Resident Evil é, sem sombras de dúvidas, um marco na história dos video games. A composição do jogo trazia consigo inúmeros elementos diferenciados que caíram na graça da crítica e público. Um desses elementos consistia em sua emblemática e obscura introdução em live action.
Hoje, com os adventos da tecnologia, a abertura em questão tem uma estética superada, o que lhe dá o status de bizarra. Porém, no seu ano de lançamento, aquela mesma abertura foi algo bastante atrativo. As cenas acabaram causando, tempos depois, uma grande discussão na comunidade de fãs sobre o porque dos atores e dubladores envolvidos não terem sido creditados.
Algo estranho pairava nesse aspecto e, sendo assim, surgiu grande especulação por parte dos fãs. Rumores afirmavam que os atores, na verdade, eram protagonistas de filmes pornográficos, pois essa seria uma forma de a Capcom economizar nos gastos de produção. O fato é que tais informações nunca foram comprovadas. Até hoje os fãs se perguntam quem foram aquelas pessoas que deram vida e voz para personagens tão cativantes.
Cast
Charlie (Chris Redfield), Inezh (Jill Valentine), Gregory (Barry Burton), Linda (Rebecca Chambers), Eric (Albert Wesker) e Jason (Joseph Frost) são os nomes fantasias que nomeiam os atores durante os créditos finais. Nesse artigo, identificaremos os personagens que aparecem no vídeo de introdução, mas vale lembrar que tais informações nunca foram confirmadas oficialmente, e são baseados em similaridades de voz e aparência.
Chris Redfield
Scott McCulloch é considerado como o responsável por dar vida ao protagonista masculino do primeiro jogo. Ele também é conhecido por fazer vozes de outros personagens como Paul (Tekken) e Wild Dog (Time Crisis), entre inúmeros outros. Ele também trabalha como ator de teatro e parece estar distante das telas desde 2010.
Jill Valentine
Una Kavanagh é atribuída como sendo a primeira Jill Valentine. O nome “Inezh” colocou um ar de mistério na verdadeira identidade da intérprete, porém, a similaridade entre a atriz e a personagem não colocam dúvidas nos fãs. Kavanagh tem como principal papel uma grande participação na novela irlandesa “Fair City”, em 2009.
Kavanagh, porém, nega veementemente ter participado de Resident Evil. Shinji Mikami, em entrevistas após o lançamento do game, afirmou que a atriz responsável pelo papel de Jill era uma estudante, sem dar mais informações sobre ela.
Barry Burton
Barry Gjerde é um experiente dublador e é o responsável por dar vida (e também o nome?!) ao veterano Barry Burton. Foi o responsável por dublar também Cervantes de Leon, de Soul Edge), Red, de Mega Man X 7. Foi o único a confirmar publicamente sua participação em Resident Evil, em entrevista ao extinto site F.Y.F.R.E.
Rebecca Chambers
Lynn Harris tem um papel importante na dublagem de Resident Evil. Além da voz de Rebecca, é atribuída a ela a direção de dublagem do jogo. A atriz possui sua própria empresa de dublagem, fundada quatro anos antes do lançamento do game. Depois de trabalhar no primeiro game da série, ela atuou em jogos como Tekken, como Nina Williams, Super Street Fighter II interpretando Chun-Li e Street Fighter Alpha, no papel de Karin, entre muitos outros.
Albert Wesker
Aquele que se tornaria o maior vilão da série de Resident Evil foi originalmente vivido por Sergio Jones. Ele vem fazendo sua carreira como ator em Hollywood e atuou em filmes como “Carne para o Demônio” e Shadow – Exército da Sombra. Resident Evil foi seu único trabalho em jogo de videogame.
Joseph Frost
Dos atores, Jason Wool é o que teve participação mais breve na saga. Seu trabalho como ator é pouco expressivo e ele possui papeis extras e não creditados em “Rock of Ages: O Filme” e “Ela Dança, Eu Danço 4”. Seu próximo trabalho é o longa independente “The Caribbean Heist”, onde ele atua como produtor, ator e, pasmem, motorista.
Considerações
O mistério ao redor da dublagem de Resident Evil se deve, provavelmente, à forma como a dublagem de jogos era vista na época de lançamento do game. Possivelmente, houve um acordo para que os nomes dos envolvidos não fossem revelados. Além disso, muitos atores trabalhavam em projetos “sem nome” e nunca ficavam sabendo a que personagem haviam dado vida.
Incrível meus parabéns Italo devia entrar logo no sac =).
É realmente curioso a gente não saber quem realmente deu as vozes ao personagens da série que tanto amamos =/
Caramba que pesquisa hein!!!
Atores pornô! hahahahaha!! Dublagem “clássica” essa ein? Muito bom artigo Italo!
Que tempo bom que não volta nunca mais…
Eu adoro essas vozes!
E é legal tudo isso ser um mistério!
pessoal tenho uma confissão a fazer:
– depois de jogar e zerar re 2,3,4,code veronica, 5 e 6 é q vou começar a jogar Resident 1 pela primeira vez na vida (q vergonha p um fã, mas ainda há tempo! ontem baixei da psn no meu ps3)
– me desejem sorte pois nunca nem li detonado dele, vi o gameplay do bj ao vivo ma já esqueci tudo p onde vai ou vem no jogo, ou seja vou me aventurar nos misterios da manção!
– vou começar com a Jill pois dizem q é mais facil pq ela tem o “destrancador de portas”.
boa sorte p mim e p qm começa agora!
qs dizer q o unico re numerado q nao zerei foi o re1
A dublagem de RE1 é uma das mais legais de todas, Barry solta uma pérola atrás da outra. Essa abertura do RE1 hj é engraçado de ver, a cara do Joseph quando ve a arma com a mão é impagável, mas na época ela era f* demais quem viveu sabe bem. Quanto a serem atores pornô não é de duvidar pois a atuação ta nesse nível msm, como já disseram a capcom deve ter pago um refri e um salgado pra eles.
A cara do Joseph, Chris levantando a mãozinha e todo mundo parado atrás dele, Wesker arrumando o cabelo laqueado…Po, viajei no tempo agora, rs.
Sem contar a o Chris cendendo o cigarro na versão Biohazard sega saturno.
Os atores do Chris e Wesker realmente tinham uma cara de atores pornô, rs!
Lembrei agora de um podcast que vi no @99vidas, sobre RE1, em que dizem que os atores negam a participação no jogo pq eles talvez morressem de vergonha do resultado tosco, rs. É claro, como sempre, é especulação…
Que isso! Tudo bem que o jogo é bem antigo, mas o tempo acabou com eles (com exceção da Una Kavanagh, que mesmo coroa, ainda dá pra dar uns pegas). Parabéns pelo ótimo trabalho, RESAC!
eu tenho o RE1 dublado 100% por fãs…
claro, por fãs.. dubladores amadores sem o mínimo de interpretação e emoção, mas.. é divertido até…
um dos meus sonhos em games é ver um jogo da série dublado mesmo \o/
segue video demonstrando narração.. diversão garantida. http://www.youtube.com/watch?v=k-5RyyKMIk4
Mais um dos mistérios de RE. 😀
Esse Ítalo é um dos leitores aqui do SAC, né?
opa mais um otimo artigo Italo! vlw mesmo.
Boa sorte amigo! Divirta-se, a sensação de jogar um RE numerado pela primeira vez é indescritível, e ainda por cima um clássico desses.
Desculpe, o comentário acima seria resposta pro esdrasb, 19/02/2013, 15:26.
Grande Italo! Parabéns pelo artigo! =D
Cara parabens mesmo viu Italo,pela materia muito boa mesmo…masss quase chegou na minha curiosidade principal:
AONDE ANDAM ESSES ATORES QUE FIZERAM A ABERTURA!!! que ate hoje na net nao encontro..tirando a una kavanah ne..
tem ate comunidade do orkut sobre ela..
aonde anda esse barry ai o chris e o wesker loro bode fanfarrao da abertura..e o mais massa foi esse making of special deles mostrando no final da cena..muittoo dmais..
Túnel do tempo, lembro que eu tinha pena de deixar o personagem morrer, então sempre salvava todos é claro quando eu aprendi fazer isso, porque na minha primeira finalização eu só consegui salvar a Rebecca, rrs
São coisas magicas que com o tempo a propria criadora destroe sem se importar com a coisa bela que fez..resident evil no
tempo de 1995 era uma coisa jamais vista
feito coca cola viciante,quanto mais jogava
mais queria,acho que era pelo misterio,quebra cabeças que o jogo possuia e o final pra ver o que acontecia com aquele clima todo de tensão,medo e esperança de um momento magico.como se diz:em time que se ganha não se mexe..ja hoje em dia so tenho uma coisa a dizer:Muito obrigado capcom a construir uma coisa muito boa me dar momentos tao prazerosos de que um game podia proporcionar no tempo e depois acabar com o meu sonho de game legal no que era resident tomando meu presente de adolescencia e tornando-se apenas mais um na multidao..ou seja nao é o que era mais…infelismente…:(
Só sei que a garota que interpretou a Jill é gata!
Dúvidas que tive desde sempre. A Inezh eu encontrei por acidente.
O problema é o seguinte: Capcom hà 15 anos atrás – funcionários trabalhando tranquilamente, 8 horas por dia, fazendo um jogo com as próprias mãos deixando a imaginação levar, quase uma brincadeira de criança feita por adultos, que resultou em um dos melhores jogos feitos até o momento. Capcom nos dias de hoje – escritórios lotados com funcionários tendo que bater metas, trabalhando até as 3 da madrugada comendo fast food, sob a preção de liberar a demo em 15 dias na PSN, porque o jogo xyz já lançou sua demo e é um grande concorrente com eles. Resumindo, a capcom hà 15 anos atrás fazia arte, hoje ela faz comércio.
Falou tudo, cara. Antigamente eram poucas pessoas envolvidas e faziam os jogos por prazes, hoje tem muítissimas pessoas envolvidas nos jogos e que fazem como obrigação, dae saem essas porcarias que nem Resident Evil 6. Nunca mais vamos ter um épico que nem Resident Evil 1.
hoje em dia o resident é mais ação do que terror, é por isso que o resident ficou assim, mas essa atriz una kavanah e linda porém tem um detalhe que me chamou a atenção no final dela ela tira a boina dela e o cabelo dela é comprido mas com nas imagens do remake dava a impressão que era curto qual é o certo ?
O curto