Annette Birkin é uma personagem dramática. Protagonista de uma das tramas centrais de Resident Evil 2, a esposa de um dos mais proeminentes cientistas da Umbrella, William Birkin, se vê obrigada a enfrentar seus demônios e acertar as contas com o destino, tudo nos poucos dias em que se desenrolaram a infecção viral de Raccoon City.
Maculada pelo fato de ser uma mãe ausente e extremamente focada no trabalho, Annette usa suas últimas horas de vida para tentar salvar sua família, que é a única coisa que lhe resta no mundo. E vê, estarrecida, seu próprio marido se transformando na criatura que ameaçaria sua prole e a si mesma.
O final não poderia ser mais desastroso: ela acaba assassinada por William. Pouco antes, porém, ela faz uma última boa ação que mudaria tudo. Ao entregar a fórmula da vacina Devil para Claire, Annette salvou sua filha e seu legado, redimindo-se finalmente de todo o mal que havia causado durante a vida.
Na mesma medida em que é dramática, Annette Birkin é uma personagem a quem os fãs nem sempre dão a devida importância. Mas e se tivéssemos um quinto sobrevivente de Raccoon City? E se o golpe recebido por William não tivesse sido fatal e a esposa dele também tivesse saído viva do laboratório da Umbrella?
Movida pela vingança
Tanto em Resident Evil 2 quanto em RE: The Darkside Chronicles, Annette é mostrada como uma pessoa extremamente emotiva. É essa impulsividade que a leva, por exemplo, a confundir Claire Redfield com Ada Wong ou a encarar de frente a forma monstruosa de seu marido portando apenas uma pistola comum.
E justamente esse sentimento serviria de motor para a sobrevida da cientista, aliado à inteligência dela. Viva e recuperada do ferimento que supostamente a vitimou, Annette juraria vingança contra a empresa que destruiu sua família e colocou a vida de todos os habitantes de Raccoon City em risco.
Isso, porém, não seria feito da maneira “certinha” denotada pelas ações de Leon, Chris e seus companheiros de luta. Mais ou menos como Ada, Annette seguiria por um caminho muito mais ácido, se infiltrando em laboratórios, roubando segredos e assassinando pessoas-chave para a companhia. A Umbrella, aqui, seria atacada por dentro.
Teríamos, então três forças concorrentes, mas com um objetivo em comum. Além das tropas governamentais lideradas pelos heróis de Raccoon City, teríamos Wesker com seus ataques calculados e sistemáticos e Annette agindo de forma furtiva, aproveitando-se do fato de, para todos os efeitos, estar morta.
Não sabemos até que ponto William contou a ela a verdade sobre os planos de Spencer para Albert Wesker. Vamos assumir que ele não fez isso. Para ela, o ex-cientista nada mais é do que um traidor e, mesmo com seu ressurgimento, Annette e ele dificilmente se reuniriam pelo bem comum. Afinal de contas, a cientista já fora ludibriada uma vez e não estaria disposta a passar por isso novamente.
Conflito bilateral
Além da Umbrella, Annette Birkin teria mais um foco de luta: sua filha Sherry. Com sua sobrevivência mantida em segredo, a garotinha seguiria um caminho semelhante ao visto na cronologia atual. Sob custódia do governo dos Estados Unidos, ela seria cobaia de testes, teria Derek Simmons como seu guardião legal e Claire Redfield como fiel amiga e protetora.
A mãe, porém, não deixaria as coisas dessa forma e, paralelamente à sua batalha contra a Umbrella, lutaria para recuperar Sherry. Essa questão a colocaria frente a frente com o governo dos Estados Unidos e, principalmente, em rota de colisão com Claire Redfield, deixando em cheque a pequena relação de confiança construída durante o incidente em Raccoon City.
Isso também geraria um desenvolvimento interessante. Annette não estaria agindo de forma ética e Sherry, já crescida, se veria diante de um dilema moral: se reunir com sua mãe e compactuar com as atrocidades que ela vinha cometendo ou virar as costas para sua genitora e seguir o seu verdadeiro modelo materno, Claire.
Tal ensejo poderia acabar até mesmo criando uma nova vilã para a franquia, que acabaria assumindo as rédeas do lado malvado da série após o final da Umbrella e a morte de Albert Wesker. Annette Birkin juraria vingança àqueles que tiraram Sherry de seus braços e teria Leon, Claire, Chris e companhia em sua mira. Um desenvolvimento interessante para uma personagem desprezada que está enterrada em meio às cinzas de Raccoon City.
Artigo escrito com base na sugestão do leitor João Torres.
muito bom, tanta coisa poderia ter sido usado e mais bem planejada. mas né, fazer o que ^^
otimo artigo o/ seria algo bem interessante.
num tavam dizendo q ia ter uma quinta campanha com a claire no resident evil 6 na versão gold edition, podia ser esse o enredo da campanha.
não vejo como encaixar a Claire no RE 6
melhor seria se nao acrescentassem nada no enrendo. ela ja esta confusa o suficiente para adicionar mais coisas.
Verdade, mas essas duas notícias aqui, se contradizem:
——- http://www.residentevilsac.com.br/noticias/jill-e-claire-nao-estao-em-resident-evil-6/ ——-
http://www.residentevilsac.com.br/noticias/resident-evil-6-pode-ter-versao-gold-e-dlc-com-claire/ ——-
Felipe, o que você acha que vai REALMENTE acontecer?
Desculpa se der flood 🙂
Não se contradizem. Pq mudanças no desenvolvimento podem ocorrer, e a segunda é um rumor que, na minha opinião, vai continuar assim.
A gente deve ter sim uma Gold Edition, mas sem DLC de história com Claire.
exatamente. queremos a claire mas nao desse jeito.
caso o rumo de resident seja mais estilo revelations (com o sucesso do jogo) acho muito provável a Claire e a jill no Resident 7! (não duvido também o chris está embora eu já esteja abusado de leon e chris)
estou a espera dessa campanha, q ela seja terror
A saga Resident Evil com o Demartini nunca morreria! É demais ver que mesmo com poucos detalhes tu tem ideias para montar continuações infinitas para a série. =]
Muito bom Felipe, mas eu gostaria que um próximo jogo do Resident Evil tivesse a Claire, ela é uma personagem que não foi muito aproveitada na saga, não acha? Seria uma boa trazer ela de volta, muitos fãs que não jogaram os Resident Evils antigos nem sabem de sua existência! Bom, gostei muito do artigo, e deixo a seguinte pergunta: Felipe, você gostaria de ver a Claire em um próximo jogo da franquia? Abraços, de seu fã
Henrique Amon
a melhor coisa foi não colocarem a Claire nem a jill no re6, pois o jogo já tem muitos personagens, é melhor deixar elas para estrelarem um novo joo numerado. embora tenha sido citado pelo produtor q é possivel chris e jill num proximo jogo, prefiro claire pois ela é uma personagem q pode render muito p serio!
Legal, me fez pensar… “E SE” Steve Burnside estivesse vivo,
seria ele um vilão também ?
Um novo Wesker ?
Nossa, o pessoal cogita até hj a volta do Steve, mesmo sendo quase que impossível…
Olha, pq ele seria vilão se tinha uma personalidade boazinha? A não ser que ele voltasse, mas na forma monstro fora de controle dele! Do contrário, não vejo motivo que ele pudesse ter contra algo ou alguém para que se tornasse um vilão…
Shady, mesmo eu lendo milhões de vezes os Files de Re6 eu ainda não entendi uma coisa,Wesker teve um caso com a Senhora Muller e nasceu o Jake? ou a Senhora Muller adotou o Jake?
Porque se for a primeira opção eu tenho parentesco com Jake porque meu sobrenome tambem é Muller.
Jake é filho mesmo de Wesker com a mãe Muller. Parabéns pela descoberta do parentesco.
Obrigado
Muito bom, Annette daria uma otima vila, mas sua sobrevivencia seria um pouco Clichê demais, e Resident evil ja esta lotado de clicês. Se bem que a serie em si é formada por esse tipo de atitude.
Felipe Demartini eu gostaria de Propór algum como assim porque não podeira o gorveno dos U.S.A tendo como ocorrido 14 anos á Umbrella deveria ré contruir de novo Raccoon Cyti como fachada para novos esperimentos Humanos sem que os combatentes como Leon, Chris,Jill,Cleire entre outros fazer com que os Zumbis voltasse a tiva novamente
eu gostaria que vc mim Add ai pra gente podesse troca umas ideias que vc iria gosta sobre R.E
meu MSN: pauloalbertoCr7@hotmail.com
meu faceboock:astrobaldo@live.com
Cara, eu nao entendi absolutamente nada do que vc disse…
Não sei se entendi bem, mas vc ta falando em reconstruir Raccon pra depois ter outro acidente de novo e em seguida mais outro apocalipse zumbi??? Meio impossível de se acontecer, hein…
Felipe, a Capcom deveria te colocar como roteirista de RE7, rs!
Sinceramente, eu não acho que Annete viraria uma “fazedora de justiça com as próprias mãos”. Ela é emotiva, sim, mas não acho que se tornaria uma pessoa que agiria nos mesmos moldes de Ada Wong.
Acho que depois que perdesse o marido, ela pensaria apenas em recuperar a filha e assistir o fim que a Umbrella teve logo em seguida, podendo servir até de testemunha contra a empresa na justiça.
Nossa muito bom, seria bem legal se o Steve tivesse sobrevivido também.
ShaNdy, estou com uma dúvida cronológica, responda-me por gentileza? Em qual dia na verdade começou os primeiros vestígios da infecção em Raccoon City? E foi por qual vírus (T ou G)? Pergunto isso, pois joguei RE 3 outro dia e em um dos documentos estava dizendo que lá pra Julho já tinham casos da infecção, aí me pergunto: Porque então somente dia 28 de setembro os mortos invadiram a cidade já que a infecção já estava lá por meses? Me explique por obséquio.
Os mortos não invadiram a cidade só no dia 28. 28 foi o dia que a cidade ficou completamente tomada e tinha mais zumbi do que humano por lá. Tem casos de infecção desde julho mesmo, que foi o que motivou a ida dos S.T.A.R.S. até a floresta. A partir do dia 20 e poucos, começam os casos mais graves por causa da infecção do rio e, mais tarde ainda, por causa do vazamento do vírus nos esgotos. Tem mais T-Vírus do que G-Vírus na cidade.
Então o T-vírus escapou da mansão pelos rios e foi levado até a cidade, enquanto isso o G era libertado no esgoto por causa de Birkin, isso que entendi? Outra dúvida, por que os médicos não fizeram a vacina e aplicou em todos que foram pegos na epidemia? Não justifica a faculdade de Raccoon ter o Daylight e o hospital ter a vacina sendo que nenhuma das duas foram usadas. Isso é erro da CAPCOM mesmo ou é porque o governo queria esconder as vacinas da população? Pergunto isso, pois o Carlos sabia da vacina para Jill contra o T-vírus, e a galera do Outbreak sabia do daylight, então como e PQ isso? E qual a diferença do daylight pra vacina usada em Jill em RE3?
mas os stars não foram até a floresta pelo fato das mortes que estavam rondando aquele local não? ou eles foram pra lá pois também haviam mortes na cidade? eu sempre entendi q eles tinha ido para a floresta pelo fato de q apareceram corpos lá na FLORESTA, não na cidade, pq se fosse assim eles não teriam ido na floresta e sim investigado na cidade
É provavelmente uma inconsistência de roteiro, mas dá pra dizer que as vacinas estavam em testes e não estavam prontas para produção e aplicação em massa. Todo mundo foi pego meio de surpresa pelos casos tb.
Ele me perguntou quando surgiram os primeiros indícios de infecção, foi em julho, com o vazamento do vírus da mansão, por mais que as pessoas ainda não soubessem se tratar de um vírus. A floresta também está dentro dos limites de Raccoon City.
nesta seção vc poderia fazer um e se do nicolai caso ele voltasse como o novo vilão da série, pois para mim ele é o mais indicado para entrar no lugar do wesker.
Esse já está na lista de pautas, mas eu meio que discordo dessa coisa dele no lugar do Wesker =)
Excelente artigo Shady !
e para vc shady quem seria o mais indicado para entrar no lugar do wesker
Ninguém. O ideal é criar um vilão novo e diferente, não tentar repetir o Wesker.
eu não quis dizer repetir o wesker quando falei sobre o nicolai entrar no lugar dele, mas eu quis dizer que eu acho que para ocupar o lugar de vilão principal assim como o wesker dos personagens já existentes ele seria o melhor
Ah sim. Mas mesmo assim, não acho que o Nicholai teria potencial. Ele é total lacaio da Umbrella e do Sergei. A Capcom até poderia aproveitar, mas não acho que tenha o mesmo potencial.
para mim eu acho dificil a capcom criar alguém com o mesmo potencial do wesker, mas mesmo não tendo o mesmo potencial o nicolai podia ser aproveitado.
Excelente matéria e muito bem escrita!
Curti.
Novamente, mais um excelente “E se…”! Parabéns Felipe! ^^
Otimo Artigo.
Legal! Nunca tinha pensando em Annette Birkin.
Podia acontecer um ataque bioterrorista na cede do Terra Save. Assim teria um bom motivo pra colocarem Claire na história de novo, mesmo ela sendo uma simples civil.
Nossa, ótimo artigo, e seria uma ótima história, principalmente porque a Annette é uma personagem meio que poucos conhecem ou se lembram. Esse artigo está muito bom. Parabéns.
Excelente artigo, bom saber que há pessoas que cuidam tão bem da série, não havia imaginado tal possibilidade com a Annette, e sinceramente, o audio dela com a Sherry no Umbrella Chronicles é espetacular, muito carregado dramaticamente…
abração aí galera do SAC.
a capcom devia ler o os sites como o Resident evil sac! putz demoro tanto tempo pra ela sacar que o horror e a raiz de RE e a ação so um complemento
Nossa, nunca pensei por esse lado, mas lendo isso agora realmente ficaria interessante e realmente ela teria todos os motivos para ser a nova vilã. Muito bom mesmo esse resumo.
Ta de parabéns Resident evil SAC acho que a muitas idéias para a capcom acho que ela deveria sim ver esses tantos sites que falam sobre a franquia e colocam muitas idéias e rumos que a serie deveria tomar anette seria uma grande vila tão de parabéns com esses artigos
So uma pergunta essa tal de vila Red queen poderia voltar ou ela so fazia parte da umbrella vai que ela poderia hackear computadores do governo e ate de outras empresas que podem estar produzindo um novo vírus ela poderia meio que estar em todos os lugares seria imprevisível e como ela e um computador poderia liberar coisas como armas biológicas novas e vírus q dizimariam populações em cidades ou ate países poderia ser uma nova vila
Ela está totalmente sob controle do Wesker após Umbrella Chronicles. Duvido isso ser possível.
Então ela não tem suas próprias desicoes so obedece os que a controlam
Você vai postar mais coisas na pagina hoje ou so outro dia?