Três personagens, sem dúvida alguma, fazem parte do rol de personagens que mais aparecem nas listas de preferidos dos fãs: Rebecca Chambers, Barry Burton e Billy Coen. Independente de sua importância para a franquia como um todo, os heróis são assuntos de discussões intermináveis (e revolta direcionada à Capcom) por um simples motivo: estão desaparecidos.
O ex-tenente da Marinha e protagonista de Resident Evil Zero apresenta uma personalidade um pouco diferente da maioria dos personagens da série. Enquanto todos são bons até às últimas consequências, Billy Coen coloca a si mesmo em primeiro lugar. Apesar de mostrar um cuidado quase paternal com Rebecca, sua união com a policial se deu mais como uma forma de ambos sobreviverem ao caos criado pelo vírus da Umbrella
Condenado à pena de morte, Billy foi acusado injustamente pelo assassinato de 23 pessoas durante uma missão no coração da África. Enquanto estava sendo transportado para a base onde seria executado, o ex-militar caiu de paraquedas no coração do desastre que se iniciava nas montanhas de Arklay, nos arredores de Racoon City. Após encontrar uma saída ao lado de Rebecca, a moça prometeu a ele que o daria como morto a seus superiores para que ele pudesse fugir.
E assim, Coen desapareceu sem deixar vestígios. O relatório de sua morte foi entregue por Rebecca a seus superiores e aparece na versão de Resident Evil 2 para Nintendo 64. A Capcom não explorou o destino do personagem após os acontecimentos nas montanhas Arklay e não deu indicação alguma de que ele poderia voltar no futuro da série.
As aparições de Billy Coen
O desaparecimento do personagem deu abertura para todo tipo de especulação por parte dos fãs. Desde Resident Evil 4, a Capcom ganhou um gosto especial por criar mistério em cima de personagens específicos das tramas de seus games, gerando hype e causando discussões em meio à comunidade. Isso também fez com que Billy fosse visto em todos os lugares possíveis. Onde quer que existisse uma figura misteriosa, lá estaria um fã para afirmar com toda certeza de que aquele era Coen em seu trinfal retorno.
Isso aconteceu pela primeira vez em 2005 quando a Capcom liberou o primeiro trailer de Resident Evil 5. Apesar da aparência do personagem lembrar bastante o protagonista do primeiro RE, Chris Redfield, diversos fãs insistiam com veemência que aquele era Billy Coen. Afinal de contas, o ex-militar esteve em missão na África e o game se passaria no mesmo continente. Faz sentido? Para alguns sim.
A capa preliminar de Resident Evil: The Darkside Chronicles também trouxe uma figura envolta por sombras, ao lado de Leon e Claire. O cabelo penteado para trás juntamente com a informação de que o game traria um cenário inédito levaram à constatação óbvia (ou não) de que o jogo utilizaria Billy Coen mais uma vez. No fim das contas, era Jack Krauser em sua primeira missão ao lado do protagonista de RE4.
A bola da vez é Resident Evil: Damnation, o novo filme de animação da série, que tem lançamento marcado para o ano que vem. No final do curto teaser divulgado no final de 2010, Leon é confrontado por um soldado envolto em sombras e os dois apontam metralhadoras um para o outro. O cabelo e feições semelhantes às de Coen já fez muitos darem como certo um retorno do herói no próximo longa da franquia. Se estão certos ou não, só o futuro dirá.
E se Billy realmente voltasse?
Suposições dão abertura para qualquer tipo de coisa. Com o futuro da série após Resident Evil 5 bastante incerto, tudo é possível quando se trata da história do próximo game da série. Quem conhece a Capcom sabe que é possível esperar qualquer coisa vinda da empresa, mesmo que a solução encontrada para dar prosseguimento à trama não faça muito sentido.
Apesar disso, este artigo proporá apenas teorias que possuem algum tipo de fundamento na trama já existente até o momento de publicação. Isso, então, já exclui logo de início a presença de Leon e Billy em um mesmo game, já que a história dos dois não possui nenhum tipo de relação. Também deixaremos de lado simples coincidências, como a possibilidade de um novo incidente biológico ocorrer justamente no local que Coen escolheu como esconderijo.
É praticamente impossível imaginar um retorno do ex-militar sem a reaparição de Rebecca na trama. Apenas ela possui uma história pessoal que foi tocada diretamente pela parceria com Billy e somente a ex-S.T.A.R.S. conhece o personagem de verdade. Ainda assim, a história aqui teria um grande nível de coincidências, já que a jovem não possui contatos com o fugitivo e, sendo assim, não poderia simplesmente pedir ajuda a ele.
De alguma forma, porém, Billy poderia descobrir que a moça está em perigo e, então, partiria para ajudá-lo. Tal ação, apesar de carregar a melhor das intenções, poderia colocar em jogo a própria sobrevivência do fugitivo já que, como todos sabem, ele é um condenado à morte. Ressurgir também significaria revelar-se vivo, algo que aumentaria consideravelmente a chance de uma recaptura.
Principalmente porque Rebecca provavelmente não estaria sozinha. Levando-se em conta a proximidade da jovem com Chris e Jill, é possível imaginar que ela também seja integrante da B.S.A.A. Ainda assim, a falta de experiência da ex-policial em combate faria com que ela, provavelmente, não atue sozinha. E o companheiro da moça pode não ser assim tão tolerante com um fugitivo condenado à morte por três assassinatos.
Vamos supor que Chris seja a dupla de Rebecca. Ele deve, pelo menos, conhecer o caso Coen (já que a jovem entregou um relatório sobre o caso após o fim da missão em Arklay) e acredita que o ex-tenente está morto. Por mais que um retorno do personagem seja providencial e até mesmo salve sua vida, o protagonista do primeiro Resident Evil dificilmente deixaria de seguir as regras e levar o acusado à justiça.
Como dissemos no início do texto, Billy Coen se mostra, em Resident Evil Zero, bastante preocupado em salvar a si mesmo e, para aumentar suas chances, se une a Rebecca Chambers. Isso vale para a situação que é tema deste texto e, com certeza, o personagem não retornaria a não ser que fosse completamente necessário e, ainda assim, tivesse algum tipo de esperança de poder escapar logo depois.
Pouco a pouco, porém, a Capcom encaminha a série por dois arcos bem distintos, que se encaixam em um plano macro. De um lado está Leon e a luta do governo americano contra as armas biológicas. De outro, Chris e Jill na mesma batalha, representando a B.S.A.A. Se nesse ensejo já há pouco espaço para o retorno de personagens que tiveram envolvimento direto com eles, como Barry ou a própria Rebecca, seria ainda mais difícil encaixar um retorno de Billy.
O personagem, também, teria muito pouco a acrescentar à trama, já que seu passado ou futuro não se relacionam à trama central da série. Billy nunca se envolveu na batalha contra a Umbrella ou as armas biológicas e sua participação na série se resume à sua luta pessoal. Levando tudo isso em conta, fica bem difícil imaginar um cenário ideal para o retorno de Coen e, inclusive, sua ausência chega a parecer até melhor que sua reaparição.
Bom, após ler o artigo, acabo de concordar com uma coisa que muitos dizem: a história de Billy Coen terminou.
Muito interessante Shady você assimilhar a história dele com outros personagens. Realmente a Capcom faz este tipo de coisa: dois personagens com uma história parecida.
Mas, apesar do artigo se tratar de Billy, vou falar sobre os outros personagens desaparecidos também. Acredito que, já que Rebecca Chambers apareceu em dois jogos, pode ser que ela volte em algum jogo futuro. Isso se encaixa ao Barry também (RE1 e Gaiden).
Pensando bem, o Coen nunca mais aparece em Extras como Chambers e Burton. Extras como Mercenaries 3D e de RE5.
Bom, eu não sou contra a volta dele e nem a favor. Por mim tanto faz. O que eu quero é um jogo bom, que repare as pontas soltas da história.
Ótimo artigo de sua autoria Shady. =)
Barry e Rebecca também serão assunto de artigos desse tipo no futuro 😉
Squaare
Barry tambem apereceu em Resident Evil 3.
Gostei do artigo. A história do Billy já esta concluida, foi dado como morto e com isso partiu para seguir com sua vida. Penso que se ele voltasse poderia dar uma bagunçada na historia dele, e certamente a justiça iria atras dele.
Certamente que eu adoraria jogar novamente com Billy, mas é óbvio que isso se torna “impossível” (pq a Capcom é imprevisível, inventa qualquer coisa) ter o retorno dele. Com o desaparecimento dele, a história fica sem outras pontas abertas. Essa etapa da história foi concluída e não vale a pena reabrí-la a não ser por algum fator importantíssimo e uma reviravolta que seja extremamente interessante.
Rebecca e Barry, assim como a própria Sherry, não se sabe o que aconteceu com eles depois dos incidentes em Raccon, e talvez, num futuro próximo, a Capcom resolva solucionar esses mistéiros. Para a Sherry, gostaria muito que ela retornasse como a nova vilã de Resident Evil, como num file que ela estaria sobre a guarde de Wesker, e por ela ter sido um hospedeira perfeita e tudo mais, seria interessante que ela retornasse como vilã.
Shady, meio improvável, mas… como a Umbrella sempre teve “soldados” do seu escalão entre os rankings militares (Wesker, por exemplo, como chefe dos S.T.A.R.S.), você já parou pra pensar que o Billy, de fato, poderia ser o HUNK?
Afinal, uma missão na África com 23 mortos – da qual ele foi acusado – mas… e se ele realmente cometeu os assassinatos? E se foi uma queima de arquivo da Umbrella?
Tá, eu sei que a tatuagem não bate com a figura do HUNK que aparece nos epilogos do RE3, mas levando em consideração que o Billy foi criado após o RE3, a Capcom poderia ter feito essa alteração. Além disso, a personalidade dos dois (HUNK e Billy) batem em alguns pontos, como o da sobrevivência em primeiro lugar (quem não se lembra do HUNK falando “This is war; survival is your responsibility”?) e o fato de ambos quase não falarem.
Isso levaria a outro questionamento: de que lado HUNK estaria? Ele realmente estaria do lado da Umbrella? Ou teria “mudado de lado” e estaria ‘undercover’ para ajudar a Rebecca (e a BSAA) em suas investigações?
Acho que se o Hunk tivesse esse tipo de envolvimento mais direto com a trama, já teríamos ouvido falar mais dele na saga…
O mesmo vale para a teoria do Billy ser o Hunk. Além da aparência física não bater, como vc bem disse, se isso realmente fosse verdade a gente provavelmente já teria indícios ou revelações nesse sentido.
No meu ver, eu acho que o HUNK é importante na trama sim. Talvez não tão importante quanto um dos protagonistas, mas acho que ao nível da Ada. Tem muita coisa atribuída a ele “behind the scenes”, citadas em documentos de vários jogos.
Quanto ao Billy x HUNK, acho realmente improvável, mas em se tratando de Capcom, não consigo descartar nenhuma hipótese hehe
Acho que o retorno de Barry seria mais interessante que o do Billy.
Acho que deveriam fazer um game em que o Hunk ou a Ada fossem protagonistas.
Seria tri
Gosto muito do Billy Coen, é um dos personagens que mais gosto.
Mas eu acho meio improvavel que ele reapareça, Billy é o mesmo tipo de personagem que Carlos Oliveira e Sheva Alomar…
Ambos os personagens foram criados para “auxiliar” os verdadeiros protagonistas que no caso são Rebecca em RE zero, Jill em RE3 e Chris em RE5.
Duvido que a Capcom tenha muito interesse em trazer um deles de volta pra franquia… visto que atualmente a série só se foca no Leon, no Chris e na Jill… Até Claire e Rebecca estão ficando um pouco de lado na franquia. O que pra mim é muito triste e vejo isso como um pecado mortal que a capcom está cometendo com essas duas personagens.
Coen pode ter se escondido na Europa e trocado de nome. Já que o local que ele escolheu pra se refugiar virou uma zona, teve que sair e sobreviver e no meio da confusão deu de cara com Leon. Talvez eles fiquem o filme inteiro se enfrentando ou Leon confiando em Billy sem saber que ele é um fugitivo, algo que pode ser descoberto no final do filme. Ou até mesmo uma ocasional morte de Billy. Que sabe?
Acho que seria muito legal um game em que a Sherry fosse a protagonista, hoje mais velha, seria bem legal. Acho que a capcom tem que trazer os personagens antigos, Rebecca, Barry, Sherry e o Carlos Oliveira. Seria muito legal colocar em um game o Leon e o Chris. Ou a Claire e a Jill seria bacana…
Fico pensando…se colocassem aquele protagonista do primeiro RE:Survivor, Ark Thompson (é claro se for levar em conta a volta de antigos personagens), mas acho muito pouco provável pois foi um protagonista pouco relevante e de um jogo que n fez grande sucesso.
Essa série “E se…” é muito boa, Shady. Parabéns!
Eu sempre me perguntei que rumo a série tomaria se as versões beta não fossem canceladas. Se Re 1.5 seguisse adiante, nunca teríamos a Claire.
A versão antiga de Re5 (que teria zumbis, Tyrant, Jill/Barry como parceiros, Chris seguindo a jornada sozinho, etc.), por exemplo, nunca seria cancelada se não houvessem aquelas críticas de racismo. Talvez o jogo seria bem melhor do que a versão final que temos hoje, ou não. As possibilidades são infinitas.
Sempre gostei de Carlos e Nicholai…
Nunca mais deram sinal de vida na série!
Bem que em RE: ORC eles farão alguma ponta,mas queria ver eles ainda na série novamente.”/
Tenho quase certeza que essa pessoa da sombra em RE:Damnation é a Angela Miller e não o Billy!
quando fui pro japão joguei um re chamado Resident Evil XC o que mais gostei foi Hunk ,Billy(dios de lo cielo!!!!) ,Carlos Oliveira(o personagem q chorei de alegria) e um carinha chamado Kevin(RE Outbreak ex-parceiro de Leon) tomara q chegue logo aqui no Brasil
concordo com você shady em partes.
pois primeiro,billy foi dado como morto na própria raccoon city ainda mais que se passou 15 anos e a cidade desapareceu do mapa,ou seja ninguém tem a mínima desconfiança de que ele tenha sobrevivido.
segundo: ele teria 41 anos hoje,ele com toda a certeza mudou muito,óbvio que ele usou nomes falsos e mudou sua aparência,e fica quase impossível alguém se lembrar dele,pois só chris,jill e rebecca tem essas informações e barry ,pois o resto da stars morreu,e mesmo que chris tivesse acesso das fotos dele,dificilmente ele reconheceria billy,15 anos se passaram.
terceiro:ele poderia fazer algo significativo para a nação ou para o mundo em troca de imunidade e ter sua ficha limpa,isso existe na vida real.
Do meu ponto de vista, seria bem legal o Billy aparecer do nada em um retorno triunfal, gosto dele , mas a sua historia ja terminou, nao tem mais porque ele aparecer.