They Are in Kijuju: a campanha viral de Resident Evil 5

They Are in Kijuju: a campanha viral de Resident Evil 5

Em agosto deste ano, a Capcom iniciou mais uma massiva campanha online, para divulgar Resident Evil: Operation Raccoon City. Envolvendo os fãs em uma pesquisa por evidências na tentativa de revelar a verdade sobre a Umbrella Corporation, a desenvolvedora criou um intrincado jogo que mistura video game e realidade. Mas esta não foi a primeira vez que a empresa decidiu engajar os fanáticos pela franquia por meio da internet.

Em dezembro de 2008, a companhia inicou uma campanha viral para divulgar o lançamento de Resident Evil 5, que aconteceria cerca de quatro meses depois. Apesar de mais simples que a realizada agora para RE: Operation Raccoon City, a divulgação do quinto game da série também contou com diversas fases, uma série de sites e vídeos, que foram o principal destaque de cada etapa.

They are in Kijuju

They Are in Kijuju: a campanha viral de Resident Evil 5A campanha viral de Resident Evil 5 foi iniciada em 8 de dezembro de 2008, quando um subdomínio do site oficial da série entrou no ar com um teor bastante enigmático. Na página, o jogador podia observar uma série de rabiscos que se tornariam o tema de toda a divulgação via internet. A frase “They are in Kijuju”, em português, “eles estão em Kijuu”, poderia ser observada em meio a uma série de outras pistas do que estava por vir.

Como se apenas isso já não fosse o suficiente para empolgar os ansiosos pelo quinto game da série, a página também continha uma série de misteriosas frases indicavam que muito mais estava por vir. Dizeres como “Progenitor Vírus”, “Raccoon City não foi o fim”, “Wesker é um mentiroso!” e “Sheva sabia” poderiam ser vistos em meio às frases, assim como referências a aspectos da trama que nem haviam sido divulgados, como o vírus Uroboros ou a vacina pg67A/W.

Em meio a tudo isso, grandes números eram destacados e indicavam cada uma das fases do viral. Aqui, a ideia era descobrir uma senha simples, sempre relacionada a algum aspecto da divulgação que seria feira naquele momento, para habilitar uma nova área.Ao todo, a campanha de Resident Evil 5 contou com cinco fases.

Ao contrário do que está sendo visto com RE: Operation Raccoon City, porém, na campanha do quinto game da série os conteúdos não contavam com datas específicas para divulgação. Tudo, até mesmo os novos conteúdos dentro de etapas já abertas pela senha, eram liberadas de acordo com a quantidade de acessos à página e compartilhamentos por email. Os fãs mais engajados nessa “viralização”, ainda, tinham lugar garantido em um Hall da Fama, no interior do próprio site, e viram seus nomes estampados no manual de Resident Evil 5.

They Are in Kijuju: a campanha viral de Resident Evil 5

A cada fase, eram liberados entrevistas, papeis de parede, imagens e panoramas tridimensionais (espécie de screenshots animadas que exibem uma cena em 360 graus) relacionados a um ponto específico do game. O site foi o responsável pela revelação de inimigos como o Popokarim ou Lickers, e também apresentou novas áreas por onde Chris e Sheva passariam. Além disso, havia também um Video Mixer, que permitia aos usuários criarem clipes com cenas do game.

As páginas da campanha viral ainda estão disponíveis no site oficial de Resident Evil 5. Os elementos de exploração, porém, não existem mais e todas as etapas da campanha já estão liberadas, incluindo vídeos, imagens e wallpapers.

Vídeos em live action

As imagens e entrevistas não foram os aspectos da campanha que mais chamaram a atenção dos fãs. De forma a marcar o viral para sempre na memória deles, a Capcom criou uma série de vídeos com atores reais para mostrar um traumatizado Chris Redfield em acontecimentos pós-Resident Evil 5.

A cada episódio, o herói do game aparecia em uma situação diferente, seja namorando ou recebendo uma medalha por seus feitos em Kijuju. A missão na África, porém, continua atormentando o agente, que tem flashbacks de momentos críticos do game. Em determinado momento, ele chega até a cogitar suicídio.

A Capcom chegou a afirmar que as cenas eram parte do canon de Resident Evil, deixando os fãs ainda mais ansiosos para os desenvolvimentos que a trama do título traria. Afinal de contas, mostrar um Chris traumatizado após os eventos em Kijuju em meio a informações ou rumores sobre a presença de Wesker e Jill no quinto game da série era garantia de muita especulação. Isso, porém, acabou sendo contradito pelo final do próprio game.

A série de miniepisódios foi produzida pela própria Capcom e dirigida por Marcus Nispel, responsável por filmes como os recentes remakes de “O Massacre da Serra Elétrica” e “Sexta-Feira 13”. No elenco, estão atores de pouco renome, mas bem parecidos com os personagens do game, como Will Lupardus (Chris), Naka Hill (Sheva) e Rebekah James (Claire).

Experience Kijuju

O segundo braço da campanha viral de Resident Evil 5 entrou em funcionamento no dia 14 de dezembro de 2008. Experience Kijuju é um blog pessoal escrito por Adam, um personagem que não é aparece em Resident Evil 5. Em seus posts, o recém-chegado à África fala sobre suas experiências na cidade onde o quinto game da série começa.

They Are in Kijuju: a campanha viral de Resident Evil 5Apesar de iniciar suas postagens com um clima esperançoso, Adam logo percebe que algo está muito errado em Kijuju. O autor é testemunha dos primeiros passos da infecção do vilarejo africano pelas Plagas liberadas por Ricardo Irving e descreve a decadência do local.

Em seus relatos, estão presentes também alguns dos personagens e inimigos do game, como o Executioner ou o homem com um megafone. Adam relata encontros e uma paixonite por Alysson, a loira que é infectada logo no início de Resident Evil 5, e, ao final, se mostra aliviado pela chegada de Chris e Sheva à Kijuju. Não se sabe o paradeiro atual do autor de Experience Kijuju ou se ele sobreviveu aos eventos no local.

B.S.A.A. Desktop

They Are in Kijuju: a campanha viral de Resident Evil 5

O terceiro componente da campanha viral de Resident Evil 5 foi o site japonês da franquia. Transformado em uma área de trabalho de um computador da B.S.A.A., o usuário era colocado na pele de um analista de informações da organização, que recebia atualizações sobre o status da missão em Kijuju e diversos dos elementos que faziam parte dela.

A cada semana, a página recebia novas atualizações que incluíram documentos e imagens de vilões, equipamentos e personagens. Foi por aqui, por exemplo, que os fãs ouviram falar pela primeira vez em Ricardo Irving e conheceram algumas das armas que estariam presentes no game.


Tags: , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

3 Comentários em "They Are in Kijuju: a campanha viral de Resident Evil 5"

  1. PH 23/10/2011 at 03:20 -

    Em RE 5 a Capcom ja tinha ate data marcada para o lançamento do game, revelava boas partes das cenas do game, personagens, armas, sabemos que esse conteúdo todo foi libera para RE ORC, mas nas ultimas clues.
    Onde quero chegar e que e visível que nesta campanha viral de RE ORC a Capcom quer fazer muito mais suspense, ate mentir, desmentir e mentir de novo a data do game…
    Complicada para nos fans que ficamos aflitos com isso.

  2. The 4th Survivor 23/10/2011 at 14:17 -

    Nossa, essa campanha foi muito divertida de acompanhar, ainda mais os vídeos com o Chris e o blog Experience Kijuju. As virais organizadas pela Capcom são brilhantes!

  3. evander 24/10/2011 at 00:09 -

    evil shade eu sei que tu não gosta desse negocio de OLHA ISSO
    mas olha isso (kkk) a imagem da jill que a siena colocou no twitter

    http://twitter.com/#!/guillorybe/status/126829281975353344/photo/1