Top 5 versões de Resident Evil

Top 5 versões de Resident Evil

No dia 21 de maio de 2013, Resident Evil: Revelations Unveiled Edition chegará ao mundo trazendo o game exclusivo do Nintendo 3DS para um público completamente novo. A restrição do game ao portátil fez com que muita gente não tivesse a chance de experimentar essa pequena pérola, reduzindo sua importância para alguns.

E a Capcom não apenas está ressuscitando o game, mas dando a ele uma cara completamente nova, com gráficos em alta definição e extras exclusivos. Não é a primeira vez que algo assim acontece. Relançamentos e ports são ocorrências constantes na série e servem para que a Capcom possa levar seus jogos para o maior número possível de usuários.

Para justificar uma nova compra, a empresa normalmente adiciona elementos ou modifica os relançamentos para torna-los diferentes, apesar de iguais em sua essência. Aqui, o Resident Evil SAC lista as melhores versões da história da franquia e explica porque elas são melhores que as edições originais.

5. Resident Evil 4 HD

Já falamos deste game em nossa análise, mas nunca é demais relembrar: Resident Evil 4, em HD, dá um baile gráfico em muitos jogos produzidos já na atual geração. A chegada de visuais em alta definição fez muito bem ao game de 2005, que ainda respira e mostra porque é um dos melhores shooters de todos os tempos.

Aqui não existem extras exclusivos, apenas gráficos impressionantes que valem a pena o retorno à vila dominada pelos Los Illuminados. Mesmo já tendo explorado cada cantinho do local, a alta qualidade dos cenários e elementos farão com que você se encante mais uma vez. Como nem tudo pode ser perfeito, as cutscenes de Separate Ways, a melhor parte do game, acabaram ficando de fora da remasterização.

Resident Evil 4 HD apresenta ainda um problema meio incompreensível, fruto de uma falta de cuidado no desenvolvimento. Olhos mais atentos perceberão quedas eventuais na taxa de frames por segundo, uma ocorrência que não faz sentido levando em conta a capacidade de processamento do PlayStation 3 e Xbox 360. O relançamento é bom o bastante para estar entre os cinco melhores, mas não o suficiente para se tornar a melhor versão de RE4.

4. Resident Evil 2 (Dreamcast)

Top 5 versões de Resident Evil

Fonte da imagem: GameFaqs

Aproveitando-se da arquitetura baseada em Windows do Dreamcast, a Capcom decidiu matar dois coelhos com uma cajadada só. Após melhorar ao máximo a resolução de todos os elementos de Resident Evil 2 para sua chegada aos PCs, a empresa liberou a exata mesma versão para o console da SEGA, criando o melhor port do game.

Não temos apenas gráficos mais limpos e bonitos, mas também a simplicidade de operação que apenas um video game pode oferecer. Mais do que isso, os extras exclusivos dos computadores estão presentes aqui: uma galeria de imagens e artes conceituais e dois novos níveis de dificuldade, incluindo o “Nightmare Mode”, que aumenta consideravelmente a resistência dos inimigos, na mesma medida em que diminui os itens disponíveis.

Para os preciosistas, há ainda um pequeno detalhe que faz toda a diferença. O VMU, vulgo memory card do Dreamcast, tinha uma tela e ficava encaixado no controle. Aproveitando-se disso, a Capcom transformou o acessório em um visualizador de energia e munição, permitindo acompanhamento constante do status do personagem sem necessidade de acesso ao inventário.

3. Resident Evil 3 (Dreamcast)

http://www.emuparadise.me/Sega_Dreamcast_ISOs/Resident_Evil_3_Nemesis/150

Fonte da imagem: Emu Paradise

Uma galeria de imagens não era suficiente para a Capcom. Fazendo com Resident Evil 3 o mesmo que já havia sido realizado com o antecessor, a Capcom levou a mesma versão dos PCs ao Dreamcast, adicionando duas novas roupas e a possibilidade de escolhê-las desde o início da aventura. Além disso, o modo Mercenaries também está habilitado desde o início.

Gráficos mais limpos e modelos de personagem e cenários em maior resolução tornam a passagem de Jill Valentine por Raccoon City muito mais atrativa visualmente. Aqui, é possível perceber cada um dos detalhes dos ambientes e encontrar com bem mais facilidade todos os easter eggs deixados pelos produtores. Acredite, eles são muitos e merecem um artigo exclusivo.

Há ainda um prelúdio de funcionalidade online. Em Resident Evil 3, os jogadores que possuíam o modem do Dreamcast poderiam hospedar seus recordes do modo normal ou Mercenaries em um ranking online, já desativado pela Capcom.

2. Resident Evil: Deadly Silence

Em mais uma aventura da franquia nos portáteis, a Capcom decidiu investir no Nintendo DS com o primeiro título da franquia. Em vez de simplesmente portá-lo, porém, a Capcom decidiu levar o game de volta à mesa de trabalho, investindo em novos enigmas e modos que usavam todas as possibilidades do aparelho. Isso é Resident Evil: Deadly Silence.

A principal mudança é o modo Master of Knifing. Acessível tanto pelo menu quanto em momentos cruciais da aventura, o jogador assumia uma visão em primeira pessoa e deveria repelir os ataques dos inimigos usando apenas a faca. Sons eram reconhecidos pelo microfone e movimentos na tela com a caneta stylus eram reproduzidos pelos personagens e a estratégia era essencial para sair ileso.

A touchscreen também foi utilizada em uma série de enigmas, desde aqueles que exigiam o pressionamento de botões, até alguns exclusivos. Na sala de música do segundo andar, por exemplo, era preciso girar um disco na rotação correta para tocar uma música e liberar a passagem para o nível inferior.

Além disso, os modelos de personagens humanos foram completamente refeitos, aparecendo com visuais que chegam a destoar do restante dos cenários. O trabalho da Capcom resultou em uma das melhores versões do primeiro Resident Evil, que chega a ser considerada como um game independente por fansites e revistas do ramo.

1. Resident Evil 4 Wii Edition

Top 5 versões de Resident Evil

A versão de Resident Evil 4 para o Nintendo Wii é vista por muitos como a “edição definitiva” do game, acima até mesmo da recente remasterização. Temos aqui o título com o nível de detalhes e poderio gráfico imaginados pelo criador Shinji Mikami, ao lado de todos os extras do relançamento para o PlayStation 2.

Não apenas isso, mas o game no Nintendo Wii faz pleno uso dos controles de movimento do console. Isso deu à aventura de Leon contornos muito mais intuitivos e deixou a ação bem mais dinâmica. Se matar Ganados já era bom com um joystick, fazer isso com o Wii Remote é muito melhor.

Aqui, porém, não existem extras exclusivos além da utilização dos controles de movimento. A engine do game, porém, seria utilizada pela Capcom para trazer Dead Rising ao console da Nintendo, com o subtítulo Chop Till You Drop.


Tags: , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

53 Comentários em "Top 5 versões de Resident Evil"

  1. Italo Oliveira 10/04/2013 at 23:07 -

    RE4 HD para PS3 não conta com o recurso do PS Move?

    • Renan 10/04/2013 at 23:26 -

      Quando vi que ia sair RE4 no PS3 já me animei achando que teria utilidade com o MOVE, mas nem…

      E dizem que RE5 não ficou tão bom, mas nunca joguei com move!

    • Felipe Demartini 11/04/2013 at 09:03 -

      Não. Isso é bizarro.

    • rescclp 11/04/2013 at 12:26 -

      RE4 HD do PS3 poderia ser a versão definitiva, se possuísse suporte ao Move “e”, fizesse bom uso do mesmo. Jogar RE5 como o Move não é tão bom quanto jogar RE4 com o Wiimote. =/ Uma pena mesmo.

      • Felipe Demartini 11/04/2013 at 12:46 -

        Eu tenho minhas dúvidas, sabia… o Move não é tão preciso quanto o Wiimote por causa da forma como ele detecta os movimentos. RE5 com o Move, por exemplo, não é tão legal quanto RE4 no Wii, mesma coisa os Chronicles. Acho que o mesmo ia acontecer com a HD Edition + Move.

  2. DavisAbreu 10/04/2013 at 23:15 -

    Pra mim Deadly Silence é o melhor

    • rescclp 11/04/2013 at 12:29 -

      Concordo, e merecia ainda um port para o Wii/WiiU pelo Rebirth Mode, ou para os consoles atuais pelo Normal Mode, onde temos opções de cortar cenas e o “180° turn”. ^^

  3. Flavio 10/04/2013 at 23:25 -

    Sobre o Resident 3, fiquei curioso pelos Easter Eggs,
    só conheço um que é o texto RESIDENT 4 em cima do restaurante,
    sobra a posição do Resident 3, achei que a melhor versão seria do GameCube. [opnião]

  4. yuri 11/04/2013 at 00:21 -

    De fato, a queda de frame rate é esperada, já que o game está rodando em HD. Faz tanto tempo que joguei o Dreamcast, mas porque não seriam as versões do GameCube? prós: Antialiasing e frame rate melhor; Contras: vídeos escurecidos e em baixa resolução.

    • Felipe Demartini 11/04/2013 at 09:03 -

      A versão do Dreamcast é igual a do PC, como eu disse no texto. A do Cube é mais próxima da original.
      E, claro, o texto e uma indicação minha. Todo mundo pode concordar ou discordar.

    • Diego Shuriken 11/04/2013 at 13:14 -

      Eu curto todas as versões de RE1, RE2 e RE4 mas acho que as melhores estão no GC/Wii tendo como único problema “Hoje em dia” o fato de rodarem em 480p.

      RE1 a mais bonita é a do pc mas ninguém consegue rodar esse game corretamente hoje em dia.

      RE2 na minha opinião a melhor é a do cube por ter loadings rápidos, efeitos de sombras e luz melhores (No encontro na loja do Kendo da pra perceber bem) E possibilidade de pular cutscenes, diálogos.

      Mas até hoje, eu ainda jogo mais a versão do Dreamcast =P

      RE4 no cube/Wii tem som Doby Digital e Loadings mais rápidos que qualquer outra versão. Além de que jogar RE4 com Wiimote é mais legal na minha opinião.

      Eu curto muito as versões PC de RE e os ports em HD só não consegui gostar mais pelo fato da Capcom ser preguiçosa demais e sempre lançar ports capados e sempre usar as piores versões pra fazer os ports. Exemplo de RE4 pra PC que pegaram a versão do PS2.

      • yuri 11/04/2013 at 15:48 -

        as versões de GC,WII e PS2 só tem dolby pro logic 2, que só é uma simulação analógica. o som do RE4 do ps2 é simplesmente HORRÍVEL(e olha que testei com cabo ótico em receiver).

        • Diego Shuriken 11/04/2013 at 15:59 -

          O som de RE4 no ps2 é tosco mesmo. Os ganados parecem que tão falando por rádinho quando falam “Oh Lord Saddler” Pior isso que usaram no PS3. =/

  5. nome 11/04/2013 at 10:57 -

    Nunca joguei nenhumas dessa versões acima, apenas o RE4 HD do PS3.
    Mas e o Resident Evil Remake, não conta? O Code Veronica X HD? Resident Evil 5 Gold Edotion?

    • Felipe Demartini 11/04/2013 at 11:18 -

      Resident Evil Remake não é versao, é jogo independente.
      X é versão, mas eu não considerei entre as cinco melhores. Gold Edition pode ser tb, mas há controvérsias, pq na verdade é só DLC em disco. Aqui, falo mais de ports e relançamentos mesmo.

  6. lucius 11/04/2013 at 12:03 -

    a Capcom deveria ter lançado essas versões de RE2 e RE3 pro Game Cube… já que são as melhores…

  7. lucius 11/04/2013 at 12:04 -

    o Remake nao conta pq é como quase um novo jogo, não é um port… ele foi refeito completamente … já esses que estão na lista são ports… nao foram refeitos

  8. rescclp 11/04/2013 at 12:31 -

    Felipe, joguei as duas versões do RE4HD e percebi a queda no frame rate apenas na versão do PS3. Mais alguém notou isso?

    • Felipe Demartini 11/04/2013 at 12:49 -

      Não sei dizer, se eu passei 10min com a versão Xbox 360 foi mto.

    • Diego Shuriken 11/04/2013 at 13:16 -

      Exatamente. No PS3 a gente consegue notar a queda de frames mesmo nas partes perto do lago tanto de dia quanto de noite. Coisa que no Xbox360 eu não vi acontecer.

  9. rescclp 11/04/2013 at 12:33 -

    Gostei do Top Felipe, parabéns! Vai ajudar bastante o Italo! rsrs Agora falta um top com as piores versões… RE4 pc… =X

    • Felipe Demartini 11/04/2013 at 12:38 -

      Ah, esse terá sim tb rs

      • Italo Oliveira 11/04/2013 at 16:26 -

        Ah, sim. O top está ótimo, meus parabéns! E sobre o RE4 PC, é triste, porém, tem umas atualizações bacanas. Minha placa de vídeo também e ela converte automaticamente o jogo para 3D e diga-se de passagem é o melhor jogo 3D que eu joguei, superando até mesmo, jogos feito para essa tecnologia.

        Sobre minha “coleção”, parece que ela, enfim, engatou. Só falto comprar 4 itens para fechar essa etapa e analisar como, ou se, continuarei.

  10. Fã Velho 11/04/2013 at 13:06 -

    Deveria haver port’s do resident evil remake para a atual geração, e também port’s dos outbreak’s!!! Agora um detalhe muito chato que eu não sei se vocês repararam ou se foi só comigo, é que quando o Resident Evil 1 versão original ficou disponível na Classics da PSN, eu baixei, no entanto, a trilha sonora não era a original, então fiquei superchateado, super mesmo, uma vez que as trilhas sonoras do Resident evil 1 são as melhores. O de vocês, para quem comprou, veio assim também? Com músicas diferentes?

    • Felipe Demartini 11/04/2013 at 13:17 -

      A versão que tá na PSN é a Director’s Cut Dual Shock, que tem mesmo essa trilha diferente (e péssima, na minha opinião).

      • Fã Velho 11/04/2013 at 13:22 -

        Put’s, que mancada da Capcom hen!

        Eu prefiro mil vezes aquela versão simples, cuja mira nem automática é.

    • Diego Shuriken 11/04/2013 at 13:21 -

      Eu li uma vez que lançaram a versão DUALSHOCK na psn pelo fato de já ter suporte ao controle, vibração etc e que a Capcom não tinha renovado as lincenças pra utilizar as composições musicais do Masami Ueda mas não sei ao certo até onde isso tudo é verdade.

      A trilha sonora da versão dual-shock é muito ruim kkkkkkk

      • Fã Velho 11/04/2013 at 13:25 -

        Orra mano, muito ruim com certeza! Quando vc começa o jogo e vem aquela trilha vc até perde o ânimo de jogar!!!

      • Felipe Demartini 11/04/2013 at 13:25 -

        A parte do controle é real, a das licenças não =P
        Até pq as músicas são essencialmente as do Ueda, mas remixadas e com uns novos efeitos e tal.

        • esdrasbc 11/04/2013 at 14:39 -

          mesmo escolhendo “original game” fica com a musica diferente? (pq eu não joguei a 1º versão. re1 eu joguei foi essa dual shok (então não posso comparar)

          • Felipe Demartini 11/04/2013 at 14:56 -

            Aham. O original game é a jogabilidade normal apenas, sem as novidades do Arrange.

          • Fã Velho 11/04/2013 at 15:23 -

            esdrasbc: Tente jogar a versão original, e você verá uma qualidade de música muito superior ao da versão disponível na PSN. O remake também apresenta uma trilha sonora muito boa, que foi feita especialmente para se parecer com a do original.

  11. Diego Shuriken 11/04/2013 at 15:40 -

    Se não me engano Felipe as músicas da versão dual shock foram compostas por um tal de Mamoru Samuragochi ou algo assim. É um compositor que foi ficando surdo aos poucos mas não parou com a música. Talvez isso explique o fato das músicas serem tão ruins (ta tum tsss)

    Um pouco sobre ele: http://www.hiroshimapeacemedia.jp/mediacenter/article.php?story=20121211112508370_en

  12. oie 11/04/2013 at 16:26 -

    Resident Evil 4 do Wii me traz muitas lembranças…

  13. Henrique 11/04/2013 at 18:26 -

    Putz, RE4 joguei no PC, pois não tive o PS2 e fiquei muito triste com o resultado… Já o HD ainda não experimentei.

  14. Billy Coen 11/04/2013 at 20:33 -

    O Director’s cut sem ser o dualshock tem a mesma trilha sonora do original?Por que eu tinha o original e não vi diferença.

    • Felipe Demartini 11/04/2013 at 20:41 -

      Então vc é meio surdo =P
      To brincando, a trilha sonora da versão normal do Director’s Cut é igual a do game original.

  15. Fernando 12/04/2013 at 11:16 -

    Em 1º eu colocaria o RE Remake para GameCube…. Esse é o melhor de todos até agora… Ainda sonho com remakes de RE 2 e 3 nos mesmos moldes do Remake do 1….

    • Felipe Demartini 12/04/2013 at 12:05 -

      Remake não é versão nem relançamento de RE1, é um jogo independente.

  16. Rodrigo 12/04/2013 at 11:51 -

    Achei ofensivo colocar 2 RE4 na lista.

    • Felipe Demartini 12/04/2013 at 12:05 -

      Não questiono a qualidade do game no top, e sim, o que a versão tem de realmente bom e melhor em relação à original.
      RE4 está longe de ser o meu favorito, e ainda assim eu considero o RE4 Wii o melhor relançamento que a Capcom já fez 😉

  17. Fã Velho 12/04/2013 at 12:28 -

    Por curiosidade, qual é o seu Resident Evil favorito chefe? Desculpa a pergunta, acho que você já deve tela respondido em outros post’s, mas é que sou novo por aqui rsrs. Abraço

    • Felipe Demartini 12/04/2013 at 12:36 -

      Resident Evil: Revelations

      • mcle22 12/04/2013 at 16:00 -

        Felipe, pra vc o Revelations já superou o RE5 então?

        • Felipe Demartini 12/04/2013 at 16:39 -

          Sim.

          • Jeison Kennedy 14/04/2013 at 10:11 -

            Tava na hora de admitir hein!

  18. Alison Leme 17/04/2013 at 19:37 -

    Felipe explica pra mim sobre os finais de todos os resident evil, quantos finais tem no 1 no 2, 3 , code veronica, 4, 5 e 6.. qual o final verdadeiro de cada um deles ? quero terminar todos do jeito verdadeiro. ajuda eu aeww.. valew sou seu fâ.
    Eu to com duvida nisso ,pois eu li que tem 4 cenarios o Resident Evil 2:
    Leon A e B ,e Claire A e B ,mais eu num sei como ativa-los ,eu zerei o jogo primeiro com o Leon ,no cenario que ele passa pela loja de armas ,e o com a Claire ,que encontra a Sherry e vai direto pra delegacia no começo e enfrenta o Willian no trem no final do jogo.
    Como eu faço pra jogar os outros cenarios?

    E o Resident Evil 3 ,ouvi dizer que tem o epilogo que aparece a Claire e o Leon escapando da cidade ,mais eu num consigui fazer o video aparecer.
    Como faço para aparecer o video do epilogo?
    Eu zerei o jogo uma vez ,joguei de novo mais num apareceu nada ,e zerei no easy ,ou normal ,nem lembro ,só sei que aparecia muitas armas na Item Box

    • Felipe Demartini 17/04/2013 at 19:56 -

      Vamos por partes então, e da forma mais sucinta possível:

      – Finais

      RE1: o final verdadeiro não está no game. Sobrevivem Chris, Jill, Barry, Rebecca e Brad.
      RE2: Claire A – Leon B
      RE3: Nicholai foge, Barry busca a Jill e o Carlos de helicóptero
      RE4, RE5, CV e RE6 não tem variação de final.

      – Cenários

      Para conseguir os cenários A e B é só terminar o jogo. Se vc terminar Claire A, vai habilitar Leon B. Se vc terminar Leon A, vai habilitar Claire B. Será feito um sabe no seu memory card depois que vc zerar.

      – Epilogues

      Não são vídeos. A cada vez que vc terminar o jogo, vai aparecer uma imagem que é o epílogo. É só uma foto com texto, vc tem que terminar o jogo diversas vezes pra conseguir todos. Só vale pro Normal, no Easy, onde vc jogou, não vai abrir.

  19. Alison Leme 17/04/2013 at 20:28 -

    Nossa Valew mesmo Felipee..
    Mas tenho outra duvida, como fasso para dar o final verdadeiro no RE3 ? como fasso para nicholai fugir, e pro Barry busca jill e o Carlos de elicóptero ?

    • Felipe Demartini 17/04/2013 at 20:33 -

      Na hora que o Nemesis encurralar a Jill na ponte, vc tem que escolher saltar e fugir, em vez de empurrar ele. Aí depois, quando o Nicholai estiver no helicóptero, escolha negociar com ele.

  20. Alison Leme 17/04/2013 at 20:52 -

    entendii, Brigadãoo, tava proucurando isso faiz tempo na net mais nunka achei, agora entendi tudoo.. valeww mesmooo..

  21. LCCG 13/05/2013 at 19:49 -

    Felipe, antes quero dizer que admiro muito seu trabalho e que você assim como eu e um verdadeiro fan de Resident Evil e do mundo dos Games. Queria lhe pergunta acho que isso ate daria um bom artigo no SAC, as diferenças de Resident Evil 4, bom ´dizem` ai que a Resident Evil 4 Wii Edition roda com graficos do PS2( Eu descordo encontrei varias diferenças) e que a versão mais bonita do jogo e a de GameCube que tem os melhores graficos, isso e verdade ou e so lenda? (não tenho um GameCube nem um Resident Evil 4 para o mesmo pois o usaria no meu Wii e compararia) Obrigado !

    • Felipe Demartini 13/05/2013 at 21:34 -

      É verdade sim, a edição do Nintendo GameCube é a que tem gráficos mais definidos e detalhados. A do Wii vem em segundo lugar e a do PS2 por último, mas a diferença é mínima. Se vc não for detalhista, nem vai reparar.