Três ideias para bons filmes de Resident Evil

A briga sobre a qualidade (ou falta dela) nos filmes de Resident Evil produzidos por Paul Anderson é infinita. Muito se critica a falta de ligação dos longas com a cronologia da série ou a própria presença de Alice, uma personagem deslocada e que, para muitos, em nada lembra a franquia que dá título ao longa do qual ela é a protagonista.

O problema, aqui, é a própria dinâmica de uma adaptação. Em um de nossos primeiros artigos, abordamos a dificuldade de transpor um game para a telona, devido à diferença entre as mídias e à forma bem diferente de contar uma história em cada meio. Além disso, existe a questão do público: como fazer um filme que agrade tanto aos mais fanáticos pelas franquias quanto àqueles que não fazem a menor ideia do material original?

É por isso que, na maioria das vezes, temos histórias tão diferentes das que jogamos com nossos controles. A falta de conhecimento dos espectadores, porém, não pode ser um empecilho na hora de criar uma boa adaptação para o cinema – como Resident Evil: Degeneração e Condenação provaram muito bem.

Por isso, o Resident Evil SAC imaginou três formas interessantes de levar os games para as telas sem que a essência deles fosse perdida, ao mesmo tempo em que os longas resultantes se tornassem abrangentes. Tem outras ideias? Deixe nos comentários.

Resident Evil: Operation Raccoon City

Em sua versão dos cinemas, Resident Evil se tornou um grandioso filme de ação, com muitas explosões e cenas de lutas corporais. Se isso é o que funciona nas telonas, porque não adaptar para as telas justamente o game com maior foco nesse aspecto da história recente? Com seus personagens misteriosos e história cheia de conspirações, RE: Operation Raccoon City poderia dar um ótimo filme.

A trama passada numa das cidades mais icônicas dos video games também reuniria em um único longa aparições de diversos protagonistas consagrados da série. De forma a não mexer na cronologia, porém, o foco aqui seriam os agentes da U.S.S. e o desastre em Raccoon City, em um longa com clima de guerra, seja contra as armas biológicas ou os mocinhos e soldados do governo norte-americano.

Outros spin-offs

Três ideias para bons filmes de Resident Evil

E já que estamos falando de tramas que envolvam conceitos da cronologia mas sem necessariamente mexer com ela, porque não roteiros que contem histórias paralelas? Enredos como os da série Survivor, por exemplo, seriam perfeitos para gerarem filmes canônicos periféricos, adicionando fatos mas sem necessariamente modificando histórias da saga.

Essa era, inclusive, a ideia inicial de Resident Evil: O Hóspede Maldito, antes de Paul Anderson se ver pressionado pela Sony e pelos fãs para incluir personagens dos games. O objetivo do cineasta era criar histórias que poderiam muito bem se encaixar no folclore da saga, ao mesmo tempo em que seriam facilmente entendíveis pelos leigos em RE. Mas isso foi quando a franquia cinematográfica ainda era uma empreitada independente de um estúdio alemão.

Até mesmo Alice poderia existir, mas claro, sem os exageros característicos dos longas mais recentes. O único lado ruim dessa hipótese é que colocar personagens reconhecíveis seria tarefa incrivelmente complicada, já que tudo dependeria dos rumos que a Capcom imagina para os jogos. São muitas as chances de dar errado, mas tudo depende da força dos realizadores e da vontade de fazer algo que realmente respeite o cânon de Resident Evil.

Histórias de personagens

Hot Toys vai produzir action figure de Ada

Outro caminho que pode ser seguido é fechar o escopo e focar em personagens específicos, mais ou menos como a Fox fez com “X-Men”, ao criar uma subsérie dedicada exclusivamente a Wolverine – um exemplo não muito bom em termos de qualidade. A série Resident Evil possui personagens ricos o suficiente para sustentarem um filme, mesmo que nos jogos apareçam apenas como coadjuvantes.

Que tal um longa que mostre todo o caminho de William Birkin, desde que era um estagiário da Umbrella até sua morte pelas mãos da empresa? Ou uma série de filmes focados em Ada Wong, mostrando as diversas missões da espiã à serviço da Terceira Organização? Ou, ainda, mostrar algumas das tantas batalhas de Leon ou Chris na luta contra o bioterrorismo global?

A última alternativa, inclusive, poderia gerar algo na linha de Operation Javier, de Resident Evil: The Darkside Chronicles: uma trama rica, porém fechada, e sem maiores influências no passado ou futuro da cronologia. Uma história que mostraria mais sobre um personagem específico, tornando-o mais rico e interessante para os fãs dos games. E, claro, sem alterar a linha geral da franquia.


Tags: , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

42 Comentários em "Três ideias para bons filmes de Resident Evil"

  1. Rafael 09/05/2013 at 20:21 -

    3 idéias

    1ª Não a Paul W. S. Anderson

    2ª Não a Milla Jovovich

    3ª Não a ação (resident evil 6=fracaso, se a produtora ta achando, e agora pro relançamento do revelations ele ta com muita expectativa de vendas (capcom=$) pois volta as origens, quer dizer que a ação não da certo pro RE)

  2. Nicolas Augusto 09/05/2013 at 20:31 -

    Concordo plenamente com a primeira ideia. Operation Raccoon City seria um ótimo filme, onde poderíamos ver diversas referências dos primeiros jogos.
    Acredito que a ideia de spin-offs seria a que mais agradaria os fãs, seguindo o rumo de Degeneração e Condenação. Gostaria de ver um filme sobre os primórdios da Umbrella com um eventual ataque biológico ocorrido nos anos 80 ou no início dos anos 90 em que não foi noticiado.

  3. Lara 09/05/2013 at 20:47 -

    Podiam fazer filmes dos livros tbem que seguem a história mas não são 100% iguais,e humanizar os personagens já que o jogo não faz isso.
    Quanto a histórias de personagens poderiam ser feitos curtas explicando quem eles eram,como eram antes de tudo começar,tipo como eram os STARS,o Leon o que ele fazia,a Claire na faculdade e por ai vai se tiver um filmes realmente inspirado nos jogos seria uma boa publicidade tipo no primeiro filme fazer curtas mostrando Jill,Chris,Barry,Wesker…antes da mansão,Leon e Claire antes de Raccoon,e por ai vai

  4. Leonardo 09/05/2013 at 20:55 -

    É um desafio ímpar… Pra mim, é necessario um diretor e um roterista competente, que seja fã da serie obviamente. Mais eu quero dizer, MUUUUUUUUIIIITOOOO competente! Tipo um Charlie Kaufman da vida no roteiro e um Spyke Lee na direção. Eu acho improvavel que um roteirista ou diretor veterano tenha interesse em um tipo de filme desses. Sendo assim, acho que tinha que ser contratado um roteirista iniciante, daqueles que acabaram de sair da faculdade de cinema e que ganharam varios prêmios em curta-metragens, quase um Sam Raimi. O que favorece um filme de Resident Evil hoje em dia é que “zumbi” ta na mida hoje em dia. Eu queria umResident Evil bem sombrio, não necessariamente assustador, mais com um clima bem tétrico. Como tá no texto, acho que o filme tinha que focar em um personagem e mudar um pouquinho a história para deixa-la “adaptavel”.

  5. José Mac 09/05/2013 at 21:24 -

    A última ideia foi sensacional, Felipe!
    Quanto a ORC, realmente daria um bom filme.
    Quanto a série Survivor, o do Ark tb daria, porém o Dead Aim daria um ótimo filme com uma condição: que mudassem o boss final pq um filme em que um cara tenta salvar o mundo de um vilão que quer acabar com a feiúra do planeta soa bem ridículo pra um enredo de filme…

  6. Sokholov 09/05/2013 at 22:31 -

    Apesar de também ter de concordar com a maioria no quesito “Paul & Milla=Alice are sucks”, eu não acho que a ideia do Paul Anderson foi um fracasso total. A ideia de fazer algo diferente dos jogos sou bem mais criativo e interessante (pelo menos para quem assim como eu, é fã e entusiasta dos jogos, e inclusive já jogou quase todos eles), o que estraga nos filmes são as sequências depois depois do primeiro filme que são completamente sem pé nem cabeça, cheios de cenas de ação e uns fragmentos de história que parecem servir apenas para ligar uma cena de ação a outra, e é claro, o novo centro do universo chamado Alice… Mas também acharia interessante fazer um filme em live action inspirado naquele livro de S. D. Parry contando a a história do incidente da mansão desde os primeiros indícios, os preparativos dos S.T.A.R.S. na delegacia e tudo mais, almenos um filme totalmente inspirado na franquia que também pudesse além de tudo conectar os fãs de games e filmes e também por um fim aquela duvida de qual a “ordem correta de gameplay”, já que dava para jogar com o Chris e a Jill e ninguém sabe ao certo quem protagoniza certos acontecimentos dentro da mansão.
    Em fim, parabéns Demartini, muito bacana o artigo, bom trabalho!

  7. yuri 09/05/2013 at 22:33 -

    Gostei das duas últimas ideias. Recontar um Spin-off ou contar uma história em particular(como degeneration e o lixo do damnation) com atores reais ficaria muito bom, quem sabe até mesmo abrindo espaço para um seriado sci-fi de zumbis…

  8. Renan Morbioli 10/05/2013 at 08:40 -

    Cara, a história que vem sendo desenvolvida no mangá seria um ótimo filme tbm… Os filmes até o final de RE Apocalipse estavam bem legais, até qndo Paul Anderson fez com q Nemesis tivesse sentimento e se lembra-se da Alice, ai começou a bobeira. Mas como em um artigo aqui no SAC a $$ fala mais alto, infelizmente temos que apenas sonhar, pq torcer para um filme fiel aos jogos seja feito já No hope left (kkkk). Maaaassss…..

  9. Matheus Madara 10/05/2013 at 09:02 -

    A primeira e a terceira ideias são formidáveis!Parabéns pela excelente matéria.

  10. Rodrigo Vieira 10/05/2013 at 09:28 -

    Deixe o filme do jeito que esta assim que ele é bom cheio de ação efeitos especiais montros milla jovovich areebentando como alice , o filme se tornou um grnande filme de ação de holywwod por causa disso não deve mexer na formula do sucesso o filme ta certo em dixar a historia do jogo de lado eu ja joguei os jogos e achei um porcaria que jogo idiota isso de ficar p´rocurando plantia e reszolvendo que cabecinhas ´uma bosta os filmes são infinitas vezes melhores são muito mais intensos divertidos e bem feitos que os jogos

    • ÚR0b0r0$ 11/05/2013 at 18:28 -

      não critica os jogos,pois sem eles não haveria o reconhecimento para os filmes.

    • Uncreed251 25/05/2013 at 01:25 -

      se você gosta de só de ação desmiolada, devia ter jogado os mais recente e não os antigos.

  11. RafaelRedfield 10/05/2013 at 09:34 -

    Não que os Filmes de Ação da Milla sejam Ruim , mas eu sonho em ver Resident Evil no Cinema com Bastante Carnificina e Horror , um dos melhores Filmes que assisti atualmente foi o Colecionador de Corpos 2 filme Perfeito …. fiquei triste quando terminou.

  12. Matheus Madara 10/05/2013 at 09:44 -

    Mais é claro que eles vão continuar,enquanto estiverem arrecadando um capital alto.

  13. Ada Wong Charmosa 10/05/2013 at 10:53 -

    Ótimas ideias realmente.se basear em spin-offs e games menos destacados com histórias paralelas ao original.Re Orc daria um ótimo filme de ação além de que veríamos metade dos personagens principais na cidade apocalíptica na medida certa sem exageros fúteis como ocorre na saga do Paul,contudo o que ficaria show um filme de terror macabro,com zumbis de tirar o folego,algo ou uma criatura aterrorizante que a cada cena deixasse todos tensos e levasse nos a levar grandes sustos este é o sonho dos fãs de Resident Evil que se realizaria no cinema além de agradar ao público popular que não sabe da existência da série nos videogames

  14. Frack 10/05/2013 at 11:59 -

    Seria Excelente dar um começo, de 2 filmes com o fundador principal da umbrella o Ozwell E. Spencer sua história, o Alexander Ashford sua história, Derek C. Simmons sua história, CHRIS E JILL em crianças,os S.T.A.R.S, Barry Burton e Enrico Marini,William Birkin seu inicio, James Marcus seria interessante, Albert Wesker seu passado,Billy Coen “RESIDENT EVIL ORIGINS” !?! XD
    O_o tou sonhando o_O

  15. Nandoskennedy 10/05/2013 at 13:01 -

    Os livros de RE são muito ricos e, apesar de não serem 100% fiéis, contam as histórias de RE sem perder o foco e sem denegrir a história original.
    Apenas sigam o exemplo desses livros, que nem sequer são oficiais, que COM CERTEZA darão ótimos filmes!

  16. Pricila 10/05/2013 at 15:05 -

    Parabéns pelo ótimo artigo!

  17. Alexandre 10/05/2013 at 16:00 -

    Felipe, apesar de não comentar muito, estou sempre dando uma olhada no site. Me interessei por esse, porque como fã, achei muitas coisa sque poderiam ser melhoradas no filme. Enfim, escrevi um roteiro de um longa á parte, total baseado no game, queria um espaço seu para mostrar aqui, se possível. Vlw,

    • Felipe Demartini 10/05/2013 at 16:32 -

      Não tem bem um espaço específico pra roteiro, mas se vc quiser transformar ele em um conto legal a gente pode conversar.

  18. Billy Coen 10/05/2013 at 16:32 -

    Eu não odeio a Alice, mas acho que no primeiro filme ela era uma pessoa muito mais legal e humana.

  19. Matheus Madara 10/05/2013 at 19:12 -

    Concordo com o Billy,para mim o único filme do RE que “prestou” foi o primeiro.

  20. ROCKBruno6 (ps3) 10/05/2013 at 19:15 -

    Um filme baseado em RE ORC seria muito bom, se fosse feito como igual aquele trailer “triple impact” do jogo, em que possui muitos mortos-vivos, criaturas queridas (lickers,tyrantes,zumbis..poderiam adicionar as demais presentes no jogo, tipo os hunters, os crimson heads, super tyrantes).. e td em uma ação que não foge ao que seria aceitável como “real” para fãs e para leigos da série.
    Em uma história de fundo como aquela, poderiam dar um foco maior ao incidente da cidade e personagens principais (como o Felipe falou)
    —————————
    MINHA OPNIÃO-Mesmo os grandes estúdios nos dando grandes filmes e enredos marcantes.. acho que os filmes de estúdios independentes sempre tem um charma a mais.Por ex. “abismo do medo”, “pandorum” (do estudio que Paul A. trabalha), “resident evil o hóspede maldito”, entre outros.

  21. BRUNO m 11/05/2013 at 12:41 -

    Seria legal um filme que contava a origem da Umbrella pala familia Ashford , e uma boa ideia conta tamben a origem de James Marcus , de Wesker William B , e o inico do caos em Raccoon City , ate a queda da Umbrella , como visto em code veronica

  22. bruno 11/05/2013 at 13:43 -

    eu sempre defendi a ideia de fazer os filmes baseados nos livros!

    atenderia a gregos e troianos (manteria a base, e teria a sua liberdade ja que os livros nao seguem a cronologia dos jogos!)

  23. Sonny 11/05/2013 at 18:14 -

    É só tirar o PA gente, simples, tirando ele, tira a Milla automaticamente, porque ela não vai aceitar ser dirigida pelo Cameron por exemplo, pois ao contrário do PA, os diretores normais mandam e ponto finla, nunca aceitariam que ela desse palpites nas cenas e mudasse o roteiro.

    • ROCKBruno6 (ps3) 12/05/2013 at 12:24 -

      Rs os diretores normais são bem assim msm, não são muito de aceitar opniões dos atores. Por exemplo James Cameron e Sigourney Weaver durante as gravações de ALIENS – O RESGATE discutindo pq ela disse que tinham muitas armas no filme.. Então James Cameron falou para ela
      “Você tem razão.. tem muitas armas.. inclusive eu poderia colocar uma cena em que vc e um alien sentam e conversam até entrarem em um consenso. Que tal? Está melhor assim para vc?”
      Rs Eu vi nos extras do filme. xD

      • Sonny 14/05/2013 at 12:34 -

        HAHAHAH. Meu, sou apaixonado pelo Cameron e é platônico, eu sei, mas ele tem minha admiração, ele fala na cara dos atores que ficam dando chiliques. Ele e DiCaprio quebraram a porrada nos sets de Titanic, porque o DiCaprio ficava dando piti pela água ser fria. Imagina só se a Milla fosse pega pra atuar num filme do Cameron? Primeiramente ela iria levar patadas e mais patadas, porque mais chiliquenta que ela NÃO EXISTE, alémn de mudar os roteiros, personagens, cenas, figurinos e etc, . Imaginem só Cameron dando uns pega pra capá nela. kkkkkkkkk Ele nunca iria aceitar ela ter esse poder que o marido dela dá à ela. Um lado bom pra ela terá nisso tudo, se ela algu mdia fizer parte de um filme de Cameron, pode ter CERTEZA, ela vai se lançar na fama, vai ganhar milhões e a carreira vai decolar, pois tudo que Cameronb toca vira Oscar e Dólar, FATO, e foi assim que aconteceu com Winslet, Weaver, Saldana, Biehn e etc, todos famosos que só ficaram famosos graças à Cameron. Ele realmente merece meu respeito, porque NÃO é qualquer um que destrói Spielberg nas bilheterias e nas premiações.

  24. levasco 12/05/2013 at 02:17 -

    Uma quinta sobrevivente de Raccoon, cidadã comum, repórter (poderia ser Alyssa, ou até mesmo Alice), relatando sua fuga nos moldes de Guerra Mundial Z, ao tentar vender a história para um grande jornal.
    Durante seu relato, a origem da Umbrella, bem como a dos vírus T e G e o incidente da Mansão Spencer seriam relatados com base nas suas próprias investigações e contatos com os STARS remanescentes.
    O foco seria nas reações de uma pessoa comum aos horrores de Raccoon, deixando quem assiste sempre apreensivo e se perguntando o que faria no lugar dela, sempre se surpreendendo, com muito gore e sustos, claro, deixando a ação para quando aparecerem os conflitos entre UBCS, exército, força policial e BOWs.
    Finalmente, seria capturada pelo governo, aprisionada no mesmo lugar de Leon, conhecendo-o, e, por não poder ser aproveitada em missões de campo, entraria em um programa de proteção a testemunhas.
    Mesmo com a mudança de identidade, a Umbrella estaria no seu encalço, graças aos seus tentáculos no governo, obrigando-a a pedir ajuda, durante uma tentativa de captura pela Umbrella, a Leon e aos STARS, criando o gancho para um novo filme.

  25. Nivaldo Ferreira 12/05/2013 at 09:11 -

    Uma personagem que merece um filme solo é Ada Wong em que faz os tais trabalhinhos secretos e fala ironicamente mostrados em R.E.6.

  26. Olivera111 12/05/2013 at 09:15 -

    A carai vcs podem ver RE ta colocando personagens novos e recolocandoo alguns velhos e no re5 film ele mostra a existencia de uma conpania global de agentes tentando terminar com a infecsao entao pow ainda da pra salvar o filme pow q nen e tao ruin assim!!!

    • ROCKBruno6 (ps3) 12/05/2013 at 12:19 -

      Depois de 5 filmes eles começarem a fazê-los ficar bom não é tão interessante assim.
      Mas nao me entenda errado.. o primeiro filme RE eu acho que é um dos melhores filmes de todos.. Porém suas contiuações ficaram completamente sem ligação com os jogos, se tornatam muito inferiores ao primeiro filme tanto no quesito história quanto no quesito suspense (alias, esquece o suspense.. não existe mais isso nos filmes.. nem nos jogos)

  27. Thelrys 13/05/2013 at 15:01 -

    Devo ser um dos poucos que gostaram de Resident Evil: Operation Raccoon City e eu adoraria ver um filme sobre o jogo, mas se derem a outro diretor e sem Alice, só a história do jogo mesmo.

  28. Alexandre 14/05/2013 at 13:42 -

    Meu contato: casthglione@hotmail.com, me manda, se possível, seu e-mail pra esse e te mando a historia. blza?

  29. Viniccius Ismael 14/05/2013 at 22:17 -

    Minhas ideias (e sonhos, pq não sou diretor nem ninguem pra decidir o futuro de RE no cinema) para a série no Cinema:
    1) Final do arco com Alice em Resident Evil 6; morte do Wesker; fim do apocalipse zumbi; destruição da Rainha Vermelha e de uma possível Alexia como vilã que desenvolveu uma variante perfeita do Vírus
    2) Mais filmes seguindo o estilo Degeneration e Danmation
    3) Remake seguindo a história 100% original. Adaptando RE1, RE2, RE3, RE4, RE5 e RE6.
    4) Spin-Off de Resident Evil Outbreak e Outbreak File #2. E pra completar: câmeras seguradas pelos personagens a la Atividade Paranormal, e ”participação especial” de Alice, ou personagens clássicos da saga
    5) Série de TV ou um anime com várias temporadas retratando os eventos da saga. Já posso até imaginar:
    Primeira Temporada: Mansão Arklay
    Segunda: Raccoon City etc

  30. Y-z 20/05/2013 at 08:24 -

    Vinicius ideia otima cara pena que nao vai rolar né…. axo literalmente que a Alice estragou os filmes poxa ela tem poder cara nada a ver…

  31. joao 29/05/2013 at 16:05 -

    podiam botar a claire eo steve do resident evil code veronica ou a sherry ou a helena

  32. Juniorcena 04/06/2013 at 01:15 -

    olha só, eu curto RE desde o primeiro. então posso dizer que o melhor a se fazer é o enredo de RE 1 Director’s cut o melhor RE inspirem-se nesse modelo pois fazer 1 filme com o enredo do primeiro seria sucesso na certa….essa e minha opinião…

  33. tato 16/06/2013 at 20:03 -

    Bota o diretor de Terror em Silent Hill 2006 pra fazer o próximo filme de Resident Evil e voces vão ver o que é uma adaptação de games.

  34. Maycon Santos 18/06/2013 at 12:26 -

    Se o Paul tivesse utilizado a história dos livros de S.D. Perry, seriam os melhores filmes do mundo!

  35. Edcarlos Aquino. 01/07/2013 at 13:19 -

    RESIDENT EVIL de Paul Anderson É A MELHOR SÉRIE DE ZUMBIS DO MUNDO TODO.
    Retribuição marcou a serie, mas uma boa ideia q eu sugiro para a serie q eu queria mto q fosse levada á publico e conseiderada séria, seria de recolocar entre o elenco de RESIDENT EVIL 6 o ator que morreu no primeiro filme, ERIC MABIUS que interpretou MATT ADDISON, se ele voltasse em RE 6 seria demais, ele poderia estar controlando a rainha vermelha na colmeia em Raccon City, seria muito legal ver ALICE enfrentando a unica pessoa que sobreviveu ao lado dela durante o primeiro filme.

  36. pedro 16/08/2013 at 12:50 -

    Realmente o Operation Raconcity seria uma jogada de mestre.Agradaria os leigos e os viciados na série.