Sequências acabam com o medo em jogos de terror, diz Mikami

Desenvolvedor de Resident Evil Remake volta a trabalhar com Shinji Mikami

O criador de Resident Evil, Shinji Mikami, continua divulgando seu mais novo game, The Evil Within. E agora, falou mais sobre comentários recentes que trataram das mudanças na série da Capcom. Segundo ele, as sequências são o grande problema dos games de terror e também as principais causadoras dessas modificações.

Na visão dele, o simples fato de se tratar de uma continuação faz com que os jogadores já saibam mais ou menos o que esperar e isso, por si só, já torna um game menos assustador. Com isso, os produtores tentam atingir audiências ainda maiores e, então, adicionam elementos de ação, reduzindo o espaço do terror ainda mais.

Segundo Mikami, o horror em The Evil Within pode mudar de acordo com a forma como o jogador reage a certas situações. Além disso, o poder da nova geração de consoles permitirá animações completamente novas para personagens e inimigos, tornando o horror muito mais próximo do jogador.

Ainda, ele afirma se divertir assustando os gamers e que não pretende introduzir muitas ideias novas em The Evil Within. Em vez disso, Mikami quer voltar às raízes do Survival Horror, explorar o medo e as possíveis maneiras de superá-lo. O game chega no ano que vem.

Em julho, o designer afirmou que a criação de muitos títulos semelhantes fizeram com que ele perdesse a motivação para trabalhar com o gênero. Foram as mudanças que, justamente, motivaram ele a voltar às origens e criar seu game de despedida da cadeira de diretor.

Via Bloody Disgusting.


Tags: , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

63 Comentários em "Sequências acabam com o medo em jogos de terror, diz Mikami"

  1. Elen 22/07/2013 at 00:16 -

    A verdade é que eu num vi nada demais nesse The Evil Within. Vamos ver quando lançar. 🙂

    • RafaelRedfield 22/07/2013 at 10:56 -

      Também não, Até agora só Vi Propaganda em Cima de Resident Evil e Comentários sobre o Survival Horror.

      • Felipe Demartini 22/07/2013 at 11:13 -

        Vc precisa se informar mais… não leia só a cobertura do game aqui do SAC, por aqui, só cubro o que tem relação com Resident Evil.

        • RafaelRedfield 22/07/2013 at 11:33 -

          Ja tinha Visto Algumas Coberturas e Informações sobre esse Game Durante a E3 , mas sem Dúvidas as Mais Populares tem o Nome de Resident Evil no Meio, mas quem sabe Surpreenda , mas Muitas pessoas nao estão Seguras com esse Game. Poucos se Falam.

          • Diogo Bernardo 22/07/2013 at 14:40 -

            A cobertura da E3 é provavelmente a mais incompleta cara. Só quem estava lá conseguiu ver todo o potencial do game na demo de mais de trinta minutos que ele tinha a oferecer. Em todos os sites que vi até agora eles só apresentaram aquela demo de 5 minutos. Falar que não viu nada demais no jogo sem ver nada é osso né amigo. Aconselho que procure o artigo sobre o jogo na edição de junho da revista playstation (não sei se o demartini já viu ou leu sobre a demo completa, se não recomendo a ele também). Você pode ver fortes influencias do Mikami no jogo mas ele ainda tem uma identidade própria, o estilo storytelling do jogo é equivalente, ou mesmo, tão incrível quanto Resident Evil (não dizendo que é melhor afinal não jogamos ainda). Não se deixe tomar por atitudes de fanboy e procure um pouco mais de informações sobre o jogo. O Mikami não está querendo alfinetar nada, é inútil negar a perca de identidade de RE mesmo amando os jogos recentes da série. Sabe, existem outros jogos além de Resident Evil.

          • RafaelRedfield 22/07/2013 at 15:39 -

            É Dificil fazer um Game para Agradar a Todos amigo, muitas das Vezes esses Trailers , Artigos , Ja Enganaram muitas Pessoas e a mim , Iam Alive , o Próprio RE6 ( que é um Bom Game me Divirto Bastante, mas nao era Aquilo que Esperava ) Aliens Colonial. o Jeito mesmo é Aguardar o Lançamento e aí Jogar e analisar o Game , pra ver se Realmente é Flor que se Cheire ou Não , Mas Por enquanto nao me Agradou. minha Opnião , Não sabia que Não Gostar doque Viu eram Atitudes de Fanboy.

    • Nandoskennedy 22/07/2013 at 17:43 -

      Pela forma que vcs falam até parece q vcs não conhecem a competência e o talento de Shinji Mikami.
      The Evil Within não é um game criado para ser inovador, ele está sendo feito para RESGATAR O CONCEITO ORIGINAL DE SURVIVAL HORROR, como o próprio Mikami-sensei já disse várias vezes, e esse conceito está MUITO ligado a Resident Evil. Li um artigo no site IGN onde uma pessoa que jogou a demo de 30 minutos dizia que The Evil Within mais parecia como um “Resident Evil que sempre quisemos, mas que nunca tivemos por causa das influências externas”, e isso é claro, comprova as semelhanças de TEW com RE. O grande problema, é que vcs estão vendo essa semelhança como algo ruim, quando na verdade, não poderia ser melhor! Visto que RE caiu tanto em termos de credibilidade, um game disposto a resgatar esse respeito pelo gênero já é, por si só, motivo de comemoração para qualquer fã de Survival Horror.
      Se vc se considera um fã de Survival Horror e não ficou empolgado com o game é pq ou vc na verdade não é fã ou vc tem uma perspectiva bastante fraca.

      • RafaelRedfield 23/07/2013 at 08:43 -

        Você Defendeu tão Bem o Game Que só Falou afirma que é Jogo do Ano Também. o Game Mal Lançou e Vocês ja Falam que isso Tudo , menos. e fraca Perspectiva nao é , que Estou Bastante Ancioso para o GTA 5 , Watch Dogs , e Amensia A Machine For Pigs isso Sim que é um Bom Survival. e ser ou não Fã de Survival não é. que eu Jogo Resident Evil 3 e o Remake até Hoje. é Questão de Gosto mesmo Pelo que o Jogo Apresentou até Agora, não tou confiando muito no Mikami vou esperar o lançamento.

        • Nandoskennedy 24/07/2013 at 22:03 -

          Amnésia é um verdadeiro Survival Horror? Primeiro que só o fato dele ser em primeira pessoa já o torna inadequado, considerando a tradição dos verdadeiros SHs.
          GTA 5 e Wath Dogs não tem nada a ver com The Evil Withim, então não tem sentido vc citá-los. Ou esses jogos te deixaram tão ansioso que vc não consegue se empolgar com outros jogos?
          E eu não disse em nenhum momento que The Evil Withim VAI ser um grande game, eu disse que eu ESPERO QUE SEJA um grande game. Eu não prevejo o futuro então não tem como eu ter certeza se o game vai ser bom ou não, mas se vc considerar o histórico de Shinji Mikami e as informações que foram divulgadas a respeito do jogo pode-se DEDUZIR que o game vai ser bom.

          Enfim, só peço que repare bem nas palavras com ênfase e q vc melhore um pouco a sua gramática, eu demorei pra interpretar o q vc disse.

  2. Davis Abreu 22/07/2013 at 00:30 -

    A cada declaração de Mikami, faz eu dar um paço atrás à esse jogo, o cara anda falando bobagem, acho que para ser mais humilde, ele deve ficar quieto, ele esquece que Resident Evil foi praticamente o estopim para sua carreira e muitos dos gamers que adquirirão The Evil Within são fãs de Resident Evil. Acho que Mikami esquece dos verdadeiros Survivor Horror, silent Hill e Alone In The Dark, podem não fazer tanto ”sucesso” quanto um COD da vida, mas são a prova certa de que sequências não tiram o terror.

    • Nandoskennedy 22/07/2013 at 17:45 -

      Falando bobagem? Como?

      • Davis Abreu 23/07/2013 at 11:53 -

        Cara quando a gente fala demais, se ”gaba”, acaba criando expectativas, ele perde a oportunidade de ficar calado, pois, ninguém pode dizer que o jogo é bom, só porque Mikami está por trás desse projeto e se o jogo for um fiasco? Ele acabou por falar demais e todos vão lembrar das palavras dele, ”nossa, mas como ele só sabe falar”. Comparar jogos é coisa de gente que não tem o que fazer, cada jogo tem a sua essência, assim como um ”punhado” de fãs, eu espero realmente que The Evil Within seja tão bom quanto andam falando por aí.

        • Nandoskennedy 24/07/2013 at 22:13 -

          Não entendo com vc chegou a conclusão que Mikami não deveria comparar jogos. Em primeiro lugar, se ele criou ambos os jogos ele tem TODO O DIREITO de compará-los, quem somos nós pra dizer o contrário?
          Além disso, é MUITO provável que os repórteres que o entrevistaram tenham perguntado as semelhanças entre os dois games, já que ele criou ambos e eles são do mesmo estilo.
          E por fim, SHINJI MIKAMI SÓ CRIOU THE EVIL WITHIM PQ ELE NÃO TRABALHA MAIS COM RESIDENT EVIL, ou seja, The Evil Withim só existe por causa de RE, então É OBVIO QUE EXISTIRÃO COMPARAÇÕES.

          • Davis Abreu 25/07/2013 at 17:32 -

            Nossa cara para de defender o Mikami, até agora só dei a minha opinião, sobre sequência tirar o terror. Em relação a comparar jogos tô fora, nem disse que ele teria comparado, mas como eu disse muitos aqui só vão jogar porque é feito pelo criador de Resident Evil, eu irei jogar por ser um jogo de terror, e comentei que ficar falando antes do jogo se tornar um sucesso, me faz lembrar um certo Resident Evil 6, que não ficou tão bom quanto diziam ser.

  3. Bruno Coelho 22/07/2013 at 00:38 -

    Mikami pode falar a vontade de Resident Evil, afinal, ele é o pai da franquia. Apenas acho que ao bater demais nessa tecla, mostra assim um certo ressentimento, mas talvez ele mais que qualquer outro tenha o direito de comentar sobre sua criação, mesmo que muitos discordem (inclusive eu).

    Também discordo sobre ficarem com pé atrás com The Evil Within por conta dos comentários do Mikami a respeito de Resident Evil. Uma coisa tem nada a ver com a outra. Espero sim que seja um bom jogo e nada posso avaliar sem antes jogá-lo, ou no mínimo, ver o gameplay,

  4. Marcus Vinícius Roston 22/07/2013 at 01:27 -

    Bullshit. Silent Hill está aí para provar o contrário.
    “Com isso, os produtores tentam atingir audiências ainda maiores e, então, adicionam elementos de ação, reduzindo o espaço do terror ainda mais.” – You keep saying that. Sério mesmo, Shinji? Alfinete Resident o quanto quiser, afinal, você foi o principal resposável pela mudança, mesmo.

    • ROCKBruno6 (ps3) 22/07/2013 at 09:25 -

      Eu como fã de silent hill que jogou todos os títulos de console (desde que saiu para ps1 até o downpour no começo desse ano)
      Tenho que afirmar que SH perdeu muito da qualidade, veja por ex. SH DOWNPOUR, um jogo com inimigos pouco criativos, trilha sonora quase dispensável e uma história que (igual SH origins e SH homecoming também) só copiaram o conceito de SH2 (houve um trauma no seu passado que você se esqueceu e a cidade te “força” a lembrar)
      Que é mto diferente dos conceitos de SH1/3/4.

      • Marcus Vinícius Roston 22/07/2013 at 12:14 -

        Acho que, comparando com o Homecoming e o 4, eu gosto do Downpour. Eu diria que, em termos de criatividade nos monstros, eu acho o 4 de longe o mais fraco de todos. Sobre a trama, é exatamente o motivo dele ter seguido o conceito do 2 que deve ter feito eu gostar dela. O Origins eu não cheguei a jogar, mas eu tenho o catálogo de todos os SHs numerados + Homecoming e Downpour, além daquele remake (ou seja lá o que for) esquisito do primeiro game (que eu nunca cheguei a terminar).

  5. Bruno Coelho 22/07/2013 at 01:49 -

    Mas acho que a afirmação do Mikami não é tão absurda. Para manter o mesmo nível de terror, é preciso ser criativo, mas nem todos conseguem.

    Peguemos o exemplo de Silent Hill.

    Se analisarmos bem, o primeiro game (do Playstation) foi aterrorizante (esse sim me fez jogar só com luz acesa), o segundo segue sensacional, mas já assusta um pouco menos (embora o Pyramid Head consiga dar um empate técnico), o terceiro nova queda e por aí vai.

    Exceto o Silent Hill: Shattered Memories, com a excelente ideia de não enfrentar os monstros e sim fugir deles, os novos não me assustam mais.

    A afirmação do Mikami não é absurda, apenas é quebrada quando existe criatividade, Mas se uma franquia repetir a fórmula, perde a mão.

  6. Luis Henrique 22/07/2013 at 02:43 -

    Voce parecem que não compriendem as coisas. Mikami não ta criticando Resident Evil, mais sim destacando o por que o gênero sevival horro vem enfrentando problemas e perdendo seu espação para o gênero de ação. Algo que ele está certo sequencias so dão um ar de revolução no Servival Horror. Eu sou fã antigo da franquia e percebo sim que a Capcom que torna a franquia Resident Evil em um jogo de ação, por que é um mercado que tenhe dado lucro para muitas desenvolvedoras. Eu pessoasmente aposto em The Evil Within um jogo que pelo que vie em um video que mostra um pouco do gameplay dele irá trazer o horro de volta aos games.

  7. José Mac 22/07/2013 at 06:47 -

    Algumas pessoas falam do Mikami como se ele é que convocasse uma coletiva de imprensa, dizendo “Estou convocando uma coletiva pra falar mal de RE!”, quando é mt diferente disso! Ele apenas esta respondendo as perguntas de acordo com o gênero em que esta se enquadrando o seu mais novo jogo: terror! Acho que antes o cara ter uma opinião a dar, ainda que mts vezes esquisita, do que ser como aqueles caras que nunca mais querem tocar no assunto…

    • ROCKBruno6 (ps3) 22/07/2013 at 09:28 -

      Acho que algumas pessoas estão levando muito para o lado pessoal as respostas do Mikami sobre o GÊNERO SURVIVAL HORROR.

      • José Mac 22/07/2013 at 10:08 -

        Bota pro lado pessoal nisso, rapaz! Dois tipos de pessoa que são mt equivocadas:
        1 – os que defendem Mikami demais: defendem com unhas e dentes tudo o que diz o pai de RE pq ele fez os grandiosos clássicos, esquecendo-se que a mudança começou com ele…
        2 – os que crucificam Mikami por qualquer declaraçãozinha menos que dê: acham que é recalque, falta de humildade, como se o cara não pudesse dizer mais nada depois de sair da franquia que ele criou.
        Não estou dizendo que Mikami está certo ou errado, mas sim que deve-se evitar certos extremismos! Não existe isso do cara não poder falar nada ou poder falar tudo!

        • ROCKBruno6 (ps3) 22/07/2013 at 11:21 -

          Eu particularmente acho que Mikami teve seus altos e baixos (com REmake e com RE4 por ex. na minha opnião)
          Mas como são um pouco escassos os títulos de Survival Horror (e sendo um ENORME fã do gênero como eu sou)
          Eu só tenho a ficar feliz com um lançamento de algo (aparentemente) diferente.

          (aparentemente porque pelo que eu entendi das entrevistas e matérias sobre o EVIL WITHIN ele seria uma espécie de mistura de horror psicológico -com o jogo se moldando conforme o jogador avança de determinadas maneiras- com um horror mais “real” -monstros e coisas digamos.. “plausíveis” na falta de palavra melhor../coisas mais reais e menos espirituais/-)

          • Thales Rodrigues 22/07/2013 at 13:09 -

            Acho que os repórteres ficam instigando ele a levar a conversa pro lado de Resident Evil, daí ele fala uma coisinha, e eles pegam essa minúscula parte de uma entrevista de, sei lá, meia hora, e transformam na manchete dela.

  8. nome 22/07/2013 at 08:43 -

    Mesmo que ele seja pai da franquia, não acho que ele deva ficar opinando ou criticando, mas se entender pelo lado dele tem que apoia-lo, né.
    Nunca pensei nesta afirmação, mas acho que realmente sequencias acabam com o medo de um jogo de terror.
    Mikami fala tanto que estou querendo ver esse The Evil Within logo, vamos ver se ele vai se sair bem. Ele devia falar do seu jogo em vez de mostrar suas opiniões em relação à jogos, não?

  9. RafaelRedfield 22/07/2013 at 09:49 -

    Muito mimimi, Poder Alfinetar Avontade , apenas que Não Coloque o Nome Resident Evil , Prevejo na Capa no lançamento de The Evil Within ”’do Criador de Resident Evil” apenas com Olho grande nas Vendas, na minha Particularidade esse Game ja Começou com Bola fora, Não Gosto muito de Terror com Coisas Sobrenaturais ,Fantasmas. Tanto em filmes como em Games, Pelo menos pra mim Terror é Com Coisas mas Reais , por exemplo Resident Evil. e também como no Cinema o Colecionador de Corpos 2 e Albergue que Realmente possa Acontecer com Você.

    • rafael valente 22/07/2013 at 10:29 -

      acho os jogos sobrenaturais são mais assustadores, pois eles que causam mais pesadelos e por isso os pesadelos não estão sujeitos à lógica, não tem sentidos explicá-los; a explicação é a antítese da poesia do medo.

      E em uma história de terror , a vítima continua a se perguntar “por que?” No entanto, não há explicação. Não deve haver. O mistério sem resposta é o que pendura, o que sempre acabamos recordando.

      Por isso que coisas sobrenaturais sempre dão mais medo.

      • RafaelRedfield 22/07/2013 at 10:53 -

        Aí ja Depende de Cada Pessoa, Eu por exemplo nunca Joguei um Game com Objetivo de Sentir medo e sim o Suspense e a História Realista que ele Representa.

  10. José Mac 22/07/2013 at 10:20 -

    Sabe qual é o problema? Criam-se franquias em que um cara sobrevive tendo que combater “seres” com o objetivo de sobreviver. O personagem se torna carismático, e na ânsia de fazê-lo ser cada vez mais “o maioral”, criam-se sequencias em que ele tem que derrotar 10 vezes o numero de inimigos do episódio anterior, e na terceira ele ja deve derrotar mais ainda, além de precisar tb salvar o mundo.
    Foi exatamente o que aconteceu com RE. Na mansão, eles só precisavam sobreviver, e hj a missão é salvar a humanidade…

    • Camael 22/07/2013 at 10:45 -

      Não acho que seja a ânsia de fazer “o cara maioral” que cria continuações, pelo contrário. Mas o seu ponto de vista não é errado, pelo menos em relação ao ultimo jogo da série; até mesmo em RE5 o contexto era mais localizado, e a questão “salvar o mundo” só surgiu no final. Quando pensam em sequências pensam em tornar tudo maior, RE2 apesar de não ter um “salvar o mundo”, se passa em um local muito maior e com personagens que vão além de mirar e atirar (Claire, por exemplo).
      Continuações servem para aprofundar algo que já foi discutido antes em um jogo, ou criar algo novo a partir daquilo. Concordo com o Mikami quando diz que a ação (Adotada na série RE) é algo para atrair mais publico, mas discordo quando ele diz que isso é porque o elemento de terror fica mais fraco porque já sabemos o que esperar com sequências de jogos; RE, RE2 e RE3 têm inimigos em comum mas isso não tira o aspecto de terror dos jogos. Dependendo dos desenvolvedores, sequências acabam até melhorando/sofisticando alguns aspectos dos jogos anteriores, Mikami deveria saber disso.

  11. Carlos Lopper 22/07/2013 at 11:22 -

    Eu acho assim… ele foi a pessoa que popularizou o Survivor Horror. Como um designer, ele quer trazer originalidade nos jogos que ele lança, já que, Resident Evil fez tanto sucesso, ele quer criar outro tão bom quanto, independente de ser Survivor Horro ou não, porq o cara revolucionou também os Third Person Shoot.
    Agora a gente não pode calar-se e esquecer das vezes que o próprio reprovou Resident Evil em alguns anos atrás. Isso é fato. Eu admiro muito Kojima, porq até hoje, ele faz Metal Gear e é o filho dele, ele tem o maior carinho com a série, é uma pena que não foi o mesmo com Mikami e a Capcom e Resident Evil.
    Não tem como Mikami voltar a fazer Survivor Horror sem citar o nome de Resident Evil e pelas artes e por tudo… até parece um Resident Evil 4.2

  12. Bruno D cesar 22/07/2013 at 11:55 -

    Mas o foi o Mikami que introduziu a mudança em Resident Evil por mais que essa mudança tenha sido necessária. É estranho ver ele falar isso.

  13. José Mac 22/07/2013 at 12:47 -

    Da série “Perguntar não Ofende”: se o que Mikami disse faz algum sentido, o que será se e quando The Last of Us tiver suas sequências?

    • Uncreed251 28/07/2013 at 04:02 -

      Pra mim o principal problema não seria o terror, afinal nem é o foco principal, mas a história.

  14. lucius 22/07/2013 at 13:18 -

    não to nem um pouco interessado nesse game, hahah…. o que me fez gostar de Resident Evil nunca foi o “survival horror” e blá blá blá… sempre foi a história e os personagens e saber quando “personagem tal” volta … que na minha opinião RE conseguiu trazer os personagens mais carismáticos do mundo dos games.. principalmente com as garotas, Jill, Claire, Ada, Sherry, Rebecca, todas são interessantes… infelizmente com os caras a Capcom tá vassilando.. o Leon é o agente “gostoso” que sempre tem uma mulher-caso amoroso dele em todos os games ou filmes(tipo 007)… e o Chris tá ficando muito batido nessa história de “traumas e mais traumas”, além de ter aparecido demais já…. o Wesker nunca achei nada demais… e o Barry era só pra ser engraçado.. o que eu mais gostei foi o Billy que nunca mais voltou … claro que eu gosto de um certo suspense e isso acho que pode voltar… mas eu gostei da evolução de série.. tirando a parte do “agente leon com um novo caso amoroso em todos os games/filmes”

  15. Jhow Mellnick 22/07/2013 at 13:41 -

    Disseram acima q os defensores de Mikami tbm são equivocados(então eu sou) pois “as mudanças na série começaram com ele”, tem toda razão mas ja pararam pra pensar q era para RE4 ser uma experiência e ñ o motim pra toda essa transformação? creio q não!! Pra mim e talvez pra ele RE4 foi sim surpreendente mas a proposta do jogo ñ devia ser passada adiante (exceto a jogabilidade e o fato dos zumbis a partir de então terem alguma inteligência), sou fã de RE e a Mikami e acredito q The Evil Within impactará ao mostrar q é possível inovar num gênero tão desgastado (ñ só o terror mas quase todos os outros tbm estão), eu joguei todos os clássicos mto tempo depois pela minha idade mas joguei, defendo Mikami, apesar de ñ saber de tudo na vdd talvez perco pra mtos aqui do SAC nesse assunto, posso estar errado mas ainda creio q estou certo.

  16. Bruno Coelho 22/07/2013 at 14:26 -

    Há pessoas aqui com comportamento próximo a de fanboy – acho que só não chegam a esse nível porque não houve xingamentos ainda. Vamos analisar alguns pontos.

    1- Se o Mikami fala de Resident Evil – acho que é direito dele falar o quanto quiser, uma vez que ele é o criador -, é porque a imprensa especializada faz perguntas relacionadas aos games da série. Culpa de jornalistas? Não, é mais do que justo fazer essas indagações. Nem Mikami e nem a imprensa pode ser culpada se há fã de Resident Evil que não consegue racionalizar uma crítica à franquia.

    2- Discordo do Mikami em muitos pontos – mas respeito a visão dele -, porém, nesse caso, ele está certo. Se uma série de Survival Horror repetir a todo momento a formula nas sequências, vai perder o poder que tinha inicialmente. Silent Hill, diferentemente do que escreveram aqui, corrobora justamente a tese do Mikami. A franquia da Konami perdeu fôlego há anos. O Downpour, desculpe aí quem gosta, mas é fraquíssimo. A Konami acertou, a meu ver, com Silent Hill Shattered Memories, que veio com proposta legal de não enfrentar os monstros e fugir deles (quer algo mais humano que isso?). Mas o Homecoming e o Downpour são fracos, muito em função de repetirem uma fórmula que não surpreende mais.

    3- Há galera julgando o The Evil Within sem sequer ter visto UM GAMEPLAY. Pelo amor de Deus… Torço sim que esse game seja melhor que Resident Evil, por que não? Os gamers ganharão com isso. Então vamos esperar ao invés de julgar o título só porque os fãs de Resident Evil não gostaram da opinião do Mikami. Isso é infantil.

  17. jogadorgamer 22/07/2013 at 15:27 -

    vocês que estão falando mal do the evil within falando que ele não é grande coisa mas quando o zangado fazer a primeira meia hora e o vale ou não apena jogar vão correndo pro colo do papai pra pedir dinheiro pra comprar nossa meu as pessoas de hoje em dia fica julgando e não sabe é nada vou pedir um favor depois que lança um gameplay do the evil within ai vocês dão sua critica ai quando o jogo lançar zerar aí vocês vem aqui e deixe sua critica do que você acho do jogo tá bom ?

    • yuri 22/07/2013 at 18:03 -

      meu amigo, vazou um gameplay do jogo, ele está mais pra um RE4, e a que tudo indica vai ser algo semelhante. Os gráficos também não estão grande coisa. E é claro que podemos criticar, shinji mikami arruinou a franquia de RE, em termos de qualidade. E outra, não joguei RE6, vi os vídeos e nem precisava ter visto para ver o grande lixo que é, isso é óbvio.

  18. Nandoskennedy 22/07/2013 at 18:04 -

    Mikami-sensei está completamente certo. Sequências que repetem a mesma fórmula ficam desgastados facilmente e não impressionam, prova disso é Silent Hill, o único Survival Horror “das antigas” que manteve intacta a maioria de seus conceitos.
    No entanto, é difícil definir as causas disso. O mais correto seria afirmar que isso é um efeito colateral da falta de mistério, visto que numa sequência, o jogador já conhece MUITO do que está sendo mostrado, quebrando assim o clima de suspense tão necessário para uma boa história de terror. Sendo assim, os games são obrigados a apelar para novos conceitos e para um terror mais visual do que psicológico.
    E acreditem, O MEDO É DESPERTADO PELO DESCONHECIDO, PELA DÚVIDA, A INCERTEZA DE SE ESTAR SEGURO. Monstros, segredos, personagens e enredos são somente mecanismos para se chegar a esses fatores.
    A partir do momento em que um SH passa a se focar mais nos mecanismos do que no conceito, ele perde o fator MISTÉRIO, que por sua vez desmonta todos os conceitos de MEDO e SUSPENSE presentes em um game. E isso é exatamente o que aconteceu com RE, que só sobrevive graças aos seus personagens.
    Imagine o mundo de RE sem Leon, Chris, Jill e Claire… O que restaria poderia ser facilmente descartado e taxado como um conceito clichê de uma história de ficção.
    ____________________________________
    Particularmente, acredito que Mikami esteja focado em apresentar um conceito de terror familiar, mas usando-se de mecanismos para chegar ao que chamamos de “Survival Horror Puro”, apresentando o contexto como fator principal para a dúvida, e usando personagens e enredos como mecanismo de interligação entre o jogador e o mundo caótico que o jogo apresenta, assim trazendo de volta o tão esperado MEDO, que muitos jogos prometem entregar, mas que poucos realmente o fazem.

    • yuri 22/07/2013 at 18:43 -

      pela madrugada, dizer que silent hill insistiu no survival horror e decaiu é inocencia demais!

      basta jogar para ver que os jogos não tem metade da qualidade dos RE antigos! Joguei o 3, o the room, o homecoming… não adianta, é qualidade, e não gênero.

      • Bruno Coelho 22/07/2013 at 18:53 -

        Qualidade em que sentido? Gráfico? Pode ser. Jogabilidade? Totalmente discutível (se a comparação for com a série clássica). Enredo? Os primeiros Silent Hill tinham história mais densa que o Resident Evil. Acho que deve explanar melhor sua análise.

      • Nandoskennedy 24/07/2013 at 22:19 -

        vc entendeu errado… eu não disse que Silent Hill decaiu PORQUE INSISTIU NO SURVIVAL HORROR, eu o sitei como EXEMPLO de que manter-se com os mesmos conceitos não significa que o jogo ainda manterá a qualidade.

        Qual a diferença entre os Silent Hills clássicos e os novos? (além das diferenças óbvias é claro, como gráficos e jogabilidade)
        Pense nisso e depois pense no que eu disse,

  19. elvispresley5 22/07/2013 at 20:42 -

    não acho que sequencias tiram o medo, acho que isso não interfere muito,shady vc podia fazer uma postagem falando sobre como vc quer que seja um novo resident evil, acho que ficaria legal

    • Felipe Demartini 22/07/2013 at 21:33 -

      Eu só quero um bom jogo, tenho ambições simples hahahahahaha

  20. Jhow Mellnick 22/07/2013 at 20:57 -

    Mais uma vez querem debater sem ao menos entender mais uma vez a proposta de cada jogo, imagine um Sillent Hill com gráficos tão belos quanto de RE4 por exemplo, no lugar de cidade, casa ou hospital fosse aquele castelo, que medo sentiriamos?? nenhum!! Sillent Hill por meio de comodos escuros, andares destruidos, mta sujeira e pouca percepção do que é o que em cada cenário é o q pelo menos a mim amedrontou.. o msm eu diria de Fatal Frame msm com gráficos bem melhores as vzs temos q parar para ter certeza por exemplo do q está numa parede ou no chão, diferente de RE em q tudo é facilmente definido e perceptível. Pra mim a solução seria da um descanso profundo à série principal e focar em spin offs e dessa vez nem falo de Outbreak, falo de uma série baseadas nos filmes(sei q ja falei sobre isso tbm), assim voltaríamos ao início, (sem necessitar do tal reboot) seria algo novo, teria o tão esperado terror e pronto .. 😉 .. para os q gostam de tiro e mais tiro uma continuação da série Survivors .. pronto!! agradaria todo mundo kkk

    • José Mac 23/07/2013 at 09:32 -

      Considero Fatal Frame o maior de todos os tempos no gênero terror, e sinceramente, ainda não me conformo de não ter tido nenhum lançamento dele na sétima geração! Foi o jogo que, comparado a todos os outros, mais conseguiu manter o padrão no quesito terror.

      • RafaelRedfield 23/07/2013 at 11:00 -

        José Mac , não sei se Você Jogou Amnesia The Dark Descent. é um Bom Survival dessa atual Geração , Acho que o Unico. ele é um Pouco Diferente dos Demais, ja que nao se Pode Combater os Inimigos. o Unico Jeito é Fugir ou se Esconder. eu Zerei ele na Epoca do Lançamento e Curti Bastante, até Hoje tenho Saudades do Momentos Tensos que ele me Proporcionou. acho que Voce deveria dá ma Chance e comprar. e tem o Alan Wake nao sei se Voce Jogou.. também que é um Otimo Game um Pouco parecido com Silent Hill.

        • José Mac 23/07/2013 at 11:37 -

          Conheço sim, amigo, e sou maluco por Alan Wake! Acho que a sétima geração atual tem bons titulos sim, nao tao bons quanto da geração passada, mas tem. Amnesia e Alan são 2 otimos exemplos!
          Eu so nao me conformo com a decisão da Tecmo de nao fazer um Fatal Frame pra geraçao atual, sendo que considero ele o melhor de terror da geração passada. Sei que vc nao é mt chegado a temas sobrenaturais como fantasmas, mas eu mesmo tenho um caso de amor com essa série, rs!
          Como é bom vc andar sozinho por uma casa abandonada, abrir um armário e dar de cara com uma alma atormentada, hahaha

  21. lincoln 22/07/2013 at 21:46 -

    Então porque ele lançou continuação no Resident Evil ?

  22. lucas 23/07/2013 at 09:46 -

    Felipe vc concorda com Mikami?

    • Felipe Demartini 23/07/2013 at 11:45 -

      Eu acho que qdo vc chega numa sequência a coisa muda e fica mais morosa sim. Cabe a cada criador saber inovar em cima da fórmula.
      O primeiro encontro com zumbi em RE1 é aquela coisa, no RE2 vc já sabe o que esperar deles, então eles incluiram Lickers e o perseguidor. Em RE3, vc já sabia lidar com isso, então eles puseram um perseguidor ainda mais insano (pra vc que achava que já sabia o que fazer). Isso é o que muda e faz diferença.

  23. Steve Burnside 23/07/2013 at 11:26 -

    Pra que está mirando este game ,,, ele tem traços de RE sim,,, mas ta muito mais para Silent Hill quando se está no mundo “”alternativo””.
    Cara é a mesma atmosfera só que parece-me que terá mais elementos de batalha…

    Shady vc viu a neve hj ?
    kkkkk

  24. Jhow Mellnick 23/07/2013 at 12:58 -

    Shady a única semelhança entre RE e The Evil Withins é o fato de ter “Evil” no título do game, Mikami com certeza além do prometido terror creio eu q ele tentará ocultar qualquer traço q se assemelha com Resident até pq Resident Evil ñ possui características 100% originais o q significa q será uma gde hipocrisia ao jogarmos ele compararmos isso ou aquilo com Resident, e outra um jogo totalmente inovador( trilha,jogabilidade,enredo,gráficos e proposta inovadores) não existe, a essa altura qualquer novo jogo se assemelhará em partes com um outro, foi assim com RE e será assim com esse tbm, mas pelo menos não terá sequência pois não acredito que mais desafios(no caso de RE puzzles, cenários e inimigos) seja sinal de inovação e sim de renovação, o que é bem menos atraente.

  25. Renan Morbioli 23/07/2013 at 13:31 -

    Qlqr jogo com propósito ou titulado “Survival Horror” sempre haverá menções a Resident Evil, pq ele foi o estopim, se o que aconteceu com Mikami acontecesse com Kojima e ele desenvolvesse qlqr outro tipo de jogo iria vir escrito “do criador de Metal Gear”, o Mikami sabe o que faz, como ele errou mto e deu a volta por cima até o seu auge em Resident. Eu estou aguardando esse game, por mais pouco de infos que temos até o momento, eu ainda acho que depois do lançamento irão dizer “esse era o RE 4 ou os REs que os fãs esperavam” (cito o 4 pq como mtos dizem foi onde a série mudou o rumo).

  26. Marcus 23/07/2013 at 14:51 -

    Esse sem dúvida é um dos games que mais estou ansioso perdendo apenas pra MGS5.

    • Renan Morbioli 23/07/2013 at 16:59 -

      Então somos 2 brow!!!

      • LincolnFB 30/07/2013 at 00:07 -

        3 o/

  27. jogadorgamer 23/07/2013 at 20:32 -

    yuri tá doido resident evil 4 é nada eu vi dois gameplay si você tivesse lido o que o shinji mikami disse o jogo é de survival honnor com elementos de ação é stelft voc~e viu o segundo eu mi assustei duas vezes na quele gameplay o sangue vindo na direção de sebastian e a quela garota aparecendo deu um susto do ******* e vei de onde tu tiro que os gráficos são ruims o gráfico é lindissimo tudo bem feito si tu reparar na mão do personagem tu olha os detalhes magnificos e o cenario também muito detalhado acho que você não ta reparando nos detalhes do jogo e as particulas espetacularmente phoda pacarai vei como eu disse espera o jogo lança ae e tambem na quake con desse ano vai mostrar um gameplay do jogo aí sim todos nos vamos ver si o jogo é realmente massa vei serio eu to pensando aqui tu falo que o jogo tem graficos ruims o gráfico tá muito é foda

  28. Sonny 23/07/2013 at 23:38 -

    Nenhuma sequência fica melhor, pelo menos não nos jogos, e sempre o primeiro terá a essência daquilo, pois foi o primeiro. A partir do segundo as ideias vão se acabando isso é fato, vejam Tomb Raider e Silent Hill, que se perderam completamente dos iniciais.
    Sobre o novo jogo dele, eu não sei ainda pra ver, mas minha opinião não deve ser levada em conta pois meus gostos são esquisitos, srsr, fui um dos que não gostaram de THE LAST OF US.

  29. RODRIGO ANDRADE SILVA 29/07/2013 at 23:20 -

    RESIDENT EVIL NÃO PODE ACABAR, O SHOW TEM QUE CONTINUAR COM OU SEM TERROR

  30. LincolnFB 29/07/2013 at 23:57 -

    Não vi o Mikami “alfinetando” Resident Evil, o cara só disse que sequências de jogos de terror tendem a perder um pouco o clima. o0
    É provavelmente um dos motivos que a Team Silent abandonou Silent Hill.

    Lembrando que RE 5 e 6 NÃO TIVERAM participação alguma dele.

    Algo que podemos ter certeza é de que os elementos do Survival Horror estarão presentes, até porque ELE é o principal criador dos conhecidos “elementos”.
    Não haverá inovação! Portanto não espere um jogo do qual você vai experienciar algo ESTUPENDO de novo, não vai ser melhor que GTA5!! (nem vamos comparar, né?) portanto, não tende a ser o jogo do ano!!
    Agora quanto a história e jogabilidade, são outros aspectos que devem ser esperados até o lançamento do jogo.
    Nada foi ainda revelado sobre o que se trata o jogo, como ele mesmo diz “se os jogadores já sabem mais ou menos o que esperar, isso já torna um game menos assustador.”
    Não se sabe se são fantasmas, armas biológicas, bruxaria, ocultismo ou se é tudo pura criação da cabeça do protagonista. (pelo nome do game)
    Portanto, não percam a fé no cara e aguardem um jogo a nível de Mikami, com os “cagaços” mais queridos e esperados da nova geração de consoles. =]