Um dos grandes símbolos de Resident Evil 2 – além dos olhos injetados de ódio e G-Vírus da versão infectada de William Birkin – é o símbolo encontrado na parte de trás do colete da protagonista Claire Redfield. A imagem de um belo anjo carregando bombas sob a inscrição “Feita nos céus” diz muito sobre a personalidade da personagem principal.
A imagem é também um dos símbolos de Chris Redfield, aparecendo em uma jaqueta trajada por ele como sua roupa alternativa do primeiro Resident Evil. A imagem é a mesma, assim como o texto, e ecoa também ao passado dele na força aérea americana. Para os pilotos, a mistura de imagens bonitas e angelicais com bombas, explosões e aviões de guerra é uma mistura comum.
A marca, porém, é muito mais do que isso. É também uma homenagem do criador da franquia, Shinji Mikami, a uma de suas bandas favoritas. O Queen, liderado em seus tempos de glória pelo genial Freddie Mercury, dispensa apresentações e explicações sobre os porquês de ser considerado um dos maiores grupos de rock de todos os tempos.
Na lembrança
A escolha de citações do Queen presentes em Resident Evil carrega também uma forte carga emocional. Todas as referências à banda foram retiradas do álbum “Made in Heaven”, gravado em 1991, após a morte do vocalista. Vocais gravados por ele foram utilizados na criação do disco, que foi o último a contar com sua consagrada voz.
A frase presente nas costas de Chris e Claire não é apenas o nome do álbum, mas também o título da segunda faixa. A canção foi uma das duas escolhidas para serem regravadas pela banda e faz parte de um trabalho solo de Freddie Mercury, “Mr. Bad Guy”, lançado em 1985 durante um período de separação do Queen.
Para muitos fãs, a escolha de repeti-la no disco póstumo carrega forte simbolismo. Apesar de ter sido gravada muito antes da morte de Mercury, ele fala sobre aceitar o próprio destino e dar o máximo de si, mesmo durante períodos de tormenta. Acima disso, representar seu papel na história e buscar sempre o próprio objetivo. Um tema que se encaixaria muito bem na saga dos Redfields.
Sequências
Claire voltou a carregar uma referência à banda Queen no game Resident Evil CODE: Veronica. Trajando mais uma vez um colete, dessa vez ela traz a frase “Deixe-me viver” nas costas. “Let Me Live” é a terceira faixa do álbum “Made in Heaven” e traz um ar gospel para o disco, com Freddie Mercury dividindo os vocais com seus parceiros Brian May e Roger Taylor.
Uma terceira referência à banda Queen seria feita por Shinji Mikami anos mais tarde, com a chegada de Resident Evil Zero. Desta vez, porém, a homenagem não se relaciona a um dos Redfield, e sim, a Billy Coen, o protagonista que trazia uma grande tatuagem com a típica inscrição de todo prisioneiro. “Mother Love”, ou “Amor de Mãe”, está grafado em letras estilizadas no braço direito do personagem.
Seguindo a ordem de músicas do álbum “Made In Heaven”, o criador de Resident Evil faz referencia a última performance vocal de Freddie Mercury. A letra e a melodia foram criadas ao lado de Brian May, mas o vocalista do Queen foi incapaz de gravá-la até o fim, pois já sofria da pneumonia que tiraria sua vida.
Pouco após o lançamento de Resident Evil Zero, porém, Shinji Mikami deixaria a Capcom após ter suas decisões criativas contrariadas pela direção da empresa. A saída do designer deixou mais de uma pergunta. Mas a que cabe aqui é: será que teríamos mais referências a Queen e chegaríamos ao final do álbum Made in Heaven?
Boa matéria nunca tinha percebido essas influências =/ meus parabéns =)
Muito Bem lembrado , Apesar desses Anos todos não Tinha Chegado a Reparar muito Nisso , Otima Matéria. uma Familia perfeita que nem essa , Tinha Que ter um Bom Gosto Musical.
O álbum não é “Made in heaven”?
Muito bom esse artigo eu tbem sou fan do Queen e já tinha percebido a homenagem feita através dos Redfields,mais não tinha percebido a do Billy.Se o Mikami gostava tanto assim de Queen,com certeza teríamos mais referencias a banda nos jogos,pena que o gênio saiu :/
Muito boa essa matéria. Já havia lido sobre isso antes, mas aqui está no nivel do SAC, ou seja, excelente, EXCELENTE! _\../
Já tinha visto comentários em fóruns, o engraçado é que nunca via isso em artigos sérios, mas é muito bom ver essa matéria bem escrita na forma de um artigo e não apenas comentários. \o/
Chegariamos ao final do album let me live?
O certo não seria: Chegariamos ao final do Album Made In Heaven?
Muito bom o texto, nunca havia percebido a referencia.
Obrigado pela correção amigos, rolou uma falta de atenção básica ali no final 😉
que épico, nunca tinha prestado atenção, adoro queen é uma boa noticia.:)
Muito legal saber disso, Queen é uma banda fodástica, estou conhecendo mais as músicas deles e amando ainda mais. Freddie Mercury faz muita falta nesse mundo podre tanto musicalmente quanto o resto.
Legal você fazer um artigo meu,tenho um amigo que sempre comentava sobre a referência no casaco de Chris e no colete de Claire.
Mas você,Felipe, destacou um monte de detalhes que eu nem sabia,como a tatuagem de Billy.Até porque o único RE que não joguei foi o RE0 e o RE REMAKE!
*Legal você fazer um artigo desses,tenho um amigo que sempre comentava sobre a referência no casaco de Chris e no colete de Claire.*
(OBS:Estava online na PSN e escrevi errado ao falar no mesmo tempo pelo headseet)
Otima matéria a unica coisa estranha é a Claire estar segurando uma 12 que ela não pega em nenum jogo.
É mesmo , mas a Claire aparece usando uma shotgun em um flashback no Resident Evil Degeneration ._.
Code Veronica ela usa a shotgun. as versões do wii não contam.
Mas não tem nada de canônico em usar ou não determinada arma, é meio perda de tempo discutir isso. E se for ver bem, quem pega a shotgun em Code Veronica é o Chris, e vc só pega se deixar pra ela no baú depois que ela vai salvar o Steve.
Resumindo: Isso de personagem posar com arma x não é relevante.
Nossa, cada coisa em RE que eu nem sabia que existia! Essa série é uma verdadeira enciclopédia de referencias a vários artistas e trabalhos.
Rock in Roll Forever… é incrível como qlqr músicas e arranjos de Rock estiveram presentes em RE, os arranjos dos créditos finais de RE1 e RE2 já mostrava esse lado Rock de Mikami… Essas influências do Queen tbm não tinha notado, mas é mto bom saber… sou mais Fã de Mikami agora!!! Vlw Shady pela matéria.
Duas coisas maravilhosas:
Resident Evil
E a banda Queen.
Nada mais a comentar.
Claire Redfield
Resident Evil
Música boa
Quer mais o quê?
Isso eu ja tinho reparado mas do Billy nao
Otima Materia
o meu post foi apagado e.e
repostando :
Já postei um artigo de Queen em RE no Orkut,acho muito interessante isso,tem alguns que dizem ser do Pink Floyd (álbum The Wall),mas eu duvido muito,e ótimo artigo 😀
(em RE1 Chris fala a Rebecca : The Show must go on,musica do ultimo álbum gravado com Freddie)
Não foi apagado, provavelmente se perdeu na migração de servidor.