Mudanças em Resident Evil motivaram Mikami a criar The Evil Within

Mudanças em Resident Evil motivaram Mikami a criar novo Survival Horror

No passado, Shinji Mikami não hesitou em comentar – e criticar – os games recentes da série Resident Evil. Em entrevista ao site Games Industry, o designer afirmou que foram justamente as mudanças no direcionamento da série que o fizeram voltar a apostar no Survival Horror e criar The Evil Within.

Segundo ele, o trabalho em diversos títulos semelhantes do gênero fez com que ele se desmotivasse e se afastasse do estilo. Ao longo dos anos, porém, ele começou a perceber um direcionamento diferente por parte dos estúdios e a aplicação de diversos conceitos que ele não concordava.

Mikami afirma não estar “autorizado” a falar mal de Resident Evil, mas diz que sentiu a vontade de retornar ao Survival Horror a ver os novos rumos que a Capcom vem dando à franquia. E foi assim que nasceu The Evil Within, game que tem lançamento previsto para o ano que vem e promete trazer o gênero de volta a seu tempo de glória.

Via Mundo Otaku Game.

Ao ver de quem está de fora do mercado de desenvolvimento – ou seja, todos nós –, as mudanças nos rumos de Resident Evil foram justamente iniciadas por ele, em Resident Evil 4. Então, soa estranho ele mesmo falar contra isso e criticar, mesmo que de leve, todas as modificações pelas quais a franquia passou.

Porém, não dá para saber exatamente o que ele quer dizer com isso. Talvez a gente entenda um pouco melhor quando The Evil Within finalmente for lançado.


Tags: , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

43 Comentários em "Mudanças em Resident Evil motivaram Mikami a criar The Evil Within"

  1. Mateus 08/07/2013 at 10:35 -

    É… Complicado.
    Acho que ele aprova o 4, mas a medida que o jogo foi ficando mais voltado para a ação, acho que ele foi vendo que a coisa não estava ficando legal.

    Agora, não sei se saiu algum comentário dele sobre o revelations, mais lembro de quando saiu o 5, ele ficou de birra. Isso fez ele perder pontos comigo.

    • Pedro Henrique C. 14/07/2013 at 15:45 -

      Por que cara? Eu acho que ele estava com toda razão,o Resident Evil 5 que acabou com a série. RE5 não é Survival Horror de jeito,claro,eu sei,é um jogo ótimo,mas não é de terror…

  2. Carlos Lopper 08/07/2013 at 10:46 -

    Eu to achando isso tão publicidade. Resident Evil é uma das maiores franquias de games da industria e sempre é bem aguardado, onde todas as mídias se voltam para ele. Não é só um Best-Seller, Resident Evil se dá bem em todas as mídias.
    Acho que Mikami ta usando muito o nome de Resident Evil pra fazer com que The Evil Within seja um dos mais esperados jogos, despertar a curiosidade de que “O Criador de Resident Evil, vai criar um “Evil Resident”. Pra mim, Mikami usa o nome de Resident Evil só pra fazer publicidade e isso é golpe baixo. Faça um jogo, mas não aproveito do nome do outro.

    • ROCKBruno6 (ps3) 08/07/2013 at 12:46 -

      Eu discordo um pouco de vc, não acredito que ele esteja utilizando sua indgnação (e participação) na série de Resident Evil para se promover, ja que o projeto dele é CLARAMENTE um survival horror (algo que resident evil não é), e quem curte survival horror tem passado por uma “seca” de jogos, então fãs de jogos de survival horror comprarão o jogo se ele for bom, independente do criador.
      (veja por ex. jogos poucos conhecidos como “Siren” exclusivo para ps3 ou “condemned” exclusivo de x360 são excelentes jogos de horror, pouco conhecidos pelo público geral, mas fazem sucesso com os fãs de survival horror.)

  3. Greg Andrade 08/07/2013 at 11:00 -

    A verdade que destruiram essa série tão fantástica, o estilo de jogo hoje em dia nada lembra as três primeira versões, como as versões de Game Cube e o Code Veronica. a partir do 4 o jogo perdeu sua identidade, me decepcionei tanto que nunca mais consegui jogar!

  4. mcle22 08/07/2013 at 11:03 -

    Estou curioso para ver algum trailer desse jogo.

    • Marcus 08/07/2013 at 17:59 -

      Já tem gameplay que rolou na E3 e tem o teaser que saiu antes.

      • mcle22 08/07/2013 at 18:06 -

        Verdade? Vou procurar no youtube então, obrigado!

        • Marcus 09/07/2013 at 02:20 -

          Dá uma procurada que tu acha sim, eu curti bastante. 🙂

  5. Allyson Jeronimo 08/07/2013 at 11:21 -

    Apesar de ter sido ele que começou essas mudanças com o RE4, não pode ser esquecido que ele era um game designer que trabalhava para a CAPCOM, não tendo poder de decisão sobre os diretores da empresa. Alem disso, vale ressaltar que a versão final de RE4 que temos hoje é bem diferente da proposta inicialmente por ele, tendo sido a primeira bem mais focada no horror e tendo que ser modificada várias vezes até que fosse aprovada pela CAPCOM como sendo uma versão mais comercial. De qualquer modo, a versão final de RE4 apesar de ter muita ação, apresentava muito mais elementos de survivor horror do que os mais recentes RE5 e RE6, tais como não linearidade, puzzles, etc.

    • Felipe Demartini 08/07/2013 at 11:39 -

      Vc se engana em absolutamente tudo – tirando o final sobre RE5 e RE6 =P.
      Mikami tinha um incrível prestígio dentro da Capcom desde Goof Troop, foi aí que ele deixou de ser apenas um “game designer”.
      Em RE4, Shinji Mikami tinha carta branca para fazer o que quiser, mais do que nunca. Foi ele quem vetou a versão Hook Man por fugir demais do padrão da série, e foi ele quem bolou a jogabilidade toda do game. Ele dirigiu RE4 e era diretor do Capcom Production Studio 4, uma equipe apontada diretamente para lidar com os títulos de Survival Horror da empresa. Por isso mesmo os conceitos abandonados de RE4 não foram realmente “abandonados” e se tornaram Devil May Cry e Haunting Ground.
      RE4 era a tentativa dele de redefinir o gênero, igual em 1996. Uma coisa que, agora, ele quer fazer pela terceira vez com The Evil Within.

      • Allyson Jeronimo 08/07/2013 at 11:54 -

        Bom, eu realmente não sabia nada a respeito desse poder de decisão dele dentro dos projetos da empresa. De qualquer modo, como já dito, RE4 ainda apresentava esse equilíbrio e conseguiu agradar tanto crítica como público e é um dos jogos mais influentes de todos os tempos. O problema foi ter elevado cada vez mais o foco na ação nos jogos seguintes em detrimento quase que total do survivor horror. Meu favorito claro, continua sendo o RE2.
        Apesar disso, ainda acho que Mikami mesmo com toda sua influência tinha que ter aprovação de suas decisões nos projetos, pois ele lidava com a equipe de produção o que no mercado de games está sujeito a atender de cisões do publisher, que é quem financia o projeto, no caso a própria CAPCOM.

      • yuri 08/07/2013 at 16:27 -

        Eu acredito que nem a jogabilidade foi criada por ele, ele teve parte somente na história e a busca por ação.

  6. Bruno D cesar 08/07/2013 at 12:08 -

    Apesar de RE4 ser um jogo de ação, ele é um jogo que possui um clima tenso e sombrio, diferente de RE5 e RE6

  7. Allyson Jeronimo 08/07/2013 at 12:09 -

    “dirigiu RE4 e era diretor do Capcom Production Studio 4” ou seja, diretor de um estúdio de produção, ou seja, acima de game designers, programadores, artistas, mas não acima do publisher.

    • Felipe Demartini 08/07/2013 at 12:13 -

      Nada fica acima do publisher. Mas como eu disse, ele tinha carta branca para fazer o que ele quisesse. Não existem indícios de que ele apresentou uma ideia e a Capcom cutucou, mudou e mexeu transformando completamente o game, como vc está dizendo.
      Isso nem faz sentido, qdo vc leva em conta que a simples decisão de acabar com a exclusividade do RE4 levou o Mikami a sair da Capcom. Ele sempre disse que a versão GameCube era o game que ele sempre imaginou e o que ele sempre quis fazer.

  8. Allyson Jeronimo 08/07/2013 at 12:15 -

    Uma dúvida Felipe, sei que aqui não é o tópico mais adequado mas é possível participar do de algum Video SAC enviando minha coleção? Além disso, seria interessante um Video SAC com participação do pessoal que acompanha o site, através de um Hangout ou Skype, podendo todos participarem de algum tema sobre a série.

    • Felipe Demartini 08/07/2013 at 12:19 -

      É possível mandar coleção sim, até o Italo fez isso na última edição. Só gravar e dar um jeito de hospedar em algum canto pra baixar.
      Sobre o Skype, já rolou tb, mas só em um gameplay. To querendo marcar um do Raid Mode pra breve tb.

  9. Adelson Wesker 08/07/2013 at 12:32 -

    bom eu com cordo com o filipe,Mikame tinha carta branca pra fazer o que quisesse com a serie, tanto q fez a burrada de jogar RE remake e RE0 exclusivo do GC um video game que ninguém tinha ja q todo mundo tinha PS2 na epoca,eu mesmo me vi obrigado a comprar UM game Cube por causa deles,e fiquei feliz quando saiu a versao de re4 para ps2 claro o port do jogo para ps2 ficou mais feio mas em relaçao ao cube mas mesmo assim era um dos jogos mais bunitos do ps2, pra mim Mikame nao tem mais moral nenhuma depois que saiu da capcom por causa do port para PS2 ficou de birinha e saiu da capcom so por causa disso, sendo q a empresa foi bem clara se nao vende o q ela esperava o RE4 ia ser multi plataforma, agora fica querendo aparecer usando o nome do Resident evil para promover seu novo jogo

    • yuri 08/07/2013 at 16:30 -

      burrada nada, o ps2 com a capacidade quase igual a de um Dreamcast jamais iria ser capaz de criar um jogo daquele nível de qualidade.

      • Adelson Wesker 09/07/2013 at 13:19 -

        sim com certeza nao sairia na mesma qualidade e com cordo com isso, mas sinceramente eu preferia que tivesse saido para PS2,assim nao acabaria comprando GC so por causa dele, e para mim foi burrada ele ter lançado so para GC pois se tivesse lançado para PS2 tinha vendido tanto ou ate mais que no cubo, sendo assim muito mais pessoas poderiam ter aproveitado a maravilha que e RE0 e RE Remake, a proposito bem q eles podiam lançar a versao em HD pra todos os consoles e PC mas pelo que eu sei nintendo tem uma parcela de ajuda nesses dois jogos assim impossibilita e uma pena

  10. G-Wesker 08/07/2013 at 13:27 -

    Eu não acho realmente contraditória a opinião de Mikami. Apesar de eu não ter gostado da recusa dele em jogar RE 5 e 6 porque “não foi ele que fez”, o 4 foi importante para evoluir a franquia e foi muito influente em outros jogos.
    Só que o problema é que saturaram esse padrão que ele criou. Resident Evil 5 e 6 reforçaram demais a parte da ação que começou no 4 e se esqueçeram de contrabalanceá-la com o terror característico da franquia, por conta do excessivo foco comercial que tiveram. É verdade que o RE 4 foi menos assustador que os anteriores, mas ainda tinha momentos de tensão e um clima sombrio.
    Ele não deixou claro a opinião dele sobre Revelations, mas se a Capcom seguir a tendência deste jogo, acredito que ela se aproximará mais da visão que ele teria para o Survival horror.

  11. Thales Rodrigues 08/07/2013 at 13:55 -

    Pessoal tem que abrir os olhos e ver que se não fosse pelo Mikami, nem estaríamos discutindo nesse site, porque ele nem ele nem nada relacionado a série que tanto amamos ia exixtir. Então imagino que o cara tenha propriedade pra falar no assunto. Criticaram tanto a saída dele da Capcom, mas ele preferiu se manter fiel aos princípios do que simplesmente aceitar que o game criado por ele saísse na plataforma modinha só pelo lucro. Aliás, não vejo ninguém reclamando que RE 5 e 6 não saíram pro Wii ou Wii U

  12. Enésio 08/07/2013 at 19:56 -

    só sei que depois de RE4 o modo de jogabilidade ficou melhor e sem falar que tem jogos que não é da franquia que adotaram esse tipo de camera e controles.

    Demartini – como que faz pra assistir os gameplay ao vivo do baixaki jogos, fiz o cadastro lá mais tou perdido não sei como fuciona. vc tabem participa todos os dias ? vc fez o o gameplay do revelations assistir até aparte 2 vc finalizou ? eu já finalizei revelations, mais mesmo assim gosto de ver vocês jogando

    • Felipe Demartini 08/07/2013 at 21:00 -

      Uma pergunta de cada vez: =)

      – Para assistir, http://www.youtube.com/baixakijogos
      – Não participo todos os dias
      – Paramos na parte 2 por causa dos gameplays de The Last of Us, depois pode continuar, mas essa decisão não depende de mim.

    • Caio 09/07/2013 at 19:04 -

      Não acho a jogabilidade melhor, é apenas questão de costume.

  13. Splinter 08/07/2013 at 21:29 -

    Vou contra a opinião a maioria: eu vi um trailer de Evil Within e não achei nada de mais…
    Pra o que ele diz não passa de mágoa por ter sido afastado da série.

    • Mestre 09/07/2013 at 12:06 -

      É, pra mim ficou essa impressão também. Tipo, vamos misturar escuro, sanguinolência trash pra todo lado, jogos mortais e ver no que dá. O jogo pode vir a ser bom quando lançar e pode ser que eu curta, mas por agora ainda não me empolgou. Qualquer RE dá uma primeira impressão melhor (na minha opinião, claro).

  14. Müller 09/07/2013 at 11:35 -

    Sobre a “Opinião SAC”. O Resident Evil 4 ainda tem um pouco de Survival Horror (eu disse um pouco), e, como você pode ver, ele disse que, quando estava envolvido com outros projetos, ele foi se afastando do gênero, pode ter acontecido isso durante o desenvolvimento de Resident Evil 4.

  15. Felipe Demartini 09/07/2013 at 12:07 -

    Só quero dizer que acho surreal essa defesa louca do Mikami, ignorando fatos que sairam na imprensa ou em publicações oficiais.
    Não entendo como isso acontece, e pra mim, é tipo uma cegueira. Não ver o que está bem diante dos olhos: foi Shinji Mikami quem iniciou o movimento que todos vcs odeiam. Ele concebeu RE4, dirigiu o game e meteu o dedo fortemente em praticamente todos os aspectos dele. Ficar achando brecha para tentar explicar isso não vai mudar o que rolou =/
    Lembrem-se, sempre, que o trabalho em RE4 foi tão pessoal e íntimo para o Mikami que ele colocou o emprego dele em risco por causa de um console com uma capacidade um poquinho só menor de processamento. Simplesmente por não achar que o PS2 seria capaz de rodar o jogo “dele”.

    • Adelson Wesker 09/07/2013 at 13:32 -

      com cordo de novo com sua opinião, pra mim ele foi egoísta em ter saído da capcom por causa disso,foi egoísta em querer lançar todos os jogos da franquia Resident evil em um Video Game morto igual GC q convenhamos era um pouco mais forte o PS2, e outra coisa esse negocio diser que PS2 era modinha e ridículo o video game vendeu mais pq tinha uma variedade jogos muito maior que seus concorrentes e sim com certeza preferia que todos os resident evil eu disse TODO fossem Multiplataforma assim todos jogariam e conheceria a serie e teria mais fãs,acho tenso a capcom lançar games exclusivos para nintendo pq nao lança pra todas as plataformas de uma vez

      • Euller Moura 10/07/2013 at 12:22 -

        PS2 não vendeu por ter maior variedade em jogo, era simplesmente pq podia ser pirateado.

    • yuri 09/07/2013 at 18:09 -

      muito bem shandy, até é bom linkar aquela news que o RE poderia ter sido um exclusivo Xbox, essa foi mítica, e se fosse exclusivo, eu teria comprado o xbox assim como fiz com o cube.

      • Felipe Demartini 09/07/2013 at 21:11 -

        Duvido que nego reclamaria tanto assim se o RE4 tivesse sido exclusivo pro Xbox e não pro Cube. Aí seria um acerto e não um tiro no pé.

        • Thales Rodrigues 10/07/2013 at 13:26 -

          Não querendo ser chato (não sou fanboy da Nintendo nem nada), mas o Xbox vendeu praticamente a mesma coisa (24 milhões) que o Gamecube (21 milhões). Acho que só faria diferença nessa geração atual, com versões HD do zero e remake.

          • Felipe Demartini 10/07/2013 at 14:52 -

            A questão não é venda, é legado. Se é vendas, pq reclamaram tanto dos REs exclusivos de Wii, o console mais vendido dessa geração?
            As pessoas querem que a Capcom lance games pros consoles que elas tem, não pro mais adequado.

          • Thales Rodrigues 10/07/2013 at 15:04 -

            Essas pessoas só reclamam da exclusividade quando lhes convém. Eu acho que Resident devia sair pra todas as grandes plataformas, não fico reclamando da exclusividade de Zero e Remake sem também observar que 5 e 6 deixaram a Nintendo de lado.

    • Thales Rodrigues 09/07/2013 at 21:01 -

      Até concordo que ele tenha criado esse atual gênero, mas acho que no caso de RE4, foi o híbrido perfeito, com jogabilidade atual (pra época) e terror (apesar de menos que os anteriores). 5 e 6 extrapolaram demais pro lado da ação. E o Revelations finalmente voltou a esse equilíbrio. O Mikami pode até ter falado merda, só acho que ele merece respeito também, e os caras devem encher o saco dele em entrevistas pra tirar uma declaração dele sobre a série (não digo que tenha sido o caso agora), pra gerar mamilos.
      E quanto ao cube, ele vendeu 7 vezes menos que o PS2, e mesmo assim, com essa base instalada mirrada, bateu de frente nas vendas dos Resident Evils. E pra mim ele teve uma das melhores bibliotecas de jogos da história da Nintendo.

    • Euller Moura 10/07/2013 at 12:16 -

      Até o PSP (333MHz) tem um processador melhor que o PS2, o do GC tinha 485 MHz contra os 299 MHz do PS2, eu até entendo o Mikami por uma parte, quando joguei o RE4 em HD vi que a versão PS2 perdeu muita coisa.

  16. Allyson Jeronimo 09/07/2013 at 18:05 -

    RE4 é não só um dos melhores RE’s, mas um dos melhores jogos de todos os tempos. Isso sem dúvida. Não entendo pq tantos criticam o game.

  17. Thiago 09/07/2013 at 19:52 -

    Concordo com o que o sac postou, ele mesmo mudou o jogo e agora critica, os japoneses de hoje tão muito, acho que ele foi banido da capcom e agora ta querendo tirar o brilho de resident evil com esse novo joguinho fulero dele X_x.

    ps: digo jogo lixento porque pelos videos eu não me interessei em nada, vamos ver quando sair, talvez me engane.

  18. Aurelio Aguiar 10/07/2013 at 17:25 -

    Aquele trailer live-action que foi divulgado é um lixo, parece filme b de terror… tomara que não tenha nada a ver com o jogo =/

  19. joel 02/10/2013 at 01:13 -

    essa nova geração de crianças realmente é um lixo. como eu gostaria de voltar a o passado. U_U