No dia 16 de junho de 2011, duas semanas após a chegada do game às lojas japonesas, a Capcom lançou no Oriente Resident Evil: The Mercenaries 3D Official Guidebook, o guia oficial de seu mais recente título. Com 160 páginas, o livro acabou sendo a única publicação do tipo a ser lançada sobre o jogo de Nintendo 3DS, uma vez que a edição americana foi cancelada.
O guia oficial de Resident Evil: The Mercenaries 3D continua uma tendência iniciada em The Darkside Chronicles. Vendo o crescimento do mercado no Japão, a Capcom daquele país passou a produzir e editar seus próprios livros e guias, garantindo fidelidade absoluta ao conteúdo original, informações completas e, acima de tudo, a inclusão de materiais inéditos disponíveis apenas no papel.
Pequeno notável
Resident Evil: The Mercenaries 3D Official Guidebook tem tamanho reduzido, com apenas 19 cm de comprimento e 14 cm de largura. Apesar de pequeno, o livro conta com uma apresentação notável. A dustcover (espécie de capa externa, que pode ser removida) é uma tradição em publicações japonesas e, neste guia, é primorosa. Com papel reflexivo de ótima qualidade, a proteção traz a coverart do jogo na frente e, na traseira, uma arte muito bonita, com mais personagens.
No interior, a beleza continua. As páginas são muito bem diagramadas e carregam a identidade do jogo. O livro conta com muitas imagens, que variam entre capturas de tela obtidas exclusivamente para a publicação ou artworks oficiais dos personagens. Com exceção das screenshots, porém, não existem fotos inéditas.
Novidade sem graça
Enquanto outros guias, como o de Resident Evil 5 ou de The Darkside Chronicles, por exemplo, vinham com conceitos de produção ou artworks exclusivas de inimigos e personagens, o conteúdo exclusivo de RE: The Mercenaries 3D Official Guidebook não é nada interessante. A novidade aqui são pequenas histórias em quadrinhos que servem como introdução a algumas seções do livro.
As HQs mostram cenas de combate e explicam alguns dos conceitos básicos do título, como os bônus de tempo, os combos formados por mortes em sequência ou a dinâmica do modo Duo. As imagens não saltam aos olhos e contribuem muito pouco para o guia como um todo.
Conteúdo primoroso
O guia oficial de Resident Evil: The Mercenaries 3D cumpre seu papel com excelência. A publicação apresenta desde informações básicas, como resistência e poder de ataque de cada um dos personagens ou inimigos, até mais complexas, como estratégias de ataque, a melhor escolha de habilidades para cada um dos cenários e dicas para conseguir cada uma das medalhas.
O livro é todo escrito em japonês e, com isso, grande parte das estratégias mais profundas, explicadas em texto, são inúteis ao público brasileiro. Os jogadores de nosso país, porém, tem muito a aproveitar nesse guia, que apresenta mapas extremamente detalhados de todos os cenários, um aspecto que se torna essencial na hora de criar as melhores táticas para obter a melhor pontuação em cada fase.
Ao final, ainda são apresentadas dicas para quando o jogador estiver no modo Duo, em que divide a ação com um parceiro, e a estratégia para chegar ao final da curta versão demo de Resident Evil: Revelations. Tudo, claro, lotado de imagens.
Vale a pena?
Se você é um jogador avançado de Mercenaries, procurando uma base para aprimorar suas técnicas, Resident Evil: The Mercenaries 3D Official Guidebook pode ser uma compra válida. O preço também é baixo, já que a publicação é vendida por ¥ 945, pouco menos de R$ 20.
Apesar da apresentação excelente e a grande quantidade de conteúdo, a falta de extras exclusivos depõe contra a aquisição, já que o texto completamente em japonês não será entendido pelos leitores ocidentais. Caso você não tenha grandes aspirações em relação ao game para Nintendo 3DS, a compra vale apenas com o propósito de adicionar mais um item à coleção.
Amostras de páginas: Famitsu
Você podia por mais imagens como a penultima?
A desculpa eu não vi o link da Famitsu.
Se tivesse várias artworks da Jill e Claire eu com certeza comprava. Heheheheheh…
Mesmo tando em nihongo, quer dizer, em japonês. Heheheheh..
a nota maior foi pro guia do jogo. parabens.
eh melhor ler do que jogar né
Sério mesmo q vc tá colocando livros, jogos e filmes como iguais?
Por que as coisas mais legais só tem no Japão? ):
porque o japão é rico.
…e no Brasil o imenso mercado de games a ser explorado está impossibilitado de se desenvolver como se deve por conta de impostos absurdos sobre games e seus derivados…
O evil shady vo bota seu site no meus favoritos,porque vo te fala meu vc coloca mt conteudo interesante e legal sobre os games,alias o resdent evil reveletions
se vc me ouviu posta um comentario e me ajude a saber mais sobre reveletionstalves e do mercenaries
postando mais videos que eu ja vi todos
vlw ajuda