Resident Evil concorre a melhor franquia da década

Uma eleição lançada pelo site GameSpot quer escolher a melhor franquia de games da década. E, claro, Resident Evil não poderia ficar de fora. Em um sistema de fases eliminatórias, o game está atualmente competindo contra a série Mass Effect e, se vitorioso, vai subindo nas chaves até que reste apenas um.

A atual fase de votações termina na semana que vem e o grande vencedor deve ser conhecido até o final do ano. Além de Resident Evil, concorrem outras séries consagradas como Super Mario, Tomb Raider, BioShock, The Elder Scrolls e Portal.

Via Level+.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

30 Comentários em "Resident Evil concorre a melhor franquia da década"

  1. Lucas 30/08/2013 at 13:11 -

    Da década de 90, só se for… de resto, eu não vi RE em parte alguma do jogo, tirando o título.

    • Hiro 30/08/2013 at 14:45 -

      Concordo. RE que me perdoe, mas Metal Gear merece de longe esse titulo. Nenhum jogo da franquia decepcionou até hoje!

  2. Arkanis 30/08/2013 at 13:57 -

    Cara, eu concordo que, Antigamente, o terror estava em alta, e Resident Evil era o dominador do estilo, mas hoje não é assim que funciona, pois, imagine você fazer, um jogo que demora, sei la, 4 anos, da maneira que os fãs querem, e quando você lança, não vende muito, porque seus fãs são poucos, ou porque estão ocupados com a modinha do momento, que por sinal, hoje se resume a “Jogo que tenha Zumbis” e “Tiro em primeira Pessoa”, ou seja, Resident Evil teve que apelar para a ação e para outros aspectos, pois se viu ameaçado, ainda mais com o tamanho investimento que foi Resident Evil 6, eles não poderiam arriscar em agradar só alguns, tiveram que TENTAR agradar a todos, e só para resumir, e acabar com esse tipo de discussão, quem não enxergar o esforço da Capcom, em querer fazer um Resident Evil que seja bom e QUE VENDA (pois dinheiro, assim como para qualquer empresa, é vital para a continuação da mesma) pode parar de jogar Resident, pois o mesmo vai continuar na mesma linha que esta hoje,a da Evolução.

    • Carlos 30/08/2013 at 20:13 -

      Resident Evil Evoluindo?
      Depende do ponto de vista, super mario mudou seu 2d pra 3d mas não perdeu a sua proposta e essencia, resident evil mudou o foco de survivor horror para salvar o mundo do mal!!!

  3. Gustavo 30/08/2013 at 16:00 -

    Super Mario. Obvio –‘

  4. José Mac 30/08/2013 at 16:08 -

    Metal Gear? Puff, fala sério… Super Mário? Tá de brincadeira… Portal? Esse é bacana, mas tá dando os primeiros passos agora. Agora, RE sem dúvida é a maior!
    Lembrando que isso se trata de uma opinião MINHA, ok?

    • RODRIGO ANDRADE SILVA 30/08/2013 at 17:13 -

      DE PLENO ACORDO, JOSÉ MAC

    • Hiro 30/08/2013 at 22:33 -

      Metal Gear “puff, fala serio?” desculpe, mas fazer pouco caso dessa serie eh no minimo ignorancia. Apesar de serem series diferentes, MGS fica par a par em questao de importancia na industria dos jogos.
      Se nao jogou ainda, recomendo, antes de criticar.
      Se ja jogou e essa eh sua opniao, me perdoe a impanciencia, mas ainda assim de uma chance, pois n sabe o que esta perdendo.
      Abracos.

      • José Mac 31/08/2013 at 10:58 -

        Não se dá opinião sobre uma coisa sem ter experimentado. No meu caso, não só experimentei, mas joguei todos da série até hj! Gosto da franquia, mas não acho que ela tenha cacife pra ser a melhor da década. Simples assim…

  5. Gustavo 30/08/2013 at 16:17 -

    Já eu acho que Mário soube envelhecer muito bem e se adaptar aos novos tempos, é um símbolo de como deve ser uma franquia, ao contrário de algumas outras que vejo por aí…

  6. Max 30/08/2013 at 17:09 -

    Resident foi mal…mas, Mario > all, na minha opinião.

  7. Elen 30/08/2013 at 17:19 -

    Que seja Resident Evil,mais torço para o Portal ganhar,sei lá também ssou fã de Portal xD

  8. douglas 30/08/2013 at 17:41 -

    Eu sou fãn de resident evil
    mais com certeza quem tem que ganhar é a saga Tomb Raider
    que sem duvida é a melhor de todas, o game nunca morre e sem duvida a queridinha dos games “lara croft” merece ser a numero 1 do mundo dos games

    • weverton 30/08/2013 at 18:52 -

      ta de brincadeira ne??
      tomb raider vem de uma pessima sequencia de jogos, salvo o recente lançamento, o favorito creio que seja metal gear

  9. Leon Halliwell 30/08/2013 at 22:15 -

    RE tá perdendo feio hein? kkk
    Mas de todas essas, minha favorita é Final Fantasy, que dificilmente me fez desgostar de algum da saga.

  10. capitaochris redfield 30/08/2013 at 22:36 -

    para mim esta residente evil e metal gear na briga as historias de ambos são muito massa

  11. Roberto Redfield 31/08/2013 at 07:19 -

    RESIDENT EVIL!

    Óbvio que muitas propostas da sua primeira trilogia foram susbtituidas por outras na nova geração que foi o PS2, depois GC, X-BOX, PS3 e por aí vai…

    Sei que ultimamente os produtores tem nos decepcionados com enredos ridiculos e jogabilidades que não fazem o jogador ficar borrar nas calças.

    Fui de uma época em que Super Mário World era o melhor game… até conhecer RESIDENT EVIL! E mesmo não gostando dos últimos games que saíram, honro em dizer que comprei o PSOne só para matar a saudade e o gostinho que é de jogar com gráficos baixos, poucas armas, poucas munições, inimigos difíceis… porém, com uma fantástica história (RE1, RE2, RE3 NEMESIS), instrumentais fascinantes (alguém ainda se lembra da música do Save Room de RE1? Já parou o quanto ela é melancólica, mas ao mesmo tempo é uma música relaxante?), Epílogos que proporcionaram a nossa imaginação de como seria o próximo game e possivelmente a junção de todos os personagens que sobreviveram…

    RE4, RE5 e RE6 incluindo o Revelations e o ORC não me faz lembrar nada sobre o que era a franquia há 17 anos atrás… confesso que os gráficos ficaram sensacionais, a jogabilidade pode ter ficado legal, quem imaginou RE jogar com duas pessoas???

    Mesmo fazendo apenas 12 anos, RE REMAKE ainda foi o único game, que na nova geração dos gráficos e melhoria em som, a alcançar o que RE foi no PSOne…

    Vejo que existem muitos revoltados, mas não fiquem pensando que os novos RE’s cobrem a perfeição do que foi a sua trilogia original.

    com erros e defeitos, meu voto ainda é RESIDENT EVIL!

    • Carlos 31/08/2013 at 09:01 -

      Voce esta certo, eu me rendi e peguei emuladores pra joga os antigos, no momento to jogando outbreak, mas eu vo te falar qual e verdadeiro problema, como voce mesmo disse porque o jogo mudou o foco de uma forma que voce joga os novos titulos mas parecem qualquer outro jogo menos resident evil, muita gente fala que tem que mudar e tal mas, meu olha Super Mario, vei num mudo quase nada,
      dai o cara fala, mais o Super Mario agora e 3d
      , ta bom, joga New Super Mario Bros e fala se não e o melhor mario que ja fizeram, ele mistura SMW e SMB com graficos atualizados,
      Resident Evil precisa mudar sim, mas pra melhor e nao pior…

  12. ROCKBruno6 (PS3) 31/08/2013 at 09:46 -

    Não sei se resident evil deveria ganhar isso não, os jogos já foram excelentes, hoje em dia são “legais”, e não vejo nenhum futuro “Bom” para a série, não acho que os jogos de repente se tornem horror novamente. Então qualquer outra série que ganhar eu acredito que terá sido uma boa escolha.

  13. Uncreed251 01/09/2013 at 03:21 -

    Sinceramente, não acho que Resident Evil tenha chance de ganhar melhor franquia da década, da passada até tinha chance, já dessa, não acho.
    Mesmo sendo muito fã de games como Assassin’s Creed, Far Cry, Metal Gear Solid, Batman Arkham entre outros. Pra mim os que mereceriam levar o título, são jogos que além da qualidade, também tiveram grande importância e revolucionaram ( nessa década e não nas passadas ), como: Portal, Mass Effect e BioShock.

  14. isaque 01/09/2013 at 13:00 -

    na minha opiniao as melhores franquias de jogos devia ser apenas jogos da velha guarda que ate hoje criam jogos (nao muito antigos) como: Metal Gear, Super Mario, Crash Bandicoot, Silent Hill e Resident Evil.agora da decada pra mim e Metal Gear Solid e Silent Hill pq ate hoje agradam seus fãns e sao franquias consagradaspaws

  15. juan 02/09/2013 at 18:35 -

    foi o primeiro e o melhor com portas não sabe que ia encontrar do outro lado

  16. a.b.c 02/09/2013 at 23:24 -

    Na minha opiniao cara: Resident Evil popularizou o Survival Horror, varios jogos se inspiraram nele e na epoca era muito foda!! eh claro que no 1 lugar ela nao vai estar, + espero que tenha um lugar considerado bom, espero msm!!! So n pode ser igual aquele programa do sbt: o melhor brasileiro de todos os tempos: e tipo Neymar estar na frente de varios icones importantissimos do Brasil KKKKKKK

  17. alexandre 03/09/2013 at 12:32 -

    Uma coisa podem ter certeza, Super Mario vencerá, sempre vence…

    Na última década tivemos o que ? Resident Evil 4 que foi uma obra prima, revolucionário (Na Série), Resident Evil 5, adorado por uns e odiado por muitos, vejo Code Verônica X e Resident Evil 0 como melhores representantes…

    Minha opinião: Vejo outras séries a frente de Re !

  18. Thales Rodrigues 03/09/2013 at 19:34 -

    Pessoal que fala mal de Mario não tem noção do que diz… Nintendo, Shigeru Miyamoto e Mario salvaram sozinhos a indústria de videogames em 83. Super Mario Bros. foi um jovo extremamente genial e inovador pra sua época. Aos “hardcores” malvadinhos que só jogam jogo com violência e putaria pra se acharem os fodões, esses jogos antigos não tinham save, tutorial ou quick time event, são hardcore por sua dificuldade e esforço exigido do jogador, e não por terem visuais apelativos. E pra quem acha que a Nintendo só lança Mario e Zelda, essas franquias tem quase 30 anos. Façam as contas e vejam que a média de lançamentos é muito menor que franquias com 5 anos e 20 jogos.
    Todo caso, eu amo Resident Evil. è a minha franquia preferida ao lado de Final Fantasy e Metroid, mas não é a franquia da década.

  19. Gustavo 07/09/2013 at 22:46 -

    Concordo totalmente com você!

  20. Nick Polito 11/09/2013 at 07:19 -

    As much as I love Resident Evil, it won’t win because of capcom’s two fuck up games number 5 and 6. I don’t understand why did they have to change the survival Horror style to action adventure to compete with the likes of Call Of Duty and Battlefield to appeal to a larger audience. Because of that the sales and the expectations of Resident Evil has gone down hill with a lot of criticism. What was wrong with the style we had before. I just don’t understand Capcom at all. So that’s why I think Mass Effect is going to win best franchise of the decade.

  21. Guilherme Cintra 20/09/2013 at 15:40 -

    Resident Evil começou extremamente fantástico com uma trama excelente, com um suspense inigualável, e foi assim até o 4, que na minha opinião foi o melhor da série. Com o 5, o horror continuou, mas entrou a ação, com menores espaços de terror e uma aventura maior, com até zumbis armados. Quando o 6 chegou, a CAPCOM deixou de lado o passado do resident evil pra investir no ramo da ação, uma vez que o 5, apesar de tudo, foi muito bom também, porém, eles erraram ao fazer isso, pois eles estavam destruindo a essência do game. Espero que no 7, que tenha ação sim, mas que prevaleça os momentos dos sustos, da tensão, da apreensão e do suspense que fez com que o Resident Evil se sobrepusesse e prevalecesse por tanto tempo sobre outros jogos e sempre se manteve em alta.

    • Felipe Demartini 20/09/2013 at 16:59 -

      Tem certeza que a ação só entrou em RE5??

  22. Rodrigo Miranda 22/09/2013 at 00:49 -

    Escolha merecida! Com a evolução dos consoles as pessoas simplesmente passaram a ignorar a história, as boas tramas e passaram a avaliar e, principalmente criticar, gráficos, jogabilidade, presença ou ausência de zumbis, do terror… Francamente, se todos nós estamos aqui debatendo hoje, foi graças ao surgimento de um tímido jogo chamado Resident Evil que em 1996 apostou em uma forma diferente de ver e jogar videogame e que foi responsável pela evolução desse tipo de entretenimento. Eu tiro o chapéu para um game que com seus personagens, trama e simulação de 3D em ambiente 2D elaborados, fez com que tantas pessoas passassem a partir de então interagir e se sentir parte da história de um simples jogo.