Publicado em maio de 2000 pela Activision e produzido pela Sugar and Rockets, Covert Ops: Nuclear Dawn pode ser descrito como uma mistura entre Resident Evil e Syphon Filter. O título, conhecido no Japão como Chase the Express, substitui os zumbis e armas biológicas por terroristas fortemente armados e coloca o jogador na pele de um agente da OTAN que deve impedir a utilização de armas nucleares pelos rebeldes.
Sob a liderança de Boris Zugoski, o grupo detona cargas explosivas a bordo do trem fortificado Blue Harvest, matando todos os agentes a bordo e tomando o embaixador francês e sua família como reféns. O Tenente Jack Morton é o único sobrevivente do atentado e, praticamente sozinho, deve enfrentar os terroristas e evitar que o ataque tome proporções catastróficas.
Sem grandes diferenças
Apesar de não poder ser descrito como um survival horror, Covert Ops: Nuclear Dawn faz uso praticamente completo das mecânicas que tornaram Resident Evil um sucesso. Assim como em diversos momentos na mansão de Spencer, matar todos os inimigos vistos pela frente pode nem sempre ser uma opção e, muitas vezes, o ideal é passar por eles sem ser percebido e guardar munição para combates que sejam inevitáveis.
Nuclear Dawn usava um sistema de fases para progressão ao jogador e não era uma aventura única, como estamos acostumados. Cada estágio representa um vagão do Blue Harvest e conta com objetivos específicos, como desarmar uma bomba, acabar com todos os inimigos do local ou enfrentar um chefe. Um mapa, na parte superior da tela, servia como ajuda para orientar o jogador.
O título contava também com quebra-cabeças e enigmas bem parecidos com os de Resident Evil. Em determinados momentos, também era objetivo encontrar chaves para abrir portas trancadas pelo trem. Os banheiros do veículo serviam como pontos para salvamento no game, onde também existia um compartimento para armazenamento e coleta de itens, bem semelhante aos baús da série da Capcom.
Apesar da existência de um sistema de estágios, Covert Ops: Nuclear Dawn não era um título linear. Eventos da trama poderiam variar de acordo com atos do jogador ao longo da história e, inclusive, a morte ou vida de personagens secundários também eram decididas por tais situações. Ainda, o título contava com dois finais, incluindo um que dava abertura para uma sequência.
Obscuro como um terrorista
Todas essas influências, porém, eram acompanhadas por falhas gritantes na jogabilidade e problemas no design de cenários, que geravam barreiras invisíveis, por exemplo. Tais problemas no desenvolvimento geraram críticas entre moderadas e negativas. O IGN deu nota 4,8 ao game, enquanto o GameSpot o avaliou como um título medíocre. A revista japonesa Famitsu, por outro lado, deu ao jogo graduação 30, de um total de 40.
As críticas e a falta de representatividade da desenvolvedora Sugar and Rockets – que seria incorporada pela Sony ainda em 2000 – impediram que Covert Ops: Nuclear Dawn se tornasse um game cultuado. O game vendeu cerca de 300 mil unidades em todo o mundo e permanece até hoje na obscuridade, mesmo tendo uma versão exclusiva lançada recentemente para o celular Sony Ericsson Xperia Play.
Legal esse tipo de matéria, há muitos jogos que lembram Resident Evil, principalmente no Playstation 2. Seria interessante a publicação de matérias como essa regularmente no site.
Parabéns ao RESAC e às reportagens sempre de primeira linha.
Haha… Virei esse jogo há muito muito muito tempo atrás, gostei muito…. LEgal!!!!
Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse título e até me interessou. Resident Evil foi o pai de muitos jogos, e muitos jogos que não fizeram tanto sucesso foram inspirados nele.Se não me engano, quando Resident Evil 4 foi lançado e era o jogo mais comentado, uma empresa ao qual não me recordo lançou Cold Fear, acho que é esse o título do jogo. Todas as características de Resident Evil 4 eram notáveis, incluindo um protagonista homem loiro com um cabelo muito semelhante ao do Leon. E claro a jogabilidade não pode ficar de fora, que abriu portas pra vários jogos, inclusive os famosos Third Person Shooter. Dead Space pro exemplo bebeu da fonte de Resident Evil, adaptando a sua jogabilidade e hoje é um grande e admirado Survival Horror.
PS: O protagonista desse Cover Ops: Nuclear Down lembra um pouco o Chris.
Cara tinha uma dassas crias que se chamava Enigma do PSX, e era horroroso rsrss.
http://www.youtube.com/watch?v=aGppuQHZ2mM
O gameplay está aos 6min. do video.
Tem pra Play 2 ?
PS1
Muito bom, me lembro desse jogo porque joguei a versão japonesa dele: Chase the Express,
Evil Shady, da uma olhada num jogo chamado Overblood (PS). Se não me engano, é do mesmo ano do lançamento de RE, e muita gente jogou ele na época por ser um survival. =)
Wow, eu joguei esse jogo há anos, nem me lembrava do nome ( nem da sua existência lol). Eu lembro que na época, por sua similidaridade, eu pensei que fazia parte da franquia, junto com Silent Hill e Dino Crisis lol. O impressionante é que em um jogo com tantos elementos interessantes, essas “crias” se focaram tanto na jogabilidade e no estilo de câmeras (isso sem contar o estilo de modelagem dos personagens :P) que eram a parte mais fraca.
Nossa, ele não foi cultuado mesmo, pq lembro que so fui o conhecer em 2010, 10 anos depois do lançamento!
Poderia ter ficado na categoria Influências mas tirando isso uma ótima matéria =D
Meu deus… Overblood e legalzin to jogando ate gostei do game… outro bom e praticamente ctrl c ctrl v de resident (muitos deve ate conhecer) e Vampire Countdown