Visuais e trilha de Resident Evil 6 querem refletir variedade do game

Novas imagens de Resident Evil 6 exibem jogabilidade

Com quatro campanhas principais, cada uma delas voltada para um estilo bem diferente de abordagem e estilo, Resident Evil 6 é provavelmente um dos games mais variados de toda a saga. Para a Capcom, porém, essa diversidade de elementos também pode ser percebida por meio de cenários e trilha sonora, que passam exatamente o clima de cada momento do título.

De acordo com Toshihiko Tsuda, designer de cenários do título, o objetivo era criar ambientes que tivessem apelo ao jogador, ao mesmo tempo em que não fugissem do estilo clássico da franquia e mantivessem o suspense constante. De acordo com ele, uma das metas foi surpreender o jogador a cada sala e entregar até mesmo referências aos primeiros títulos de Resident Evil.

A parte sonora também acompanha essa variedade. A trilha sonora, composta por Akihiko Narita, modifica seu estilo de acordo com a campanha. De acordo com o artista, o cenário de Leon tem temas góticos e soturnos, enquanto o de Jake sofre grande influência do cinema europeu. Já Chris traz faixas mais agitadas e parecidas com as de um filme de ação, refletindo o tom geral de sua aventura.

Horas e horas de dublagem também modificam a ambientação. O diretor sonoro Wataru Hachisako conta que os personagens têm até cinco padrões diferentes de voz, utilizados de acordo com a tensão ou perigo de cada situação. Mesmo os comandos padrões podem variar de acordo com o andamento do game, o que representou um desafio já que tudo foi gravado com pouca ou nenhuma referência visual para os atores.

Fonte: Famitsu, via The Verge.


Tags: , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

23 Comentários em "Visuais e trilha de Resident Evil 6 querem refletir variedade do game"

  1. Marcus Vinícius Roston 26/09/2012 at 23:18 -

    Trilha sonora pra mim é uma das marcas registradas de Resident Evil, e eu espero muito que não decepcione nesse título, já que, enquanto os trailers estão vindo com umas musicas eletrizantes que prendem qualquer um no vídeo, do começo ao fim, as soundtracks da demo foram muito pobres em conteúdo, eu quase cheguei a sentir sono na parte do chris com aquela musiquinha sem graça que ficava repetindo o tempo todo no cenário.

    • Leonardo 26/09/2012 at 23:53 -

      Concordo contido marcus, não sei porque eles colocaram musicas na demo do leon, no resident evil 1 não havia isso, eram apenas ruídos e passos de zumbis, e imagina, começa a tocar uma música, quebra TODO o suspense, eu deixei sem musicas na demo do leon, e não me arrependo de nada, mas eu estou muito viciado naquela demo ainda, eu me apaixonei pelo jogo, eu SEMPRE estou jogando com meus amigos na PSN

      • Marcus Vinícius Roston 27/09/2012 at 00:20 -

        A questão é que as musicas devem ser colocadas do modo certo e na maneira certa. No primeiro Resident, por exemplo, a trilha sonora inicial era algo bem calmo, que você praticamente sentia ao invés de ouvir, até chegar no segundo andar, naquela sala escura, onde começa a tocas a “Wandering About”: a sensação de agonia que essa track passa é incrível, e ela foi usada na hora exata no game.
        Outra que me comoveu muito é a “Sad But True”, que toca na batalha contra a Jill em RE5. Ela é simplesmente tudo a ver com o momento em que o jogo está, perfeita a cada segundo e combina super bem com a situação.
        Na demo publica de RE6, simplesmente nada do que estava lá foi usado de maneira correta. A demo do Leon ficou muito esquisita com aquela trilha sonora, e a do Chris, que era mais ação e deveria trazer uma música mais frenética, não o fez, e trouxe uma track cansativa e enjoativa. Espero que o resto do game faça juz aos trailers que o game apresentou, pois, por mais que muita gente não ligue pra isso, trilha sonora é algo que eu considero de extrema importância pra um game, pois ela é o carro chefe para nos trazer a sensação que o game quer nos dar no momento.

        • nome 27/09/2012 at 14:24 -

          eu também não me esqueço da “Sad But True” que deixava a batalha com a Jill muito bonita.
          As trilhas de CV também são maravilhosas… O som calmo e de repente, uma música agitada vem mostrando perigo, sem falar nas save room dos RE antigos (só o do Resident evil 4 que eu não gostei).

    • RafaelRedfield 27/09/2012 at 11:36 -

      Roupas Horríveis … Poderiam Fazer Melhor .. ou só deixarem as Oficiais.

  2. Enzokennedy 27/09/2012 at 09:46 -

    Oque eu valorizo em um game é trilha sonora, enredo(historia, personagens….) cenário, e as vezes gràfico, e esse re tem tudo isso, agora só esperar lançar.

  3. jean 27/09/2012 at 10:43 -

    e umadas coisas que eu estou mais gostando é dagrande variedade de inimigos,em Re6 estão muito bons, (várias mutações de j´avos,varios zumbis diferentes, e os monstros que saem das Chrysalids )

  4. WeskerEJ21 27/09/2012 at 10:51 -

    A soundtrack que mais mexeu comigo foi no RE3 nao lembro bem o lugar, acho que era nos fundos do bar, outra q foi marcante, é do “saving room” do RE2, agora essas que tem na demo é uma droga

  5. Flávio 27/09/2012 at 11:18 -

    Shady você saber dizer se o resident evil condenação da versão em DVD ,se ela ja tem uma média de preço ?

  6. RafaelRedfield 27/09/2012 at 11:20 -

    Umas das Músicas mais Lindas ”Flying Through the Air” combinaria Perfeitamente no RE6. ia Ficar Fodastico.

  7. Flavinho 27/09/2012 at 11:30 -

    Valeu Shady Brigadãooo

  8. M.Wesker 27/09/2012 at 12:14 -

    utilizados de acordo com a tensão ou perigo de CASA situação. disculpa repetir isso mais acima nao esplico de forma clara oque quis dizer .mt bom chegar ontem de uma mauuuuudita fera de ciencias e ver o sac cheio de boas noticias

  9. esdras_b 27/09/2012 at 12:48 -

    uma musica q não sai da cabeça é aquela do re3 quando começa a jogar com a Jill antes dela entrar na 1ª.porta (no começo mesmo).
    e as músicas de re2 são perfeitas. (a delegacia, os savesroom).

  10. nome 27/09/2012 at 14:20 -

    Resident Evil, como alguém disse aí em cima, nunca desapontou. Com certeza a trilha sonora, coisa que eu avalio muito, vai ser excelente!!! 🙂

  11. FelipeKS 27/09/2012 at 16:48 -

    Gente eu n sei o que faço… Não aguentarei mt tempo e acabarei olhando o final do game… ODEIO spoilers… mas é uma bela tentação..

  12. rafael 27/09/2012 at 19:06 -

    Quero que eles não consigam deter o virus no 6 para que tenhamos um mundo pós apocaliptico como pano de fundo para um possível resident evil 7.

  13. Igor Brenno 27/09/2012 at 21:32 -

    Só uma dúvida, Shady o Re6 terá o sistema de escolhas do Re3?

    • Felipe Demartini 27/09/2012 at 21:38 -

      Não falaram nada sobre isso e não tenho o jogo ainda pra dizer com certeza. Mas acho que não, isso só existe no RE3.

  14. roufinhos 27/09/2012 at 21:36 -

    fiquei com muita raiva hoje quando passei em uma feira que vende coisas do paraguai e vi a maioria das barracas vendendo ja o re6 pra xbox360 pessoal todo feliz jogando pagando apenas 1 reais pelo jogo enquanto muitos aqui como eu pagaram 200 reais pra ter o jogo na proxima quinzena,,agora so uma coisa so pode vazar de alguem de la de dentro da propria capcom pois se o lançamento e so dia 2 de outubro..brasil brasil

  15. Rick Silva 28/09/2012 at 09:44 -

    Bom Dia, pessoal, gostaria de sanar algumas duvidas. Recebi meu jogo ontem (RE6), comecei a jogar o Disco 1. No começo tem uma historia e tal e só depois é que o menu muda e aparecem as 3 campanhas para selecionarem, etc. Acho que isso não é SPOILER certo? Só que para minha surpresa, os menus, tal como as legendas já estão em portugues. Tinham comentado que o Disco 2 serviria para isso, enfim, o que tem no Disco 2? A tese dos menus e legendas não são.

    • Felipe Demartini 28/09/2012 at 11:36 -

      Comprou original? Onde?