No dia 30 de junho de 2011, os servidores japoneses que suportam a jogabilidade online de Resident Evil Outbreak e sua sequência, File #2, serão permanentemente fechados. A infraestrutura era a única ainda em funcionamento em todo o mundo, já que os sistemas europeus e americanos para o título deixaram de funcionar a alguns anos.
O desligamento dos servidores dos dois jogos significa também, se forçarmos um significado, o fim do último respiro da antiga jogabilidade da série. Agora, quem quiser jogar Resident Evil pela internet deve procurar o quinto episódio da série, com o “novo estilo” ou se limitar aos jogos antigos e desconectados.
Com o fim da jogabilidade online licenciada, especulações surgem em relação ao futuro da série secundária da Capcom. Uma delas traz esperanças de que agora, com o fim da obrigatoriedade de pagamento para o multiplayer, a Capcom poderia liberar o código-fonte do game, permitindo a criação de servidores privados. Tal situação, apesar de ter precedentes com empresas grandes (como a Ubisoft e seu Myst Online), parece bem impossível quando se trata da nossa querida desenvolvedora.
A segunda possibilidade citada pela maioria dos fãs é justamente o tema desse artigo. E se Resident Evil Outbreak fosse lançado para a atual geração de consoles? Antes de responder a essa pergunta, é preciso dar uma olhada no passado.
Um game à frente do seu tempo
A Capcom é, historicamente, uma empresa notória por testar certas possibilidades muito antes de se tornarem um padrão na indústria. Apenas na série Resident Evil é possível citar dois exemplos de movimentos extremamente ousados que, apesar de não terem funcionado na época de seu lançamento, se tornaram comuns algum tempo depois.
Resident Evil Gaiden, lançado em 2001, foi a primeira vez que uma desenvolvedora grande tentou transformar a mesma experiência dos consoles de mesa para um aparelho portátil. Apesar de ser considerado um game ruim, o título pavimentou o caminho para uma série de outros títulos e até mesmo para a própria franquia de horror, que agora conta com três títulos consistentes em video games de bolso.
Esse movimento também possibilitou um investimento maior em jogos para celulares, muito tempo depois. A Capcom, que antes se limitava a produzir minigames baseados em sua maior franquia, fez seu primeiro movimento no campo dos jogos móveis consistentes em 2006, com Resident Evil: Confidential Report. A ousadia deu frutos e hoje a divisão móvel da empresa é vista como um dos ramos mais promissores da desenvolvedora.
Foi essa mesma característica vanguardista que, em 2003, fez o primeiro Resident Evil Outbreak vir ao mundo. Lançado para o PlayStation 2, um console que não possuía o online como um de seus componentes nativos, o jogo depositava grande parte de suas fichas no multiplayer via internet. Tal fator estava enraizado até mesmo nos personagens do game, pessoas comuns assim como os jogadores.
A falta de cuidado da Capcom com o modo offline é mais uma amostra de que a empresa pensava em Outbreak como um título para ser jogado online. Desconectado, ele apresentava uma inteligência artificial risível, com parceiros que mais atrapalhavam o jogador do que o ajudavam. Sendo assim, ter um modem do PlayStation 2 era praticamente essencial.
O PlayStation Network Adapter foi lançado em 2001 e custava US$ 39,99 (pouco mais de R$ 63), um preço relativamente baixo. O fraco resultado nas vendas fez com que a Sony, em 2004, embutisse o modem no novo modelo de PlayStation 2, o Slim, numa tentativa de impulsionar sua utilização.
Ainda assim, as funções online do console não emplacaram. Esse fator se deve, em grande parte, à pouca representatividade das funções multiplayer disponíveis na maioria dos títulos. Em grande parte, as desenvolvedoras apresentavam os modos como meros extras, em vez de elementos consistentes do pacote.
Mesmo com todas essas adversidades, Resident Evil Outbreak apresentou resultados satisfatórios. Com críticas que variavam entre notas regulares e boas, o título ultrapassou a marca de 1,4 milhão de cópias vendidas. O sucesso motivou, no ano seguinte, o lançamento de File #2, sequência que não repetiu os resultados de seu antecessor, apesar de apresentar grandes melhorias na jogabilidade.
Ao todo, Resident Evil Outbreak File #2 não ultrapassou as 500 mil cópias vendidas, muito abaixo do esperado pela Capcom. Para a empresa, as melhorias nas mecânicas do título renderiam, pelo menos, um resultado próximo ao obtido pelo anterior. Como isso não aconteceu, um terceiro game deixou de fazer parte dos planos. Esse fator também depõe contra os relançamentos tão desejados pelos fãs.
De volta a Raccoon City
Resident Evil: Operation Raccoon City, outro título com forte componente online, é um dos principais lançamentos da Capcom para 2011. Se fizer o sucesso esperado pela desenvolvedora, o game colocará a famosa cidade em um holofote mais forte do que nunca. Além disso, há o relançamento de RE4 e CODE: Veronica para PlayStation 3 e Xbox 360, no pacote Revival Selection, que funciona como um teste da empresa no sistema de distribuição digital dos consoles.
Se ambos os jogos atingirem as expectativas da companhia, aumentam as chances de que Resident Evil Outbreak e sua sequência também sejam revividos nessa geração. É possível que os títulos sejam lançados separadamente e apenas por meio de downloads, exatamente como a Revival Selection. Tal distribuição também representa uma aposta mais segura para a Capcom pois resulta em jogos mais baratos, dificulta a pirataria e dispensa gastos com a produção de discos e distribuição.
No PlayStation 3 e Xbox 360, Resident Evil Outbreak estaria em seu território perfeito. A ótima estrutura online proporcionada pelos dois consoles facilitaria a marcação de partidas com amigos ou o encontro de estranhos para as rodadas. Apesar de também estarem sujeitos a quedas, é improvável que os servidores que suportam a LIVE ou a PSN sejam fechados em um futuro próximo, o que garantiria a jogabilidade online por muitos anos.
A Capcom também poderia aproveitar a oportunidade para resolver alguns problemas dos títulos, tornando-os mais polidos para o lançamento. Com os tempos de loading resolvidos pela instalação dos games no HD dos consoles, o trabalho poderia ser feito nas dinâmicas de jogo, que poderiam se tornar mais fluídas que as vistas no lançamento original.
Além disso, um trabalho gráfico poderia ser realizado. É provável que, caso os games realmente venham a ser relançados, que apenas um upscale de resolução para 720p seja executado, mas não é demais pedir texturas remodeladas, pelo menos para os personagens. Isso evitaria serrilhados horríveis nas telas de alta definição, que estragariam os bons gráficos exibidos por Resident Evil: Outbreak em sua versão original.
Tudo isso, claro, não passam de meras especulações. Todas as possibilidades expostas nesse texto, porém, são baseadas em tendências reais do mercado de jogos. O trabalho de melhoria gráfica, por exemplo, já foi feito pela Sony para o relançamento dos dois primeiros God of War, enquanto a Revival Selection é uma indicação de que a Capcom pode pensar em também relançar seus clássicos do PlayStation 2 na atual geração.
Aos fãs de Outbreak, resta apenas torcer e fazer com que suas reivindicações sejam ouvidas pela Capcom. Sequências ou relançamentos para o título estão entre os cinco pedidos mais feitos por meio dos fóruns oficiais da companhia, o que mostra que os aficionados pela série estão fazendo valer seu pedido. Agora, fica à cargo da empresa tornar esse desejo realidade.
* “E se…” é uma série de artigos que analisa e especula os rumos que a série levaria caso acontecimentos da trama ou do mercado de games, não tivessem ocorrido ou acontecessem de maneira diferente.
EU gostaria que relançacem um dos dois Outbreaks,
ou talves um Outbreak file 3.Assim como remakes do RE2 e RE3 mais não acho que a Capcom va fazer esses remakes,acho mais provavel os relançamentos da serie Outbreak.
Sobre Operation Raccoon City,sera que
teremos a opção de jogar com alguns personagens que estavam em Raccoon City durante a epoca em que o jogo se passa como Leon,Claire,Albert,Jill,Brad,Carlos,
Mikhail,Nicholai ou as (B.O.W),T-102, Nemesis,Hunter e Zumbi no modo multiplayer?
Personagens em si eu acho que não, o próprio Leon foi categorizado como “inimigo” no game. Mas qdo anunciaram, existiu uma conversa de que seria possível jogar também com os monstros, mas não se falou mais nisso.
Isso iria parecer Left 4 Dead.
Voltando ao caso, sim um Remake ou uma sequencia para a sétima geração dos consoles da serie Outberak, com certeza daria grandes lucros para a CAPCOM, já que a PSN e a LIVE estão longe de serem bloqueados e é um dos games mais pedidos para remasterizações.E eu também concordo, sou fã dos 2 games e tenho eles.Ira valer a pena se forem inseridos na nova geração de consoles.
esse jogo é muito fácil.
se brincar da pra terminar a faze Underbelly em 5 minutos.
é só saber pra onde vai e o que tem que fazer e nao perder tempo atirano nos zumbis. :/
sou mais o code veronica.
se eles fossem passar pra o play 3 pelo menos podiam acrescentar mais algumas coisas.
Se eles relançassem o Resident Evil Outbreak file 1 e 2 e talves lançassem o file 3 seria um sonho q se tornaria realidade!!! Pois é o melhor Resident Evil na minha opnião!!!
Eu sonhava com o Outbreak File 3.nunca saiu. 🙁
Tomara que saia esse pra a sétima geração como o resident 4,vai ter alguns por cento de chance de sair o Outbreak 3.
Alem de eu achar fácil esse jogo sou fan.gosto de todo jeito.
Meu jogo preferido é RE: Nemesis, que eu acho que junto com o Outbreak compilam o melhor da série. Não sei por quê é tão subestimado.
porque é play1?…
mas o roteiro é legal
coisa de filme mesmo
se prestar bem a atenção esse resident evil nemesis é tosco(expressões e etc) hoje em dia tem coisa melhor.E olha que eu gosto desse jogo.
Para mim a Capcom deveria lançar o Resident Evil Outbreak File # 3 em Tall Oaks com novos personagens, modo co-op e mais sobrevivência com menos tiros e mais engimas e sustos 😀
Resident Evil Outbreak #1 e # 2 são uns dos melhores jogos da série, o único problema é a IA dos personagens mesmo, e alguns Bugs na hora de salvar o jogo que faziam você perder o Save e ter que começar do começo a mesma fase :/
Mas com certeza com um REmake tudo seria corrigido, ainda mais com extras e DLC’s em que teriam fases em novos lugares, um dos lugares que eu queria que tivesse seria em um acampamento na floresta de Raccoon City que foi atacado por zumbis ou uma faze no apartamento da Jill 🙂
Segundo Shinji Mikami, criador da saga Resident Evil, isso não será mais possivel. A Capcom largou, em dezembro 2008, todas as possibilidades de um remake para algum outro console. A desculpa foi a baixa procura pelos jogos. Sim, claro amigos! Eles lançaram Resident Evil 4 ao mesmo tempo que a saga Outbreak, embora eu mesmo tenha comprado o jogo original e tido essa espetacular experiência de um jogo online ao estilo survivor horror em 2003, não fiquei contente com a decisão da empresa em acabar com a raça dos verdadeiros apreciadores do jogo.
olha vi um video na internet que estavam jogando online em março de 2012 fiquei confuso e pensei que ainda alguem servidores estão onlines
Olha gente adoreio a serie outbreak quando comecei a jogar , seria legal se o tipo de camera fosse igual os RE da atualidade como re4 re5 e re6 e tb se o jogo fosse bem consentrado nos sustos como se fosse mesmo uma pessoa assustada com os eventos de raccoon city ,poderia tb acrecentar coisas nos cenarios , acrecentar inimigos tipo nemesis ,outros , encontras personagens como jill leon carlos claire para nos ajudar e varias outras coisas seria um jogo muito show mais do q ja é