Resident Evil: Revelations

9 Nota
Visual/Áudio: 8/10
Jogabilidade: 9/10
Trama: 9/10

O terror está de volta | Os melhores gráficos já vistos em um portátil | Enredo rico | Boas adições à jogabilidade

Baixa qualidade de vídeo nas cenas de corte | Inimigos pouco interessantes | Trama fragmentada

Conheça nossos critérios de análise

 

Com Resident Evil: Revelations, a Capcom quer atender aos pedidos dos fãs. Desde 2005, com a chegada do quarto capítulo da franquia e sua total revitalização, os aficionados pela saga pediam um título com maior foco no horror e elementos de suspense, aspectos que, para muitos, eram a razão do sucesso da franquia. Foram necessários sete anos para que, finalmente, estes desejos fossem atendidos.

O game, exclusivo para o Nintendo 3DS, não apenas cumpre o que promete, como o faz apoiado em dois dos protagonistas mais queridos da série: Chris e Jill. Afinal de contas, nada melhor do que trazer a dupla de personagens do primeiro título da franquia para selar aquilo que seria um retorno ao Resident Evil “de raiz”.

A Capcom cumpriu o que prometeu. Revelations é, sem dúvida, um dos melhores jogos da série.

Trema de medo

Review Resident Evil: Revelations

Resident Evil: Revelations vai te deixar tenso, talvez como poucas vezes a série te deixou. A sensação, durante todo o game, é de nunca estar seguro. Nenhuma sala é protegida o bastante contra a ação de monstros capazes de se arrastarem por tubos de ventilação e nenhum local está 100% livre de ameaça.

Durante todo o tempo, o jogador se sentirá ameaçado. Seja pela imponente trilha sonora, que pontua os momentos de ação e deixa assustadores os de calmaria. Ou pela falta de munição, que é preciosa e deve ser conservada a qualquer custo. Ou ainda, pela ação de monstros que aparecem de diversas formas e sempre surpreendem com seus ataques.

Muitas vezes, correr será melhor do que atirar. Em outras, combater será sua última opção, e você atirará rezando para que as balas parem o monstro antes dele chegar até você. Cada esquina do Queen Zenobia esconde uma ameaça diferente e o clima de tensão permanece durante todo o game, mesmo nas áreas abertas e em cenários claros.

Review Resident Evil: RevelationsOutras pequenas referências aos jogos antigos também estão presentes e devem encher os olhos dos fãs mais saudosistas. Temos baús – que aqui servem para gerenciar upgrades nas armas –, loadings que acontecem quando os personagens passam por uma porta e alto potencial para que algumas falas dos protagonistas se transformem em pérolas. Afinal de contas, nunca é bom deixar a calcinha térmica em casa.

Mesmo tendo o terror como foco principal, a Capcom não se esqueceu daqueles que preferem o novo estilo de Resident Evil. Os trechos no navio são alternados com momentos de muita ação, que ocorrem em Terragrigia ou nas montanhas da Finlândia. Tais capítulos também adicionam uma variedade ao título e impedem que ele fique monótono e estagnado.

Uma bela colcha de retalhos

Resident Evil: Revelations não faz feio quando o assunto é o enredo. A elaborada trama envolve diversos personagens e situações, com cenas em flashback e acontecimentos simultâneos em diversas partes do mundo. Cada personagem tem um papel bem específico e contribui de forma essencial à história, que forma um pacote extremamente interessante.

A história de Jill e Parker é apenas a ponta do iceberg de um roteiro que envolve intrigas governamentais e uma ameaça terrorista como nunca vista na franquia. Comentar mais do que isso seria estragar o enredo, que alterna entre diversas situações rapidamente, com a ajuda do formato episódico do game.

Por outro lado, essa mesma característica também é responsável por uma das principais falhas do enredo. Os capítulos curtos, condensados de forma perfeita para o portátil, deixa a trama extremamente fragmentada. Quando se fala de um título lotado de reviravoltas e revelações, esse aspecto pode deixar os jogadores bem confusos.

Belíssimos visuais na palma da mão

O fato de Resident Evil: Revelations ter sido lançado para um console portátil não significa simplicidade no visual. Pelo contrário, os corredores do Queen Zenobia estão entre os cenários mais detalhados de toda a franquia e os gráficos do game impressionam mesmo quando o 3D está ligado no máximo.

Review Resident Evil: Revelations

Os modelos de personagens também são muito bem trabalhados, com diversos acessórios e elementos bem característicos de seu portador. Não dá para dizer que o título apresenta visuais semelhantes aos que vemos nos consoles de mesa, mas, sem dúvida alguma, temos o título mais bonito do Nintendo 3DS.

Os inimigos, porém, não apresentam tanto cuidado. Os monstros comuns criados pelo T-Abyss normalmente se resumem a massas brancas com forma humanoide, sem muitos detalhes ou traços realmente chamativos. Mesmo quando aparecem em formas diferentes, todos são praticamente iguais e não saltam aos olhos como os zumbis ou Lickers, por exemplo.

As cenas de corte, apesar de também serem um show à parte, mostram o alto custo cobrado por um game que se propõe a trazer gráficos tão belos em um portátil. Os vídeos apresentam cores chapadas e muitos fragmentos de compressão, resultado do processo de torna-los compactos o bastante para que coubessem no cartucho.

Grandes pequenas novidades

Uma série de adições à jogabilidade também tornam Resident Evil: Revelations muito mais acessível e adequado ao Nintendo 3DS. Agora, é possível usar armas secundárias e itens de cura apenas com o toque de um botão. O inventário também foi simplificado e todas as informações importantes estão bem à vista do jogador na touchscreen do Nintendo 3DS.

Review Resident Evil: RevelationsO Genesis Scanner, uma das grandes novidades do título, também serve para diminuir o ritmo do game e permitir que o jogador aprecie cada canto dos cenários. Sua utilização é imprescindível, já que a munição espalhada pelas áreas não é suficiente para dar cabo dos inimigos. Cada item localizado, então, pode representar sua salvação em um combate contra os monstros.

Em baús espalhados pelo game, é possível gerenciar a utilização de upgrades encontrados durante a aventura e melhorar diversos atributos das armas. O processo é simples e objetivo e não exige mais do que alguns minutos para ser realizado. A novidade também permite que o jogador adapte o inventário a seu próprio estilo e parta para os combates usando equipamentos com os quais se sente mais confortável.

Review Resident Evil: RevelationsResident Evil: Revelations deixa de lado o modo Mercenaries e introduz o Raid Mode, uma adição extremamente bem vinda. Sem a ação frenética do extra tradicional, o game abre espaço para a estratégia e para tipos ainda mais variados de inimigos, que podem aparecer mais poderosos ou rápidos que as versões comuns. Apesar da rapidez e precisão ainda serem necessárias, a novidade apresenta mais possibilidades que o clássico modo.

Em um game que tem como principal proposta trazer de volta o velho horror e as tradições da franquia, é estranho notar que um aspecto em particular é responsável por um movimento no sentido inverso. Não vamos entregar spoilers, apenas dizer que um dos inimigos mais importantes do game também apresenta um dos piores designs de toda a franquia, além de “poderes” que fogem completamente ao canon da saga e propiciam um combate extremamente clichê.

Na direção certa

Review Resident Evil: Revelations

Revelations mostra que a Capcom não se esqueceu de como se faz o bom e velho Resident Evil. Com uma das tramas mais elaboradas e ricas de toda a saga, o game apresenta momentos de puro terror, muita ação, jogabilidade apurada e novidades extremamente bem vindas. O game pavimenta um ótimo caminho para o que está por vir.

É uma pena que o título seja exclusivo para o Nintendo 3DS. Não falamos isso como istas, pois o game cai como uma luva no console. Afirmamos isso por considerar Resident Evil: Revelations uma verdadeira pérola, que deveria ser jogada pelo maior número possível de fãs.

Resident Evil: Revelations Unveiled Edition

Tags: , , , , , ,

Author: Felipe Demartini View all posts by

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

41 Comentários em "Resident Evil: Revelations"

  1. nathan drake 14/02/2012 at 11:28 -

    otimo review,só nao achei legal sobre as cenas de corte,elas sao otimas para um portatil,achei até mais bonito que o psvita

  2. re 14/02/2012 at 11:41 -

    ótima analise e o Shady falou a vdd os inimigos nao sao tao de ”encher os olhos” como zumbis e lickers e rachei na parte da calcinha termica kkk

  3. aoshi001 14/02/2012 at 12:11 -

    Muito boa analise amigo, una pena ser exclusivo do 3ds, ancioso para jogar operation raccon city e esperar passar essa febre de lançamento para ver se o preço do 3ds e do jogo cai aqui no brasil.

  4. rescclp 14/02/2012 at 12:42 -

    Excelente análise Evil Shady! =D As coisas que mais gostei foram o sistema de upgrade de armas, aquela introdução dos capitulos (“Previously on Resident Evil Revelations…”) dos personagens Keith e Quint (os dois são foda, rsrs…)… realmente um dos melhores jogos da série! Não duvído que futuramente saia para Wii U… Fiquem de olho… Agora, aquele inimigo que está na foto do cassino… meu Deus! X(

    • Italo Oliveira 20/05/2013 at 06:58 -

      O Cleyton adivinhando o futuro desde 2012. Hahahahaha. Por um momento eu pensei que ele ficaria exclusivamente no 3DS, ainda bem que meu pensamento estava errado.

  5. Dalmacio JR 14/02/2012 at 13:01 -

    Um dos melhores games de Resident evil que já vi em minha vida !!!

  6. nathan drake 14/02/2012 at 13:05 -

    os ooze normais nao tem quase nenhum detalhe,mas tem alguns especificos como um gigante com carapaça que sao de encher os olhos

    • -Evil Shady- 14/02/2012 at 13:17 -

      Ele é bom sim, mas que puta batalha chata contra ele… ele não morre nunca =/
      Pior q ele só o último…

      • nathan drake 14/02/2012 at 13:34 -

        o ultilmo é uma apelação só,já aquele penultimo gigante até que é legalzinho ficar metralhando ele

      • Anderson dos Santos 14/02/2012 at 14:32 -

        Shady vc que escreveu? Jogou aonde? Comprou um 3DS ou surrupiou de alguem xD

        • -Evil Shady- 14/02/2012 at 14:44 -

          Joguei no console da empresa…

          • Leonardo 20/02/2012 at 12:49 -

            KKK… Nossa, não sabia que o SAC era uma empresa. A menos que vc tive-se jogado no Baixaki. Bem, se o SAC é uma empresa eu subestimei esse site. Que bom que vcs levam Resident Evil pro lado profissional. Cara, vai parecer fácil se eu dizer, mais compra um nintendo 3Ds, é super legal. Tem jogos estreando para o console como se fosse espinha na cara de um adolescente.

        • nathan drake 14/02/2012 at 14:54 -

          tu importou o teu daonde?
          a,e me add no friend code.210588810900,rodrigo

  7. effeliciano 14/02/2012 at 13:24 -

    é resident evil pro 3ds, vale de todo jeito! apaga do mapa akela porcaria feita nas pressas chamada MERCENARIES.

    Muito boa analise shady, abraços

  8. nathan drake 14/02/2012 at 13:39 -

    duvido que esse jogo saia para os consoles de outras empresas,esse jogo é que nem o remake pra gamecube e na minha opiniao mesmo com tudo isso nao podemos esquecer de que ele foi feito para um portatil,acho que nao funcionaria num ps3,mas quem sabe futuramente…….

  9. The 4th Survivor 14/02/2012 at 13:55 -

    Muito bom mesmo, capaz de bater de frente até com os jogos antigos. Revelations cumpriu sua promessa, sendo um jogo obrigatório para qualquer fã.

  10. Skyblack 14/02/2012 at 14:27 -

    Na frase:

    “A Capcom cumpriu o que prometeu. Revelations é, sem dúvida, um dos melhores jogos da série.”

    Quem é o sujeito que faz a afirmação?

    Reviews são pontos de vista singulares pois sou grande fã da série e prefiro os últimos títulos antes de RE Revelations simplesmente por ter evoluído para a diversão que é proposta por vídeo games. Isso expõe minha opinião como também fez a IGN dando nota 8.5 para o titulo (http://goo.gl/2qtYu).

    De todos os jogos RE 6 é que me agrada mais pois terá ação e o suspense tradicional que considero a formula perfeita para uma jogabilidade fluente.

    Não descordo em nada deste review, pelo contrario, parabenizo o Shady por mais um artigo excelente para quem gosta da franquia.

  11. Anderson dos Santos 14/02/2012 at 14:28 -

    Eu entendo a proposta do design marinho dos monstros, mas ele podiam mesmo ter mais Carisma (Como nosso lambão xD)!

    O meu ta preso a dias no correio enrrolado e num vem AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    To ansioso!

  12. Marcus Vinicius 14/02/2012 at 16:18 -

    Ótimo review pretendo pegar um 3DS só por causa de RE, MGS e Zelda.

    Mas adoraria ver esse jogo em um console de mesa.

  13. c-made 14/02/2012 at 16:33 -

    Eu não concordo sobre os detalhes nas cenas de corte, mas tudo bem! E sobre os detalhes,não sei, mas eu babei quando vi um Hunter de perto no 3° capitulo, era possível ver as escamas, e elas estavam ótimas, tinha até o efeito de “molhado”, não sei o nome, sorry, enfim… Um ótimo jogo de Resident Evil, que trouxe coisas pra jogabilidade atual, as quais gostei muito.

  14. Fernando 14/02/2012 at 16:40 -

    concordo plena e totalmente com último parágrafo do review…

  15. Joacir Júnior 14/02/2012 at 17:35 -

    Fico muito feliz por Revelations se tornar um ótimo jogo. Por diversas vezes achei que o fracasso poderia estar por perto.
    Agora falta eu esperar Revelations estrear no Brasil para adquiri-lo.
    Evil Shady, como fica a avaliação do uso do Circle Pad Pro? Você teve a chance de jogar com ele?

  16. Elen de paula 14/02/2012 at 18:17 -

    eu num tou entendendo mais nada do revelations,uma hora passa o jogo todo no navio depois na cidad hmm

  17. radamanthys.1979 14/02/2012 at 18:25 -

    Para mim Revelations é tudo aquilo que prometeu e mais um pouco. Babei com os gráficos e os chefões são de arrepiar. Eu particularmente não vi nada de errado com as cenas de corte, mas cada um tem a sua opinião e seria uma boa mesmo ver um jogo desses em um console de mesa com uma TV de 42 polegadas full HD.

  18. evander 14/02/2012 at 22:10 -

    a trama realmente é um ponto forte
    Dai Sato gênio como sempre

  19. Henrique 14/02/2012 at 23:52 -

    Shady ficaria muito legal se vc fizesse um video contando toda a Analise,eu iria gostar bastante… =)

  20. brunopessoa 15/02/2012 at 14:36 -

    mas, a capcom safada como ela é concerteza um dia lançam uma versão para consoles, eles estão fazendo isso só pra aumentar o interesse na compra do portátil. Eu realmente nã estou afim de gastar muito dinheiro num portátil aonde só um jogo me atrai

  21. Dalmacio JR . 22/02/2012 at 16:16 -

    Jogo exelente cheio de misterio e terror.

  22. Dalmácio JR . 26/02/2012 at 00:05 -

    Para vcs que postam comentarios vou fazer a seguinte pergunta pra vcs Qual o melhor jogo da serie principal de Resiedent Evil que vcs gostam mas ? OBS: por favor respodam. 🙂

    Pra mim e Resident Evil CODE: Veronica

    • DeadSpace 05/04/2012 at 03:27 -

      1Resident Evil 3
      2RE2
      3RE0
      4RE4
      5RE5
      nesta ordem

  23. o.O 28/02/2012 at 16:15 -

    Gostei disso:
    “nenhum local está 100% livre de ameaça.”

  24. Chris Gamer 07/04/2012 at 18:31 -

    Eu quero *-*

  25. Master Plaga 06/06/2012 at 20:40 -

    Eu queria ver a calcinha térmica da Jill rsrsrsrsrs

  26. Tyrant165 09/06/2012 at 21:35 -

    Um dos melhores Resident Evil’s que existem, história envolvente, gráficos perfeitos, terror com ação e mais um monte de coisas, esse jogo é sensacional !!!!

  27. JV 07/01/2013 at 12:15 -

    oba a nota pelo que eu vi ta maior que o 6

  28. @effeliciano 11/02/2013 at 04:17 -

    É uma pena que o título seja exclusivo para o Nintendo 3DS. Não falamos isso como istas, pois o game cai como uma luva no console.

    Não mais. risos.

  29. Thiago 23/05/2013 at 17:36 -

    Eu dou 8.5 porque me faltou mais modos extras e o splitscreen que senti muita falta de jogar lado a lado com meu irmão, tivemos que jogar separados. De resto o jogo é perfeito.

  30. jailson 07/06/2013 at 22:32 -

    socorro meu jogo parou ,com o erro:obtendo dados da resident evil.net, o que fasso para o jogo voltar a funcionar quem souber me ajude.email:jailsonferreiradasilva76@hotmail.com