Cinco influências dos filmes de Resident Evil nos games

Cinco influências dos filmes de Resident Evil nos games

A batalha entre fãs dos filmes e jogos de Resident Evil é eterna. Ela se desenrola em qualquer notícia ou artigo publicado sobre o assunto e envolve argumentos que vão desde os mais esdrúxulos até aqueles cheios de teorizações. De um lado, estão aqueles que acham que os longas de Paul Anderson são uma afronta aos jogos. De outro, os que acreditam que a franquia cinematográfica é genial e nem tão distante assim da realidade dos games.

A partir de Resident Evil 2: Apocalipse, Paul Anderson passou a incluir referências claras aos jogos da franquia em seus filmes, após pressão da distribuidora Sony e dos fãs, que ficaram decepcionados com a ausência dos protagonistas em RE: O Hóspede Maldito. A partir de então, a maioria dos conceitos dos longas é retirado quase que exclusivamente dos games, mesmo que apareçam em um contexto completamente diferente.

O caminho inverso, porém, também acontece, mas em menor escala. Não dá para falar contra o sucesso de Resident Evil nos cinemas e a quantidade de fãs novos que os filmes trouxeram para os jogos. Aproveitando-se disso, a Capcom já chegou a utilizar conceitos dos longas nos títulos da saga. Nesse artigo, você confere as cinco principais referências desse tipo.

Os corredores de laser

Uma das cenas mais icônicas de Resident Evil: O Hóspede Maldito é o massacre dos soldados da Umbrella no corredor que antecede a câmara da Rainha Vermelha. Ao ativar seus sistemas de segurança, a inteligência artificial prende os agentes e acaba com eles um a um, utilizando lasers e, literalmente, deixando-os em picadinhos.

Um dos pontos altos da franquia cinematográfica foi referenciado duas vezes. A primeira foi em Resident Evil 4, quando Leon passa por uma situação semelhante em seu caminho para salvar Ashley Graham. Preso em um corredor, o agente do governo dos Estados Unidos usa suas habilidades acrobáticas para sair vivo de lasers que partem de todos os lados em sua direção. Aqui, porém, os raios não cortam o personagem, que é apenas queimado e morre na hora caso o jogador erre as QTEs necessárias.

Em Resident Evil: The Umbrella Chronicles, a Capcom resolveu ser mais explícita. Em seu caminho pela base da Umbrella na Rússia, Chris e Jill se veem em um corredor exatamente como o do filme. A cena prossegue de forma semelhante a RE4, com a dupla saltando de forma acrobática em meio aos lasers e seguindo em frente até a câmara onde estão Sergei e a Red Queen.

As rainhas

Já que estamos falando dos corredores de laser, não podemos deixar de comentar sobre o que eles guardam com tanta ferocidade. Tanto em Resident Evil: O Hóspede Maldito quanto em RE: The Umbrella Chronicles, as armadilhas servem para impedir a chegada de intrusos à Red Queen e, no caso do game, também à White Queen.

No filme de 2002, a Rainha Vermelha é um sistema de inteligência artificial que tem controle total sobre a Colmeia, um laboratório da Umbrella no subsolo de Raccoon City. O computador controla tudo, desde as trancas das portas e o sistema de incêndio até o andamento das pesquisas. Em Resident Evil 3: A Extinção, Paul Anderson apresentou a Rainha Branca, que possuía função semelhante mas contava com uma atitude muito mais neutra que sua irmã.

Cinco influências dos filmes de Resident Evil nos games

Em Resident Evil: The Umbrella Chronicles, a Red Queen é um sistema computadorizado que armazena todos os dados de pesquisa da Umbrella Corporation e unifica a rede da empresa, além de garantir a segurança de pessoal-chave para a empresa. A White Queen também existe no game e é vista de relance em telas de computador, mas sua função nunca é revelada.

Mapas

Cinco influências dos filmes de Resident Evil nos games

Uma terceira referência a Resident Evil: O Hóspede Maldito também pode ser vista em RE: The Umbrella Chronicles. Para fazer um aceno aos jogos, Paul Anderson decidiu mostrar a Colmeia no filme por meio de uma série de mapas semelhantes aos dos games. Para deixa-los mais visualmente interessantes, porém, os diagramas se tornaram tridimensionais.

A base da Umbrella no Cáucaso é exibida da mesma forma em uma série de cutscenes do título, que foi lançado originalmente para o Nintendo Wii. A própria arquitetura da instalação lembra muito a Colmeia e inclui também um trem como forma de acesso, que é utilizado por Wesker.

Nemesis

Apesar de ser visualmente semelhante ao personagem de Resident Evil 3, o Nemesis de RE2: Apocalipse tem profundas diferenças. No longa, ele aparece como uma criatura controlada completamente pela Umbrella, com ares de ciborgue e portando uma metralhadora giratória em determinados momentos. O monstro passa longe da ferocidade vista no título.

Ao desenvolver Resident Evil: Operation Raccoon City, a Slant Six decidiu seguir com um estilo de Nemesis parecido com o de Apocalipse. No game, apesar de não ser controlado completamente pela Umbrella, o monstrengo observa o cenário como se fosse um robô e também utiliza a Gatling Gun das telonas, sendo capaz de matar os soldados do Wolfpack com uma curta e certeira rajada. O tom mais lento e pesado da criatura do cinema também foi adotado aqui.

Clones nos games?

Resident Evil 6: informações sobre personagens e imagens inéditas

Uma das grandes diferenciações entre filmes e jogos – e também um dos principais motivos de críticas para as adaptações – é a presença dos clones funcionais da protagonista Alice. Apesar de aparecerem por curtos períodos de tempo em RE3: A Extinção e RE4: Recomeço, as cópias de Milla Jovovich e de outros personagens do passado dos filmes estão prestes a voltar em Retribuição.

A série de games também conta com suas histórias de clones, mas elas passam longe das cópias idênticas imaginadas por Paul Anderson. Nos jogos, os clones servem como maneira de levar as pesquisas do projeto Tyrant para frente, criando uma série de indivíduos com código genético superior ao de Sergei Vladimir.

A coisa, porém, parece estar prestes a mudar em Resident Evil 6. Apesar da informação não ter sido confirmada pela Capcom, tudo indica que Ada terá um clone no game ou, pelo menos, algo muito próximo disso. A verdade sobre Carla Radames ainda é desconhecida e, caso ela seja realmente uma cópia carbono da espiã chinesa, novas fagulhas se acenderam na guerra entre fãs dos filmes e dos jogos.


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Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

52 Comentários em "Cinco influências dos filmes de Resident Evil nos games"

  1. MathRe 22/08/2012 at 17:35 -

    UHUUUUU mal posso esperar para as outras matérias =D

  2. Paola 22/08/2012 at 17:53 -

    Ótima matéria.

  3. José Mac 22/08/2012 at 17:58 -

    A aparada mais gritante nessas referencias, e que eu não quero ver de jeito algum em RE6 é essa história de clones. Ainda tenho esperanças…

    • Paola 22/08/2012 at 18:27 -

      Somos 2, a unica coisa que eu não quero é clone.

      • nome 22/08/2012 at 18:42 -

        Somos 3!!!

        • ester demetrius 22/08/2012 at 19:21 -

          somos 4

        • realistic 22/08/2012 at 19:21 -

          ja está obvio q carla radames é uma especie de clone da ada…mas q fique bem obvio q a carla foi modificada pra parecer a ada e n ”nasceu” igual a ada =)

        • Ricardo 22/08/2012 at 19:24 -

          Somos 4. Não acho que é exatamente um clone, é mais uma caracteristica do C-virus. Dentro da crisalida a pessoa sofre uma metarmofose como uma lagarta que vira borboleta. Talvez, em uma tentativa feita sob controle e de forma segura, o C-virus pode ser usado para transformar uma pessoa em outra. Com Carla Radames, ela virou “a própria Ada Wong da Neo-Umbrella. Como dito no trailer da E3.

          • georges 23/08/2012 at 09:22 -

            Somos cinco, e tenho a mesma opinião do Ricardo.

    • Joao 22/08/2012 at 19:08 -

      Será que sou o único que não acho tão absurdo assim a ideia de clones?,será que isso é tudo medo dos filmes,pois se nos jogos ja tem zumbis,hunters, las plagas,lickers,

      porque não teria clones, ainda considerando que um clone é o mais perto da nossa realidade,lembrando da ovelha dolly

      • José Mac 22/08/2012 at 19:19 -

        Não se trata de ser perto de nossa realidade ou não, João, mas sim de que esse assunto poderia abrir “leques perigosos na história de RE”! essa história nas mãos de um roteirista sem-noção, futuramente poderia dar em um jogo com trama mt viajada na maionese. A partir daí poderia aparecer clone de Leon, Chris, Wesker, e por aí vai…
        Sem contar tb que mesmo se o problema fosse enquadrar em nossa realidade, tb seria um problema, pq a clonagem nem é dominada ainda por completo. Quase tds os seres clonados ainda apresentam algum problema por conta desse processo, e a ovelha Dolly foi um desses. Sem contar que mts vezes pra se clonar um ser-vivo, só se consegue depois de mais de algumas tentativas, nunca é de primeira.

  4. Samuel 22/08/2012 at 18:15 -

    OTIMA MATERIA? VCS NAO LEEM NAO ? (a materia e boa mas check it out) CLONES EM RESIDENT EVIL 6? tnccccccccc eses crapcom tem menos creatividade que o Paul Anderson, cara o dia ta chegando, em que eu vo falar “eu fui fa de resident evil”

  5. rescclp 22/08/2012 at 18:26 -

    A cena do laser é muito legal, ainda mais que ela foi baseada no que é na minha opinião, o melhor dos baseados na série.
    A do computador Red Queen foi um legal adendo ao RE:TUC, porém parece algo muito futurista para o ano de 1998, onde nem Dreamcast e PS2 haviam sido lançados.
    Minha crítica vai ao Nemesis do filme, RE:ORC e RE:TUC, este último tendo aquela horrível voz robótica. =/
     
    Mas quanto aos clones… Esperamos primeiro por RE6… XD

    • José Mac 22/08/2012 at 19:24 -

      Concordo, em 1998 a tecnologia não estava com essa bola toda não, rs.
      Mas pois é, né, era de se esperar já que a Capcom tb concordou com a Slant Six nessa ideia absurda de dar traje de invisibilidade pro Vector, sendo que a primeira coisa do tipo só viria a ser anunciada pelo Japão em 2009…

  6. ironico 22/08/2012 at 18:30 -

    e ainda tem gente q acha q filme e jogo são “baseados” aheuaheuahe

    vi uma discussão no face q um zé doidim dizia q os filmes eram baseados no jogo…

    q q é isso jovem! onde vamos parar! que diabos de fans são esses! devem ter surgido apos o re4, só pode…

    • gamer 22/08/2012 at 22:41 -

      Vejamos…o nome do filme é Resident Evil, há uma contaminação pelo T-virus em uma instalação subterrânea da Umbrella onde os funcionários se transformam em zumbis…é mesmo, esse filme não é baseado no jogo Resident Evil…

      • REORC 23/08/2012 at 17:53 -

        realmente amigo aquilo é baseado em Resident Evil o problema é que parece que o roteirista criou 5 personagens colocou-os em uma mansão cheia de zumbis nada haver um vírus e uma empresa boba ai ele ligou para a CAPCOM e pediu permissão para colocar nome no Filme de Resident Evil nome da empresa de Umbrella colocar o nome do Vírus como T-vírus e colocar um licker no jogo foi simplesmente isso que aconteceu

  7. ironico 22/08/2012 at 18:33 -

    é impressão minha ele disse q RE(filme) é de 98?

    • Felipe Demartini 22/08/2012 at 18:35 -

      Ele está falando do ano em que a Red Queen aparece nos jogos: 1998, durante o incidente da mansão.

  8. billy coen 22/08/2012 at 18:34 -

    Otima matéria.

  9. LJ 22/08/2012 at 18:35 -

    Se tiver clone em RE:6 tem que ter uma história muito bem contada, eu acredito que a outra “Ada” não seja um clone e que sim pode ser uma dublê ou alguém que fez cirurgia plástica pra ficar parecida com a Ada, espero que seja isso, porque coisa boa dos filmes não veio nada.

    • José Mac 22/08/2012 at 19:31 -

      Cirurgia plástica em RE? Era o que faltava, rs. Mas se tivesse isso mesmo, teria que ter um motivo bem convincente pra alguém querer ter a cara da Ada…

      • LJ 22/08/2012 at 20:11 -

        Melhor que clone! kkkkkkkkkkkkk

        Alguém se tornaria “Ada” pra confundir os inimigos, porque e Dawnnation a vemos na BSAA.

      • José Mac 22/08/2012 at 21:21 -

        Faz sentido, rs…

  10. RafaelRedfield 22/08/2012 at 18:41 -

    Otima Materia , mas não entendo essa Guerra de Fãs de filmes com os Games , eu particulamente joguei todos os Jogos e também ja assisti todos os Filmes . e assistirei Sim como um otimo filme ação RE Retribuição no Cinema com algumas Pessoas.

  11. LJ 22/08/2012 at 18:43 -

    Pessoal como eu, não gosta da história dos filmes e da Alice, que comparadas aos dos games são lixos.

  12. nome 22/08/2012 at 18:45 -

    Tenho que admitir que em “guerras” dos fãs de filmes e jogos, eu apoio a ideia dos filmes serem iguais as dos jogos, mas depois dessa matéria, eu posso ter mudado UM POUCO a minha opinião. 🙂
    Essa matéria só comprovou a afirmação de Mikami…

    • REORC 24/08/2012 at 14:26 -

      nope Mikami é um hipócrita pois ele mesmo foi quem mudou o estilo e colocou este tipo de coisa em RE sendo que ele ainda participava na produção de RE6

      • nome 24/08/2012 at 17:56 -

        Eu gosto muito de RE6 (é claro), mas não deixo de apoiar um pouco a afirmação dele sobre “RE6 parecer filme de hollywood”, se bem que até em RE4 eles mencionam isso e Mikami que produzia.

  13. Yago 22/08/2012 at 19:25 -

    ótima matéria, to loco pra ver o resto ;

  14. Vitor 22/08/2012 at 19:28 -

    Alfred e Alexia são clones, da Veronica. Isso antes dos filmes.

    • José Mac 22/08/2012 at 19:41 -

      Pois é, bem lembrado! Mas sei lá, a Capcom tem dado uns rumos meio estranhos pra história, e eu não duvido nada que se manifestem depois dizendo: aquilo não foi clonagem, foi uma tecnologia que permite colocar DNA de outra pessoa num óvulo fecundado, e depois a pessoa nasce com certas caracteristicas do doador de DNA, mas não é um clone…

  15. Jadson 22/08/2012 at 19:49 -

    Só são quatro pois o nemesis feioso não é da serie original ainda assim acho os filmes ridiculos.

  16. Wes 22/08/2012 at 20:00 -

    para mim carla é simplismente irmã gêmea da ada, muito mas simples não?

    • Jaciaraaa 23/08/2012 at 00:08 -

      Nossa, comentei lá embaixo antes de ler seu comentário. Muito mais simples e real. Não vejo problemas em ter clones, mas acho que irmã seria melhor! ^__^

  17. 2pac 22/08/2012 at 20:03 -

    Depois dizem q os filminhos do sr Paul Anderson não tem influência sobre os games. “o pior cego é aquele q não qr e ver” .

  18. Sum Gai 22/08/2012 at 23:08 -

    How is C:V NOT cloning? It even flat-out says it in the archives. Nevermind that UC used cloning in 2007, the same year the movies started using it so it’s highly unlikely Capcom shoehorned the idea in two months later because, “Oh hey, the movies used it.” And clearly the first Nemesis showed some degree of being controlled as it was PROGRAMMED to target a specific group of people.

    • LJ 23/08/2012 at 12:52 -

      in C:V is not cloning, the father of Alexia and Alfred, uses the DNA of Veronica and his e does a “artificial insemination”, and the idea of using things from movies sucks, I hope the movies are remade.

  19. Jaciaraaa 23/08/2012 at 00:05 -

    Já pararam para pensar que talvez a “Carla” não seja um clone da ADA e sim uma irmã gêmea?? Gente, isso não é impossivel, pode ter uma explicação e taus. Que eu me lembre (me corrijam se eu estiver errada) ngm nk perguntou para a Srt Wong sobre a familia dela, então…teg

  20. Wes 23/08/2012 at 06:49 -

    nao é jaciaraaa o povo fica ai se matando pela opçao do clone, seria muito mais legal uma irmã gêmea! Rsrsrsrsrsr

    • Jaciaraaa 23/08/2012 at 13:50 -

      Sem duvidas! Seria bem melhor e os fãs não iriam se matar neh rsrsrs

  21. georges 23/08/2012 at 09:24 -

    O primeiro filme é muito bom, faz até sentido pegar algumas referências dele e por nos jogos. Os outro acho que só da pra aproveitar o visual mesmo.

  22. Fabricio Level3f 23/08/2012 at 11:52 -

    Mt legal essas materias de referencias,eu viajo legal td vz que leio uma

  23. Vinicus 23/08/2012 at 12:19 -

    Muito bom o artigo! Cada vez voce se supera Shady. Abraço

  24. ALIPIO MORAES FERREIRA 23/08/2012 at 15:53 -

    No Resident Evil Outbreak File #1, se eu não me engano, existe uma Fase Chamada The Hive, em referência ao laboratório do primeiro filme.

  25. Matheus 23/08/2012 at 17:31 -

    nao ligo q tenha influencias dos filmes em re desde q sejam boas influencias

    • REORC 24/08/2012 at 14:28 -

      Sim e a influência do Nemesis foi a que mais me decepcionou :/

  26. ThayValentine 24/08/2012 at 01:24 -

    Ótimo artigo Shady,parabéns 😀

  27. Jonathas Estevam 24/08/2012 at 15:55 -

    Caramba José Mac explicou certo o sistema de clonagem ,,,zika em
    a materia hoje também esta muito boa !!!
    valew!

  28. Gabriel 25/08/2012 at 12:56 -

    Acho que a Ada n deve ter um clone 😡 eu acho que pode ser uma irmã dela sei la :s

  29. Carlos Augusto 27/08/2012 at 09:57 -

    Não vejo ainda tanto problema assim com a idéia de clones nos jogos. A gente não pode julgar de antemão sem ver o contexto no qual o tema vai ser explorado. Nos filmes, os clones foram só a última gota de uma série de loucuras em Extinção.

    Mas no tema que inclui vírus, pesquisas genéticas, criaturas feitas á partir de experiências em laboratório, falar em clonagem não me parece tão absurdo assim.

  30. RussoVox 02/09/2012 at 03:04 -

    Quanto à suposta clone de Ada, a Carla Radames, podemos vr que ela não é tão igualzinha à Ada não.. Ela tem uns traços diferentes, os olhos por exemplo..