Resident Evil: Operation Raccoon City

3,5 Nota
Visual/Áudio: 6/10
Jogabilidade: 4/10
Trama: 2/10

Respeito ao material original | Modos online interessantes | Presença de elementos clássicos

Sérios problemas de jogabilidade | Péssima IA | Cenários pouco criativos | Trama rasa e desinteressante

Conheça nossos critérios de análise

 

Resident Evil: Operation Raccoon City começou como uma boa ideia. Colocar o jogador na pele da Umbrella pela primeira vez e permitir que ele reviva o incidente em Raccoon City do lado dos vilões. Em vez do terror tradicional, criar um game de tiro, dando novo ares à infecção e exibindo, de forma frenética, todo o caos que antecedeu a explosão que varreu a cidade do mapa.

Para os executivos da Capcom, a empreitada – que foi colocada nas mãos da desenvolvedora Slant Six – também significava a entrada em um novo território e uma boa chance de faturamento. Com Operation Raccoon City, a empresa poderia levar Resident Evil também aos fãs de jogos de ação, um nicho dominado pela franquia Call of Duty e que movimenta milhões de dólares todos os anos.

Nos dois primeiros parágrafos acima, tudo parece lógico e interessante. É uma pena que, na prática, Resident Evil: Operation Raccoon City é tão caótico quanto a cidade que lhe serve de cenário.

Que saudades do tanque!

A experiência com o game passa bem longe de ser satisfatória. E se há um elemento responsável por isso, é a jogabilidade. Muitas vezes, o jogador se verá transformado em alvo fácil para os inimigos devido a controles que não respondem, barreiras invisíveis que impedem a locomoção ou parceiros controlados pelo computador que são simplesmente estúpidos. Apenas para citar alguns exemplos.

O controle, apesar de trazer o layout padrão de jogos dos jogos de tiro, não conta com algumas funções básicas, que fazem muita falta. Não é possível, por exemplo, pular ou andar abaixado. Tais movimentos fariam toda a diferença no campo de batalha, ao permitirem que o jogador proteja-se melhor dos disparos inimigos e se movimente pelos cenários com mais facilidade.

Novas imagens e artworks de Resident Evil: Operation Raccoon CityEm Resident Evil: Operation Raccoon City, o modo de cobertura – que faz com que o personagem se esconda atrás de um objeto – funciona por aproximação, ou seja, basta chegar perto de um obstáculo para ativá-lo. Muitas vezes, porém, você verá seu soldado realizando essa ação quando, na verdade, tudo o que você queria era pegar um item que está sobre uma mesa.

Falando em itens, boa sorte ao tentar obtê-los durante os combates. Muitas vezes, o prompt de comando para coletá-los simplesmente não aparece, obrigando que o jogador se afaste e aproxime-se novamente. Imagine-se nesta situação em um momento crítico, em que você está com pouca energia e diretamente em cima de uma erva verde, mas sem poder usá-la devido à falha na programação. Frustrante, para dizer o mínimo.

A inteligência artificial também merece destaque, só que ao contrário. Se você já se irritou o suficiente com os parceiros bem burros de Resident Evil: Outbreak, prepare-se para repetir a experiência em Operation Raccoon City. No game, seus companheiros de time mais servem para atrapalhar.

Os membros do Wolfpack, quando controlados pelo computador, não hesitam em correr com tudo em direção a armadilhas ou inimigos bem mais fortes do que eles. Também são incapazes de coletar itens de cura no cenário, para recuperar seus próprios ferimentos. Ainda, costumam se amontoar nas portas, deixando todos os soldados entalados, e gostam de passar bem na frente da linha de tiro entre o jogador e seus inimigos, causando o desperdício de balas.

Claro, o game é totalmente voltado para o modo online. Isso, porém, não é desculpa para que a inteligência artificial seja completamente deixada de lado, como é o caso de Operation Raccoon City.

Ainda, o jogo sofre com bugs e travamentos constantes. Muitas vezes, o jogo simplesmente congela durante uma tela de loading, um problema bastante comum no modo online. Também é possível ver personagens e inimigos girando em círculos, barreiras invisíveis que impedem a locomoção e oponentes que surgem do nada ou atravessam paredes. E estes são apenas alguns exemplos.

Visual mediano

Na parte gráfica, Resident Evil: Operation Raccoon City não impressiona. Apesar de não apresentar visuais ruins, o game está longe de apresentar a mesma qualidade de títulos como Resident Evil 5 ou, ainda, jogos mais recentes que levaram a capacidade do PlayStation 3 e Xbox 360 a novos patamares.

Os modelos de personagens, criados exclusivamente para este game, são bem esquisitos. Apesar de serem vistos à distância na maioria do tempo, Leon, Claire e Nicholai apresentam rostos chapados e sem expressão alguma. Além disso, todos os protagonistas e inimigos apresentam um estranho brilho, como se estivessem banhados em óleo.

Novas imagens e artworks de Resident Evil: Operation Raccoon City

Os cenários, por outro lado, são bem interessantes. Lotados de elementos, eles realmente transmitem a grandiosidade dos laboratórios da Umbrella ou o caos pelo qual passa Raccoon City. Infelizmente, os ambientes são incrivelmente escuros, escondendo boa parte de seus elementos.

Apesar de enormes e lotados de elementos, os locais de Resident Evil: Operation Raccoon City pecam pela falta de variedade. Peças de decoração, computadores, caixas e diversos outros artigos são repetidos à exaustão, muitas vezes dando a impressão de que você está andando em círculos. Um pouco de criatividade não teria feito mal a ninguém.

Melhor conectado

Resident Evil: Operation Raccoon City mostra sua verdadeira cara quando jogado online. Desenvolvido desde o início para este fim, o título traz não apenas um modo cooperativo para quatro jogadores como também uma série de modalidades competitivas que, apesar de não apresentarem grandes novidades em relação a outros games do gênero, ganham novos ares com a adição de zumbis e armas biológicas.

O título não é fácil e, na maioria das vezes, exige que o jogador atue de forma coordenada com os outros membros da equipe e pense em diversas estratégias de ataque. É preciso estar sempre em movimento, buscando maneiras de surpreender os inimigos. A dificuldade é alta, mas aparece de forma punitiva em alguns momentos, como na batalha contra dois T-103.

Os modos competitivos Heroes e Survivor são os mais interessantes. O primeiro dá ao jogador a oportunidade de controlar personagens clássicos da franquia que nem mesmo chegam a aparecer durante a campanha. Já o segundo é uma corrida frenética pela sobrevivência na qual vence quem for mais rápido no gatilho. Ignorando os travamentos e longos tempos de carregamento, são estas as modalidades que farão você retornar algumas vezes a Operation Raccoon City.

O progresso do jogador é compartilhado entre a campanha e o multiplayer, permitindo que os pontos de experiência sejam compartilhados em todos os modos. Para quem não está no nível dos viciados que povoam os servidores do game, esta é uma ótima notícia, já que permite que você vá enfrenta-los bem armado e com todas as habilidades no máximo.

Aceno aos clássicos

Em grande parte, Resident Evil: Operation Raccoon City é uma experiência bem diferente da que estamos acostumados. O foco total na ação, porém, não significa que todos os elementos que tornaram a franquia um sucesso foram deixados de lado. Alguns deles estão lá para provar que a Slant Six fez a lição de casa e estudou bastante os games antigos.

Resident Evil: Operation Raccoon City não terá Beta

Ao contrário da maioria dos games de tiro, aqui é preciso estar sempre de olho na munição. Apesar de balas estarem espalhadas por todos os ambientes, nem sempre é possível chegar até elas devido à ação dos inimigos. Sendo assim, o jogador deve economizar tiros e ser preciso se desejar seguir em frente sem problemas.

Os cenários continuam vastos e lotados de itens, que variam desde munição e granadas até discos com dados – que liberam itens na galeria do game – e outros artigos secretos. Assim como nos jogos anteriores, há um grande incentivo à exploração de cada canto dos ambientes uma vez que eles estiverem livre de oponentes.

Tiros e nada mais do que isso

Todo mundo sabe que Resident Evil: Operation Raccoon City não é um episódio canônico, ou seja, seus acontecimentos não devem ser levados em conta para a cronologia da série. Isso, porém, não significa que a Slant Six tomou toda a liberdade que quis com a trama. Pelo contrário, o game respeita o folclore da série e possui poucas inconsistências em relação aos originais.

Novas imagens de Resident Evil: Operation Raccoon City

Tirando, é claro, a possibilidade de matar Leon ou Claire, a maioria das modificações ocorre nos mapas de locais já conhecidos. Enquanto a delegacia de polícia aparece exatamente como em Resident Evil 2, o laboratório de William Birkin, o hospital ou a Dead Factory aparecem completamente repaginados, ao ponto de nem mesmo serem reconhecíveis.

O enredo, porém, é completamente vazio. Apesar de ter criado todo um passado para seus personagens, a Slant Six preferiu deixar os membros do Wolfpack insossos durante toda a aventura, mesmo quando enfrentam a inevitável traição da Umbrella. A ausência de cenas de corte, que poderiam direcionar a história, também é um ponto negativo aqui. Pasmem, o time de Spec Ops apresentado em um trailer nem chega a aparecer no modo campanha.

A história rasa é concluída com um final que simplesmente não faz sentido algum e deixa o jogador com a sensação de que o trabalho com o game não chegou ao fim. Não vamos entregar spoilers, apenas dizer que a Slant Six conseguiu estragar completamente um dos momentos mais impactantes de todo o título.

Marketing milagroso

Resident Evil: Operation Raccoon City é a prova concreta dos efeitos de uma boa divulgação. Com trailers e campanhas de marketing, a Capcom e a Slant Six nos fizeram acreditar que estavam prestes a entregar um jogo épico. Isso, porém, não poderia ser mais distante da realidade.

No fim das contas, assim como Resident Evil: Outbreak, Operation Raccoon City permanece como um grande potencial desperdiçado. Ambos são jogos que trazem ideias inovadoras que mereciam um pouco mais de dedicação e emprenho por parte da Capcom. Do jeito que está, porém, o game é dispensável.

Tags: , , , , , , ,

Author: Felipe Demartini View all posts by

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

116 Comentários em "Resident Evil: Operation Raccoon City"

  1. @The_Murilo 21/03/2012 at 12:40 -

    Puro marketing msm nesse jogo achei que ia ser melhor que isso ai vamos ver nas proximas versões do jogo . Como fala tiro e nada mais doque isso .

  2. Hunk 21/03/2012 at 12:42 -

    Mais uma nota baixa! O jogo e tão ruim assim?

    • sonny 21/03/2012 at 13:06 -

      Jogue primeiro e tire suas conclusões, o único defeito pra MIM é a escuridão o resto é lindo, não se deixe levar por críticas, pois cada um tem uma opinião. O jogo é MUITO bom jogado de 4 jogadores.

      • danilo 22/03/2012 at 10:28 -

        Tem que tomar cuidado nessa “cada um tem sua opinião”, se um jogo recebeu tantas criticas obviamente tem algo ruim nele, se agradou deve ser algo particular a pessoa, mas nao podemos se basear nisso para fazer uma critica, no máximo uma ressalva.

        • sonny 22/03/2012 at 11:35 -

          Exatamente, foi o que eu disse, não adianta deixar de jogar o jogo pelo simples fato de outros não gostarem porque o que importa primeiro é eu, depois eu e depois os outros. Nunca tomei minhas conclusões lendo revistas ou reviews, pois cada pessoa tem seus argumentos. Eu comprei o ORC e achei até melhor do que eu esperava, alguns aí vão deixar de jogar por virem reviews como essa, acho isso ignorância, talvez até estejam perdendo a diversão de um jogo bom por se deixar levar por reviews. Como eu disse: JOGUE primeiro e depois tire suas conclusões.
          Eu por exemplo DETESTEI uncharted e ADOREI ORC.

    • PH 21/03/2012 at 23:41 -

      Eu crei que o jogo pode ter seus defeitos, lógico como qualquer outro jogo, acredito que talvez uma prova do possível “fiasco” que tanto é relatado por revistas, gamers, próprios jogadores, seja que, a Capcom iludiu demais seus clientes, promovendo pelo o que aparentava um jogo revolucionário para o mundo de Re, e também para o mundo dos games em geral.
      O grande problema é que, ao contrário do que a Capcom alegava durante todo esse tempo, Re ORC não é tão épico assim, é apenas um jogo novo, um novo ponto de vista do mundo de Re que está se mostrando ao público, ou seja, é um jogo como todos, com seus ALTOS e BAIXOS, mas na visão do público que por sua vez foi tão ludibriado, o jogo é merecedor de uma nota 3,5 como é mostrado à cima.
      A condenação de Re ORC á receber notas baixíssimas, talvez possa ser até um modo de vingança do público, que por sua vez, se sente enganado por não ter saciado sua sede com o novo game…
      Bom de qualquer forma, eu gamei no jogo, podem falar o que quiserem mas Re ORC tem seus pontos fortes…
      E não concordo que Re ORC receba notas tão baixas desse jeito, acho que resumindo, NÃO É PRA TANTO TAMBÉM…

      • PH 21/03/2012 at 23:55 -

        Outra coisa, adorei a jogabilidade, para mim é nota 8, não é dez porque não é possível agaixar-se sem estar perto de uma barreira, e segundo, acho ERRADO compara Re ORC dom RE 5, até porque o pessoal julga muito o fato de Re 5 ter os melhores gráfico que Re ORC, eu acho que esse não foi o foco da Slant Six, gráficos bem feitos, jogo com nostalgia, é mais para o jeito da Capcom, por isso que dessa vez foi bom mudar um pouco de desenvolvedora.
        A Slant Six quis criar um jogo DIFERENTE, um novo TIPO DE RESIDENT EVIL, com mais ação, menos nostalgia entre outros requisitos…
        Eu gostei da mudança, e sou suspeito em dizer que Re ORC é indispensável para fãns de Re, afinal de contas, experimentar um mundo diferente é importante.

        • PH 22/03/2012 at 00:02 -

          OBS: o prompt que só aparece uma vez e depois não aparece mais, é apenas uma questão de bom senso, se vc se aproximar do item, o prompt aparece uma vez, depois que vc sair de perto, ou o prompt desaparecer, e vc vir pegar o item, pelo o que eu joguei até agora, pela segunda vez que vc se aproxima do item e não aparece o prompt, é pq não é necessário, basta vc apertar o botão de coletar o item, e o item será pego…
          O PROMPT SÓ APARECE UMA VEZ!!!

      • Spectre 23/03/2012 at 00:41 -

        Voce tirou as palavras da minha boca cara, parabens pelo comentario!!!!

  3. rescclp 21/03/2012 at 12:55 -

    Meus sinceros parabéns Evil Shady! Mais um excelente review! Concordo, mais uma vez, com o que você escreveu. =)

  4. MathRe 21/03/2012 at 12:57 -

    Será q um dia teremos Resident evil 2 e 3 Remake?

    • Edu 25/03/2012 at 15:25 -

      vi no google umas evidências disso

  5. Anderson dos Santos 21/03/2012 at 13:09 -

    Poxa cara mesmo o multiplayer foi mediano… Que tristeza esse titulo tinha tanto potêncial.

  6. sonny 21/03/2012 at 13:10 -

    A Série OUTBREAK é PERFEITA, o único problema é a AI de resto é perfeito, não concordo com a opinião do Shady. A série outbreak só não foi usada como devia, pois foi usada na ÉPOCA ERRADA AKA PS 2, bato uma aposta que se a capcom lançasse o outbreak em HD pro PS3 OLHANDO O MODO ONLINE, faturaria mais que Re4 e CV-x, pois modo online dá mais lucro que modos off, prova disso é little big planet e dead nation, por isso ainda desejo ver outbreak na psn, porque aí sim será lançado na hora exata aproveitando o poder dos consoles atuais em relação a ONLINE.

    • -Evil Shady- 21/03/2012 at 13:22 -

      Em nenhum momento eu disse que a série Outbreak é ruim. Eu falei em “potencial” desperdiçado”, exatamente a mesma coisa q vc disse aí.

    • Edu 22/03/2012 at 22:21 -

      Não é perfeita não.É fácil demais.se brincar dá pra terminar a fase Underbelly dentro de 5 minutos só correr e correr e ir direto pra o objetivo e não perder tempo atirando nos inimigos.acredite.tambem pelo fato de ser sem história definida escolher qualquer personagem pra qualquer faze.Era pra ser cada um ter sua história e seu lugar definido sou mil vezes o 3 o 4 e o code verônica do que esse outbreak

      • sonny 24/03/2012 at 17:37 -

        Se você conseguir fechar a fase enfrentando o chefe no modo very hard no nightmares ou vc é chuck norris ou vc é hacker, a julgar pelo seu comentário, vc só joga no easy e medium, não? se vc conseguir fechar QUALQUER cenário no modo very hard em menos de 20 minutos no modo nightmare, te dou meu respeito…

  7. José Mac 21/03/2012 at 13:18 -

    Xiiiii, então aquela nota 3 realmente acaba de ser confirmada. Realmente fiquei mt decepcionado com a IA, e com certas aparências gráficas de alguns cenários, mas no geral, achei um jogo legalzinho de jogar. Porém, o final ficou mt fraquinho (se é que se pode chamar de final).
    A verdade é que tds já esperavam mais ou menos por isso, mas não tanto em alguns aspectos!

    • Edu 22/03/2012 at 18:46 -

      Concordo contigo o final foi uma mer..
      Mas ainda nao é final tem dlc ainda com os vilões acho

  8. The_Mercenary 21/03/2012 at 13:30 -

    Pegar itens é um problema desde RE5,aperte quadrado para pegar a munição,chutar a escada,pular…vá e volte e tente fazer o certo.
    Pra mim é só um tiro teio que vou jogar com amigos online.

  9. José Mac 21/03/2012 at 13:30 -

    Uma pergunta: Pra que servem aqueles guaxinins que a gente acha durante o jogo???

    • The_Mercenary 21/03/2012 at 13:41 -

      Ganhar trofeu!
      Igual atirar nos 30 emblemas da BSAA no RE5.

      • José Mac 21/03/2012 at 13:50 -

        Sim, mas eu não sei se foi algum bug do jogo, mas peguei um, e depois quando tentei pegar outro, aparecia uma mensagem dizendo que eu não poderia pegar outro item como este. tentei pegar, dar tiro, ate tacar granada, mas nada…
        por isso fiquei na duvida.

        • Dalmácio Júnior 23/03/2012 at 20:33 -

          Cara eu não sei se vcs 2 perceberam os guaxinins que vc pega nas fazes ganham experiencia para o jogador apare uma mensagem de lado quando vc pega o guaxinim que diz tipo assim ´´3500 pontos de experiencia´´ mais enfim so vc jogando uma faze que tenha um guaxinim de novo para ter certeza. 🙂 OBS: vcs perceberam tambem que quando vc pega o guaxinim ele faz o som de um guaxinim ?. 😀

  10. Ana 21/03/2012 at 13:33 -

    Bom,pelo menos se forem lançar algum remake,ja tem metade de raccon city em 3d so colocar um pouco mais de iluminaçao

  11. Steven L. Andrade 21/03/2012 at 13:39 -

    Mais uma ótima review, parabéns -Evil Shady-. Concordo plenamente com tudo que você citou. A Capcom deu um tiro de Hydra no pé com esse jogo, mas eu acho que ele pode ser como um teste para RE6, assim como RE Mercenaries 3D foi para REvelations. Espero que a Capcom não faça nenhuma besteira com RE6….

    • José Mac 21/03/2012 at 13:53 -

      tiro de hydra no pé, não, tiro de Rocket Launcher na cara!!! rs.

  12. samurai 21/03/2012 at 13:40 -

    Bah pra min REORC mais jofa de markting para manter nome da franquia no para jogo mais importante de capcom que RE¨6, acredito que n tera mao de terceiro nesse jogo.
    REORC ta sendo um decepçao pra min tao pelas nota quanto pelo game player, como Evil falo outro jogo com potencial mas que n foi levado a serio como RE OUTBREAK, preferia ter esse jogo com atraso mas sem erros comentido pela terceira vez na serie.
    Agora espera pelos ultimos lançamenteo seria chronicles em HD e RE6
    Flw

  13. Dio 21/03/2012 at 13:48 -

    muito legal o review, parabens
    de fato, o jogo parece mesmo decepcionante

    so uma coisa, procurei pelo forum de voces mas no achei, caso tenha um, poderiam me mandar o link?

    vlw

  14. Skyblack 21/03/2012 at 14:09 -

    Até tu Brutus!!! Deixa eu adivinhar o spoiler, o final épico que provem da explosão de Raccoon City não foi refeito neste jogo! Realmente é uma @#$%¨&

  15. Dalmácio Júnior 21/03/2012 at 14:18 -

    Pra mim o Game e bom, mais tem muitos defeitos, o bom e que vc ver a cidade Raccoon City mais uma vez. 😀

  16. Felipe 21/03/2012 at 14:59 -

    Onde vocês compraram o jogo que chegou tão cedo assim?
    Comprei o meu pelo ML e ainda nao chegou..

  17. daniel84 21/03/2012 at 16:33 -

    Que bom que não comprei esse jogo… Esperando por Resident Evil 6. Realmente os principais episódios canons é que são os melhores…. eu tinha gostado tanto do SpecOps…

  18. @effeliciano 21/03/2012 at 16:52 -

    Economizem seu dinheiro, e passem longe desse jogo.

    Não faz jus ao nome da saga, não faz jus aos gráficos que nossos consoles conseguem fazer.
    Não faz jus a jogabilidade que controles tão bons podem exercer.

    IA burra, estupida, não é capaz de dar um passo sem você avançar no game.
    Items realmente são difíceis de serem pegos, o COVER que teria que ser algo bom, é simplesmente idiota, e muita das vezes é FALHO.

    Não experimentei o modo Online ainda, mas, só essa experiência SOLO, ja vale os 3,5 da nota do review.

    Concordo contudo que foi dito na analise.

    E sim, Outbreak poderia ter sido melhor explorado, assim como esse ORC poderia ter sido feito, diretamente pela CAPCOM, sem intermediários.

    Falow.

    • sonny 22/03/2012 at 11:42 -

      A CAPCOM estampou na cara de todo mundo que o jogo foi feito pra se jogar online. Eu joguei campanha acompanhado, multiplayer e muitas coisas e não tenho defeito nenhum pro jogo anão ser a escuridão total.
      (às vezes queria ver os cenários masnão tem como, é muito escuro 🙁 )

  19. Diego 21/03/2012 at 17:03 -

    Joguei 30 minutos de REORC, e voltei pro Mario Galaxy 2. Não vale a pena mesmo….

  20. NEMESIS 21/03/2012 at 17:38 -

    Ola pessoal, eu comprei e gostei do jogo apesar dos pontos negativos que o pessoal tem apontado. O modo campanha online e divertido e o multiplayer tb.
    Entao, vai a dica, joguem e tire suas próprias conclusões.

  21. Edu 21/03/2012 at 20:03 -

    a trilha sonora desse jogo ta irada

  22. matheus 21/03/2012 at 20:09 -

    sinceramente eu gostei do jogo,agradou e muito,acho q ele serviu apenas para teste do residentt evil 6,principalment no fatode mirar e atirar ao mesmo tempo,acho q foi apenas um teste…mas o jogo e bem legalzinho

    • Edu 21/03/2012 at 20:38 -

      =D

    • junior 26/03/2012 at 10:51 -

      isso que tão você falou é sacanaje
      esse resident evil 6 ta queimando o filme do operatio raccoon city,ninguem tá nem aí com esse resident evil depois que anunciaram o 6

  23. Edu 21/03/2012 at 20:42 -

    ainda não é o final tem dlc agora to gostando
    to esperando mas o 6 esse sim vai legal

  24. Caio 21/03/2012 at 20:54 -

    Égua,3?To ficando com medo,tava botando muita pilha,mas fiquei com um pé atras desde aquela review dando note 3…

  25. Fernanda 21/03/2012 at 22:37 -

    Dois no Caio, estou com muito medo também de jogar com tantos votos negativos, sei que cada um tem seu gosto e outras pessoas podem gostar do jogo. Mas fiquei tão ansiosa, tão ansiosa nesse jogo que agora depois das notas fiquei meio pensativa. É claro eu como fã de RE não vou deixar de jogar nenhum jogo que lançar, mas sei lá né… Enfim, boa análise, mesmo! Só estou um pouco assustada, esse jogo prometia para mim e confesso, muito mais que RE6, gostei muito dos personagens e não parava de ver os trailers lá lançados. Mas agora… sei lá, bateu uma tristeza, tristeza que só fã entende. :/

  26. Ed Redfield 21/03/2012 at 23:18 -

    é serio gente, esse jogo é uma merda!

    • Spectre 23/03/2012 at 00:35 -

      Não tem mais argumentos ??? O ph que comentou la em cima tem razão, com ação ou nao, re 5 e re orc sao jogos diferentes… Desenvolvedoras diferente… Tipos diferentes de jogo, como ele disse, com seus altos e baixos.

      • junior 26/03/2012 at 11:26 -

        mas o jogo é ruim e bom ao mesmo tempo nem tem trama direito como o resident 5 e 4 investiram mau era pra dar um pouquinho de tempo pra desenvolver esse jogo porque ta uma bos.. sem falar do final

  27. VilaboimRE5 22/03/2012 at 09:29 -

    Eu gostei do ORC, ao contrário DA PORCARIA DO OUTBREAK, que conseguiu obliterar qualquer traço da paciência que eu tinha na hora, eu terminei o jogo no modo campanha, joguei os modos online. Ele realmente foi pintado de ouro, mas por dentro é pirita. como foi comentado por alguém aí em cima ele é “só mais um jogo” só que isso não é inteligente de se fazer. tempo demais, dinheiro demais para no final o jogo ter nota de 3,5. A idéia foi feérica, mas como disse, não foi feito da melhor forma possível. Mas jogar com a Jill e tocar o terror nos outros é muito massa. Mas é só mais um jogo, acabou.

    • Edu 22/03/2012 at 13:36 -

      1 .Se vê que você não é fã de Resident

      2 .O Resident Outbreak é survival horror igual jogo de play 1.e jogo de play 1 é uma bosta (não por causa do gráfico) isso eu concordo com você olha que jogo desde o primeiro playstation

      3.é tão sem graça quanto o outbreak SIM.Não tem cutscenes com os personagens principais isso é tenso,gosto de história.é sinal de que não investiram direito nesse jogo nota mais que merecida
      fora isso o jogo tá um tesão kk

      • VilaboimRE5 22/03/2012 at 16:28 -

        Se vê que eu não sou fã de RE… ainda tenho que ler uma imbecilidade dessas…o jogos de play 1 são os melhores junto com os do GameCube. O outbreak É um lixo. a idéia é ótima, mas os jogos são muito ruins. Não é porque é um SH que tem que ser bom. E ORC continua merecendo 3,5. Mas eu gostei.

        • sonny 24/03/2012 at 17:46 -

          o outbreak foi um marco da série re online, foi a partir dele que a capcom decidiu optar por re online sendo que no ps1 eram todos OFF. Nunca vi um defeito no outbreak tirando a IA. Gostaria deter jogado ele online, deve ser perfeito *.*
          o problema é q: outbreak é uma série BEM díficil, é o re mais difícil que já joguei, e tem muita gente q não gosta de jogos difíceis, por isso que outbreak foi tão mal falado, infelizmente 80% dos fãs de Re gostam de atirar em tudo q se mexe sem precisar pensar um pouco… por isso re4 fez tanto sucesso, é só atirar igual um acéfalo e sem precisar pensar 😉

          • -Evil Shady- 24/03/2012 at 18:02 -

            No PsOne eram todos offline simplesmente pq o console não suportava esse tipo de coisa.
            Isso q vc disse é o mesmo q falar “O Atari não teve gráficos em HD” como se fosse uma opção da desenvolvedora.

        • junior 26/03/2012 at 10:56 -

          Era terror agora é ação isso não foi legal e não discuta com um fã

  28. Guilherme 22/03/2012 at 10:57 -

    A minha experiência desse jogo:
    Baixei piratex para Xbox360 porque não houve um demo. Apenas para fins de teste se realmente o jogo é bom ou não.
    Mas vou esperar a versão pc para jogar o MP e se estiver na steam, eu vou comprar, sem dúvidas nenhuma, nada melhor do que um mouse e um teclado ao invês de jogar com um controle.

    O jogo na minha opinião não é ruim, eu gostei da trama toda, e também controlar um agente da Umbrella sempre foi o meu sonho de consumo kk
    Mas esse jogo foi muito bem focado no MP mesmo, modo que eu vou so experimentar quando eu tiver o jogo para PC.
    Gostei da parte em que você libera as habilidades dos personagens e as armas com o XP que você vai adquirindo. O jogo tem alguns problemas de IA bem sérios, mas eu acho que a Sheeva do RE5 era bem mais retardada kkkkkk

    Acho que a versão pc vai sair bem melhor do que a versão dos consoles, pode até ser que eu esteja enganado, mas vamos ver como vai ser.

  29. sonny 22/03/2012 at 11:39 -

    se vc pegar um de uma fase vc não poderá pegar de novo pq vc já achou ele, agora só em outra fase sacou?
    OBS. eu peguei todas as máquinas de escrever e não ganhei troféu nenhum, isso é enrolação

  30. Edu 22/03/2012 at 16:58 -

    O Resident Evil 6 vai ser terror
    vi o trailer é mesmíssima jogabilidade do Operation Raccoon City só que com laser
    que novembro chegue logo

  31. rafael 23/03/2012 at 02:31 -

    os melhores jogos de resident evil q joguei foram os de playstation 1, outbreak é uma bosta, o úniko que vale a pena no playstation 2 é o code veronica, RE:orc não é ruim, só não é ótimo, realmente cheio de bugs, porém traz mta nostalgia para quem é fã da série (de verdade) ….

  32. Buno 23/03/2012 at 10:36 -

    Estou jogando o modo historia do jogo, não completei ainda, mais posso perceber os bugs do jogo, o jogo esta ruim!!

  33. VECTOR ROCKS!!! 23/03/2012 at 14:54 -

    OLÁ EU CONCORDO NA PARTE DE CADA UM TER SUA PRÓPRIA OPINIÃO E TAMBÉM PELO FATO DO GAME TER LEVADO NOTA 3
    MAS EU GOSTEI DO JOGO SEM IMPORTAR OS BUGS E DEFEITOS DO JOGO POR PODER TER ACESSO MAIS PROFUNDO NOPONTO DE VISTA DA UMBRELLA
    PS:SE VOCÊ NÃO LIGA PARA OS GRAFICOS E UMA BOA VOCE EXPERIMANTAR!
    ”CADA UM TEM SUA OPINIÃO”

  34. Marcos 23/03/2012 at 20:20 -

    Bom,eu não joguei ainda,mas vou alugar ou pegar emprestado e tirar minhas própias conclusões,se for possível uma atualização futuramente p corrigir esses ou ALGUNS erros,seria perfeito,NG Sigma 2 dava trofeu de graça,c atualização isso foi cortado,sei lá no aguardo de RE Umbrella Chronicles e Darkside HD em Junho Finalmente p PS3

  35. Marcos 23/03/2012 at 20:26 -

    para o cenário escuro use uma lanterna XD ^^ 🙂 , brincadeira hein pessoal,mas antes de compra e avalia é excelente testa alugando ou emprestado

  36. Hudson 23/03/2012 at 20:28 -

    Apenas, por curiosidade….

    A Jill aparece no modo campanha em algum momento??? assim como é possivel matar o leon e a claire, tambem é possivel mata-la?

  37. MathRe 23/03/2012 at 22:36 -

    Pessoal!! o Shady atualizou os perfis de Lupo,Vector,Four-Eyes,Spectre,Bertha e Beltway Confiram!! aguardando novos perfis….

  38. Rodrigo dos Reis 24/03/2012 at 00:08 -

    Concordo totalmente! É um jogo que se pode passar despercebido!!
    Ainda bem que eu comprei a versão PIRATA PRA TESTAR! Já pensou gastar uma fortuna pra nada!!!

  39. Diego 24/03/2012 at 11:01 -

    como faço para passar do primeiro chefe, o que tem o olho no braço,velho ja descarreguei 6 vezes munição das duas armas no olho no braço dele e ele não morre, fora que quando ele encurrala no final do corredor, tem algo que impede de passar por tras dele daí é morte certa, o que eu faço?

    • Dalmácio Júnior 24/03/2012 at 11:52 -

      Cara vc tem que botar o analogico para baixo ou seja andar para tras, e ir atirando no monstro, ai quando vc chegar perto de seus amigos, fica atirando nele, em quanto a porta abre, e dai por diante e so correr do monstro. 😀

  40. Augusto 24/03/2012 at 15:18 -

    Aew pessoal. Eu queria saber como é o co-op dele. São 4 jogadores no modo campanha, mas para jogar podem ser todos jogadores no mesmo ps3 ou precisa jogar via web cada um com seu ps3?
    Muito obrigado, ficou muito boa a matéria/avaliação.

  41. patrick 24/03/2012 at 15:43 -

    o jogo e muito bom ! mas aimagem e escura outra coisa e q o jogo e curto bem eu achei . valeuuu

  42. Zorzetto 24/03/2012 at 16:03 -

    Comprei o jogo PIRATA na quinta feira,e zerei hoje.Por ser PIRATA não joguei no modo multiplayer online.
    Pontos Positivos
    O que eu gostei muito no jogo é de rever mais uma vez a Raccon City, zumbis clássicos,um pouco do nemesis,alguns flashs durante o jogo dos RE anteriores.
    Minhas criticas são as seguinte:
    Jogo muito curto,alguns bugs que alguns momentos chegam a ser frustantes.A ideia de colocar soldados no meio do jogo e fazer aquele tiroteio no meio da zumbizada ate que foi legal mas poderio ser MUITO melhor.O fato de que só é possível jogar a campanha com a USS passa uma sensação de um jogo incompleto,ao invés de você zerar a campanha principal e liberar a campanha do SPEC OPS,ou ate mesmo escolher qual campanha você quer jogar, não você precisa ficar aguardando a DLC.
    Acho que escrevi tudo, não vou dar uma nota muito alta e nem muito baixa.Acho que 5,5 ta ótimo.
    Tenho um XBOX360 destravado i um PS3 travado.
    Sinceramente eu não vou gastar quase 200 reais e um jogo desse para PS3.Vou aguardar o DLC ou ate mesmo noticias para a versão no PC.

  43. Luis Phelipe 25/03/2012 at 12:09 -

    Olha eu comprei o meu pirata(hehe) e não axei o jogo tão ruim de se jogar sozinho ou com um amigo,eu só axei a primeira fase xatinha mais da 2 pra frente fica phoda,gostei muito do jogo o problema mesmo é a historia e os soldados que parecem que usam super armadura :\,fora o seu grupo que são um bando de burros,eles ficam na frente dos soldados e dos zumbis T-T mais tirando esses probleminhas eu gostei bastante,me diverti muito jogando e não axo que o jogo deveria ter ganho uma nota tão baixa.

  44. dalton_xp 25/03/2012 at 15:23 -

    cada um tem sua opnião!!então vamos la!
    nada mais nada menos que mais um jogo na minha estante…graficos ruins,jogabilidade ruim…enfim um lixo…

  45. WonderWork 26/03/2012 at 10:43 -

    Não ligo muito para o gráfico , gosto mais do que o jogo proporciona . Deveriam arrumar o fato dos BOTs serem um pouco mais inteligentes . De resto o game , cumpriu oque eu esperava e para mim está ótimo .

  46. andré 26/03/2012 at 20:21 -

    Tive pensando.isso foi só um teste pra o resident 6 vi o trailer a jogabilidade é a mesma do operation raccoon city.mas é pra isso que serve demos :/

  47. Edu 27/03/2012 at 14:04 -

    como assim grande potencial desperdiçado?

  48. Iskander 29/03/2012 at 01:42 -

    Não aguentei 10 minutos jogando ele, jogabilidade incrívelmente ruim… gráficos muito abaixo do que esperei…

    bom, talvez dê uma segunda chance…

  49. Wagner 29/03/2012 at 11:54 -

    REORC deixou muito a desejar. Fugiu dos padrões da série e o gênero survival horror deixou de existir.

  50. leandro 29/03/2012 at 16:34 -

    o que importa é que os zumbis voltaram+ aquelas tosquices só no 4 e 5 mesmo.estamos voltando aos velhos tempos

  51. Walisson 29/03/2012 at 20:18 -

    Concordo plenamente com o review do Shady. Joguei o jogo essa semana e as únicas impressões que ficaram foram: Decepção e “dispensável”.

  52. Carlos 29/03/2012 at 22:42 -

    Galera sinceramente…Para quem gosta simlesmente de jogar e nada mais o jogo é ótimo, agora para quem gosta de analisar o jogo por um lado realmente crítico é impossivel dizer que o jogo foi, ou pelo menos passou perto de tudo que foi maquiado pelas caravanas de divulgações dos responsáveis pelo jogo da franquia!.

  53. Edu 30/03/2012 at 11:14 -

    os zumbis estão voltando \o/

  54. Chris Gamer 09/04/2012 at 01:18 -

    Não entendo as análises negativas, apesar deste jogo ter bugs e tal, eu me diverti com ele como se estive-se jogando o Left 4 Dead, o que é muito legal, que se danem os bugs e a trama tosca, afinal ele é só um Spin-Off 😉

  55. Chris Gamer 09/04/2012 at 01:20 -

    Joguei no PS3 do meu amigo por que eu ainda estou esperando a versão pirata para o Xbox 360 🙂

  56. Henrique Walger 09/04/2012 at 10:02 -

    Eu comprei o meu neste feriado, ainda não zerei, tem uns bugs na jogabilidade q irritam um pouco sim, mas é um ÓTIMO jogo. Nota 9

  57. Vinícius 11/04/2012 at 15:27 -

    Não e possivel o jogo ser tão ruim ! Concordo que a IA é ruim mas usar o termo “Estupido” nesta situação nao e o mais apropiado !

    Joguei so umas partes do game, ainda nao o comprei, gostei muito das finalizações, principalmente do Vector

    E outra coisa, sobre o pulo: todos os jogos da serie Resident Evil nao tem a capacidade de pular, nunca criticaram isto, por que vao criticar logo no Operation Raccon City ?

    Nota: 8,3

    • -Evil Shady- 11/04/2012 at 15:43 -

      Pq RE: Orc não é um game tradicional da série, é um shooter.

  58. ChrisGamer 11/04/2012 at 19:40 -

    Mesmo sendo Shooter ele é demais !
    .
    Agora Evil Shady, com toda sinceridade, vai me dizer que Gun Survivor 1 e 2 é melhor que esse ???????
    .
    Se você ver eles também são Shotters, e dá pior qualidade, já esse é bom 🙂

  59. -Evil Shady- 11/04/2012 at 23:17 -

    Não acho que sejam jogos comparáveis, apesar de ambos serem shooters, são bem diferentes.

    E não é pq existem títulos piores que esse fica melhor rs

  60. luxas 12/04/2012 at 00:46 -

    o jogo e ruim ate a ada morre a e pra clarear a tela e so ir no videos e aumentar tudo

  61. fabio 14/04/2012 at 12:28 -

    O JOGO É UM DESASTRE. OS GRAFICOS SAO TAO RUINS QUE NEM PARECE UM JOGO DESSA GERAÇAO. A JOGABILIDADE É PESSIMA. ALEM DE SER TUDO ESCURO. QUANDO COLOQUEI NO MEU XBOX360 ACHEI-O RIDICULO. ATÉ TROQUEIA A TV PRA VER SE NÃO ERA A TELA. TANTO NA PLASMA QUANTO NA LCD. UMA VERDADEIRA “MERDA”. COM TODOS AQUELES TRAILERS DE LANÇAMENTO A CAPCOM E A SLAM SIX MERECIAM É UM PROCESSO POR PROPAGANDA ENGANOSA. MINHA SORTE E QUE QUANDO FUI COMPRAR RES. EVIL ORC, VI LA ESCONDIDO NA PRATELEIRA UM JOGO CHAMADO DE BINARY DOMAIN, ESSE SIM 3 UM TPS DE QUALIDADE E MERECE DESTAQUE ATUALMENTE.

    • yuri 12/05/2012 at 09:33 -

      AHAHAHAHHAHA vamos processar a empresa pro propaganda enganosa!!!

      esse jogo realmente é uma grande porcaria. as sequencias finais dele parece que os produtores estavam com preguiça e queriam ir embora pra casa rápido eheheh pq ficou descarademente porco.

      na boa, 200 reais esse jogo, é arrependimento na certa. como um shooter, não sei se isso é spoiler, mas nesse game head shot não existe. bem jogo de geração passada, vc não pode fugir do roteiro a que ele está preso.

  62. Chris Gamer 14/04/2012 at 20:18 -

    Eu não acredito, o jogo nem parece Resident Evil mas mesmo assim é bom, parem de criticar, esse jogo até parece Left 4 Dead em terceira pessoa e é muito massa, o fato dos bugs, deixa para lá por que concerteza vão ser corrigidos, quem esta estragando o jogo é as criticas, mutias pessoas vão pelas criticas e nem jogam por causa disso, eu achi de mais, só acho que seria melhor se tivesse como jogar com um zombie mas não vejo a hora da versão PC que com certeza farão um mod para isso xD
    .
    Outros sites como a REVIL deram nota 8 e algusn nota 7 o que diz que issso é a opinião de cada um 🙂

  63. rudmilley 15/04/2012 at 15:56 -

    De qualquer jeito, eu quero jogar!!!

  64. Nemesis BOW 16/04/2012 at 13:49 -

    Eles podiam ter melhorado na jogabilidade e no enredo da história!Se eu jogasse RE 5,se uma história certa contada,se não todo mundo perguntava,o que o Wesker estava fazendo?!Personagens maneiros,cenários um pouco criativo,inimigos mais forte,achei massa aquela parte de quando vc é infectado pelo vírus,tem que achar a cura!

  65. Chris 21/04/2012 at 19:36 -

    Amei .. só não gostei dos Bugs e tal .. mas é só esperar a versão PC que todo mundo vai jogar e amar 😛

  66. Victor Gleycio 23/04/2012 at 22:20 -

    Acho um absurdo eles colocarem tudo online, o jogo é bom, não vamos negar. Agora o modo campanha deveria ser 1 ou dois jogadores, sem ser online, nem todo lugar do mundo têm uma internet mega veloz, então eles deviam pesar muito nisso. E odeio esses jogos que sempre colocam DLC para nós baixarmos, poxa, se o game não tá completo ainda, atrase um pouco ou crie depois uma versão Gold(assim como o RE5). Eu adorei o jogo, só queria que tivesse mais liberdade do tal “tudo online”, queria tanto jogar com Jill, só que não tenho Wi-Fi!!

  67. Nemesis BOW 07/05/2012 at 16:43 -

    Ele podiam colocar também uma versão clássica!Jogando na pele os personagens que aparecem no Resident Evil 2!Tipo escolho versão clássica!Escolho Nicholai Genovaef!Eu jogo só com ele até o final que ele morre!Ou fazer direto!Primeira missão Leon,depois Claire e vai!A o game vai dar a opção jogar com a Claire ou Leon!E vai!Podia jogar com o Nemesis também!

  68. Joao Eliton 16/05/2012 at 21:23 -

    O jogo é uma porcaria pior RE da história até o survivor é melhor.

  69. Bruno 22/05/2012 at 09:17 -

    Esse jogo parece que foi feito na presa , confesso que gostei dele , mas a jogabilidade parada , os companheiros burros , e a escuridão total dos cenarios …. poderia ate ser mas bem trabalhado … mas poxa para um Resident Evil chega ser uma vergonha para nos fãs

  70. vinicius 22/05/2012 at 19:15 -

    carraaaaaaaaaa eu queria dizer uma coisa mas não para vc mas para quem fez os jogos e os filmes de resident evil vc e demais eu só quero lé pedir uma coisa numca pare de fazer os jogos e os filmes de resident evil

  71. André Almeida 27/05/2012 at 00:10 -

    Putz baixei o jogo pelo meu vicio em re, mais quando fui jogar tem muita coisa que atrapalha no jogo, como chega perto de parede e se abaixa, mira vermelha com normal, e nao poder guardar a erva, faz o jogo um pouquinho chato, e tamben requerimentos do sistema, o meu nem e o minimo para rodar nao tem placa de video, mais mesmo assim pega o jogo lisinho, e algumas vezes trava no loading e vouta ums 30 seg depois, ou trava no jogo normal tipo 1 em 1 hora trava por ums 30seg.

  72. goodkat 06/06/2012 at 06:27 -

    comprei no primeiro dia d lansamento, todo empolgado … grande decepcao. jogo mediucre nota merecida

  73. Tyrant165 09/06/2012 at 19:53 -

    Que pena que um jogo que prometia ser um grande sucesso se mostrou ser uma decepção! Ao menos a campanha dos Spec Ops é divertida, vai ter Review sobre ela ? 😀

  74. Agosd 26/06/2012 at 15:20 -

    O jogo é uma porcaria não sei como tem pessoas que tem coragem de dizer que o jogo é bom, pra mim quem achou o jogo bom não tem visão critica nenhuma, não comprem esse jogo gente vão se decepcionar pela historia, qualidade gráfica, bugs e IA(essa vai te deixar puto muitos vezes) parece que você ta carregando Ashleys de re 4 pqp de tão inúteis que são preferia jogar sozinho.

  75. LHenr 27/06/2012 at 11:37 -

    Gente, eu joguei o jogo pirata msm , tava com uma vontade do inferno de jogar esse RE novo e tals. fui olhar o reviews e tals, n gostei muito do q vi e tals no review, mas enfim, como gosto de ver as koisas com meus proprios olhos eu fui baixar o piratão msm e tals, baixei tudo ate as DLC (LOL), e eu gostei do estilo do jogo é uma proposta interessante, alias para as pessoas q estão dizendo q o jogo n tem historia, e era pra ter?! é um spin off, o q vale nesse tipow de jogo é a diversão msm… é a minha humilde opinião ^^

  76. gabriel trindade 28/06/2012 at 22:07 -

    esse jogo e muito loco até bastantes pessoas n gostam do jeito de como esse jogo é escuro mais é dimais e eu n vejo muito coisas idiota nesse tal de xbox travado e destravado porque os jogos só da pra joga de 2 ou mais pessoas se o xobx fot travado

  77. breno 18/07/2012 at 11:33 -

    jogo horroroso comprei joguei uns dez minutos e nunca mais!!! que venha o re6

  78. Luccas 19/07/2012 at 20:12 -

    Em si o jogo é bom, os defeitos são que o jogo é muito escuro , seus 4 amigos sao uns antas ( jogue online ou vai ficar nervoso ) para pegar items é ruim, as vezes os comandos demoram para obedecer , mais em fim ate que é bastante emocionante jogar mais, a Capcom nos deixo na mão, esperava mais. que venha o RE: 6

  79. geisson 15/08/2012 at 07:55 -

    É muito loco esse jogo já zerei varias vezes e já estou quase platinando ele já achei até as 3 maquinas de escrever(1ª ta no Hospital ja perto da porta pra sair do hospital no balcão de atendimento perto do fim da faze quando vai sair do hospital 2ª Esta no departamento de policia de Raccoon City no balcão de atendimento e a 3ª esta na ultima fase no território dos que querem matar o Leon e só subir as escadas e entra em uma sala e la esta ela) Esse jogo e muito show, e pelo que joguei os comandos não são lentos e a jogabilidade e ótima menos a iluminação, mas vamos concorda que Raccoon city ta destruída e esta anoite então faz sentido de ser escuro.

  80. hhhhjjjjhghhhjjjjjhhhhjjjjhhhhgtggg 15/11/2012 at 14:44 -

    esse jogo é um lixo.
    comprei no dia do lançamento com altas espectativas e me decepcionei.
    há pouco tempo fui jogar novamente pra relembrar dele e me irritei ainda mais do que antes.
    na época que lançou,eu comprei e zerei com a espectativa de que o jogo ia melhorar e só piorou.

  81. Veronica 25/12/2012 at 13:10 -

    nossa eu adorei esse jogo pena que não consegui zerar 🙁 mais pelomenos joguei e gostei.

  82. Fioro 05/03/2013 at 05:23 -

    Oloko, o jogo não é tão ruim assim o_o da onde tu tirou essa nota? eu sei que os primeiros jogos todo mundo gosta e diz que deveria voltar, eu joguei, eu to ligado, só que não é por isso que tu tem que detonar os jogos novos, o jogo pode até não ganhar um 10, mas um 7 ou 6 eu concordo…

  83. Marcelo 17/05/2013 at 23:13 -

    Pra mim não foi um jogo totalmente ruim, foi legal jogá-lo. A única coisa ruim é realmente a I.A. de seus companheiros, mas o cenário de corpos mutilados+tripas no chão+gritos de Willian Birkin+pedaços do zumbis caindo quando levavam uma rajada de tiros+escuridão, dão um clima especial ao jogo. Bom, esses são os lados positivos que faz valer a pena jogar o jogo. O cenário de REORC tem mais terror que o próprio RE5.

  84. Marcelo 17/05/2013 at 23:17 -

    Uma coisa que me deixa irritado no novos jogos de Resident Evil, que começou a partir do 4, é que quando vc mata um zumbi, aparece balas, porra, da onde que zumbis/majinis/ganados carregam bala? será que todos comeram uma caixa de bala antes de começar o jogo?

  85. fernando van dyk 05/11/2013 at 21:15 -

    esse jogo e TROLL e tao TROLL que nao passa de um jogo que se pode ter por coleçao so comprei para colocar na minha coleçao. parabens felipe demartini otima analise concordo com tudo 😉