Guia de Resident Evil: Operation Raccoon City

Guia oficial de Resident Evil: Operation Raccoon City
8 Nota
Apresentação: 10/10
Conteúdo: 7/10

Belíssima diagramação | Material de ótima qualidade | Mapas bem completos | Preço baixo

Não auxilia na obtenção de conquistas | Não conta com tabelas para ranking S+

Conheça nossos critérios de análise

 

Party Girl e Spectre são os personagens de Resident Evil: Operation Raccoon City que têm, como principal habilidade, a localização rápida de todos os itens nas fases. Porém, se depender do guia oficial do game, publicado pela BradyGames, os dois têm grandes chances de permanecerem para sempre no limbo.

Lançado nos Estados Unidos em 20 de março de 2012, mesma data em que Resident Evil: Operation Raccoon City chegou às lojas, a publicação de 160 páginas traz um conteúdo que abrange praticamente todos os aspectos do título. Apesar de conter diversas falhas, o guia é essencial para jogadores que desejam ter um desempenho acima da média ou estejam passando por dificuldades nas fases. O preço sugerido também é baixo: US$ 19,99, ou cerca de R$ 40.

Bom para os olhos

O visual do livro chama a atenção logo de cara. Em um formato grande – com 28cm por 22cm, um tamanho padrão para guias da BradyGames –, a publicação traz uma capa em papel de alta qualidade, com pequenos detalhes que fazem a diferença. A imagem é a mesma encontrada na embalagem dos games, mas aqui, aparece com um aplique reflexivo na figura do T-103 e no título, que está em relevo.

O papel interno também é bom, lembrando o de uma revista, só que com maior gramatura. As páginas são reflexivas e trazem uma impressão de primeira, que exibe em detalhes todos os conteúdos. Esses aspectos, unidos, permitiram que a BradyGames investisse em um ótimo visual para o guia.

Guia oficial de Resident Evil: Operation Raccoon City

A diagramação é muito bem feita e apresenta uma boa sinergia entre imagens e textos. Não existem grandes blocos de texto, mas não pense que o conteúdo foi sacrificado em prol do visual. As palavras são divididas em blocos, facilitando o acesso ao que realmente interessa e evitando que o leitor passe muito tempo procurando aquilo que deseja.

As imagens são gigantes e dão um toque todo especial às seções. A BradyGames não economizou em artworks e screenshots que, na maioria das vezes, ocupam boa parte das telas. Algumas artes conceituais são inéditas e não estão disponíveis nem mesmo na abrangente galeria extra do game.

Quase lá

O guia de Resident Evil: Operation Raccoon City traz uma série de conteúdos indispensáveis para quem quer jogar o game de forma avançada. Entre breves perfis de personagens e inimigos, o livro traz uma relação detalhada dos atributos de cada uma das armas, além dos preços para compras delas e das habilidades específicas de cada um dos personagens.

O grande destaque, porém, são os mapas que antecedem os detonados de cada uma das fases do game. As imagens, que também ocupam páginas inteiras, apresentam a localização de todos os itens, baús de armas, intels, câmeras de segurança, guaxinins e demais objetivos, de forma abrangente e bastante clara.

Guia oficial de Resident Evil: Operation Raccoon City

Esses segmentos, porém, pecam ao não exibirem de forma mais profunda o layout das salas. Quem jogou sabe que, em diversos momentos, bloqueios são encontrados pelo caminho dos protagonistas, exigindo que eles deem a volta em meio aos destroços. Nada disso é refletido nos mapas, que apresentam apenas o formato geral dos ambientes e a localização dos itens.

Apesar desse problema, eles são o principal ponto positivo do guia, principalmente nos trechos referentes aos modos multiplayer. A exibição de todos os itens disponíveis – principalmente os de cura – em cada cenário é capaz de salvar os jogadores nos momentos mais críticos dos tiroteios online.

Vale a pena citar também as tabelas que acompanham os detonados de cada cenário e exibem as estatísticas necessárias para a obtenção de rankings. Apesar de eles servirem como guia para os objetivos que devem ser completados, o nível S+ foi inexplicavelmente deixado de lado, impedindo que os jogadores avançados mensurem o progresso com precisão.

Ficaram de fora, também, dicas mais detalhadas para a obtenção das conquistas de Resident Evil: Operation Raccoon City. O guia se limita a listá-las e dar indicações gerais sobre o que é necessário fazer para obter cada uma delas. Os viciados em platina sabem que alguns dos troféus do game são bem difíceis de serem obtidos e uma ajuda adicional não faria mal a ninguém.

Ainda, o guia abrange apenas os conteúdos presentes no game principal. Apesar de conter perfis de personagens e armas utilizadas pelos Spec Ops, o livro não traz detonados, mapas ou qualquer outro tipo de informação pertinente ao DLC Echo Six, lançado posteriormente. Isso é estranho, já que todos sabemos que o adicional foi desenvolvido junto com o título em si.

Vale a pena?

Guia oficial de Resident Evil: Operation Raccoon City

Resident Evil: Operation Raccoon City não é necessariamente um jogo difícil. A estrutura de fases extremamente linear e a ausência de enigmas ou chefes de fase duros na queda tornam a existência de um guia bastante questionável. Pensando nisso, a editora BradyGames soube pensar fora da caixa e trazer conteúdos realmente relevantes que auxiliam o jogador a estar sempre um passo adiante.

Esse é um daqueles casos em que o guia é melhor do que o game que ele pretende destrinchar. A diagramação bastante interessante, porém, vem acompanhada de informações que apresentam lacunas importantes. Se elas não existissem, este seria um dos livros mais completos sobre um game da franquia.

Ainda assim, a compra da publicação sobre Resident Evil: Operation Raccoon City é recomendada, principalmente para jogadores que gostariam de ter um material de apoio para melhorar seus resultados no game. Passe longe apenas se você é extremamente detalhista ou está em busca de ajuda com as conquistas.

Fonte das imagens

Tags: , , , ,

Author: Felipe Demartini View all posts by
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

22 Comentários em "Guia de Resident Evil: Operation Raccoon City"

  1. MathRe 17/06/2012 at 09:43 -

    Bem Legal!!

  2. Nemesis BOW 17/06/2012 at 09:55 -

    Ótima matéria Shady!Como sempre!kkkk..

  3. José Mac 17/06/2012 at 10:29 -

    Dificuldades com o jogo, acho que mts poucos têm, mas vejo que esse guia é um ótimo artigo de colecionador.

  4. Victor 17/06/2012 at 10:44 -

    Se o jogo foi lançado dia 20 de Março junto com a revista, e os DLCs da Echo Six foram lançados quase 1 mês depois, é meio óbvio que não colocaram informações sobre, né Shady… -__-‘

    • Evil Shady 17/06/2012 at 13:49 -

      Vc realmente acha que os DLCs foram desenvolvidos só depois do lançamento do jogo normal? Não se lembra deles terem sido anunciados meses antes do lançamento, ou do guia do RE5 que já continha informações do DLC que chegou um mês depois?

      • Victor 18/06/2012 at 01:10 -

        Eu sei que os DLCs foram desenvolvidos com o jogo, porém, o que quis dizer é que os caras da revista não trabalham pra Capcom e nem pra Slant Six, portanto não tiveram acesso à informações dos DLCs…

  5. Skyblack 17/06/2012 at 11:58 -

    Valew Shady por mais um review! Achei muito interessante a parte dos mapas pois detalha bem os locais de Raccoon city que acredito merecer mais atenção pela parte da Capcom como um especial ou coisas assim.

  6. Paola 17/06/2012 at 13:05 -

    Ótimo artigo!Parabéns Shady!

  7. DeadSpace 17/06/2012 at 14:04 -

    Evil Shady,nao tem haver com o post,
    mas oque voce diria se o remake de
    Evil Dead nao tivesse o Ash?
    acho que o Bruce Campbell ira fazer uma cameo no filme, porem como outro personagem,e isso seria uma merda,
    sera que nao teremos nenhuma cena com Ash?
    no roterio seria facil encaixar o Ash,
    tipo,era so ele chegar e dizer que esta a varios anos lutando contra o Necronomicon,e que ele varias vezes acabou indo parar no futuro,no passado,
    em realidades paralelas,ao terminar dessas batalhas.
    voltando ao remake,era so o portal se abrir,e Ash cair no meio da floresta,chegar chutando,atirando e cortando todos os deadites.
    mas nao,eles vao fazer um filme generico e vao tirar a coisa mais legal da serie Evil Dead, que é o Ash.
    so falta a classificaçao do filme ser 12 ou 14 anos.
    merda! o Ash tem que ter pelo menos 1 segundo de cena nesse remake,e tem que ser o Bruce Campbell interpretando o Ash,nao outro ator.

    • Evil Shady 17/06/2012 at 14:08 -

      Eu tenho com esse remake a mesma abordagem que tenho com os filmes de RE… ele tá lá, eu to aqui e um não se incomoda com a existência do outro. Eu não acho que vai ser bom, mas não to arrancando os meus cabelos por causa disso.
      Não to acompanhando mto de perto, mas até onde eu fiquei sabendo, o remake ia ter o Ash, mas não com o Bruce Campbell. Ele ia fazer uma aparição só, sei lá.

  8. DeadSpace 17/06/2012 at 14:39 -

    vi em uma noticia algumas semanas atras,onde o Bruce Campbell que sera um dos produtores do filme disse que nao haveria o personagem Ash nesse remake,
    e que talves ele(Bruce) fizesse uma pequena participaçao como outro personagem.

  9. jjevil 17/06/2012 at 15:55 -

    Bem caprichado, bonito trabalho. Aproveita cores profundas, melhor que aquelas revistas de detonados mensais. Ei Shady, não querendo fazer desfeita com o SAC, pois acho o site ótimo, além do REVIL e do Resident Evil Database, tem outros sites, em português, que falam sobre Resident Evil. Tipo, com artigos especiais, entrevisatas antigas etc. Se souber me informar agradeço.

    • Evil Shady 17/06/2012 at 16:00 -

      A Resident Evil World tem uma ótima rádio online http://www.residentevilworld.webege.com/. Tirando os q vc citou, esse tb seria minha indicação.

      • jjevil 17/06/2012 at 16:17 -

        Valeu!!

  10. The_Mercenary 17/06/2012 at 16:35 -

    Matéria foi boa.
    Mas esse guia acho desnecessário.Só fan mesmo,porque o jogo não tem mistério,em menos de uma semana você está bem para jogar Versus e campanha.

    Como muitas pessoas,peguem o assault da equipe,ative super soldier,atire de jugernaut ou advanced SMG…resumindo é isso pra quem é bem “apelão”(que não é o meu caso,jogo com demolição).

  11. Kath's 17/06/2012 at 17:08 -

    A onde posso comprar este livro Shandy?

    • Evil Shady 17/06/2012 at 21:34 -

      Tem no Mercado Livre, no link indicado no review… mas o meu eu comprei pela Amazon

  12. Tyrant 165 17/06/2012 at 19:03 -

    Não muito útil mas se eu pudesse compraria só para colecionar mesmo =P

  13. João Luiz 17/06/2012 at 21:53 -

    Parabens Felipe por mais um review.

    Só acho que você foi duro demais com resident evil operation raccon city naquele seu review.

    e me aceite no face vlw

  14. MayronCB 18/06/2012 at 13:37 -

    Valeu pelo artigo Shady, mais um típico artigo de coleção. Estão pedinto R$ 99,00 no ML, já na Amazon tá de promoção $13,59 (R$27,18) sem contar que livros não são taxados, o único inconveniente é (como sempre) o cartão de crédito internacional.

  15. rescclp 18/06/2012 at 21:28 -

    Evil Shady, saberia informar se esse guia possui todas as informações que foram disponibilizadas no viral de ORC? Infos como os files, mapas, bios e artworks?

    • Evil Shady 18/06/2012 at 21:34 -

      Não, só as informações que estão no game em si