Resident Evil: The Mercenaries 3D

4,5 Nota
Visual e áudio: 4/10
Jogabilidade: 7/10

Bom uso dos efeitos 3D | Novidades nos cenários e balanceamento | Demo de Resident Evil: Revelations

Quedas constantes na taxa de quadros por segundo | Falta de conteúdo inédito | Problemas de câmera | Andar e atirar ao mesmo tempo não funciona bem

Conheça nossos critérios de análise

 

Resident Evil: The Mercenaries 3D marca dois inícios para a franquia. É a estreia da série no Nintendo 3DS e o primeiro game a contar com efeitos tridimensionais estereoscópicos. Usando a tecnologia, a Capcom prometeu abrir um mundo de possibilidades, garantindo jogos imersivos e que envolvam o jogador ainda mais.

Para começar, a Capcom decidiu seguir com uma versão independente do famoso minigame presente em Resident Evil 4 e 5. Na teoria, a ideia é certeira: a ação rápida e a jogabilidade objetiva do extra são perfeitas para um portátil. No caso de Mercenaries, porém, a prática é bem diferente.

Review Resident Evil: The Mercenaries 3D

Um mundo que salta aos olhos

Assim como nos filmes de Paul Anderson, o 3D cai como uma luva para este game. O efeito, que não é agressivo nem cansa os olhos do jogador, permite que a posição dos inimigos seja observada de forma mais interessante. Isso facilita, por exemplo, na colocação de uma granada bem atirada ou no momento de tentar fazer com que um disparo atinja um segundo inimigo após atravessar o primeiro. O efeito fica particularmente exuberante quando se utiliza a mira em primeira pessoa.

Esqueça o que você sabe

Apesar de contar com cenários, monstros, personagens e armas já conhecidas dos games anteriores da série, o jogador será surpreendido diversas vezes durante as partidas. Bônus de tempo e de combo aparecem em lugares diferentes das versões originais, assim como inimigos possuem comportamentos alternativos ou ganharam mais resistência. Uma rodada do modo extra de Resident Evil 5 é bem diferente de uma partida em RE: The Mercenaries 3D.

O balanceamento dos personagens também foi modificado. Isso significa que, por exemplo, Jack Krauser não é mais a força destruidora vista em RE4, enquanto Barry tornou-se ainda mais forte do que em RE5. Os veteranos do modo terão algum caminho a cumprir se também quiserem obter pontuações perfeitas em The Mercenaries 3D.

Pouco por muito

Ao criar Resident Evil: The Mercenaries 3D, a Capcom prometeu entregar uma experiência completamente nova com o antigo extra da série. Alardeando o game como uma homenagem aos 15 anos da franquia, a empresa adicionou um sistema de habilidades, a possibilidade de troca de armas e pequenos objetivos durante as fases, além de Claire, uma personagem completamente inédita. Tudo isso, porém, não é suficiente para remover a sensação de que se está jogando um produto requentado.

Review Resident Evil: The Mercenaries 3DApesar do game ser bastante atrativo nas primeiras horas, a falta de conteúdo inédito e variado deixará o jogador bem entediado. O título conta com alguns momentos interessantes, proporcionados principalmente pelas mudanças no balanceamento e cenário, mas, após completar as fases principais, resta muito pouco para incentivar o jogador a manter o console ligado.

A ideia que fica é a de que Resident Evil: The Mercenaries 3D seria um jogo bastante válido se tivesse sido lançado em redes como a PlayStation Network ou Xbox LIVE. Em um mundo no qual os games de Nintendo 3DS custam pouco menos que títulos para consoles de mesa, a falta de conteúdo faz com que o produto não compense o preço. Mesmo a demo de RE: Revelations, um sopro de novidade em meio à toda a mesmice, é pouco para justificar a compra.

Mobilidade inútil

Uma das novidades mais alardeadas durante o desenvolvimento de Resident Evil: The Mercenaries 3D era que, pela primeira vez, seria possível andar e atirar ao mesmo tempo. A adição, tão pedida pelos fãs principalmente após a chuva de ação vista em RE4, seria responsável por trazer ainda mais agilidade à jogabilidade e permitir que os personagens lutem de igual para igual contra seus inimigos. A ideia é promissora, mas o Nintendo 3DS não é o melhor console para aplicá-la.

Review Resident Evil: The Mercenaries 3DA falta de um segundo analógico faz com que o jogador tenha que fazer uma escolha entre andar ou mirar. Isso significa que, ao caminhar, o personagem não poderá controlar a direção dos disparos e fica com os tiros presos a uma única direção. A novidade, então, torna-se pouco útil e deixa a impressão de que, quando (ou se) for utilizada no joystick do Xbox 360 ou PlayStation 3, será bem melhor aproveitada.

Isso não significa que a adição é completamente inútil. Apesar da função de andar e atirar acabar sendo deixada de lado pela maioria dos jogadores, a possibilidade de utilizar itens de cura ou recarregar a arma enquanto se corre é extremamente bem vinda, especialmente em um game do estilo de Mercenaries. A possibilidade de reposicionar os personagens enquanto mais balas são colocadas nas armas tornou os combates mais fluidos e dinâmicos. Ao jogar, você com certeza vai se perguntar como viveu sem isso até agora.

Uma câmera perdida em meio a slides

Sem sombra de dúvida, Resident Evil: The Mercenaries 3D é um dos games mais bonitos do Nintendo 3DS. Mas isso se dá pela falta de games melhores visualmente. Esqueça as belas cutscenes vistas nos trailer que divulgavam o título. Elas nem mesmo dão as caras durante o game.

Apesar de contar com bons gráficos em cenários, personagens e inimigos, o título apresenta problemas graves relacionados à contagem de frames por segundo. Basta a tela ser tomada por mais do que meia dúzia de inimigos para que todo o mundo do jogo comece a funcionar como em uma apresentação de slides. Mirar com um rifle de franco atirador em inimigos localizados à distância também permite observá-los desaparecendo de um ponto e surgindo em outro devido à queda nos FPS.

O modo de mira em terceira pessoa também apresenta problemas quando o personagem está encostado em uma parede. Nestes momentos, a câmera mostra o protagonista por cima, impedindo que o jogador enxergue o laser e veja em quem está atirando. A estratégia de se posicionar em um canto para evitar ser surpreendido pelas laterais não funciona aqui. Mas a culpa é de um desenvolvimento mal feito, e não da inteligência artificial apurada dos inimigos.

Conclusão: espere mais um pouco

Review Resident Evil: The Mercenaries 3D

Se você está pensando em comprar um Nintendo 3DS para aproveitar os games da série que serão lançados para o portátil, seria uma boa guardar o seu dinheiro por enquanto. Resident Evil: The Mercenaries 3D não é o game que vai justificar a compra do console, e nem mesmo é melhor do que as versões já disponíveis em jogos anteriores da franquia.

Parece que a Capcom utilizou o game como uma maneira de aprender a lidar com o 3DS, de forma a criar jogos mais interessantes no futuro. Isso se deixarmos de lado a intenção de ganhar algum dinheiro em cima de uma franquia consagrada. Se você procura ação de verdade, vá jogar os modos originais e retorne ao portátil da Nintendo após o lançamento de Resident Evil: Revelations.

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Author: Felipe Demartini View all posts by
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

21 Comentários em "Resident Evil: The Mercenaries 3D"

  1. de 15/08/2011 at 13:09 -

    não concordo com a nota, o game da um ótimo inicio na carreira do 3ds e contem uma qualidade q nem o wii consegue ter ”falo”

    • Kinrpg 15/08/2011 at 18:15 -

      Cara eu tenho ele também, mas da uma olhada no game, ele é bonito sim quando usa coisas de RE5 mas se vc reparar bem vai ver que a qualidade cai muito quando usa coisas de RE4. Se fosse tudo como re4 sem problema mas quando mistura os dois fica meio confuso. O audio com qualidade de re5 e o ruim de re4, as animações dos inimigos de re5 e o adar travadão e roupas quadradas de re4, fica fora de sintonia.

  2. iago 15/08/2011 at 15:05 -

    evil vc e a tod sairam do revil? pq ? to sentido mon falto de vcs 2 lá no revilcast re2 e re 1.5 esse site ta mt bom parabens

    • -Evil Shady- 15/08/2011 at 15:40 -

      Saímos, agora estamos só aqui.

  3. Dora Maar 15/08/2011 at 15:17 -

    Continuo sem entender como a avaliação por notar é feita, nao faz sentido algum. Critério, alo?

      • Dora Maar 15/08/2011 at 17:15 -

        Parabéns, além da sua avaliação não ter critério, os seus supostos critérios de avaliação também não tem critério, muito menos lógica.

        • -Evil Shady- 15/08/2011 at 17:30 -

          Nossos critérios são baseados nos usados em diversos sites de renome. É uma pena que não te agrade, mas é assim que a gente trabalha.

          • Kinrpg 15/08/2011 at 18:16 -

            RELAXAAAAAA.

            Ficou só um pouco confuso =]

    • Kinrpg 15/08/2011 at 18:13 -

      Eles fizeram um post pra esplicar como funciona, esta um pouco dificil de entender ainda mais se acostuma. Logo vai ver como é um bom sistema.

  4. Davi Redfield 15/08/2011 at 17:30 -

    Lolei.
    Não é por que você não concorda com os critérios ou que não vê lógica neles que ela não existe.

    Eu não esperava muito desse jogo mesmo, só espero que o andar e atirar seja melhor no Revelations…

    • -Evil Shady- 15/08/2011 at 17:33 -

      Duvido que vá ser. A restrição é o controle, e não o sistema. =/

      • Kinrpg 15/08/2011 at 18:11 -

        Questão de costume brow xD

        aquela coisa chapada da nintendo é meio estranho, só peguei a manha automaticamente pq eu ja tinha um DS.

        Mas a um case de silicone bem doido que da a forma de um joypad (bem confortavel) ao aparelho. Re Revelations vai ser bom sim, tenho acompanhado o desenvolvimentos. Se eles não inventarem muita moda é capaz de prestar xD

      • Luiz 20/12/2011 at 20:47 -

        O circle pad resolve esse problema né??

        • Luiz 20/12/2011 at 20:48 -

          *** o problema em andar e atirar

  5. Kinrpg 15/08/2011 at 18:07 -

    AHAUHAUAHAUAHAu Quando pega num game que a gente gosta o pessoal fica meio fulo mesmo. Mas felipe eu li ali em cima e a maneira como avaliou ficou um pouco confusa, depois de uma segunda ou terceira leitura da pra entender melhor.

    Bem eu comprei paguei 120 no game e estava ansioso para joga-lo (ansioso é com s mesmo?). É um jogo divertidissimo uma especie de MMO simples usando cenários da franquia. Não tem qualquer intenção de ser algo ligado a série. É apenas um caça niquel da capcom para financiar Revelations (alias joguei o demo que veio com o cartucho do mercenário. RAPAZ que que é aquilo e olha que ta em desenvolvimento). Correr e atirar não da muito certo não pq vc tem que mirar antes, mas como é um game de ação intença, você poder correr enquanto recarrega as armas é o que tem salvo meu rank até agora HAUAHAUAHU).

    RE mercenários é um jogo muito divertido, especialmente pra quem gosta de tiroteios como os antigos FPS, a arma em primeira pessoa deu um efeito interessante e ele esta bonito pra um jogo feito as pressas.

    O problema é exatamente esse é um jogo feito as pressas.

    Quando os persnagens estão mais distantes ah uma queta na taxa de frames que não era pra ter, outros games do 3ds na mesma situação não tem problemas com essa isto, inclusive games com ritimo mais intenços.

    O audio foi simplesmente copiado de RE5 e RE4 tem diferenças drasticas. Não houve tratamento, o som das musicas são boas e os do menu muito bem feitos com o suporte ao sunround. Mas quando aparecem inimigos de RE4 eles exibem sons parecido com o do re4 do iphone toscos e sem graça, ai vc tem um africado gritantando com alta qualidade e um espanhol falando com eco. Corta o clima.

    RE Mercenários é um dos meus favoritos do 3DS que saiu até agora, mas ele NÃO merece um 10, foi um game feito as pressas (ja disso isso né?) que serviu de teste para coisas que serão aplicadas no Revelation que sai em 2012. O efeito 3d ficou bacana deu profundidade no cenário e ajuda a enxergar melhor as coisas. a idéia do FPS muito boa e correr enquanto se arma também. O modo duo foi muito bem bolado e o jogo deu uam refinada no tradicional mercenários, com lista de conquistas e itens para habilitar. Divertido e não acho enjoativo. Mas precisava ser bem mais cuidado do que foi.

    E mano sua avaliação foi confusa, não zangue com os camaradas ai, sabe como são comentaristas xD (Eu pro exemplo), Se for pra dar alfinetadas dessa maneira melhor desativar o comentes.

  6. Flávio 15/08/2011 at 22:00 -

    Visual e Áudio: 4/10
    Jogabilidade: 7/10
    Nota Final: 4.5/10
    Eu ri: 10/10

    Gente, a notícia anterior sobre os critérios de nota
    só enchem linguiça, é o tipo de texto que fala fala
    e no final não adiciona ou esclarece nada. O sistema de jóia ou
    Negativo sim é algo bom, e faz com que o próprio
    leitor tire conclusões, mas a nota final é algo que
    não condiz com o texto em duas análises já.

  7. Gabriel U. 15/08/2011 at 22:02 -

    ia comprar um 3ds, mais depois de ler essa analise esse jogo não é la essas coisas que estava pensando.
    Vou esperar pelo RE Revelations.

    • Kinrpg 16/08/2011 at 10:08 -

      Craa se for só pelo Resident compre o 3ds ano que vem. Pq apesar de divertido o Mercenaries não vale o videogame.

  8. @eddieetkd 16/08/2011 at 01:44 -

    Entendi perfeitamente a avaliaçao de Mercenaries. Aliás, antes desse site avaliar, ja tinha lido N analises do game, E essa do SAC, bateu exatamente com todas as outras que eu li.

    Visualmente, o jogo AGRADA, mas esta longe de ser algo INOVADOR, SURPREENDENTE..

    Você paga 800,00 reais em um console 3D, novo que promete mundos em fundos durante o ano de 2010/2011 , espera meses pelo seu jogo favorito e se decepciona?

    SER FÃ NÃO É SER CEGO.
    Deixem de ser CEGOS e joguem o game fazendo suas proprias criticas/analises.

    A opinião de NENHUM SITE deve ser levada 100% em conta. Melhor opinião é a NOSSA.

    Agora deixem o Shady em paz, falar dos jogos QUE ELE JOGA, e vocÊs, façam o mesmo: JOGUEM, ao inves de viverem no YOUTUBE e em HD.

    Abraços.

  9. Master Plaga 06/06/2012 at 20:49 -

    Deve ser legal jogar com a Claire e a Rebecca 😀