáveis por isso, e tornam o título digno de fazer parte da franquia principal.
Os gráficos também são realmente impressionantes e apresentam uma melhora considerável em relação ao que foi visto na demo anterior. Esqueça os serrilhados e imagens lavadas vistos em imagens de divulgação, que aparecem em uma resolução maior do que a nativa do título. Na tela do Nintendo 3DS, Revelations brilha como poucos jogos já vistos em um dispositivo móvel, principalmente nas cenas de corte.
Pequenas novidades
Apesar de ter como grande premissa o retorno de velhas práticas, Resident Evil: Revelations também apresenta algumas novidades. Nesta versão demo é possível ter uma amostra do novo sistema de esquivas que, se bem utilizado, permite que Jill escape ilesa até mesmo dos ataques dos inimigos mais poderosos.
A possibilidade de andar e atirar ao mesmo tempo, inaugurada em Resident Evil: The Mercenaries 3D, também está de volta. Infelizmente, ela mantém os mesmos problemas encontrados no game anterior: o usuário somente pode andar ou mirar, e não as duas coisas ao mesmo tempo. Tal falha, porém, deve ser corrigida com a utilização do Circle Pad Pro, analógico adicional para o Nintendo 3DS que chegará às lojas junto com o jogo.
Há, ainda, a possibilidade de utilizar outros equipamentos como arma secundária. Nesta versão demo, a tradicional faca pode ser substituída por granadas encontradas pelo cenário. Aos moldes de grandes jogos de tiro, tal função deixa o jogador menos vulnerável à ação de inimigos mais poderosos que podem surpreende-lo a qualquer momento.
Vídeo
Resident Evil: Revelations chega ao mercado americano em 7 de fevereiro de 2012.
Muito boa matéria!
Estou bastante ansioso pela chegada deste game…
Uau. Eu não esperava isso de Revelations. Tipo, isso tudo!
Pela análise, parece que vai mesmo voltar aos clássicos. Me pergunto se o jogo vai ter puzzles, como nos anteriores, mas puzzles dignos (não aqueles de RE4, plz).
E uma coisa que você Shady está coberto de razão é que os jogos portáteis realmente são facílimos, e se Revelations não for assim isso será ótimo.
Ficar sem munição em todo Resident Evil é tenso.
deve ser um game EXTREMAMENTE ASUSTADOR
Nenhum proprietariao de DS tem o direito de reclamar deste game, a capcom deu a atenção que nenhum outro desenvolvedor de games fez pelo portátil… Estou ansioso para conhecer a historia e as características do T-Abyss.
Ficou muito legal a matéria, valew Shady
Uma coisa que não foi mencionada é que ha ainda o modo HELL (dificil) em que os monstros ficam mais fortes e violentos.
@skyblack, esse é que é o problema, Revelations tem todo um perfil de console de mesa, meu medo, é que o jogo seja nivelado pelo perfil de quem joga portátil, que não necessariamente é o mesmo dos consoles de mesa..
o que quero dizer é que o jogo pode ser espetacular, mas só pra quem tem 3DS, e convenhamos, nem todo mundo quer comprar um console só por conta de um jogo. (embora eu o tenha feito só por conta de RE Revelations).
Espero que seja um sucesso de vendas como ous oturos da série…
Cara 70% dos donos de portatil joga no banheiro.
Imagina vc la de boa no trono ai leva uns putas sustos e se “caga todo” kkk hilário =)
Mas o bom (pro 3ds) desse jogo é que ele mostra a real capacidade do aparelho e da um puxão de orelhas nas outras produtoras.
Tem razão Emerson, talvez um port(não sei se é possível) para consoles de mesa faça mais sucesso que a versão para 3DS.
muito bom, vou comprar o 3ds por causa desse jogo.
mas a esquiva não é novidade
ela existe em RE3
Ai so tem os Regenerator e o Iron Maiden
Ou tem algum zumbi
Não tem nenhum dos três. Apesar de se parecerem com Regenerators, esses monstros são novos para a série.
Agora ninguém vai poder reclamar que falta terror. Susto pelo visto é o que não vai faltar…
bom… antes de sabe que iria lansae o RE reveletions eu ja tinha o 3ds e ja tenho um jogo mas acho que n posso fala o nome por direitos altorais…
mas so sei que vo compra o re reveletions
Estou louco pra jogar esta demo quando chegar em casa, mas há algo que preciso dizer em relação a atirar e andar ao mesmo tempo.
Como já baixei a demo pude entrar nas opções e ver que o TIPO C do controle permite andar e atirar ao mesmo tempo. Para andar deve-se utilizar o analógico e para mirar deve utilizar os botões A, X, Y e B, como se fosse um novo direcional, o L serve para levantar a arma e o R para atirar. Não é uma solução tão boa quanto parece ser a do segundo analógico, mas já dá para ser melhor que em Resident Evil Mercenaries 3D. É isso.
Que venha Revelations!!!! hehehehehe
mas shady, tu chegou a jogar a demo no teu 3DS? pq falar a demo pelos videos nao dá certo nao..
te perguntei no twitter, pq ela só saiu essa semana, nos EUA.. e queria saber se tua previa mudaria em alguma coisa.
abraço