Dino Stalker: o terceiro Survivor

Dino Stalker: o terceiro Survivor

Ao contrário do que muitos podem pensar, a marca Survivor não é exatamente uma subsérie de Resident Evil. Criado em 2000, o subtítulo, na verdade, foi criado pela Capcom como uma maneira de explorar suas franquias de maneira um pouco diferente, em primeira pessoa. Na teoria, qualquer título de ação da empresa acabaria transformado desta forma mais cedo ou mais tarde. Na prática, porém, a ideia não deu assim tão certo.

Resident Evil: Survivor chegou às lojas para PlayStation e PC, mas não surpreendeu em vendas, acumulando menos de 500 mil unidades comercializadas em todo o mundo. No ano seguinte, ainda acreditando na franquia, a Capcom a levou para os arcades com Resident Evil: Survivor 2, que mais tarde chegou também ao PS2. Os resultados financeiros, porém, também não foram satisfatórios.

O quarto Survivor chegou em 2003, mas sem carregar este subtítulo em seu lançamento ocidental, uma indicação de que as coisas já não iam muito bem. Resident Evil: Dead Aim, porém, pode ser considerado o game mais completo de toda a subsérie, por apresentar bons gráficos e uma história elaborada, conectada indiretamente aos incidentes na mansão de Spencer.

Você provavelmente percebeu um erro na sequência de fatos citados na introdução acima. Afinal de contas, pulamos do segundo título da série para o quarto. A contagem não está errada, e o terceiro game da série não está relacionado à série Resident Evil, e sim a Dino Crisis, franquia também criada por Shinji Mikami e que aproveita muitos aspectos dos títulos com zumbis.

A verdadeira sequência

Gun Survivor 3: Dino Crisis, ou Dino Stalker, como chegou ao Ocidente, foi lançado em 2002 exclusivamente para o PlayStation 2. Apesar de ser um título desconhecido do público geral, ele é uma sequência mais direta do segundo game da série de dinossauros do que o terceiro, que levou as criaturas para o futuro e chegou exclusivamente ao Xbox.

No título, que também dá suporte a pistolas GunCom, acompanhamos a história do Tenente Mike Wired, transportado diretamente de uma batalha durante a Segunda Guerra Mundial para o futuro distante. Lá, ele se vê obrigado a enfrentar uma horda de dinossauros pela própria sobrevivência.

Dino Stalker: o terceiro Survivor

Durante o combate, ele recebe a ajuda de Paula, que deve ser conhecida daqueles que jogaram Dino Crisis 2. A garota, que auxiliou Regina durante os eventos do segundo game da série, se tornou uma pesquisadora temporal e é ninguém menos do que filha de Dylan Morton, também protagonista da sequência.

Em suas pesquisas para evitar o apocalipse causado pelo mau uso da Terceira Energia — uma nova forma de eletricidade transformada em portal temporal —, Paula acaba trazendo o soldado para o futuro e o coloca frente a frente com Trinity, uma nova espécie de dinossauro capaz de comandar outros animais.

Apesar de raso em termos de história e conter problemas de jogabilidade, o título é interessante principalmente para aqueles que sentem falta do velho Dino Crisis. O game conta com média 50 no Metacritic e vendeu cerca de 120 mil unidades em todo o mundo.


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Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

9 Comentários em "Dino Stalker: o terceiro Survivor"

  1. Alexandre 30/12/2011 at 17:11 -

    Muito boa a matéria, ja sabia, mas bom pra quem não sabe, rs.

    Nunca joguei Dino Stalker, vi o video e gostei, vou jogar. AEE

  2. Henrique 30/12/2011 at 19:17 -

    Cara eu nem sabia q tnha essa jogo,vi esse trailer agora e gostei bastante to baixando pra joga-lo… 🙂

  3. Skyblack 31/12/2011 at 11:07 -

    Não tinha a informação que se tratava da sequencia de Dino Crisis 2, e realmente é a Paula “muda” da historia.

    Muito boa a matéria, por estas e outras que acompanho o SAC.

    Feliz ano novo a todos… =D

  4. José Mac 31/12/2011 at 14:02 -

    Agora imaginem um bom remake de Dino Crisis pra sétima geração. seria um grande show e uma ótima franquia renasceria!!!

  5. rescclp 01/01/2012 at 22:21 -

    Uma coisa interessante é que, a artwork apresentada no topo da página lembra e muito os desenhos feitos pela equipe da SNK Playmore. Pode ter sido feita na época que a capcom desenvolvia o SNK Vs Capcom?

    • Juliana 02/01/2012 at 01:10 -

      é o msm cara q ilustrava os jogos da SNK, Shinkiro e ele agora trabalha pra Capcom

  6. @effeliciano 26/12/2012 at 17:15 -

    joguei mto esse ai, curtia demais!

  7. eron 26/12/2012 at 18:26 -

    eu tenho o jogo para o ps2, e apesar de eu gostar de dino crisis, este jogo não me agrada, eu ate tentei gostar deste game, mas ele apresenta sérios problemas de jogabilidade. Alem disso é muito fácil se perder no jogo, sem fazer a menor idea de qual é seu objetivo.
    Outro problema é a falta de “checkpoint” pois se vc morre em uma parte distante do jogo, vc volta desde o começo, tendo que enfrentar novamente inimigos já derrotados.

  8. eron 26/12/2012 at 18:55 -

    eu gostava tanto de Dino crisis quanto eu gosto de Resident evil, mas é uma pena que a capcom tenha deixado de lado este game, que tinha tudo pra ser mais um grande sucesso.
    E apesar de o 1º e 2º game da serie (dino crisis) serem bons, a sequencia lançada para o Xbox e este citado na matéria deixaram muito a desejar.
    Eu gostaria de ver outro Dino crisis ser lançado para os novos consoles, isto é se desta vez fizessem um jogo de qualidade.
    Da ultima vez que eu pesquisei sobre Dino crisis,a capcom havia falado que nao abandonou a franquia, mas que tambem nao havia nem uma ideia para que pudessem produzir uma nova sequencia. Shady vc tem alguma novidade quanto a intenção da capcom a voltar a investir na serie?