Na opinião de Tsukasa Takenaka, co-produtor de Resident Evil: Revelations, o horror não foi abandonado completamente no quarto e quinto capítulos da franquia. De acordo com ele, os jogadores não entenderam bem que, com os dois jogos, a Capcom estava tentando alcançar formas diferentes de terror.
“Resident Evil 4 não é sobre zumbis, mas sim sobre os Ganados falando palavras humanas e te perseguindo com armas. Era um horror diferente”, explicou ele, em entrevista ao site Eurogamer. “[Já] Resident Evil 5 tinha a ver com a luz e a escuridão, o contraste dos ambientes e as novas e surpreendentes experiências que podíamos finalmente criar com o novo hardware. [Os dois] eram novos tipos de terror.”
Sobre o assunto, Takenaka afirmou que a Capcom leva a opinião dos fãs muito a sério e está constantemente em busca de informações por meio de redes sociais e fóruns de discussão. Ele completa afirmando que, com certeza, os aficionados por Resident Evil ficarão satisfeitos com a direção de Revelations.
Via VG247.
Pessoalmente, entendo a posição de Takenaka. Porém, as sensações causadas por Resident Evil 4 e 5 não poderiam ser chamadas de terror, e recaem mais para o lado do pânico ou tensão extrema. Nunca havia ficado tão apreensivo jogando um game da franquia quanto em Resident Evil 5, e mesmo os títulos antigos não foram capazes de causar esse tipo de sensação.
Esse tipo de retratação, porém, soa estranha. A Capcom vem falando para quem quiser ouvir que Resident Evil: Revelations será completamente focado no terror e será um retorno às raízes da franquia. Então, de repente, o produtor do título dá uma entrevista afirmando que as pessoas não entenderam a mensagem dos jogos recentes e mais focados na ação. Isso não me cheira bem…
eu acho que esta bom assim. mais um poko de açao!.
Resident Evil é uma franquia de sobrevivência, e isso não gira unicamente em torno de zumbis e dos locais sombrios. Quando novos elementos foram apresentados, a moçada começou a torcer o nariz. Apesar de pecarem no terror (a idéia original), não acho que Re4 e 5 abandonaram o conceito da série. Muito pelo contrário, são games muito bons que enriqueceram ainda mais o universo RE. O problema são alguns posers que, para serem considerados “fãs das antigas”, criticam os últimos games só por causa da saída do Mikami, mas mesmo assim não deixam de jogar Re4/5.
Excelente comentário! (y)
“Isso não me cheira bem…”
vc ta achando que REvelations vai ser ação? tomara que não
Eu gostei dos jogos. Como na opinião do sac, fiquei muito tenso e cheguei a dar pulos de sustos, enquanto jogava em ambos os jogos!
Não acredito que a ação desenfrada descaracterizou a franquia. A diferença está na maneira de como é apresentada a tensão e o “medo”.
Em relação a Revelations, com certeza vai ter doses de ação, porém a minha curiosidade fica em torno de como a Capcom trabalhou os sentimentos a serem passados ao jogador, em como vamos ser apresentados à esta “nova” atmosfera.
valeu a intenção capcom mas não me lembro de ficar com medo nem em RE4 nem e RE5…qr dizer…no 4 fiquei com medo na parte dos regenerator e nos Iron maiden…agora no RE5 só fiquei com medo de nunca mais jogar um RE como os primeiros…
O Horror não, o suspense com certeza.
concordo com o atila. após resident evil 3 eu não tenho mais interesse na série, espero que eles voltem com o estilo dos primeiros porque pra mim foram os melhores jogos já lançados sem contar a história do jogo que é foda
Abandonou o horror sim no RE4 até da para levar alguns sustos principalmente com os ganados da serra elétrica e os regenerators, mas em RE5 meus deus não tem nenhuma parte que te deixa enso ou com um pouco de medo de entrar em portas e coisas do tipo.
pra mim so prestou o 4 e 5 pq aquela camera do 1.3 e muito ruim mas sao bons jogos. eu tambem comecei do 4 n sei pq essa discuçao sao bons jogos focados na historia bons graficos e jogabilidade so reclama quem n joga
por favor me fale um jogo estilo survivor horror antigo para ps3 menos res 4 ou 5 left for dead eh bom???